sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Feliz Ano Novo!



Passado o Natal e à espera do ano novo, é tempo de renovar as energias. Descançar o corpo e alma, recobrar os sentidos e realimentar os pensamentos. Estou entrando em recesso de fim de ano a partir de hoje, mas retorno cheio de novidades no dia 5 de janeiro de 2009. Aguardem!

À todos um Ano Novo de luz, concretizações e dádivas.

Saõ os votos sinceros do Toca

Inauguração na UPB


Da esquerda para a direita, o jornalista e escritor Sebastião Nery, o publicitário Sydney Rezende e o engenheiro e administrador Manuel Chamadorio

Depois do Natal...



E o sapatos em Bush continuam... agora no Irã


Mulher iraniana arremessa sapato contra pôster com a imagem do presidente americano George W. Bush durante um protesto contra os Estados Unidos, nesta sexta-feira, em Teerã, capital do Irã. O ato de jogar sapato contra uma imagem de Bush virou moda após o jornalista iraquiano Muntazer al-Zaidi lançar um par de calçado contra o líder americano durante uma entrevista coletiva em Bagdá no último dia 14 (Foto: Atta Kenare/AFP)

Tucanos preparam relatório para contrapor Pelegrino


Saiu hoje na coluna Painel, da Folha de S. Paulo, que técnicos do PSDB na Câmara começaram a formatar, antes do recesso, o relatório alternativo ao parecer do deputado baiano Nelson Pelegrino (PT) na CPI dos Grampos. O eixo do documento tucano tem três pontos: 1) listar operações anteriores da Polícia Federal para mostrar que "nunca antes" houve empenho investigativo similar ao da Operação Satiagraha; 2) citar dados da auditoria do Exército para afirmar que a Abin tem pelo menos sete aparelhos capazes de produzir grampos não-autorizados; 3) cruzar dados do Conselho Nacional de Justiça com material enviado pelas operadoras para argumentar que ninguém sabe ao certo quantos são os grampos em andamento. Os autores do relatório já escolheram o nome do capítulo sobre ações anteriores da PF no governo Lula: "De Waldomiro a Romênio". Este último é o secretário do PT flagrado em escutas da Operação João de Barro, sobre desvios do PAC em prefeituras. Para os tucanos, o relatório de Pelegrino, que é da base aliada de Lula, será muito ameno com o governo.

UPB transfere eleição para o dia 28



A eleição na União dos Municípios da Bahia (UPB) foi transferida para o dia 28 de janeiro. Inicialmente, o pleito, que vai acontecer na sede da entidade, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), estava agendado para o dia 20. Mas os prefeitos decidiram ganhar mais tempo para tentar articular uma chapa de consenso porque surgiram outras candidaturas. Tudo caminha no sentido de uma chapa única encabeçada pelo prefeito de Bom Jesus da Lapa, o peemedebista Roberto Maia.

O gestor de Camaçari, Luiz Caetano (PT), que lançou-se candidato, pode ser o vice na chapa, ou articular um outro nome petista para a vaga. Há dois anos, o PT e o governador Jaques Wagner bancaram a candidatura do petista Carlos Brasileiro (Senhor do Bonfim), que perdeu a eleição na UPB para o atual presidente da entidade, o democrata Orlando Santiago (Santo Estevão). Isso apenas um mês após a posse de Wagner e com o apoio de parte de um PMDB que ainda não era forte como é hoje. Caetano negocia a desistência, com o entendimento do PT e do governador por saber que, tendo a maioria das prefeituras da Bahia e costurando o apoio de outras legendas da base aliada e da oposição, os peemedebistas têm as chances mais concretas de vencer uma disputa no voto

ACM Neto diz que DEM não apóia Nilo


O deputado ACM Neto (DEM) disse hoje ao jornal A Tarde que o seu partido não vai aceitar a oferta de cargos na Mesa Diretora da Assembléia Legislativa em troca do apoio à reeleição de Marcelo Nilo (PSDB) na Casa. O tucano ofereceu ao DEM a Primeira Secretaria. Os democratas se articulam na Assembléia para derrotar Nilo, e, na realidade, o discurso dos integrantes do partido sempre foi este: o de compor uma chapa contra o tucano, que segue a risca a cartilha do governador Jaques Wagner (PT). Para Neto, o Legislativo estadual precisa de mais independência. O democrata também acusou o presidente da Casa de ter assumido o ônus da convocação extraordinária para tentar se reeleger.

Casal Sarkozy evita imprensa em Itacaré


O presidente francês, Nicolas Sarkozy, evitou a imprensa ontem. Apesar do bom tempo, que levou muita gente à praia na Bahia, ele não saiu nem sequer uma vez do resort onde se hospeda, em Itacaré. Chegou a pedir, por intermédio de autoridades, que a Polícia Federal fosse à praia afastar os jornalistas. Para hoje está prevista uma visita de Sarkozy à Reserva Ecológica de Una, uma área preservada de mais de 11 mil hectares, a 45 km ao sul de Ilhéus, na chamada Costa do Descobrimento.

Na noite de terça-feira, após desembarcar na Bahia, a cantora e primeira-dama Carla Bruni foi recebida com um bolo de aniversário - ela completou 41 anos - e apagou velinhas na região onde o Brasil foi descoberto. O local onde estão hospedados é o bangalô mais alto do conjunto Txai Resort, com vista da praia, um local de invejável geografia, limpo e calmo.

Comissão vai direcionar verbas do Orçamento

A Comissão Mista de Orçamento do Congresso, encarregada de discutir a partilha das verbas orçamentárias, deve votar no início de 2009 a flexibilização de parte das rigorosas normas adotadas em 2006, após o escândalo da máfia das ambulâncias, identificado pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Sanguessugas. Uma das alterações promete gerar polêmica: ela permite que recursos de emendas de bancada possam ser direcionados pelos governadores ou pelo Executivo para projetos espalhados por todo o Estado beneficiário.

Prefeito conclui nova equipe de governo

Com a indicação da subsecretária municipal da Reparação, Maria Alice da Silva, como titular da pasta; do atual secretário de Governo, Pedro Dantas, para a Secretaria de Planejamento, Tecnologia e Gestão (Seplag) e de Neemias dos Reis Santos, atual secretário de Promoção da Cidadania, como ocupante da nova Secretaria do Trabalho, Assistência Social e Direitos do Cidadão (Setad), o prefeito João Henrique Carneiro (PMDB) dá por encerrada a montagem da equipe de secretários do seu segundo mandato na Prefeitura de Salvador.

Estes eram os três nomes que faltavam para o prefeito fechar o primeiro escalão do novo governo, que, a partir de 2009, reduzirá o número de secretarias de 17 para 11. A emenda aprovada pela Câmara Municipal, que evitaria no reforma administrativa a extinção da Secretaria de Esportes e Lazer (Semel), deverá ser vetada por João Henrique.

Fonte: A Tarde

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

FRASES!!!

''O que te engorda não é o que você come entre o Natal e o Ano Novo, mas o que você come entre o Ano Novo e o Natal''
Solange Couto.

''Se o horário oficial é o de Brasília, por que a gente tem que trabalhar na segunda e na sexta?''
Dorival Caymi.

''Para seu marido não acordar com a macaca...Depile-se''
Cláudia Ohana.

''O homem é um ser tão dependente que até pra ser corno precisa da ajuda da mulher. Pra ser viúvo também''
Principe Charles.

''Por maior que seja o buraco em que você se encontra, pense que, por enquanto, ainda não há terra em cima''
Dercy Gonçalves.

''Cabelo ruim é igual a bandido... Ou tá preso ou tá armado''
Ronaldinho Gaúcho.

''Preguiçoso é o dono da sauna, que vive do suor dos outros''
Roberto Justus.

''Não me considere o chefe, considere-me apenas um colega de trabalho que sempre tem razão''
Galvão Bueno.

''Malandro é o pato, que já nasce com os dedos colados para não usar aliança''
Zeca Pagodinho.

''Mulher gorda é que nem Ferrari...Quando sobe na balança vai de zero a cem em um segundo''
Reginaldo Leme.

''Se um dia a vida lhe der as costas...Passe a mão na bunda dela''
Paulo Cesar Pereio.

''Os psiquiatras dizem que uma em cada quatro pessoas tem alguma deficiência mental...Fique de olho em três dos seus amigos. Se eles parecerem normais, o retardado é você''
Antônio Palocci.

''Se homossexualismo fosse normal...Deus teria criado Adão e Ivo''
Gilberto Braga.

''Todo mundo tem cliente. Só traficante e analista de sistemas é que tem usuário''
Bill Gates.

''Mulher de amigo meu é igual a muro alto.....sei que é perigoso, mas eu trepo''
Chico Buarque.

''Casamento começa em motel e termina em pensão''
Romário.

''Seja legal com seus filhos. São eles que vão escolher seu asilo''
Itamar Franco.

''Passar a mulher pra trás é fácil.O difícil é passar adiante''
Eduardo Suplicy.

''O Brasil está igual a carro velho: para subir não tem força, para descer não tem freio''
Dilma Roussef.

''Antigamente, o homossexualismo era proibido no Brasil. Depois, passou a ser tolerado.Hoje é aceito como coisa normal... Eu vou-me embora antes que se torne obrigatório''
Arnaldo Jabor.

