sexta-feira, 30 de maio de 2008

Geddel e Lula em Roma


Geddel acompanha Lula a Roma com dados sobre agricultura irrigada

Um dos cinco ministros que acompanham hoje (30) o presidente Lula a Roma para a Conferência da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), Geddel Vieira Lima, da Integração Nacional, leva ao debate algumas das metas de produção de alimentos do governo brasileiro para enfrentar a crise mundial do desabastecimento. Sua participação vai enfatizar os projetos de irrigação no semi-árido e os Arranjos Produtivos Locais (APLs).
Geddel integra a conferência levando números, como o aumento de 91 mil hectares na área agrícola brasileira por apenas dois projetos de irrigação em andamento: o Salitre em Juazeiro (58,6 mil ha) e o Baixio de Irecê (31,3 mil ha), que produzirão sobretudo fruticultura numa região seca, onde o aumento da área agrícola provocará baixo impacto ambiental.
Nos projetos também está prevista a produção de biocombustíveis, mas em proporção interior a 5% da área. “Levamos dados que fortalecem a tese a ser defendida pelo presidente Lula, a de que no Brasil a produção de biocombustíveis não interfere no plantio de alimentos e que é possível conciliar segurança alimentar com política energética limpa”, disse.
O ministro da Integração lembra que, além do Salitre e do Baixio, começaram a ser executados os projetos de irrigação do Canal do Sertão (Alagoas), de Propertins (Tocantins) e do Castanhão-Pecém (Ceará), além da obra da transposição do São Francisco para regular o abastecimento de água em cinco estados. “O Brasil já aumentou a produção de alimentos nos últimos oito anos e a perspectiva é crescer muito mais”.
A boa convivência da produção de alimentos com a de biocombustíveis também será mostrada na FAO pelos chamados APLs, o programa de associação comunitária que aproveita a vocação econômica local. “Em um ano quadriplicamos o número de APLs dada a importância desse programa para levar comida e renda a comunidades pobres”, informou.
Nos mais de 100 núcleo associativos recém-criados em todas as regiões do país, o ministro diz que “famílias conquistam melhor padrão de vida explorando o cultivo de frutas e verduras, a pecuária de corte e leiteira, o beneficiamento do mel e várias outras atividades que incluem também a produção de mamona e cana para biocombustível”. Junto com Geddel, viajam com o presidente os ministros Celso Amorim (Relações Exteriores), Patrus Ananias (Desenvolvimento Social), Guilherme Cassel (Desenvolvimento Agrário) e Franklin Martins (Comunicação).

Narciso

O burburinho do dia é que o PT lançará chapa solo em Salvador. Walter Pinheiro na cabeça e, pasmem, Nelson Pelegrino como seu fiel escudeiro. Pelegrino, derrotado nas últimas prévias petistas, seria candidato a vice. Tudo em torno da discussão pela unidade partidária. Às favas iriam a vereadora comunista Olivia Santana, Lídice e outros. Essa encenação me parece ser a história de Narciso. O final todos conhecem. Gira em torno do - me permitam o pleonasmo - egoísta egocêntrico que se afogou no lago ao contemplar a própria beleza refletida nele. Um desfecho, no mínimo, catastrófico.

A Traíra -Qualquer semelhança não é mera coincidência




Uma espécie que caça de emboscada. Prefere lagos e açudes, mas está presente nos rios com constância, situando-se predominantemente nos remansos deste.
Tem o corpo cilíndrico e alongado, como um torpedo.
Apresenta cor discreta, podendo alterá-la um pouco, em função de fatores ambientais.
Algumas variedades geográficas apresentam olhos vermelhos, em alguns casos verdes, etc

quinta-feira, 29 de maio de 2008

ACREDITE SE QUISER

O jornalista Gustavo Krieger, em sua coluna de hoje no Correio Braziliense (Nas Entrelinhas, 29/5), faz oportuníssimas considerações da forma como é tratada a questão de se fazer política no Brasil. Para ilustrar, ele tomou como base a sessão realizada para a votação do novo imposto, a Contribuição Social para a Saúde, a qual, felizmente, não foi realizada em virtude da base governista temer por sua derrota. Mas chamava a atenção o colunista, para o fato de até às 18 horas (a sessão foi aberta às 16 horas e 30 min), os senhores parlamentares não terem tido acesso ao texto da emenda que criava o novo imposto, pois ele ainda estava sendo negociado. Isso, senhores, é porque estamos falando de um tributo de R$10 BILHÕES por ano, e poucas horas antes da votação os deputados sequer tinham lido o texto no plenário.

ACREDITE SE QUISER II

Ainda segundo o jornalista, a história da CSS é exemplar desse estilo político de rolo compressor e de improviso que se criou no Brasil. Há 10 dias a CSS não existia. O governo jurava que não queria o novo imposto e ninguém no Congresso assumia a paternidade. Mas, como Lula ameaçou vetar o projeto que aumentava as verbas da saúde se não houvesse um novo imposto que ajudasse a pagar a conta, a saída foi arrumar uma solução. Por conta disso, na semana passada, os líderes governistas se reunirtam em um almoço e resolveram propor a recriação da CPMF com uma alíquota menor, de 0,1%. Não pense que para chegarem a esse número foram realizados exaustivos estudos. Nada disso. O índice foi definido por que "ficava mais redondo". Uma semana depois, em novo almoço, resolveram batizar o novo imposto de CSS, e se decidiu que ele seria votado no dia seguinte. Enfim, pouco mais de 24 horas para criar, negociar e votar um imposto bilionário. E a gente levando a sério...

