quinta-feira, 30 de abril de 2009

Bacalhau com cerveja


Ingredientes:
bacalhau
azeite
pimentão
alho
cebola
batatas
sal, se necessário
cerveja
mulher


Modo de preparo:

Ponha a mulher na cozinha com os ingredientes e feche a porta. Tome
cerveja durante duas horas e depois peça para ser servido. É uma delícia
e quase não dá trabalho!!!

Camiseta vendida pela web ironiza gripe suína

O festival de falsificações chinesas







Terra sem lei ou liberdade de expressão? Bom, enquanto você reflete, eu mostro algumas das mais bizarras falsificações chinesas de ícones do consumo. Na verdade, o termo falsificação talvez nem se aplique ao caso, já que os espertalhões mudam o nome ou algum detalhe das logos. Seria apropriação indébita? Advogados, por favor... Mas é impossível não ver gato por lebre famosa.

Polícia do Senado vai investigar ex-diretor


Ex-diretor de Recursos Humanos do Senado, José Carlos Zoghbi tornou-se alvo de inquérito policial aberto pela Polícia Legislativa da Casa. Ele e os demais envolvidos no suposto esquema de intermediação ilegal de empréstimos consignados – como sua mulher, Denise Zoghbi, e seus filhos – serão chamados nos próximos dias, logo que identificados os mecanismos por meio dos quais teriam recebido R$ 3 milhões em apenas um ano e meio a título de comissão.
De acordo com a revista Época, o então diretor do Senado criou três empresas de fachada em nome de Maria Izabel Gomes, de 83 anos, sua ama-de-leite, para receber irregularmente de bancos autorizados a operar com servidores do Senado empréstimos consignados. Boa parte do dinheiro, cerca de R$ 2,3 milhões, teria sido repassada pelo Banco Cruzeiro do Sul. O banco divulgou uma nota negando a acusação e destacando a “idoneidade e regularidade de suas operações”. Zoghbi também nega as acusações.
O diretor da Polícia Legislativa, Pedro Araujo Carvalho, informou que o Ministério Público vai acompanhar a investigação, que contará ainda com o apoio de peritos do Instituto Nacional de Criminalística, da Polícia Federal. A apuração vai durar 30 dias. Pedro Carvalho lembrou ser prática investigar denúncias da imprensa, relacionadas ao pessoal da Casa. A diferença agora é que o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), pediu o empenho da polícia para desvendar todo o esquema

Câmara aprova alívio financeiro às prefeituras

Publicidade DM

As prefeituras ganharam um alívio financeiro. A Câmara aprovou ontem medida provisória que, depois de modificada pelos deputados, garante a suspensão do pagamento das dívidas com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) por período que varia de três a oito meses. Durante a carência - termo adotado no texto -, União e municípios farão encontro de contas, em que os dois lados reconhecerão débitos e créditos e chegarão a um valor final. Dependendo do montante negociado, os municípios terão até 20 anos para pagar a dívida previdenciária.







Outra reivindicação dos prefeitos foi contemplada, mas é quase certo o veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A versão aprovada garante atualização da dívida pela Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP), hoje em 6,5%, e não pela Selic (10,25%), como dizia o texto original da MP.







Em outra vitória para os municípios, o texto final acaba com a exigência de que as parcelas pagas mensalmente sejam equivalentes a, no mínimo, 1,5% da receita corrente líquida do município. A nova versão permite aos prefeitos optarem por um porcentual menor, mas o pagamento total da dívida tem de ser feito em até 60 meses. A mudança beneficiará especialmente os grandes municípios.







A MP vai agora a votação no Senado. O vice-líder do governo Ricardo Barros (PP-PR) disse que a carência que permitirá o não-pagamento da dívida durante alguns meses servirá para “ajudar o caixa das prefeituras e dar tempo de consolidar a dívida e fazer o encontro de contas”.

STF deve revogar Lei de Imprensa em julgamento


Publicidade DM

Valter Campanato/ABr


Carlos Ayres Britto, que votou pela revogação total da Lei de Imprensa, criada durante o regime militar (1964-1985)O Supremo Tribunal Federal retoma hoje o julgamento sobre a validade da Lei de Imprensa, editada em 1967 pelo regime militar (1964-1985), e deverá revogar praticamente toda a legislação, que prevê mecanismos como censura prévia e apreensão de publicações. Ainda há duvida sobre a possibilidade da manutenção de algumas partes da lei, principalmente aquelas que tratam das regras sobre o direito de resposta aos que se sentirem atingidos de forma injusta por reportagens. Neste ponto, não existe consenso entre os ministros.

O STF começou a analisar a questão no começo do mês, mas o julgamento foi adiado. Dois ministros – Carlos Ayres Britto e Eros Grau – votaram pela total revogação da Lei de Imprensa. A lei estabelece, entre outros pontos, a censura prévia e a apreensão de publicações.

Aécio diz que apoiará Itamar, seja qual for decisão em 2010


governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), disse ontem que Itamar Franco (sem partido-foto) tem condições de ocupar qualquer cargo e seja qual for a decisão do ex-presidente, ela terá o seu respeito. Aécio e Itamar conversaram terça-feira (28) por telefone, mas o governador mineiro evita falar sobre a hipótese cogitada no ninho tucano paulista de o ex-presidente ser candidato a vice numa eventual chapa encabeçada pelo governador de São Paulo, José Serra. Aécio e Serra disputam indicação como presidenciável tucano em 2010.
Convidado para se filiar ao PPS, Itamar, 78, vem sendo apontado como alternativa para unir os dois maiores colégios eleitorais do País na próxima eleição presidencial. “Não vou comentar o caminho do Itamar. Disse ontem que o presidente Itamar é um dos homens mais respeitados do Brasil e é homem que tem condições de ser presidente da República, o que, inclusive, já foi, e ocupar qualquer outro cargo. Caberá a ele, no momento certo, tomar sua definição e qualquer que seja ela terá o meu absoluto respeito.”
De acordo com Aécio, Itamar, porém, “está tranquilo” e não tem pressa para se decidir. Também assegura que não há risco de ele e Itamar estarem em campos distintos no ano que vem. Aécio costuma dizer o mesmo em relação a Serra. (Agência Estado)

Caso de Delúbio faz PT adiar votação de Código de Ética

Ministro Hélio Costa vem no dia 4 inaugurar sinal digital da TV Morena


Tecnologia baseada no padrão japonês traz inúmeras vantagens, como a possibilidade de sintonia com celulares e em veículos em movimento.


Tecnologia baseada no padrão japonês traz inúmeras vantagens, como a possibilidade de sintonia com celulares e em veículos em movimento.

A inauguração oficial acontece no dia 4 de maio, com a presença do ministro das Comunicações, Hélio Costa. Esta nova tecnologia, baseada no padrão japonês, traz inúmeras vantagens, como possibilidade de ser sintonizada por celulares e dentro de veículos em movimento. Tudo isso com uma excelente qualidade, sem ruídos, chuviscados ou distorções.

Desde a semana passada a TV Morena está veiculando a campanha de lançamento da TV digital em que são mostradas as vantagens dessa nova tecnologia — melhor qualidade da imagem e portabilidade, por exemplo. Após a inauguração, o Portal da TV Morena trará página com explicações didáticas para o público em geral - telespectadores, lojistas, mercado publicitário e técnicos. O hot-site da TV Morena HDTV também trará amplo glossário e perguntas e respostas sobre as dúvidas mais comuns.

