quarta-feira, 30 de junho de 2010

copa



OSMAR DIAS DISPUTA GOVERNO E COMPLICA ÁLVARO

O senador Osmar Dias voltou atrás e definiu que será candidato ao governo do Paraná. O irmão de Osmar Dias, o tucano Álvaro Dias (PSDB-PR), chegou a ser anunciado como o nome para compor a chapa com José Serra (PSDB) para a disputa da Presidência. Acontece, porém, que Osmar será apoiado pelo PT e PMDB no estado, o que modifica todo o jogo eleitoral. A candidatura de Osmar pegou de surpresa a cúpula tucana, que nesta terça (29) à noite se dizia estarrecida com a notícia. A indicação de Álvaro como vice-presidente de Serra foi negociada com Osmar que, em troca, havia concordado com a retirada de sua candidatura ao governo do Paraná. A ideia era que Osmar disputasse a reeleição para o Senado. A avaliação dos tucanos é que com a candidatura de Osmar ao governo do Paraná não há sentido na permanência de Álvaro na chapa de Serra. Afinal, Osmar vai disputar o governo paranaense com o tucano Beto Richa, além de dar palanque para a presidenciável petista Dilma Rousseff. Informações do Estadão

AZEVEDO ENFIM DEFINE APOIO A GEDDEL

O prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo (DEM), pôs fim à novela que se instalou em torno da candidatura que apoiará nas eleições deste ano ao Governo do Estado. Ele definiu a adesão à chapa do PMDB, de Geddel Vieira Lima (PMDB). A declaração foi feita em entrevista, nesta terça-feira (29), a após a solenidade de assinatura da ordem de serviço para as obras de macrodrenagem do Canal da Avenida Amélia Amado. “Tenho apenas que resolver alguns problemas administrativos antes”, disse o prefeito sem entrar em maiores detalhes. Ele acompanhou Geddel no ato de filiação do ex-prefeito Fernando Gomes ao PMDB.

PSC ACERTA COM GOVERNO E ABANDONA SERRA

O Partido Social Cristão (PSC) acertou-se com o governo e desistiu de apoiar o tucano José Serra à Presidência. Dono de 20 segundos de tempo de TV, e de uma bagagem eleitoral ligada à igreja Assembleia de Deus, o PSC deverá apoiar Dilma Rousseff (PT). Uma entrevista coletiva marcada para esta quarta-feira (30) deverá sacramentar a escolha. Embora integre a base política que dá suporte a Lula no Congresso, o PSC aderira a Serra em maio. No oficial, a legenda atribui a meia-volta à suposta recusa de Serra em considerar a indicação de seu único senador, Mão Santa (PI), para vice da chapa. No paralelo, os oposicionistas do PSC foram amolecidos pela ascensão de Dilma nas pesquisas e por um acerto com o governo. A cúpula do partido se queixava da “desatenção” com que vinha sendo tratada pelo Planalto na liberação das emendas orçamentárias de seus 16 deputados, mas nesta terça-feira (29), o ministro Alexandre Padilha, coordenador político de Lula, abriu as portas de seu gabinete para o pastor Everaldo Dias Pereira, vice-presidente do PSC.

PSDB APÓIA CPI CONTRA CID GOMES NO CEARÁ

Durante a atual gestão do Governo do Ceará, comandada por Cid Gomes (PSB), o PSDB, do senador Tasso Jereissati, sempre esteve ao lado da bancada da situação na Assembléia Legislativa. No início do mês, as relações do irmão de Ciro Gomes com o tucano azedaram, e o PSDB cearense converteu-se em oposição ferrenha. Aderiu à proposta de abertura de uma CPI para investigar a gestão de Cid. Curiosamente, a proposta de investigação partiu do deputado estadual Heitor Férrer, cujo partido, o PDT, acaba de aderir à campanha reeleitoral de Cid. O alvo da Comissão são as suspeitas que rondam a licitação para a obra de reforma do Castelão, um estádio de futebol que receberá jogos da Copa de 2014. Informações de Josias de Souza.

DEM DARÁ O VICE DE SERRA E ALELUIA É COTADO

Uma reviravolta abala a aliança PSDB-DEM. Diante da crise entre os dois partidos, José Serra e o presidente do DEM, Rodrigo Maia, e outras figuras da cúpula dos dois partidos vararam a madrugada e, na manhã de hoje, chegaram à conclusão: o vice será do DEM e, por incrível que possa parecer, o nome do baiano José Carlos Aleluia, escolhido ontem como um dos candidatos ao Senado na chapa de Paulo Souto, está citado entre três nomes do partido. Álvaro Dias, tucano do Pará, está fora. Seu irmão, Osmar Dias, resolveu ser candidato ao governo do Estado pelo PDT, dando palanque a Dilma. DEM e tucanos estão pacificados, mas, há pouco, suspenderam a convenção nacional do partido que se realiza em Brasília para definir quem será o vice. Há muita expectativa. Não há muitos nomes disponíveis, daí porque o DEM resolveu entregar ao PSDB a tarefa de escolher entre os seus quadros o que os tucanos desejam para vice de Serra. Se for escolhido, é provável que Aleluia não aceite diante do compromisso firmado com Souto.

terça-feira, 29 de junho de 2010

O prestígio de Brasília no Supremo 1

Na última semana de atividade do Supremo antes do recesso, o presidente Cezar Peluso decidiu levar a julgamento a intervenção federal em Brasília. Mas o tribunal, após demorar cinco meses para instruir o processo, deve apreciá-lo com apenas oito dos seus onze ministros, quórum mínimo para processos constitucionais. Eros Grau, de saída do STF, Ellen Gracie, em viagem oficial a Marrocos, e Joaquim Barbosa, de licença médica, vão desfalcar a sessão de amanhã.

Para aprovar a intervenção nos poderes Executivo e Legislativo do DF, são necessários pelo menos seis favoráveis. Para procuradores que ajudam o chefe do Ministério Público Federal, Roberto Gurgel, na causa, o risco de vitória com quorum baixo diminui consideravelmente.