Mulheres pmdebistas reunidas em Brasília

PMDB realiza hoje e amanhã na Câmara o 1º Fórum Nacional do PMDB Mulher, com o tema "Mulher: Tome Partido". Mais de 400 mulheres de todo o País deverão participar do encontro e discutirão as candidaturas femininas nas eleições municipais de outubro e a divulgação do movimento feminino peemedebista.A abertura do fórum está marcada para as 9 horas, no auditório Nereu Ramos. Deverão participar da solenidade a presidente do PMDB Mulher Nacional, Maria Elvira Salles Ferreira, e o presidente nacional do PMDB, deputado Michel Temer (SP). Também foram convidados ministros, parlamentares do partido e lideranças femininas.

Falando em João Henrique

Apesar de poucos recursos, com responsabilidade o prefeito de Salvador vem transformando a cidade em um canteiro de obras. Tudo para qualificar o bem estar dos soteropolitanos. No bairro Mata Escura, João Henrique entregou vias asfaltadas e ouviu mais requisições. Vale lembrar que, desde o começo de sua gestão, a administração municipal realizou inúmeras melhorias no local. Entre elas a pavimentações na 1ª e na 2ª Travessa São Miguel, reforma do posto de saúde, limpeza do canal da Rua 10 de Dezembro, reforma do Centro de Referência da Família, construção das escadarias das ruas Amazônia e Fortaleza, reformas do Colégio Maria Constância e da Escola São Miguel. Serão iniciados ainda, os estudos para a implantação de via de acesso a BR-364. E ainda há mais por vir.

Cultura em evidência

O prefeito João Henrique (PMDB) acaba de sancionar a Lei de Incentivo à Cultura. O projeto de autoria de vereadora Olívia Santana (PCdoB) prevê, entre outros benefícios, o estímulo a produção literária e a criação de inúmeros pontos de leitura. Como se vê, o cuidado com a preservação cultural do Estado e sua documentação é um exemplo pioneiro que deveria ser seguido por todos os administradores municipais. Independentemente de ideologia partidária.

Irecê

Tá decidido! Em Irecê o PMDB terá candidato próprio!

Pesquisa em Feira

Estão progagando em Feira de Santana pesquisa encomendada com números no mínimo duvidosos. Tudo por conta da movimentação de coligações de x ou y candidato. O que há de ser dito é que muita água ainda rolará por baixo desta ponte e que, antecipar resultados, principalmente em Feira, um município atraente para os caciques partidários - é o segundo maior colégio eleitoral da Bahia - é fazer exercício de vidente.
Por experiência profissional sei que coelho que larga na frente nem sempre é o primeiro a chegar. E que em rio que tem piranha, jacaré nada de costas....mas chega na outra margem. É ver para crer!

quarta-feira, 28 de maio de 2008

A QUE FOI SEM NUNCA TER SIDO

Para quem já passou dos 40 anos e, em algum momento curtiu teledramartugia, a novela Roque Santeiro, do bom baiano Dias Gomes, marcou época. Nela havia uma personagem conhecida como viúva Porcina. A personagem interpretada por Regina Duarte demonstrou que era viúva sem jamais o ter sido no decorrer da trama. A mesma coisa aconteceu agora em Brasília, com o encerramento patético e deprimente da CPI dos Cartões Corporativos, que de um início furibundo e ameaçador, não conseguiu sequer terminar. É isto mesmo meus amigos, Pela primeira vez na história uma CPI não termina sequer em pizza!Após dois meses e 17 dias, a comissão acaba sem resultados, vítima da pressão da bancada governista que, realmente conseguiu passar um rolo compressor que evitou a investigação dos gastos com os indigitados cartões...

CALOTE A VISTA E A LONGUÍSSIMO PRAZO

O Senado Federal, via Comissão de Constituição e Justiça, ameaça aprovar uma emenda constitucional - PEC 12 - que insulta a todos àqueles que tem alguma espécie de crédito com o poder público e esperam, há décadas, compensações via pagamentos por precatórios. A malfadada PEC estabelece que, os estados e municípios podem usar, apenas, 1,5% da receita para pagar os mais de R$ 100 bilhões que devem aos cidadãos. Por conta desta medida esdrúxula a prefeitura de São Paulo, por exemplo, saldaria sua dívida líquida e certa, reconhecida pela Justiça, no módico prazo de 50 anos. Outro caso emblemático seria a prestação de contas do governo do Espírito Santo, que por conta destsa marmelada contábil, teria cerca de 400 anos(!) para saldar os seus maus pagos. Até lá, a fila de caloteados em vez de dar a volta no quarteirão, daria a volta em séculos e séculos, amém! Fala sério!

Saúde

Não se trata de política. O problema aqui é a saúde do soteropolitano. Que a pasta de Salvador era tocada pelo PT é fato. Que João Henrique está tomando as providências é outro. O caso é que em se tratando de afronta, o petistas foram mais agressivos descuidando da saúde do povo para fazer política com a saúde alheia.