Blairo Maggi anuncia sua saída da vida pública


Em encontro do Partido da República – PR, realizado na manhã de hoje, o governador do Estado de Mato Grosso, Blairo Borges Maggi anunciou que não irá mais concorrer a nenhum cargo político nas próximas eleições.

Afirmou estar cansado, quer passar mais o tempo com a sua família e quer cuidar mais dos seus negócios e projetos pessoais.

Disse ainda que seu primeiro projeto era cumprir somente o primeiro mandato, porém acabou aceitando outra eleição e o segundo mandato. “Eu não queria abandonar, mas não vou virar escravo político” – finalizou.

Tal fato “pegou” todos de surpresa no encontro, que estará acontecendo durante todo o dia e conta com a presença das principais lideranças do PR em Mato Grosso.

Wellington Fagundes defende regularização da Amazônia Legal

A regularização fundiária das ocupações incidentes em terras situadas em áreas de propriedade do governo já vem sendo discutida há algum tempo. Agora, a discussão entra em pauta nesta quarta-feira (28) na sessão do Congresso Nacional por meio da apreciação Medida Provisória (MP) 458/09. A MP permitirá que a União transfira, sem licitação, terrenos com até 1,5 mil hectares da Amazônia Legal.

Desde fevereiro de 2009, quando a MP foi criada, parlamentares como o deputado federal Wellington Fagundes (PR/MT), apóiam a votação do assunto por entenderem que a medida. “A MP ajudará a regularizar a situação fundiária de vários produtores da região, que poderão receber o título da terra. Isso permitirá a liberação de crédito para investimentos, a fiscalização das terras e a punição dos proprietários”, argumenta.

De acordo a medida só terá posse definitiva da terra os posseiros eu estiverem ocupando as terras por mais de dez anos. Poderão ser regularizadas as terras devolutas em áreas declaradas de interesse à segurança e ao desenvolvimento nacionais; remanescentes de núcleos de colonização e projetos de reforma agrária que tiverem perdido a vocação agrícola e as registradas em nome do Incra - Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária.

Kátia Abreu critica falta de pagamento de frigoríficos


São Paulo, 24 - A presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu (DEM-TO), criticou hoje os frigoríficos que entraram em recuperação judicial e se recusam a pagar os pecuaristas. "Não podemos concordar que os frigoríficos queiram se reerguer usando o pecuarista. Eles alavancaram recursos para capital de giro e expansão, veio a crise e pela má gestão entraram com recuperação judicial. É melhor deixar o boi no pasto", disse ela em Cuiabá (MT).
O presidente da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Mário Candia, reforçou que "o produtor não pode pagar uma conta que não foi feito por ele. Só aqui em Mato Grosso são mais de 120 milhões de reais que os mais de 400 pecuaristas atingidos pelo fechamento dos frigoríficos, têm a receber. O calote é grande".

Kátia Abreu esteve em Cuiabá para dar continuidade ao projeto CNA em Campo, mantendo contato com lideranças do setor do agronegócio. A senadora viajaria ainda hoje para o município de Sorriso, no norte do Estado. Em evento na cidade, Kátia Abreu fará a palestra sobre "O papel da agropecuária no desenvolvimento socioeconômico do País". As informações são da assessoria de imprensa da Acrimat.

Lucro da Caixa cai 48% no 1º trimestre, para R$ 452 milhões

Caixa Econômica Federal anunciou nesta quinta-feira (30) lucro líquido de R$ 452 milhões no primeiro trimestre de 2009, uma queda de 48% em relação aos R$ 873 milhões registrados no mesmo período do ano passado.



“Nossas taxas reduziram quatro vezes no trimestre, lançamos produtos que beneficiam principalmente as pessoas de baixa renda. Os resultados do trimestre apontam claramente que estamos cumprindo nossa missão de banco público,”, disse, em nota, a presidente do Banco, Maria Fernanda Ramos Coelho.



O banco informou que aumentou a liberação de crédito e que reduziu os juros para os empréstimos para as pessoas físicas, com foco na baixa renda - a quantidade de financiamentos liberados subiu 52,2% em relação ao primeiro trimestre de 2008, de acordo com a instituição.

variedades

Vivo lidera ranking de atendimento da Anatel
Índice de Desempenho do Atendimento da agência lista as operadoras que mais se aproximam das metas estabelecidas como padrão de qualidade no atendimento ao cliente

Conar pune Delta Publicidade com divulgação pública
Conselho de Ética do órgão aplicou a punição por conta de infração cometida em anúncio produzido em 2007 para o jornal "O Liberal", do Nordeste

Estadão e JT lançam projeto multimídia de Educação
Em formato de caderno mensal e de portal, .edu ("ponto edu") será voltado a jovens entre 17 e 28 anos e pretende abordar as questões acadêmicas e comportamentais da vida dos estudantes

Na AL, Brasil representa o maior lucro do Santander
Lucro do grupo, que conta com as bandeiras Santander e Real, foi de US$ 570 milhões no primeiro trimestre de 2009; índice é 13,1% menor do que montante obtido no início de 2008

"Agora é Lei" simboliza luta contra câncer de mama
Criada pela Ogilvy para a Femama, campanha celebra a entrada em vigor da lei que obriga a gratuidade dos exames de mamografia para as mulheres acima de 40 anos

Gripe suína atrapalha publicidade de turismo
Escritório de turismo do México investiu US$ 40 milhões em 2008 na publicidade voltada para a mídia norte-americana, mas terá agora de lidar com uma crise sem precedentes

Itaú Unibanco anuncia nova política de governança
Diretrizes têm como princípio a questão da sustentabilidade, que vai nortear as inovações

nirso

UM GERENTE DE VENDAS RECEBEU O SEGUINTE FAX DE UM DOS SEUS NOVOS VENDEDORES:
- SEO GOMIS, O CRIENTE DE BELZONTE PIDIU MAIS CUATRUCENTA PESSA. FAZ FAVOR TOMÁ AS PROVIDENSSA.
ABRASSO, NIRSO.'

APROXIMADAMENTE UMA HORA DEPOIS, RECEBEU OUTRO:
- SEO GOMIS, OS RELATÓRIO DI VENDA VAI XEGÁ ATRAZADO PROQUE TÔ FEXANDO UMAS VENDA. TEMO QUE MANDÁ TREIS MIR PESSA. AMANHÃ TÁ XEGANO.
ABRASSO, NIRSO.

NO DIA SEGUINTE:
- SEO GOMIS, NUM XEGUEI PUCAUSA DE QUE VENDI MAIS DEIS MIR EM BERABA. TÔ INDO PRA BRAZILHA.
ABRASSO, NIRSO.'

NO OUTRO:
- SEO GOMIS, BRAZILHA FEXÔ 20 MIL. VÔ PRA FROLINÒPOLIS E DI LÁ PRA SUM PAULO NO VINHÃO DAS CETE HORA.
ABRASSO, NIRSO.'

ASSIM FOI O MÊS INTEIRO. O GERENTE, MUITO PREOCUPADO COM A IMAGEM DA EMPRESA LEVOU AO PRESIDENTE AS MENSAGENS QUE RECEBEU DO VENDEDOR.
O PRESIDENTE ESCUTOU ATENTAMENTE O GERENTE E DISSE:
- DEIXA COMIGO, QUE EU TOMAREI AS PROVIDÊNCIAS NECESSÁRIAS.
E TOMOU...