Duda e Marta

O marqueteiro de Marta Suplicy, candidata ao Senado em outubro, será Duda Mendonça. Vai reeditar, ainda que de modo meio enviesado, uma velha parceria com João Santana.

Duda e Santana trabalharam muito tempo juntos. Brigaram e cada um foi para o seu canto no marketing político. Agora, as aparições de Lula e Dilma Rousseff na tevê pedindo voto para Marta deverão ser dirigidas por Santana. Assim como as falas de Marta serão de responsabilidade de Duda.

Aliás, Santana substituiu Duda como marqueteiro de Lula. E Duda substituiu Santana como marqueteiro de Marta.

Lojas Americanas negocia a compra da Casa & Vídeo

A Lojas Americanas está negociando a compra da Casa & Vídeo, rede com 77 lojas entre Rio de Janeiro e Espírito Santo. O BTG Pactual intermedeia as conversas.

Em 2008, a Casa & Vídeo foi protagonista da operação Negócio da China realizada pela PF. Seus donos foram presos, acusados de fraudes na importação de produtos que abasteciam as lojas. Em meados do ano passado, Casa & Vídeo conseguiu aprovar na Justiça o seu plano de recuperação judicial. Na ocasião, as dívidas da empresa beiravam os 600 milhões de reais, metade delas com fornecedores.

Desde o início da recuperação judicial, a Casa & Vídeo é tocada pelo advogado Fábio Carvalho, 33 anos. Carvalho, hoje o principal sócio da empresa, é egresso da Alvarez & Marsal, consultoria contratada pelos antigos donos para tentar reestruturar a empresa. É também bastante próximo de André Esteves, dono do BTG Pactual.

DILMA E MARINA DESISTEM DE DEBATE DA CNA

A coordenação da campanha da presidenciável Marina Silva (PV), afirmou nesta segunda-feira (29), que a candidata não participará do encontro promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), no próximo dia 1º, em Brasília. A decisão ocorreu depois do cancelamento da presença da petista Dilma Rousseff. A coordenação considerou que Marina não deveria fazer palanque para José Serra, candidato à presidência pelo PSDB. Além disso, os assessores da verde afirmaram que o evento não deixou claras as principais propostas em relação aos temas a serem discutidos, ao contrário de como foi feito no encontro de presidenciáveis da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em maio, no qual os organizadores apresentaram uma pauta prévia do que seria debatido.

TEMPO DE TV: DILMA TERÁ 40%; SERRA, 29,5%

Pela 1ª vez desde redemocratização, candidato do PT será líder em espaço. A candidata do partido à Presidência, Dilma Rousseff, terá 40% do total do tempo de TV de propaganda eleitoral dos concorrentes ao Palácio do Planalto, que começa em 17 de agosto. A fatia é 35% superior à que terá o tucano José Serra. A situação da petista pode melhorar caso o DEM rompa com Serra e não confirme a aliança com os tucanos na convenção desta quarta-feira (30), hipótese menos provável. Se isso acontecer, Serra perde um terço do seu espaço previsto, que seria redistribuído a todos os candidatos. Dona da aliança mais robusta, Dilma herdaria 64% desse "espólio" e, assim, ficaria com o dobro do tempo de TV. Mantida a aliança PSDB-DEM, entretanto, a petista terá praticamente 10 minutos de cada bloco de 25 minutos -serão exibidos duas vezes ao dia, às terças, quintas e sábados, de 17 de agosto a até três dias antes das eleições. Serra terá 7min23s (29,5% do total) e Marina Silva (PV) apenas 1min10s (5%). Informações da Folha.

A AGONIA DO DEM PARA ENCONTRAR CANDIDATO

O DEM, especialmente o baiano, vivencia o complexo da borboleta. O processo de transmutação, de metamorfose que teima em não dar certo para o partido que nasceu na ditadura batizado como Arena para respaldar o regime dos militares. Na primeira metamorfose, passou a ser PDS. Não deu certo. Mudou para PFL. Perdeu os grotões e tentou ser urbano e em nova reforma (de nome) passou a ser Democratas, o DEM, que atravessa nesta campanha um processo agônico que, possivelmente, o levará ao encolhimento nacional. Exemplo é o DEM baiano, que reinou soberano sob a força da corrente carlista e desmoronou quando o chefe morreu. O partido se dispersou. O ex-governador Paulo Souto sofre para compor a sua chapa. Precisa de um candidato a senador e não encontra. Ele é o último nome de peso do partido, juntamente com José Carlos Aleluia, e diria também ACM Neto, se ele não tivesse perdido a eleição para a Prefeitura de Salvador. Souto tem ao seu lado o amigo José Ronaldo, candidato fortíssimo ao Sendo. Falta o segundo. ACM Jr visivelmente não quer. A estrutura do partido encolheu no interior onde o que vale é o nome do ex-governador, já que os Magalhães perdem consistência e, ao que se sabe, não ajudam. Diante da situação, cujo prazo para definir se encerra amanhã, já pensa até em Gerson “Gabrielli, que perdeu a última eleição e parece que a sua cesta de votos desapareceu na desmontagem do apoio do que chamou “nação lojista”, referindo-se ao CDL que presidiu. Assim, o DEM baiano chegou ao extremo de não encontrar um nome para o Senado, o que demonstra o desmantelamento do poderio do partido que reinou na Bahia por longo tempo, abusando da força ditatorial da corrente que comandava a política estadual por décadas. É. “Tudo que é sólido (ou imaginava ser) desmancha-se no ar.”

CONVENÇÃO DO DEM NÃO TERÁ FOTO DE SERRA

O DEM não encomendou fotos do candidato do PSDB à Presidência, José Serra, para colocar em banners e cartazes na convenção do partido marcada para esta quarta-feira (30), em um hotel de Brasília. Os partidos, aliados históricos, enfrentam uma crise devido à insatisfação do DEM com o papel de coadjuvante que lhe foi imposto na disputa presidencial pelo PSDB, que escolheu um vice tucano, o senador Alvaro Dias (PR), em detrimento de um democrata. A convenção servirá para definir se haverá ou não coligação formal com o PSDB em torno do tucano. Serra incluiu o encontro em sua agenda, mas ninguém no DEM arrisca confirmar a presença dele. No final de semana, o tucano não foi à convenção do PPS, seu aliado de primeira hora, no Rio de Janeiro. Avisou já com o evento em curso que não compareceria porque estava cansado. Informações da Folha.

