sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Los hermanos sob nova direção

Brasil crescerá 4% em 2009

A crise anda assustando.O Ministério do Planejamento recuou 0,5% esta semana as projeções de crescimento da economia para 2009. Segundo a pasta, a estimativa que era de 4,5% de expansão, passa agora a ser 4%. Porém, o ministro Paulo Bernardo defendeu que o crescimento em um ritmo menor não será motivo para que o governo freie os investimentos do PAC.

Lula prefere Obama

Durante o discurso de inauguração do 5º escritório de negócios no exterior da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), o presidente Lula afirmou hoje (31) que seria “um grande avanço cultural” se o candidato democrata Barack Obama vencesse as eleições para a presidência dos Estados Unidos. O presidente ainda disse que se Obama chegar ao poder, o fato será marcado como um “momento histórico com um negro a frente da maior economia do mundo”, afirmando que a escolha é soberana do povo americano. Lula ainda disse que “há uma alegria silenciosa sobre a possível vitória de um negro nos EUA”.

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

DICA - Site muito bom

Faça deste site sua página inicial no teu navegador.

( XP) Para tanto, é necessário ir em iniciar - opções de internet - e colocar no campo superior o endereço do site - aplicar e OK. Ou então, incluir nos seus favoritos.

Você vai ter um monte de links super úteis toda vez que clicar no teu navegador.

Você não precisa pedir a mais ninguém que localize um endereço. Você pode fazer tudo sozinho.

--- www.fa4itos.com.br ---

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Grande Vitória


Lucio Vieira Lima, presidente do PMDB baiano

Analistas políticos de todo o País atestaram a grande vitória do PMDB na Bahia e a conseqüente projeção do ministro Geddel Vieira Lima no estado. Contabilizam-se 115 prefeituras, com destaque para a vitória de João Henrique em Salvador. O número corresponde a quase 10% de todas as prefeituras conquistadas pelo PMDB no Brasil. É inegável que o grande articulador deste desempenho foi Lucio Vieira Lima, presidente do diretório regional do partido.
Lucio não mediu esforços para levar o seu apoio em todos os quadrantes do estado, articulou apoios preciosos e, principalmente no segundo turno, mergulhou na campanha de João Henrique para elegê-lo.
Um vitória histórica, que decretou ao mesmo tempo o fim do Carlismo na Bahia e projetou Geddel Vieira Lima como nome forte ao governo do estado em 2010. Mesmo que o ministro diga que não tenha, ainda, um projeto pronto para que tal fato aconteça.
O que interessa agora é que política, cada vez mais, se faz com poder e influência. E isso, ninguém pode negar que Lucio não tenha conseguido. Para o seu partido, para o ministro Geddel e, obviamente, para si mesmo. Uma jogada de gênio.

UMA FOTO EM UM MILHÃO !


"Às vezes, quando tudo dá errado, acontecem coisas maravilhosas; que
jamais teriam acontecido se tudo tivesse dado certo."

Se até a natureza é capaz de sorrir, lhe proporcionando uma imagem dessa, me diz o porquê você não pode ter um lindo dia hoje?

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

MEDICAMENTOS PARA HIV SÃO DISTRIBUIDOS GRATUITAMENTE EM SSA

A Prefeitura criou um novo serviço que disponibiliza medicamentos para atender os portadores do vírus HIV. A Unidade Dispensadora de Medicamentos Anti-retroviral, que vai passar a distribuir, gratuitamente, remédios para o tratamento do HIV, funciona no prédio do 3º Centro de Saúde Professor Bezerra Lopes, na Rua Lima e Silva, no bairro da Liberdade. São oferecidos 12 tipos de medicamentos para o combate à doença determinados pelo ministério da Saúde. Quem ainda não faz o tratamento pode ser atendidos. Basta entregar a documentação pessoal exigida. Alindamentos são feitos pelo telefone (71) 3611-4180.

GEDDEL E WAGNER DESCARTAM AFASTAMENTO

Após o calor da disputa municipal em Salvador, com a vitória do prefeito reeleito João Henrique, o governador Jaques Wagner (PT) informou em entrevista coletiva ser favorável à aliança com o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima. Wagner disse ainda que vai sentar com o ministro para saber como fica a aliança. Em coletiva, o ministro também descartou o afastamento do PT e que não tem projeto para disputar o governo do Estado em 2010. "Não há nenhuma razão para imaginar afastamento ou rompimento com o PT, só se isso for um desejo do próprio”. Quanto a ser governador da Bahia Geddel afirmou que: "não tenho um projeto pronto para ser candidato a governador em 2010. Se você me perguntar se eu gostaria de ser governador do Estado um dia e eu dissesse que não, estaria sendo hipócrita".

Mapa eleitoral do Rio mostra cidade dividida entre ricos e pobres

O mapa eleitoral do Rio de Janeiro no segundo turno revela uma cidade dividida. Enquanto o candidato derrotado à prefeitura Fernando Gabeira (PV) ganhou com folga nas partes mais ricas do município (zona sul e área mais próspera da zona oeste), o prefeito eleito Eduardo Paes (PMDB) foi o mais votado nas áreas com piores indicadores sociais e econômicos (zonas norte e suburbana e zona oeste pobre).

Derrotado por uma diferença de 55.225 votos, Gabeira registrou na zona sul 70,31% dos votos válidos (302.670 no total), contra 29,69% (127.790 votos) do peemedebista. A área --que abrange Copacabana, Ipanema, Leblon e outros bairros de classe média e alta-- equivale, porém, a apenas 13,45% do eleitorado da cidade.

A zona sul também registrou os maiores índices de abstenção (25,69% do eleitorado, contra uma média de 20,25% da cidade) --o que pode ter prejudicado o candidato verde. Um total de 158.172 eleitores --quase três vezes o número de votos que deu vitória a Paes-- não compareceu para votar.

Em outra área nobre do Rio, a região da zona oeste que inclui Barra da Tijuca, Recreio, Itanhangá e Alto da Boa Vista, o verde também foi vitorioso. Ali, onde se concentra 1,63% do eleitorado total do Rio, ele recebeu 65,46% dos votos válidos, contra 34,54% do adversário.

Paes, em compensação, levou vantagem na zona oeste menos desenvolvida, região que corresponde a 33,62% do eleitorado do Rio. Com 668.221 votos, o candidato do PMDB derrotou Gabeira por uma diferença de 187.804 votos. O verde obteve 480.417 votos. Na contagem de votos válidos, portanto, Paes teve 58,23% contra 41,77% de Gabeira.

Paes também obteve uma vitória na região suburbana, que representa 40,63% do eleitorado total do Rio. O prefeito eleito conquistou ali 54,97% das preferências (744.353 votos), contra 45,03% (609.811 votos) de Gabeira. Na outra região da zona norte, que representa 8,13% dos eleitores do Rio, Gabeira venceu por 63,69% a 36,31%. O centro, com 2,54% dos eleitores, também deu vitória ao verde: 50,79% a 49,21%.

em Salvador, João Henrique é reeleito


O prefeito João Henrique Carneiro (PMDB) derrotou o deputado federal Walter Pinheiro (PT) na disputa pelo segundo turno em Salvador e garantiu mais quatro anos à frente da administração da primeira capital brasileira. O peemedebista é o segundo prefeito a permanecer no cargo por dois mandatos consecutivos -o primeiro foi o tucano Antonio Imbassahy (1997-2004), que também disputou as eleições deste ano.

Boca-de-urna realizada neste domingo (26) apontava a vitória do prefeito. O mais recente levantamento do Datafolha também mostrava João Henrique na frente. No último debate destas eleições, o candidato disse que conta o apoio de Deus, dos eleitores e dos 17 partidos que apóiam a sua candidatura.

Filho do senador João Durval Carneiro (PDT), o prefeito reeleito fez uma composição "mais à direita" no segundo turno para superar o seu adversário, ao aceitar os apoios do deputado federal Antonio Carlos Magalhães Neto, que disputou o primeiro turno da eleição pelo DEM, do ex-governador Paulo Souto (DEM) e do senador César Borges (PR), três políticos que construíram as suas carreiras sob a liderança do senador Antonio Carlos Magalhães (1927-2007).

Ao lado do ministro Geddel Vieira Lima (Integração Nacional), o maior articulador de sua campanha, João Henrique conseguiu reverter em menos de cinco meses o elevado índice de rejeição usando um artifício -intensificou as obras a partir de abril, quando o seu nome já era cogitado para disputar a reeleição.

No primeiro turno, João obteve 402.684 votos (30,97% dos válidos), chegando à frente de seus quatro adversários: Walter Pinheiro (PT), ACM Neto (DEM), Antonio Imbassahy (PSDB) e Hilton Coelho (PSOL).

Lula defende parceria com prefeitos eleitos e diz que povo ganhou com resultado

O presidente Luiz Inácio Lula da silva defendeu nesta segunda-feira, no programa "Café com o Presidente", parcerias entre o governo federal e os prefeitos eleitos ontem para colocar em práticas políticas sociais. Na avaliação de Lula, o "povo brasileiro" foi o vencedor do processo eleitoral porque pôde escolher seus candidatos.

No programa semanal, o presidente disse que a parceria deverá ser feita independente do partido político do prefeito eleito. E ressaltou a importância dos administradores dos municípios para verificar as necessidades locais da sociedade e "consolidar a democracia" no país.

"Eu não quero saber a que partido político pertence o prefeito, eu quero saber que ele é o prefeito e, portanto, tem tanta responsabilidade quanto eu para ajudar a resolver os problemas da população. Então, nós vamos trabalhar muito mais fortemente com os prefeitos a partir de agora. Vamos trabalhar com eles para que a gente possa, inclusive, fazer mais políticas sociais, mais políticas habitacionais, mais políticas de saúde", disse.

O presidente disse que assistiu a muitos debates na TV sobre o segundo turno das eleições que discutiram "quem ganhou" e "quem ganhou" com o resultado da votação. Lula também ressaltou que todos os candidatos ressaltaram a relação que o governo federal tem tido com as prefeituras. Agora, como prefeito eleitos, passarão a ser vidraça e cobrados por todas as coisas que prometeu durante o processo eleitoral.

"Ele [prefeito eleito] agora não é mais franco atirador, ele agora é o executor. E é nessa execução que nós temos que construir a parceria entre prefeitos, governos dos estados e governo federal para que as coisas possam dar certo e para que o povo possa ser o mais beneficiado com o resultado eleitoral brasileiro", disse.