REDIGIU DE PRÓPRIO PUNHO UM AVISO E O AFIXOU NO MURAL DA EMPRESA, JUNTAMENTE COM AS MENSAGENS DE FAX DO VENDEDOR:

- A PARTI DE OJE NOIS TUDO VAMO FAZÊ FEITO O NIRSO. SI PRIOCUPÁ MENOS EM ISCREVÊ SERTO, MOD VENDÊ MAIZ.'

ACINADO, O PRIZIDENTI

quarta-feira, 29 de abril de 2009

eletronorte investe no para

Enquanto outros setores sentem a crise, o elétrico não sabe o que é isso

A crise econômica que tem levado insegurança por todo o mundo parece que ainda não chegou até a Eletronorte. Essa é a conclusão que se chega ao conversar com o presidente da empresa, o paraense Jorge Nassar Palmeira. Em entrevista exclusiva ao repórter Thiago Vilarins, Palmeiras garantiu que a partir 2009, a empresa deverá injetar no Estado do Pará mais de R$ 11 bilhões em investimentos. E foi enfático em dizer que não se tratam de promessas, é dinheiro que já está comprometido. No programa de obras da empresa está a construção de termoelétricas, a conclusão das eclusas de Tucuruí e ampliação de subestações. Mas nenhum empreendimento é tão grandioso quanto a Usina Hidrelétrica de Belo Monte que, segundo Palmeira, está pronta para ser licitada. 'Não há mais nenhum entrave. E a meta do governo é que até o fim do primeiro semestre de 2009 seja feita a licitação para a concessão de Belo Monte', garante o presidente.

Quanto a Eletronorte deverá investir no Estado do Pará no próximo ano?
Serão vários investimentos no Estado. Temos a conclusão das eclusas de Tucuruí, que mesmo com previsão de término em março de 2010, só em 2009 serão investidos cerca de R$ 500 milhões. Há um investimento de 2,4 bilhões, em parceria com a Vale, no município de Barcarena. São duas térmicas de 600 MW cada. Cada uma sai por R$ 1,2 bilhão e a previsão é que sejam concluídas em três anos. Ainda vamos ampliar várias subestações no Estado ao custo de R$ 500 mil. Vamos ampliar as subestações de Marabá, Tucuruí, Vila do Conde, Guamá e Utinga. Ainda tem a quarta máquina de Curuá-Una, em Santarém, que a Eletronorte comprou. A instalação será no próximo ano e o custo é de R$ 30 milhões. Outro grande empreendimento é a construção da linha de transmissão de Oriximiná-Manaus que a partir de 2009 deverá injetar parte do R$ 1,2 bilhão no Pará. É um projeto de três anos. Fora o maior dos investimentos que é a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte.

Se a Eletronorte vencer a licitação de concessão da Usina de Belo Monte, quanto será o montante investido no Estado?

Vamos entrar no leilão no ano que vem. Se vencermos, nós entraríamos com até 49% de participação. Mas aí estamos falando de um investimento superior a R$ 6 bilhões. Com as linhas de transmissão, esse investimento no Pará será de R$ 7 bilhões.

O senhor falou do investimento para a instalação da Usina Hidrelétrica de Belo Monte. Isso quer dizer que não há mais nenhum entrave e já está tudo certo para ir a leilão?
Não há mais nenhum entrave. Todos os estudos ambientais sobre Belo Monte estão concluídos. Vamos entregar no próximo dia 20 esses estudos para a Aneel e logo em seguida esperamos receber as licenças para iniciar o processo. E a meta do governo é que até o fim do primeiro semestre de 2009 seja feita a licitação para a concessão de Belo Monte. Provavelmente, lá para junho ou julho a gente consegue colocar isso em leilão.

Com a concessão a partir do segundo semestre, qual a previsão de conclusão das obras?
Bem, aí teremos o leilão de energia, a assinatura do contrato de concessão e a previsão é que a primeira máquina venha a funcionar daqui a quatro a cinco anos. Mais ou menos em 2013. No total são 20 máquinas, as outras entrariam depois, de três em três meses, ou seja, a cada três meses uma nova máquina começa a operar.

Defensores de Belo Monte propagavam que em 2010 haveria um novo apagão se a hidrelétrica não fosse construída imediatamente. Com a conclusão da Usina somente a partir de 2013, ainda há algum risco de falta de energia?
O problema é que o País não pode parar. Se não saiu uma Usina, tem que se encontrar outras alternativas. No início desse ano, houve a licitação de concessão de Santo Antônio e Jirau lá no Rio Madeira, em Rondônia. Com Santo Antônio, nenhum problema, já temos a licença, quanto a Jirau deu um probleminha de uma liminar que cassou a licença de instalação. Mas essas usinas vão começar a serem construídas antes de Belo Monte. Mas paralelo a isso, enquanto não tem soluções hidroelétricas, o governo vem optando por fazer aquisições de energias oriundas de termoelétricas. No último leilão, por exemplo, foi basicamente de óleo combustível, óleo diesel, alguma coisa de gás natural, alguma coisa de carvão, mas todas as usinas termoelétricas.

Não é um grande contraste paralisar obras de hidrelétricas por questões ambientais e com essa atitude incentivar usinas termoelétricas que são mais nocivas ao meio ambiente?
Isso mesmo. É um grande contraste. Não vejo em nenhum lugar manifestações contra as térmicas. Ou pelo menos, não fica perceptível na mídia, alguém se posicionando contra, mas quando se fala em usina hidroelétrica, praticamente todo mundo se manifesta, todo mundo é contra. Realmente, é um grande contraste.

Por falar em críticos, uma das principais reivindicações é o custo-benefício da usina. Ela só funcionaria quatro ou seis meses no ano devido a vazão do rio. Não é muito pouco para o empreendimento dessa envergadura?
É importante esclarecer isso. Belo Monte vai funcionar como todas as outras usinas hidroelétricas. Normalmente, você tem muito bem dividido, ao longo do ano, dois regimes hidrológicos. Você tem regimes, digamos, de hidrologia bastante favorável e você tem o regime hidrológico bastante desfavorável, que são dois momentos: o período úmido e o período seco. Então você pega agora o final de dezembro até julho, o período chamado úmido, porque é quando ocorrem as chuvas. E essa chuva se intensifica até março, então isso faz com que os reservatórios fiquem cheios. Nesse período, faz a operação máxima da usina, ou seja, você opera a usina em sua capacidade máxima. De julho pra frente, até novembro, dezembro de novo, as chuvas cessam, então a capacidade da usina reduz. Bem, só que essa capacidade máxima e essa capacidade mínima, elas te dão uma energia chamada energia média. Então vamos pegar, por exemplo, Tucuruí, que gera 8.000 MW no período úmido e gera alguma coisa em torno de 2.000 MW no período seco. A energia assegurada de Tucuruí é 4.140 MW, que é uma média entre esses dois períodos. No caso de Belo Monte não será diferente, você vai ter 11.000 MW no período cheio e depois vai ter um valor bem baixo, em torno de 800, 1000 MW. Mas a energia assegurada em Belo Monte é a energia que pode ser comercializada. O sistema de energia elétrica brasileiro é todo interligado. Belo Monte será interligado a Tucuruí, que é interligada a Sobradinho, Paulo Afonso, Furnas e Itaipu. Então, quando chega nesse período úmido, em vez de eu gerar apenas energia assegurada, eu gero energia assegurada e mais a capacidade total da Usina. E tem um detalhe, os regimes hidroelétricos são um pouco diferentes, então quando chegar o período seco, eu vou gerar pouco, não consigo atender meus contratos, só que essa energia que eu mandei no período úmido, eu recebo agora para atender os meus contratos.