JUDICIÁRIO BRASILEIRO ENTRA EM COLAPSO

A queda de confiabilidade no Judiciário brasileiro tem muita razão de ser. O exemplo vem de cima, do Supremo Tribunal Federal, que sequer consegue reunir número de ministros para as suas sessões. Observem: o ministro Eros Grau se afastou, aposentando-se antes do prazo; seu colega Joaquim Barbosa, desencantado, está em licença médica há dois meses; a ministra Ellen Gracie viajou para o exterior. E, assim, com outros ausentes, o STF parou. Se fosse pouca essa demonstração, o STF ofereceu um exemplo que se assemelha a um desleixo: depois de realizar um julgamento histórico, o primeiro a condenar um parlamentar após a Constituição de 1988, o Supremo Tribunal Federal perdeu o prazo para publicar o acórdão da condenação do deputado José Gerardo Arruda Filho (PMDB-CE), que deveria ter ocorrido até 23 de maio, apenas dez dias após a sessão. Condenado por crime de responsabilidade, o deputado irá usar isso como argumento para tentar driblar a Lei da Ficha Limpa e disputar novamente uma vaga na Câmara Federal nas eleições de outubro. Não se concebe que o Supremo perca o prazo de uma decisão sua e, com isso, beneficie a quem condenou. E o CNJ? Ah! Não tem ingerência sobre a maior Corte do País. O Brasil precisa de uma reforma. De cabo a rabo. Dessa forma jamais acompanhará o processo que experimenta de país emergente que se desenvolve para ser potência.

segunda-feira, 28 de junho de 2010

lula feliz

bolão


Lula participa de bolão e aposta em goleada do Brasil
Ministros apostaram uma cachaça da fazenda do vice-presidente.
Presidente aposta em vitória brasileira por 4 a 1.

Brasil.....




Brasil.....




Luiz Henrique perde ação contra direção do PMDB

A Justiça de Brasília rejeitou há pouco o mandado de segurança pedido pelo ex-governador de Santa Catarina Luiz Henrique para que pudesse colocar em votação na convenção do PMDB estadual neste fim de semana a aliança do partido com o DEM, que lançará Raimundo Colombo ao governo. O ex-governador ainda pode recorrer.

Procuradores de olho na reforma eleitoral

Procuradores da República decidiram participar ativamente da reforma do Código Eleitoral, tarefa cujo texto-base para ser remetido ao Congresso ficou a cargo do ministro Dias Toffoli.

Por e-mail, a associação da categoria começou a receber sugestões dos integrantes do MP país afora para remetê-las em breve ao relator.

Uma das maiores preocupações é que a instituição, que já se sente de mãos atadas para punir abusos de campanhas milionárias, não perca poderes no projeto que deve seguir para o parlamento no segundo semestre.

O inimigo oculto de Skaf

A Justiça de São Paulo determinou à tarde a suspensão do programa de tevê do PSB que iria ao ar hoje. Era uma inserção apresentando à população Paulo Skaf, que é candidato ao governo. O singular dessa suspensão, no entanto, é que o pedido não foi feito nem pelo PSDB de Geraldo Alckmin, nem pelo PT de Aloizio Mercadante.

O minúsculo PHS foi o responsável por entrar na Justiça. O partideco, no entanto, integra a coligação de Alckmin.

PMDB precavido

Ontem mesmo, muitas horas antes de o PSDB decidir-se por Álvaro Dias para a vice de José Serra, dirigentes do PMDB do Paraná já trabalhavam contra a aliança do partido em torno de Osmar Dias com medo que o irmão dele fosse indicado para a vice. Hoje, depois do anúncio da escolha de Álvaro pelos tucanos, se fortaleceu a tese de lançamento de Orlando Pessutti ao governo para montar o palanque de Dilma Rousseff no estado.

CAMPANHAS VÃO GASTAR RIOS DE DINHEIRO

O custo das campanhas eleitorais para os candidatos à Presidência da República deve crescer na eleição deste ano, e o próximo presidente eleito pode ter de gastar até o dobro do que foi usado para eleger Luiz Inácio Lula da Silva em 2006, segundo líderes partidários e especialistas. Enquanto Marina Silva (PV) deseja arrecadar cerca de R$ 90 milhões em 2010, o PT trabalha com a perspectiva de gastar cerca de R$ 180 milhões. O PSDB não informou suas perspectivas de gastos. O valor que os partidos pretendem empregar na disputa será oficialmente conhecido até o começo de agosto, data limite para que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) receba as primeiras prestações de contas das siglas. Enquanto isso, coordenadores de campanha se lançam às projeções e especialistas afirmam que falta transparência nos gastos. Para as eleições 2010, Marina Silva foi a primeira a declarar publicamente sua expectativa de arrecadação. “Não chega nem perto do que foi declarado pelos outros candidatos, mas é algo razoável”, disse. Segundo o presidente do PT, José Eduardo Dutra, o partido vai fazer o registro da candidatura de Dilma Roussefff com uma indicação de até R$ 180 milhões de gastos. Em 2006, a previsão máxima de gastos na campanha foi de R$ 89 milhões. De acordo com levantamento da Transparência Brasil, com base em dados do TSE, a campanha de Lula gastou efetivamente R$ 75 milhões em 2006 e R$ 21 milhões em 2002. O custo médio de cada voto recebido foi de, respectivamente, R$ 0,81 e R$ 0,53. Informações do G1.