Ratos no Navio

Os ratos abandonaram o navio antes dele naufragar. O problema é que ratos não pensam e o navio vai muito bem, obrigado.

Bebida e direção - Punições mais severas

A Câmara dos Deputados aprovou ontem, em Brasilia, projeto de lei que prevê mais rigor para motoristas que ingerirem bebidas acóolicas. De acordo com o novo texto passa a ser crime dirigir com qualquer teor de álcool no organismo. A punição será a suspensão da CNH por um ano mais multa. Se o motorista embriagado matar alguém no trânsito, o crime será considerado doloso (com intenção).

Duda

Li hoje na coluna do Levi a resenha sobre o Duda Mendonça. Diz o notável jornalista que Duda jurou, depois do escândalo do mensalão, que jamais faria campanha eleitoral. Ainda, que estará dando uma mãozinha em Feira para o Sergio Carneiro do PT. Reforço o comentário afirmando que o marketeiro da mão grande não só fará campanha como já colocou preço para Marta Suplicy em São Paulo. Tenho até a tabela.

terça-feira, 27 de maio de 2008

"Impostômetro"

Notícia quentinha. Acabaram de inaugurar o "impostômetro" em uma praça de São Paulo. Tudo para mostrar o quanto nós, brasileiros, estamos pagando de imposto a cada minuto. Já foi aferido que precisamos trabalhar 5 meses para encher os cofres públicos. Vou dar minha contribuição. Que tal montarmos o "desviômetro"? A idéia é parecida. Um grande relógio para mostrar o montante de dinheiro desviado dos cofres públicos. Valores que serviriam para escancarar quantas escolas estão deixando de ser feitas, quantos médicos contratados para atender a população nos hospitais públicos...e mais, quanto tempo você, caro leitor, teria que trabalhar para abastecer esta máquina do crime. Já pensou se a idéia pega?

segunda-feira, 26 de maio de 2008

Pai sem filhos

José Silveira, o Tota, (PMDB) será apoiado em Caetité pelo PT. Em Bom Jesus da Lapa o prefeito pmdebista Roberto Maia disputará a reeleição tendo ao seu lado Hildebrando Ferreira (PT). Isso só para ilustrar que o racha petista na capital não gerará seguidores no interior baiano. A prudência e lealdade interiorana deveriam ser consideradas pelos "papas" petistas na capital...

FRATURA EXPOSTA

O que era pra ser uma celebraçâo, virou uma tremenda fustração. As prévias do PT, visando a escolha do candidato da legenda à prefeitura de Salvador, muito mais de que uma demonstração de democracia partidária, escancarou o profundo fosso que divide a legenda na capital.Houve vencedor e vencido. Jaques Wagner,o governador, emplacou seu candidato, Walter Pinheiro, que acabou ganhando as prévias do partido e será, por conta disso, o candidato do PT na disputa pela prefeitura, em detrimento de Nelson Pelegrino.Agora, o que não esperava o governador, era a estreita margem de seu candidato que venceu por apenas 128 votos em uma disputa para lá de acirrada contra Pelegrino, o candiadato da "oposição partidária". O resultado mostra uma legenda dividida e que se quiser obter algum resultado eleitoral consistente, deve procurar agregar outros parceiros que componham um projeto com alguma densidade ideológica .Mas, conhencendo a verve eleitoral do PT, a criação de alianças não passa de um exercício de futurologia. É, portanto,um projeto para as calendas

CONTRADIÇÕES

O Brasil caminha célere para se tornar, efetivamente um país de primeiro mundo, pelo menos dentro do contexto econômico com suas exportações diversificadas, o sucesso do etanol, as novas e espetaculares descobertas de reservas de petróleo na Bacia de Santos, além da conquista do grau de investimento.Mas, ao mesmo tempo, ainda apresenta contradições gritantes como produzir aviões a jato e tecnologia espacial e conviver com as asas do mosquito da dengue, exportar as modelos mais lindas e famosas ao mesmo tempo em que abastece com suas meninas pobres e dessasistidas os bordéis do mundo inteiro.O ensino que permitiu exploração de petróleo em grandes profundidades, aparece em último lugar no ranking internacional de matemática e na penúltima posição em ciências, na comparação realizada pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), entre quarenta países.Estas e outras revelações se encontram disponíveis no livro Brasil Globalizado (Campus/Elsevier; 424 páginas; R$ 79,90), que chega às livrarias esta semana e é uma boa ferramenta para entendermos o atual momento da conjuntura brasileira. Leitura interesssante e esclarecedora.

VIVENDO E NÃO APRENDENDO

Entra eleição, sai eleição e os estrategistas do PT continuam desperdiçando chances quando o assunto diz respeito à elaboração de alianças. Em Salvador, a exemplo do que ocorre em grande parte do Brasil, a demora na decisão da candidatura própria, faz com que prováveis aliados, pelo menos no aspecto ideológico, busquem abrigo junto a outras legendas nem tão afinadas assim com o seu espectro político.Assim foi o caso do PPS, de Miguel Kertzman, que se coligou com Imabassahy, do PSDB. Para minorar um pouco a estranheza causada, Kertzman saiu alardeando aos quatro ventos o caráter de centro esquerda da chapa.Outro que não quis esperar pela boa vontade do PT foi o PTB, de Eduardo Brito, que foi buscar um porto seguro na candiatura de João Henrique, do PMDB.Com essa indefinição e lentidão nas decisões, às vezes passa a impressão de que o PT não necessita de alianças. E quando as faz é visando seu único e restrito interesse.

