sexta-feira, 31 de julho de 2009

Geddel entra em campo


Geddel Vieira Lima entrou em campo com todas as forças para frear o PMDB do Senado em sua frente de batalha contra o PSDB. Ou seja, contra a tentativa de o PMDB entrar com uma representação contra o tucano Arthur Virgílio.
Geddel conversou longamente com Michel Temer ontem. E com outros graúdos do partido - exceto a bancada no Senado, que não é a sua turma.
- Entrei neste circuito. As cabeças sensatas do PMDB têm que segurar isso, têm que tirar o partido desse jogo que não é saudável. É preciso encontrar um ponto de união no Senado que, afinal, terá que votar muitas matérias neste segundo semestre. Incentivar uma guerra santa no Senado é uma loucura.

Sarney, responde ao tsunami de denúncias

Enfim, José Sarney usa o seu artigo semanal na Folha de S. Paulo para se pronunciar sobre a megaencrenca da qual é protagonista há meses. Se diz caluniado, insultado e vítima de uma “tortura moral” e de provas falsas.E, claro, culpa a imprensa.
Num texto intitulado O fim dos direitos individuais, Sarney desabafa:
“Hoje, com a sociedade de comunicação, os princípios da guerra aplicados à política são mais devastadores do que a guilhotina da praça da Concorde. O adversário deve ser morto pela tortura moral disseminada numa máquina de repetição e propagação, qualquer que seja o método do vale-tudo, desde o insulto, a calúnia, até a invenção falsificada de provas.”
“Como julgar uma democracia em que não se tem lei de responsabilidade da mídia nem direito de resposta, diante desse tsunami avassalador da internet e enquanto a Justiça anda a passos de cágado? Como ficam os direitos individuais, a proteção à privacidade, o respeito pela pessoa humana?”.

Renan Calheiros reage a ataques de líder do PSDB e diz que caso do parlamentar é de "psiquiatria"

O líder do PMDB, Renan Calheiros (AL), reagiu hoje(31) no mesmo tom adotado pelo tucano Arthur Virgílio Neto (AM), que o acusa de retaliação ao afirmar que os peemedebistas vão formalizar no Conselho de Ética representação contra sua pessoa. Segundo Calheiros, as declarações do líder do PSDB nos últimos dias deixaram de ser políticas para se tornar “psiquiátricas”.
“Não vou responder ao Arthur Virgílio, mesmo porque é um caso que a cada dia deixa de ser político para ser cada vez mais um caso de psiquiatria”, afirmou o peemedebista. Ele acrescentou que, em nenhum momento, tentou ameaçar Virgílio ou o presidente do PSDB, Sérgio Guerra (PE), quando conversou por telefone para tentar demover o partido da idéia de apresentar ao conselho as três representações contra o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP).
“O próprio Sérgio Guerra disse em entrevista que meu telefonema em nenhum momento teve qualquer tom de ameaça. Ao contrário, ele disse que foi uma conversa cordata”, afirmou o peemedebista.
Renan Calheiros também comentou as declarações feitas ontem pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva de que a situação política de Sarney não era um problema seu mas, sim, do Senado. “O Lula tem agido de forma coerente. O problema do Senado realmente é dos senadores. O Senado precisa voltar à normalidade e voltar a tratar de assuntos de interesse da sociedade”, disse o parlamentar.
Hoje, Arthur Virgílio afirmou que a bancada do PSDB analisará na terça-feira (4) uma possível representação contra Calheiros no Conselho de Ética. Ele se disse convicto de que o parlamentar faltou com o decoro ao tentar vincular a desistência das representações tucanas contra o presidente ao “ato de reciprocidade” que o PMDB adotaria contra sua pessoa.

CNJ vai investigar atos secretos em tribunais do País

O ministro Gilson Dipp, corregedor nacional de Justiça, informou ontem que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) vai promover uma varredura nos atos internos de todos os tribunais do País. A decisão foi tomada a partir da divulgação sobre atos reservados no Tribunal de Justiça de Minas. “Vamos cobrar todos os tribunais em relação à transparência dos atos “, declarou Dipp.
“É preciso divulgar todos os atos. Não se pode admitir atos secretos no Judiciário. Em lugar nenhum, é regra na administração pública. E no Judiciário com mais razão porque é o guardião, em tese, de toda a moralidade administrativa.”

"Senadora bate em ministro Lupi pelo Twitter

Kátia Abreu versus Lupi
DO SITE www.mulheresnopoder.com
A presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), senadora Kátia Abreu (DEM-TO), desancou o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, no Twitter. “O ministro foi desrespeitoso e desleal com o sindicalismo brasileiro no processo de transição do CODEFAT. Hoje o sindicalismo brasileiro foi insultado e está de luto. Não reconheço tributo em autoridades que se consideram proprietárias do Estado”, escreveu a senadora no microblog.
A reação de Kátia Abreu é consequência de uma ação desastrada do ministro, que impediu o rodizio na presidência do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (CODEFAT). A vez era de um representante das entidades sindicais patronais e o escolhido foi Fernando Antonio Rodrigues, da CNA. Na última hora uma manobra de Lupi deu o cargo ao seu protegido, o presidente da Confederação Nacional de Serviços, Luigi Nese. O resultado foi imediato: todas as confederações patronais protestaram e se retiraram do CODEFAT. A briga promete render."
Não deixe de acessar. Lá estão as mulheres que acontecem no campo social, político e econômico.

PMDB na cobrança

O PMDB vai voltar do recesso disposto a cobrar as emendas parlamentares. Só que o R$ 1 bilhão, prometido no semestre passado e não liberado até hoje, ficou insuficiente para a felicidade geral da base governista. "Esse valor era em maio. Estamos na metade do ano. São obrs importantes para as comunidades Não abriremos mão do nosso direito de liberar os recursos aprovados em lei", disse ao blog o líder do PMDB, Henrique Eduardo Alves (RN).
Ele está preocupado: "Essa liberação não é um favor. São recursos que chegam aos municípios brasileiros e foram aprovados em lei. O governo tem hoje e amanhã para resolver essa questão de respeito ao parlamentar".
No Poder Executivo, o tom de ameaça do líder é visto mais como uma satisfação aos parlamentares do que uma cobrança de fato. Afinal, todo mundo sabe que o governo não tem caixa para atender todas as emendas de deputados e senadores.

manchetes desta sexta

- Globo: Bolsa-família aumenta mesmo sem orçamento

- Folha: 'Não é problema meu, não votei no Sarney', diz Lula

- Estadão: Lula já não defende Sarney e Senado articula sucessão

- JB: Escolas particulares também adiam aulas

- Correio: Gripe suína: GDF cria força tarefa mas escolas terão aula

- Valor: Minoritários terão poder de veto em incorporações

- Estado de Minas: Saúde quer adiar volta às aulas em uma semana

- Jornal do Commercio: Mulher de boxeador é inocentada

quinta-feira, 30 de julho de 2009

o que faz a bebida..........

Aumento de beneficiários do Bolsa-Família atinge Orçamento

O aumento no número de pessoas do Bolsa-Família, e não o reajuste dos benefícios, poderá causar impacto no Orçamento da União. "Estamos fazendo revisão de todas as contas. É possível que se precise colocar mais dinheiro no orçamento por conta disso", disse o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, ao falar sobre o aumento no número de beneficiários do Bolsa-Família.
Amanhã, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá anunciar um reajuste no valor do benefício concedido pelo programa. A alteração no orçamento, segundo Bernardo, não será causada pelo aumento no benefício. "Esse assunto já está praticamente decidido. O aumento do Bolsa-Família cabe no orçamento", disse. "Se você contar o tamanho das contas federais, o Bolsa-Família tem um valor até relativamente pequeno no Orçamento. O novo reajuste começará a ser pago em setembro.
Bernardo disse ainda que tramita na Reforma Tributária uma proposta de desoneração dos alimentos que compõem a cesta básica. Se for aprovada, começará a valer já no próximo ano. "Evidente que isso esbarra em algumas resistências. Os estados tem medo de perder receita. Mas poderíamos achar uma forma de fazer isso porque, além de beneficiar quem gasta mais com alimento, os mais pobres, significa dar um estímulo enorme na produção de alimentos", comentou

PMDB fará representação contra Virgílio, diz Renan

O PMDB apresentará ao Conselho de Ética, entre segunda e terça-feira da próxima semana, uma representação por quebra de decoro parlamentar contra o líder do PSDB, Arthur Virgílio (AM). A informação foi confirmada líder peemedebista Renan Calheiros (AL). A medida será uma resposta às representações que os tucanos registraram contra o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), no colegiado. "O PMDB disse que, se o PSDB entrasse com representações contra o presidente Sarney, existiria um comportamento recíproco", justificou.
O Conselho de Ética recebeu ao todo 11 ações contra Sarney. São cinco representações (duas do PSOL e três do PSDB) e seis denúncias - quatro do líder tucano Arthur Virgílio e duas assinadas em conjunto por Virgílio e pelo senador Cristovam Buarque (PDT-DF). As representações vão de desde pedidos para investigar a responsabilidade de Sarney na edição de atos secretos à possível participação do senador em esquema de desvio de dinheiro de patrocínio cultural da Petrobras pela fundação que leva seu nome. Para Renan, esta quantidade de ações contra Sarney "é a marcha da insensatez".
O líder do PMDB disse que a decisão de apresentar representação contra o parlamentar tucano foi tomada "partidariamente". "Uma coisa era o Arthur Virgílio apresentar denúncias e outra coisa é uma representação encampada pelo partido", disse. Calheiros explicou que técnicos do PMDB ainda avaliam se o partido apresentará uma única representação contra o líder do PSDB ou se registrará três documentos em separado.
Questionado se a retaliação contra o líder tucano não aumentaria a crise no Senado, Renan Calheiros afirmou que o PMDB "sempre tentou formatar uma solução para a crise". "A representação não é uma ação, é uma consequência", disse. "Conversei com o Sérgio Guerra (presidente do PSDB) e com o Arthur Virgílio e disse que, com essa atitude de radicalização, o PMDB faria tratamento igual", concluiu.
Denúncias
De acordo com o peemedebista, as ações serão embasadas em reportagem da revista "IstoÉ", que revelou que Arthur Virgílio teria pego, em 2003, US$ 10 mil emprestados do ex-diretor do Senado Agaciel Maia quando teve problemas com seu cartão de crédito em uma viagem particular a Paris. Segundo a revista, o parlamentar teria ainda extrapolado o limite permitido pelo Senado para tratamentos de saúde, quando a mãe dele ficou adoentada.
Também pesa contra o Virgílio a revelação de que um funcionário de seu gabinete passou 18 meses na Europa sendo mantido às custas do Senado. Por causa deste funcionário, Virgílio devolverá R$ 210.696,58 aos cofres públicos, valor referente à soma de salários e recolhimento de impostos que saíram das contas da Casa para custear as despesas com o assessor na folha de pagamento.