DEM RECUA E DEVE MANTER ALIANÇA COM PSDB

Os dirigentes do DEM se reuniram neste domingo (27) e decidiram recuar das críticas à escolha do senador Alvaro Dias (PSDB-PR) como candidato a vice na chapa de José Serra à Presidência. A ideia é tentar uma saída política até esta quarta-feira (30), data limite para a formalização de alianças eleitorais e também quando o DEM realiza sua convenção nacional. Na reunião, a direção do partido manteve a postura de que o processo de escolha de Dias foi ruim. Mas vários integrantes contemporizaram. Avaliam não haver muita escolha para a legenda, uma sigla de centro-direita e aliada quase sempre ao PSDB. Se não aceitar a coligação com o PSDB, o DEM terá o seu tempo de rádio e de TV dividido proporcionalmente entre todos os candidatos. Dessa forma, nas contas anunciadas na reunião, a candidata ao Planalto pelo PT, Dilma Rousseff, ficaria com 61% do tempo demista. Serra receberia só 29%. Informações da Folha.

CIRO PEDE VOTOS A DILMA

O deputado federal Ciro Gomes (PSB) fez, neste domingo (27), em Fortaleza, seu primeiro pronunciamento público desde que seu partido lhe retirou a chance de se candidatar à Presidência da República. Por duas vezes, ele pediu votos para a candidata Dilma Rousseff (PT). A primeira delas aconteceu na convenção do PDT cearense, onde a ex-mulher dele, a senadora Patrícia Saboya, teve a candidatura a deputada estadual oficializada. Ao falar sobre o Brasil que, segundo ele, "está no rumo certo", Ciro referiu-se à Dilma como "nossa candidata". Depois, na convenção do PSB cearense, onde o irmão dele, o governador do Ceará, Cid Gomes, confirmou a candidatura à reeleição, Ciro encerrou seu discurso com o pedido votos para Dilma e os candidatos ao Senado, Eunício Oliveira e José Pimentel. Informações do Estadão.

DEM LANÇA “KLB” A DEPUTADO FEDERAL

Na tentativa de transpor o sucesso dos palcos para as urnas, Franco Finato Scornavacca, o Kiko da banda pop-teen KLB, será candidato a deputado federal pelo DEM de São Paulo. Aos 31 anos, Kiko é uma das diversas celebridades que disputarão as urnas em outubro. Na última terça-feira (22), ele visitou o Congresso, acompanhado pelo senador Magno Malta (PR-ES) e recebido pelo presidente do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ). A convite da cúpula do partido, Kiko vai se candidatar ao cargo de deputado federal, e diz que, como Magno, presidente da CPI da Pedofilia, vai combater a mazela que atinge inúmeras famílias no Brasil. “A partir das eleições de 2010, um novo tempo começa a ser instaurado dentro da política brasileira. As pessoas estão começando a se mobilizar para tudo, estão começando a perceber as coisas. Uma frase que eu costumo usar muito é: ‘Para que o mal se sobressaia, basta que o bem não faça nada’. De fato, o bem está muito omisso, ou submisso, ao mal’”, filosofou.

ELEIÇÃO 2010: SÁBADO COMEÇA SÉRIE DE PROIBIÇÕES

No sábado (3), três meses antes das eleições, entram em vigor as restrições impostas pelo TSE com o objetivo de evitar privilégios de candidatos em prejuízo aos seus concorrentes. A partir desse dia, é proibido aos agentes públicos autorizar publicidade institucional dos atos, programas, obras e serviços, entre outros.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

DEM inicia intervenção no Maranhão

A Executiva Nacional do DEM acaba de dar início ao processo de intervenção no diretório maranhense da legenda. É o primeiro passo para a retaliação contra a direção nacional do PMDB, que abriu uma intervenção branca em Santa Catarina contra a aliança entre o partido e o DEM, que lançará Raimundo Colombo ao governo estadual.

Para tentar um último acordo, os caciques do DEM nomearam para integrar as sete vagas da comissão de intervenção nomes ligados a Rosena Sarney. Isso é para dar a chance de o PMDB voltar atrás e aprovar sábado a aliança de Santa Catarina.

Caso a convenção do PMDB em Santa Catarina sepulte mesmo a aliança em torno de Colombo, a direção do DEM trocará no início da próxima semana os integrantes pró-Roseana por outros contra a peemedebista.

O discurso do PP

Apesar de ter 20 dos 27 diretórios favoráveis a Dilma Rousseff, a direção do PP fincou pé e não vai formalizar a aliança com o PT. A alegação básica é que ao respeitar as particularidades dos sete estados que não estão a favor de Dilma, preserva-se o partido sem fissuras. Mas a justificativa mais surpreendente diz respeito ao tempo de televisão.

O presidente do PP, Francisco Dornelles, explicou a interlocutores que sem a legenda se aliar com ninguém, a divisão do tempo do partido será feito de forma proporcional entre todos os candidatos. E como a aliança de Dilma é muito maior que a de Serra, a maior parte do tempo ficará de qualquer forma com a petista:

- 65% do tempo de TV que caberia ao partido será da Dilma.

TV paga cresce e chega a 27 milhões de brasileiros

Uma explicação contundente para a diminuição dos ibopes da Globo está num dado oficial da Anatel: a TV por assinatura já chega a 8,2 milhões de domicílios — ou 27 milhões de brasileiros com acesso a tevê paga. É quase o dobro do total de assinantes que o país possuía em 2006.

Só neste ano, até maio, o número de assinantes cresceu 10% em comparação com o mesmo período de 2009, ainda segundo a Anatel. A Globo é e continuará sendo por muito tempo a mais poderosa emissora de tevê do país, mas a queda de audiência é sem volta.

DEM escolhe nome no DF

O DEM deve decidir ainda de manhã o nome que lançará ao governo do Distrito Federal. A disputa está entre o senador Adelmir Santana e o deputado federal Alberto Fraga. Ambos são historicamente ligados aos protagonistas do Panetonegate.

O primeiro está no Senado por ter sido suplente de Paulo Octávio. O segundo foi secretário de estado durante o governo de José Roberto Arruda.