Juro do cheque especial atinge o maior patamar em cinco anos

A taxa média de juros cobrada nas operações com cheque especial para pessoas físicas chegou a 174,8% ao ano em novembro, o maior valor desde junho de 2003, segundo informou hoje o Banco Central. No ano, os juros do cheque especial já avançaram 36,7 pontos percentuais.

NOVAS CANDIDATURAS ADIAM CONSENSO NA UPB

Roberto Maia, que é irmão do deputado estadual Arthur Maia (o grande articulador, junto ao PMDB, da candidatura do prefeito de Bom Jesus da Lapa), acredita que as chances de que haja o consenso na UPB são "muito grandes". "Esperamos que no dia 5 a chapa de consenso já esteja definida, pois a disputa não é bom para ninguém", frisou. Ele disse que o próprio governador Jaques Wagner (PT) tem se esforçado para que haja consenso tanto na UPB quanto na Assembléia Legislativa. "Não é bom antecipar 2010 para 2008. A UPB e a Assembléia precisam dar o exemplo de união entre todos os partidos", destacou. Roberto Maia já apresentou até propostas de campanha. "Quero reabrir a sede da entidade em Brasília e melhorar a questão da engenharia de projetos para ajudar os prefeitos", salientou. Ele defendeu também a criação de uma espécie de PAC dos Municípios, para ajudar as cidades falidas.

GOVERNO PLANEJA INAUGURAR 107 OBRAS EM 2010

O governo federal planeja inaugurar em 2010, ano da sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, uma de cada três grandes obras em andamento no país. O dado é de levantamento feito pela Folha de São Paulo na lista dos chamados "projetos de grande vulto", publicados em anexo ao projeto de lei orçamentária de 2009, que aguarda sanção presidencial. Esses projetos são aqueles sob a responsabilidade direta de ministérios e órgãos a eles subordinados, com valor estimado superior a R$ 20 milhões. Também entram na lista as obras executadas por estatais, com orçamento acima de R$ 100 milhões. Ao todo, são 348 obras e projetos em andamento no país que foram incluídos na lista. Desses, 107 estão com conclusão prevista para 2010, sendo 11 na Bahia. O número representa 30,7% do total de obras em andamento

PLANALTO PODE TENTAR NOVAMENTE RECRIAR CPMF

Parlamentares da oposição na Câmara Federal criticaram mais uma tentativa do Palácio do Planalto de ressuscitar a CPMF, desta vez com o nome de Contribuição Social para a Saúde (CSS). Mesmo em um momento de crise e de tentativa de redução da elevada carga tributária nacional, o ministro José Gomes Temporão (Saúde) já teria acertado com o ministro José Múcio (Relações Institucionais) e com o líder do governo na Câmara, Henrique Fontana (PT-RS), a votação, em fevereiro, o dispositivo que cria o substituto do "imposto do cheque". Presidente da Frente Parlamentar da Saúde, o deputado Rafael Guerra (PSDB-MG) avalia que não há motivos para mais esse tributo. "Há uma crise econômica mundial que já está se refletindo no Brasil. Portanto, o que país precisa é diminuir a carga de impostos, e não aumentá-la", contestou.

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Divulgada lista dos mais faltosos da Câmara

Nenhum parlamentar baiano aparece na lista dos mais faltosos ou presentes da Câmara Federal este ano. Em números absolutos, pela ordem decrescente, os deputados mais faltosos em 2008 foram: Alberto Silva (PMDB-PI),

Carlos Wilson (PT-PE),

Custódio Mattos (PSDB-MG),

Nice Lobão (DEM-MA),

Ciro Gomes (PSB-CE),

Sandro Mattos (PR-RJ),

Enio Bacci (PDT-RS),

Dr. Pinotti (DEM-SP),

Abelardo Camarinha (PSB-SP)

Silas Câmara (PSC-AM).

Com exceção de Abelardo e Silas, os outros faltaram a pelo menos metade dos trabalhos em plenário.

Os mais assíduos foram:

Antônio Bulhões (PMDB-SP),

Beto Faro (PT-PA),

Eliene Lima (PP-MT),

Emanuel Fernandes (PSDB-SP),

Flávio Bezerra (PMDB-CE),

Gustavo Fruet (PSDB-PR),

Jofran Frejat (PR-DF),

Leonardo Vilela (PSDB-GO),

Manato (PDT-ES),

Mauro Nazif (PSB-RO)

, Paulo Rocha (PT-PA),

Pedro Chaves (PMDB-GO)

, Pedro Fernandes (PTB-MA),

Pedro Wilson (PT-GO),

Roberto Santiago (PV-SP)

Tadeu Filippelli (PMDB-DF).

O levantamento foi feito pelo site Congresso em Foco.

Frase de Lúcio


“...o prefeito tem moral e mérito para ter ressalvas contra o PT. Afinal de contas, foi abandonado pelo partido no final do mandato sem nenhuma razão ética para tanto”

Lúcio Vieira lima, presidente estadual do PMDB, ao rebater as declarações do presidente estadual do PT, Jonas Paulo, que afirmou que JH agia como “biruta” ao defender a ruptura entre as legendas.

Candidatura de Roberto Maia será confirmada


Logo mais, às 14h, uma reunião na União dos Municípios da Bahia (UPB) vai confirmar a candidatura do prefeito de Bom Jesus da Lapa, Roberto Maia (PMDB), à presidência da entidade. Maia ganhou a preferência interna dos prefeitos do seu partido. Irmão do deputado estadual Arthur Maia (PMDB), que abriu mão de disputar a presidência da Assembléia Legislativa, ele vai enfrentar o candidato do PT, Luiz Caetano (Camaçari), e o do PSDB, Eduardo Alencar (Simões Filho). A eleição na UPB é no dia 20 de janeiro.

Wagner diz que Jõao só será oposição se quiser


Em entrevista concedida há pouco ao Bahia Meio Dia, jornal da TV Bahia, o governador Jacques Wagner afirmou que espera continuar tendo o PMDB como seu aliado tanto para a sua sucessão quanto para a do presidente Lula, em 2010. Ele minimizou um possível rompimento com o prefeito João Henrique Carneiro (PMDB), acrescentando que o PT só será oposição na capital baiana se o prefeito quiser.

Wagner disse que, na hipótese do PT ficar na oposição, João Henrique será tratado com o mesmo respeito destinado a um gestor politicamente adversário no âmbito partidário. “O que for de interesse da cidade, trataremos. Se ele decidir ficar na oposição, trataremos como um prefeito de oposição, mas ainda está muito cedo, nem ocorreu a posse ainda”, disse o governador.

STF conclui 1ª fase de interrogatório sobre mensalão

Responsável pela ação penal que apura o escândalo do mensalão, o ministro Joaquim Barbosa, do Supremo Tribunal Federal (STF), concluiu a fase de interrogatório das testemunhas de acusação. Barbosa, agora, determinou a notificação das testemunhas de defesa para que deponham no inquérito que apura o suposto esquema de pagamento de mesadas a parlamentares em troca de apoio ao governo.

A próxima fase da ação penal deve começar em janeiro. O relator disse que espera empenho, ?tendo em vista o grande número de testemunhas arroladas e o perigo de esta fase da ação penal se arrastar excessivamente?. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Prefeitura de Feira é palanque do DEM

As lentes do Museu Parque do Saber, dotado de equipamentos de projeção de filmes de alta tecnologia, já estão aproximando Feira de Santana da sucessão em 2010. A inauguração do apelidado teatro virtual, esta semana, manteve uma tradição no segundo colégio eleitoral da Bahia: criar fatos políticos com a presença de estrelas, como foi o caso, agora, da participação do prefeito reeleito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM).

A inauguração do museu foi claramente um ato político do Democratas, não só pela presença de Kassab, mas também pela do ex-governador Paulo Souto; dos deputados federais Fernando de Fabinho, ACM Neto, João Almeida e José Carlos Aleluia; dos deputados estaduais Eliedson Ferreira e Fernando Torres; e de mais de duas dezenas de prefeitos da região. O assunto sucessão 2010, é claro, não foi tocado nos discursos. Todos os que falaram elogiaram o Parque do Saber, considerado em termos de equipamento o mais avançado da América Latina.

Fonte : A Tarde

Urnas eletrônicas em 2010 terão foto de vice e suplente


Já nas eleições de 2010 o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) incluirá nas urnas eletrônicas os nomes e as fotos do candidato a vice-presidente da República e dos suplentes de senadores. Ao fim da votação, o eleitor também passará a contar com um quadro-resumo de seus votos, para fazer uma última checagem e confirmar as escolhas.

As mudanças fazem parte da resolução do TSE que aprovou os modelos das telas de votação da urna eletrônica para 2010. Segundo o presidente do TSE, Carlos Ayres Britto, a medida é mais um passo para dar total visibilidade e transparência ao eleitor dos candidatos que disputam a eleição. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.


TSE anula vitória de Belinati em Londrina

O Tribunal Superior Eleitoral confirmou na madrugada desta sexta-feira (19) a decisão tomada pela própria Corte no dia 28 de outubro, que anulou a vitória do prefeito eleito de Londrina, Antonio Belinati (PP). Ao analisarem recursos protocolados contra a inelegibilidade do pepista, por maioria os ministros rejeitaram os pedidos.