DEVAGAR COM O ANDOR

Com o intuito de evitar dissenções em sua equipe no transcorrer das campanhas municipais Brasil afora, o presidente Lula vai passar aos ministros uma série de recomendações. Por exexemplo, cada um deverá fazer campanha em seu próprio estado. Será proibido aos membros do primeiro escalão participar de atos de campanha durante a semana, ou mesmo emendar o compromisso oficial com um de caráter político, para não dar margem a ilações de uso de passagem aérea ou de avião da FAB para eventos de campanha.Outra coisa que o presidente não quer nem saber de ouvir são ministros batendo boca em função de campanhas adversárias nos estados. Em suma, Lula espera que, pelo menos em sua vizinhança, as campanhas municipais tenham o mínimo de atrito. Nada que respingue no seu governo.

sábado, 24 de maio de 2008

Cassados

A Justiça Eleitoral já cassou mandatos de 250 prefeitos que foram eleitos em 2004. O motivo é quase sempre o envolvimento com denúncias de distribuição de favores em troca dos votos dos eleitores. Isso representa um porcentual de 4,5% dos 5.561 municípios brasileiros.
Somente no ano passado, foram 90 cassações, na maioria das vezes por acusações de compra de votos. A tendência é de que o número de punições aumente ainda mais este ano, já que vários pedidos de cassação estão na fila para ser apreciados pelo TSE antes das próximas eleições. A informação é do jornal Estado de São Paulo.

ALIANÇA FRUSTRADA SÓ AJUDOU AO PT

A pirotecnia encenada para a tentativa de criar uma improvável aliança entre Imbassahy (PSDB) e Varela (PRB) - no final quem ficou junto foram Imbassahy e Miguel Kertzman (PPS) - acabou desviando a atenção das prévias do PT que vão indicar o candidato do partido à prefeitura, em uma dura disputa entre Nelson Pelegrino e Walter Pinheiro.Os petistas devem ter achado ótima essa farofada toda, já que possibilitou que tivessem a tranquilidade para internamente tentarem aparar as inúmeras arestas entre seus pré-candidatos que, notoriamente, não se entendem.O factóide da aliança, na verdade, coube direitinho no dedo do PT.

Óleo de Peroba

Tem prefeito no sul da Bahia encomendando litros e litros de óleo de peroba pra passar na cara...

Somar, multiplicar e subtrair...

Falo o milagre mas não entrego o santo. Tem gente esquecendo que no andamento da campanha eleitoral, que ainda está por vir, votos também são perdidos. Ou seja, unir nem sempre significa somar...

São João com bombinha

Varela está dizendo que tem uma bomba para soltar na segunda-feira em seu programa de rádio. Diz respeito ao leilão que Imbassahy profanou em torno da participação de seu nome como vice na chapa do ex-prefeito. Aliás, andam dizendo do Pelourinho à Pituba que, por erro primário nesta aliança impossível, o que Varela fará mesmo é contar as moedas que as urnas lhe darão ao contrário das notas que poderia ganhar com a improvável composição. É pra dançar forró e esquecer os rojões.

Arrumando a casa

Tem muito móvel fora do lugar. É geladeira no lugar do sofá. Cama substituindo máquina de lavar e pia no lugar de fogão. Falando em fogão, anda quente a briga interna no PT para escolher o candidato à prefeitura da capital. A manobra é unificar Walter Pinheiro como nome à sucessão de João Henrique. Tem muito feijão pra cozinhar no banheiro... (ops) cozinha petista!

Medo

Tem muita gente criticando a administração João Henrique em Salvador. Será que é por vergonha de não poderem negar a ótima administração que o pmdebista faz na capital ou pelo resultado das últimas pesquisas?

Forró pra lá de bão!!!!


Tem festa das boas em Senhor do Bonfim! Nos dias 22 e 23 de junho a companhia de Paulinho Sfrega chega para agitar o já tradicional São João da Bahia. Paulinhó é amigo-irmão de velhos tempos (não tão velhos assim, não é Paulinho?). Tem Jammil, Aviões de Forró, Forrdois, Forrozão do Carai, Forró Pega Leve e Banda Curral Dance. Para saber mais é só entrar no site: http://www.forrodosfrega.com.br/. É diversão pra papagaio nenhum botar defeito!

Antecipo o resultado do Jogo do Bicho para o mês de outubro







Pole!

Deu Massa em Mônaco! Na frente! Pode ser um final de semana à brasileira no principado. Afinal, ontem Bruno Senna faturou a GP-2. Amanhã, se tudo andar certinho, Felipe fará 38 pontos em 40 válidos nas últimas 4 corridas. Uma recuperação de quem sabe tudo dentro do cockpit.