MAIA: CANDIDATURA NÃO PERTENCE MAIS A GEDDEL


O deputado estadual Arthur Maia, um dos peemedebistas que mais defendem o rompimento do partido com a administração Jaques Wagner, afirmou ao Bahia Notícias que a candidatura do ministro da Integração Nacional Geddel Vieira Lima ao governo baiano é irreversível. Para ele, a previsão inicial de crescimento do nome do titular federal ao Palácio de Ondina superou amplamente a sua expectativa com a nova pesquisa. “Eu confesso que não imaginava que chegássemos em junho com estes índices. Geddel passou de quatro ou cinco pontos no ano passado para um crescimento de quase 200%, enquanto Paulo Souto caiu 20 pontos e Wagner 10. Isso mostra um desejo do povo baiano de ter o ministro governador. A decisão de ser ou não candidato já não pertence mais a Geddel. Mais do que o dever, ele tem a obrigação de lançar a candidatura”, sentenciou.

PETISTAS DA PETROBRAS COM SALÁRIOS MILIONÁRIOS

Durante mais de 20 anos, um grupo de sindicalistas da Petrobras, ligado à Central Única dos Trabalhadores (CUT), não hesitava em promover greves, fazer piquetes nas portas de refinarias ou até mesmo enfrentar a polícia durante as campanhas por melhores salários. Desde 2003, quando o PT assumiu o governo, o problema de salário não existe mais para esse núcleo de ex-petroleiros. Documentos obtidos pelos jornais Correio Braziliense e Estado de Minas comprovam que um grupo de pelo menos 20 ex-sindicalistas passou a receber da Petrobras e de empresas subsidiárias um salário médio de R$ 40 mil — incluindo participação nos lucros da empresa. Esse valor corresponde a 45 pisos mínimos salariais da categoria, que está hoje em torno de R$ 1 mil. Os vencimentos dos novos dirigentes da estatal, que variam de R$ 30 mil a R$ 60 mil, também estão bem acima do piso de R$ 3 mil dos funcionários da empresa com nível superior. Remanescentes da Federação Única dos Petroleiros, a FUP, uma organização trabalhista ligada à CUT, os ex-petroleiros foram acolhidos principalmente nos departamentos de Comunicação Institucional, de Recursos Humanos e de Gás da estatal. Os bons rendimentos da empresa levaram os ex-sindicalistas a trocar os megafones por ternos bem cortados, propriedades rurais no interior de São Paulo e apartamentos na Zona Sul do Rio. Um dos agraciados é o atual assessor especial da presidência da estatal, Rosemberg Pinto, acusado de destinar dinheiro da gigante do petróleo para beneficiar aliados petistas na Bahia.

De lavada

As novelas das seis e das sete atingiram ontem suas audiências mais altas desde que estrearam. Segundo dados do Ibope, Paraíso e Caras e Bocas alcançaram 31 pontos e 37 pontos na Grande São Paulo. Todas as outras emissoras somaram 20 pontos nestes horários. Mesmo sem Ronaldo em campo, a audiência do empate entre Corinthians e Santo André foi recorde neste Brasileirão para uma noite de quarta-feira. A Globo alcançou 28 pontos na Grande São Paulo. É um número que embaralha a cabeça daqueles que acham que é o Fenômeno o responsável por tA propósito, se a informação acima mostra a força do Corinthians em São Paulo, um outro dado comprava que o futebol tem um forte componente regional: há dois domingos, a Globo resolveu transmitir o jogo entre o Corinthians e o Cruzeiro para o Rio de Janeiro. Em São Paulo, a audiência bateu 25 pontos; no Rio, magros 16 pontos, o pior ibope que a emissora conseguiu este ano com futebol aos domingos.odo o ibope do Corinthians atualmente.

politica na bahia

Governo defende que parlamentares evitem levar crise no Senado para o lado emocional

Às vésperas da reunião do Conselho de Ética que vai decidir o destino das cinco representações partidárias contra o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), além de duas denúncias dos senadores Cristovam Buarque (PDT-DF) e Arthur Virgílio Neto (PSDB-AM), a orientação do Palácio do Planalto a seus aliados políticos é evitar que levar o assunto para o lado emocional. A reunião está marcada para terça-feira (4/8).
O ministro de Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, reafirmou o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Sarney. Ele acrescentou que, no que se refere ao Palácio do Planalto, a ação será no sentido de resolver este assunto “com equilíbrio”. "Não há uma avaliação do Palácio do Planalto (sobre a evolução da crise no Senado)". Segundo Múcio, o presidente tem sido solidário a José Sarney e entende que não se pode "emocionalizar" a situação.
O líder do PMDB, Renan Calheiros (AL), reafirmou que o partido vai agir “com reciprocidade” e encaminhará representação contra o líder do PSDB, Arthur Virgílio Neto (AL), ao Conselho de Ética, na próxima semana. Calheiros afastou qualquer possibilidade de José Sarney se afastar ou renunciar à presidência do Senado por conta das denúncias envolvendo seu nome.
Sobre uma conversa que Sarney deverá ter com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na próxima semana, Renan Calheiros afirmou que em nenhum momento será para tratar de um eventual afastamento do comando do Senado. Segundo o peemedebista, a pauta inclui a avaliação do momento e a retomada dos trabalhos legislativos neste segundo semestre.
O líder peemedebista disse que conversou hoje com Sarney, que teria defendido uma reação do PMDB diante da decisão do PSDB de bancar as denúncias encaminhadas contra ele ao conselho pelo líder tucano Arthur Virgílio. “Conversei hoje com ele e me disse que o partido tem que agir.”
Sobre a eventual renúncia do presidente, o líder do PMDB foi taxativo: “Sarney jamais admitiria renunciar. Isso está fora de cogitação. O senador está aceso, firmíssimo. Renúncia, licença, não resolve a vida de ninguém, nem do governo, nem do Senado, nem do Sarney, só agrava.”
Quanto às ponderações do ministro José Múcio, o parlamentar disse que o PMDB tem buscado “até agora o bom-senso e o equilíbrio”. O problema, na analiação de Renan Calheiros, é que a partir de um determinado momento os partidos passaram a encampar as denúncias no Conselho de Ética.

Castelo de Areia: PF vê corrida para regularizar doações

Os investigadores da Operação Castelo de Areia identificaram “grande volume” de recibos correspondentes a doações eleitorais realizadas pela construtora Camargo Corrêa - alvo maior de investigação da Polícia Federal (PF) sobre suposto esquema de evasão de divisas, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha. Os recibos foram entregues “em cima da hora” à Justiça Eleitoral segundo a corporação, como forma de comprovar a tempo a idoneidade de repasses da Camargo Corrêa que financiaram campanhas de vereadores, deputados e senadores de pelo menos oito legendas.
A PF constatou que houve uma corrida de políticos e partidos nos últimos dias do prazo legal previsto para entrega da prestação de contas que incluem recibos com dados relativos a doações da construtora. Para a PF, essa providência praticamente elimina a possibilidade de enquadramento de políticos em crime eleitoral.
A Castelo de Areia foi deflagrada no dia 25 de março - o prazo para apresentação dos relatórios com nomes de doadores e valores transferidos terminou no dia 30 de abril. Muitos políticos, por meio de seus advogados, apressaram-se em exibir cópias dos recibos à PF e à Justiça Federal. O repasse de verbas para políticos é o principal desdobramento da Castelo de Areia - a primeira etapa resultou em denúncia criminal contra quatro executivos da empreiteira, agora réus em ação penal perante a 6ª Vara Criminal Federal.
Durante a investigação, que durou mais de um ano, interceptações telefônicas autorizadas judicialmente flagraram dirigentes da Camargo Corrêa discutindo doações. Um deles citou “doações por fora”. Essa nova fase do caso busca exclusivamente verificar o aspecto eleitoral. Um investigador lamentou que a operação não tenha sido deflagrada “mais tarde” - depois do encerramento do prazo para apresentação dos recibos.

Virgílio terá de devolver mais de R$ 210 mil ao Senado

Integrante do Conselho de Ética do Senado, o líder do PSDB, Arthur Virgílio (AM), terá de devolver R$ 210.696,58 aos cofres públicos. Na segunda-feira, ele depositou a primeira parcela, no valor de R$ 60.696,58. O dinheiro se refere ao que o Senado pagou em salários para um assessor do líder tucano durante um ano e meio de estudo de teatro na Espanha. O senador disse que vai se desfazer de imóveis e realizar empréstimos para quitar .
Arthur Virgílio foi obrigado a devolver o dinheiro depois da revelação de que Carlos Alberto Andrade Nina Neto passara 18 meses no exterior, longe do gabinete do tucano, sendo mantido na Europa à custa do Senado. A diretora de Recursos Humanos, Doris Peixoto, informou ao líder do PSDB que os R$ 210 mil são a soma de salários e recolhimento de impostos que saíram das contas da Casa para custear as despesas com o assessor na folha de pagamento.
O líder tucano encaminhou ontem à reportagem o comprovante do depósito de R$ 60,6 mil feito na segunda-feira em nome da União - que deve repassar ao Senado os valores pertencentes à Casa. Essa primeira parte, segundo Virgílio, é resultado da venda de um terreno de sua mulher. O restante, informou o parlamentar, será pago em três parcelas de R$ 50 mil pelos próximos três meses.
“Quero ver se todos farão o mesmo”, disse. O assessor estudou fora - bancado pelo Senado - entre abril e julho de 2005 e, depois, de outubro do mesmo ano a dezembro de 2006. Nina Neto não é mais funcionário do Senado. Ele foi demitido em outubro do ano passado em meio ao cumprimento da decisão judicial contra o nepotismo - ele é filho do subchefe de gabinete de Arthur Virgílio, Carlos Homero Nina, servidor de carreira do Senado.

Transferência de José Múcio para o TCU é acelerada

Com a CPI da Petrobras prestes a se transformar em mais um foco de constrangimento para o governo no Congresso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu acelerar a nomeação do mais novo ministro do Tribunal de Contas da União (TCU). Ele avisou que pretende resolver a transferência do titular da pasta de Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, o mais rápido. Deseja fazer dele uma espécie de fiscal das investigações conduzidas pela Corte sobre a Petrobras e as obras do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC).
O governo Lula espera ter em Múcio um aliado capaz de, pelo menos, pedir vista em processos complicados, de forma a dar tempo aos aliados para evitar paralisação de obras importantes. Está convencido de que é no TCU que a oposição busca combustível para esquentar a CPI da Petrobras. Afinal, foi de lá que saíram as informações sobre as suspeitas de superfaturamento nas obras da refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, da terraplanagem do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj). No caso do PAC, criado em 2007, o TCU sempre contesta o ritmo das obras, quando o governo divulga os balanços do programa carro-chefe da ministra Dilma Rousseff, da Casa Civil.
Desde o início do governo, em 2003, os governistas não conseguiram emplacar nenhum ministro no TCU. Foram quatro indicações. A última tentativa foi o senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO), derrotado pelo ex-senador José Jorge (DEM-PE), que assumiu a vaga em fevereiro deste ano. Até mesmo o ex-deputado gaúcho Augusto Nardes (PP) chegou ao Tribunal por causa do apoio da oposição na Câmara e não pelas mãos do Planalto.