Lula ressaltou ainda que todos devem respeitar o resultado da eleição por meio do voto eletrônico, que, segundo ele, "demonstra claramente que o povo brasileiro não precisa mais de interlocutor entre sua vontade política e a escolha de um candidato a prefeito, um candidato a governador".

"O resultado nós temos que respeitar porque é o resultado que foi a vontade expressada pelo povo na eleição, isso merece o nosso respeito, e torcer para que os prefeitos consigam fazer tudo aquilo que eles prometeram durante o processo eleitoral", afirmou

Vitória de Kassab fortalece Serra; Marta encolhe e PMDB cresce no país

Com 60,72% dos votos válidos, o democrata Gilberto Kassab, 48, tornou-se ontem o primeiro prefeito de São Paulo a se reeleger nas urnas. Ele é o 17º prefeito eleito por voto direto na história da cidade e o 50º a ocupar o cargo no período republicano.

Essa foi a primeira eleição majoritária da qual Kassab -que teve o maior percentual de votos válidos do segundo turno- participou. Ele assumiu a prefeitura em 2006, após a saída de José Serra (PSDB) para concorrer ao posto de governador do Estado.

Kassab teve 3.790.558 votos, superando a votação de Serra em 2004 em cerca de 460 mil votos. O sucesso do democrata é também uma vitória política de Serra. Já Marta Suplicy (PT), que terminou com 39,28% dos votos válidos, perdeu cerca de 287 mil votos na comparação com seu próprio resultado em 2004, quando também foi derrotada.

O PMDB foi o grande vencedor do segundo turno, com sucesso em quatro capitais, Salvador, Porto Alegre, Florianópolis e Rio -onde Fernando Gabeira (PV) foi vencido por Eduardo Paes por pouco mais de 50 mil votos. O PT não venceu em capitais, mas conquistou importantes cidades paulistas, como São Bernardo, Guarulhos e Mauá. Em BH, a chapa apoiada petistas e tucanos foi a vencedora. Nas 30 cidades com segundo turno, 27 milhões de eleitores foram às urnas. A taxa média de abstenções ficou em 17%.

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

VITÓRIA DÁ ADEUS A LIBERTADORES


A derrota por 2 x 1 para o São Paulo na noite desta quinta-feira no Morumbi, não foi nenhuma novidade para o Vitória. O leão nunca venceu a equipe paulista fora do Barradão. O rubro-negro baiano até que começou na frente, mas em duas falhas da defesa, tomou a virada e perdeu a chance de sonhar, novamente, com a Libertadores. Agora, são onze pontos para o quarto colocado (Flamengo) a serem tirados em sete rodadas, ou seja, impossível. O clube da Toca precisa voltar a vencer na próxima quarta-feira o próprio Flamengo, no Barradão, para ficar mais perto da vaga na Sul-Americana

ORGÃOS PÚBLICOS ESTADUAIS FECHAM SEGUNDA

Devido a antecipação do feriado do Dia do Servidor, que é comemorado no dia 28 terça-feira, os órgãos públicos estaduais não vão funcionar na próxima segunda-feira (27). Somente os serviços essenciais vão manter atendimento, como policiamento e unidades de saúde.

CRISE POLÍTICA GANHA FORÇA


A sucessão municipal de Salvador mexeu, sem no entanto surpreender, na equação da política baiana concebida em 2006 na campanha de Wagner. O pior panorama para a aliança PT-PMDB baianos aconteceu como se imaginava, ou seja, se chegassem ao segundo turno para um confronto direto Walter Pinheiro e João Henrique, ou melhor, para anunciar os nomes dos líderes, Jaques Wagner e Geddel Vieira Lima. Não dá para conter a paixão, para tamponar a ebulição alucinante de fatos políticos-eleitorais quando um cenário assim se firma. Agora, é esperar o que acontecerá no "after day", ou no após-domingo de eleições, ganhe quem tiver a ganhar, PMDB (João) ou PT (Pinheiro). A preocupação transcende os limites de Salvador e até do Estado para chegar ao Palácio do Planalto, ao presidente Lula, e à cúpula do PMDB nacional. A política municipal - e estadual - ficou de tal maneira mexida que a crise instalada passou a contaminar a Assembléia Legislativa, atingindo em cheio a bancada do PMDB, que, na verdade, é fator de estabilidade para o governo Wagner no Legislativo. Os deputados do PMDB tentam se mobilizar para tentar apagar o incêndio, diminuir o impacto do confronto sucessório municipal. Mas é fato que a solução da crise não está com os deputados e, sim, com o governador Wagner e o ministro Geddel.

crime ambiental - redução de multas para infratores

A nova versão do projeto que define penas para os crimes ambientais adia em um ano o prazo para que produtores rurais do país registrem e se comprometam a recuperar área de reserva legal, onde estão proibidas atividades do agronegócio.
O decreto reduz de R$ 5.000 para R$ 1.000 por hectare ou fração do terreno para quem abater árvores sem plano de manejo previamente aprovado. Antes, quem deixasse de registrar a reserva legal e se comprometer com a sua recuperação ficaria sujeito a multa de até R$ 100 mil por hectare ou fração do terreno indevidamente desmatado.
O adiamento no prazo para o registro e a recuperação da reserva legal foi proposto pelo ministro Reinhold Stephanes (Agricultura). Para o ministro Carlos Minc (Meio Ambiente), "[a nova versão do decreto] não vai significar retrocesso".

Seres fantásticos!

Lula cobra mapeamento de dívidas privadas em dólar


Lula está inquieto com à ausência de informações oficiais conclusivas sobre um problema que chama de “jogatina financeira”.
É como o presidente se refere aos contratos de derivativos firmados pelas empresas com os bancos nas operações de hedge (proteção) cambial.
O que é um derivativo? Como o próprio nome indica, trata-se da negociação de um ativo financeiro que deriva de um outro ativo.

O caso que tira o sono de Lula envolve empréstimos contraídos por exportadores brasileiros para financiar a venda de seus produtos no exterior.
São operações escoradas em papéis chamados de derivativos cambiais. Vencem no futuro, em prazos que variam, normalmente, de um a dois anos.
Mas o preço do dólar foi fixado no momento da celebração do contrato. Daí a suposta proteção às empresas contra variações abruptas na cotação da moeda americana.
Se o dólar fica abaixo da cotação prevista no contrato, além de financiar as suas operações, as empresas lucram na hora de resgatar o empréstimo.
Se o dólar dispara, como acontece agora no Brasil, ganham os bancos. Ao contrair os empréstimos, as empresas apostaram que o dólar ficaria estável, ao redor de R$ 1,80.

O problema é que, com o recrudescimento da crise global, o dólar desembestou. Nesta quinta (23) bateu em R$ 2,50. O Banco Central mostrou os dentes.
Informou ao mercado que está disposto a torrar US$ 50 bilhões para conter o dólar. E a cotação recuou para ainda expressivos R$ 2,30.
É essa oscilação cambial que transforma os derivativos numa espécie de bicho-papão da crise brasileira. Um monstrengo cujo tamanho o governo ainda não conseguiu dimensionar.

Por ora, só o nariz do monstro veio à tona. Mede R$ 5 bilhões. É o tamanho do prejuízo já anunciado pela Sadia, Aracruz Celulose e Votorantim.
Estima-se que, de corpo inteiro, o bicho é muito mais estarrecedor. Autoridades do governo falam em R$ 200 bilhões. Trata-se, porém, de um chute. Chute por baixo.

O que incomoda Lula é justamente o fato de o governo estar trabalhando, por assim dizer, no escuro. O problema, por gigantesco, não afeta apenas as empresas.
Pode comprometer também a saúde das casas bancárias. Por que? Os exportadores saíram da aventura tão encalacrados que podem não ter como saldar os empréstimos.
Alguns deles abriram negociação com os bancos. Outros já batem às portas do Judiciário. Ou seja, os contratos de derivativos podem virar um esqueleto no armário crise.
Tudo isso num instante em que o governo leva à prateleira duas medidas provisórias –442 e 443—que prevêem o socorro a bancos.

Socorro que virá na forma de empréstimos no redesconto do BC e até por meio da compra de ações de instituições privadas pelo Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.
A apreeensão de Lula contagiou o Congresso, obrigado a votar as medidas provisórias. Nesta quinta (24), em meio à atmosfera opaca, lideranças da oposição começaram a costurar a formação de uma Comissão Externa do Legislativo.
Seria suprapartidária. Teria entre sete e nove membros. Sua missão: buscar nos órgãos públicos informações que retirem a venda dos congressistas.
Deve-se a idéia ao líder do PPS, Fernando Coruja (SC). Levou-a ao líder do PSDB, José Aníbal, que endossou o requerimento, a ser apresentado na semana que vem. O DEM também tende a aderir.

Receberiam a visita da comissão, por exemplo, o Banco Central, a CVM (Comissão de Valores Mobiliários), o BB e a CEF. “A crise exige ação, não discursos”, justifica Coruja.
Apresentado à sugestão, o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia, recebeu-a com bons olhos. Disse a Coruja que, caso haja dificuldades para aprovar a comissão externa no plenário, ele próprio, como presidente, poderia adotar a iniciativa.
Parte das informações reclamadas pelos deputados não chegou nem mesmo à mesa do presidente da República.
Um pedaço das operações de derivativo cambial foi contratado pelos exportadores brasileiros no exterior, por meio das chamadas off-shore.
São companhias abertas no exterior. Sujeitam-se à legislação local. Que as exime de prestar esclarecimentos ao Banco Central e à CVM.
Numa tentativa de contornar o sigilo, o BC brasileiro decidiu requisitar informações a bancos centrais e órgãos reguladores do estrangeiro.
Ainda que o pedido seja atendido, os procedimentos devem demorar mais do que gostariam Lula e os deputados.

A votação da primeira medida provisória de socorro aos bancos, a 442, está marcada para a próxima terça (28). Chinaglia apressou-se em nomear relator da MP.
Será o deputado Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR). Indicado nesta quinta (23), terá quatro dias, incluindo o final de semana, para redigir o seu relatório.
Um tempo que não parece suficiente nem mesmo para analisar com o zelo devido as mais de 70 emendas que foram apresentadas à medida provisória.

