sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Site do Kibeloco imagina famosos podres

Cabine 'cornofônica' faz sucesso em bar de SP




Tarde da noite. Preocupada, a mulher liga para saber o paradeiro do marido. Ele atende o telefone e, ao fundo, barulho de carros, buzina, avião, tiroteio e até gemidos. Na verdade, o homem está em um bar, mas corre para a cabine 'cornofônica', onde pode falar 'tranqüilamente' e acionar os ruídos para disfarçar e tentar enganar o interlocutor. A cabine, também usada pelas clientes, foi montada em um estabelecimento nos Jardins, área nobre de São Paulo, e vem atraindo curiosos.

A idéia foi do proprietário do Boteco Brasil, Leopoldo Buosanti Neto, de 40 anos. 'Eu via o pessoal saindo desesperado até a rua para atender o celular porque não queria que a mulher descobrisse que ele estava em um bar', explicou. O empresário jura que a invenção tem feito sucesso até mesmo entre as mulheres. 'A opção que mais usam é do (barulho) trânsito'.

Para chamar a atenção, a cabine cornofônica é vermelha, lembra as de telefone usadas na Inglaterra e fica logo na entrada do bar, inaugurado em 1964. Para o consultor Leonardo de Andrade, 23, não tem como não enganar a companheira. 'A mulher acredita. Se eu não avisasse minha namorada de que estou aqui, ia dizer que estava em Cumbica, indo para Manaus. Ela ia ficar maluca', brincou ele.
Para isso, Andrade apertaria o botão 'aeroporto', em que uma voz simula as que anunciam vôos pelo alto-falante. 'Eu nunca vi isso em lugar nenhum. É a cara do brasileiro. É zoeira', disse. Se escolhesse a opção 'chute o balde', gemidos intensos de mulher poderiam ser ouvidos.

Vereadores são acionados após incorporarem salários de assessores

Acusados de nomear empregadas domésticas como assessoras parlamentares e receberem, em parte ou totalmente, os vencimentos dos cargos oferecidos a elas, os vereadores do município de Belo Campo Alzenaldo Soares de Oliveira e Pedro Gouvêia Dias (reeleitos) e o ex-vereador Leoni dos Santos Lima estão sendo acionados por ato de improbidade administrativa. Os três são alvo da ação civil pública ajuizada pelo promotor de Justiça Marcos Alves Peixoto, que afirma que eles se aproveitaram da simplicidade e ingenuidade de pessoas humildes para montarem um verdadeiro esquema de apropriação de vencimentos alheios.

Os acionados auferiram, segundo o promotor de Justiça, “vantagem patrimonial indevida em razão do exercício do mandato”. Isso, a partir do recebimento ou incorporação de valores oriundos da verba salarial de pessoas por eles indicadas à nomeação de cargos junto ao Poder Legislativo, explica Marcos Peixoto, lembrando que Alzenaldo, conhecido como ‘Zena’, Leoni e Pedro indicaram as assessoras tão somente em razão das vinculações de ordem empregatícia que mantinham com elas. Essas pessoas foram nomeadas sem expediente de trabalho fixado e não exerceram qualquer atividade voltada para o bom funcionamento do Legislativo Municipal, reclama o promotor.

Mutirão de cirurgias beneficia 164 municípios


O Projeto Estadual de Cirurgias Eletivas de Baixa Complexidade, lançado nesta quinta-feira (29) na Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem), beneficiará 164 municípios, com população estimada de 3,7 milhões de pessoas. São 87 municípios executantes e 107unidades de saúde envolvidas.

Nesta fase, a Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) amplia a ação para as cirurgias de menor complexidade, realizando 91 procedimentos. Segundo o secretário da Saúde, Jorge Solla, o objetivo do projeto é facilitar o acesso da população do interior aos procedimentos cirúrgicos. Ele explicou que haverá também uma terceira etapa, contemplando mais 13 municípios para garantir a cobertura de todas as 417 cidades baianas. Serão incluídos ainda serviços de oftalmologia para realizar cirurgias de causas prevalentes de cegueira.As informações são do Notícias da Bahia.

Pedro Simon critica José Sarney


O senador Pedro Simon (PMDB-RS) criticou nesta quinta-feira a sinalização de seu colega de partido, José Sarney (PMDB-AP) --que disputa a presidência do Senado-- de dificultar o ingresso da Venezuela no Mercosul. Para Simon, a atitude de Sarney é "equivocada" e pode transformar o país vizinho em "inimigo". O senador do Rio Grande indicou ainda não estar definido sobre seu voto em Sarney.

"O senador Sarney está confundindo o presidente Hugo Chávez (Venezuela) com o país Venezuela. Quando ele critica o Chávez, que está se armando e comprando armamentos, eu concordo com o Sarney, mas impedir a Venezuela de entrar no Mercosul é um absurdo", disse Simon. "Essa atitude pode transformar a Venezuela em inimiga." Sarney sinalizou aos partidos de oposição que vai dificultar o ingresso da Venezuela no Mercosul se for eleito presidente do Senado. A sinalização teria ocorrido na reunião com os tucanos realizada nesta quarta em Brasília.

Arlindo Chinaglia ataca o Senado


A quatro dias de deixar a presidência da Câmara, o deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) elevou o tom das críticas ao Senado. Em resposta ao Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a recusa de promulgar a PEC dos Vereadores - que ampliou o número de vagas nas assembleias legislativas do país -, Chinaglia afirmou que cometeria uma ilegalidade se seguisse o exemplo do Senado e rebateu as críticas feitas pelo presidente da Casa, o senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN).

O conflito entre Câmara e Senado começou em dezembro do ano passado. Os deputados aprovaram a proposta de aumento do número de vereadores, mas condicionaram essa elevação a um limite de gastos das assembleias legislativas. Quando o texto chegou ao Senado, essa limitação foi retirada e o texto devolvido à Câmara para a promulgação.

"Brasil já pode ter mulher presidente"


A ministra chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, ontem, durante apresentação no Fórum Social Mundial disse que ainda não é candidata Presidência da República, mas que o Brasil está preparado para ter uma mulher no comando do país.

Dilma foi recebida por um coro de mais de 500 pessoas que gritavam: Brasil urgente, Dilma presidente e disse que ficou comovida com a manifestação.

O Brasil está preparado para ter uma mulher presidente, um presidente negro, um presidente índio. O Brasil é uma sociedade democrática. Sinto nessa manifestação aqui no Pará um calor humano, uma força muito grande. É comovente estar aqui. É uma coisa que toca o coração.

A ministra disse ainda que não é candidata porque ainda não houve conversa oficial com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva a respeito da sucessão.As informações são do Tribuna do Brasil.

Prefeito de Jundiaí é afastado do cargo


O juiz Marco Aurélio Sampaio Stradiotto, da 281ª Zona Eleitoral de Jundiaí, no interior de São Paulo, afastou ontem o prefeito Miguel Haddad e o vice-prefeito Luiz Fernando Machado, ambos tucanos e determinou, em notificação, que o presidente da Câmara Municipal, José Galvão Braga Campos (PSDB), o "Tico", assuma o Poder Executivo. Além de impugnar o mandato do prefeito e o vice, o juiz eleitoral determinou a realização de novas eleições no prazo de 40 dias.

Stradiotto negou recurso contra a impugnação do mandato de ambos, determinada em sentença publicada no "Diário Oficial" do dia 23 de janeiro. Haddad e Machado foram condenados por uso abusivo de jornais locais, pagamento de R$ 50 para participantes em pesquisa qualitativa, distribuição de pizza a cabos eleitorais e simpatizantes e uso irregular de dependências públicas municipais e estaduais durante a campanha.