OAB quer que Tarso explique declarações sobre grampo de Sarney

O Conselho Federal da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) ingressou nesta quarta-feira com uma ação no STF (Supremo Tribunal Federal) cobrando explicações do ministro Tarso Genro (Justiça) sobre as declarações em relação ao vazamento de gravações interceptadas pela Polícia Federal envolvendo a família do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP).
Segundo a ação, assinada pelo presidente nacional da OAB, Cezar Britto, e o secretário-geral adjunto da entidade, Alberto Zacharias Toron, as declarações são "inaceitáveis" e o ministro "enxovalha a honra dos advogados de forma genérica". A OAB pede que Tarso apresente os nomes dos profissionais da advocacia que, pelas suas declarações, foram responsáveis pela divulgação das conversas.
Em entrevista à Folha, o ministro disse que o vazamento "pode ser feito por advogados para desviar o foco ou para comprovar a inocência de seu cliente".
Para a OAB, "é inconcebível que uma declaração dessa gravidade, feita por uma autoridade do porte do requerido (o ministro), possa ficar solta no ar, conspurcando todos os advogados, quando é notório que o tipo de vazamento realizado, uma vez mais, tem nítido caráter incriminatório e jamais partiria de advogados".
Tarso negou ontem que o vazamento tenha partido da Polícia Federal. Gravações divulgadas pela imprensa mostraram o peemedebista, o filho dele, Fernando Sarney, e a neta, Maria Beatriz Sarney, negociando uma vaga no Senado para o namorado dela, Henrique Dias Bernardes.
"As divulgações feitas sequer são objeto de inquérito. Mostram apenas uma pessoa orientando para fazer contração por DAS [cargo em comissão, sem concurso público] de outra pessoa, o que é livre", disse Tarso.
O ministro afirmou ainda que só irá investigar o caso se for pedida intervenção da Polícia Federal. E ressaltou que, depois da aprovação de lei que permite ao investigado ter acesso ao processo, o sigilo da investigação acabou.
"Se trata de uma divulgação de informação. O segredo de Justiça praticamente terminou no Brasil, já que o investigado pode ter acesso ao inquérito. O segredo é meramente formal", disse.
Na última sexta-feira (24), o Ministério Público Federal no Maranhão pediu à PF abrir inquérito para investigar a divulgação de conversas telefônicas.
O corregedor-geral da Justiça Federal, ministro Hamilton Carvalhido, na segunda-feira deu prazo de 48 horas para que o TRF-1 (Tribunal Regional Federal) da 1ª Região informe as providências tomadas sobre o vazamento das conversas.
A assessoria do TRF-1 informou que o desembargador Mário César Ribeio, que responde pela corregedoria durante as férias do desembargador Olindo Herculano de Menezes, já prestou as informações.

manchetes desta quinta

- Globo: Gripe faz Rio também adiar volta às aulas

- Folha: Câmbio e queda de preço derrubam lucro da Vale

- Estadão: 70% do Conselho de Ética tem ficha com problemas

- JB: Secretários recuam e Rio adia volta às aulas

- Correio: Suspeita de gripe suína cria impasse nas escolas

- Valor: Comitê quer reduzir vazão mínima do rio S. Francisco

- Estado de Minas: O atraso que Lula não quer ver

- Jornal do Commercio: Simulado mostra um Enen mais complexo

quarta-feira, 29 de julho de 2009

O Grupo Santander aumenta investimento para fusão com o Real

O Grupo Santander Brasil irá investir R$ 150 milhões em publicidade nos próximos 12 meses como parte da estratégia de incorporação da marca do Banco Real, que irá desaparecer até o fim de 2010.
O montante é maior que a soma do investido no último ano por Santander e Real. De acordo com a publicação Agências & Anunciantes, de Meio & Mensagem, o investimento em mídia em 2008 do Bando Real foi de R$ 89,5 milhões, enquanto o do Santander Banespa foi de R$ 51 milhões.
Neste mês o Santander decidiu concentrar sua verba publicitária na Talent, que atende o Banco Real há nove anos. Nos próximos três meses, encerra relacionamento com a McCann Erickson, que vinha atendendo a marca Santander, e com a Lew'Lara\TBWA, que cuidava de Banco Real há 11 anos. Estas duas agências continuam trabalhando nas campanhas que já haviam sido iniciadas.
"Embora o banco estivesse satisfeito com suas três agências, julgamos que seria uma boa oportunidade de parametrização para os próximos 18 meses a concentração da conta na Talent, que irá otimizar nossos investimentos em mídia", afirma o diretor-executivo de estratégia da marca e comunicação corporativa Fernando Byington Egydio Martins.
A concorrência pela conta do Grupo Santander Brasil teve como finalistas a Lew'Lara\TBWA e a Euro RSCG, que atende a instituição em outros países. Na fase inicial, contou ainda com as participações de McCann Erickson, Giovanni+DraftFCB e Ogilvy.
A decisão de manter apenas uma agência surpreendeu as participantes da concorrência, que esperavam a seleção de pelo menos duas. Na etapa final, as negociações financeiras com as agências foram intermediadas pela Aquanima, empresa de compras do Grupo Santander. "Quando iniciamos o processo, achei que iríamos continuar trabalhando com três agências. Entretanto, no final, percebemos que neste momento seria uma vantagem competitiva ter apenas uma. Foi uma surpresa para nós também. Queremos ganhar eficiência e, para isso, a parceria com os fornecedores é muito importante", comenta Martins.
Segundo ele, a missão da Talent será a de ajudar no processo de construção da identidade do Grupo Santander Brasil, priorizando formatos de comunicação inteligentes e atraentes. "Num mercado competitivo como o nosso, vamos nos diferenciar pela nossa essência. Não vamos fazer coisas iguais às que os outros bancos fazem. Vamos buscar um modelo de comunicação mais integrado em todas as disciplinas", adianta Martins.
A estratégia de comunicação para fortalecer a marca Santander tem sido a de transferir para ela alguns atributos construídos nos últimos anos pelo Banco Real - que já haviam sobrevivido, inclusive, à venda para o holandês ABN Amro. A primeira campanha desta nova fase de comunicação integrada, desenvolvida pela Talent, será lançada no dia 10 de agosto.
"Estamos montando uma estrutura compatível com o desafio de atender toda a conta do Grupo Santander Brasil. Isto irá implicar em expansão e contratação de pessoal, incluindo dois executivos da agência que irão trabalhar dentro da sede do banco", adianta o presidente da Talent, Júlio Ribeiro.

Sebrae RJ faz consulta por licitação

A filial carioca, que disponibilizou versão piloto de seu edital, vai receber sugestões em sua página na internet até a próxima terça-feira, 7
Em tempos em que o setor público se esforça para dar mais transparência às licitações para agências de publicidade, o Serviço de Apoio à Pequena e Média Empresa (Sebrae) do Rio de Janeiro tomou a iniciativa de disponibilizar em sua página oficial na internet uma versão-piloto do edital para sua próxima licitação de agência que colocará em disputa R$ 6 milhões de verba anual.
Haverá também um espaço para a postagem de mensagens com sugestões no formato do edital. Segundo mensagem do Sebrae ao mercado, trata-se de uma consulta pública, que tem como objetivo receber sugestões para o aperfeiçoamento do edital. "No entanto, é importante ressaltar que o Sebrae/RJ não dará resposta às mensagens recebidas com sugestões e nem se compromete a aproveitá-las, em parte ou integralmente", afirma o texto explicativo disponível na página do Sebrae.

Governo do PR acirra cerco à publicidade

Administração de Roberto Requião proíbe estrangeirismos e mantém edital que dispensa agências em processo licitatório
As investidas do governador paranaense Roberto Requião em contratar diretamente as emissoras de TV para veicular a publicidade oficial, sem intermediação de agências de publicidade, como manda a Lei no 8.666/93, deverão ter novos rounds. O edital, lançado em maio e que estabelecia esse novo modelo de remuneração, foi questionado na Justiça pelas entidades representativas do mercado publicitário local. "A Justiça deu três pareceres contrários ao proposto pelo Executivo, mas acredito que a estratégia do poder público não vai ficar por aí", argumenta Paulo Petrocini, da G.A. Hauer Advogados Associados, representante da Federação Nacional das Agências de Propaganda (Fenapro), do Sindicato das Agências de Propaganda do Paraná (Sinapro), da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap) e do Conselho Executivo das Normas-Padrão (Cenp), que regulamentam a indústria publicitária no Brasil.
Petrocini conta que apontou mais de 20 irregularidades no edital. "Mas foi preciso o juiz ler apenas o primeiro argumento para entender que a modalidade de Chamamento Público para Pré-Qualificação ao Credenciamento, mencionada pelo documento, estava sendo inventada pela Secretaria de Estado de Comunicação Social, sem sustentação legal", explica o advogado, autor do Mandado de Segurança que obteve, em 21 de maio, a liminar que proíbe o governo paranaense de usar esse expediente para veicular suas campanhas. "O julgamento final desse tipo de liminar pode demorar até três anos, e a atual gestão tem pouco mais de um ano de mandato, por isso acho que eles estão em busca de alternativas", observa. A verba anual do governo do Paraná é de R$ 53 milhões.
Além disso, o Executivo do Estado mudou o modelo de compra de mídia exterior. Agora, a compra pode ser feita diretamente com as empresas que comercializam esses espaços, também sem a necessidade de participação de agências de propaganda. "Como nesse caso não há criação, já que o governo veiculará peças de sua propriedade, achamos mais prudente não questionar essa decisão judicialmente", justifica Petrocini.
Requião ainda aprovou, na semana passada, uma lei que proíbe o uso de estrangeirismos no texto das campanhas publicitárias. Quem desobedecer e não fizer a tradução das palavras para o português pode ser punido com multa de R$ 5 mil. O Sepex local deve recorrer à Justiça. O Secretário de Comunicação, Benedito Pires, foi procurado, mas não respondeu às ligações da reportagem.