Outra crítica é a ameaça de secar a volta grande do Rio Xingu. Existe essa possibilidade?
Claro que não. Um dos principais objetivos desse projeto é que ele seja ecologicamente sustentável. Não se pode dizer que ele vai simplesmente secar a volta grande do Xingu, porque isso aqui não vai existir, de forma alguma. Inclusive, a gente vai perder energia em benefício do meio ambiente. A idéia é justamente essa, ter uma geração ecológica para manter o volume de água necessária para a navegação e para preservar a vida marinha. Isso quer dizer, que não vamos barrar completamente a água, vamos através dessa geração ecológica, colocar uma casa de força pequena para garantir esse volume de água necessário para manter a volta grande. Ela vai passar continuamente aproveitando essa passagem e gerando essa energia.

PUBLIFOLHA: Obras da série "Folha Explica" discutem política e eleições


Em "O PT", o jornalista e professor de ciência política da USP (Universidade de São Paulo), André Singer, relata a formação do programa do PT (Partido dos Trabalhadores), dos ideais socialistas à versão atual da 'Revolução Democrática'. O livro custa R$ 17,90. Leia a introdução do livro

O livro "O PFL", da colunista da Folha de S.Paulo Eliane Cantanhêde, conta a a história do partido (que hoje chama-se DEM, de Democratas), da 'Aliança Liberal' até a atualidade, com destaque para a participação do partido no governo de Fernando Henrique Cardoso e a relação deste com Antonio Carlos Magalhães. O título também aborda a mudança de nome do partido. O preço do livro é R$ 17,90. Leia capítulo do livro

Divulgação

Livro explica as origens e analisa o impacto do marketing eleitoral
Outro volume da série que fala sobre política e eleições é "O Marketing Eleitoral", de Carlos Eduardo Lins da Silva, mestre em comunicação pela Michigan State University (EUA) e atual ombudsman da Folha. A obra explica as origens do marketing eleitoral e discorre sobre as alterações que esta prática trouxe às eleições e à política de um modo geral. Entretanto, uma das conclusões a que o autor chega é a de que o marketing eleitoral é importante, mas não é um elemento fundamental na decisão do eleitor pelo seu candidato. O livro custa R$ 17,90. Leia mais sobre o livro

TSE adia julgamento de ação contra Lula e Dilma por suposta propaganda antecipada

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) adiou o julgamento da representação contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) por suposta propaganda eleitoral antecipada no encontro de prefeitos, em fevereiro, organizado pelo governo federal, em Brasília.

A ação não foi apreciada na sessão desta terça-feira porque o ministro-relator do processo, Arnaldo Versiani, está em viagem fora de Brasília. Ainda não previsão de quando o caso voltará para a pauta.

Operação desarticula quadrilha que desviava recursos públicos em cidades do Maranhão

A CGU (Controladoria Geral da União) e Polícia Federal desarticulou nesta terça-feira uma quadrilha que desviava recursos públicos em três cidades do Maranhão. O grupo fraudava licitações e emitia notas fiscais falsas nos municípios de Governador Edison Lobão, Montes Altos e São Pedro da Água Branca.

Denominada Operação Rapina 4, a ação de hoje contou com a participação de 170 policiais federais e 25 analistas da CGU

Serra e Aécio estarão juntos em 2010, diz governador mineiro

Os governadores tucanos Aécio Neves (Minas Gerais) e José Serra (São Paulo) estarão juntos nas eleições presidenciais de 2010. A constatação é do próprio governador mineiro, que nesta terça-feira disse que estará ao lado de Serra da "forma mais adequada" para vencer as eleições

Record empatar com a Globo no Ibope

série "CSI: NY" fez com que a Record empatasse com a Globo nos índices de audiência da noite desta segunda-feira (27).

O episódio "Subdistritos", da primeira temporada da série policial, marcou nove pontos de média no ibope, mesmo número alcançado pela Globo, que exibiu o "Jornal da Globo" e "Programa do Jô".

de veriador a senador 100%coab

Política

Como o PC do B vai lançar Netinho para senador, em 2010, ele, que é vereador, sairá do ar para se candidatar

Aluno que fraudou ProUni "vai cair do cavalo", afirma Lula


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem que quem tenta enganar o governo se habilitando para bolsas do ProUni mesmo tendo condições financeiras de pagar pelos estudos "vai cair do cavalo".

Segundo Lula, todas as suspeitas levantadas por uma perícia feita pelo TCU (Tribunal de Contas da União) que a Folha revelou em sua edição de quinta-feira serão investigadas.

falta pouco

Falta pouco para o fim do prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda: o contribuinte só tem estas quarta (29) e quinta-feira (30) para enviar os dados para a Receita Federal. A data limite estipulada pela Receita termina à meia-noite desta quinta

olha o imposto ai gente......

lembra dele

apertar o cinto

Câmara dos Deputados. Uma comissão de deputados que ainda será criada pelo presidente da Casa, deputado Michel Temer, vai apresentar uma proposta de reforma administrativa no prazo de um mês. O objetivo é dar maior transparência aos gastos dos parlamentares, divulgando os gastos pela internet; reduzir o custo do Legislativo brasileiro que é um dos mais caros do mundo e, ao mesmo tempo, assegurar aos deputados o que eles chamam de “condições para exercer o mandato” - ou seja, formas de custear a estrutura política de cada um deles.

No Congresso dos Estados Unidos, cada parlamentar tem direito a uma cota no valor de cem mil dólares por mes para pagar suas despesas com a atividade parlamentar. Com essa verba, ele decide se contrata mais ou menos funcionários; paga os gastos com escritório político, combustível etc. Os gastos, no entanto, passam por auditorias internas e externas - o que inibe a possibilidade de apresentação de “notas frias” - o que, por aqui, foi coisa recorrente.

Um grupo de deputados daqui quer que o modelo seja seguido com algumas adaptações. Hoje, o custo de cada parlamentar é o de R$ 100 mil por mes, reunindo salário, verba indenizatória, cotas de passagens aéreas, de combustível, selo, telefone e etc. A idéia é fixar um valor abaixo disso. Para um grupo, o ideal seria dar ao parlamentar a autonomia para executar esses gastos e isso seria feito por meio de um cartão - uma espécie de cartão corporativo - com o qual as despesas seriam pagas. Imediatamente, essas despesas estariam registradas na internet, para acesso de qualquer cidadão. Alguns, no entanto, avaliam que a legislação faz restrições ao pagamento por meio de um cartão específico para cada parlamentar. (O cartão deveria ter um bloqueio para despesas não autorizadas).

Em resumo, acontece na Câmara um processo de tentativa de dar mais transparência aos gastos dos parlamentares como resultado dessa crise das passagens aéreas. Os deputados perceberam depois de uma visita às chamadas “bases eleitorais’ que não é possível manter as coisas como estão. A sociedade não aceita a farra das passagens, ou seja, custear viagem de familiares dos parlamentares, e quer sabe como eles gastam o dinheiro público.