Belinati disputou os dois turnos da eleição em Londrina por força de uma decisão do ministro do TSE Marcelo Ribeiro, que acatou recurso contra decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), que havia cassado o registro de candidatura do pepista. Belinati ainda pode entrar com novo embargo de declaração contra a decisão desta madrugada.

Senado recorre ao STF para Câmara oficializar novas vagas de vereador

O Senado entrou nesta quinta-feira (19) com mandado de segurança contra a decisão da Mesa da Câmara dos Deputados de não promulgar emenda à Constituição que cria 7.343 novas vagas de vereadores no país. Na opinião do presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN) uma Casa do Legislativo não pode vetar uma decisão da outra.

A criação das novas vagas de vereadores foi aprovada na madrugada desta quinta-feira (18), ma barrada pela Câmara na tarde do mesmo dia. A PEC aumenta o número de vereadores em todo o país para 59.791 vereadores –ante os atuais 51.748 atuais.

Lula diz que país precisa reestruturar Forças Armadas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta segunda-feira (22), ao longo de seu programa de rádio “Café com o presidente”, que pretende reorganizar e reestruturar as Forças Armadas. Ele deu a entender que um país emergente como o Brasil, que acabou de descobrir grandes reservas de petróleo, precisa cuidar de seu patrimônio. Lula ainda elogiou o trabalho da Primeira Cúpula da América Latina e do Caribe e também homenageou Chico Mendes.

Segundo Lula, um país com as dimensões e riquezas do Brasil precisa de retaguarda e necessita pensar em como se proteger. “A gente vinha discutindo a tentativa de reorganização da estrutura das Forças Armadas Brasileiras, da reestruturação do próprio Ministério da Defesa. Um país que tem a dimensão que tem o Brasil, que acaba de descobrir reservas imensas de petróleo, que tem a Amazônia para defender, tem que montar uma estratégia de defesa, não pensando em guerra, mas pensando em se defender, em garantir o seu patrimônio”, disse.

Fonte: G1

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Leis e princípios demonstrados empiricamente

" Se você matém a calma, quando todos perderam a cabeça, é porque você não captou o problema."(Axioma de Lento Tapado)

"Os problemas não se criam, nem se resolvem, só se transformam." (Lei da persistência de Waiterc Pastar)

"Você vai chegar ao telefone exatamente a tempo de ouvir quando desligam" (Princípio de Ring A. Bell)

Pasta Justa

- O prefeito vai dar uma pasta a você - gritou Lúcio Vieira Lima, ontem na diplomação dos eleitos em outubro.
- Qual? Qual? - perguntou ansioso Waldenor (presidente da Câmara que perdeu as eleições).
- De dente!

Fonte: Jornal a Tarde.
Por: Adilson Borges

QUE SACO !


ELEIÇÃO NA UPB SERÁ NO DIA 20 DE JANEIRO

A União dos Municípios da Bahia acaba de marcar a eleição para a presidência da entidade para o dia 20 de janeiro. Até agora, as duas candidaturas postas oficialmente são as do prefeito de Camaçari, Luiz Caetano (PT), que foi reeleito, e de Simões Filho, Eduardo Alencar (PSDB), que assume em janeiro. No PMDB, ao contrário do que divulgou hoje a Tribuna da Bahia, ainda não há nenhum definição. Disputam a indicação Roberto Maia (Bom Jesus da Lapa), Luiz Amaral (Jequié), Hermenilson Carvalho (Lapão) e Antônio araújo (Ourolândia).

CCJ ANALISA EMENDAS Á REFORMA ADMINISTRATIVA

A sessão na Câmara Municipal de Salvador e interrompida pelo período de uma hora para que a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) analise as emendas enviadas pelos vereadores. De acordo com o presidente da CCJ, Gilberto José (PDT), até o momento apenas três emendas foram protocoladas. Uma delas, assinada pelo vereador Lau (PSB), pede a criação da Subcoordenadoria de Esportes Comunitários agregada à Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer.

PMDB apóia expansão do CIS a 42 municípios

A proposta de ampliar o Centro Industrial do Subaé (CIS) dos atuais quatro municípios para 42 outras cidades baianas será entregue amanhã (19) ao secretário estadual da Indústria e Comércio, Raphael Amoedo (PMDB), em cerimônia no CIS, às 14 horas. A palestra de apresentação do projeto técnico vai ser feita por Almir Eloy, diretor executivo da Fundação Ulysses Guimarães, ligada ao PMDB.
Em seguida, o projeto vai para o Ministério da Integração Nacional, a pasta comandada por Geddel Vieira Lima que possui as principais fontes de financiamento para ações como essa de expansão industrial no Nordeste. Mais de 180 empresas foram prospectadas e manifestaram interesse em participar da ampliação do Subaé, o centro industrial fundado em Feira de Santana e que hoje tem instalações em São Gonçalo, Conceição do Jaquípe e Amélia Rodrigues.
"A Bahia tem todas as condições de levar esse projeto de geração de empregos adiante", afirmou Almir Eloy, para quem esses tempos a crise ajudarão a acelerar a execução do projeto. "O governo federal pretende enfrentar a crise investindo maciçamente no estímulo a empresas industriais e ao consumo. O próprio presidente Lula repetiu isso na sua vista a Salvador nesta semana".
Dos 42 municípios alvos da ampliação do Centro Industrial Subaé, 15 são do PMDB. O presidente estadual do partido, Lúcio Vieira Lima, disse que a legenda convidou prefeitos e lideranças peemedebistas a participarem do evento de amanhã. "O que mais interessa ao PMDB é criar oportunidades de desenvolvimento à Bahia e aos baianos. Queremos todo o partido integrado nesta luta e a expansão do CIS faz parte dela", afirmou Lúcio

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Leis e princípios demostrados empiricamente


"O seguro cobre tudo, menos o que aconteceu" (Lei de Nonti Pagam)


"Quando você estiver com apenas uma mão livre para abrir a porta, a chave estará no bolso oposto."(Lei de assimetria de Laka Gomes)


"Não importa por que lado seja aberta a caixa de um medicamento. A bula sempre vai atrapalhar."(Princípio de Aspirino)


E o sapato em Bush continua rolando...


Lúcio diz que rompimento seria com o partido


O presidente do PMDB da Bahia, Lúcio Vieira Lima, disse em entrevista do jornal A Tarde publicada hoje que a declaração do prefeito João Henrique Carneiro defendendo a aproximação com o DEM visando as eleições de 2010 "é uma posição pessoal dele como grande liderança", mas é postura "que amanhã pode evoluir no partido". "Se essa tese amanhã for majoritária, eu como presidente do partido não vou ficar contra", complementou Lúcio.
Sobre as declarações de rompimento do governador Jaques Wagner com o prefeito, o presidente do PMDB disse que "não existe esse negócio de romper com o prefeito e não romper com o partido". Ele afirmou, contudo, que não é o momento para se tomar essa decisão e nem discuti-la. Para Lúcio, o PMDB não vai se sentir atingido por esse tipo de declaração porque a posição de Wagner em relação a João Henrique ficou clara com as divergências que ocorreram no período eleitoral.

ANVISA restringe celebridades em propagandas de remédios

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou ontem uma nova resolução que, entre outras medidas, proíbe a exibição de imagem ou voz de celebridades recomendando medicamento isento de prescrição ou sugerindo seu uso em propagandas. Segundo nota da agência, os artistas famosos poderão aparecer nas peças publicitárias, mas sem fazer esse tipo de orientação. A recomendação de remédios de forma não declaradamente publicitária em filmes, espetáculos teatrais e novelas estão proibidos. Não será possível usar expressões como “tome”, “use”, ou “experimente”.

Prefeito garante entregar metrô em 2009


O cronograma está mantido e o primeiro trecho do metrô -Lapa/Acesso Norte -, será entregue ao público em junho do próximo ano. A informação foi dada pelo prefeito João Henrique após reunião, em seu gabinete, com o presidente do Conselho de Administração Antonio Miguel Marques e com o vice-presidente João Ricardo Auler, ambos da Camargo Correa, empresa líder do Consórcio Metrosal.


O prefeito afirmou que o consórcio também se comprometeu a acatar a decisão de recente acórdão do Tribunal de Contas da União e autoriza a CTS a reter R$ 50 milhões nas faturas a serem pagas daqui para a frente. Além disso, foi anunciada a renovação do contrato até 2010, o que garante a realização do segundo trecho - Acesso Norte/Estação Pirajá.

Ex-doméstica é diplomada prefeita


A diplomação ontem de Domingas Souza da Paixão (PMDB), prefeita eleita de Governador Mangabeira, formaliza a portentosa vitória de uma ex-empregada doméstica contra o neto da ex-patroa. A solenidade coroa uma a trajetória que a população local compara com a do presidente Luís Inácio Lula da Silva. "Na campanha era comum me chamarem da ‘Lula de Governador Mangabeira'", conta Domingas.


Assim como o presidente Lula, a nova prefeita também foi uma criança pobre da zona rural nordestina que chegou a passar fome. Aos 10 anos começou a trabalhar em serviços domésticos na casa de Antônia Pimentel, avó de Marcelo Mendonça, o candidato do PP que ela derrotaria em 2008. Passados 13 anos cuidando da casa da família que dominava a política de Governador Mangabeira, ela foi promovida a auxiliar de assistente social da prefeitura.