Mega-Sena sorteia R$ 14 milhões no concurso de amanhã

O próximo sorteio da Mega-Sena, o concurso 1.016 deverá pagar R$ 14 milhões para a aposta acertadora, no sábado (25). O concurso 1.015, realizado na noite de quarta (22), não teve acertadores.
Os números sorteados pela Caixa Econômica Federal foram 03 - 08 - 17 - 26 - 28 - 49. As seis dezenas foram escolhidas em Arcos (MG).
Segundo a Caixa Econômica Federal, 110 apostas acertaram a quina e irão receber R$ 11.111,50 cada uma. As 8.105 apostas que acertaram a quadra receberão, cada uma, R$ 150,81.
As apostas para concorrer ao próximo concurso podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio. A aposta mínima, de seis números, custa R$ 1,75.

Termina nesta sexta o horário eleitoral gratuito no rádio e na TV

Candidatos poderão fazer caminhada e carreata até sábado.
Votação será no domingo (26), das 8h às 17h.


A propaganda eleitoral gratuita do segundo turno das eleições municipais no rádio e na televisão termina nesta sexta-feira (24). A legislação eleitoral determina que a divulgação da propaganda termine a dois dias da eleição, marcada para domingo (26).
Na TV, os programas irão ao ar das 13h às 13h20 e das 20h30 às 20h50. No rádio, das 12h às 12h20.
O prazo para realização de debates, de propaganda paga em jornal impresso e na página do candidato na internet termina também nesta sexta-feira (24).

Lula recebe jogadores da seleção de futsal hexacampeões do mundo, no Palácio do Planalto


Lula ganhou uma réplica do troféu e camisas da seleção com o seu nome
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro do Esporte, Orlando Silva, receberam nesta quinta-feira, no Palácio do Planalto, em Brasília, os jogadores campeões da Copa do Mundo de Futsal. No evento, Lula ganhou uma réplica do trófeu da competição e camisas da seleção brasileira da modalidade com o seu nome.

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

NÃO HOUVE TIRO ANTES DA INVASÃO, DIZ NAYARA


Em depoimento à polícia após receber alta do hospital, a jovem Nayara Silva, de 15 anos, declarou que não houve tiro no apartamento onde era mantida refém por Lindemberg Alves, de 22 anos, minutos antes da invasão do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate), que resultou na morte de Eloá Pimentel (ver nota). A jovem relatou que Lindemberg fez um disparo em direção ao teto entre 15h e 16h de sexta, em “um momento de nervosismo”. O delegado que acompanha o caso disse que depois da invasão, ela se recorda de dois tiros, mas não relatou nenhum outro ocorrido instantes da ação policial. "Hoje, a Nayara afirmou taxativamente que não houve esse tiro", disse.

PARA PINHEIRO, SÓ UMA VIRADA HISTÓRICA

São apenas três dias que separam o eleitor da urna e os dois candidatos de um sonho. As pesquisa ATarde/Vox Populi e DataFolha dão tranqüila vantagem para o candidato do PMDB, João Henrique. No primeiro, são 12 pontos de frente e, no segundo, dez. É muito, sim, mas nada deve ser considerado definitivo, perdido. Assim posto, não há razão para festas antecipadas. A questão, no entanto, é que João não está saindo de trás para atropelar Walter Pinheiro e, sim, amplia a sua vantagem neste final. Para que Walter Pinheiro tenha êxito será necessária uma fantástica virada em três dias, aceitando-se os resultados dos institutos como corretos e reveladores da realidade. Nada é impossível, mas se as urnas de domingo revelarem uma virada dessa ordem, o fato ficará na história e desmoralizará definitivamente as pesquisas que, no finalzinho, não teriam detectado a reação. É mais fácil, até, a ampliação da margem de votos favoráveis ao prefeito. A frente de JH apareceu no primeiro turno, quando ficou em primeiro e, na desmontagem das demais candidaturas, permanecendo o segundo lugar de Pinheiro, os votos, especialmente do candidato do DEM, ACM Neto, migraram em maior quantidade para João, acompanhado de outros apoios como o PR, de César Borges. Os de Imbassahy não se sabe ao certo o que aconteceram com eles, até porque o tucano ficou de fora da campanha. E os de Varela, é uma incógnita. A lógica, no caso, é apenas uma: quem nunca foi votado não transfere o que não tem. O bispo Marinho, que dissentiu do DEM, perdera a eleição para deputado federal. Ele próprio não tem votos. Os pastores e bispos da Igreja Universal, sim. É um quadro que merece maiores reflexões depois que nele forem postas, depois das urnas, as tintas finais e definitivas. Por ora, a nebulosa diminuiu, ou acabou. Só falta bater o martelo.

GREENPEACE DEMARCA RUAS DE SALVADOR

Objetivando expor os perigos do ciclo do combustível nuclear no Brasil, 20 ativistas do Greenpeace demarcaram, na manhã de hoje, trecho da rota do transporte de yellow cake (concentrado de urânio) que atravessa Salvador, na Bahia. A demarcação foi feita ao longo de cerca de cinco quilômetros da Avenida Bonocô, via de acesso à capital. Sinais amarelos simbolizando radiação, com 2 metros de diâmetro, foram pintados em seqüência no asfalto até a entrada do Porto de Salvador. Placas foram afixadas no acostamento, alertando motoristas e passageiros sobre o transporte de material radioativo pelo local. De acordo com a coordenação da campanha, é importante chamar a atenção da sociedade brasileira para os perigos do extenso e complexo ciclo da energia nuclear no Brasil.

ALGUMA COISA ERRADA COM O CORAÇÃO

Impressionante como as pessoas estão confusas, perdidas e sem saber como agir quando o assunto é amor, relacionamento, fidelidade, comportamento masculino, feminino, enfim, quando o assunto passa pelo coração.

Recebo muitas – muitas mesmo – mensagens de mulheres e, acreditem, de homens que se sentem decepcionados, expressando sua imensa vontade de desistir de procurar alguém interessante, porque estão cansados de buscar e não encontrar. Ou pior, de caírem sempre em desencontros, em relacionamentos vazios, rasos, mascarados, cheios de problemas,desentendimentos e desafetos...

Parece que algo muito grave anda acontecendo. No entanto, acredito que para termos chegado a este ponto, onde homens e mulheres sentem-se constantemente insatisfeitos, procurando maneiras (cada qual como sabe melhor fazer) de compensar suas carências e até a raiva por não conseguirem ser feliz nos relacionamentos, é porque há um motivo anterior, um ponto a ser observado que antecede toda esta confusão...

A "ala" das mulheres tenta se defender alegando que os homens traem com uma freqüência muito maior que elas. Assim, declaram guerra contra os "cafajestes"... Já a "ala" masculina insiste em dizer que as mulheres não são confiáveis, são interesseiras, cobram demais ou são mal-humoradas...

Enfim, parece que há uma confusão generalizada, que destrói sonhos, desejos, amores, boas intenções e possibilidades de encontros que nos acrescentem e nos conduzam a tão almejada evolução. É isso: parece que os relacionamentos deixaram de ser sagrados, não no sentido de perfeitos, mas no que se refere a algo em que se possa investir mais, entregar-se mais, dar mais, aprender e crescer mais...

E o mais intrigante é que ambos – homens e mulheres – buscam exatamente a mesma coisa, embora acreditem que não, embora tenham a impressão de que se tornaram lutadores de idéias antagônicas, de objetivos absolutamente diferentes.

Portanto, a questão é: por que embora desejemos a mesma felicidade, o mesmo relacionamento, a mesma satisfação, tudo o que temos conseguido é decepção e desilusão?!? Como podemos promover encontros válidos e mais duradouros? Como podemos estabelecer maior confiança e disponibilidade entre os sexos e suas diferenças?

Sim, porque cada um tem o seu jeito de amar, de se doar, de compreender o amor e seus "parâmetros" de convivência. Sei que é difícil entender o comportamento dos homens quando se é uma mulher... e vice-versa. Mas, de verdade, penso que as diferenças devam ser mais amorosamente acolhidas e menos – muito menos – julgadas e criticadas.

Em vez de desperdiçarmos toda a nossa energia e o nosso tempo justificando nossa insatisfação a partir do comportamento do sexo oposto, que tal nos voltarmos mais para nós mesmos e simplesmente fazermos a nossa parte?

Do que estou falando? Simples! Estou sugerindo que você demonstre exatamente o que quer, que aja conforme seus objetivos, que deixe no armário as suas máscaras, os seus jogos, o seu desejo de parecer independente, auto-suficiente, completamente livre para ser feliz sem o outro. Ter auto-estima é fundamental, mas quando a gente levanta uma bandeira do tipo "sou feliz sozinho e não preciso de você!", termina assustando e afastando as pessoas.

Entretanto, todos esses sentimentos – solidão, tristeza, indignação, desejo de se relacionar, muita vontade de dividir segredos, alegrias, lençóis e até problemas – ficam camuflados em falsas alegrias que lotam as danceterias, os bares, as festas, os cinemas e demais lugares que você possa imaginar... Ou seja, a linguagem não está clara, os desejos estão maquiados, as carências estão disfarçadas... e nos esquecemos de que as pessoas só enxergam na gente o que a gente mostra... Então, tudo o que um vê no outro torna-se um imenso engano! E os encontros se tornam enganos... e o amor, infelizmente, tem se tornado o maior deles...

Sugiro mais exposição, mais transparência, mais coragem de ser quem você é, com seus medos, seus desejos e sua vontade de amar e ser amado. Sugiro que você seja mais coerente consigo mesmo, que mostre seus sentimentos e se assuma, mesmo
sabendo que isso não é, em princípio, garantia para encontrar o grande amor da sua vida neste próximo final de semana.

Acredite no ritmo da vida e faça a sua parte, sem ficar vestindo essa fantasia de "mulher-independente-e-auto-suficiente" ou de "homem-viril-macho-pega-todas"... Sem essa de que o amor já era! Nunca estivemos tão carentes, tão sedentos de um simples cafuné, de um olhar mais demorado, de uma palavra mais carinhosa, de um abraço mais sincero... Assuma-se e seja mais
feliz!

Rosana Braga

Tem gente que é assim....


"Essa crise é pior que o divórcio, porque já perdi metade dos meus bens e minha mulher continua em casa..."