Democratas oficializa apoio a José Sarney


Segunda maior bancada no Senado, com 14 parlamentares, o Democratas (DEM) oficializou ontem o apoio candidatura do senador José Sarney (PMDB-AP) para suceder Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) na presidência do Senado no biênio 2009-2010. Esse apoio já era praticamente certo, uma vez que o líder do partido, Agripino Maia (RN), sempre declarou que o partido respeitaria o critério da proporcionalidade partidária.

Segundo Agripino Maia, não houve, na reunião da bancada ontem, qualquer manifestação contrária candidatura de José Sarney. O líder do DEM afirmou que Sarney conta, também, com apoios do PR, PTB, PCdoB, além de integrantes de outros partidos.

PSDB decide apoiar candidatura de Tião Viana


O PSDB formalizou o apoio à candidatura do petista Tião Viana (AC) à presidência do Senado. A informação foi dada à Agência Brasil, na madrugada de hoje (30), pelo líder do partido senador Arthur Virgilio (AM).

Segundo Virgilio, uma eventual eleição do senador petista "vai mostrar um Tião Viana muito livre para defender a soberania do Congresso Nacional"

O líder do PSDB negou que a decisão da bancada tucana esteja vinculada a cargos na Mesa Diretora ou a presidência nas comissões. "Nós vamos ter os cargos que a proporcionalidade da nossa bancada facultar", disse.

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Assembleia aprova mais três projetos de lei

Na última sessão da convocação extraordinária da Assembleia Legislativa da Bahia, ocorrida na quarta-feira, 28, mais três projetos de lei que integravam a pauta de votação foram aprovados.

Em sessão tumultuada, foram aprovadas as matérias sobre a reestruturação do plano de carreiras, cargos e salários dos servidores da Saúde, o Sistema de Transporte Intermunicipal de Passageiros e a lei orgânica da Procuradoria Geral do Estado (PGE).

Outras três matérias, entre os 26 projetos discutidos desde o dia 6 de janeiro, ficaram para depois do recesso parlamentar: a bolsa-auxílio para os professores das universidades estaduais e a emenda constitucional e projeto de lei que alteram as regras de estabilidade dos servidores. As informações são do Jornal A Tarde.

Ministério Público denuncia ex-prefeito de Itapitanga

Segundo informações do blog Bahia Notícias, o Ministério Público Federal em Ilhéus propôs ação de improbidade administrativa e denúncia contra Ney Apolinário da Silva, ex-prefeito do município de Itapitanga, a 472 quilômetros de Salvador, por desvio de verbas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef). Além da condenação penal e por improbidade, na área civil o MPF pede também o pagamento de cem mil reais por danos morais.

Em 2001, o município recebeu cerca de 390 mil reais, que deveriam ser destinados ao desenvolvimento do ensino fundamental e para assegurar a remuneração justa ao magistério. Conforme o MPF apurou por meio de um inquérito civil, o ex-gestor aplicou indevidamente as verbas repassadas ao município, empregou recursos em desacordo com os programas a que se destinavam e efetuou despesas que foram de encontro às normas financeiras pertinentes.

PMDB conquista a presidência da União dos Municípios


O processo democrático que culminou na vitória do prefeito de Bom Jesus da Lapa, Roberto Maia (PMDB), na disputa pela presidência da União dos Municípios da Bahia (UPB), na quarta-feira, 28, teve bastidores recheados de acusações sobre ingerências do governo do Estado e do ministro Geddel Vieira Lima (Integração Nacional) no voto dos prefeitos.

Com a diferença de 12 votos, Maia foi eleito presidente da UPB, definindo a disputa que representou não só o interesse de comandar a entidade que congrega 386 prefeituras, mas também a medição de forças entre os dois principais partidos da base de sustentação do governo Wagner, o PT e o PMDB.

Bolsa família: Governo decide ampliar parcela variável


O governo decidiu nesta quarta-feira (28) ampliar o acesso à parcela variável do programa Bolsa Família. A decisão ainda precisa ser formalizada nos próximos dias. Atualmente, para ter acesso ao benefício variável, que é de R$ 20 por dependente, a renda per capita da família pode ser de, no máximo, R$ 120. O governo resolveu reajustar esse valor para R$ 137.

O impacto no orçamento será de aproximadamente R$ 549 milhões, o que elevará os gastos do governo com o programa para cerca de R$ 11,9 bilhões. O benefício variável é um acréscimo feito ao valor mensal que cada família recebe do programa por cada dependente.

Sarney assume candidatura ao Senado


Depois de negar várias vezes o desejo de concorrer e incentivar a reeleição do correligionário Garibaldi Alves Fiho (PMDB-RN), o senador José Sarney (PMDB-AP) escolheu a casa do atual presidente do Senado para anunciar oficialmente que vai disputar a presidência. "Não desejei, não queria e esperava que não se chegasse a essa situação, mas não poderia deixar de aceitar o apelo do meu partido em prol da unidade", disse. Ele fez o anúncio, ao lado de um constrangido Garibaldi, que teve de retirar sua candidatura à reeleição.

Sarney propôs que o senador Tião Viana (PT-AC) retirasse a sua candidatura em prol da unidade da base aliada do governo. A pressão seria exercida pelos líderes partidários. "Essa construção de articulações é sempre feita pelas lideranças", disse. "É com redobrado desejo de servir ao País, de ajudar a governabilidade, que vou aceitar, se eleito, a presidência do Senado", disse.

Sucessão na Câmara: Temer se diz favorito


O apoio de 14 partidos reafirmado ontem com a criação de um bloco parlamentar com 426deputados, levou o candidato à presidência da Câmara Michel Temer (PMDB-SP) a se consolidar como favorito para a sucessão de Arlindo Chinaglia (PT-SP) na presidência da Câmara. A eleição será na segunda-feira (2) com outros três candidatos na disputa: Aldo Rebelo (PCdoB-SP), Ciro Nogueira (PP-PI) e Osmar Serraglio (PMDB-PR).

"Prevejo o dia 2 com vitória, mas vou aguardar", disse Temer ao lado de líderes e representantes dos 14 partidos que o apoiam. A criação do bloco foi mais um movimento para mostrar força política. Ele concentra 83% do total de deputados da Casa, mas o número não significa votos automaticamente. Os outros candidatos apostam na dissidência que poderá levar a eleição para o segundo turno. Na análise dos adversários de Temer, o apoio institucional dos partidos faz do candidato o favorito, mas não decide a eleição.

Tarso mantem decisão sobre o italiano Battisti

O ministro da Justiça, Tarso Genro, não só não vai rever a decisão que concedeu refúgio político ao italiano Cesare Battisti como duvida que o Supremo Tribunal Federal (STF) modifique seu despacho e abra uma brecha para a extradição do ex-militante de esquerda, condenado à prisão perpétua por atos terroristas. "Se o Supremo mudar essa orientação, será uma anomalia institucional muito grande", afirmou Tarso.

O governo italiano move processo pela extradição de Battisti porque ele foi condenado à prisão perpétua, acusado de quatro homicídios, entre 1978 e 1979. Dirigente do movimento intitulado Proletários Armados pelo Comunismo (PAC), Battisti fugiu para a França e também viveu no México. Mesmo depois de receber o status de refugiado político concedido por Tarso, no último dia 13, o ex-ativista permaneceu preso em Brasília, pois o STF alegou que vai analisar o caso em fevereiro.

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Veracel é acusada de receptar madeira ilegal


Quatro fornecedores de eucalipto da Veracel Celulose S/A, empresa que atua no ramo da silvicultura (plantio de eucalipto) em dez municípios do extremo sul da Bahia, tiveram as licenças ambientais anuladas pelo Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Condau) de Eunápolis, a 643 km de Salvador.