PMDB lança candidatura de Garibaldi à reeleição


A bancada do PMDB no Senado lançou nesta quarta-feira (17) a candidatura do atual presidente da Casa, Garibaldi Alves (PMDB-RN), à reeleição. A candidatura está sustentada em pareceres jurídicos contestando a impossibilidade de reeleição durante a mesma legislatura. O outro candidato já lançado é Tião Viana (PT-AC).


A reunião que terminou com o lançamento de Garibaldi começou com um apelo a que o ex-presidente José Sarney (PMDB-AP) entrasse na disputa. Ele, no entanto, recusou a possibilidade, abrindo caminho para Garibaldi. “Foi feito um apelo ao presidente Sarney e ele disse que não quer ser candidato”, disse o líder.
Fonte: G1

MPF pede pena maior para assessor de Dantas


O Ministério Público Federal em São Paulo pediu nesta quarta-feira (17) que a Justiça Federal aumente a pena do ex-presidente da Brasil Telecom Humberto Braz para, no mínimo, oito anos em regime fechado.

Braz, que foi assessor do banqueiro Daniel Dantas, foi condenado a sete anos, um mês e dez dias em regime semi-aberto pela tentativa de suborno a um delegado da Polícia Federal para que o nome de Dantas fosse retirado das investigações da Operação Satiagraha.

Gasolina pode ficar mais barata em 2009

O preço da gasolina, que se manteve estável neste ano, pode cair em 2009 por conta da redução do petróleo no mercado internacional, informou nesta quinta--feira (18) o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, por meio da ata de sua última reunião. Antes do agravamento da crise financeira internacional em setembro, o barril de petróleo chegou perto de US$ 150 e, neste momento, oscila em torno de US$ 40 (cotação do mercado londrino).

Senado aprova aumento de vereadores no país

O Senado aprovou na madrugada desta quinta-feira (18) Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que aumenta em 7.343 o número de vereadores no Brasil. Com a decisão, o país terá 59.791 vereadores - ante os 51.748 atuais. Um artigo prevê que a mudança valerá para os vereadores que tomarão posse no próximo mês. A emenda deverá ser promulgada pelo Congresso ainda nesta quinta.

O parecer do relator César Borges prevê 24 faixas de limites de vereadores nas Câmaras Municipais. Os municípios com até 15 mil habitantes terão o mínimo de nove representantes e os municípios com mais de 8 milhões de habitantes terão o máximo de 55 vereadores.

Fonte: G1

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Blogueiros aproveitem as novidades!

Informação, conteúdos jornalisticos e publicitários. Para aqueles que gostam de novidade seguem aqui três dicas de blogs com noticias atuais, textos bem-humorados e entretenimento. Sobre a publicidade baiana vale conferir o site http://www.abap-ba.com.br/ da Associação Brasileira de Agências de Publicidade – Capítulo Bahia (ABAP-BA). As outras duas dicas são: http://www.nublog.com.br/ , uma mistura de pasquim com a pimenta da Bahia e o http://www.blogdotoca.com.br/, que você já está bem enteirado. Então aproveite!Se você é um blogueiro arretado confira nossas dicas, acesse :
http://www.abap-ba.com.br/

http://www.nublog.com.br/

http://www.blogdotoca.com.br/


Prefeito eleito fará obras em ritmo acelerado

Depois da virada política que derrotou 30 anos de domínio do ex-PFL-DEM em Laje, o prefeito eleito do PMDB, Dr Luís será diplomado hoje tendo preparado para o seu mandato outra virada - a administrativa. "Vamos realizar obras num ritmo nunca visto", garante.


Fonte: A Charge on line

Câmara tem 24 h para afastar deputado 'infiel'

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu nesta terça-feira (16) intimar o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), a cumprir no prazo de 24 horas, a partir do recebimento da intimação, a decisão que cassou o mandato do deputado federal Walter Brito Neto (PRB-PB) por infidelidade partidária e determinou a dar posse ao suplente do parlamentar.

Em plenário, os ministros decidiram que se Chinaglia não cumprir a intimação, que será encaminhada nesta quarta-feira (17) à Câmara, o caso será comunicado à Procuradoria-Geral da República (PGR) para sanções cabíveis. Os ministros ainda não definiram quais seriam as penalidades as quais o presidente da Câmara estará sujeito caso descumpra a ordem do TSE.

Oposição apóia Temer em disputa pela presidência da Câmara


Nesta terça, as bancadas do PSDB, do DEM e do PPS anunciaram apoio à candidatura de Michel Temer (PMDB-SP), que já conta com o apoio formal do PT. Na nota em que declaram o apoio a Temer, os líderes dos três partidos de oposição destacam o respeito à proporcionalidade e ao direito do PMDB, dono da maior bancada, indicar o candidato a presidente. Para os líderes, o peemedebista seria capaz de “congregar todas as forças políticas” da Casa. Eles destacam o fato de Temer ter presidido a Casa de 1997 a 2000 e ressaltam que no próximo ano “o Congresso Nacional terá de tomar decisões firmes para proteger o Brasil da crise econômica”. A nota é assinada pelos líderes do PSDB, José Aníbal (SP), do DEM, ACM Neto (BA), e do PPS, Fernando Coruja (SC).

Garoto de 12 anos possui ficha de 4 m na polícia

Com 38 anos de profissão, o delegado Luis Carlos Ferreira, titular do 85º DP de São Paulo, ficou surpreso com a ficha de F., garoto de 12 anos detido ontem pela nona vez. A ficha de F. ultrapassa os 4 metros, quase três vezes o tamanho do garoto, de 1,50 metro, produzida em pouco mais de um ano. "Não lembro de outro menino com tão pouca idade que se dedicasse ao furto e à receptação de veículos como ele."

O delegado afirmou que F. precisa do apoio dos órgãos públicos para se recuperar. "Não vejo uma mente criminosa. Ele furta carros para voltar para casa."Os educadores do Abrigo Auxiliadora, no Bom Retiro, visitaram a casa onde F. mora com a família, na zona sul. O pai, de 63 anos, e a mãe, com quase 40, vivem em uma casa pobre, mas não miserável. F. tem até um quarto na casa onde vive, enquanto os pais dormem na sala.

O promotor da Infância e da Juventude, Thales Cezar de Oliveira, afirma que, de acordo com o ECA, o correto seria colocar F. em liberdade. Quando completou 12 anos, em setembro, F. teve os antecedentes apagados. Desde o aniversário, essa é sua segunda passagem na polícia. "O ECA prevê a internação somente em casos com violência, ameaça ou na terceira reincidência de casos sem violência", explica. As informações são do Jornal da Tarde.

Ladrão de urina é preso nos EUA


Preocupado com análise química de sua amostra de urina, que poderia revelar o uso de substâncias proibidas, um rapaz de Gainesville, Flórida, resolveu radicalizar. Devin Perry, de 26 anos, arrombou a delegacia e subtraiu a geladeira que guardava as amostras de urina, carregando tanto seu potinho de xixi como os dos demais suspeitos.A polícia chegou à casa do sujeito investigando os nomes associados aos potes de urina coletados. A geladeira e o xixi não foram achados, mas os policiais encontraram pedaços de vidro ensangüentados idênticos aos deixados na delegacia durante o arrombamento.O ladrão de urina foi preso e responderá por furto, destruição de provas e destruição de propriedade entre outras acusações.

Jornalista que atirou sapatos em Bush poderá ser julgado


O jornalista iraquiano que atirou seus sapatos contra o presidente Bush durante uma coletiva de imprensa comparecerá diante de um juiz nesta quarta-feira, o primeiro passo de um possível processo criminal contra ele, disseram membros de sua família.

Na apresentação, um juiz criminal decidirá se há motivos suficientes para que Muntadhar Al-Zeidi, 29, que se tornou um herói em grande parte do mundo Árabe por suas ações contra o presidente americano no domingo, seja julgado. Atirar sapatos contra uma pessoa é um ato de grave insulto e sinal de desrespeito no mundo Árabe.

Al-Zeidi, que permanece detido pelas autoridades desde domingo, ainda não foi acusado. Mas advogados criminais iraquianos não envolvidos no caso dizem que há diversas possibilidades de acusação, inclusive de iniciar um ato de agressão contra um chefe de Estado em visita oficial, com pena prevista de sete anos de cadeia.

Reunião da América Latina no Brasil desdenha Washington


Líderes da América Latina deram mais um passo para se afastar da duradoura órbita em torno dos Estados Unidos em um encontro que reuniu quase toda a região, mas excluiu o país norte-americano e a Europa. Além disso, no processo de reunir os líderes de 31 países, o Brasil mais uma vez mostrou ser o indisputado líder do bloco.

Mas o popular presidente do país anfitrião, Luiz Inácio Lula da Silva, aliado dos Estados Unidos, não conseguiu evitar que os líderes presentes celebrassem a inclusão de Raúl Castro, presidente de Cuba, e usassem a ocasião para atacar os Estados Unidos e a Europa por seu papel na fomentação da crise econômica global que também atinge a região.

"Cuba está voltando para seu lugar de direito", disse Hugo Chávez, presidente da Venezuela. "Estamos completos".