TSE rejeita nova multa para Lula e Dilma

O ministro Joelson Dias negou um pedido do Ministério Público Eleitoral para multar por campanha antecipada Lula, Dilma Rousseff e mais quatro autoridades que participaram de um evento da Transpetro, realizado 7 de maio em Pernambuco.

No dia 20 do mês passado, o MP entrou com ação no TSE para puni-los por entender que a cerimônia de lançamento do primeiro navio de um programa de modernização da frota era “irrecusável” campanha eleitoral para a pré-candidata do PT.

Com a decisão, Lula escapou da quinta multa e Dilma, da terceira. Só este ano a Justiça Eleitoral cobram, deles, respectivamente, 37 500 reais e 10 000 reais.

No evento, Lula, ao lado de Dilma, disse que “nós fizemos o Brasil mudar” e que “se a gente deixar este país regredir, nós sabemos que para fazer é difícil, mas para derrubar é fácil”.

Joelson Dias afirmou na decisão que o MP instruiu o processo apenas com recortes de reportagens da internet, o que, de acordo com os precedentes do TSE, é insuficiente para condená-los por propaganda antecipada. O tribunal exige áudio ou vídeo das falas dos acusados para analisar as ações.

Mesmo assim, o ministro avaliou o mérito da representação. Rejeitou a acusação de que Lula, no discurso, fez campanha para Dilma. E, se o presidente não foi punido, Dilma, sem discursar, também não.

Bingos pela saúde

O líder do governo Cândido Vaccarezza já tem uma solução para se regulamentar a Emenda 29, que estabelece para estados e municípios percentuais mínimos de gastos em saúde pública, sem afetar pesadamente as costas da União. Junto, se aprovaria a legalização dos bingos.

Vaccarezza ressalta que não fala em nome do governo – o que significa que a proposta não será efetivamente sugerida – mas pessoalmente defende a tese de que o dinheiro arrecadado com os impostos sobre a jogatina seja destinado à saúde. Vaccarezza pondera:

- O jogo é legalizado em todos os países das Américas, exceto no Brasil e em Cuba. Por que não devemos legalizar?

tese da boa obstrução

A constante obstrução que a oposição vem fazendo na Câmara foi bem pensada em termos eleitorais. Ao justificar que não votará mais nada enquanto não for regulamentada a Emenda 29 – que leva mais dinheiro para saúde – tucanos e democratas acreditam estar obrigando o governo a mergulhar na discussão da saúde pública, tema profundamente identificado com José Serra.

Simultâneamente, ainda conseguem tempo para atrapalhar a votação dos projetos do pré-sal

PETISTAS FAZEM FESTA NO TWITTER POR PESQUISA

Lideranças nacionais petistas cometeram uma enxurrada de postagens no Twitter na tarde desta quarta-feira (32) para comemorar a divulgação de dados positivos sobre Dilma Rousseff na mais nova pesquisa do Ibope na corrida presidencial deste ano. Os deputados Ricardo Berzoini (SP), José Genoíno (SP) e Cândido Vaccarezza (SP) foram alguns dos integrantes do partido que comentaram animados os resultados na rede social. Para não parecerem levados pela emoção demais, preferiram repetir manchetes de sites de notícias, a exemplo de Vaccarezza. “Dilma cresce, Serra cai. Se as eleições fossem hoje, Dilma teria 40% dos votos e o tucano, 35%, diz Ibope”. Já José Serra despistou e disse que só viu falar dos números por meio de avisos de jornalistas e que, por isso, não poderia comentar as estatísticas. O candidato estava no interior de São Paulo participando de uma caminhada.

ORDEM DOS CANDIDATOS NA URNA É ALTERADA

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (23), em votação simbólica, projeto de lei que altera a ordem de exibição dos candidatos na urna eletrônica e, já nas eleições de outubro deste ano, o eleitor votará primeiro no candidato a deputado estadual ou distrital, para, em seguida, votar no candidato a deputado federal. O projeto foi elaborado e apresentado pelo deputado Milton Monti (PR-SP) na própria quarta-feira e, em caráter de urgência, foi aprovado pelos deputados, que também aprovaram o mérito da matéria. Agora, o projeto será encaminhado para apreciação do Senado Federal e, caso seja aprovado, vai à sanção presidencial e estabelecerá a seguinte ordem de exibição dos candidatos: deputado federal, deputado estadual ou distrital, senador (primeira e segunda vaga), governador e presidente da República. Com informações da Agência Brasil.

PARTICIPAÇÃO DE LULA NAS ELEIÇÕES SERÁ LIMITADA

Mesmo não sendo candidato, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva será um dos principais personagens das próximas eleições, em outubro, servindo de cabo eleitoral dos mais cobiçados, até mesmo por políticos de oposição. Para evitar problemas, Lula poderá ser enquadrado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que estabelecerá nesta quinta-feira (24) regras para a participação de aliados na propaganda eleitoral dos candidatos, que começará a ser veiculada no mês de agosto. Uma decisão restritiva, às vésperas do registro das candidaturas, poderá dificultar e confundir o processo de formalização de alianças. Em contato com o jornal O Estado de S. Paulo, ministros e ex-ministros disseram que a decisão representa, na prática, o retorno da verticalização das coligações, que obrigava os partidos a seguir nos Estados as mesmas alianças acertadas em nível federal. Segundo o corregedor do TSE, Aldir Passarinho Junior, a imposição destes limites tem como objetivo não confundir o eleitor.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Influência de Lula

A capacidade de Lula influenciar no voto dos eleitores registrou uma leve redução entre os entrevistados pelo Ibope. Em março a preferência dos entrevistados por um candidato indicado por Lula era de 53%. Já no levantamento divulgado nesta quarta 48% dos entrevistados disseram votar no candidato do presidente.

A disposição de votar em um candidato de oposição foi manifestada por 10% dos entrevistado, mesmo cenário registrado em março.

Segundo turno

Na simulação de segundo turno, Dilma teria 45% e Serra, 38%, segundo o Ibope. Na hipótese de segundo turno entre Dilma e Marina, a petista venceria por 53% a 19%. Serra ganharia de Marina por 49% a 22%.