Traição no Facebook acaba com vingança em praça pública


Valeria ia se casar com Antonio. Mas Antonio resolveu curtir até a última gota os seus últimos momentos de solteiro. E, "ingenuamente", registrou no Facebook imagens picantes com mulheres, poucos dias antes do casório na Itália.

Valeria ia se casar com Antonio. Mas viu as tais fotos. E ela resolveu se vingar até a última gota: espalhou centenas de cartazes pela cidade de Roma em que revela a traição e mostra Antonio acompanhado de generosos pares de seios desnudos.

"Menos mal que existe o Facebook!", escreveu a ex-noiva. "Pelo menos descobri que você é um porco traidor antes de me casar".

E finaliza: "Assinado, sua ex-noiva prometida e os 548 convidados do nosso casamento".

Não há planos para novos cortes de impostos, diz Mantega

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta terça-feira (29) que não tem planos de fazer novos cortes de impostos para estimular a economia.

terça-feira, 28 de abril de 2009

Abertura da Etapa Regional da I Conferência Indígena será no domingo

Ocorre neste domingo (03), no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá, a abertura da primeira Etapa Regional em Mato Grosso da I Conferência Nacional de Educação Escolar Indígena (Coneei). O evento vai até o dia 7 de maio, com a presença de 200 delegados eleitos nas comunidades educativas indígenas. Uma segunda Conferência Regional da Connei será realizado no estado, no Parque Nacional do Xingu, de 8 a 11 de junho.

Nestas duas Conferências Regionais, Mato Grosso irá eleger 43 delegados à Conferência Nacional, que será realizada em Brasília, de 21 a 24 de setembro, com a presença de 600 delegados de todo o país. A I Coneei tem dois temas centrais: “Educação Escolar Indígena: Gestão Territorial e Afirmação Cultural” e “Construindo a Gestão Etnoterritorializada da Educação Escolar Indígena”.

Dos 200 delegados que virão a Cuiabá, 160 são representantes específicos da comunidade indígena. Os demais integram instituições públicas, privadas e organizações não governamentais, com reconhecida atuação no campo da educação escolar indígena. Os delegados indígenas da regional na Capital representam 28 das etnias existentes no Estado.

Dentre os representantes nacionais, estarão presentes o presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Márcio Meira; o secretário da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad), do MEC, André Lázaro e a presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Maria Auxiliadora Rezende. O secretário de Estado de Educação, Ságuas Moraes, também prestigia a abertura.

A abertura deve contar com apresentações culturais. A primeira, com um grupo afro e, a segunda, com um grupo indígena (alunos de EJA da EEI “Malamalali”, da Aldeia Rio Verde do povo Paresi - município de Tangará da Serra).

Ronaldo e o rapper ex-assaltante

jogador Ronaldo e o rapper Afro-X têm idades semelhantes, são negros, pobres, viveram em locais infestados pelo crime e cometeram muitos erros por não saber lidar com o sucesso.

O jogador ficou milionário. O cantor ganhou muito dinheiro e perdeu tudo, além de ter passado sete anos na cadeia e mais sete em liberdade condicional. A diferença é que, nesta semana, um deles dá um péssimo exemplo educacional --e o outro um ótimo exemplo.

Afro-X está lançando um livro em que conta suas agruras para tentar mostrar aos jovens o que acontece com quem entra no caminho do crime (trechos do livro estão no www.catracalivre.com.br). Ele viu como se costuma respeitar a delinquência entre crianças e jovens mais pobres. Não vai ganhar quase nada com esse trabalho. "Quero ser um educador", propõe.

Ronaldo, que não precisa de dinheiro, e sabe (ou deveria saber) o que significa o perigo do álcool, especialmente nas comunidades pobres, está usando sua imagem de "guerreiro" e ídolo para convencer as pessoas a beber mais. Justo agora que ele aparece como alguém que sabe dar a volta por cima --a mensagem por trás disso é que os guerreiros, os fortes, podem e devem beber. É, portanto, um deseducador.

Não vi nenhuma gravidade nas trapalhadas sexuais de Ronaldo --afinal, ele faz o que quiser com sua vida e ninguém tem nada com isso. Grave mesmo é ele usar seu prestígio entre as crianças e jovens para estimular o consumo do álcool.

Seria bom que ele aprendesse alguma coisa com os exemplos de Afro-X.

Gilberto Dimenstein, 52, é membro do Conselho Editorial da Folha e criador da ONG Cidade Escola Aprendiz. Coordena o site de jornalismo comunitário da Folha. Escreve para a Folha Online às segundas-feiras.

Zé do Caixão apresenta contos de terror perto de cemitério


O Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso recebe o projeto "Virada Cultural Lado B", no qual terá a participação de José Mojica Marins, o Zé do Caixão. A Virada Cultural ocorre a partir de 18h do próximo sábado (2) até 18h do próximo domingo (3).

Leia mais sobre o evento no Catraca Livre

O ator e diretor participa da terceira edição do projeto Cinetério, que terá a exibição do filme "O Massacre da Serra Elétrica". Após a sessão o músico Rogério Skylab realiza um show.

Lula diz que é cedo para escolher vice de Dilma e descarta uso da doença pela oposição

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje em Manaus (AM) que é cedo para escolher o vice da possível chapa da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) para as eleições presidenciais de 2010. Dilma está tratando um linfoma --câncer nos gânglios linfáticos.

"Não, é cedo para escolher. Não vamos especular", disse Lula. "Primeiro temos que acertar com os partidos. Depois que acertarmos com os partidos é que vamos decidir quem é o vice, em função daquilo que ele pode agregar."

Lula citou ainda a formação de sua chapa com o vice José Alencar. "Eu não tenho dúvida nenhuma de que o José Alencar agregou muito na minha campanha, porque o José Alencar ajudou a quebrar um preconceito junto a um segmento social muito importante, que são os empresários e os pequenos empresários."

"Eu acho que é assim que a gente compõe uma chapa. Não é que as pessoas [votem] no vice, até porque não tem como votar no vice, mas as pessoas votam no presidente porque sabem que ele tem um vice competente e um vice que vai [ajudá-lo]. Se for um vice encrenqueiro, ninguém vota, mas se for um vice que ajuda, as pessoas votam."

Lula descartou também a possibilidade da oposição usar a doença da Dilma contra a candidatura dela. "Eu não sei como alguém pode explorar um problema de saúde, eu não sei como. Sobretudo no caso de uma pessoa jovem como a Dilma."

Ele também rejeitou a hipótese levantada por alguns políticos de que Dilma sairia fortalecida, já que a doença suavizaria sua imagem. "Não posso imaginar como alguém sai fortalecido por dizer que tem câncer. Só desejo a sua recuperação. Certamente ela não tem nada mais. Agora é só tratamento preventivo."

Lula elogiou ainda a disposição de Dilma, que mantém sua agenda de trabalho apesar da doença. "A Dilma já tirou o câncer que ela tinha. Ela agora tem que fazer o tratamento de quimioterapia, que é uma coisa preventiva, que é feito em outras pessoas. O que eu acho admirável é a coragem de comunicar à imprensa, não ficar escondendo."