Oração dos Homens

Um brinde às nossas namoradas, noivas ou esposas que nos conquistaram…
Às sortudas que ainda vão nos conhecer.
E às trouxas que nos perderam.
Um brinde a nós, homens maravilhosos, absolutos e portadores da sedução, que nenhuma sirigaita sabe dar valor…
Que as nossas sejam nossas, que as deles sejam sempre nossas, que as nossas nunca sejam deles e que se forem deles, que sejam frígidas!
Bebo não é por vício, não é por nada, bebo porque vejo no fundo deste copo a imagem da mulher amada…
Que as nossas esposas sejam ricas, que as nossas amantes sejam gostosas e que elas nunca se encontrem .
Que a fonte nunca se seque e que nossa sogra nunca se chame Esperança, porque Esperança é a última que morre…
Deus é 10, Romário é 11, whisky é 12, Zagallo é 13, e acima de 14 eu tô pegando…
Que sobre, nunca nos falte e que a gente dê conta de todas!

E abençoa o alimento, permitindo que eu continue sempre na dieta da sopa…deu sopa, eu como !

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Para fugir das filas, americanos votam antes de 4 de novembro


Regras eleitorais do país permitem voto antecipado

A eleição norte-americana, marcada somente para 4 de novembro, já começou. Milhões de eleitores registrados já podem fazer sua escolha em urnas espalhadas por muitos estados do país
Diferentemente do que acontece no Brasil, quando é preciso comparecer no dia da eleição até as 17h para poder votar, as regras norte-americanas permitem que se faça o "voto ausente". No país, além de o voto não ser obrigatório, cada Estado tem uma regra própria e independente, e muitos permitem que os cidadãos registrem antecipadamente, ou até mesmo pelo correio, a escolha que seria feita no dia da eleição, e o voto é contado juntamente com todos os demais.

Mulheres são minoria na disputa do segundo turno



As petistas Rosário e Marta Suplicy estão no segundo turno em capitais




Se, no primeiro turno, mulheres tinham grandes chances de vitória na disputa pela prefeitura de cinco capitais, na segunda fase das eleições municipais deste ano, elas perderam terreno para os homens, que lideram as disputas pelas prefeituras das principais cidades do país.
Ao todo, 29 candidatas disputaram o cargo nas 26 capitais brasileiras. No primeiro turno, 12 conquistaram posições de destaque e cinco tinham grandes chances de conquistar prefeituras. Duas foram eleitas. Agora, restam apenas 30 cidades e seis mulheres na corrida. Destas, apenas três

Nas Capitais
Nas 11 capitais com segundo turno, é provável que nenhuma mulher seja eleita para a prefeitura. Apenas duas petistas -Marta Suplicy em São Paulo e Rosário em Porto Alegre- concorrem. Ambas, no entanto, estão atrás nas pesquisas.

Bancários em greve devem decidir hoje sobre nova proposta salarial da Fenaban

Os bancários em greve devem decidir em assembléias a serem realizadas nesta quarta-feira se aceitam a proposta salarial feita na noite de ontem pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban - representante sindical dos banqueiros). Ontem, a Fenaban propôs um reajuste salarial de 10% para quem ganha até R$ 2.500 e 8,15% para as demais faixas salariais.

Geddel trabalha forte

O ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, arregaça as mangas e trabalha muito pela Bahia. Já disse antes que é uma honra ser ministro do Brasil, mas o que lhe dá prazer mesmo é trabalhar pelo seu estado. Prova isso com 8 ações de sua pasta no estado, com investimentos de mais de 626 milhões entre 2007 e 2010. E tem gente que ainda critica, como se trabalhar com horna e dignidade fosse crime. Bom, digo que o pior é fingir que trabalha, trair parcerias e ainda, usar este dinheiro para fazer campanha. Como faz o PT em Salvador.

O voto de Chico

De novo. Mais uma vez. E é cansativo. Chico Buarque saiu da toca. Mais uma vez para buscar as mídias "nada expontâneas". E de novo, mais uma vez, consegue. Desta vez para apoiar Maria do Rosário, candidata petista a prefeitura de Porto Alegre. Também elogia Gabeira no Rio. E, se não bastasse, disse que o fluminense, seu clube de coração, está muito bem no campeonato brasileiro, com ótimos jogadores.
Pois é, se depender do voto de Chico as coisas andam muito, mas muito mal mesmo. Afinal, o tricolor está quase caindo para a segunda divisão do campeonato brasileiro e seus candidatos...

O redondo que é quadrado

Dia desses, no Maxmídia, evento que aconteceu em São Paulo, bateram boca Nizan Guanaes e Fábio Fernandes, considerados 2 ícones do mercado publicitário brasileiro. O primeiro alertando sobre a crise econômica mundial que se instalaria também no Brasil, defendendo que as empresas deveriam colocar o pé no freio. O segundo, com argumentação contrária, dizia que as empresas deveriam sim, é investir em criatividade. Contrangimento total. Pra mim, não é o caso. Sempre estrelas, são dois personagens que adoram as luzes dos holofetes e polêmica. Muita polêmica. Um porque acha que é filho de Deus. Outro porque acha que é o próprio.

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Encontro de Prefeitos

O Tribunal de Contas do Municípios (TCM), a União dos Municípios da Bahia, realiza hoje (22)e amanhã (23), um grande evento: o Encontro do TCM com os Prefeitos Eleitos e Reeleitos. Entre os assuntos abordados, a forma de condução das finanças de seus municípios observando a Lei de Responsabilidade Fiscal. O evento acontecerá no Fiesta Convention Center em Salvador.

Sistema Inteligente!

Há de se ressaltar a inteligência do nosso sistema financeiro com a greve bancária. Acho que nenhum país do mundo imaginou uma metologia como a nossa, eminentemente brasileira, para combater a crise econômica que assola o planeta. De parabéns Henrique Meirelles, presidente do Banco Central. A greve é como fazer a luz na escuridão. Explico: ela aumenta a liquidez dos bancos, já que há pouca ou quase nehuma movimentação financeira para os mandatários da economia nacional. Tudo é "culpa da greve". Não há como retirar grandes quantias de dinheiro, fazer depósitos volumosos, pagar duplicatas, realizar empréstimos, financiamentos parados. Os bancos retém o dinheiro em seus cofres. Só a pequena movimentação, a da raia miúda, ainda dá o sentido de que não paramos totalmente. A mídia também faz sua "greve branca". Nenhuma ou poucas linhas e segundos nos principais veículos do país. E assim vai. Enquanto todo mundo chora lá fora com a falta de dinheiro, mesmo com a ajuda volumosa dos governos primeiro mundistas, no Brasil, equanto esta greve durar, os banqueiros tupiniquins não assistirão o esvaziamento de seus cofres. Pelo menos por enquanto.

Leia com atenção!

'Um homem rico estava muito mal, agonizando. Pediu papel e caneta. Escreveu assim:

'Deixo meus bens a minha irmã não a meu sobrinho jamais será paga a conta do padeiro nada dou aos pobres. '

Morreu antes de fazer a pontuação. A quem deixava a fortuna? Eram quatro concorrentes.
1) O sobrinho fez a seguinte pontuação:
Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho. Jamais será paga a conta do padeiro. Nada dou aos pobres.

2) A irmã chegou em seguida. Pontuou assim o escrito:
Deixo meus bens à minha irmã. Não a meu sobrinho. Jamais será paga a conta do padeiro. Nada dou aos pobres.

3) O padeiro pediu cópia do original. Puxou a brasa pra sardinha dele:
Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais! Será paga a conta do padeiro. Nada dou aos pobres.

4) Aí, chegaram os descamisados da cidade. Um deles, sabido, fez esta interpretação:

Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais! Será paga a conta do padeiro? Nada! Dou aos pobres.

Moral da história:
'A vida pode ser interpretada e vivida de diversas maneiras. Nós é que fazemos sua pontuação.
E isso faz toda a diferença...

JH E PINHEIRO EVITAM CONFUSÃO

Aproxima-se a fase decisiva da eleição. As campanhas de João Henrique (PMDB) e Walter Pinheiro (PT) já deram o máximo. Não há mais nada a ser colocado. Agora, é esperar para saber quem será consagrado pelas urnas como prefeito de Salvador. No entanto, apesar da leve vantagem de JH registrada pelo DataFolha, nada está definido. O comentário dos dois lados é de a disputa pode ser definida se qualquer dos candidatos cometer uma “trabalhada” até o próximo sábado. Por isso, todo cuidado é pouco. Com exceção do debate da TV Bahia a ser realizado na sexta-feira (24), JH e Pinheiro vão se manter longe de polêmicas.

"EU PERDÔO O ASSASSINO DE MINHA FILHA"


O que levaria uma mãe consternada pela dor a perdoar o assassino de sua filha? Sabedoria, espírito elevado, conformação com a morte? Foi dessa forma que Ana Cristina Pimentel - mãe de Eloá, de 15 anos, vítima do maior seqüestro da história de São Paulo -, se pronunciou publicamente na frente do caixão da jovem. "Minha filha está feliz. Cumpriu a sua missão aqui na terra, deu vida a outras pessoas. Eu perdôo Lindemberg (o assassino da jovem), mas espero que a Justiça seja feita". Ela aproveitou também para isentar a Polícia de qualquer erro durante as negociações com o seqüestrador. “A Polícia agiu certo. Só não falei antes porque vivia um momento muito doloroso. Obrigada a todos que vieram ao velório, (cerca de 14 mil pessoas foram ao velório). Não tenho como agradecer. Vai ver que Deus quis assim porque ela ajudou a salvar vidas”. Os órgãos de Eloá foram doados pela família.

PRESIDENTE DO TSE CONDENA EXCESSOS NOS DEBATES

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Carlos Ayres Britto, condenou a "incontinência verbal" nos debates durante o segundo turno da eleição. "O excesso de linguagem é condenável. É um desrespeito ao opositor, ao próprio ouvinte e ao telespectador", disse, acrescentando ainda que os debates devem servir para que os candidatos exponham suas idéias, falem sobre suas biografias e sobre seus planos de governo e as políticas públicas que pretendem adotar. "Fora disso, é excesso e merece reprovação", assinala.

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Procura-se!!!!!

O paraíso dos gatos!!!


Nos dias 18 e 19 de outubro, ocorre no Madison Square Garden, em Nova York, o 6° Campeonato de Gatos, da Cat Fanciers Association (associação dos amantes de gatos, em português). O evento conta com palestras de veterinários, e competições em diversas categorias, como beleza e a apresentação de truques.