Lula quer anunciar o PAC 2 em 2010



Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva quer divulgar em meados de 2010 - ano eleitoral - o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2, que se transformará numa janela de “investimentos” para os próximos anos. A intenção do governo é montar uma nova carteira de projetos que também serão oferecidos a investidores estrangeiros. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) buscará investimentos para o Brasil em outros países e, para isso, vai montar os chamados “Fundos Brasil” com o setor privado e o mercado de capitais.
“Vai ser uma febre de investimento”, previu o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo. “O Brasil virou o sonho de consumo das grandes empresas e grandes corporações. Assim como todas as empresas achavam que tinham de ter um pezinho na China, todo mundo vai achar que tem de ter um pé no Brasil.” Paulo Bernardo antecipou algumas áreas de prioridade para o PAC 2 e informou que governo quer contratar a confecção de projetos, de relatórios ambientais e possibilitar que o próximo presidente tenha opções e não perca tempo nessas etapas, que duram em média um ano e meio. “Quando se tem um leque de investimentos, significa ganhar dois anos.”
Além de prosseguir com novos investimentos na área de infraestrutura, como energia, transporte, saneamento e habitação, o governo vai dar prioridade aos setores de ferrovias, hidrovias e, sobretudo, projetos de logística urbana para melhorar as condições das cidades brasileiras. Projetos de investimento para a exploração da camada de pré-sal também estarão no PAC 2. O governo estuda incluir um viés mais forte na área de inovação e tecnologia

hahaha.....




O hip hop da Petrobras

“Duas empresas de fundo de quintal receberam
8,2 milhões de reais da Petrobras, em 102 contratos”
O hip hop da Petrobras é de MV Bill. Ele canta: “Sou rapper bem! Sou aliado dos manos”. Eu pergunto: quais manos? Algumas semanas atrás, a CPI da Petrobras recebeu uma planilha contendo os contratos assinados pelo departamento de marketing da empresa. Os contratos cobriam só um ano: 2008. E cobriam só uma área da empresa: a área de abastecimento, que até abril deste ano era chefiada pelo petista baiano Geovane de Morais, nomeado por outro petista baiano, o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli.
Uma das empresas incluídas na planilha encaminhada à CPI despertou meu interesse: R.A. Brandão Produções Artísticas. Em 2008, ela ganhou mais de 4,5 milhões de reais da Petrobras, em 53 contratos. Ela fez de tudo: de cartilha sobre o meio ambiente (98 000 reais) até bufê em obras de terraplanagem (21 000); de dicionário de personalidades da história do Brasil (146 000) até “design ecológico em produtos sociais” (150 000).
MV Bill, o “aliado dos manos”, surgiu nesse momento. Em 2007, ele publicou Falcão: Mulheres e o Tráfico, editado pela Objetiva. O livro é assinado também por Celso Athayde, seu empresário e seu parceiro numa ONG: a Central Única das Favelas – Cufa. A particularidade do livro é a seguinte: seus direitos autorais, em vez de pertencerem a MV Bill e a Celso Athayde, pertencem à fornecedora da Petrobras, a R.A. Brandão Produções Artísticas.
Perguntei a Roberto Feith, da Objetiva, o que MV Bill tinha a ver com a empresa contratada pela Petrobras. Ele se negou a responder. Uma repórter de VEJA fez a mesma pergunta à assessoria de MV Bill, que atribuiu a Celso Athayde a responsabilidade integral pelo projeto do livro. Celso Athayde, por sua vez, ao ser indagado desligou o telefone. Como canta MV Bill, em Como Sobreviver na Favela: “A terceira ordem é boca fechada, que não entra mosca e também não entra bala”.

A R.A. Brandão Produções Artísticas está registrada em nome de Raphael de Almeida Brandão. Ele tem 27 anos. O capital da empresa, segundo a Junta Comercial, é de 5 000 reais. Como uma empresa dessas, de fundo de quintal, conseguiu ganhar 4,5 milhões de reais da Petrobras é uma pergunta que tem de ser respondida pela CPI. Trata-se de uma empresa de fachada? Ela é controlada por MV Bill e Celso Athayde? Ela realmente recebeu pelos direitos autorais de Falcão: Mulheres e o Tráfico ou limitou-se a fornecer notas frias aos seus autores? Nesse caso, ela forneceu notas frias aos “manos” da Petrobras?
Mas há um fato ainda mais escabroso. A R.A. Brandão Produções Artísticas está sediada na casa de Raphael de Almeida Brandão. No mesmo local está sediada também uma segunda empresa: a Guanumbi Promoções. De acordo com os documentos da CPI, a Guanumbi Promoções recebeu – epa! – 3,7 milhões de reais da Petrobras. Somando as duas empresas, portanto, foram mais de 8,2 milhões de reais, em 102 contratos. Na maioria das vezes, elas emitiram notas para os mesmos eventos, com as mesmas datas. Foi assim no caso de uma festa em Mossoró, no Rio Grande do Norte, de um evento de Fórmula Indy, em Indianápolis, e de um agenciamento do Hotel Blue Tree, para a Fórmula 1, em que uma empresa faturou 159 000 reais e a outra faturou
146 000 reais.
MV Bill sabe como sobreviver na favela. Ele sabe melhor ainda como sobreviver na Petrobras.
Por Diogo Mainardi

A briga pela presidência do Codefat

A escolha do novo presidente do Codefat (Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador), cuja eleição é amanhã, virou o centro de uma grande briga política.
De um lado, as entidades patronais, mais particularmente a CNA. Do outro, o ministro Carlos Lupi, que há meses articulou uma manobra para virar a mesa nesta indicação. No meio disso tudo, muito dinheiro. O patrimônio do Codefat é de 158 bilhões de reais e o seu orçamento para 2010 é de 43 bilhões de reais.
Por tradição, há um rodízio na presidência do Codefat entre governo, entidades patronais e entidades que representam os trabalhadores. Por esse rodízio, seria a vez das entidades patronais indicar o presidente - e era a vez da CNA, presidida pela senadora Kátia Abreu, já que nunca indicara um presidente.
Mas Lupi articulou a criação de duas confederações patronais na virada do ano exatamente com o objetivo de fazer o presidente.
Sem consenso, amanhã Fernando Rodriguez, candidato da CNA e apoiado por outras três entidades patronais, irá disputar o cargo com Luigi Nesse, indicado pela recém-criada Confederação Nacional de Serviços e apoiado por Lupi.

Um gigante de 29 bilhões de dólares procura presidente

Dentro de duas semanas, mais exatamente no dia 14, muda o comando da segunda maior empresa brasileira a BR Distribuidora, dona de um faturamento de 29 bilhões de dólares em 2008.
Nesta data, José Eduardo Dutra sai para dedicar-se exclusivamente a missão de tentar virar o novo presidente do PT, em novembro.
Como boa estatal que é, o seu novo presidente não será escolhido apenas pelos seus méritos, mas de acordo com o calibre dos padrinhos.
Um dos possíveis sucessores é Nestor Cerveró, ex-diretor da Petrobras e atualmente na BR. Cerveró tem a simpatia do próprio Dutra e de senadores como Delcídio Amaral e Renan Calheiros.

210 bilhões de dólares

As reservas internacionais do Brasil ultrapassaram pela primeira vez 210 bilhões de dólares e seguem batendo recordes.
Na segunda-feira, segundo dados oficiais do Banco Central, as reservas pelo conceito de liquidez internacional (que considera o total de moeda estrangeira para uso imediato somados aos títulos em dólar e outros recursos de médio e longo prazos em poder do BC) atingiram 210,4 bilhões de dólares.
Há uma semana, mais precisamente no dia 21, elas superaram o patamar de 210 bilhões de dólares pela primeira vez na história.
O nível das reservas, que chegou a 209 bilhões de dólares em outubro, caiu abaixo dos 200 bilhões no auge da crise, quando o BC teve que vender montanhas de dólares para evitar a disparada da moeda americana. Cerca de 80% do total das reservas brasileiras estão aplicadas em títulos do Tesouro americano.
Esses 210 bilhões significam quase dez vezes mais do que o Brasil detinha no início do governo Lula.

DEPUTADOS PODEM GASTAR VERBA COM ALIMENTAÇÃO

A proibição de o deputado utilizar a chamada verba indenizatória para alimentação em Brasília não durou nem dois meses. Pressionada pelos colegas, a cúpula da Câmara liberou os gastos em restaurantes na capital federal. A liberação dos gastos ocorreu no começo de julho, quando todos os benefícios oferecidos aos deputados, como cota postal, telefônica e a verba indenizatória foram unificados em um único "cotão". Como o ato que determinou a mudança não faz nenhuma menção a gastos com alimentação em Brasília, o entendimento é que está tudo liberado. O "cotão" que cada deputado federal recebe varia de estado para estado. O valor mínimo é de R$ 23 mil (para deputados de Brasília) e o máximo é de R$ 34,2 mil (para os políticos de Roraima). O fim do uso da verba para alimentação na capital havia sido determinado em abril, para ter início em maio, junto com a proibição de gastos com empresas dos próprios deputados. As medidas eram uma resposta ao escândalo do deputado Edmar Moreira (sem partido-MG), dono de um castelo avaliado em cerca de R$ 25 milhões em Minas Gerais.

Bolsa-Família: Lula diz que governo tem papel de mãe

Prevendo ataques dos ?críticos da oposição?, que veem viés eleitoral no reajuste do Bolsa-Família, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva saiu ontem em defesa do programa. Em discurso inflamado feito durante inauguração de uma escola técnica federal em Campina Grande, o presidente ressaltou a necessidade de melhor distribuição de riquezas e afirmou que ?o papel do governo federal é o de uma mãe?. Ontem, em ato falho, o secretário do Tesouro, Arno Augustin, revelou que o Bolsa-Família será reajustado em 10% a partir de setembro.
Lula chamou ao palanque uma aluna da escola técnica beneficiada pelo programa. Isabela Oliveira de Araújo, de 17 anos, subiu acanhada. Mas se emocionou quando o presidente passou a contar sua história. ?Dê oportunidade, com professores que qualquer filho de elite teve nesse País, para ver como é possível que uma menina dessas, praticamente abandonada pelos pais, criada por uma tia, que recebe uma bolsa de R$ 180 para poder comer, tem futuro?, disse o presidente.
Além de receber o Bolsa-Família, Isabela ganhou uma bolsa para estudar mineração. ?O que nós estamos fazendo é tentar equiparar o Brasil para que a gente seja um País em que todos tenham igualdade de oportunidade?, completou. O anúncio do reajuste do Bolsa-Família deve ser feito na sexta-feira pelo presidente Lula, em Belo Horizonte (MG).

PSB acredita que aliança com PT para candidatura de Ciro em SP deve ser forjada até setembro

A cúpula do PSB trabalha pela viabilidade da candidatura do deputado Ciro Gomes (PSB-CE) na disputa ao governo de São Paulo, apostando num cenário sem muitos obstáculos, apesar de a direção do PT estadual ainda demonstrar desconforto com a possibilidade.