Cabrito à Propaganda

Receita deliciosa. Um almoço saboreando um belo cabrito assado. Como recheio as recordações dos áureos tempos da propaganda. A música ambiente foram minhas conversas com o Sydney Rezende e esposa, Zé Moraes e esposa e o grande Manolo. Uma daquelas refeições para alimentar a alma...

sexta-feira, 23 de maio de 2008

Jefferson Péres

Estava em Humaitá, sul do Amazonas, em 2004. Na ocasião lançávamos a região como pólo de plantio de soja porque, como poucos sabem, o bioma cerrado predominava por lá. Unindo a humidade, a insolação e o escoamento via rio Madeira poderíamos promover o desenvolvimento da região e de sua gente. Na ocasião tive a oportunidade de conversar longamente com o senador, que defendeu com muita ênfase o cuidado com o povo amazonense e com a floresta como premissa básica para todo e qualquer projeto que implantássemos em seu estado. Percebi de imediato que ali estava um homem retilínio e coerente. Um general que primava pela defesa da ética enquanto princípio de conduta. Perdemos um grande brasileiro hoje.

RADIOGRAFIA DE UM FRACASSO

Peço licença para neste espaço reproduzir uma nota publicada na coluna do jornalista Cláudio Humberto, no Jornal de Brasília, do último dia 22/5. Reproduzo na íntegra a nota, cujo título é:
“Cunhado Impõe derrota a ACM Neto.
O governador José Serra abençoou a aliança de Antônio Imbassahy (PSDB com o radialista Raimundo Varela para a prefeitura de Salvador. Mas quem cuidou dos aspectos, digamos, pragmáticos, foi César Matta Pires, o genro que rompeu com ACM em seus últimos anos de vida.
Matta Pires é dono da empreiteira OAS e joga pesado para derrotar o cunhado ACM Neto (DEM), que também é candidato a prefeito.Como podemos ver, esta aliança foi construída que nem um prédio de Sérgio Naya: muita areia e pouco cimento. Não podia dar certo

GEDDEL APLAUDE DECISÃO DO PRB

O ministro da Integração regional, Geddel Vieira Lima, considerou sábia a decisão da direção nacional do PRB ao vetar a aliança entre Imbassahy e Varela como candidatos à prefeitura de Salvador.
“O Imbassahy é um ser extremamente confuso, pois se um dia fustiga o governo, no outro faz de tudo para tirar uma foto junto com o Lula”.

EM FRANGALHOS

Depois do factóide desta aliança, o que sobrou foram escombros. Para Imbassahy ficou a pecha de uma articulação sem base nem fundamento. Lastimável.
Já para Varela, que aparentemente está tentando dar um passo maior que a perna, ficou um alerta emitido pelo próprio partido (PRB): ele é dono de sua candidatura, mas tão somente para ficar no páreo, ou dele se afastar.
O que a direção nacional não admitirá é uma ação aventureira que venha a interferir nas diretrizes do partido (leia-se alianças regionais).
A Executiva Nacional do PRB, em suma, cortou as asinhas e as pretensões de Varela, que no entendimento de colegas de legenda, estava se atribuindo um valor muito acima do que realmente tem.

ALIANÇA SEM DEDO

O que prometia ser o grande evento político da sucessão na capital baiana acabou se revelando um fiasco de cabo a rabo.
A pretensa aliança entre Imbassahy e Varela se revelou um episódio de extremo primarismo político.
Com certeza cabeças rolarão, principalmente na área de marketing da campanha, que engendrou uma grotesca peça política.
Afinal, sejam eles quem forem, não conseguiram costurar acertos básicos, disponíveis em qualquer manual de campanha. Foi um trabalho, realmente, para se esquecer.

CHAMEM OS INCONFIDENTES

Além do recorde em abril, no acumulado do ano já foram arrecadados exatos R$ 212,747 bilhões. Alguém aí se lembra da choradeira do governo ao alardear as perdas incríveis que amargaria por conta da extinção da CPMF. Pois é. Aí está. Recordes e recordes de arrecadação. Mas, assim mesmo vem aí mais um imposto. Êta governo gastão. Socorro, chamem os inconfidentes!

DERRAMA 3

Ainda segundo Rands, este tipo de matéria não precisa de iniciativa do Executivo, ainda que seja matéria tributária. Na visão do líder do PT, o poder Legislativotem prerrogativa constitucional para criar ou majorar tributos. Tudo bem, mas só faltou combinar com a oposição, que afirma em alto e bom som que o tema pode acabar na Justiça, caso não seja feita a mudança por emenda constitucional. Só para constar: para ser aprovada, uma emenda constitucional necessita da aprovação de 308 deputados e 49 senadores; já a aprovação de uma lei complementar, necessita do apoio de 257 deputados e 45 senadores.

DERRAMA 2

Além de mudar a forma do novo imposto, Maurício Rands acredita ser possível a criação do imposto por meio de iniciativa do próprio legislativo, que é claro, livraria a cara do companheiro presidente de um tremendo desgaste em ano eleitoral.

DERRAMA

Logo quando o governo anuncia o quarto mês consecutivo com recordes na arrecadação -só em abril foram R$ 56,2 bilhões, 12% a mais em relação a abril de 2007- o líder do PT na Câmara, deputado Maurício Rands aproveitou para apresentar proposta para a criação da nova CPMF (que nesta versão seria uma contribuição permanente sobre contribuição financeira) não seja feita por emenda constitucional, mas sim por lei complementar. A manobra permite que a mudança no tipo de lei crie condiçõers para que o novo imposto seja aprovado com um número menor de votos do que o seu antecessor.