Com a anulação, os plantios de eucalipto estão irregulares, e a Veracel pode responder por crime de receptação de madeira ilegal. Já os donos das terras podem receber multa por crime ambiental do Instituto de Meio Ambiente (IMA), que ficou sabendo da anulação das licenças por meio de A TARDE. "Vamos tomar conhecimento do assunto e adotar as providências", disse o gerente de fiscalização do IMA em Eunápolis, Acyr Padilha, segundo o qual a multa será proporcional aos danos causados ao meio ambiente nas propriedades.

Em nota, a Veracel afirma que "as licenças são referentes a propriedades particulares que possuem contrato de venda de madeira com a empresa, cujo compromisso comercial de aquisição da madeira – assim como qualquer outro produto ou serviço – está vinculado ao licenciamento do fornecedor pelos órgãos competentes".

Governo leva água potável para oeste baiano


O Governo do Estado, por meio da Companhia de Engenharia Rural da Bahia (Cerb), vem transformando a vida de mais de 50 mil moradores da região oeste da Bahia, com ações que fazem parte do Programa Água para Todos.

O investimento é de aproximadamente R$ 30 milhões, totalizando 144 intervenções, entre perfuração de poços, construção de sistemas integrados e simplificados de abastecimento de água, além de convênios com as prefeituras para fornecimento de materiais que visam ampliar a oferta de água. As localidades de Mangabeira, São Vicente, Jatobá e Km32 (Barreiras), Caraíbas Grande e Timbozinho (Formosa do Rio Preto) serão as próximas beneficiadas com a construção de sistemas de abastecimento de água.

ACM Junior nega funcionária fantasma


O servidor público Gerri Sherlock Araújo entrou na Justiça para reaver o dinheiro que, segundo ele, uma servidora fantasma do gabinete do senador Antonio Carlos Magalhães Junior (DEM-BA) e outros políticos do clã ACM teriam abrigado.

A servidora seria Siméa Maria de Castro Antun, que se diz mãe de um filho hoje com 14anos do ex-deputado Luís Eduardo Magalhães, morto em 1998. Ela teria recebido R$ 600 mil sem trabalhar e só foi demitida mês passado por ACM Junior. O senador baiano nega que ela não tenha trabalhado. A ação corre na 3ª Vara Federal de Sergipe.

Projeto pune partido que descumprir cota para mulheres


Tramita na Câmara o Projeto de Lei 4407/08, que altera a Lei Eleitoral (9.504/97) para obrigar os partidos políticos a cumprir efetivamente a cota mínima de 30% de candidaturas do sexo feminino em eleições.

De autoria da deputada Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), a proposta pune o não cumprimento da medida com a anulação do pedido de registro das candidaturas do partido.

A lei atual determina que o partido ou coligação deverá reservar pelo menos 30% das vagas de candidaturas a representantes de cada sexo. Vanessa Grazziotin, no entanto, entende que o verbo "reservar" abre brecha para burlar a norma.As informações são do Portal da Câmara dos Deputados.

PSDB ainda não definiu quem apoiará no senado

Com reunião de bancada marcada para amanhã, às 11 horas, o PSDB ainda é uma incógnita quando o assunto é a sucessão na presidência do Senado. O próprio presidente do partido, Sérgio Guerra (PE), admitiu hoje (27) que a escolha entre José Sarney (PMDB-AP) e Tião Viana (PT-AC) pode não acontecer amanhã (28).

Guerra afirmou que “não há uma definição do partido sobre quem apoiará”. O parlamentar disse que essa decisão pode sair “amanhã ou depois”, uma vez que a eleição só acontecerá na segunda-feira (2).

Candidatos à Presidência da Câmara realizam últimos contatos

A disputa pela Presidência da Câmara e pelos demais cargos da Mesa Diretora da Casa mobiliza os deputados neste fim de recesso parlamentar, que termina no próximo sábado (31). Na segunda-feira (2), a partir das 12h, no plenário, os 513 deputados elegem os novos dirigentes da Casa para os próximos dois anos.

Os quatro candidatos à presidência – Michel Temer (PMDB-SP), Ciro Nogueira (PP-PI), Aldo Rebelo (PcdoB-SP) e Osmar Serraglio (PMDB-PR) – estão em Brasília, onde ficam até o dia da eleição, refazendo os contatos com os colegas em busca dos votos necessários para serem eleitos.

Formalmente, Michel Temer conta com o apoio de 14 partidos, que, somando suas bancadas, daria mais de 430 votos. No entanto, como a votação é secreta, não é possível prever quantos desses votos serão dados a Temer. A coordenação de campanha do peemedebista, no entanto, estima esses votos em mais de 300.

Tarso afirma: vitória dupla do PMDB não representa ameaça política

O ministro da Justiça, Tarso Genro, afirmou ontem que caso as eleições na Câmara e no Senado sejam vencidas pelo PMDB, isso não representará uma ameaça ao sistema político.

"Embora seja uma situação meio atípica ficar com as duas presidências da Casa, o Brasil já viveu tantas situações atípicas e não creio que isso constitua qualquer ameaça ao sistema político do país. Agora, o sistema político só vai se requalificar se nós fizermos uma reforma política em alguns pontos essenciais para que os partidos sejam mais nacionais, menos regionais, mais programáticos, menos de conveniência", disse.

Tarso afirmou, no entanto, que a posição de seu partido é eleger Tião Viana (PT-AC) no Senado. "O PMDB é um dos partidos da coalizão e tem um papel importante. Obviamente, a posição de meu partido é eleger o Tião Viana no Senado. Agora, se disputar com Tião Viana um ex-presidente da República, obviamente será um disputa muito dura, muito parelha. O ex-presidente José Sarney (PMDB-AP), se eventualmente for eleito, será um presidente vinculado à coalizão política do governo."

Alckmin toma posse como secretário em SP

O ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB) tomou posse ontem como secretário de Desenvolvimento de São Paulo. Ele foi empossado pelo governador José Serra em uma cerimônia que teve a presença do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), que derrotou Alckmin nas últimas eleições, de deputados estaduais e federais e secretários estaduais e municipais.

Em sua primeira entrevista como secretário, ele criticou a atuação do governo federal contra a crise econômica. “Nos pareceu demorada a reação do governo”, disse, referindo-se ao corte na taxa de juros anunciada no dia 21 de janeiro. Ele destacou que a agência de fomento do governo, que “será praticamente um BNDES paulista”, com recursos de quase R$ 1 bilhão. Segundo ele, boa parte da venda da Nossa Caixa será destinada à Nossa Caixa Desenvolvimento.Alckmin desconversou quando questionado sobre sua aproximação com o governador José Serra e as eleições de 2010.

terça-feira, 27 de janeiro de 2009


Fonte: Charge On line

Eleição da UPB pode barrar ex-prefeitos


Ex-prefeitos não terão direito a voto na eleição para a presidência da União dos Municípios da Bahia (UPB), que acontece nesta quarta, dia 28, na sede da entidade, a partir das 9 horas. O juiz substituto Everaldo Cardozo Amorim, da 8ª Vara da Fazenda Pública, concedeu liminar reconhecendo a ilegitimidade de os ex-gestores votarem e serem votados no pleito. O presidente, Orlando Santiago, garantiu que a UPB, como pessoa física, não vai recorrer da decisão, mas admitiu, sem citar nomes, ter “ouvido rumores” de que alguns ex-prefeitos pretendiam fazê-lo ainda nesta nesta terça, dia 27.