A prova mais esperada é o Agility felino, em que os gatos passam por diversas situações arriscadas, como andar em cabos e saltar. Muitas empresas que comercializam produtos para gatos também marcam presença, e há um espaço dedicado para a adoção de bichanos abandonados.

João Henrique critica aliança de Pinheiro com Varela

O candidato à reeleição, João Henrique (PMDB), criticou a aliança feita por Walter Pinheiro (PT) com o radialista Raimundo Varela perguntando sobre quais foram os termos do acordo e reiterando que os apoios conseguidos por sua candidatura foram através de “projetos”. O petista respondeu dizendo que a sua aliança também foi feita “com base em propostas para cidade”. Afirmou ainda que o apoio de Varela mostra a capacidade que ele tem de “dialogar com a camada mais popular da sociedade (…) e com aqueles que nos criticam”, se referindo às críticas que o radialista já fez ao seu partido.

Bancários mantêm a greve

Mesmo com a nova proposta apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) admitindo a possibilidade de aumentar em 9% os salários daqueles que recebem até R$ 1,5 mil, enquanto o índice para os que ganham acima desse valor permaneceria em 7,5%, os bancários de todo o Brasil decidiram permanecer em greve. As atividades estão paralisadas desde o dia 30 de setembro.

Confronto deixa policiais feridos em São Paulo

Durante o confronto entre policiais civis e militares em São Paulo, ontem (ver nota), 25 pessoas ficaram feridas. Os policiais civis, em greve há um mês, faziam uma passeata de protesto do estádio do Morumbi ao Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, quando foram impedidos de prosseguir pela PM. As ruas que cercam o Palácio dos Bandeirantes são consideradas área de segurança e manifestações são proibidas.

Wagner e Geddel no ringue


Na edição desta semana do Jornal da Metrópole, a situação política entre PMDB e PT na Bahia, encarnada nas figuras de Geddel Vieira Lima e Jaques Wagner, é o assunto principal. Como ficará a aliança entre os dois partidos depois da quente campanha para a eleição municipal em Salvador? Saiba mais também sobre a venda do colégio Marista, as contas da construção do Estádio de Pituaçu e como ainda é atraente comprar um imóvel no Brasil apesar da crise econômica internacional.

João Henrique aciona Pinheiro por “crime eleitoral”

A coligação do candidato a reeleição, João Henrique (PMDB), identificou no dia da eleição a prática de boca de urna, distribuição de brindes e veiculação de propaganda em veículos legalmente equiparados a bens públicas – todas atividades vedadas pela legislação eleitoral – por parte do prefeiturável do PT, Walter Pinheiro. Os atos que sustentam a denúncia foram fotografados e filmados. As imagens produzidas subsidiaram uma ação de investigação judicial eleitoral contra o petista, impetrada na última sexta-feira.

De acordo com o assessor jurídico da coligação Força do Brasil em Salvador, Manuel Guimarães Nunes, a ação poderá causar ou a cassação do registro da candidatura do PT ou - caso o julgamento ocorra após o segundo turno, no próximo dia 26 - do diploma de prefeito, na eventualidade de Walter Pinheiro ser eleito. “Essa ação está amparada em provas robustas e concretas”, arguiu.

Manoel Nunes destacou que, em 5 de outubro, diversas pessoas foram vistas distribuindo santinhos com propaganda de Pinheiro. A irregularidade foi dupla, pois, além da boca de urna – proibida pelo artigo 39, parágrafo 5º da Lei 9.504 -, esses cabos eleitoral trajavam camisas vermelhas padronizadas da campanha com o dizer “Apoio PT”, o que se configura distribuição de brinde, conforme o advogado. “A lei eleitoral veda a confecção de camisas, até mesmo a título de fardamento de pessoal apoio”, advertiu Manoel Nunes, que, neste item da denúncia, ampara-se no artigo 12 da Resolução 22.718/2008, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e no artigo 41 da Lei 9.504.

Pelo volume de camisetas na rua, o advogado considera que uma parte do material foi distribuída a eleitores pela equipe de apoio ligada a Pinheiro. “O TSE, em decisão marcante, entendeu que somente o ato de doar, oferecer, prometer ou entregar bem ou vantagem pessoal de qualquer natureza configura captação ilícita de sufrágio, não fazendo necessário pedido expresso de voto”, observou.

Segundo o advogado do candidato João Henrique, no dia da eleição foi constatado ainda a fixação de adesivos e faixas com o número 13 e a frase “estamos com Pinheiro” em ônibus da rede de transporte público. “Isso está constatado nas fotos e vídeos anexados na petição inicial, centenas de ônibus das mais diversas empresas de transporte público circularam pela capital, nesta data, com adesivos e faixas da campanha do representado (Walter Pinheiro)”. A conduta, avaliou, fere os artigos 37 e 71 da Lei 9.504/97.

O assessor jurídico observa a relação entre o material veiculado em grande quantidade de ônibus e a proximidade entre o candidato Walter Pinheiro e o sindicato dos Rodoviários, que tem entre suas lideranças o deputado estadual J. Carlos (PT), um dos mais fortes aliados de Pinheiro desde o processo interno do PT que o escolheu candidato a prefeito. Na avaliação de Manoel Nunes, essas três infrações demonstram “absoluto desprezo pelas normas eleitorais” da campanha de Walter Pinheiro.

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

GEDDEL DIZ QUE VAI ACERTAR "PONTEIROS" COM WAGNER APÓS 2º TURNO

Saiu na coluna "Coisas da Política", do Jornal do Brasil. O colunista Tales Farias faz a seguinte indagação ao ministro Geddel Vieira Lima (Integração Nacional): afinal, o senhor aceita ou não apoiar a reeleição de Wagner e sair candidato ao senado em 2010? “Não vejo o menor problema em aceitar. Só estamos disputando uma eleição em Salvador. Isso não significa guerra entre PT e PMDB. Terminado o segundo turno, vamos acertar definitivamente os ponteiros para a manutenção da aliança no Estado”, respondeu Geddel. O ministro comentou, ainda, sobre a aliança feita entre seu partido e o Democratas. "O DEM nos apóia porque tinha que escolher alguém no segundo turno. Mas não temos nenhum projeto em comum. Meu projeto é com o presidente Lula".

TV ARATU FAZ PRESSÃO


Por falar em debate, a TV Aratu está forçando a barra. Vira e mexe, veicula propaganda mostrando documentos assinados por assessores dos candidatos à prefeitura de Salvador, em que asseguram a participação deles no debate da TV do galinho. A comunicação dos dois lados está brava com a direção da emissora, que os coloca contra a parede, quase num tom de intimidação.

BRASIL EMPATA EM 0 A 0 E DECEPCIONA TORCIDA EM CASA


Pelo terceiro jogo consecutivo como mandante de campo, pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2010, a seleção brasileira empata em 0 a 0 e decepciona a torcida. Desta vez, a partida foi contra a Colômbia, no estádio do Maracanã. Os quase 55 mil torcedores presentes se irritaram com o resultado, vaiando jogadores e o técnico Dunga. O resultado deixa o Brasil em segundo lugar na classificação, com 17 pontos. Com a vitória do líder Paraguai sobre o Peru por 1 a 0, a diferença entre líder e vice cresceu para seis pontos. Já a seleção colombiana segue em sétimo lugar, com 11 pontos, fora da zona de classificação para a Copa de 2010. O próximo jogo do Brasil pelas eliminatórias será apenas em 2009, fora de casa (local ainda não confirmado), contra o Equador, no dia 29 de março. Antes disso, a seleção joga um amistoso contra Portugal no dia 18 de novembro, em Brasília.

MUNICÍPIOS BAIANOS NÃO SERÃO EXTINTOS

Com 45 votos favoráveis, o Senado aprovou ontem o projeto de lei complementar que regulamenta a situação de 57 municípios que corriam risco de deixar de existir a partir de 2009. Sendo assim, os municípios baianos Luís Eduardo Magalhães e Barrocas poderão prolongar suas histórias. Para entrar em vigor, o texto precisa ser aprovado pela Câmara dos Deputados. O Senado aprovou também substitutivo do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) que regulamenta a criação, incorporação, fusão e desmembramento de municípios. O texto especifica que os novos municípios precisam ter número mínimo de habitantes, variável por região. Nas regiões Sul e Sudeste, por exemplo, passará a ser exigida população igual ou superior a 10 mil habitantes para o distrito que queira se tornar município. Na região Nordeste, a população deverá ser igual ou superior a 7 mil habitantes e nas regiões Norte e Centro-Oeste, o mínimo de habitantes cai para 5 mil.

Centenário agrada mais de 86% da população

Menos de um mês depois de entregue à cidade, a nova estrutura da Avenida Centenário está agradando à maioria da população de Salvador, em especial aos moradores da região. Uma enquete realizada na Internet, entre os dias 19 de setembro e 13 de outubro, no Portal Salvador (www.salvador.ba.gov.br), indica que 86% dos que responderam à pergunta “O que você achou da nova estrutura da Avenida Centenário” aprovaram as obras realizadas no local.

Para 63,3% dos internautas que responderam a enquete, a mudança foi considerada ótima; já para 17,2% foi boa, e regular para 5,5% dos que responderam. Um total de 472 internautas participou da pesquisa, dos quais 3,2% ainda não têm opinião formada sobre o assunto, e apenas 10,8% consideram a nova estrutura ruim.

Acajutiba elege o prefeito mais jovem da Bahia


A cidade de Acajutiba, a 183 km da capital, elegeu como prefeito Alex de Davi (PMDB). Com 24 anos de idade, o mais jovem a comandar um município da Bahia, foi eleito com 54,18% dos votos válidos derrotando o grupo que há doze anos se mantinha no poder.

Com o apoio do PT, PDT, PSC, PRTB, PV e PC do B, o administrador de empresas - filiado ao PMDB desde os 18 anos - disse que seu principal projeto político é dinamizar a estrutura administrativa, reorganizar a prefeitura, dar prioridade ao servidor e investir em infra-estrutura. “Vamos priorizar a criação de empregos, Acajutiba tem grande potencial para o agronegócio, principalmente com a produção de coco. A agricultura pode gerar aqui centenas de empregos e vamos implementar essas políticas”, explicou.