CACIFE

Para lastrear sua pretensão, Varela lembra que pertence a um partido forte, com representação nacional, com um vice-presidente da República que o apóia e que é seu amigo.
Para não deixar pedra sobre pedra, Varela afirmou que “gostaria de ter Imbassahy como vice, como poderia ser ACM Neto, João Henrique,Lídice, Olívia, Pelegrino, só não vou ser vice de ninguém”. Durma-se com um barulho desse!

NÃO FALEI?

No post anterior comentei que só um acidente de percurso comprometeria a pretensa chapa Imbassahy-Varela.
Pois é. O acidente aconteceu e tem nome e sobrenome: Raimundo Varela.
Em entrevista aos meios de comunicação, Varela afirmou que é candidatíssimo, que não existe chapa nenhuma e que não pretende ser vice de ninguém.
Entornou o caldo, literalmente.

O PROBLEMA É O TEMPO

O grande empecilho para que Varela assuma a cabeça de chapa, no entender dos arquitetos do projeto de aliança, é o pouco tempo disponível pelo PRB para propaganda no rádio e na tv, que são de exíguos 40 segundos.
Isto posto, e caso não ocorra nenhum acidente de percurso, só fica faltando a confirmação da chapa, que se vingar promete ser fortíssima.

OU UM, OU OUTRO

Em reunião na sede da TV Record, em São Paulo, que contou com a presença dos pré-candidatos Antônio Imbassahy (PSDB), Raimundo Varela (PRB), do presidente da Assembléia Legislativa da Bahia, Marcelo Nilo (PSDB), além do presidente da emissora, Alexandre Raposo e lideranças da Igreja Universal do Reino de Deus, foi discutida o que pode vir a ser a base de uma aliança rumo à prefeitura de Salvador.
Apesar de ainda não haver confirmação de fato, o consenso nos meios políticos da capital é o de que Varela integraria a chapa na condição de vice, a despeito de o próprio se considerar o nome mais indicado para encabeçá-la, face à sua liderança nas pesquisas de intenção de voto.

terça-feira, 20 de maio de 2008

Um almoço entre amigos

Vou adiantar. Em Salvador sentaram-se na mesma mesa PP e PMDB. Um banquete maior está a caminho para os munícipes de Ilhéus...

Para se orgulhar

A Petrobras é a terceira maior companhia em valor de mercado das Américas, deixando a poderosa norte-americana Microsoft em quarto lugar. A estatal nacional é a sexta maior companhia do mundo, atingindo o valor de mercado da Petrobras de U$295,6 bilhões (R$487,9 bilhões), superando o da Microsoft (U$274 bilhões).

Prestígio de Almir Melo continua em alta




“Sei que os pleitos encaminhados por Almir são legítimos. Ele conhece as necessidades do povo e não cansa de lutar por Canavieiras”. As palavras do ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira, demostram a confiança que o político baiano deposita em Almir Melo, candidato à Prefeitura Municipal de Canavieiras. O encontro foi promovido na inauguração do Diretório Municipal do PMDB na cidade que contou com a presença de lideranças estaduais e de vários prefeitos da região. O secretário Estadual de Infra-Estrutura, Antonio Carlos Batista Neves também afirmou que recursos para as obras de recuperação da pista do aeroporto, recapeamento da estrada Canavieiras-Belmonte e a instalação de uma subestação de energia foram liberados e confirmou apoio à Almir.

segunda-feira, 19 de maio de 2008

Visita de Geddel

Um sucesso em Canavierias e em Teixeira de Freitas a visita de Geddel Vieira, ministro da Integração Nacional. Acalorada presença, recebeu aplausos, abraços e apoio irrestrito de milhares de pessoas. Em breve postarei mais detalhes!

Um lindo reencontro

Adeus Zélia. Paulista, primeira-dama da Bahia. Licença ao poetinha: seu amor será enterno, não enquanto durar, porque por Jorge será por toda a eternidade. Pela Bahia, até o fim dos tempos. Encontre-se, mais uma vez, com seu Amado Jorge e vá como viveu: em paz.

O que era bom vai ficar melhor ainda.

União. É isso o que prega o Ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, para as próximas eleições. O PTB, que até então apresentava candidatura própria, aceitou indicar o vice na chapa de João Henrique (PMDB) para o próximo pleito. O advogado tributarista Edvaldo Brito (PTB) confirmará a retirada de sua pré-candidatura para ser vice do atual prefeito, que aliás, faz da cidade um exemplo de gestão pública. Ele assumirá a coordenação da equipe de programa de governo. Ótimo para o PMDB e excelente para o PTB. Quem ganha é a cidade com o prosseguimento de um governo competente e, desta vez, rezando na mesma cartilha.

sábado, 17 de maio de 2008

Salvador vai bem, obrigado - 2

Só a eficiência na administração de uma cidade tão complexa como Salvador, que aliás anda um brinco, explica a popularidade do prefeito João Henrique que, pelo andar do tri elétrico, é sério candidato a uma reeleição consagradora.
O homem passeia pela cidade e é saudado efusivamente pela população, que reconhece e aplaude os bons serviços prestados pelo Alcaide.
Conta para esta administração de sucesso, a sabedoria de João Henrique, que desde o início se cercou de gente competente, como Pedro Dantas (Secretário de Governo), José Carlos Brito (Sec. Municipal da Saúde) e Fábio Melo, que junto com o prefeito estão botando a cidade para andar. É isso aí!