Marcelo Yuka apresentará quadro no programa de Netinho no SBT

Há três anos fora do ar, Netinho de Paula volta no dia 9 de maio com o "Programa da Gente", no SBT. A atração será exibida nas tardes de sábado com direção de Marlene Mattos, ex-Xuxa.

Uma das novidades do programa é o quadro de Marcelo Yuka, ex-integrante do Rappa. "Voluntários da Pátria" será um quadro nacional do programa que tem o músico como apresentador no Rio. Haverá ainda uma competição que vai revelar novos grupos de pagode.

castelo de areia


O ministro Tarso Genro (Justiça) reconheceu nesta terça-feira que a Polícia Federal cometeu erros na condução da investigação da Operação Satiagraha, que apura supostos crimes financeiros atribuídos ao banqueiro Daniel Dantas, do Opportunity. Ele negou que equívocos tenham sido cometidos durante a Operação Castelo de Areia, que investiga supostos crimes financeiros cometidos por diretores da Camargo Corrêa.

Para o ministro, o erro da PF foi expor os investigados. "Tivemos uma exceção lamentável que causou uma série de debates políticos, que foi a exposição a que foram submetidos os cidadãos na Satiagraha, chegando um deles, [Celso] Pitta [ex-prefeito de São Paulo], a ser filmado dentro de sua residência no momento em que se cumpria a mandado de prisão", disse.

Ele, no entanto, reforçou que os problemas no decorrer da operação não prejudicam os indiciamentos. "Esses erros estão sendo investigados, não vão prejudicar a eventual punição de pessoas que foram indiciadas porque o inquérito foi refeito em alta qualidade."

Tarso afirmou que a Castelo de Areia representa um novo momento da PF e destacou que não houve vazamento da instituição neste caso, sustentando que as informações saíram do Ministério Público.

"A Castelo de Areia não vazou uma linha. Se nós formos observar os inquéritos que são feitos pela PF, os fatos se tornam público a partir do momento que o inquérito sai da polícia e vai para o Ministério Público, que resolve se quer ou não dar mais informações", disse.

O ministro voltou a negar o viés político da Castelo de Areia. "Nesse caso é necessário deixar claro que essa investigação não tratava de financiamento de campanha. [...] A partir desse momento [do vazamento], o debate perdeu o foco e passou a ser financiamento de campanha", disse.

Tarso afirmou que ao assumir o comando da Justiça se preocupou em alterar procedimentos da instituição e tornar as investigações mais fechadas.

vandalos


Vândalos atacam estátuas de Niemeyer e JK em Niterói
Estátuas erguidas na praça Juscelino Kubitschek foram depredadas.
A prefeitura de Niterói afirma que os monumentos serão restaurados.

Abastecer com álcool é vantajoso em 17 estados

O álcool combustível está competitivo no tanque dos carros flex fuel em 17 Estados brasileiros, de acordo com dados da Agência Nacional de Petróleo (ANP) referentes à semana terminada na sexta-feira passada (dia 24).



A vantagem é calculada considerando que o poder energético do álcool equivale a 70% da energia gerada pela combustão da gasolina. O combustível fóssil segue vantajoso em cinco Estados brasileiros. Em outras cinco unidades da federação é indiferente o uso pelo consumidor do álcool combustível

nada de parentes

Os líderes partidários da Câmara dos Deputados chegaram a um acordo nesta terça-feira (28), e a proposta de restrição de gastos com passagens aéreas, com a proibição de viagens para parentes, não será mais levada a plenário. Integrantes da Mesa Diretora participaram da reunião e assinarão, ainda nesta tarde, um ato da Mesa, que terá efeito imediato.

segunda-feira, 27 de abril de 2009

quarta e o dia

Eduardo Braga ¨dever de gratidao


“Dever de gratidão”

Eduardo Braga revelou que não irá economizar esforços para acompanhar o presidente Lula nas eleições de 2010.
Tratamento

Dilma está tão otimista em relação ao sucesso do tratamento para combater tumor que investe nos planos políticos.


Prioridade Nacional

Mais uma vez, o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva visita Manaus e fala, entre outros temas, da BR-319. Promete concluir a rodovia e anuncia medidas não só para o Amazonas, mas para toda a população amazônica.
Reforma Tributária

Presidente diz que projeto de reforma tributária é prioridade. Em sua elaboração todos os segmentos sociais foram ouvidos.


Compromisso presidencial

O presidente da República, ministros e governadores da Amazônia estão, hoje, em Manaus. O objetivo é fechar acordo para reduzir as desigualdades na região.

Maggi vice de Dilma

Berzoini cita Maggi para vice de Dilma
O presidente nacional do PT, Ricardo Berzoini, afirmou que o governador Blairo Maggi (PR) tem todas as condições para ser o vice na chapa encabeçada pela ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, na sucessão presidencial

Encontro do pmdb rondonia


O encontro foi aberto pelo senador Valdir Raupp que discursou em torno da unidade do partido e levando a mensagem de que o PMDB terá candidatura própria visando o governo do estado.

encontro


O encontro entre o prefeito de Salvador, João Henrique Carneiro (PMDB), o senador César Borges (PR), os deputados ACM Neto (DEM) e Severiano Alves (PDT), o senador Cristóvam Buarque (PDT-DF) e o ex-governador Paulo Souto (DEM), ocorrido ontem no pequeno município de Saúde, é destaque dos jornais de hoje, na Bahia e também no sul do país. Para a coluna Informe JB do Jornal do Brasil, o encontro e a marcha dos prefeitos à Governadoria amanhã são um sinal de que a disputa por 2010 entre o governador Jaques Wagner (PT) e o ministro Geddel Vieira Lima já começou. A coluna diz ainda que Geddel e ACM Neto conversam quase que diariamente.

nome de lula nao

Na véspera da chegada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Manaus (AM), o conjunto habitacional que ele irá inaugurar hoje na cidade mudou de nome. Ainda ontem, operários do governo do Amazonas trocavam às pressas as placas do Conjunto Habitacional Lula. À tarde, ele já se chamava Conjunto Habitacional Cidadão IX. A mudança ocorreu após a Presidência da República fazer um alerta ao governador Eduardo Braga (PMDB). A lei federal 6.454, de 1977, proíbe a atribuição de nome de pessoa viva a bem público, seja de qualquer natureza. Proíbe ainda a inscrição de nomes de autoridades ou de administradores em placas de obras. A Presidência da República diz que orientou o governo do Amazonas, pois, conforme a legislação vigente, não cabe colocar o nome de um presidente em obras públicas em todo o território nacional.

Dilma 2010

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deve julgar amanhã a representação contra o presidente Lula e a ministra Dilma Rousseff, da Casa Civil, acusados por PSDB e DEM de fazerem propaganda eleitoral antecipada no encontro de prefeitos organizado pelo governo federal em fevereiro. Os ministros decidiram marcar a votação para a abertura, ou uma espécie de "horário nobre" da sessão. As informações são da coluna de Mônica Bergamo na Folha de S. Paulo.