Alex desenvolveu seu plano de governo através da observação das necessidades da população nas visitas – “de casa em casa” – durante a campanha. “Sou filho desta terra e o meu contato com o povo me deu ainda mais energia para desenvolver os projetos para garantir uma vida melhor” afirma.

Apesar da pouca idade, o prefeito conquistou o apoio das igrejas, associações de moradores, do PMDB municipal e do diretório estadual - que apostaram nas suas boas propostas. A experiência administrativa foi adquirida, segundo Alex, com seu trabalho no comércio da cidade.

Acajutiba é um município que fica no leste da Bahia. Sua população é de 14.762 e sua área é de 229 km². É a terra natal do ex-governador Waldir Pires.

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

DEM oficializa apoio a João


Uma entrevista coletiva às 11 horas de hoje, no 17° andar do edifício TK Tower, na Pituba, anunciou oficialmente o apoio do candidato derrotado ACM Neto (DEM) ao prefeito João Henrique (PMDB), que disputa o segundo turno das eleições de Salvador com o petista Walter Pinheiro. Além do deputado federal ACM Neto, foi porta-voz da decisão o presidente do DEM na Bahia, o ex-governador Paulo Souto.

Neto, escolhido por 346.881 eleitores no primeiro turno e obteve 26,68% dos votos, disse - após agradecer aos quase 350 mil votos recebidos - que a base do acordo não se dava através da troca de cargos, mas sim, pela incorporação de propostas e projetos apresentados pelo DEM, no primeiro turno. "Entendemos que o prefeito tem total liberdade para compor sua equipe e esperamos que ela seja composta com as melhores indicações técnicas para ajudar a população da cidade".

O presidente estadual do PMDB, Lúcio Vieira Lima, afirmou que o apoio do Democratas a candidatura de João Henrique será decisivo para a vitória no segundo turno. "Quero parabenizar a campanha do deputado ACM Neto, inclusive, que foi belíssima. O que o consolida, não só no seu partido, como na Bahia e na Câmara dos Deputados". Lúcio disse ainda que o PMDB vai incorporar as propostas do DEM e que a juventude e garra do deputado o gabaritarão para atuar como conselheiro do prefeito João Henrique. "João está mais forte pela experiência que adquiriu, pelo apoio do governo federal e agora, mais ainda, pelo apoio do DEM".

PR agora é 15


Ao formalizar o apoio do PR à candidatura do prefeito João Henrique, o presidente regional da legenda, senador César Borges, disse que a vitória de JH é um “ponto de resistência para que não se tenha hegemonia de um único grupo no Estado”. O ex-governador demonstrou certa amargura e revelou que o governo Wagner tentou comprar o PR. “Muito se fala do outro lado em republicanismo, mas pressionaram vários membros do nosso partido e ofereceram cargos, mas não conseguiram nos subjugar”.

O presidente do PMDB, Lúcio Viera Lima, lembrou que a entrada do PR na campanha significa que João Henrique agora está com 10 ministros do governo Lula. Lúcio também celebrou o apoio do deputado federal Maurício Trindade (PR), como o grande eleitor do partido em Salvador. “Maurício Trindade vale mais do que 45 Imbassahys”, ironizou.

Por fim, o prefeito ressaltou que o PR vai participar do programa de governo e que a união tem como base o propósito de melhorar a administração municipal. “Agora, temos os três senadores apoiando Salvador e também a experiência de César Borges como um ótimo governador que foi da Bahia”, destacou.

Equipe de transição de Ademar Pinto começa trabalhos


Oficializado o resultado do pleito eleitoral de 5 de outubro, Ademar Pinto (PMDB), prefeito eleito de Guaratinga, já está formando uma equipe de transição que irá diagnosticar a situação dos órgãos públicos municipais e elaborar as propostas para o orçamento do próximo ano. Depois de elaboradas, elas serão apresentadas aos atuais vereadores, que deverão transformá-las em emendas à Lei Orçamentária 2008.

Para garantir a governabilidade o futuro gestor já trabalha para viabilizar a implantação dos programas, ações e obras previstas no Plano de Governo Participativo - discutidas com segmentos da sociedade civil durante a campanha eleitoral. A saúde é considerada a área prioritária para Ademar. "Temos que resolver essa questão, com projetos rápidos para diminuir as filas e dar mais agilidade nos atendimentos", enfatizou.

Ademar concedeu na segunda e terça-feira desta semana, entrevistas a programas jornalístico das rádios: Pataxós, de Itabela e Ativa, de Eunápolis, onde expôs essas questões, levando-as ao conhecimento da população de Guaratinga e de toda região.

JH DESTACA AÇÕES DE SAÚDE E CRITICA PT


O prefeito e candidato à reeleição ao palácio Thomé de Sousa, João Henrique (PMDB), no programa eleitoral desta terça-feira (14), destacou as ações realizadas na área de saúde pelo atual secretário da pasta, José Carlos Brito, e voltou a criticar a participação do PT na administração. “Fiquei surpreso com a saída do PT, mas fico feliz com a nomeação de José Carlos Brito”, afirmou o peemedebista. Os últimos trabalhos da secretaria foram mostrados, sempre com destaque para a parceria com o governo Lula, como os programas de “Atenção à Saúde do Homem” e o “Viva Coração”, para evitar a morte súbita por parada cardíaca, além de novos projetos para o setor que serão implementados, caso haja a reeleição. Sobre a aliança, inclusive, a edição foi aberta com uma crítica à saída dos petistas da administração e flashs das obras realizadas em conjunto com ministérios federais. Em relação às atuais parcerias com o Democratas, do deputado federal ACM Neto e do ex-governador Paulo Souto, e o PR, do senador César Borges, o prefeito justificou que os apoios não significam indicações de cargos. “A gente aprende com os erros. Não colocarei mais secretários políticos em áreas técnicas”, referiu-se novamente ao que considerou “erro” durante a participação do PT na prefeitura. Sobre a polêmica da construção de casas populares na Baixa Fria, em São Marcos, que a campanha de Walter Pinheiro teria acusado de não estar acontecendo, JH apareceu em um canteiro de obras e declarou que o projeto “está em fase de infra-estrutura para começar a erguer 600 unidades habitacionais”.

PROPAGANDA ELEITORAL AINDA NÃO EMBALOU

Desde o início do 2º turno, os programas eleitorais de João Henrique (PMDB) e Walter Pinheiro (PT) têm deixado a desejar. Nesta fase decisiva da eleição, serão apenas duas semanas de campanha. Qualquer minuto bem aproveitado na TV pode significar a conquista de um novo eleitor. Mas, por que será que, em geral, os programas têm sido repetições e remendos dos outros já produzidos? Falta recurso ou criatividade dos publicitários?

BANCÁRIOS NEGOCIAM FIM DA GREVE

O Comando Nacional dos Bancários e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) retomam as negociações em uma reunião marcada para amanhã (16). O encontro foi proposto ontem durante uma audiência de conciliação entre representantes dos trabalhadores e patrões do setor bancário. O Comando Nacional dos Bancários tem 48h para avaliar a proposta de conciliação do Tribunal Regional do Trabalho (TRT)TRT, que inclui ainda a possibilidade de suspensão da greve, por decisão de assembléias, a partir da sexta-feira ( 17), manutenção do estado de greve e retomada da paralisação se em cinco dias úteis não houver acordo entre as partes.

Leonardo Quintão lidera com 18 pontos à frente em BH, aponta Ibope

O candidato do PMDB, Leonardo Quintão, está na frente na disputa pela Prefeitura de Belo Horizonte (MG), segundo pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira (15).

De acordo com a pesquisa, encomendada ao Ibope pela TV Globo e pelo jornal "O Estado de S.Paulo", Quintão tem 51% das intenções de voto, 18 pontos à frente de Marcio Lacerda (PSB), que aparece com 33%.

A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. Isso quer dizer que Quintão pode ter entre 48% e 54% e Lacerda, entre 30% e 36%.

Brancos e nulos somam 6%, segundo o levantamento, e 9% dos eleitores não sabem em quem vão votar ou não responderam.

No Rio, Ibope registra empate técnico entre Gabeira e Paes

Pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira (15) sobre a disputa pela Prefeitura do Rio de Janeiro aponta Fernando Gabeira (PV) com 42% das intenções de voto e Eduardo Paes (PMDB) com 39%.

Como a margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos, os dois candidatos estão tecnicamente empatados, segundo os dados do instituto. Considerando a margem de erro, Gabeira pode ter de 39% a 45%, e Paes, entre 36% e 42%.

De acordo com o levantamento, contratado pela TV Globo e pelo jornal "O Estado de S. Paulo", 10% dos eleitores ouvidos declararam que pretendem votar em branco ou anular o voto, e 9% ainda não sabem em quem votar ou não quiseram responder.

Kassab tem 12 pontos de vantagem sobre Marta, aponta Ibope

Pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira (15) sobre o segundo turno das eleições mostra o prefeito Gilberto Kassab (DEM), candidato à reeleição, com 12 pontos de vantagem em relação à candidata do PT, a ex-prefeita Marta Suplicy.

Encomendado pela TV Globo e pelo jornal “O Estado de S. Paulo”, o levantamento mostra Kassab com 51% das intenções de voto e Marta com 39%. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. Isso significa que Kassab pode ter entre 48% e 54%, e Marta, entre 36% e 42%.

Brancos e nulos somam 6%, segundo o Ibope. Os que não sabem em quem vão votar ou não responderam são 4%, de acordo com a pesquisa.

terça-feira, 14 de outubro de 2008

João realiza primeira grande carreata deste segundo turno


Com o reforço dos aliados, a campanha do candidato da coligação Força do Brasil em Salvador, João Henrique, realizou hoje, 12, uma carreata na orla de Salvador, entre Ondina e Praia do Flamengo, reunindo um grande número de veículos. Nem mesmo a chuva que caiu no início da carreata tirou o ânimo dos participantes, especialmente dos candidatos João Henrique e Edvaldo Brito, que desfilaram em carro aberto.

Este é o primeiro evento desta natureza realizado neste segundo turno da disputa pela prefeitura de Salvador. No primeiro turno, a coligação fez cerca de seis carreatas, não apenas na orla, mas também na cidade baixa, subúrbio, e bairros centrais de Salvador. Antes da carreata, João Henrique marcou presença na abertura de um passeio ciclístico iniciado na Fonte Nova e que percorreu diversos bairros.