Fonte: The News Work Times

João Henrique se aproxima do DEM

Questionado sobre se prefere em 2010 subir no palanque de uma possível candidatura de Paulo Souto (DEM) ou a manutenção da aliança com governo do Estado, o prefeito João Henrique indicou para que lado penderá. “É muito cedo para falar de 2010, mas creio que a aproximação está acontecendo, e eu, dentro do PMDB, vou trabalhar nesta tese, de uma aproximação maior com o Democratas”, afirmou.

O presidente nacional do DEM, deputado Rodrigo Maia, confirmou que a aliança para 2010 está em construção não só na Bahia, como em todos os estados. “PSDB, DEM e PPS já começam a trabalhar juntos em bloco para uma aliança nacional. Estamos mapeando todos os estados e, na Bahia, teremos muitas chances de agregar o PMDB”.

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Prioridade de Lula é inaugurar o metro

Lula diz que a prioridade agora é inaugurar o metro e na próxima semana sentará com o prefeito João Henrique para tentar solucionar o problema, acrescenta ainda que o governador Wagner e o ministro Geddel tem muitos amigos no Tribunal, e que podem ajudar a sanar as irregularidades que existem para terminar a obra que é de extrema importancia ao povo.

Não assistiremos à crise de forma passiva, diz Lula durante cúpula do Mercosul

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva abriu nesta terça-feira (16) a 36ª Cúpula dos Chefes de Estado do Mercosul, que acontece na Costa do Sauípe, na Bahia, defendendo a integração regional e dizendo que novas respostas à crise econômica global devem ser dadas pelos países sul-americanos. "A voz do Mercosul começa a ser ouvida nos mercados internacionais", falou. "Não assistiremos de forma passiva a crise."
Para o presidente, o cenário de turbulência financeira mostra que é preciso investir em uma estrutura voltada para o desenvolvimento da região e fazer com que os mecanismos internos do Mercosul funcionem."É preciso diversificar as fontes de recursos e reduzir a dependência de medidas internacionais", afirmou. "O desenvolvimento do comércio sul-sul é fundamental para o nosso crescimento."Lula disse que o governo brasileiro, portanto, vai trabalhar com o Paraguai para eliminar a dupla cobrança da Tarifa Externa Comum (TEC) entre os países do bloco.

PIB do Brasil cairá 1,5% no 4º tri e país terá recessão, diz CNI

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) estima que a economia brasileira registrará retração no último trimestre deste ano na comparação com o período anterior de 1,5%, e nova queda de 1,1% no primeiro trimestre de 2009 -o que caracterizará uma recessão técnica. "O cenário para a economia brasileira mudou radicalmente com a eclosão da crise mundial", comentou a entidade em informe conjuntural divulgado nesta terça-feira. "Originada na maior economia do mundo, a crise se propagou de forma intensa e contaminou as economias de todos os países", disse.Para a CNI, o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro terá expansão de 2,4% em 2009 e o PIB industrial crescerá 1,8%. Em 2009, o crescimento vai ser liderado pelo consumo das famílias, que avançará 3%, cerca de metade do avanço deste ano, segundo a entidade. A formação bruta de capital fixo, uma medida dos investimentos, terá uma forte desaceleração, crescendo 3% em 2009 depois da expansão de 14,4 % projetada para 2008.A CNI atribuiu esse movimento à redução da demanda e do acesso ao crédito, à desvalorização do real e à maturação dos investimentos já em curso.

PMDB dá prazo para lançar nome próprio a AL

O presidente estadual do PMDB LúcioVieira Lima, esteve reunido com o presidente estadual do PT, Jonas Paulo para falar sobre o processo eleitoral na UPB e na Assembléia, enfatizou que quanto a presidencia da Assembléia Legislativa o candidato do partido será um deputado petista.

Wagner fala sobre o Complexo Viário Dois de Julho


A conclusão dos serviços do Complexo Viário Dois de Julho com três meses de antecedência e a economia de R$ 4 milhões, de um orçamento inicial de R$ 33 milhões, foram destacadas pelo governador Jaques Wagner em seu programa de rádio Conversa com o Governador de hoje. "Isso fecha com chave de ouro o segundo ano de nossa administração". Segundo Wagner, a obra era aguardada pela população de Salvador, Lauro de Freitas e Simões Filho, que agora é beneficiada com a melhoria do sistema viário. O complexo conta com quatro viadutos e alças de contorno, que facilitam a ligação entre a capital com o aeroporto e municípios do Litoral Norte. O governador lembrou que as intervenções na área de infra-estrutura urbana não param por aí. "Estamos com a Via Expressa, que vai melhorar as condições de tráfego entre as regiões do Retiro e o Porto de Salvador".

LULA DOBRA APOSTAS NA FORÇA DO MERCOSUL

No discurso de abertura da Cúpula do Mercosul, em Costa do Sauípe, ocorrido hoje, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu a integração dos países da América Latina e Caribe e também destacou pontos para enfrentamento da crise econômica mundial. Além disso, o líder brasileiro ressaltou a participação, no encontro, do presidente cubano Raúl Castro. "É a primeira viagem do companheiro Castro ao Brasil e com certeza, ele deve estar observando as semelhanças da Bahia com Santiago de Cuba". Durante a fala, Lula disse que a voz do Mercosul começou a ser ouvida em âmbito internacional, principalmente devido às medidas adotadas por países do bloco, como o Brasil, para conter os avanços da crise global. "Estamos implementando ações que visam preservar o emprego e renda dos trabalhadores. Por isso, vamos continuar priorizando a execução de programas sociais e incentivando a produtividade e competitividade". Segundo ele, é preciso ainda que os governantes dobrem suas apostas no Mercosul. No último ano, as trocas interregionais entre os paises que compõem o bloco chegaram US$ 140 bilhões, valor cinco vezes maior que o medido em 2003

HUGO CHÁVEZ É VAIADO NO AEROPORTO DE SALVADOR

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, acabou de receber uma sonora vaia no Aeroporto Internacional de Salvador, ao desembarcar para participar da Cúpula do Mercosul, que acontece em Costa do Sauípe.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

CÚPULA DO MERCOSUL SERÁ ABERTA AMANHÃ

A solenidade de abertura da 36ª Cúpula do Mercosul está marcada para às 9h, desta terça-feira, no Hotel Conventions, em Costa do Sauípe, com a presença do presidente Lula, que desembarca hoje à noite em Salvador. No ato será lançado o Selo Comemorativo da Cúpula e será realizada a cerimônia de transmissão da Presidência Pró-Tempore do Mercosul do Brasil para o Paraguai. O encerramento da Cúpula do Mercosul está previsto para o meio dia de terça-feira. O governador da Bahia, Jaques Wagner abre hoje, às 15h, a 4ª reunião Plenária do Foro de Prefeitos e Governadores do Mercosul, na Costa do Sauípe(BA). Pela manhã, Wagner participará da 8ª Cúpula Sindical do Mercosul e do Encontro Sindical Latino Americano e Caribenho, no auditório da Reitoria da Ufba, onde os agentes da Polícia Civil em greve prometem fazer uma manifestação.

ASSESSOR DE OBAMA ENVOLVIDO EM ESCÂNDALO


O escândalo envolvendo o governador do estado americano do Illinois, Rod Blagojevich, pode manchar também a imagem do chefe de gabinete nomeado pelo presidente eleito dos EUA, Barack Obama, informa nesta segunda o jornal The Wall Street Journal. De acordo com o diário, Rahm Emanuel teve encontros com assessores do governador. Segundo o jornal, Emanuel teria se aproximado de Blagojevich, a pedido de Obama, dias após a eleição para discutir possíveis nomes que poderiam substituir o presidente eleito no Senado. Os diálogos teriam se dado com assessores do governador antes mesmo de Emanuel ter aceitado publicamente o cargo oferecido por Obama. Blagojevich está no centro de um escândalo envolvendo um leilão político com a vaga deixada pelo presidente eleito no Senado. Obama ocupava o cargo de senador democrata pelo Illinois. Pela legislação americana, o governador do estado indica um substituto nesses casos.

João Henrique com Kassab

Além de ser uma cortesia natural receber o colega de uma cidade tão importante, o prefeito João Henrique (PMDB) mostra como está realmente despreocupado com as posições dos petistas, seus antigos aliados ao confirmar que estará presente à palestra que o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), fará nesta segunda-feira, em Salvador. Kassab também irá a Feira de Santana, mas os democratas estão mesmo interessados é na sua programação na capital baiana, pela repercussão positiva que o fato pode gerar.

O prefeito paulista, que imprimiu ao PT e ao presidente Lula a sua maior derrota nas eleições deste ano, ao garantir a reeleição na disputa contra a ex-ministra Marta Suplicy, vai falar sobre sua gestão como prefeito de São Paulo e o que pretende fazer nos próximos quatro anos.

Fonte: A tarde

SALVADOR E SAUÍPE RECEBEM CHEFES DE ESTADO

Salvador e Costa do Sauípe vão abrigar, a partir de hoje, quatro cúpulas com a presença de chefes de 34 governantes da América do Sul e do Caribe. Até quarta-feira, acontecem nos dois locais as cúpulas do Mercado Comum do Sul (Mercosul), da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), do Grupo do Rio e da América Latina e do Caribe sobre Integração e Desenvolvimento (Calc). O presidente Lula, que participa dos eventos, terá a missão de tentar resolver ou amenizar atritos com países vizinhos. O Equador, por exemplo, quer aplicar o calote de US# 243 milhões no Banco Naiconal de Desevolvimento Econômico e Social (BNDES), depois de uma série de afrontas ao governo brasileiro. O Paraguai pressiona pela renegociação do Tratado de Itaipu, valendo-se da frágil situação de milhares de brasileiros acossados pelo seu movimento de sem-terra. Já a Argentina ameaça adotar barreiras comerciais a produtos do Brasil.