Na decisão, o juiz Everaldo Cardozo diz que farta documentação a ele apresentada autentica, “com clareza solar”, as alegações de que, na assembleia geral extraordinária que alterou o estatuto, não havia quórum exigido estatutariamente. Na ocasião, estavam presentes 53 dos 363 prefeitos associados – 14,6% do total. O juiz ressalta ainda que a UPB é formada não por prefeitos e sim pelos municípios que eles representam. As informações são do Jornal A Tarde.

Folha aponta irregularidades no TJ-BA

A Corregedoria do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) apurou irregularidades administrativas e indícios de corrupção --inclusive venda de decisões judiciais-- em quatro inspeções realizadas nos TJs (Tribunais de Justiça) da Bahia, do Maranhão e do Pará e no TJ Militar do Rio Grande do Sul nos últimos quatro meses, informa nesta terça-feira reportagem de Flávio Ferreira, publicada pela Folha.


As irregularidades encontradas na Bahia eram administrativas. O corregedor do CNJ, Gilson Dipp, disse que o banco de dados do CNJ indicava que 50% dos processos em atraso no país estavam na Bahia. Segundo nota enviada pela assessoria de imprensa do TJ da Bahia, "o CNJ publicou algumas informações incorretas sobre o tribunal. E o TJ-BA remeteu ao CNJ um longo documento explicando tudo e mostrando esses erros".

Wagner sanciona Lei do Bolsa Esporte


A Lei do Bolsa Esporte aprovada pela Assembléia Legislativa em convocação extraordinária e sancionada hoje pelo governador Jaques Wagner foi um dos assuntos comentados em seu programa semanal Conversa com o Governador. Toda a edição foi dedicada ao tema esporte. De acordo com a lei, o atleta ou para-atleta profissional e amador poderá ter uma bolsa mensal de até R$ 2 mil, independentemente da modalidade que pratica. “O Bolsa Esporte é um projeto da maior magnitude e comprova que o nosso governo vê no esporte um fator fundamental de desenvolvimento da juventude e de inclusão social”, comentou Wagner. Ele também agradeceu aos torcedores que fizeram uma bonita festa no último domingo no jogo Bahia 4 X 0 Ipitanga. A partida marcou a reabertura do Estádio Roberto Santos, o Pituaçu.

Obama telefona para Lula


O presidente dos Estados Unidos, Barack Hussein Obama, telefonou nesta segunda-feira (26) para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A conversa durou cerca de 25 minutos e, segundo o porta-voz da presidência da República, Marcelo Baumbach, foi o primeiro contato para iniciar a relação dos dois presidentes.

Lula disse ao novo presidente norte-americano que tem especial interesse em que os dois países enfatizem sua parceria pela paz mundial, no fortalecimento do G-20, na ajuda aos países africanos e, em especial, discutam temas relacionados às mudanças climáticas e aos biocombustíveis.

Durante a conversa, Obama convidou Lula para visitá-lo. O encontro deve ocorrer em março, quando o presidente brasileiro estará em Nova Iorque para participar de um seminário com empresários. Segundo Baumbach, depois dessa reunião com empresários, Lula deve se deslocar para Washington para se reunir com Obama.
Fonte: G1

Dilma inicia campanha para sucessão de Lula


A ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, inicia sua campanha à sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 15 dias. Sem a presença do seu padrinho - que ainda não fez o convite oficialmente, mas já espalhou para meio mundo que a candidata é ela -, Dilma acionará no dia 6 a perfuradora que cavará o túnel para a extensão do metrô entre Novo Hamburgo e São Leopoldo, no Rio Grande do Sul. Manterá o périplo, também sem a presença de Lula, em inaugurações ao longo do ano de obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do qual é a comandante. Ela segue um conselho de Lula: "Torne-se mais conhecida." As informações são do Tribuna do Brasil.

Projeto pretende reduzir burocracia no governo


O Ministério do Planejamento preparou um pacote jurídico para reduzir a burocracia nos órgãos públicos. Reconhecimento de firma em cartórios e a exigência de apresentação pela administração de documentos emitidos por órgãos públicos serão abolidos.

De acordo com a proposta do Ministério do Planejamento, ficará dispensado o reconhecimento de firma em qualquer documento produzido no Brasil, quando apresentado para fazer prova perante órgãos e entidades da Administração Pública, quando assinado perante o servidor público a quem deva ser apresentado.

Pela legislação proposta, a autenticação poderá ser feita, mediante confronto da cópia com o original, pelo próprio servidor a quem o documento deva ser apresentado.O pacote, composto de um projeto de lei e de um decreto, será submetido à consulta pública antes de enviado ao Congresso Nacional.As informações são do Tribuna do Brasil.

Serra pede empenho de Alckmin contra crise


O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), planeja um programa emergencial para evitar que a onda de desemprego no País se alastre pelo Estado. O tema foi um dos principais da cerimônia de posse do ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB) como novo secretário estadual do Desenvolvimento. Durante a posse, Serra pediu empenho do novo titular da pasta na articulação do plano de emergência.

Nas últimas semanas, Serra vinha negando que tomaria qualquer medida emergencial contra a crise. E afirmava que seria suficiente manter um nível de investimento governamental. Contudo, ontem pediu que os secretários Alckmin e Afif, com apoio do prefeito Gilberto Kassab (DEM), estimulem a criação de empregos por meio de investimentos em obras públicas e projetos de utilidade social.

Para eleger Tião Viana PT aposta em voto tucano


A estratégia do PT para reforçar a candidatura do senador Tião Viana (PT-AC) nesta reta final da campanha se concentrará na conquista dos votos dos senadores do PSDB. Tião Viana disse ontem que está conversando com senadores tucanos e que, na quinta-feira passada, telefonou ao governador de São Paulo, José Serra (PSDB), de quem - garante - tem o apoio na disputa contra o senador José Sarney (PMDB-AP) pelo comando do Senado.

Tião Viana reuniu-se ontem com a líder da bancada petista, senadora Ideli Salvatti (SC), e com o senador Aloizio Mercadante (SP), que assumirá a liderança do partido no dia 2 de fevereiro.

Antes da reunião, Mercadante conversou com Sarney por telefone, e este confirmou que a bancada do PMDB se reúne amanhã, quando deverá oficializar o lançamento da candidatura. Mercadante contou que, no telefonema, se queixou a Sarney do fato de senadores do DEM e do PSDB cogitarem deixar o PT fora da Mesa Diretora, caso Viana perca a eleição. No dia 2 de fevereiro, serão também eleitos os integrantes das Mesas Diretoras das duas casas - seis titulares e quatro suplentes.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Alan Sanches sacramenta novo apoio


O candidato do PMDB à presidência da Câmara Municipal, Alan Sanches, conseguiu um apoio importante no seu intento de chefiar a casa legislativa. Nesta segunda-feira (26), a oposição (representada por PT e PCdoB ) vai oficializar apoio a candidatura do peemedebista. O discurso conciliador de Alan Sanches e o reconhecimento de que a minoria deveria ter representação na Mesa Diretora foram determinantes para sacramentar a aliança. O anúncio vai acontecer logo mais, às 15h. Mesmo assim, só há uma vaga para oposição. Ainda não se sabe se a 3º vice-presidência ou a 2º secretaria, cargo do qual Sanches terá que renunciar.As informações são do Bahia Notícia.

Ex-prefeitos "catam tudo" das perefituras

Pelo menos 50 prefeitos baianos tiveram uma desagradável surpresa ao assumirem seus mandatos em 1º de janeiro: não encontraram, nas prefeituras, registro algum sobre os convênios e contratos firmados entre os municípios e os governos estadual e federal. A informação é da Coordenação de Assuntos Federativos da Secretaria Estadual de Relações Institucionais (Serin).