Na oportunidade, o candidato falou do seu esforço em estimular o uso de bicicleta como meio de transporte, ampliando os espaços adequados para a circulação de bicicletas. Conforme João, essa administração aumentou em mais 20 quilômetros as ciclovias da cidade e a sua proposta de transporte de massa – a Transalvador -, vai privilegiar ainda mais o usuário de bicicleta. “Com isso, além das outras vantagens que a bicicleta oferece, vamos ajudar Salvador a desafogar o trânsito”, assinalou o candidato.

CARREATA - Apesar do longo percurso e do elevado número de veículos, a carreata realizada pela coligação Força do Brasil em Salvador não chegou a causar transtornos ao trânsito, que fluiu naturalmente. A manhã, iniciada com chuva, e o fato de hoje ser o Dia da Criança, fez com que muita gente deixar de procurar as praias, principal lazer do baiano.

Ao logo do trajeto muita gente se aglomerou em pontos de ônibus e nas calçadas para saudar a passagem dos candidatos. Foi o que aconteceu, por exemplo, em Amaralina, nas proximidades do antigo quartel do Exército localizado naquela área. Dezenas de pessoas se posicionaram na calçada acenando e fazendo gestos simbolizando sorte para os candidatos.

Nas praças Nossa Senhora da Luz e na que foi implantada na área do antigo Clube Português, na Pituba, crianças que brincavam nos equipamentos infantis sob os olhares dos pais, acenavam e jogavam beijos em direção aos veículos que passavam. Em vários pontos do percurso, a exemplo do Largo das Baianas, e Amaralina, no Jardim de Alah e em Jaguaribe, porta-bandeiras da coligação dividiam espaço com as do adversário. Também no Jardim de Alah, policiais que protestam contra a morte de colegas, encontraram clima favorável para dar visibilidade à manifestação que vêm realizando em vários pontos de Salvador.

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

COMEÇA HORÁRIO ELEITORAL PARA O 2º TURNO

Volta ao ar hoje o programa eleitoral gratuito de rádio e TV. Como são apenas dois candidatos, cada programa terá vinte minutos, divididos igualmente entre João Henrique (PMDB) e Walter Pinheiro (PT), com dez minutos para cada. Os horários de exibição serão os mesmos do primeiro turno. O primeiro do dia será às 13h e o segundo às 20h30. Os programas serão veiculados até o dia 24 de outubro, dois dias antes do pleito, como rege a Legislação Eleitoral.

GREVE DOS BANCÁRIOS CHEGA AO 14º DIA

A greve dos bancários, que completa 14 dias, vai continuar. Pelo menos é o que estima o Sindicato da categoria. Eles vão manter fechadas todas as unidades públicas do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal e as agências do HSBC e do Unibanco. À noite, a categoria se reúne em assembléia, no Ginásio de Esportes dos Aflitos, para discutir o andamento e organização do movimento. Em todo o país, cerca de 4,5 mil unidades bancárias estão paralisadas. A categoria reivindica aumento de 13,23%, valorização dos pisos salariais, melhor Participação nos Lucros e Resultados, vale-refeição de R$ 17,50, cesta-alimentação de R$ 415,00, fim das “metas abusivas e do assédio moral”, mais segurança e novas contratações.

CRISE NÃO VAI PARALISAR OBRAS DO PAC, DIZ LULA

O presidente Lula garantiu hoje em seu programa semanal "Café com o presidente" que nenhuma obra de infra-estrutura assumida pelo governo vai parar por causa da instabilidade dos mercados internacionais. Para ele, tanto as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) quanto às atividades da Petrobras vão continuar. "É importante a gente ficar preocupado e atento com a crise, mas também saber que o governo não vai permitir que as obras que contratamos e iniciamos sejam paralisadas. Tudo vai continuar acontecendo neste país. E cada vez que acontecer um problema, vamos resolver sem criar o pânico que alguns querem que se crie".

Debate causa impasse entre Tvs



Estão marcados para o próximo domingo, dia 19, o debate do 2º turno entre os prefeituráveis da capital pelas TV’s Itapoan e Aratu. Com isso, várias amarrações vão ter que ser desatadas. Primeiro: o PT, não aceita as regras da afiliada da Record, em que jornalistas do grupo fazem perguntas aos candidatos. Depois, mesmo sendo em horários diferentes, os tanto Pinheiro quanto João Henrique não aceitam participar de dois debates no mesmo dia. Seria uma maratona desumana tanto para os candidatos quantos para os telespectadores. A TV do Galinho alega ter marcado o debate em julho. A Itapoan garante que a escolha da data está inserida na grade nacional. Pronto, está criado o problema!

Crianças são retiradas de casa em péssimas condições de higiene em SP

Cinco crianças foram retiradas da casa onde viviam com os pais na periferia de Campinas, a 103 km de São Paulo, porque o local estava em péssimas condições de higiene. Os irmãos, entre 1 e 9 anos de idade, foram levados neste domingo (12) em um carro da Guarda Municipal.

A situação só foi descoberta por causa de uma denúncia de briga do casal. Dentro da casa, havia sujeira para todos os lados. Sentados no sofá da sala, a mãe e o pai resistiram a falar sobre o assunto.

Em todos os cômodos havia sujeira. Na cozinha, restos de comida sobre o fogão dividiam espaço com latas de cerveja espalhadas. Nos quartos, havia roupas emboloradas e sapatos amontoados no mesmo espaço onde dormia a família.

De acordo com o Conselho Tutelar, as cinco crianças estavam em situação de negligência. Elas não sofreram maus tratos, mas foram levadas da casa pela falta de higiene. Os menores vão permanecer em um abrigo até que os pais tenham condições de recebê-los.

sábado, 11 de outubro de 2008

Morre o líder austríaco de extrema direita Jorg Haider


Foto:AFP

Jorg Haider morreu num acidente de carro nesta madrugada. Ele era considerado um dos políticos mais radicais da Europa, por causa do discurso de ódio aos imigrantes e das declarações pró-nazismo. Haider estava dirigindo sozinho, em uma estrada no sul da Áustria, quando perdeu a direção do carro e capotou vária vezes. O político morreu na hora. A polícia ainda investiga o acidente.

Haider era desde 1999 governador do estado austríaco da Caríntia (sul da Áustria) e chefe da Aliança pelo Futuro da Áustria, um partido populista de direita. Ele tinha 58 anos e iria participar neste sábado da festa de 80 anos de sua mãe, também na Caríntia.

Felipe Massa ainda aposta no título mundial


Após o quinto lugar no grid do GP do Japão, Felipe Massa acredita que suas chances de vencer o Mundial deste ano ainda estão vivas. Ele largará quatro posições atrás de Lewis Hamilton, pole position e líder do campeonato. O brasileiro da Ferrari diz que a briga irá até a última volta da última corrida da temporada.


- A chance continua aí. Ainda acredito no título. Temos 30 pontos a serem disputados. O resultado deste sábado não foi bom. Mas não signfica que será assim na corrida. Precisamos continuar a lutar até a última volta da última corrida. Ainda é muito cedo. Se conseguirmos mudar a situação, será fantástico. Se não, tentaremos outra vez no próximo ano - diz Massa, em entrevista à imprensa inglesa.

Odebrecht rebate governo equatoriano

A construtora Norberto Odebrecht rebateu nesta sexta-feira (10) as declarações do governo do Equador, publicadas pela imprensa nos últimos dias, de que o presidente Rafael Correa teria decidido expulsar a empresa do país e rejeitar um acordo a respeito dos problemas surgidos na hidrelétrica de São Francisco.

De acordo com os esclarecimentos, enviados à imprensa, o acordo, firmado no último dia 24, 'não é produto de uma proposta da empresa e, sim, da aceitação de todas as exigências do Estado equatoriano'. Diz a nota que o objetivo, ao aceitar essas exigências, era 'resolver o conflito com o governo, preservar nossos bens e principalmente garantir a integridade de nossos colaboradores – brasileiros e equatorianos'.

A construtora afirma que ainda não recebeu nenhum comunicado oficial do governo equatoriano. Há dois dias, o ministro de Setores Estratégicos, Galo Borja, disse à BBC Brasil, que a decisão de expulsar a Odebrecht também foi motivada por falhas que a empresa teria cometido em projetos em andamento. Uma das reclamações seria a de que a empresa teria recebido verba antecipada para a obra da usina hidrelétrica Teoachi-Pilaton e que, até agora, não fez nada.

Fonte: Correio da Bahia

César Borges e PR apoiam João



O presidente do PR, senador César Borges, formalizou apoio à candidatura de João Henrique às 11 horas de hoje no auditório do Edf. Advanced Trade Center,uma das transversais da Av. Tancredo Neves. O senador, que já havia tomado esta posição, dela não se afastou apesar de haver muitos pedidos em sentido contrário.

Inversamente o que se comentava nos bastidores, o presidente Lula não se envolveu na questão, mas sim o governador Jaques Wagner, a quem Borges tentou dar retorno esta manhã para confirmar a sua posição, mas não obteve êxito.

Recebeu, também, o bispo Márcio Marinho, candidato a vice da chapa de ACM Neto que, acompanhado do deputado Ivo Assis, eleito pela Iurd, comunicou-lhe que ficaria com Walter Pinheiro, posição, aliás da sua Igreja, que mudou a posição do radialista Raimundo Varela. Assim, DEM e PR juntos apoiarão o candidato do PMDB.

Bush se reune com G7 para conter crise

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, e os ministros das Finanças do Grupo dos Sete Países mais Industrializados do mundo (G7) iniciaram uma reunião de urgência neste sábado, em busca de soluções para a crise financeira internacional.

A Casa Branca anunciou que, após a reunião, Bush dará uma entrevista à imprensa junto aos ministros de Grã-Bretanha, Canadá, França, Alemanha, Itália e Japão, e os líderes do Fundo Monetário Internacional e o Banco Mundial.

Os ministros das finanças e chefes dos Bancos Centrais do G7 publicaram sexta-feira em Washington um "plano de ação" de cinco pontos para enfrentar a crise financeira internacional, se comprometendo a evitar qualquer quebra bancária importante.