O PSB avalia que o PT paulista não terá outra opção senão aceitar Ciro por não ter um nome viável na disputa e para não ir na contramão dos interesses do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em São Paulo. O presidente é o principal entusiasta da candidatura do deputado pelo Ceará por considerá-lo eleitoralmente forte e um nome que se contrapõe ao do governador de São Paulo, José Serra.
Em conversas reservadas, os socialistas lembram que o principal nome petista, hoje, seria o do prefeito de Osasco, Emídio de Souza. Os outros pré-candidatos são o deputado federal Antônio Palocci e o ministro da Educação, Fernando Haddad. Emídio larga na frente por ser uma opção nova ao eleitorado. O prefeito é defensor da candidatura própria, mas sustenta não haver qualquer interesse da direção estadual em peitar o presidente Lula.
O PSB não está tratando a solução da candidatura em São Paulo como urgente. O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, presidente da legenda, acredita que a questão estará resolvida até setembro. O PDT, aliado dos socialistas e defensor da candidatura Ciro Gomes, aposta que o martelo estará batido antes disso, provavelmente nas próximas duas semanas.
Por enquanto, os termos da aliança são tratados somente pela direção estadual. O presidente do PSB paulista, deputado Márcio França, afirmou que 80% dos petistas no estado são favoráveis à Ciro Gomes. Eduardo Gomes disse que, por enquanto, ainda não discutiu o tema nacionalmente. Ele acredita que terá pouco trabalho na consolidação dessa aliança. Campos aposta que, quando a aliança chegar às suas mãos, estará complemente azeitada, graças à pressão de Lula em cima do partido.
O PSB está levando adiante a discussão sobre Ciro Gomes por entender que facilitaria os acordos em outros estados e desataria nós na aliança em torno da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, para a Presidência da República. “Essa é uma solução que é boa para todo mundo. Boa para o Lula, boa para o PSB e boa até para o PT. Eles vão entender isso ainda”, disse um dirigente nacional socialista.
Para o presidente do partido, Ciro Gomes é um nome que pode disputar qualquer cargo nacional. “Ele pode ser candidato a governo, à Presidência, é um nome muito qualificado”, disse Eduardo Campos. O PSB espera por uma reunião com Lula nas primeiras semanas de agosto a fim de discutir o cenário de São Paulo e fazer as bases para a aliança nacional. O prazo de setembro foi dado por Campos. Ele já determinou a todos os diretórios estaduais que lhe encaminhem as possibilidades de candidaturas aos governos e ao Senado.
Pesquisa
Enquadrado por Lula, o grupo paulista do PT aceita discutir a candidatura e a aliança com Ciro Gomes. Só estabeleceu como ponto de partida uma pesquisa de opinião para saber qual candidato teria melhores condições de disputar o governo. Na lista, seriam apresentados os nomes dos três petistas pré-candidatos e mais o do deputado socialista. Numa pesquisa de consumo interno do PSB, os socialistas dizem que o deputado cearense alcançaria 20% das intenções de voto, num cenário que teria como candidato tucano o ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB).
DIRETÓRIO ESTADUAL
O presidente do diretório estadual de São Paulo, Edinho Silva, foi enquadrado pelo dirigente nacional, Ricardo Berzoini, empenhado em fechar os palanques para a candidatura de Dilma Rousseff à Presidência da República. A resistência a Ciro Gomes é mais forte na esquerda do PT, que coloca o PSB como um aliado do governador José Serra. Na avaliação desse grupo, a candidatura do deputado não se contraporia ao do tucano e enfraqueceria o PT.

Conselho acelera inquéritos de crimes contra União

O Conselho da Justiça Federal (CJF) decidiu acelerar o trânsito dos inquéritos policiais que cuidam dos crimes contra a União - inclusive evasão de divisas, lavagem de dinheiro e delitos financeiros. Por meio da Resolução 63/09, o órgão determinou que os autos devem tramitar diretamente entre as delegacias da Polícia Federal (PF) e a Procuradoria da República. De acordo com o CJF, eles somente serão submetidos ao crivo da Justiça nas situações cautelares, ou seja, quando houver requerimento de buscas, quebra de sigilo bancário ou fiscal, interceptação telefônica e telemática e decreto de prisão.
A meta é alcançar significativa economia de tempo nas investigações e desafogar as varas federais, que ficarão parcialmente livres do vaivém da papelada policial. A estimativa é de que, a cada ano, perde-se de três a quatro meses com a burocracia que marca a passagem dos inquéritos pela Justiça. O CJF é composto por cinco ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e pelos presidentes dos cinco Tribunais Regionais Federais (TRFs).
A resolução, já em vigor, ressalta que a Constituição “preconiza nítida separação entre as funções de acusar e julgar” e o Ministério Público (MP) é o destinatário final das investigações policiais. Considera que “os prazos legais para a conclusão das investigações (30 dias) tornaram-se extremamente exíguos, dado o imenso número de inquéritos policiais que se avolumam em proporção geométrica nas delegacias de Polícia Federal do País, deixando evidente o descompasso existente entre o disposto na norma e a realidade fática diariamente enfrentada”.

Aécio diz que prévias devem ser feitas 'sem traumas'

O governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB) disse hoje que a realização de prévias no PSDB para definir o candidato do partido à presidência da República nas eleições de 2010 deverá ser feita "sem traumas", quando chegar o momento. "Quando chegar o momento, haverá, sem traumas e sem resistências, uma consulta à base sobre qual a melhor proposta do partido a ser levada às eleições." Aécio comentou que está fazendo visitas a alguns Estados para participar do processo de recadastramento dos filiados ao PSDB, com a aprovação do Diretório Nacional.

tribuna

manchetes desta quarta

- Globo: Desrespeito a clientes dá megapunição a telefônicas

- Folha: Gripe suína faz SP adiar volta às aulas

- Estadão: Verba recebida da Petrobras foi parar em aplicações, diz auditoria

- JB: Gripe faz SP adiar volta às aulas, mas Rio não

- Correio: Ministério da peixada

- Valor: Papel da Petrobras no pré-sal é decisão de Lula

- Estado de Minas: Trânsito muda e desnorteia até pedestres em BH

- Jornal do Commercio: Prefeitura combate invasões no Recife

terça-feira, 28 de julho de 2009

Google entre as 500 maiores empresas brasileiras

Com vendas estimadas em US$ 500 milhões o portal esteia na publicação Melhores & Maiores, da Editora Abril

O Google estreia na lista das 500 maiores empresas brasileiras, com vendas estimadas em US$ 500 milhões, da publicação Melhores & Maiores, lançada neste mês pela revista Exame. Com isso, aparece à frente de UOL (US$ 342,7 milhões) e Terra (US$ 293,4 milhões). A Editora Abril foi classificada como a terceira empresa mais rentável do País em 2008, por ter alcançado lucro líquido de 72,6% sobre patrimônio líquido. Da área de comunicação, além do Google, estão entre as 500 maiores apenas a Globo (US$ 2,7 bilhões) e a Abril (US$ 900,4 milhões).

pura politica baiha

hahaha.....





bahia ja

Tarso nega que PF tenha vazado conversas da família Sarney

O ministro da Justiça, Tarso Genro, negou hoje (28) que o vazamento de conversas telefônicas da família Sarney tenha partido da Polícia Federal. Gravações divulgadas pela imprensa mostram o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), o filho dele, Fernando Sarney, e a neta, Bia Sarney, negociando uma vaga no Senado para o namorado dela, Henrique Dias Bernardes.
“As divulgações feitas sequer são objeto de inquérito. Mostram apenas uma pessoa orientando para fazer contração por DAS (cargo em comissão, sem concurso público) de outra pessoa, o que é livre”, disse Tarso Genro.
O ministro ainda afirmou que só irá investigar o caso se for pedida intervenção da Polícia Federal. E ressaltou que, depois da aprovação de lei que permite ao investigado ter acesso ao processo, o sigilo da investigação acabou. “Se trata de uma divulgação de informação. O segredo de Justiça praticamente terminou no Brasil, já que o investigado pode ter acesso ao inquérito. O segredo é meramente formal”, disse.

Kassab diz que vai esperar por Serra para definir candidato ao governo

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), afirmou nesta terça-feira que vai esperar a definição do "líder", o governador José Serra (PSDB-SP), para escolher seu candidato para as eleições ao governo de São Paulo, no ano que vem.
"Nós vamos ter um comando. No ano que vem, vamos iniciar esse entendimento para identificar o melhor candidato para que possamos preparar o plano de governo e ganhar as eleições", afirmou o prefeito ao sair de um congresso sobre gestão pública, realizado hoje em Brasília.
Kassab não quis dizer qual sua preferência entre o ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB), hoje secretário de Desenvolvimento de São Paulo, e o secretário da Casa Civil, Aloysio Nunes Ferreira (PSDB). Segundo ele, o importante é manter a aliança entre PSDB e DEM.
"Em São Paulo, nós temos uma aliança muito sólida. Uma aliança exitosa, que tem melhorado a qualidade de vida da cidade. No Estado, temos a mesma aliança, muito bem sucedida. No plano nacional, também, onde ambos os partidos atuam em conjunto. É evidente que no ano que vem, já exteriorizei aqui minha convicção no sentido de que, ou defender a manutenção dessa aliança".
O prefeito preferiu não comentar a possível candidatura do deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) ao governo de São Paulo. "Se eu não tenho me manifestado nem sobre a nossa aliança, muito menos sobre a aliança adversária", disse.
Na semana passada, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o PT precisava ter maturidade para analisar a possibilidade de apoiar Ciro. Segundo ele, a direção do partido sabe que tem que fazer alianças para vencer eleições.
Ontem, o Diretório Estadual do PT paulista aprovou resolução "conclamando" siglas aliadas no plano federal --PDT, PSB, PR, PC do B e PMDB-- para iniciarem imediatamente a construção de um programa anti-PSDB, há 16 anos no poder em São Paulo, o que sinaliza que o partido aceita negociar a candidatura do deputado.

Lula cancela agenda em cidades mineiras onde obras do PAC estão atrasadas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cancelou a visita que faria na sexta-feira aos dois principais municípios de Minas Gerais governados por correligionários petistas. Assessores do Palácio do Planalto chegaram a ligar para as prefeituras de Betim e Contagem, ambas na Grande Belo Horizonte, informando sobre a viagem do presidente. Ontem, no entanto, em nova rodada para discutir a agenda de Lula em Minas, ficou acertada a presença do presidente apenas em Belo Horizonte. Ele participará da formatura de alunos do Plano Setorial de Qualificação para Beneficiários do Bolsa Família e da inauguração de apartamentos do Programa Vila Viva. Na primeira cerimônia, o presidente anunciará o novo reajuste do valor do Bolsa Família.
O cancelamento da visita de Lula nas duas cidades teria ocorrido por atraso nas obras previstas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) pelas quais o presidente passaria, conforme informam petistas ligados ao alto escalão do governo federal. Em Betim, administrada por Maria do Carmo Lara (PT), o presidente iria a um trecho da BR-262 próximo ao entroncamento com a BR-381. Em Contagem, administrada por Marília Campos (PT), a visita seria às obras de saneamento do Ribeirão Arrudas próximas às vilas São Paulo e Dom Bosco.