Pellegrini reconhece que a situação faz parte da prática conhecida como “terra arrasada”, em que, antes de passar a administração para um adversário, o gestor “de saída” destrói documentos, esvazia cofres públicos e sucateia equipamentos para dificultar a vida do novo gestor. Fonte: A Tarde.

Senadores baianos aproveitam "bem" verba indenizatória

Os três senadores baianos fecharam o ano de 2008 com R$ 466 mil em gastos com verba indenizatória da casa. A soma das despesas de Antonio Carlos Magalhães Júnior (DEM), César Borges (PR) e João Durval (PDT) representa 5,1% do total usado pelos 81 senadores, que juntos gastaram pouco mais de R$ 9 milhões com o artifício.

A verba indenizatória é considerada como uma “excrescência” pelo coordenador de projetos da Organização Não-Governamental Transparência Brasil, Fabiano Angélico. Ele argumenta que se trata de custos extras, somados às verbas de gabinete e aos subsídios parlamentares. A ONG é engajada em trabalhos de fiscalização à atividade política e faz o acompanhamento dos custos dos ocupantes do Congresso Nacional.

“Essa é uma verba que eles usam desnecessariamente, em despesas já previstas em outras verbas ou em ações meramente políticas”, considera Angélico. “A verba indenizatória só serve para o senador pagar as viagens, para fazer jornalzinho ou ter escritório político fora de Brasília”.

Cada senador tem direito a usar R$ 15 mil mensais em despesas com manutenção de escritório político, divulgação do mandato, contratação de consultorias e viagens que não sejam para os respectivos Estados. Ao final do ano, são R$ 180 mil disponíveis. Cabe ao parlamentar escolher como investir o dinheiro, desde que seja nas áreas permitidas.As informações são do Jornal A Tarde.

PT quer proibir caixa dois em campanhas


Depois do escândalo do mensalão, que atingiu em cheio o PT e o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2005, a cúpula petista quer agora proibir o caixa dois nas campanhas eleitorais.


A proposta que prevê a criação de um Código de Ética, a ser apresentada nesta segunda-feira (26) à Executiva Nacional, considera “infração de natureza grave” a arrecadação de recursos não contabilizados. Se o texto passar pelo crivo do Diretório, em fevereiro, o responsável pelo caixa dois ficará sujeito a expulsão.

Mais apoio:Tião Viana se reune com cúpula do PSDB



O candidato a Presidência do Senado Tião Viana (PT-AC) deve se reunir na terça-feira (27) com o presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), e também com o líder do partido na Casa, Arthur Virgílio (AM), para pedir o apoio dos tucanos a sua candidatura.

A bancada do PSDB, composta por 13 senadores, ainda não definiu o nome que apoiará na eleição da Casa, prevista para o dia 2 de fevereiro. Antes da definição do partido, porém, Virgílio e Guerra também se reunirão com o adversário de Tião Viana na disputa pela sucessão no Senado, José Sarney (PMDB-AP).As informações são do G1.

Evo Morales comemora resultado de referendo


O presidente boliviano, Evo Morales, saiu na noite deste domingo (25) para comemorar a vitória no referendo constitucional do país, enquanto a oposição se declarou contra o novo texto. "Entre 2005 e 2009 vamos de triunfo a triunfo; ls neoliberais, os vende-pátrias estão sendo derrotados permanentemente graças à conciência do povo boliviano", declarou Morales em discurso no Palácio Quemado.

Segundo a contagem rápida calculada pelas duas maiores redes privadas de televisão do país, o 'sim' venceu com 60% dos votos, contra 40% do 'não', em números publicados pela Unitel, e 58,3% a 41,7%, de acordo com a ATB.

CNJ e operadoras de telefonia discutem segurança dos grampos

O corregedor nacional de Justiça, ministro Gilson Dipp, recebe representantes das operadoras de telefonia, às 10h, na sede do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). No encontro, foram avaliados mecanismos para garantir a autenticidade e a segurança dos ofícios destinados à quebra de sigilo telefônico expedidos pela Justiça.Por meio da Corregedoria, o CNJ estuda formas de aperfeiçoar o envio desses ofícios às operadoras para garantir a autenticidade da solicitação. As informações são da Agência Brasil.

PSDB conversa com candidatos à presidência do Senado


A disputa pela presidência do Senado deve ter novos movimentos nos próximos dias. Nesta semana, o líder do PSDB na Casa, senador Arthur Virgílio (AM), deve se reunir com o candidato do PT ao cargo, Tião Viana (AC). O petista vai buscar o apoio dos tucanos à sua candidatura.

Virgílio também deve conversar, nos próximos dias, com o candidato do PMDB à presidência do Senado, José Sarney (AP). O dia da reunião ainda não foi confirmado.

Também está prevista para esta semana uma reunião entre os senadores dp PSDB para fechar questão em relação ao nome que a sigla vai apoiar na disputa pela presidência do Senado.

O PSDB é considerado o fiel da balança no jogo da sucessão no Senado. Segundo Virgílio, o partido deve votar em um só candidato.

Vice-presidente tem quadro estável após cirurgia


A cirurgia a que foi submetido o vice-presidente José Alencar para a retirada de tumores abdominais terminou por volta das 3h desta segunda-feira (26). A operação durou cerca de 17 horas e de acordo com o cirurgião Ademar Lopes, que coordenou os trabalhos, foi bem-sucedida. “As coisas correram muito bem”, disse Lopes em entrevista coletiva concedida em frente ao Hospital Sírio-Libanês minutos após o encerramento da cirurgia.

O cirurgião disse que o vice-presidente foi encaminhado à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital, onde deve permanecer por alguns dias. Neste momento, Alencar respira com o auxílio de aparelhos, porém seu estado de saúde é considerado estável.

Ajuda Legislativa para municípios afetados pelas chuvas

A Mesa Diretora da Assembléia Legislativa do Rio se reune hoje(26), às 15h30m, para votar a liberação de R$ 15 milhões do orçamento anual da Casa para obras emergenciais nos municípios das regiões norte e noroeste fluminense atingidos pelas chuvas das últimas semanas.

A reunião foi convocada pelo presidente da Alerj, deputado Jorge Picciani, após o encontro que manteve, na última sexta-feira (23), em Itaperuna, no norte do estado, com 15 prefeitos dos municípios mais atingidos. Durante o encontro, o governo do estado também anunciou a liberação de R$ 12 milhões para auxílio à região.

Segundo Picciani, a idéia é entregar cheques no valor de R$ 1 milhão para cada prefeitura, para serem aplicados nos projetos de reconstrução das cidades.Ele disse que a concessão da verba não vai prejudicar o funcionamento do Legislativo estadual, porque a Alerj reduziu em aproximadamente 8% seu orçamento para este ano e ainda repassou R$ 35 milhões para as universidades estaduais, o Ministério Público e a Defensoria Pública.Segundo balanço da Defesa Civil, em todo o estado as chuvas das últimas semanas deixaram 3 mil desalojados e 450 desabrigados. As informações são da Agência Brasil.

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Deu no Bahia Noticia: Sanches desmente Paulo Magalhães Jr.


Não falei nada disso. Muito pelo contrário. Eu fiz a leitura do documento e disse a Paulo Magalhães que aquele parecer não era suficiente para mantê-lo no cargo. Ele sabe disso e a Mesa Diretora é testemunha”, disse o vereador Alan Sanches, candidato do PMDB à chefia do Legislativo municipal, em resposta às declarações de Paulo Magalhães Jr. (DEM) que garantiu ter conseguido apoio do peemedebista . Alan Sanches, que já conseguiu apoio de quatro integrantes da Mesa e de parte da oposição, garante que não vai responder a qualquer tipo de ataque pessoal que parta do Democratas. “Não se pode confundir capacidade de diálogo e poder de decisão com desrespeito e falta de educação. Quero colaborar com o que for melhor para Casa, inclusive, ouvindo as minorias e respeitando os princípios democráticos”, destacou.