Ibope aponta Dilma com 40% e Serra com 35%

Levantamento foi encomendado pela Confederação Nacional da Indústria.
Pesquisa é a primeira após as convenções. Marina Silva aparece com 9%.

Pesquisa Ibope divulgada nesta quarta (23) em Brasília mostra a candidata do PT, Dilma Rousseff, com 40% das intenções de voto e o candidato do PSDB, José Serra, com 35% na corrida eleitoral pela Presidência da República. Marina Silva (PV) tem 9%, segundo o levantamento, encomendado ao instituto pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O cenário da pesquisa que apresentou esses resultados é o que inclui somente Dilma, Serra e Marina. No cenário que reúne 12 candidatos, Dilma soma 38,2%, Serra, 32,3% e Marina, 7%.

É a primeira vez que Dilma aparece à frente de Serra numa pesquisa de intenção de voto para presidente. Na pesquisa CNI/Ibope anterior, realizada em março, Serra tinha 38%, Dilma, 33% e Marina, 8%. No início de junho, em outro levantamento do Ibope, divulgado no último dia 5 e feito por encomenda da TV Globo e do jornal “O Estado de S.Paulo”, Dilma e Serra apareciam empatados com 37% das intenções de voto. Marina Silva acumulava 9%.

A margem de erro do levantamento divulgado nesta quarta é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Portanto, Dilma pode ter entre 38% e 42%; Serra, entre 33% e 37%; e Marina, entre 7% e 11%.

Disseram que votarão em branco ou nulo 6% dos entrevistados. Os que responderam que ainda não sabem em quem votar são 10%, segundo o Ibope.

A pesquisa é a primeira realizada após a oficialização das candidaturas de Dilma, Serra e Marina pelas convenções partidárias. O Ibope entrevistou 2.002 eleitores entre os dias 19 e 21 em 140 cidades. A pesquisa está registrada no TSE sob o número 16292/2010.

manchetes desta quarta

- Globo: Aumenta a dependência do país ao capital especulativo



- Folha: General critica Obama e abre crise nos EUA



- Estadão: Chuva desabriga 115 mil no NE e ajuda federal deve levar 1 mês



- JB: Tragédia mobiliza o país



- Correio: Governo movido a tragédias



- Valor: Déficit da indústria triplica e chega a US$ 18 bi até maio



- Estado de Minas: Lista suja do TCU pega mais de 200 prefeitos em Minas



- Zero Hora: Desolação no Nordeste

PT tenta fechar (novamente) aliança com Osmar Dias

Osmar Dias está reunido neste momento em Brasília com dirigentes do PT para tentar fechar a aliança que pode lançá-lo candidato ao governo do Paraná. É mais uma tentativa de montar um palanque forte para Dilma no estado.

Ontem à noite, na reunião que teve com caciques do PMDB e do PT, Osmar reiterou que para ser candidato não abre mão da indicação da petista Gleisi Hoffmann – mulher do ministro Paulo Bernardo – para a vice de sua chapa.

Gleisi é candidata ao Senado com grandes chances de se eleger, mas Osmar acredita que só com ela em sua vice terá a garantia de que o PT vai trabalhar efetivamente para elegê-lo governador.

Dirigentes que estavam presentes na reunião de ontem, no entanto, saíram com a impressão que o pedetista pode estar apenas fazendo jogo de cena em busca de um argumento que o permita sair candidato ao Senado pela chapa de Beto Richa.

Duda e Tasso

Tasso Jereissati reuniu-se hoje com Duda Mendonça em Brasília. Mas pelo andar da carruagem Duda ficará fora da campanha cearense.

Sem miséria no Piauí

Não faltará dinheiro na campanha piauiense deste ano. O maior empresário do estado, João Claudino, estará duplamente mergulhado na campanha. Seu filho, João Vicente Claudino, será candidato ao governo. Ao mesmo tempo, o próprio empresário será suplente de Ciro Nogueira.

Para se ter ideia da fortuna de Claudino, seu grupo empresarial, o Grupo Claudino, atua em onze setores diferentes. Há de tudo: indústria têxtil, fábrica de bicicletas, rede de varejo, shopping center, construtora, fábrica de colchões, fábrica de eletrodomésticos, frigorífico, gráfica e até empresa de eventos.

Rejeição à propaganda política

Uma extensa pesquisa do Ibope encomendada pela Associação Brasileira de Agências de Propaganda confirma o quanto o brasileiro rejeita a propaganda política na televisão. Entre aqueles que “não gostam nada” e “não gostam muito” do horário eleitoral gratuito se encontram 76% dos brasileiros — uma maioria acachapante. Apenas 11% “gostam” ou “gostam muito.

Solução em Santa Catarina

O PMDB resolveu há pouco a situação do diretório de Santa Catarina. Os deputados federais do partido tomaram café hoje com Michel Temer, Renan Calheiros e Henrique Eduardo Alves e anunciaram aos caciques que pretendem lançar o deputado Mauro Mariani ao governo do estado, sepultando a aliança armada por Eduardo Pinho Moreira com o DEM e o PSDB.

Os deputados garantiram que terão maioria na convenção estadual marcada para o dia 26. Mas para evitar qualquer surpresa, a Executiva Nacional do PMDB definiu ontem à noite que a convenção no estado não poderá deliberar sobre alianças. Portanto, mesmo que os deputados saiam derrotados, o máximo que Pinho Moreira poderá garantir é que não haverá candidatura própria.

Caso consigam aprovar a candidatura, a tendência é que Mauro Mariani sirva de palanque para Dilma no estado.

CNI/Ibope sai hoje

A CNI decidiu antecipar mais uma vez a divulgação da pesquisa presidencial encomendada ao Ibope. Os resultados dela serão anunciados logo mais, às 16h, em Brasília. A previsão inicial era que ela fosse dilvulgada somente dia 1º de julho.