E o sapato em Bush...


Tiago Recchia

Processos podem impedir posse de quase 300 prefeitos

Os critérios mais rígidos para registro de candidatura adotados nas últimas eleições municipais fizeram com que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebesse uma enxurrada de processos de cassação de candidaturas vindos de todo o país. Levantamento feito pelo jornal "O Estado de S. Paulo" mostra que, só na primeira semana de dezembro, 299 prefeitos eleitos tinham seus registros questionados, correndo o risco de não assumir.

O total equivale a 5% dos 5.563 prefeitos eleitos. Mas o índice pode ser ainda maior. É que os casos analisados são apenas os que já chegaram ao TSE em fase de recurso, não contando os que ainda tramitam nos tribunais estaduais e nos juizados dos municípios.

No cômputo geral, dobrou o número de processos de cassação de candidaturas de prefeitos e vereadores que chegou ao TSE. Em 2004, foram apresentados 3.032 pedidos. Neste ano, foram 5.920.

Fonte: G1

Frase de Lula

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva
Durante discurso em BH, ao criticar "visão pessimista" sobre a crise financeira.

Garibaldi quer disputar presidência do Senado

O presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), será candidato ao posto novamente. Ele ocupa o cargo desde dezembro de 2007, quando substituiu Renan Calheiros (PMDB-AL) - que renunciou para não ser cassado por falta de decoro parlamentar.

Garibaldi disse, na sexta-feria (12), que decidiu disputar a vaga depois de consultar juristas para saber se há impedimento ao fato de pleitear a presidência numa mesma legislatura. O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Francisco Rezek e o jurista Luiz Rodrigues Wandier opinaram que, como ele exerceu um mandato tampão, está liberado para disputar.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Profissional Renomado


No encontro entre os prefeitos eleitos que ocorreu na União dos Municípios da Bahia (UPB), realizado ontem em Salvador, Duda Mendonça sitou o publicitário Sydney Rezende como importante homem do mercado da propaganda na Bahia. Não surpreende. Sydney revolucionou o pensar da profissão e mudou a história. Construiu o império da D&E que descobriu importantes nomes como Nizan Guanaes, Sérgio Amado e o próprio Duda. Agora ,com a Expressão/D&E, as apostas são grandes. Um novo passo será dado para resgatar a pimenta da publicidade baiana.
Aguardem.

Marcelo Guimarães Filho é eleito novo presidente do Bahia


Dos 201 votos, 193 foram para Marcelinho, que vai comandar o tricolor até 2011.

Ministro Geddel participa de inauguração na UPB


O ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima (PMDB) admitiu ontem na inauguração das instalações da União das Prefeituras da Bahia (UPB) que o PMDB pode vir a disputar com candidatos próprios não apenas a presidência da UPB, como também, na hipótese de o PT abrir mão de uma candidatura própria e permanecer insistindo na reeleição do tucano Marcelo Nilo, no acirrado pleito da Assembléia Legislativa da Bahia.“Quanto ao embate da UPB o PMDB certamente terá um candidato. Estamos apenas em ritmo de afunilar essa escolha conversando com os prefeitos para que saia um nome forte para ser lançado ao páreo. Isso porque entendo que nenhum outro partido tem a legitimidade que o PMDB tem. Afinal de contas saímos das eleições com 115 prefeitos, além de elegermos o prefeito da capital”, destacou, ressaltando que a sigla, não tem dono, entretanto vai discutir democraticamente, pois tem liderança. Em relação à possibilidade de um futuro bate-chapa, levando em consideração que o prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, aproveitou a oportunidade para oficializar sua candidatura, o ministro foi enfático: “Eu prefiro sempre trabalhar na linha do entendimento e do consenso e neste sentido o PMDB vai apresentar um cabeça de chapa e tentar construir uma chapa de entendimento, mas se não for possível evitar o confronto, nada mais salutar na democracia do que se dirimir as questões através do voto democrático. Quem perder aplaude e quem ganhar leva. Eu ganho e perco eleições no mesmo fair-play e na mesma tranqüilidade”, ponderou. Sobre a disputa na AL a posição da legenda, conforme ele, já ficou clara e manifesta pela bancada. “Posição esta que eu considero lúcida, sentido de que estimulamos e nos comprometemos a apoiar intransigentemente o nome do PT, por se tratar da maior bancada da base de apoio do governo e essa é a lógica do parlamento”, disse.

Expressão/ D&E: presença importante durante encontro da UPB

Confiança e credibilidade. Esta foi a resposta que recebemos ontem dos prefeitos eleitos pelo PMDB da Bahia, no encontro da União Nacional dos Municípios (UPB), em Salvador. Na ocasião, os políticos agradeceram o trabalho de marketing realizado ao longo da campanha vitoriosa. Hoje, com a Expressão Brasil/ D&E, o trabalho continua, porém muito mais amplo. A prova disso, foram os trabalhos de programação visual espalhados pelo evento e a certeza de uma parceria segura será firmada para os próximos quatro anos nos municípios do interior da Bahia.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008




"Fala-se tanto da necessidade de deixar
um planeta melhor para os nossos filhos,
e esquece-se da urgência de deixarmos
filhos melhores
(educados, compassivos, responsáveis)
para o nosso planeta..."

Mulher vende no eBay exame com imagem de Virgem Maria


Uma americana de 42 anos quer vender em um leilão no site eBay uma reprodução de seu próprio cérebro, feita por tomografia computadorizada, que mostra uma imagem semelhante à da Virgem Maria.

Palema Latrimore afirma que, por não ter plano de saúde, precisa pagar as dívidas do tratamento que vem fazendo nos últimos anos contra um câncer. A saída encontrada foi leiloar a imagem médica, que segundo ela intriga médicos, familiares e amigos.

Foi a irmã de Pamela quem primeiro notou a semelhança da área do cérebro reproduzida na tomografia, realizada em 2002, com a imagem da santa.

Ao saber que diversos objetos com imagens que lembram ícones religiosos foram leiloados por centenas e até milhares de dólares, ela tomou a decisão de colocar a imagem à venda. "Preciso pagar as contas médicas, que estão se acumulando", conta.

Antigos terreiros de candomblé da Bahia podem ser leiloados


Só na região metropolitana de Salvador, existem 2,5 mil terreiros de candomblé. Muitos enfrentam o mesmo problema: estão sendo acionados na Justiça para o pagamento de dívidas atrasadas do IPTU, ainda que a constituição brasileira isente de impostos os templos religiosos.

Um deles é o Terreiro da Casa Branca. Em 1956, a prefeitura reconheceu a utilidade pública do local. Em 1984, a Casa Branca foi tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Mas agora o terreiro que ganhou parte do terreno da própria prefeitura corre o risco de perder parte desse patrimônio.

A prefeitura de Salvador está cobrando do Terreiro da Casa Branca o IPTU relativo aos anos de 1997 a 2004. A dívida já chega a R$ 800 mil.
“Isso é uma falta de consideração aos terreiros de candomblé, às casas de matrizes afro-descendentes”, declara o zelador do terreiro Aielson Antonio.

Pelo segundo ano ministro Geddel está na lista dos mais influentes

A revista Época desta semana lista os cem brasilieiros e brasileiras mais influentes. Na relação organizada pela publicação, o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima aparece - pelo segundo ano consecutivo - ao lado de mais dois baianos: Claudia Leitte e Sergio Gabrielli.


Durante os meses de outubro e novembro, as edições semanais da revista Época trouxeram a opinião de personalidades sobre quem deveria estar na lista. Seis capítulos dividem as pessoas na lista: líderes e reformadores, emprendedores e pioneiros, ídolos e heróis, guias e pensadores, criadores e artistas, e por último, benfeitores. Geddel está na categoria Líderes & Reformadores.


Cada integrante tem sua presença na lista justificada por uma resenha. Todas as 100 pessoas da lista tiveram suas resenhas escritas por convidados e não pela equipe da redação, o que torna a lista ainda mais interessante, segundo André Fontenelle, editor executivo na revista Época. Dos 100 nomes da relação desta página, apenas 20 figuravam na edição do ano passado. É uma poderosa evidência da rapidez das transformações da sociedade brasileira.


Geddel Vieira Lima, por João Henrique
O ministro da Integração Nacional mostrou sua força na Bahia


O convite pessoal do ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, foi fundamental para que eu decidisse ingressar no PMDB. A partir daí, estreitamos nossa parceria em defesa dos interesses de Salvador. Seu apoio foi fundamental e decisivo para minha reeleição. O apoio incondicional do ministro Geddel, sua franqueza no dia-a-dia, bem como sua experiência e liderança muito contribuíram para trazer uma série de benefícios a Salvador, como também para a Bahia e o Brasil. Aglutinador de idéias e grande empreendedor, Geddel mostrou quanto sua participação e sua atuação incansáveis dentro do partido têm se revelado importantes no cenário político do país. Trata-se de um ministro que orgulha a Bahia, muito bem representada no panorama nacional.