ANENCEFALIA (*)

Costuma-se dizer que o ser humano usa, mais ou menos, 10% de sua capacidade cerebral. O percentual já chegou a ser parâmetro para medir esquisitices e boçalidades de todos os matizes.
Mas agora, o tal do percentual, os malfadados 10%, voltam a cena, quando temos notícias de que o governo do estado da Bahia gastou menos de 10% do que estava previsto no orçamento de 2008, em todos os setores. Ou seja, saúde, educação, transporte, segurança, entre outras prioridades, ficaram a ver navios.
Amigos, não vamos nem falar de cifras. Não importa o quanto estes desprezíveis 10% (em termos) representam. O fato é que um monte de grana deixou de ser aplicado, um monte de gente deixou de ser beneficiada. Até quando vamos ficar usando apenas 10% de nossa inteligência, 10% de nossa paciência?

(*) ausência de cérebro, desde o nascedouro, moléstia que parece acometer o ser humano brasileiro comum. Vamos reagir ô turma!

sexta-feira, 16 de maio de 2008

Números do PAC do Cacau

Só para lembrar: o PAC do Cacau receberá cerca de R$ 2 bilhões, com investimentos na agroindústria, fábricas de chocolate, diversificação com o cultivo de seringueira, pupunha, frutas, flores, dendê para a produção de biocombustíveis e estradas para escoamento da produção. O impacto será significativo na agricultura familiar, que abrange cerca de 90% das propriedades rurais no sul da Bahia.

Teste de DNA para o PAC do Cacau

O grande jornalista Levi Vasconcelos, do Jornal A Tarde, escreve sobre a paternidade do PAC do cacau. A mãe, todos sabem quem é: a ministra da Casa Civil, Dilma Roussef. Mas a discussão sobre sua paternidade parece interminável. Dou aqui o meu ponto final. Estabelecido o respeito hierárquico do poder, um presidente da república delega mais que um ministro que por sua vez delega mais que um secretário de governo. O importante é não deixar a criança chorar!

A força do PMDB baiano 2

Falei e disse! O encontro do PMBD promovido em Teixeira de Freitas foi um sucesso. Acreditando na Bahia com fé, força e determinação, o presidente do partido no Estado, Lucio Vieira Lima, vai implantando uma nova forma de gestão partidária: participativa, uníssona e democrática. O PMDB baiano estará com tudo nas próxima eleições.

Olhem só...

Deu na Playboy de abril, na coluna de Camila Amaral. Vou reproduzir Ipsis Litteris:

"Depois de ser eleito o deputado mais bonito pelos homosexuais, ACM Neto passou a demonstrar certa atenção com a dita minoria. É o relator do projeto da união homosexual no Congresso Nacional."

quarta-feira, 14 de maio de 2008

A força do PMDB baiano



Não é a toa que o PMDB é o maior partido do País. E muito se deve à sua forma de gerir política, unificando filosofias e levantando bandeiras que vão de encontro ao anseio popular. Um belo exemplo é o PMDB da Bahia, presidido por Lucio Vieira Lima. Nas próximas eleições, Lucio inova mais uma vez, oferecendo aos candidatos toda a estrutura de marketing eleitoral necessária ao sucesso individual. Na prática isso significa o alinhamento do discurso e a força da unidade do partido no Estado. A Bahia inova mais uma vez e Lucio mostra toda sua capacidade e competência a frente da sigla partidária.

Um nova voz em Canavieiras


A população agradece. Canavieiras tem uma nova voz. Desta vez imparcial e pluralizada. O jornal A Verdade de Canavieiras entra com força para mostrar do que a cidade se ressente, levando informação semanal ao seu povo. Um presente que Canes estava merecendo faz tempo!

Salvador vai bem, obrigado!

Minha paixão pela Bahia se renova cada vez mais. Andando pela Salvador de 10 anos atrás e comparando com a gestão atual, fico feliz em constatar o progresso da cidade e de seu povo. Parabéns ao trabalho do atual prefeito e de Almir Melo Junior, do PMDB, que fez da cidade um grande canteiro de obras.

Canes pode voltar ao rumo certo


Experiência é o que não falta. Respaldo popular também. Apoio então nem se fala, afinal o Ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, juntamente com o Presidente Lula, está ao seu lado. Estou falando de Almir Melo que deverá capitanear a cidade de novo. E só para lembrar: em sua gestão a gente de Canes nunca foi tão feliz.

Nasce um novo jornal em Cuiabá




O cuiabano em breve contará com uma nova forma de saber as notícias de sua cidade e do Estado. O Jornal do Ponto inovará no conteúdo - o mais democrático - e na distribuição. Aguardem!

terça-feira, 13 de maio de 2008

Vale tudo!


Politicômetro. Você é liberal ou antiliberal?


Deu na Veja. Descubra se você é de direita ou de esquerda. Faça você também o teste, clicando no link abaixo. Eu fiz!







O PAC na Bahia

Um grande acontecimento a visita do Presidente da República e do Ministro Geddel Vieira à Bahia. Mais do que lançar o PAC, promovendo o desenvolvimento econômico e social do Estado, serviu para mostrar que a Bahia não está órfã. Como observado por muitos baianos, a visita escancarou a ascedência que Geddel Vieira tem no Governo Federal.