DIRCEU E PALOCCI FARÃO A CAMPANHA DE DILMA

Dirceu será um dos articuladores da campanha de Dilma
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva armou para a campanha presidencial da ministra Dilma Rousseff o mesmo comando de sua própria campanha em 2002: os nomes-chaves serão o do ex-ministro da Fazenda, Antonio Palocci (que ainda responde a processo no Supremo Tribunal Federal por mandar quebrar o sigilo de um caseiro) e o ex-deputado José Dirceu (que foi cassado na Câmara por envolvimento no mensalão). Na composição ditada por Lula, Palocci atua "por cima", mantendo contatos com o empresariado e garantindo que a política econômica conservadora seja mantida se Dilma for eleita, enquanto Dirceu age "por baixo", tentando acomodar os interesses do PT com os partidos da base aliada e montando os palanques estaduais. As informações são da Folha de S. Paulo.

manchetes desta terça

- Globo: Governo defende Sarney e desautoriza Mercadante

- Folha: Recessão no Brasil acabou em maio, avaliam bancos

- Estadão: Por Sarney, Planalto desautoriza petistas

- JB: Rede privada não quer investir contra a gripe

- Correio: Cartão de crédito cobra 600% de juro

- Valor: No pré-sal, 32% dos poços abertos são pouco viáveis

- Estado de Minas: Morre mineira com suspeita de gripe suína

- Jornal do Commercio: Pernambuco tem mais três casos de gripe

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Ministério lança editais para famílias instalarem tanques-rede em Tucuruí

O presidente da Eletronorte, Jorge Palmeira, recebeu o ministro da Pesca e Aqüicultura, Altemir Gregolin, em audiência nesta quinta-feira, 23 de julho, para tratar da cessão de uso de águas da União nos reservatórios de usinas hidrelétricas na Amazônia. Ainda em 2007 a Eletronorte entregou os estudos para delimitação do Parque Aquícola de Tucuruí. “Hoje, nós estamos com os editais para habilitação de 325 famílias que poderão produzir no reservatório de Tucuruí. Até 2011, o nosso objetivo de demarcar áreas em 40 reservatórios no País”, explicou o ministro. Gregolin anunciou a publicação de editais para que pequenos produtores possam instalar tanques-rede nos reservatórios de Tucuruí, no Pará e de Três Marias e Furnas, em Minas Gerais.
O ministro manifestou ainda o interesse em ampliar os projetos na área e o presidente da Eletronorte afirmou que alguns estudos já existentes podem ser aprofundados. Palmeira convidou o ministro a conhecer a experiência da Empresa com os tanques-rede no Rio Candeias, em Rondônia.
Para Gregolin é importante destacar a dimensão social desses projetos. “Na região de Tucuruí, há três parques aquícolas que somam 926 lotes e o potencial produtivo é muito grande. A política é sempre procurar incluir as famílias ribeirinhas e dos atingidos por barragens”, disse.
Produção
A produção brasileira de pescados, segundo o ministério da Pesca e Aqüicultura, poderá crescer até 222 mil toneladas por ano, com a oferta de novos lotes para que pequenos produtores instalem tanques-rede nos reservatórios de Três Marias e Furnas, em Minas Gerais, e de Tucuruí, no Pará.
Segundo o ministro, os editais com as regras para a cessão gratuita de águas da União preveem a participação de famílias que morem nas imediações dessas áreas há pelo menos três anos, tenham renda mensal até cinco salários mínimos e não sejam funcionários públicos.
Serão ofertados 4.260 lotes de 1000 metros quadrados (sendo 17 de 10 metros cúbicos para cada pretendente em Tucuruí e 40 desses tanques para os piscicultores de Furnas e Três Marias, que poderão se candidatar cada um a espaços até 1.500 metros quadrados para a atividade).
O Ministério vai enviar equipes para essas áreas, a fim de inscrever os candidatos, cuja classificação, não eliminatória, deverá priorizar agricultores vinculados a programas sociais do governo, como o Bolsa Família, registrados como agricultores ou pescadores. Quem tiver conhecimento da atividade, for assentado da reforma agrária, estiver sido atingido pela construção de barragens e pertencer a associações de classe rurais ganhará pontos no processo.A produção de pescados no Brasil, hoje, é de 290 mil toneladas por ano, devendo chegar a 700 mil toneladas/ano até 2011.

Eletronorte garante permanência de termelétrica no Acre

Em audiência realizada nesta segunda-feira, 20 de julho, em Brasília, o diretor-presidente da Eletronorte, Jorge Palmeira, garantiu que as máquinas da Usina Termoelétrica (UTE) Rio Acre permanecerão no Estado. “Ninguém falou que vai tirar essa Usina do Acre. As máquinas vão continuar em Rio Branco”, afirmou Jorge Palmeira na audiência com o Secretário de Planejamento do Governo do Estado Acre, Gilberto Siqueira, que contou também com as participações do diretor de Produção e Comercialização da Eletronorte, Wady Charone, e da chefe do Escritório de Representação do Governo do Estado do Acre em Brasília, Magaly Medeiros.
“Esse é um tremendo mal-entendido. Isso teve repercussão a partir de uma paralisação dos empregados. Agora, que fique claro que essas máquinas não vão sair de lá”, declarou Jorge Palmeira, ao mostrar uma apresentação ao Secretário sobre o fornecimento de energia elétrica ao Estado do Acre.
Na audiência, foi esclarecida ainda a nova situação do estado do Acre, assim como de Rondônia, que passarão a fazer parte do Sistema Interligado Nacional – SIN a partir do próximo dia 27 de julho. “A partir desta data, o Acre receberá energia elétrica não só de Rondônia, mas também de todo o parque gerador brasileiro, o que significará mais segurança e qualidade no abastecimento”, acrescentou Palmeira.
Ao final do encontro, Gilberto Siqueira ratificou a posição apresentada por Jorge Palmeira: “Nós já resolvemos esta questão. São máquinas obsoletas, mas que vão ficar no estado para gerar energia se houver algum problema emergencial”.
Coletiva – No início da tarde, a Diretoria da Empresa reuniu-se com a imprensa do Estado do Acre – por meio de videoconferência – esclarecendo pontos levantados acerca da situação do estado. O diretor de Produção e Comercialização da Eletronorte, Wady Charone, salientou que não haverá demissões e que a "Empresa está empenhada em fazer essa transição de forma tranquila e segura para a população do Estado”.

novidades

1) Lula _ O presidente Lula volta da viagem ao vizinho Paraguai e tem reunião de coordenação política às 10h. Ao meio-dia, recebe o ministro da Fazenda, Guido Mantega, que retorna das férias e deve anunciar o nome do novo secretário da Receita Federal. À tarde, Lula se encontra com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, que está perto de fechar as regras de exploração de petróleo na camada pré-sal. Encerra o dia recebendo em audiência o embaixador dos Estados Unidos, Clifford Sobel.
2) Senado _ O PSDB se prepara para apoiar as denúncias do seu líder, senador Arthur Virgílio (AM), contra o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). E, ao contrário do que esperava o PMDB, quanto mais perto de acabar o recesso, pior fica a condição política do presidente da Casa. Sarney permanece em São Paulo, acompanhando a esposa, d. Marly, que passa por uma cirurgia depois de uma queda em casa, quinta-feira, em São Luís (MA).
Terça-feira - 28/07
1) Lula _ O presidente vai a Campina Grande, na Paraíba, onde inaugura trechos de estrada e biblioteca.
2) Taxistas _ O Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador recebe das mãos do ministro do Trabalho, Carlos Lupi, a proposta de concessão de financiamento de carros novos para os taxistas. A idéia é aplicar R$ 200 milhões.
Quarta-feira _ 29/07
1) Lula _ O presidente vai participar da festa de 50 anos do Sindicato Nacional das Indústrias de Construção Pesada, na sede da CNI, em Brasília.
2) José Serra _ O governador de São Paulo e pré-candidato a presidente da República deve anunciar o programa de Qualificação Profissional, que consiste na concessão de um auxílio financeiro a trabalhadores no estado que se inscrevam para a qualificação. É uma espécie de Bolsa-Família do Trabalho. O PSDB não dirá, mas, nos bastidores seus parlamentares se referem ao novo programa de Serra como uma crítica velada ao fato de o PT distribuir recursos a muitos, sem cobrar a qualificação em troca.
Quinta-feira _ 30/07
1) Lula vai a São Paulo, onde, na sede da Fedeação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), se encontra com Paulo Skaf, e com a presidente do Chile, Michele Bachelet.
2) Sai a ata da reunião do Copom, no Banco Central.
Sexta-feira _ 31/07
1) Em Belo Horizonte, território do pré-candidato a presidente da República Aécio Neves, o presidente Lula vai anunciar o reajuste do Bolsa Família. durante a formatura de uma turma do Plano Setorial de Qualificação da Construção Civil (Planseq), ligado ao Ministério do Desenvolvimento Social.
O programa é visto como uma das portas de saída do Bolsa Família. A solenidade ajudará a fazer um contraponto ao programa de qualificação que Serra anuncia em São Paulo.

Governo minimiza posicionamento do PT contra Sarney e mantém apoio ao peemedebista

O governo minimizou a nota do PT, divulgada na sexta-feira pelo líder do partido no Senado, Aloizio Mercadante (SP), pedindo o afastamento temporário do presidente do Casa, José Sarney (PMDB-AP), e deve manter o apoio ao senador.
"O que nós avaliamos é que isso não é um movimento do PT. Nós imaginamos que seja o posicionamento de um ou dois senadores", afirmou José Múcio (Relações Institucionais), ao sair de reunião de coordenação do governo.
Quando perguntado se o governo manteria sua posição a favor da permanência de Sarney na presidência do Senado, Múcio respondeu: "Não tenha dúvida nenhuma". O ministro afirmou ainda que esse assunto vai ser tratado com mais cuidado na semana que vem, quando os parlamentares já tiverem voltado do recesso e Gilberto Carvalho, chefe de gabinete da Presidência, e o ministro Franklin Martins (Comunicação Social), voltado de férias. "Como muitos estão fora, estamos esperando que a poeira baixe, para se conversar na semana que vem", disse Múcio.
Para Múcio, o posicionamento não é de toda a bancada do PT, pois o presidente teve uma reunião com os senadores há duas semanas em que discutiram a crise envolvendo Sarney. "Precisamos ver se é um movimento da bancada inteira, visto que o presidente conversou com a bancada quinze dias antes disso tudo acontecer." Em reportagem publicada nesta segunda-feira, um assessor presidencial disse que Lula não quer dar motivos para o PMDB adotar uma posição hostil aos interesses do governo. O presidente, então, reduziria as manifestações públicas em defesa de Sarney e passaria a atuar nos bastidores.