Neves mais forte

Aécio Neves ficou mais poderoso na semana passada - e ninguém parece ter se dado conta. Na quinta-feira, a Cemig, estatal mineira de energia, comprou por 2,3 bilhões de reais a Terna, uma das maiores empresas de transmissão de energia elétrica do país. A Terna atua em doze estados, além do Distrito Federal. Ou seja, a partir de agora, para ampliar redes de transmissão de energia e discutir investimentos sociais em áreas carentes, ou mesmo para negociação de reajuste de tarifas, Aécio (ou o governador de Minas da vez) acabará sendo procurado por outros governadores

ibope tv

Ibope de seleção

A vitória do Corinthians sobre o Santos ontem à tarde garantiu à Globo uma audiência do tamanho de um jogo de seleção brasileira - até um pouco maior. O jogo registrou 35 pontos, segundo os números prévios do Ibope em São Paulo (e em segundo lugar, ficou a Band, com 11 pontos, que também transmitia a partida). Em outubro passado, por exemplo, quando a Globo mandou ao ar o empate de zero a zero entre Brasil e Bolívia, válido pelas Eliminatórias, o ibope cravou 34 pontos para a Globo

Dilma 2010

Por campanha, Dilma pode antecipar saída do governo
27 de Abril de 2009




Brasília - Pré-candidata do PT à sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, está tão otimista em relação ao tratamento para combater o tumor detectado em seu sistema linfático que investe nos planos políticos e admite até mesmo a possibilidade de antecipar a saída do governo para janeiro de 2010 para se dedicar exclusivamente à campanha eleitoral. Em conversas reservadas com amigos, no fim de semana, Dilma disse que, se tudo correr bem como preveem os médicos, o ideal será reforçar a maratona eleitoral a partir de janeiro, mesmo porque agora ficará difícil acumular as atividades.

Apesar do ânimo demonstrado por Dilma, tudo dependerá de seu estado de saúde e o assunto é tratado com extrema cautela tanto no Palácio do Planalto como no PT. O afastamento antecipado da ministra, porém, não é consenso. Enquanto alguns avaliam que ela ficará sobrecarregada se tiver de “carregar” as funções de gerente do governo com a candidatura logo após passar por um tratamento delicado de saúde, com quimioterapia, outros acreditam que sua permanência na Casa Civil até o prazo-limite ainda é a melhor vitrine para a campanha. Pela lei, a ministra deve deixar o cargo até 3 de abril de 2010, seis meses antes do primeiro turno da eleição presidencial.

Lula considerou “abominável” a especulação sobre a mudança de candidato do PT. Ficou ainda mais contrariado ao saber que a oposição vislumbra o PT ressuscitando a tese do terceiro mandato para ele, sob o argumento de que o partido não conta com outros nomes eleitoralmente fortes. Para o presidente, análises assim são “infundadas e desrespeitosas”. No Planalto e na cúpula do PT não há, por enquanto, nenhum plano para troca de candidato. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

palocci

ELEIÇÕES 2010
Palocci nas mãos de Gilmar

Com o anúncio do câncer de Dilma Rousseff, a solução Antonio Palocci para à presidência da República tende naturalmente a ganhar força no PT. Inicialmente, Palocci estava se preparando para disputar o governo de São Paulo. Era no máximo um plano B para Lula e o PT. Agora, dependendo da evolução do quadro médico de Dilma, Palocci pode passar de opção para nome obrigatório.
Só que Palocci está nas mãos de Gilmar Mendes. O presidente do STF é o relator do caso da quebra de sigilo do caseiro Francenildo - e Palocci só será candidato a cargo majoritário se for inocentado da acusação que lhe pesa nos ombros: a de ter determinado a quebra do sigio bancário do seu ex-caseiro.
No início do mês, Gilmar deu sinais de que levaria o caso para julgamento em maio. Se isso acontecer, e Palocci for inocentado, ninguém mais segurará as especulações em torno de sua candidatura à presidência.
Mas o caminho de Palocci é pedregoso: basta que um dos ministros do STF peça vistas do processo e o ex-ministro da Fazenda, terá que guarar sua ansiedade no armário por mais algumas semanas ou meses

vida moderna

domingo, 26 de abril de 2009

o amor ................

juros

Juros do cheque especial voltam a subir em março
Na contramão do observado em outras taxas de juros, tanto para empresas quanto para pessoas físicas, os juros cobrados pelos bancos em suas operações com o cheque especial de pessoas físicas subiram em março deste ano, revelam informações divulgadas nesta quinta-feira pelo Banco Central.
No mês passado, os juros médios do cheque especial somaram 169,1% ao ano, contra 166,7% ao ano em fevereiro. Ou seja, um aumento de 2,4 pontos percentuais.

9%

Taxa de desemprego sobe para 9% em março
A taxa de desemprego avançou para 9% em março, acima dos 8,5% verificados no mês anterior. O dado foi divulgado hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e estatística (IBGE), que pesquisou seis regiões metropolitanas. Em relação ao mesmo período do ano passado, o índice apresenta crescimento de 0,4 ponto percentual.
De acordo com a pesquisa mensal do emprego, de um mês para o outro o contingente de desocupados totalizou 2,1 milhões de pessoas. Isso indica alta de 7,3% (141 mil pessoas) em relação a fevereiro e de 6,7% na comparação com março de 2008 (130 mil pessoas).

A revolução twitter: site que permite a comunicação curta e veloz muda a forma de interagir e fazer política

Natalia Morar, uma jornalista de 25 anos, ficou indignada com os rumores de que as eleições de seu país, a Moldávia, haviam sido fraudadas e passou um twitter para seu grupo de amigos a fim de organizar um protesto em praça pública, informa a correspondente Marília Martins, na edição deste domingo do Globo. No dia seguinte, mais de 20 mil manifestantes foram às ruas no maior protesto contra o governo nas últimas décadas. O que começou com uma troca de mensagens entre amigos virou notícia no mundo inteiro, num protesto apelidado de "a revolução twitter".

Dias depois, o prefeito de São Francisco, Gavin Newsom, anunciou sua candidatura ao governo da Califórnia em 2010 via Twitter: ele tem 290 mil amigos ligados no serviço enquanto sua rival, a republicana Meg Whitman, ex-presidente da E-bay (site de leilões), tem apenas 940 (ponto para Newsom!). E olha que Newsom nem chega perto do ator Ashton Kutcher, que bateu a poderosa CNN ao tornar-se o primeiro a ter 1 milhão de amigos no Twitter. O ator pediu doações pelo serviço para a campanha contra a malária e conseguiu levantar US$ 100 mil em um dia para o combate da doença na África. Sua mulher, a atriz Demi Moore, salvou uma garota que pretendia suicidar-se convocando sua rede de amigos pelo Twitter para ajudá-la. Todas essas histórias mostram o poder dessa pequena palavra inglesa de sete letras que está mudando o jeito de mobilizar pessoas.

- A maioria dos americanos acreditava que a malária estava erradicada e o sucesso da campanha de Kutcher se deve ao fato de que a mensagem é curta e requer engajamento rápido. Não acho que os americanos tenham concentração para ler mais do que uma frase ou duas de mensagem, que é o que o Twitter pede - avalia Derek Willis, da Universidade de Princeton.

Manifestantes desocupam canteiro de obras de hidrelétrica no Pará

Manifestantes desocuparam o canteiro de obras das eclusas da hidrelétrica de Tucuruí, no Pará, após uma operação policial, na manhã deste domingo (26). O grupo tinha invadido o local e expulsado os operários na sexta-feira (24).


Por volta de 6h30, cerca de 100 policiais civis e militares retiraram os manifestantes do local. Segundo a PM, a ação não foi de reintegração de posse, mas de flagrante delito, porque a área é de preservação ambiental e de segurança nacional.


Integrantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), da Via Campesina, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MAB) e de associações de pescadores deixaram o local. Ninguém ficou ferido.



saiba mais
Manifestantes permanecem no canteiro de obras de hidrelétrica no Pará Manifestantes invadem canteiro de obras de hidrelétrica no Pará
--------------------------------------------------------------------------------
No total, 14 pessoas foram presas. Oito pessoas foram presas e encaminhadas para Belém. Outras seis pessoas foram detidas e levadas para a delegacia de Tucuruí. Após a desocupação, os manifestantes pretendiam organizar uma reunião para discutir as próximas ações.


O grupo reivindicava um acordo com a Eletronorte para beneficiar famílias que tiveram de sair de suas terras por causa da construção das barragens. Eles ainda pediam punição de envolvidos em assassinatos de sindicalistas na região. A assessoria de imprensa da Eletronorte informou que não existem indenizações em atraso.

Boca-de-urna no Equador aponta vitória de Correa no 1º turno

O presidente Rafael Correa deve ganhar a reeleição com ampla maioria na eleição deste domingo (26) no Equador, aponta pesquisa preliminar de boca-de-urna obtida pela agência Reuters que está em linha com a tendência apontada por levantamentos realizados nos últimos dias.



A pesquisa da empresa Santiago Pérez, contratada pelo governo e por empresas privadas, estima que 56% dos equatorianos teriam votado em Correa, enquanto que 29% teriam apoiado o ex-presidente Lucio Gutiérrez, o que evitaria um segundo turno.

como ?

sera?

que?

sábado, 25 de abril de 2009

enterro de traficante no rio 1



Após divulgar que trata câncer, Dilma retoma trabalho na 2ª

Americanos não sabem quem é Lula

Para os brasileiros, os americanos não sabem muito sobre o Brasil. A ideia mais difundida é que eles pensam que a capital do país é Buenos Aires. Para descobrir se isso era mito ou verdade, o jornalista Seth Kugel, que escreve sobre o Brasil para o site Global Post, entrevistou informalmente alguns americanos no parque Battery e na Times Square, em Nova York. O que os americanos não sabem, de fato, é quem é o presidente brasileiro. Apesar de Lula ter sido elogiado e chamado de “o cara” por Barack Obama e de ter estampado a capa da edição latino-americana da revista Newsweek, entre os americanos, ele não está em alta. Apenas dois dos 50 entrevistados sabiam parcialmente o nome do presidente brasileiro. Um respondeu “Inácio da Silva” e outro disse apenas Lula. A pior resposta, segundo Kugel, foi dita pela mulher que acreditou ser “Cardoso” – provavelmente uma referência a Fernando Henrique Cardoso, fora do cargo desde 2003.



Quando o jornalista questionou qual era a capital do Brasil, o mito foi desvendado. Ninguém disse Buenos Aires. A maioria dos americanos (16) confessou não saber qual era, mas a cidade mais citada foi São Paulo, dita por 13 entrevistados. A resposta certa foi dita por oito americanos, o mesmo número de quem disse ser o Rio de Janeiro. Buenos Aires só foi citada três vezes ao longo da pesquisa. “Buenos Aires...não, isso é na Argentina”, teria dito um jovem. Um casal de adolescentes trocou a resposta da cidade argentina quando viu seus pais dando outra resposta, e assinalaram um “não sei”. Quanto à língua falada no Brasil, a maioria dos entrevistados acertou, embora 12 tenham dito ser “espanhol”. Dos 50, apenas cinco não disseram que o país fica na América do Sul.




Amigos Obama disse recentemente que Lula é "o cara"Segundo Kugel, os brasileiros que ficaram sabendo da pesquisa disseram que o resultado foi surpreendente e ficaram aborrecidos porque os americanos não sabiam quem era o presidente do maior país da América Latina. Mas, eles próprios não sabiam nomes de presidentes da África ou da Ásia. Kugel concluiu então que, assim como o nome da capital brasileira para os americanos, a ignorância pode ser um mal entendido.

A nova era da energia limpa

O EMPRESÁRIO

Funcionário público usou a ex-babá como laranja

Por quase uma década, João Carlos Zoghbi foi diretor de Recursos Humanos do Senado, onde comandava uma folha de pagamentos de 10 mil funcionários, que consome R$ 2,3 bilhões por ano. Acumulou poder, patrimônio – ele é dono de uma casa em Brasília, com 770 metros quadrados de área construída –, assim como muitos desvios éticos e irregularidades. A vida funcional de Zoghbi no Senado se assemelha a um compêndio dos escândalos que nos últimos meses abalaram ainda mais a imagem pública do Congresso. Sete parentes de Zoghbi – sua mulher, Denise, seus três filhos, um irmão, uma cunhada e até uma ex-nora – foram demitidos do Senado depois que o Supremo Tribunal Federal (STF) obrigou o Parlamento a tomar medidas contra o nepotismo. Um dos filhos de Zoghbi morava de graça num apartamento funcional do Senado. A família Zoghbi envolveu-se também na farra das passagens aéreas do Congresso – fizeram 42 viagens com bilhetes da cota de 12 deputados federais.

Agora, uma investigação feita por ÉPOCA nos últimos três meses revela que Zoghbi tem problemas ainda mais sérios. Ele está envolvido na criação de empresas de fachada, que usavam testas de ferro para ocultar o recebimento de quantias milionárias pagas por empresas que faziam negócios com o Senado. A história mais escandalosa envolve Maria Izabel Gomes, uma senhora de 83 anos. Ela foi ama de leite e babá de João Carlos Zoghbi. Mora até hoje com ele numa casa no Lago Sul, bairro nobre de Brasília. Até os 80 anos, dona Maria Izabel não tinha renda alguma. Era isenta no Imposto de Renda. No segundo semestre de 2006, ela virou sócia majoritária de três empresas – DMZ Consultoria Empresarial Ltda., Contact Assessoria de Crédito Ltda. e DMZ Corretora de Seguros Ltda. ÉPOCA apurou que, em apenas um ano e meio, as três empresas da ex-babá faturaram pelo menos R$ 3 milhões.

Grande parte dessa receita veio do Banco Cruzeiro do Sul, instituição que fez fortuna como provedora de crédito consignado, empréstimos com desconto em folha de pagamentos para funcionários públicos. Só no Senado, nos últimos três anos o negócio movimentou R$ 1,2 bilhão. O Cruzeiro do Sul foi responsável por uma fatia de R$ 380 milhões. ÉPOCA apurou que o Cruzeiro do Sul pagou cerca de R$ 2,3 milhões à empresa Contact por serviços referentes à concessão de crédito consignado, especialmente aos funcionários do Senado. Os pagamentos à Contact começaram depois de o banco ter enfrentado, em 2007, uma complicada negociação para renovar o contrato com o Senado por dois anos. Em 2006, a Mesa do Senado resolveu tomar providência contra o Cruzeiro do Sul, depois de receber o ofício número 350, assinado pelo então diretor João Carlos Zoghbi. Ele reclamava dos serviços prestados pelo banco. O relatório de Zoghbi registrava queixas de funcionários sobre mau atendimento, descaso e até uma denúncia documentada de que o banco se recusava a aceitar a quitação de dívidas. A direção do Senado ameaçou suspender negócios com o banco.