João Henrique, prefeito (PMDB) de Salvador



Confira os nomes da lista preparada por ÉPOCA


Empreendedores & Pioneiros

Abílio Diniz, por Luiz Felipe d"Ávila
André Gerdau, por Duílio Martins
Antônio Ermírio de Morais, por Betânia Tanure
Carlos Alves Brito, por Alberto Cerqueira Lima
Carlos Jereissati, por Sérgio Andrade
David Barioni Neto, por Maria Claudia Amaro
Eike Batista, por Luma de Oliveira
Fábio Barbosa, por Viviane Senna
Joesley Mendonça Batista, por Pratini de Moraes
Marcelo Odebrecht, por Paulo Skaf
Márcio Cypriano, por Rubens Ometto
Maria Sílvia Bastos Marques, por Kati Almeida Braga
Pedro Moreira Salles, por Roberto Setúbal
Roberto Feith, por Luiz Schwarcz
Roberto Setubal, por Pedro Moreira Salles
Roger Agnelli, por Sérgio Rosa
Sérgio Andrade, por Carlos Jereissati
Walter Torre Jr., por Paulo Remy Gillet Neto

Líderes & Reformadores

Aécio Neves, por Fernando Abrucio
Augusto Heleno, por Geraldo Cavagnari
Beto Richa, por Álvaro Dias
Blairo Maggi, por Alfredo da Motta Menezes
Carlos Ayres Britto, por Joaquim Barbosa
Carlos Minc, por Blairo Maggi
Dilma Rousseff, por Fernando Pimentel
Eduardo Paes, por Sérgio Cabral Filho
Fausto de Sanctis, por Sérgio Moro
Fernando Gabeira, por Maya Gabeira
Garibaldi Alves, por Michel Temer
Geddel Vieira Lima, por João Henrique
Gilberto Carvalho, por Ricardo Kotscho
Gilberto Kassab, por José Serra
Gilmar Mendes, por Célio Borja
Henrique Meirelles, por Pedro Malan
José Alencar, por Josué Alencar
José Sérgio Gabrielli, por Roger Agnelli
José Serra, por Luiz Gonzaga Belluzzo
Luciano Coutinho, por Luiz Carlos Bresser-Pereira
Luiz Inácio Lula da Silva, por Merval Pereira
Miguel Jorge, por José de Paiva Ferreira
Paulo César Quartiero, por Sydney Possuelo
Roberto Mangabeira Unger, por Nelson Jobim
Sérgio Cabral Filho, por Olavo Monteiro de Carvalho
Sérgio Rosa, por Jorge Gerdau

Guias & Pensadores

Alberto Carlos Almeida, por Lúcia Hippolito
Ana Carolina Oliveira, por Francisco Cembranelli
Demétrio Magnoli, por Yvonne Maggie
Fabio Giambiagi, por Armando Castellar
Fernando Reinach, por José Fernando Perez
José Goldemberg, por Carlos Nobre
Lygia da Veiga Pereira, por Stevens Rehen
Pedro Chequer, por Mário Scheffer
Suzana Herculano-Houzel, por Roberto Lent
Thelma Krug, por Luis Gylvan Meira Filho
Vicente Falconi, por Marcel Telles

Artistas & Criadores

Alice Braga, por Sérgio Machado
Beatriz Milhazes, por Madeleine Grynsztejn
Bruno Barreto, por Luiz Carlos Barreto
Cildo Meireles, por Vicente Todolí
Fernando Meirelles, por Andréa Barata Ribeiro
Gabriel Bá e Fábio Moon, por Laerte
João Gilberto, por Eduardo Giannetti da Fonseca
Laurentino Gomes, por Lilia Schwarcz
Marcelo Tas, por Serginho Groisman
Nelson Motta, por Fernando Gabeira
Paulo Borges, por Alexandre Herchcovitch
Paulo Szot, por Rosana Lamosa
Sandra Corveloni, por Walter Moreira Salles
Selton Mello, por Mauro Lima
Vik Muniz, por Agnaldo Farias

Ídolos & Heróis

Cesar Cielo, por Fernando Scherer
Cláudia Leitte, por Carlinhos Brown
Diego Ferrero, por Dinho Ouro Preto
Felipe Massa, por Luciano Huck
José Roberto Guimarães, por Marianne Steinbrecher
Luiz Felipe Scolari, por Zico
Mallu Magalhães, por Marina Person
Marilson Gomes dos Santos, por Adauto Domingues
Maurren Maggi, por Nélio Moura
Raquel Zimmermann, por Patrícia Carta
Ricardo Teixeira, por João Havelange

Benfeitores

Ana Cristina Pimentel, por Ben-Hur Ferraz Neto
Denise Aguiar, por Luís Norberto Paschoal
Ivaldo Bertazzo, por Ana Botafogo
João Carlos Martins, por Marcelo Bratke
Jorge Gerdau, por Milú Vilella
Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira, por Veronica Allende Serra
José Roberto Marinho, por Jorge Viana
Luísa Lina Villa, por Ricardo Brentani
Luiza Helena Trajano, por Chieko Aoki
Mara Gabrilli, por Andrea Matarazzo
Maria da Penha, por Beatriz Affonso
Miguel Nicolelis, por Sidney Simon
Mozart Neves Ramos, por Maria Auxiliadora Seabra Rezende
Rodrigo Hübner Mendes, por Mara Gabrilli
Viviane Senna, por Raí

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Parque Nacional do Boqueirão da Onça. A favor de quem?


Criar um projeto irresponsável em área de serras do Bioma Caatinga para "proteger" as belezas cênicas, seus paredões, a vegetação e a biodiversidade. Esta é a proposta do Parque Nacional da Onça que abrange uma área de 862.000 ha, em cinco municípios do Estado da Bahia, com a distribuição de áreas em Sobradinho, Juazeiro, Campo Formoso, Umburanas e Sento Sé. Irresponsável porque o projeto não pensa em todos os moradores destas cidades, é voltado apenas para uma pequena parcela da população.

No documento, apresentado dia 2 de dezembro para a população local, faltou informações básicas de controle de moradias e desemprego para os moradores das cidades citadas. Além disso, sobre as famílias residentes dentro da área do parque, foi informado que seriam desapropriadas e receberiam dinheiro depois da avaliação da terra e se tiverem escritura do terreno. Isso quer dizer que, no mínimo, 50% da população que mora na área apontada ficará na rua.

Faltou ao Ministério do Meio Ambiente um estudo mais responsável e detalhado. O que foi apresentado a comunidade é apenas o impacto ambiental. O poder público municipal dos municípios envolvidos não tem noção do impacto socioeconômico, pois depois de desapropriadas das áreas, as cidades não possuem a mínima estrutura para receber essa população. E empresas que possuem empreendimentos agropecuários dentro e fora da área do parque a ser criado deixariam de gerar renda e empregos nos municípios envolvidos. Ou seja, muitos ficarão desempregados.

Ministro reforça combate à dengue na Bahia

Em uma nova investida na mobilização contra a dengue na Bahia, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, reforça junto ao governador Jaques Wagner e ao secretário Jorge Solla a necessidade de intensificar as ações de controle da dengue para evitar surtos da doença em períodos epidêmicos.

O encontro, que acontece na quarta-feira (10), às 13h30, no Auditório Dr. Raul Chaves da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (Ufba), contará com a presença dos prefeitos eleitos e reeleitos e dos secretários de Saúde dos 45 municípios que apresentam os maiores índices de infestação e maior chance de ter epidemia neste verão.

Em seguida, às 15h30, Temporão, Wagner e Solla participam de ato em comemoração aos 20 anos do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Cesat), no auditório do Cesat, no Canela.

UPB promove encontro com prefeitos

O encontro de prefeitas e prefeitos se propõe a contribuir para a qualificação dos novos dirigentesNo próximo dia 11 de dezembro a União dos Municípios da Bahia (UPB) vai realizar um encontro com gestores para discutir cenários e perspectivas para a gestão municipal em 2009. O encontro de prefeitas e prefeitos eleitos se propõe a contribuir para a qualificação dos novos dirigentes municipais, tornando-os mais aptos a enfrentar o desafio de buscar a melhoria da qualidade de vida de seus munícipios. Na oportunidade, será inaugurado o anexo do instituição, com homenagens a várias autoridades municipalistas. A UPB atualmente é presidida por Orlando Santiado, prefeito de Santo Estevão.

GREVE DA POLÍCIA CHEGA AO TERCEIRO DIA

greve da Polícia Civil realizada em todo o Estado chega hoje ao terceiro dia. O sindicato reivindica que a Lei Orgânica da categoria, que estrutura a carreira, seja enviada para votação na Assembléia Legislativa como prevê acordo realizado com o governo do Estado. A Secretaria de Segurança Pública divulgou nota informando que o projeto será encaminhado na próxima sexta-feira (12), porém os grevistas solicitam uma garantia maior. O secretário de segurança, César Nunes, realiza uma coletiva às 11h para falar sobre a situação.