Normas contra a lavagem de dinheiro

Uma circular do Banco Central (BC) consolidando em uma única legislação as regras que os bancos terão que seguir para prevenir e combater crimes de lavagem de dinheiro e financiamento de terrorismo foi publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União.
Pela novas regras - que aumentam o poder de fiscalização do BC e acabam de entrar em vigor -, será identificada nas operações de todos os clientes do sistema financeiro a "origem dos recursos das operações das pessoas e dos beneficiários efetivos". Haverá ainda avaliação sobre a "compatibilidade das operações com o patrimônio constante dos cadastros respectivos."
Definidas pela Convenção Internacional para Supressão do Financiamento do Terrorismo - adotada pela Assembleia-Geral das Nações Unidas em dezembro de 1999 e promulgada no Brasil, por decreto, em dezembro de 2005 - as novas regras foram anunciadas pela autoridade monetária brasileira

Ala do PT comandada por Tarso defende fim do Senado

O governo e o PT vão calibrar o discurso sobre a crise política diante do agravamento da situação do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). Enquanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva é cada vez mais aconselhado a conter os elogios ao aliado e a dizer que a crise se trata de ?assunto interno do Congresso?, dirigentes do PT defendem abertamente a extinção do Senado. Sem efeito prático no momento, pois só poderia sair da prateleira numa reforma constitucional, a polêmica proposta consta da plataforma da corrente Mensagem ao Partido, capitaneada pelo ministro da Justiça, Tarso Genro.
?Os debates sobre o unicameralismo ou sobre as restrições ao poder revisor do Senado e sua composição (...) devem ser retomados pelo partido?, diz um trecho do programa do grupo de Tarso para a disputa que vai renovar, em novembro, o comando nacional do PT. O texto preliminar era ainda mais duro: dizia que a crise no Senado ?relembra o arcaísmo desta instituição vinda do Império?. No entanto, Tarso Genro considerou o comentário excessivo e a observação foi retirada do documento apresentado pela chapa.
Candidato do grupo à presidência do PT, o deputado José Eduardo Martins Cardozo (SP) admitiu haver uma discussão jurídica sobre a viabilidade da proposta. O motivo é que, na opinião de muitos advogados, o modelo de representação do Congresso - composto por Senado e Câmara dos Deputados - seria uma ?cláusula pétrea?, que não pode ser modificada na Constituição.
Adotado em vários países, como Suécia, Finlândia, Portugal, Nova Zelândia, Dinamarca e Noruega, o sistema unicameral é mais um assunto que divide o PT. ?Sou contra?, disse o presidente da BR Distribuidora, José Eduardo Dutra, que encabeça a chapa da corrente Construindo um Novo Brasil para o comando do PT. ?Pode-se discutir as prerrogativas do Senado, mas não acabar com ele.?

TERMINA DIA 31 RECADASTRAMENTO DO BOLSA FAMÍLIA

Termina no próximo dia 31 de agosto o prazo de recadastramento no programa Bolsa Família para os beneficiários que recebem o auxílio há mais de dois anos. Em Salvador, a atualização pode ser feita em qualquer um dos 29 postos de atendimento montados em diversos bairros da cidade, sob a coordenação do Centro de Informação e Atendimento Social (Cias), órgão vinculado à Secretaria Municipal do Trabalho, Assistência Social e Direitos do Cidadão (Setad). Nos demais municípios da Bahia, os interessados devem buscar informações com a prefeitura local. Para efetuar a atualização, o representante legal do benefício tem de apresentar o cartão do Bolsa Família; documento de identidade; cadastro de pessoa física (CPF) ou o título de eleitor; carteira de trabalho (caso assinada, levar contracheque); e o comprovante de residência. Deverá levar também documentos dos demais membros da família.

Expulsão de servidores por corrupção bate recorde

O governo bateu, no mês passado, seu recorde de expulsões de servidores públicos por envolvimento em atos de corrupção dentro da administração federal. Ao todo, 43 funcionários foram afastados definitivamente da máquina pública, elevando para 2.179 o número de expulsões de servidores feitas pelo governo desde 2003. O dado corresponde a uma média anual de 311,2 expulsões e mostra a intensidade de atos de corrupção a que o governo federal está exposto, especialmente porque esses números não incluem as ocorrências em estatais.
De 2.179 expulsões, 1.878 representaram demissões sumárias do emprego. Outras 169 foram destituições de cargos ou funções e 132, de cassações de aposentadorias. Boa parte dos casos envolve o uso do cargo em proveito pessoal ou recebimento de suborno. Apesar disso, a expulsão do serviço público raramente significa punição penal para os envolvidos.
Ao mesmo tempo em que celebra o aumento de eficiência dos mecanismos de combate à corrupção do governo, o ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Jorge Hage, lamenta que a Justiça não consiga punir os culpados pelas irregularidades. “Esse número demonstra como estamos mudando a cultura de impunidade que prevaleceu por muito tempo na administração pública brasileira, onde nada acontecia com os corruptos. Agora acontece. Eles perdem o cargo. Se não vão para a cadeia, isso já é com a Justiça

Petróleo pesado

A conta é do economista Adriano Pires: apesar de a Petrobras ter exportado um volume maior de petróleo no primeiro semestre deste ano, sua receita com exportação caiu 49% em relação aos primeiros seis meses de 2008.
Motivo: a queda de 64% do preço do barril de petróleo exportado pelo Brasil .
Como o petróleo brasileiro é do tipo pesado, com a queda na demanda provocada pela crise existe uma tendência de crescer a diferença de preço entre o petróleo leve e o pesado.

pelos bilhões do Codefat

A escolha do novo presidente do Codefat (Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador), cuja eleição é amanhã, virou o centro de uma grande briga política.
De um lado, as entidades patronais, mais particularmente a CNA. Do outro, o ministro Carlos Lupi, que há meses articulou uma manobra para virar a mesa nesta indicação. No meio disso tudo, muito dinheiro. O patrimônio do Codefat é de 158 bilhões de reais e o seu orçamento para 2010 é de 43 bilhões de reais.
Por tradição, há um rodízio na presidência do Codefat entre governo, entidades patronais e entidades que representam os trabalhadores. Por esse rodízio, seria a vez das entidades patronais indicar o presidente - e era a vez da CNA, presidida pela senadora Kátia Abreu, já que nunca indicara um presidente.
Mas Lupi articulou a criação de duas confederações patronais na virada do ano exatamente com o objetivo defazer o presidente.
Sem consenso, amanhã Fernando Rodriguez, candidato da CNA e apoiado por outras três entidades patronais, irá disputar o cargo com Luigi Nesse, indicado pela recém-criada Confederação Nacional de Serviços e apoiado por Lupi.

hahahah





politica na bahia

Petrobras paga R$ 203 milhões a empresa devedora da União

De 2003 até junho deste ano, a Petrobras pagou R$ 203,1 milhões a um grupo de empresas de terceirização de mão de obra de Santo André (SP) que já utilizou "laranjas" e deve R$ 16,99 milhões à União. As empresas têm o mesmo nome --Protemp--, endereço e fundadores ou sócios em comum.
A própria Petrobras enviou à Folha, em um primeiro momento, os valores como se fossem repassados a uma só empresa. Só depois confirmou que eram três diferentes CNPJs. Dos 27 contratos com a Petrobras desde 2005, 11 foram por dispensa de licitação e 16 pelo sistema de convite, em que a estatal escolhe as empresas que apresentam propostas.
A reportagem apurou que o primeiro débito previdenciário surgiu em 1999. A Petrobras afirma que até o último contrato, de outubro de 2008, toda a documentação estava em ordem. O grupo Protemp já prestava serviços à Petrobras antes de 2003, mas em volume menor: R$ 19,9 milhões entre 1995 e 2002, no governo Fernando Henrique Cardoso --crescimento de 920,3% em relação ao período da gestão Lula.
Segundo a Petrobras, a Protemp é responsável por funcionários que fazem de análise de dados meteorológicos ou fiscalização de topografia até serviços de limpeza e comunicação. A empresa diz não ter contratos com outros órgãos públicos.

manchetes desta segunda

- Globo: Rio aplica uma multa de trânsito a cada 14 segundos

- Folha: Devedora da União recebe R$ 203 mi da Petrobras

- Estadão: Expulsão de servidores corruptos bate recorde

- JB: Polícia prevê crescimento nos roubos

- Correio: Consumo de crack avança em Brasília

- Valor: Epidemia de gripe eleva custos dos planos de saúde

- Estado de Minas: O que está em jogo com a sua aposentadoria

- Jornal do Commercio: Ruim pra os dois

domingo, 26 de julho de 2009

PT quer palanque único nos Estados

O lançamento da pré-candidatura do ministro da Justiça, Tarso Genro (PT), a governador no Rio Grande do Sul evidenciou a divisão da base do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Estado e estimulou outros governistas a levarem adiante seus planos de oferecer mais de um palanque regional à ministra Dilma Rousseff. É o caso do ministro Geddel Vieira Lima (PMDB), na Bahia, e do prefeito de Nova Iguaçu, Lindberg Faria (PT), no Rio de Janeiro. Por outro lado, o comando nacional do PT se prepara para reforçar a estratégia de um palanque único em cada Estado e conta com a interferência direta de Lula para resolver os impasses.
“O ideal é o palanque unificado, mas sabemos que há Estados onde é impossível um acordo. Do ponto de vista político, (a disputa entre candidatos pró-Dilma nos Estados) tem o lado positivo de alcançar eleitores de perfis diferentes, com visões antagônicas. Mas o conflito entre aliados, até na disputa pela agenda do candidato à Presidência, não é bom”, diz o presidente do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP). No Rio Grande do Sul, terra de Dilma, o PMDB não aceita aliança com o PT.
O presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), também trabalha por um candidato forte da oposição em cada Estado, com palanque único para o nome tucano que disputará a Presidência, o governador de São Paulo, José Serra, ou o de Minas, Aécio Neves. “Onde há disputa entre aliados, eles acabam se preocupando mais com as próprias candidaturas do que com o projeto nacional”, diz Guerra. O PSDB tem o trauma das eleições de 2006, quando o então candidato tucano, Geraldo Alckmin, acabou sem palanque forte na Bahia, no Ceará e no Rio de Janeiro por causa de disputas internas do PSDB ou com os aliados DEM e PPS.

Petrobras paga para ver

Tem um viés político importante no pano de fundoda decisão da Petrobras de paralisar as obra do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj). A paralisação se deu porque o Tribunal de Contas da União (TCU) reclamou dos preços da terraplanagem -- e não por causa da queda no petróleo como quiseram fazer crer técnicos da empresa há alguns dias.
A Petrobras agiu para tentar provocar no primeiro escalão do governo Lula a mesma reação que o presidente teve quando houve paralisação das obras do setor elétrico por causa da falta de licenciamento ambiental.
No caso das obras do setor elétrico, o presidente Lula reclamou tanto que a ministra Do Meio Ambiente, Marina Silva, terminou pedindo demissão. E, para o bem das obras, pelo menos parte das licenças foi concedida.
Agora, que o consórcio do Comperj demitiu temporariamente uma gama de funcionários, a reação da classe política não será diferente. A ordem é criar um clima contra o relatório do TCU que levantou suspeita de superfaturamento nos preços.
A bancada do Rio de Janeiro já reagiu. "Não dá para parar um projeto tão importante. Vamos convocar os responsáveis à Câmara para saber o que ocorreu", comentou com o blog o deputado Edaurdo Cunha (PMDB-RJ). O mesmo fará o governador Sérgio Cabral. Daqui a pouco, é o presidente Lula que vai mandar a Petrobras retomar a obra, que é importante para o país e coisa e tal. Aí, a Petrobras dirá "ok, vocês venceram".