Sanches defende que a oposição precisa ter posição na Mesa para que o equilíbrio entre as forças políticas seja mantido. “A reivindicação da oposição é legítima. Espero que PT e PCdoB possam colaborar com o nosso projeto”. Informações de bastidores apontam que os articuladores políticos do PMDB tentam alocar o PT na 3º vice-presidência da Câmara Municipal. Para quem não tinha nada, a proposta parece bastante tentadora.

Frase de Lúcio


“Tal qual a posição de Mangueira, que abriu mão do cargo por questões pessoais, o partido não pode questionar uma decisão nascida entre seus pares. Mas, não podemos abrir mão de disputar a presidência da Casa. Esse é um espaço político conseguido pelo PMDB”.

Lúcio Vieira Lima, presidente regional do PMDB, sobre a opção do vereador Pedro Godinho em não disputar a chefia do Legislativo municipal

II. Jornal Metrópole mostra ficha criminal de Marcelo Nilo (PSDB)


Ainda na edição de hoje, o jornal da metrópole traz matéria sobre a "ficha corrida" do deputado Marcelo Nilo. Antes de comentar sobre os seus crimes a matéria realça "Marcelo Nilo não tem currículo nem as precondições morais que deveriam ser exigidas para coordenar o trabalho da representação popular encarregada do ordenamento legal da administração do Estado. Tem, na verdade, folha corrida – e de fazer chorar de vergonha. Não honra a palavra e nem mesmo o que assina, como provou o Jornal da Metrópole ao divulgar documento em que se compro¬metia a não disputar a reeleição"


O jornal é distribuído gratuitamente nos pontos fixos que ficam nas farmácias Santana e na loja das Óticas Impacto da Calçada, na Barraca do Luis, no Supermercado Monteiro, em Caminho de Areia, na Banca Paulo VI, no Shopping Tricenter, no Restaurante Baby Beef , na Gira Mundo Turismo e na Subway da Barra

I.Jornal Metrópole avalia governo Wagner

Com duas páginas dedicadas ao governador Jacques Wagner, o Jornal da Metrópole lançou nessa sexta-feira um balanço sobre os dois primeiros anos do governo de Wagner. Entre os pontos positivos o jornal cita "o governador aponta algumas conquistas nos balanços, sempre otimistas, que tem feito dos dois anos de sua administração. Um dos principais pontos é a ampliação dos programas de habitação popular, a geração de 56.147 novos empregos e a ampliação do programa Todos pela Alfabetização (Topa), com meta, até o fim do governo, de alfabetizar um milhão de pessoas"

Quanto aos aspectos negativos o jornal entitula a Segurança pública, como o "calcanhar-de-aquiles"de Wagner, diz ainda que o governador "está devendo melhorias nas áreas de Cultura e Agricultura" e explica, "no caso desta últim pasta, a ineficiência é tão grande que o Secretário Roberto Muniz poderia ir pegando o boné". E conclui: "Wagner tem avaliação positiva dos dois primeiros anos do seu governo, mas os adversário discordam"




MP pede embargo de 34 obras na Paralela


O Ministério Público Federal pediu ao Tribunal Regional Federal a interdição de 34 empreendimentos na região da Avenida Paralela. A esses, se soma o Estádio de Pituaçu, que foi inaugurado nesta quinta, dia 22, mas que também teve pedido de interdição. O pedido de embargo na Paralela se baseia na fiscalização que vinha sendo feita pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) desde que o TRF concedeu liminar em ação contrária à aplicação do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano.

Segundo informações do Jornal A Tarde, em nota, o MPF declara que “as medidas não têm a finalidade de causar prejuízos a consumidores, empreendedores ou trabalhadores da construção civil”. O objetivo seria o de “assegurar o desenvolvimento sustentável da cidade de Salvador, com respeito ao meio ambiente. Cabe agora à Justiça Federal o desfecho da questão envolvendo os empreendimentos da Paralela, inclusive o estádio”.

PDT: é 'definitiva' saída do bloquinho e apoio a Temer


A presidência nacional do PDT divulgou nota na noite de ontem em que afirma como "definitiva" a decisão tomada sobre o desligamento do bloco de esquerda, o chamado "bloquinho" (composto por PSB, PCdoB, PMN e PRB), e o apoio à candidatura de Michel Temer (PMDB-SP) à presidência da Câmara. "O PDT entende que não seria aconselhável que um mesmo partido presidisse as duas Casas. Coerentemente, apoia o peemedebista Michel Temer na Câmara e o petista Tião Viana no Senado", diz a nota.

O partido aproveita a nota para rebater "com veemência e indignação à afirmação de que nossa decisão se deu em obediência à ordem do Planalto". Segundo o partido, o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, tem o direito de participar das discussões do partido e deliberações. "Contudo, nem ele, nem a direção do partido, nem a bancada se submeteria a interferências externas quando se tratam de assuntos partidários", diz a nota. O presidente nacional do partido, deputado Vieira da Cunha (RS), afirma que "jamais" recebeu pressão e "muito menos ordens do Palácio do Planalto sobre qualquer assunto partidário".

Gilberto Kassab pede reavaliação de contratos

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), baixou decreto que prevê que todos os contratos e licitações em andamento para compras e prestação de serviços terão de ser reavaliados neste início de ano. A medida - publicada ontem no Diário Oficial - vai atingir todas as secretarias, órgãos da administração direta, autarquias e fundações.

É uma das formas encontradas pela Prefeitura para se adequar ao congelamento de R$ 5,5 bilhões do Orçamento, anunciado por Kassab. A Prefeitura justificou a decisão afirmando novamente que a crise internacional já teve reflexos na economia brasileira. Além disso, é explicado no decreto que os índices de inflação mostram queda nos preços dos produtos, entre eles alguns presentes nas licitações e contratos. As reavaliações devem ser concluídas até 20 de março. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Prefeitura de SP: decreto reavalia contratos e licitações

Marta quer preparar jantar para Dilma


Depois de permanecer submersa desde que foi derrotada na última eleição municipal, a ex-ministra Marta Suplicy (PT) deu o primeiro passo para seu retorno à cena política. A petista, que conversou nesta semana com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, vai ajudar nas articulações para fortalecer o nome da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, como candidata à Presidência da República em 2010.

Marta confidenciou a aliados que já definiu sua primeira tarefa. Vai organizar em sua casa um jantar em homenagem a Dilma, com parlamentares do PT em São Paulo. A ministra poderá melhorar sua articulação política no Estado e ganhar trânsito no PT paulista. A data ainda não foi definida, mas a expectativa é de que o evento ocorra na segunda semana de fevereiro. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

PMDB ameaça deixar PT sem cargo na Mesa do Senado


Para forçar a renúncia do petista Tião Viana (AC) na corrida sucessória do Senado, o PMDB ameaça deixar o PT fora da composição da Mesa Diretora, caso o senador José Sarney (PMDB-AP) seja eleito presidente da Casa. Um dos coordenadores da campanha de Sarney adverte que a opção dos petistas pela disputa no voto vale para todos os postos de direção. Segundo ele, o comando peemedebista já está negociando os cargos para compor uma chapa completa, apenas com seus aliados.

Sarney dá como certo o apoio do PSDB, a quem reservou a primeira-vice-presidência do Senado, possivelmente para o senador Marconi Perillo (PSDB-GO), além de um cargo de suplente na Mesa Diretora. O DEM, que é aliado de primeira hora, ficará com a primeira-secretaria, para Heráclito Fortes (PI), e também com a quarta-secretaria. O senador Epitácio Cafeteira (PTB-MA) ficaria com a segunda-vice-presidência.

O líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), reuniu-se ontem, separadamente, com Sarney e Viana. Segundo ele, o PSDB já dispõe de dados suficientes para decidir, na próxima semana, em qual dos dois votará. "Vamos partir, agora, para unificar a bancada (de 13 senadores) em torno de um nome", anunciou Virgílio, reconhecendo que há divisões. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Satiagraha: governo bloqueia US$ 2 bilhões no exterior


O Ministério da Justiça informou hoje que conseguiu bloquear mais US$ 2 bilhões em contas bancárias mantidas no exterior e relacionadas à Operação Satiagraha, que investiga crimes de corrupção, desvio de verbas públicas, lavagem de dinheiro e evasão de divisas. Do montante, o ministério explicou que o bloqueio de cerca de US$ 500 milhões resultou de cooperação com o governo norte-americano. Segundo o Ministério da Justiça, foi o maior bloqueio de recursos suspeitos da história do Brasil.

O governo afirmou que não vai divulgar neste momento o local do bloqueio nem o nome dos titulares das contas, para manter o compromisso com os países que participaram da cooperação e para não atrapalhar as investigações.

A ordem partiu da Secretaria Nacional de Justiça, junto com o Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI), da Justiça Federal e da Polícia Federal, que determinaram o bloqueio, que contou com cooperação jurídica internacional. O ministro da Justiça, Tarso Genro, elogiou o trabalho da Secretaria Nacional de Justiça, que, segundo ele, está tornando cada vez mais difícil a lavagem de dinheiro. As informações são da agência estado.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Fidel comenta sobre honestidade de Obama

O líder cubano Fidel Castro louvou nesta quinta-feira a "honestidade" do novo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, mas frisou que ainda tem "dúvidas" sobre sua gestão, segundo expressou no primeiro artigo da coluna "Reflexões" que escreveu nas últimas cinco semanas. Fidel assegurou que não tem "a menor dúvida sobre a honestidade com que Obama" expressou suas ideias durante a posse, mas que "apesar de suas nobres intenções", ainda restam "muitas dúvidas" a serem esclarecidas.

Muro da Renascer deve ser demolido na sexta

As obras de demolição da sede mundial da Igreja Renascer em Cristo, no Cambuci, em São Paulo, poderão começar nesta sexta-feira (23), segundo o Ministério Público. A promotora de Habitação e Urbanismo Mabel Tucunduva, que acompanha o caso, afirmou nesta quarta (21) que a remoção dos muros que restaram do prédio depende apenas de autorização de órgãos como a Defesa Civil e a Subprefeitura da Sé.

No domingo (18), em que o teto do edifício da Igreja Renascer caiu durante um intervalo entre os cultos, deixando nove mortos e mais de cem feridos. A necessidade desse aval se deve ao trabalho de demolição, que, apesar de "não ser muito complexo", conforme a promotora, demanda certo cuidado. "A grande preocupação é dos vizinhos voltem de uma forma segura e que o bairro não seja afetado pela demolição", disse.

Fonte: G1

Bancos públicos discutem redução do spread bancário

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reúne-se hoje (22), a partir das 9h, no Palácio do Planalto, com representantes de bancos públicos (Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, Banco do Nordeste e Banco da Amazônia). O ministro da Fazenda, Guido Mantega, participa do encontro.

O objetivo é discutir redução do spread bancário (diferença entre o percentual que o banco paga ao cliente investidor e o que o cliente paga pelo empréstimo) e alternativas para a redução dos juros cobrados nos empréstimos.

No fim da tarde (17h), Lula se reúne com os ministros Guido Mantega, da Fazenda, e Miguel Jorge, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Em pauta, entre outros assuntos, as medidas complementares que o governo estuda para enfrentar os efeitos da crise financeira internacional e, em conseqüência, preservar os empregos e incentivar o consumo.

Tucanos esperam conciliação

A de­ci­são do go­ver­na­dor de São Pau­lo, Jo­sé Ser­ra (PSDB), de tra­zer pa­ra o seu se­cre­ta­ria­do o an­te­ces­sor Ge­ral­do Alckmin (PSDB) de­ve es­fri­ar a dis­pu­ta in­ter­na que já co­me­ça­va a se con­fi­gu­rar no ni­nho tu­ca­no pa­ra a es­co­lha do su­ces­sor ao Pa­lá­cio dos Ban­dei­ran­tes em 2010.

Um dia de­pois do anún­cio da no­me­a­ção do ex-go­ver­na­dor pa­ra a Se­cre­ta­ria de De­sen­vol­vi­men­to, a ava­li­a­ção de quem de­fen­de Alckmin ou o se­cre­tá­rio da Ca­sa Ci­vil, Aloysio Nu­nes Fer­rei­ra, pa­ra ser o can­di­da­to a go­ver­na­dor na pró­xi­ma elei­ção é de que é na­tu­ral a de­cre­ta­ção de um ar­mis­tí­cio. "Acho que nes­se mo­men­to ha­ve­rá um enor­me abran­da­men­to do con­fli­to", afir­mou o se­cre­tá­rio mu­ni­ci­pal de Es­por­tes, Wal­ter Feld­man.

Pa­ra o pre­si­den­te es­ta­du­al do PSDB, Men­des Tha­me, que vai co­man­dar ofi­ci­al­men­te a es­co­lha do can­di­da­to ao go­ver­no es­ta­du­al de São Paulo, a con­fir­ma­ção de que se­rá José Ser­ra o con­du­tor des­se pro­ces­so "au­men­ta a chan­ce de ha­ver uma gran­de con­ci­li­a­ção". Tha­me con­si­de­rou, en­tre­tan­to, "ila­ções" as es­pe­cu­la­ções em tor­no de dis­pu­tas in­ter­nas pa­ra o pos­to.

Bancada do PDT anuncia apoio a Tião

A ban­ca­da do PDT no Se­na­do, for­ma­da por cin­co par­la­men­ta­res, de­ci­diu on­tem que vai apo­i­ar a can­di­da­tu­ra do se­na­dor Ti­ão Vi­a­na (PT-AC) à pre­si­dên­cia da Ca­sa. A de­ci­são foi to­ma­da na ma­nhã de on­tem du­ran­te re­u­ni­ão do co­man­do na­ci­o­nal do par­ti­do re­a­li­za­da em Bra­sí­lia.Du­ran­te a dis­cus­são, hou­ve vá­ri­as crí­ti­cas ao se­na­dor Sar­ney (PMDB-AP). Ad­ver­sá­rio po­lí­ti­co de Sar­ney no Ma­ra­nhão, o go­ver­na­dor do Es­ta­do, Jackson La­go (PDT), cri­ti­cou du­ra­men­te o no­me do pe­e­me­de­bis­ta na dis­pu­ta.

In­ter­lo­cu­to­res afir­ma­ram que, du­ran­te a re­u­ni­ão, La­go dis­se que se o PDT apo­i­ar Sar­ney irá tra­ir os prin­cí­pios da le­gen­da e de­fen­di­dos pe­lo ex-go­ver­na­dor Le­o­nel Bri­zo­la.O pre­si­den­te em exer­cí­cio do PDT e lí­der da ban­ca­da na Câ­ma­ra, Vi­ei­ra da Cu­nha (RS), atuou co­mo me­di­a­dor nos de­ba­tes. Após a re­u­ni­ão o par­ti­do de­ter­mi­nou que seus cin­co se­na­do­res apoi­em Ti­ão. As informações são da Tribuna do Brasil

Prefeito de Maracás começa mandato com férias

Enquanto a maioria dos prefeitos eleitos organiza a equipe de trabalho e as primeiras ações do mandato em suas cidades neste início de ano, um dos 417 prefeitos baianos decidiu tirar férias.
Nelson dos Anjos Portela (PT), 44, prefeito reeleito da cidade de Maracás, a 360 km de Salvador, viajou para descansar com a família apenas quatro dias após assumir o cargo.