IBGE: BRASILEIROS NÃO SE ALIMENTAM O SUFICIENTE

Apesar de o acesso das famílias brasileiras à comida ter aumentado significativamente em sete anos, a fome zero ainda não é realidade no País. Segundo a Pesquisa Orçamentária Financeira (POF) 2008/2009 do IBGE, 35,5% das famílias vivem em situação de "insuficiência da quantidade de alimentos consumidos". O porcentual é bem inferior ao apurado na pesquisa anterior, referente ao período 2002/2003, quando os alimentos eram insuficientes para 46,7% das famílias consultadas. No Norte, mais de 50% das famílias ainda não comem o que necessitam. Segundo o levantamento, houve redução da fome em todas as regiões brasileiras. Os destaques ficaram com o Sudeste - onde os alimentos eram insuficientes para 43,4% das famílias em 2003, enquanto em 2009 essa situação baixou para 29,4% - e o Norte (de 63,9% para 51,5%). Apesar de comerem mais, as famílias brasileiras ainda não conseguem escolher sempre os alimentos consumidos, como também mostra a pesquisa. Apenas 35,2% delas consomem sempre os alimentos "do tipo preferido", enquanto 52% nem sempre conseguem comer o que querem. Outras 12,9% das famílias raramente consomem o tipo preferido de comida.

terça-feira, 22 de junho de 2010

Brasil.....





manchetes desta terça

- Globo: TCU anuncia mais 5 mil que não podem disputar eleição



- Folha: Prisões têm escuta para gravar advogado e preso



- Estadão: Petrobras planeja investir US$ 224 bi



- JB: Eleições no Rio: PMDB e PT lutam por tempo na tevê



- Correio: No reino dos piratas



- Valor: Lula quer conter venda de terras a estrangeiros



- Estado de Minas: Mãe libera Patrus para ser vice de Hélio Costa



- Jornal do Commercio: Hora da solidariedade



- Zero Hora: RS disputa US$ 22 bi em contratos da Petrobras

LÚCIO ENTUSIASMADO COM MILITÂNCIA




O presidente estadual do PMDB, Lúcio Vieira Lima, que é pré-candidato a deputado federal, mostrou entusiasmo com os resultados da convenção da sua sigla, que aconteceu nesta segunda-feira (21). “Essa é uma demonstração clara de que temos uma candidatura popular. A Bahia inteira esteve aqui. Esperávamos 3 mil militantes, mas tenho convicção de que cerca de 15 mil adeptos de Geddel Vieira Lima prestigiaram a nossa festa. Estou muito satisfeito”, comemorou o dirigente. Lúcio acrescentou que “a conclusão do evento fez valer a maratona de trabalho para que a convenção tivesse um desfecho positivo.”

TCU ENVIA LISTA PARA TORNAR ATÉ 5 MIL INELEGÍVEIS

O Tribunal de Contas da União (TCU) enviou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) uma lista com o nome de 4.922 agentes públicos – governadores, prefeitos, secretários estaduais e municipais e diretores de autarquias – que tiveram as contas julgadas irregulares pelo órgão nos últimos oito anos. A Bahia ocupa o segundo lugar em número de condenações (700), atrás somente do Maranhão, com 728. O levantamento servirá como subsídio para a Justiça Eleitoral verificar se uma pessoa poderá ou não ser candidata nas eleições de outubro. A análise dos pedidos será feita caso a caso. O prazo para o registro de candidaturas termina no dia 5 de julho de 2010. A partir de agora, o político com irregularidade nas contas precisa de uma decisão da Justiça que suspenda ou anule o entendimento do TCU para ter o registro de candidatura e concorrer nas eleições deste e de anos posteriores.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Seleção: 69% de audiência na Globo

A vitória de ontem da seleção sobre a Costa do Marfim rendeu à Globo 41 pontos em São Paulo e 40 pontos no Rio de Janeiro, com uma participação de 69% entre os aparelhos de tevê ligados). A Band, que também transmitiu a partida, registrou onze pontos em SP e sete pontos no RJ. (A Record cravou magros dois pontos nas duas cidades, segundo o Ibope e o SBT um ponto e quatro pontos, respectivamente). Na partida de terça-feira passada, a Globo alcançara 45 pontos.

manchetes desta segunda (21/6)

- Globo: BB começa hoje a vender ações para se capitalizar



- Folha: Faculdades estão mais baratas



- Estadão: Brasileiro troca dívida em cheque especial por cartão



- JB: Presidente do TSE faz crítica a 'lei casuística'



- Correio: Brasília sem ônibus



- Valor: Falha da BP afeta aprovação da compra de ativos no país



- Estado de Minas: Gols fabulosos, vaga mais cedo



- Jornal do Commercio: Uma vaga é nossa



- Zero Hora: Estado prevê tornozeleiras para 200 presos em 90 dias

SERRA NÃO DESCARTA PRIVATIZAR ESTRADAS

O candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, em gravação do programa Roda Viva, da TV Cultura, que vai ao ar nesta segunda-feira (21), falou sobre economia, segurança e educação, além de ter defendido a união civil de homossexuais, mas não o casamento, e se posicionado contra a descriminalização da maconha. Questionado se levaria para o resto do país a política de privatização de estradas de São Paulo, Serra demonstrou considerar a possibilidade. “Mas uma coisa eu garanto: se for feito, vai ser bem feito”, disse. O presidenciável também defendeu o modelo para os aeroportos brasileiros e criticou a concessão de empréstimos de bancos públicos para a fusão de empresas privadas, o que classificou como o “modelo de privatização” do governo Lula. O candidato tucano aproveitou um pergunta sobre os altos preços dos pedágios em São Paulo para atacar seus adversários. “Você está apenas retransmitindo o que diz a oposição (no Estado)”, respondeu Serra ao apresentador do programa, Heródoto Barbeiro. “Esse é o trololó petista, que tem muito pouco a falar sobre São Paulo”, completou.