Da Bahia ao Mato Grosso


Neste Brasil de dimensões continentais, as coincidências são muitas. Após uma extensa jornada na Bahia, onde conheci Lucio Vieira Lima, presidente do PMDB local, jamais poderia imaginar que, ao chegar em Cuiabá para conversar com Francisco Vuolo, o País pudesse ficar tão pequeno. É que os dois foram amigos de infância e, como em todo menino, a imaginação criativa deve ter corrido solta. Fico imaginando como seriam as brincadeiras, falando de futuro, de sonhos, do que ser quando crescer. Posso testemunhar que ambos se tornaram personalidades proeminentes, apaixonados pela sua profissão e, com certeza, grande brasileiros.



Neste fim de semana estive em Cuiabá com o vereador Francisco Vuolo. Uma grata surpresa positiva. Como poucos políticos deste país, o vereador fincou o pé no desenvolvimeno e progresso de sua gente. Um sonho que começou a ser acalentado pelo Senador Vicente Vuolo e que Francisco, seu filho, tratou de prosseguir. Hoje a ferrovia é o fortalecimento da enconomia, um fator atrativo de novas indústrias, geração de emprego, integração e, sobretudo, a certeza do crescimento de todo o Estado. Um sonho iniciado 30 anos atrás e que, hoje, se concretiza para o benefício de todos os matogrossenses.

sexta-feira, 9 de maio de 2008



Um postal que o Gabriel, meu filho, enviou quando estava em Barcelona para o Daniel. Um amor maior que a vida!

Meu filho, Daniel. É para ele que volto meus olhos para o amanhã. Por isso vivo o meu "hoje" para que tudo lhe seja ofertado. Com o amor mais sincero e com a crença de que o futuro nos alcança sempre!

Meus amados pais. A quem eu devo minha vida!
Em Brasília, quando ganhei a conta da Petrobras para a F/Nazca


Anúncio para Marconi Perillo na campanha a Governador de Goiás. Uma linda vitória!
Com Mojica Martins, o Zé do Caixão, em campanha em São Paulo

Com o Vice-Presidente, José Alencar e o Ex-Deputado Federal, Oscar Andrade

Com Pedro Pedrossian, governador do MS

Com o ministro Mario Andreazza, de quem fui assessor especial


O início de tudo na NPP
O mural das centenas de anúncios que fizemos pela Artcom




Dudo Uema (E) e Gustavo Mendonça. Grandes profissionais e companheiros na Artcom

Paulinho Sfregga em ação comandando o "Di Boca in Boca"

A campanha da Fenagro, precussora do Festival de Verão de Salvador



Na Artcom, a criação do logotipo do bloco


O "Qual é?" na micareta de Feira de Santana



Um dos muitos anúncios da Artcom


Paixão pela Bahia, Fé na Bahia


Saudade e Amor. Não sei mensurar o que sinto mais intensamente pela Bahia. Acho que me emocionei como Pedro Álvares Cabral, quando aportou por aqui. A generosidade e a exuberância, o gigantismo de sua natureza e a certeza de que boas oportunidades me esperavam. Isso foi em 1997 e acho que consegui corresponder. Quantas amizades e quantas realizações. Saudades e dever cumprido. Como foi bom, junto a outros amigos, montar a Artcom. Uma das grandes agências de propaganda em Salvador que ficava na cidade baixa e almejava altos sonhos. Na maioria realizados. Promovemos a FENAGRO, a festa que foi a precursora do Festival de Verão de Salvador, hoje uma das maiores festas da América Latina. Que bom ter, junto ao Paulinho Sfregga, colocado o bloco na rua. O "Qual é?" fez em Feira de Santana uma grande micareta com o Asa no comando. O "Qual é" também promoveu as grande festas de Salvador na época, para lançar o cartão de fidelidade para os associados, modelo seguido por todos até hoje. No circuito Barra-Ondina lançávamos um sucesso nacional: o grupo As Meninas, que após aquele carnaval bombou em todas as rádios e tvs do País. Falando em festa, fazíamos eventos do começo ao final do ano. Tanto é que inventamos o Rèveillon do Farol, hoje a segunda maior festa de Salvador. Mas todo bom baiano sabe que a Bahia não é só festa. É preciso suar muito para que grandes trabalhos sejam feitos. Na Artcom atendemos a Câmara de Dirigentes Logistas - CDL, Bahia Outlet Center, Bahia Praia Hotel, Artefacto, RTC Construtora, Yes Rent a Car, criamos o Festival de Inverno da Chapada Diamantina, onde muitos ilustres brasileiros puderam compravar a beleza do lugar. Entre eles Leila Pinheiro, Flavio Venturini, 14 Bis, Léo Gandelman, até hoje verdadeiros embaixadores daquela regiãodo Estado. Muitas saudades de fazer com o Dudo Uema, um excelente diretor de criação, todas estas campanhas que ajudaram a Bahia a ser maior e melhor ainda. Devo muito ao Estado, aqui aprendi o que é ser baiano e tenho certeza de que isso me acompanhará pelo resto da vida. Mais que um retorno, também é uma comprovação das histórias contadas pelo meu avô, Américo Moreira de Almeida, formado na Faculdade de Medicina da Bahia, a primeira do Brasil. De lá ele saiu para curar pessoas. Voltei para descobrir que pra ter saúde é preciso ser feliz. E aqui eu sou plenamente.