Comerciante de profissão, ele foi empossado na mesma data que os demais e, no dia 5, entrou de férias por trinta dias, com tudo registrado no Diário Oficial e "sem prejuízo na remuneração", como faz questão e frisar.

Conforme explica, Portela foi reeleito e tirou férias referentes ao último ano do primeiro mandato. "Eu saí de férias porque foi uma continuidade de gestão e não há mudanças no comando municipal. A Lei Orgânica Municipal diz que o prefeito gozará de férias, ficando a seu critério a época para usufruir o descanso, desde que o período do descanso ocorra após doze meses de gestão. Como é o caso. Acho que tenho esse direito agora, mesmo estando no início de uma nova gestão", sustenta Portela.

Aécio ou Serra: para o PSDB tanto faz

O presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), disse nesta quarta-feira (21) ter “convicção” de que o partido pode vencer as eleições presidenciais em 2010, quando termina o segundo mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, tanto com o governador de Minas Gerais, Aécio Neves, quanto com o governador de São Paulo, José Serra.

“Temos a convicção de que podemos ganhar a eleição com Aécio Neves ou com José Serra”, disse o presidente do partido em entrevista em Minas Gerais após reunião com Aécio. As informações foram passadas pela assessoria do governo mineiro.

PMDB lança Lomanto Jr. candidato à primeiro-secretário

A bancada do PMDB na Assembleia Legislativa da Bahia (AL) se reuniu nesta quarta, 21, e decidiu lançar o deputado Leur Lomanto Jr. como candidato a primeiro-secretário da mesa diretora da Casa. A candidatura, no entanto, será avulsa e desvinculada dos dois postulantes à presidência colocados até agora: Marcelo Nilo (PSDB), governista, e Elmar Nascimento (PR), da oposição.

Além das movimentações para a sucessão marcada para o dia 1º de fevereiro, a AL aprovou também ontem dois projetos de lei enviados pelo Poder Executivo referentes à reestruturação de carreiras. Um diz respeito ao Grupo Ocupacional de Obras Públicas e o outro aos analistas técnicos, que somam cerca de 15 profissões diferentes. Também estava tudo pronto para que o projeto de reestruturação das carreiras dos servidores da Saúde do Estado fosse aprovado, mas a votação deste projeto foi adiada para a próxima terça-feira, pois o governo segue em negociação com a categoria.

Wagner confirma inauguração de Pituaçu

O governador Jacques Wagner confirmou, em entrevista a uma emissora de televisão nesta quinta-feira, 22, que vai inaugurar o Estádio de Pituaçu em uma festa, nesta noite. Wagner disse não acreditar que o Ibama embargue a arena esportiva, seguindo recomendação dos Ministérios Públicos Federal (MPF) e Estadual (MPE). O jogo Bahia e Ipitanga, pela segunda rodada do campeonato baiano, está marcado para este domingo, 25. Para o governador o estádio é bem moderno, para a torcida tricolor, a novidade vem com uma pitada de um salzinho, com ingressos custando 30 reais.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009



By Fernandes

GARIBALDI DESISTE POR SARNEY

Como se esperava, o presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), desistiu de tentar a reeleição, apoiando a candidatura do senador José Sarney (PMDB-AP) à Presidência do Senado no biênio 2009-2010. Tião Viana, o candidato do PT, mantém sua campanha, mas esta vai começar a se desmanchar à medida que Sarney intensificar contatos para a formação da chapa, pois o PT certamente tentará manter-se na vice-presidência do Senado. Como quase sempre acontece, na reta final deve se formar uma chapa única com apoio do Palácio do Planalto.;Na Câmara Federal, os petistas ameaçam a candidatura do peemedebista Michel Temer, em retaliação à candidatura do senador Sarney. É ponto de conflito ainda vivo, que pode ser suavizado na próxima semana, pois o apoio do Palácio do Planalto a Temer parece real. As eleições nas duas Casas vão permanecer na mídia até 2 de fevereiro, mas dificilmente haverá zebras.

Serra se alia a Alckmin e Aécio sobra (Deu na Folha)

Apesar do discurso público de que se sentiu "homenageado" com a nomeação do ex-governador Geraldo Alckmin para o secretariado de José Serra, o governador de Minas, Aécio Neves, digeriu mal a articulação do governador paulista.
"Ganham todos com sua nomeação, e eu, pessoalmente, como seu amigo e admirador, me sinto também homenageado por essa indicação", disse em entrevista após encontro com o deputado federal Antonio Carlos Magalhães Neto (DEM-BA), em Belo Horizonte.
Reservadamente, a avaliação de Aécio e aliados é a seguinte: Serra tenta criar um fato consumado para impedir prévias no PSDB e obter a indicação presidencial do partido por acordo político. Nos bastidores, Aécio deixou no ar a ameaça de sair do PSDB caso se sinta derrotado de uma forma que considere desleal. Ao nomear Alckmin como secretário de Desenvolvimento, Serra atrai para seu campo político um tucano que flertava com o projeto presidencial de Aécio Neves.
O governador mineiro também se incomodou com as declarações do presidente do DEM, deputado federal Rodrigo Maia (RJ), e do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, de que o destino da legenda em 2010 seria conduzido por Serra.
Ou seja, enxergou no movimento de Serra com o DEM mais uma tentativa de estabelecer uma aliança para o PSDB mais favorável ao projeto do governador paulista.

Lula e Chávez

Da série "Calaaaaada!"- Chávez disse. Lula elogiou. O presidente venezuelano quer perpetuar-se no poder, alterando a consitituição de seu país ao implantar a reeleição ilimitada. O presidente brasileiro elogiou, alegando que isso em nada fere o ciclo democrático. Já postei dias atrás aqui o que o nosso presidente fala e deixa de falar. Tudo lastreado pela sua popularidade. Uma lástima. Chávez é um modelo acabado de popularista ideológico. Lula, um falastrão incauto. Defeitos de ambos.

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Universitários. Um novo e potencial público

Com alto potencial de fidelização, o público universitário ganhou independência e forma sua própria opinião. Seu poder de consumo, hoje, acima da média do público jovem, aumenta seu poder de decisão em sua rede de relacionamentos. Somente no Brasil, temos 2.165 Universidades com 4,5 milhões de universitários. A previsão do Governo Federal é que em 2010 tenhamos mais de 9,5 milhões de estudantes dentro das instituições de en sino superior. A maior concentração desse público fica por conta da região Sudeste, que responde com 49%. A movimentação financeira do público jovem no mercado nacional é de R$ 100 bilhões/ano e sua influência de consumo representa R$ 94 bilhões/ano. O total de consumo corresponde a R$ 194 bilhões/ano. Somente os universitários movimentam e influenciam R$ 76 bilhões/ano (cerca de 40%), mesmo representando apenas 26% do total dos jovens no Brasil. Com base nesses dados, o investimento em ações de marketing e promoções junto a esse público cresce diariamente. O consumo é elevado, mas ainda há muito que crescer. Em recente pesquisa encomendada pelo CIEE (Centro de Integração Empresa Escola), sobre o perfil do universitário da região metropolitana da cidade de São Paulo, alguns números impressionam: 88% dos universitários não possuem notebook, 65% não utilizam carro próprio e, o mais impressionante, 47% ainda não possuem celular.

O que você pensa quando lhe oferecem um drink?