Mega Sena pode pagar hoje o 2º maior prêmio do ano

Serão sorteadas hoje em Franca, no interior de São Paulo, as seis dezenas do concurso 1029 da Mega Sena, que pode pagar o segundo maior prêmio do ano, segundo informações da Caixa Econômica Federal. O prêmio deve ultrapassar os R$ 32 milhões. O maior prêmio pago foi sorteado em julho, quando o concurso 990 dividiu R$ 53,1 milhões entre dois apostadores: um de Belo Horizonte e outro de Ji-Paraná, em Rondônia. A maior bolada da Mega Sena saiu em 1999: R$ 64,9 milhões para um apostador de Salvador. Esse dinheiro, corrigido na poupança, valeria hoje R$ 138,5 milhões.

candidatos prometem eleição direta


O pleito para presidência do Bahia serão realizadas amanhã.

Ministério da Saúde libera R$ 100 milhões para SC

O Ministério da Saúde liberou R$ 100 milhões para o Estado de Santa Catarina, que está em situação de calamidade pública provocada pelas fortes chuvas. O decreto foi publicado na edição de hoje do Diário Oficial da União. Do total de recursos, R$ 70 milhões serão destinados a ações de vigilância em saúde, assistência farmacêutica e reestruturação da rede de atenção à saúde e R$ 30 milhões serão para investimentos na recuperação da infra-estrutura necessária ao atendimento à população.

TCE de São Paulo elege hoje sucessor de Bittencourt

O TCE (Tribunal de Contas do Estado) de São Paulo, que tem dois dos sete conselheiros sob investigação, deverá eleger hoje o novo presidente que administrará o órgão em 2009.
Apesar de a votação ser secreta, pela tradição do tribunal em seguir um sistema de rodízio definido há anos pelos conselheiros, que se revezam no cargo seguindo a ordem de nomeação de cada um deles, o eleito será Edgard Camargo Rodrigues, que entrou no TCE em 1991, primeiro ano de governo de Luiz Antonio Fleury Filho (1991-1994).
O atual presidente, Eduardo Bittencourt Carvalho, que é investigado por suposta lavagem de dinheiro no exterior, enriquecimento ilícito e nepotismo (nomeou os cinco filhos), chegou a aventar a possibilidade de permanecer na chefia do órgão, alternativa que foi refutada pelos demais colegas.
Segundo documentos enviados por autoridades dos Estados Unidos ao Brasil, Bittencourt movimentou naquele país pelo menos US$ 2 milhões. A saída desses valores não foi declarada. O salário de um conselheiro é, em média, de R$ 21 mil líquidos por mês.
Quando deixar a presidência do TCE, no final de janeiro, Bittencourt não perderá o foro privilegiado para ações criminais. Ele continuará sendo investigado pelo Superior Tribunal de Justiça, em Brasília. Já na esfera cível, o inquérito passará do procurador-geral de Justiça de São Paulo, Fernando Grella, para as mãos do promotor Silvio Marques, que foi quem iniciou a apuração.
Outro conselheiro do TCE que está sob investigação é Robson Marinho. O nome dele foi citado na investigação do caso Alstom, multinacional francesa que fechou contratos considerados suspeitos com empresas do governo paulista.
Apesar de ter uma corregedoria, o TCE não investiga seus próprios conselheiros, mas apenas os funcionários.
O cargo de conselheiro do TCE é vitalício. A função do órgão é fiscalizar a probidade de contratos públicos firmados por todos os municípios do Estado de São Paulo, com exceção da capital. O conselheiro é indicado pelo governador ou pela Assembléia Legislativa.

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Geddel em defesa do ex-presidente

Em entrevista a “Folha de S. Paulo”, o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, saiu em defesa do ex-presidente José Sarney (PMDB), que, apesar de ser cotado para disputar à presidência do Senado, garantiu que não tem vontade de assumir o cargo mais importante do Congresso Nacional. “Se um homem da estatura do Sarney diz que não é candidato apenas para depois fazer o contrário, seria molecagem. Não posso acreditar nessa possibilidade

Lula quer que Copom baixe juros ou sinalize redução


Começa nesta terça (9) a última reunião de 2008 do Copom, o Comitê de Política Monetária do Banco Central.
Como de costume, o encontro vai durar dois dias. No final da tarde desta quarta (10) sai a decisão sobre a Selic, taxa básica de juros da economia.
Hoje, os juros estão em 13,75% ao ano. Não há coisa semelhante no mundo. Lula acha que há espaço para uma redução da taxa.
Em privado, o presidente afirma: se, por excesso de zelo, o Copom optar pela manutenção dos juros, precisa pelo menos sinalizar a tendência de queda.
Em seus comunicados oficiais, além de informar a decisão sobre os juros, o comitê do BC dá ciência ao mercado sobre a tendência futura da taxa.
A indicação vem enganchada num vocábulo maroto: "viés". Pelos critérios do Copom, a taxa de juros pode vir sem viés, com viés de alta ou com viés de baixa.
Na opinião de Lula, compartilhada pela Fazenda, não havendo uma redução imediata dos juros, pelo menos o viés teria de apontar a intenção de corte no início de 2009.
Em matéria de juros, porém, a vontade do presidente nem sempre prevalece. Embora não disponha de autonomia legal, o BC ganhou, sob Lula, independência prática.
Submetido a decisões que o contrariam, Lula esperneia. Mas vem se submetendo às avaliações da diretoria do BC.
Dessa vez, o desejo de Lula escora-se em indicadores objetivos. Argumenta-se no Planalto que a inflação é cadente. O que permitiria um refresco nos juros.
Em novembro, o índice oficial de inflação (IPCA), medido pelo IBGE, foi de exíguos 0,36%.
O IGP-DI, aferido pela Fundação Getúlio Vargas, caiu de 1,09% em outubro para 0,07% em novembro.
Meirelles e sua equipe não costumam brigar com estatísticas. Mas levam à balança, além dos índices de inflação, o comportamento do câmbio.
O avanço da cotação do dólar sobre o real, que já ocorria antes da crise global, acentuou-se a partir de outubro. Ganhou a aparência de uma maxidesvalorização que passa de 60%.
A escalada da moeda americana resulta em aumento dos preços de produtos importados consumidos pelo brasileiro. Daí, em parte, o consevadorismo em relação aos juros.
Munido de dados que recebe da Fazenda e de informações providas por economistas que elegeu como conselheiros informais, Lula relativiza o peso da subida do dólar.
Entre quatro paredes, argumenta que a perspectiva de desaceleração da economia no primeiro trimestre de 2009 tende a compensar os efeitos inflacionários do câmbio.
Agora, não resta senão aguardar pela decisão dos mandarins do Copom. Seja qual for o veredicto, ele dificilmente será unânime.

CNN: 79% aprovam atuação de Obama na transição

Quase oito em cada dez norte-americanos aprovam o comportamento do presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, durante a fase de transição de governo. Uma pesquisa CNN/Opinion Research Corporation, divulgada hoje, revela que 79% dos consultados acreditam que Obama trabalha bem na transição. Apenas 18% dos entrevistados não estão contentes com a atuação do democrata.
A taxa de aprovação é 14 pontos percentuais maior que a do então presidente eleito George W. Bush, em 2001, e 17 pontos maior que a de Bill Clinton em 1992, segundo o diretor de pesquisas da CNN, Keating Holland.
Para 79% dos entrevistados na pesquisa, Obama fará uma boa presidência, 4 pontos a mais que no mês passado. A aprovação a Obama é mais de 50 pontos maior que a de Bush, atualmente em 28%. A taxa de desaprovação do atual ocupante da Casa Branca está em 71%. A sondagem foi realizada no início de dezembro e tem margem de erro de 3 pontos, para mais ou para menos.

Projeto "MP vai às ruas" estará em Mussurunga nesta terça

A partir desta terça, 9, o Ministério Público Estadual estará no bairro de Mussurunga com o projeto “MP Vai às Ruas”. Nesta edição, o ônibus itinerante fica até sexta, dia 12, das 8h às 12h, para prestar serviços à população. Neste período, promotores de Justiça e servidores do MP atenderão os casos de crianças e adolescentes sem a paternidade reconhecida, já identificados em listas encaminhadas pelas creches e Secretaria Municipal de Educação, para viabilização do reconhecimento paterno.
Além desse serviço, serão formalizados acordos de alimentos, questões envolvendo o registro civil e outros atendimentos na área cível. As demandas relativas a outras áreas serão encaminhadas aos órgãos competentes. Os atendimentos serão feitos em frente à Escola Municipal Célia Nogueira, na Rua Plínio Garcez de Sena, Setor C, Rua C, em Mussurunga

Feridas são prioridade de João

Além de organizar a reforma administrativa, "enxugando" a máquina, na proposta que a Câmara Municipal ainda vai analisar, o prefeito de Salvador, João Henrique, quer iniciar seu novo mandato com o foco em alguns problemas graves da capital, que se arrastam há tempos. Para efeito interno, ele denominou esses problemas como as "feridas de Salvador".
Entre os pontos, podem já ser citados quatro que considera essenciais: a revalorização do Centro Histórico, a revitalização da península itapagipana, uma solução definitiva para a questão das barracas de praia e a conclusão da primeira etapa do metrô.
Este último item acaba de sofrer um complicador, com a decisão do Tribunal de Contas da União de reter parte das verbas, mas o prefeito tem dito aos seus auxiliares que os problemas serão resolvidos.
Não se sabe se foi a grande vitória que obteve nio segundo turno da eleição municipal, mas o certo é que João está animado. O dia 1º está chegando.