Fonte: A Tarde

Maia será o candidato do PMDB à Presidência de AL


Foto: Maurício Naiberg/ Bahia Notícias

Nos bastidores da coletiva, Lúcio Vieira Lima aproveitou para lançar a candidatura do deputado Arthur Maia (PMDB) à presidência da Assembléia Legislativa. “Vi no BN e confirmei com o próprio líder da bancada na AL, deputado Leur Lomanto Jr., que o ambiente é favorável para que o partido busque a chefia do Legislativo. O deputado Arthur Maia tem experiência, é competente e, apesar de ter passado uma chuva entre os tucanos, tem a confiança do PMDB”.

Blitz da Lei Seca é suspendida temporariamente pela SET


Após fiscalizações duas vezes por semana desde junho, quando tiveram início, as blitze da lei seca em Salvador serão suspensas pela Superintendência de Engenharia de Tráfego (SET).

De acordo com o superintendente, Hamílton Bastos, as intervenções custavam muito caro para a estrutura necessária, com a presença de toldos e banheiros químicos em diversos pontos da cidade. Entretanto, Bastos afirma que o cumprimento da lei permanece ativo em Salvador, pois as viaturas da SET permanecem munidas de todo o equipamento de fiscalização.

Em Salvador, 68 motoristas foram flagrados cometendo a infração de dirigir embriagados, e 1817 ocorrências de trânsito foram registradas nos últimos três meses, contrastando com os 4272 do mesmo período de 2007.

Walter Pinheiro recebe novo apoio


Dois dias depois de receber o apoio do PSDB e do ex-prefeito Antônio Imbassahy, que disputou as eleições no primeiro turno, o candidato a prefeito de Salvador pelo PT, Walter Pinheiro, ganha agora a adesão do PPS, aliado dos tucanos, que apresentou Miguel Kértzman como candidato a vice.

Pinheiro, a sua vice, Lídice da Mata (PSB), Kértzman e os dirigentes partidários - Virgílio Pacheco e George Gurgel (PPS), Jonas Paulo (PT), Nestor Duarte (PSDB) e Jair Gomes (PV) - avaliam como "natural" a nova aliança incorporando os dois partidos, porque são diferentes, mas sempre estiveram juntos nas lutas pelas liberdades democráticas.

"Estávamos juntos na eleição do governador Jaques Wagner (PT) e continuamos juntos", disse Pinheiro, que manifestou a sua satisfação, explicando também que não houve acordo para ocupação de cargos e que essa questão não foi tratada sequer com os partidos que compõem a coligação "Salvador - Bahia – Brasil" (PT, PSB, PCdoB, PV). "Fico feliz porque recebi o apoio, que não é uma relação de troca, mas em torno de um projeto para cidade", frisou o candidato.

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Crise: demorou mais chegou...


Nesta semana, o jornal da Metrópole faz uma abordagem criteriosa de como a crise norte-americana abala a economia do Brasil e a vida do cidadão comum. Apesar de Pinheiro (PT) e João Henrique (PMDB) disputarem o Thomé de Souza na fase decisiva da eleição, a briga vai ser travada mesmo entre o governador Jaques Wagner e o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima. O tempo promete fechar! E mais: Al Pacino e De Niro juntos nas telonas. Novo prefeito tem que negociar com a Câmara Municipal. Wagner perde a paciência e exige conclusão da reforma de Pituaçu.

Lei de saneamento básico será regulamentada, diz Fortes


O ministro das Cidades, Márcio Fortes, anunciou ontem que a regulamentação da Lei Nacional de Saneamento Básico, sancionada em janeiro de 2007, deverá ser concluída até o fim deste ano. Ele informou ainda que é necessária a análise de outros ministérios envolvidos na área do saneamento, como da Saúde e do Meio Ambiente. A legislação estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento básico e para a política federal do setor. “Alguns consideram que não há necessidade de regulamentação, pois ela seria auto-aplicável. Na verdade, vimos que desde o momento da aprovação da lei até agora, tudo está funcionando com tranqüilidade, então, há fundamentos nessa parte”.

Vitória perde e se distancia do G-4


Uma noite que deve ser esquecida para o Vitória. Jogando contra o Botafogo, adversário direto na briga pela Libertadores, no Engenhão, a equipe comandada por Vagner Mancini voltou a decepcionar fora de casa e perdeu por 3 x 1. Jogando um futebol abaixo do esperado, pois a equipe estava completa, o leão até que teve chances de vencer a partida, mas as falhas no sistema defensivo e a benevolência da arbitragem com o Botafogo, tiraram as possibilidades de conseguir a quarta vitória fora do Barradão. Agora, o rubro-negro fica com 43 pontos, foi para oitava colocação e pode cair para o décimo lugar com o complemento da rodada, que será no sábado.

Prêmio Nobel de Literatura vai para escritor francês

O escritor francês Jean-Marie Gustave Le Clézio foi anunciado ontem o vencedor do
Prêmio Nobel de Literatura de 2008. A academia sueca do Nobel, que escolhe o vencedor do prestigioso prêmio de 10 milhões de coroas suecas (US$ 1,4 milhão), elogiou Le Clézio, 68, por seus romances cheios de aventuras, seus ensaios e sua literatura infantil.

Kassab e Marta reciclam propostas antigas em São Paulo

Os dois candidatos à Prefeitura de São Paulo neste segundo turno deixaram de cumprir em suas respectivas gestões promessas feitas nas campanhas de 2000 e 2004. Hoje, os programas de governo deles trazem, de forma reciclada, algumas prioridades que constavam em seus antigos cardápios eleitorais.

Marta Suplicy (PT) governou São Paulo de 2001 a 2004. Gilberto Kassab (DEM) é o atual prefeito, tendo sido vice de José Serra (PSDB) de 2005 até o início de 2006.

Tanto nas campanhas anteriores como agora, a petista e o democrata produziram caderninhos com seus programas, passaram meses prometendo novos projetos e, no início de suas gestões, estabeleceram metas a serem cumpridas.

Líder na atual disputa, Kassab prometia em 2004 (na época como vice na chapa de Serra) construir hospitais de bairro com 50 leitos cada um, criar comunicação de rádio entre a Guarda Civil Metropolitana e a Polícia Militar, criar vale-transporte para desempregados, implantar o Ceasa da zona leste e criar um "disque trânsito" 24 horas, entre outras coisas. Esses exemplos citados ou foram esquecidos ou não foram cumpridos integralmente.

Marta Suplicy fez promessas na campanha de 2000 tais como a de garantir vaga a toda criança na escola, investir no metrô, fazer a extensão do Fura-Fila até Vila Prudente, criar "bolsões" de estacionamento para veículos particulares e, como um dos primeiros atos de seu governo, em 2001, baixou decreto que fixava metas para que, entre outras coisas, nenhum albergue abrigasse mais do que cem moradores de rua.

Também a exemplo de Kassab, essas promessas ou não foram cumpridas ou foram cumpridas parcialmente.

No atual programa de governo de Marta, a "reciclagem" se dá em propostas como a de a prefeitura liderar a integração de projetos para a região metropolitana, subsidiar a aquisição de lotes ou imóveis por famílias de baixa renda ou oferecer internet gratuita a toda a cidade (em 2000, o discurso era de internet grátis para toda a periferia).

Deputado Leur ressalta resultado positivo do PMDB em todo Estado

O deputado Leur Lomanto Júnior, líder do PMDB na Assembléia Legislativa comemorou na sua base política em Jequié, a vitória de mais de 21 candidatos a prefeito apoiados por ele no interior da Bahia. Entre alguns dos destaques estão a reeleição de importantes cidades, como Ribeira do Pombal com Zé Grilo (PMDB), de Ipiaú com a vitória de Deraldino Araújo, Seabra com Rochinha, no município de Ubaitaba com Alexandre, Madre de Deus com a reeleita Nita.

A coroação do triunfo de Leur Lomanto Júnior foi na própria Cidade Sol com o êxito do ex-deputado estadual, Luiz Amaral (PMDB), onde o apoio nacional foi reforçado com a gravação de mensagens de alguns ministros do governo Lula.

Além disso, o parlamentar enfatizou todo o resultado positivo do PMDB no Estado com a conquista de mais de 100 prefeituras. "O balanço favorável demonstra a força de nosso partido e sua projeção cada vez maior de crescimento em nosso Estado. Que as novas administrações tenham bastante êxito e se voltem sempre para a solução dos problemas nas comunidades", enfatizou. Lomanto Júnior exaltou também a chegada de João Henrique ao segundo turno na capital. Segundo ele, é grande a chance de reeleição do prefeito.

PRP, PSDC e PT do B fortalecem campanha de João


Novas lideranças políticas declararam apoio à reeleição João Henrique (PMDB), da coligação Força do Brasil em Salvador, em encontro que tiveram na manhã de hoje (8), com o candidato, quando manifestaram a decisão e foram unânimes em afirmar que João apresenta as melhores propostas para Salvador. Seguem agora com João neste segundo turno, os presidentes estaduais do PT do B, Dilma Gramacho, do PRP, Jorge Aleluia, e do PSDC, Antonio Balbino, partidos que estiveram com o candidato do DEM, Antonio Carlos Magalhães Neto, no primeiro turno das eleições.

Ao justificar a posição anunciada hoje, Dilma Gramacho disse que a proposta de governo de João Henrique reúne projetos que refletem a linha programática do PT do B, o que permite um apoio confortável do seu partido à reeleição do prefeito. Lembrou ainda ter apoiado João Henrique em 2004.

Jorge Aleluia também considerou o apoio a João como a definição mais natural do seu partido. "Sempre fomos simpáticos ao projeto de João Henrique. Acreditamos que nesta etapa da eleição, em que o nosso candidato ficou fora da disputa, ele é o melhor para administrar Salvador" disse.

O presidente do PSDC pediu ao candidato que reapresente o projeto de criação de táxis para portadores de necessidades especiais, proposto pela atual administração, "mas que, infelizmente foi barrado pela bancada do PT", lamentou Aleluia. Para Antonio Balbino, a reeleição de João Henrique representa continuidade de uma administração que renovou a cara da cidade e engloba projetos defendidos pelo PSDC.

Durante o encontro, João disse sentir-se satisfeito com o apoio, destacando a importância das lideranças, o que fortalece sua campanha neste segundo turno. Conforme o candidato, as obras que estão sendo realizadas buscam transformar Salvador, vão ter continuidade, mas alertou que uma das suas prioridades de uma segunda gestão será a geração de mais emprego, por entender que essa é uma questão fundamental para a redução da violência e para o fortalecimento da unidade familiar.