Quem manda.....


Só que, quem manda, no caso, o presidente Lula, acha que não é hora de soltar as amarras. Por isso, no final das contas, ou enquanto aguentarem as cordinhas, Mercadante terá que fazer o que Lula considera melhor para o governo,

manchetes deste domingo

- Globo: Sob investigação, aliados de filho de Sarney mantêm cargos

- Folha: Pequenas empresas concentram novas vagas

- Estadão: Metade das obras do PAC encarece até 100%

- JB: Quando a pressa vira uma doença

- Correio: Lei seca lidera suspensão de carteiras

- Veja: PMDB

- Época: Quando a dieta vira doença

- IstoÉ: Os perigos da ansiedade

- IstoÉ Dinheiro: O plano Brasil da Dell

- CartaCapital: Economia viciada em juros

- Exame: Uau! Voltamos a crescer

sábado, 25 de julho de 2009

José Dirceu deve voltar ao Diretório Nacional do PT

Escalado para ajudar a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, na campanha ao Palácio do Planalto, em 2010, o deputado cassado José Dirceu deverá retornar formalmente à direção do PT. Seu nome compõe a chapa da tendência Construindo um Novo Brasil (CNB), grupo que inscreverá hoje a candidatura do presidente da BR Distribuidora, José Eduardo Dutra, ao comando do partido. Nos bastidores da política desde o escândalo do mensalão, em 2005, o ex-poderoso chefe da Casa Civil do governo Lula trabalha atualmente para apaziguar disputas entre o PT e o PMDB, construir palanques para Dilma nos Estados e defender o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), acusado de empregar parentes e favorecer amigos por meio de atos secretos na Casa.
A inscrição das chapas que disputarão em novembro a eleição direta para a presidência do PT termina hoje e é considerada estratégica porque o vencedor vai dirigir a campanha de Dilma, em 2010. Cinco candidatos concorrem à cadeira que já foi de Dirceu entre 1995 e 2002: além de Dutra, estão no páreo os deputados José Eduardo Martins Cardozo (SP) - secretário-geral do PT -, Geraldo Magela (DF), Iriny Lopes (ES) e o integrante do Diretório Nacional Markus Sokol.
O retorno de Dirceu à cúpula do PT passará pelo teste das urnas - já que a eleição na seara petista tem voto dos filiados -, mas a volta oficial é dada como certa porque a chapa do antigo Campo Majoritário, grupo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, desponta como favorita. "São Paulo e vários Estados indicaram José Dirceu para a chapa porque reconhecem sua importância para o PT", contou Francisco Rocha, coordenador da CNB. "Ele está na nossa chapa, sim, e com muito gosto", completou o secretário de Organização do PT, Paulo Frateschi. "Se alguém falar alguma coisa, vamos enfrentar o debate.

36 pontos

A reapresentação de Senhora do Destino é um fenômeno de audiência poucas vezes visto no Vale a Pena Ver de Novo. Os capítulos de ontem e anteontem bateram 36 pontos no Rio de Janeiro, com uma participação de 72% e 78% na audiência total, respectivamente. É uma audiência semelhante ao que alcançava a atual novela das oito em seus primeiros dois meses de exibição e maior do que a que consegue normalmente a novela das sete.

na rede


Se a lei eleitoral deixar, a campanha do ano que vem terá a internet como um dos campos de batalha favoritos dos candidatos - o equivalente às praças públicas do passado. Mas, pelo menos entre os deputados federais, a presença na rede ainda é menor do que se poderia supor. Dos 513 deputados, apenas 319 (62%) possuem sites ou blogs oficiais. Eles, aliás, dão mais atenção ao Orkut: o número de deputados com comunidades virtuais no Orkut chega a 369 (72%). A febre do momento, o Twitter, por enquanto seduziu apenas 47 deputados (9% do Entre os grandes partidos, o PT e o PSDB são os mais plugados: 83% da bancada petista tem site ou blog e 95% dos deputados tucanos estão no Orkut.total).

manchetes deste sábado

- Globo: PT desobedece a Lula e já vê envolvimento de Sarney

- Folha: Zelaya entra em Honduras, mas recua

- Estadão: PT contraria Lula e pede que Sarney se licencie do Senado

- JB: Lula propõe quebra das patentes da gripe suína

- Correio: Máfia da casa própria age até no Congresso

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Cuba/Bahia

GRIPE A

1.-
Quanto tempo dura vivo o vírus suíno numa maçaneta ou superfície lisa?
Até 10 horas.

2. -
Quão útil é o álcool em gel para limpar-se as mãos?
Torna o vírus inativo e o mata.

3.-
Qual é a forma de contágio mais eficiente deste vírus?
A via aérea não é a mais efetiva para a transmissão do vírus, o fator
mais importante para que se instale o vírus é a umidade, (mucosa do
nariz, boca e olhos) o vírus não voa e não alcança mais de um metro de
distancia.

4.-
É fácil contagiar-se em aviões?
Não, é um meio pouco propício para ser contagiado.

5.-
Como posso evitar contagiar-me?
Não passar as mãos no rosto, olhos, nariz e boca. Não estar com gente
doente. Lavar as mãos mais de 10 vezes por dia.

6.-
Qual é o período de incubação do vírus?
Em média de 5 a 7 dias e os sintomas aparecem quase imediatamente.

7.-
Quando se deve começar a tomar o remédio?
Dentro das 72 horas os prognósticos são muito bons, a melhora é de 100%

8.-
De que forma o vírus entra no corpo?
Por contato ao dar a mão ou beijar-se no rosto e pelo nariz, boca e olhos.

9.-
O vírus é mortal?
Não, o que ocasiona a morte é a complicação da doença causada pelo
vírus, que é a pneumonia.

10.-
Que riscos têm os familiares de pessoas que faleceram?
Podem ser portadores e formar uma rede de transmissão.

11.-
A água de tanques ou caixas de água transmite o vírus?
Não porque contém químicos e está clorada

12.-
O que faz o vírus quando provoca a morte?
Uma série de reações como deficiência respiratória, a pneumonia
severa é o que ocasiona a morte.

13.-
Quando se inicia o contagio, antes dos sintomas ou até que se apresentem?
Desde que se tem o vírus, antes dos sintomas.

14.-
Qual é a probabilidade de recair com a mesma doença?
De 0%, porque fica-se imune ao vírus suíno.

15.-
Onde encontra-se o vírus no ambiente?
Quando uma pessoa portadora espirra ou tosse, o virus pode ficar nas
superfícies lisas como maçanetas, dinheiro, papel, documentos, sempre
que houver umidade. Já que não será esterilizado o ambiente se
recomenda extremar a higiene das mãos.

17.-
O vírus ataca mais às pessoas asmáticas?
Sim, são pacientes mais suscetíveis, mas ao tratar-se de um novo
germe todos somos igualmente suscetíveis.

18.-
Qual é a população que está atacando este vírus?
De 20 a 50 anos de idade.

19.-
É útil a máscara para cobrir a boca?
Existem alguns de maior qualidade que outros, mas se você não está
doente é pior, porque os vírus pelo seu tamanho o atravessam como se
este não existisse e ao usar a máscara, cria-se na zona entre o nariz
e a boca um microclima úmido próprio ao desenvolvimento viral: mas se
você já está infectado use-o para não infectar aos demais, apesar de
que é relativamente eficaz.

20.-
Posso fazer exercício ao ar livre?
Sim, o vírus não anda no ar nem tem asas.

21.-
Serve para algo tomar Vitamina C?
Não serve para nada para prevenir o contagio deste vírus, mas ajuda a
resistir seu ataque.

22.-
Quem está a salvo desta doença ou quem é menos suscetível?
A salvo não esta ninguém, o que ajuda é a higiene dentro de lar,
escritórios, utensílios e não ir a lugares públicos.

23.-
O virus se move?
Não, o vírus não tem nem patas nem asas, a pessoa é quem o coloca
dentro do organismo.

24.-
Os mascotes contagiam o vírus?
Este vírus não, provavelmente contagiem outro tipo de vírus.

25.-
Se vou ao velório de alguém que morreu desse vírus posso me contagiar?
Não.

26.-
Qual é o risco das mulheres grávidas com este vírus?
As mulheres grávidas têm o mesmo risco mas por dois, podem tomar os
antivirais mas em caso de de contagio e com estrito controle médico.

27.-
O feto pode ter lesões se uma mulher grávida se contagia com este vírus?
Não sabemos que estragos possa fazer no processo, já que é um vírus novo.

28.-
Posso tomar acido acetilsalicílico (aspirina)?
Não é recomendável, pode ocasionar outras doenças, a menos que você
tenha prescrição por problemas coronários, nesse caso siga tomado.

29.-
Serve para algo tomar antivirales antes dos síntomas?
Não serve para nada.

30.-
As pessoas com AIDS, diabetes, câncer, etc., podem ter maiores
complicações que uma pessoa sadia se contagiam com o vírus?
SIM.

31.-
Uma gripe convencional forte pode se converter em influenza?
NAO.

32.-
O que mata o vírus?
O sol, mais de 5 dias no meio ambiente, o sabão, os antivirais, álcool em gel.

33.-
O que fazem nos hospitais para evitar contágios a outros doentes que
não têm o vírus?
O isolamento.

34.-
O álcool em gel é efetivo?
SIM, muito efetivo.

35.-
Se estou vacinado contra a influenza estacional sou inócuo a este vírus?
Não serve para nada, ainda não existe vacina para este vírus.

36.-
Este vírus está sob controle?
Não totalmente, mas estão tomando medidas agressivas de contenção.

37.-
O que significa passar de alerta 4 a alerta 5?
A fase 4 não faz as coisas diferentes da fase 5, significa que o
vírus se propagou de Pessoa a Pessoa em mais de 2 países; e fase 6 é
que se propagou em mais de 3 países.

38.-
Aquele que se infectou deste vírus e se curou, fica imune?
SIM.

39.-
As crianças com tosse e gripe têm influenza?
É pouco provável, pois as crianças são pouco afetadas.

40.-
Medidas que as pessoas que trabalham devam tomar?
Lavar-se as mãos muitas vezes ao dia.

41.-
Posso me contagiar ao ar livre?
Se há pessoas infectadas e que tosam e/ou espirre perto pode
acontecer, mas a via aérea é um meio de pouco contágio.

42.-
Pode-se comer carne de porco?
SIM pode e não há nenhum risco de contágio.

43.-
Qual é o fator determinante para saber que o vírus já está controlado?
Ainda que se controle a epidemia agora, no inverno boreal (hemisfério
norte) pode voltar e ainda não haverá uma vacina.