STF COLECIONA PROCESSOS DE POLÍTICOS

O jornal O Globo publica hoje uma matéria-retrato em preto e branco do Judiciário brasileiro, acerca da Lei da Ficha Limpa: estariam nas prateleiras do Supremo Tribunal Federal milhares de projetos contra políticos brasileiros que jamais foram julgados e, consequentemente, ele poderão, com todos os pecados, serem candidatos nas próximas eleições. São citados, entre muitos, “o deputado Jader Barbalho (PMDB-PA), por exemplo, responde a cinco ações penais e a cinco inquéritos. Entre os crimes dos quais é acusado estão desvio de dinheiro público, peculato, falsidade ideológica e formação de quadrilha. A mais antiga ação penal contra Jader chegou ao STF em 2003. O inquérito mais antigo, em 1997.” Diz, ainda, que o senador Marconi Perillo, outro “ficha limpa) responde a duas ações penais no STF. Já o senador Ernandes Amorim (PTB-RO), responde a três ações penais e a quatro inquéritos. Entre os crimes a ele atribuídos estão desacato e fraude à Lei de Licitações. O senador Romero Jucá (PMDB-RR), que vem a ser líder do partido, responde a um inquérito por compra de votos e, como não poderia faltar na relação, “o ex-presidente e senador Fernando Collor (PTB-AL), embora tenha sido absolvido no STF por casos de suposta corrupção em seu governo, responde a duas ações penais no STF, ambas datadas de 2007. Entre os crimes a ele atribuídos estão corrupção e falsidade ideológica.”

HORÁRIO ELEITORAL VAI CUSTAR R$ 851 MILHÕES

Através de benefício fiscal, o Governo Federal deixará de arrecadar R$ 851 milhões em impostos das transmissoras de rádio e TV para bancar o Horário Eleitoral Gratuito deste ano. Durante 45 dias, candidatos aos cargos de presidente, governador, senador, deputado federal e estadual vão consumir 63 horas na televisão, do dia 17 de agosto a 30 de setembro, considerado apenas o 1° turno. O cálculo para abatimento fiscal é bastante favorável às emissoras, que excluem do lucro líquido declarado 80% do valor do espaço que seria destinado à publicidade comercial. E o preço desse tempo comercial é fornecido pelas emissoras, concessionárias públicas do serviço de radiodifusão. Fica a cargo dos partidos políticos o custo com a produção dos materiais audiovisuais. Informações do IG.

PT PODE PAGAR MULTA DE R$ 600 MIL

A propaganda antecipada e irregular do PSDB e do PT nos respectivos programas partidários, exibidos recentemente em cadeia nacional de rádio e televisão, podem custar caro às siglas e inibir infrações reincidentes. As assessorias jurídicas dos dois partidos já foram notificadas a informar ao TSE o custo dos programas e a multa pode ser o valor respectivo de ambos. No caso do PT, a infração pode custar R$ 600 mil - custo cobrado pela empresa do marqueteiro João Santana, do PT. A minirreforma eleitoral, aprovada pelo Congresso em 2009, estabeleceu que a violação da lei na propaganda partidária prevê multa de R$ 5 mil a R$ 25 mil, "ou ao equivalente ao custo da propaganda, se este for maior". Informações do Estadão.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Serra e Dilma: seis pontos percentuais de diferença

As pesquisas eleitorais que PSDB e PT têm feito diariamente – os chamados trakkings – chegam a resultados parecidos nos últimos dias: seis pontos percentuais de diferença. Só que a pesquisa tucana, feita pela APPM, dá José Serra na frente; a do PT, feita pelo Vox Populi, põe Dilma Rousseff em vantagem. Os dois candidatos andam felizes, portanto. Mas um deles, está contente a partir de um erro…

Mc Donald’s apelativo para as crianças

O Conar considerou de “apelo imperativo” para as crianças a propaganda Mc Lanche Feliz – Avatar que começou a ser veiculada em dezembro do ano passado.

A campanha já saiu do ar e não será preciso alterá-la, mas a decisão do Conar revela uma tendência rigorosa do conselho nas últimas reuniões. Palavras como “compre” ou “use” não estão sendo mais aceitas em comerciais para crianças. Foi por esse motivo que, há duas semanas, o Conar também pediu alterações no comercial da sandalinha Grandene estrelada por Xuxa.

PETISTAS VÃO AO TSE CONTRA APOIO A ROSEANA

Petistas resistem a apoio a Roseana Sarney

A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, terá problemas para administrar na aliança com o PMDB em Maranhão. Integrantes de seu partido no estado ajuizaram um mandado de segurança junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta quinta-feira (17). O grupo pede que seja concedida uma liminar que anule a resolução do diretório nacional do PT, que determinou apoio do partido à candidatura de Roseana Sarney (PMDB) ao governo do estado. A alegação é que os filiados e dirigentes estaduais participaram como delegados do encontro partidário que, anteriormente, deliberou pela coligação com o PSB e com o PCdoB, tendo como candidato a governador o deputado federal Flávio Dino (PCdoB). No pedido, eles afirmam que o órgão nacional de direção do PT “resolveu ignorar deliberação da instância regional e aprovar uma coligação estadual majoritária”.

VAQUINHA DE SINDICALISTAS PAGA MULTA DE LULA

Filiados da Confederação Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB) arrecadaram os R$ 10 mil, em uma vaquinha, para pagar a multa imposta ao presidente Lula pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A punição foi aplicada ao presidente por ter feito propaganda eleitoral antecipada em favor da candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff. "Ótimo, porque não tenho salário pra pagar esta porra", teria dito Lula ao presidente da CGTB, Antonio Neto, ao saber que o dinheiro está à disposição dele e do partido. A multa foi aplicada por discurso durante a inauguração da sede do Sindicato dos Trabalhadores de Processamento de Dados de São Paulo, no dia 21 de janeiro de 2010. "Vamos fazer uma solenidade para entregar o cheque administrativo a ele para quitar essa dívida", disse Neto, que relatou o palavrão supostamente dito por Lula. Informações são do Estadão.

FICHA LIMPA IMPEDE PLANOS DE 3 EX-GOVERNADORES

Jackson Lago é um dos que devem se tornar inelegíveis

A decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), de considerar os condenados antes da regulamentação da lei da Ficha Limpa, impedirá a candidatura de três ex-governantes que foram cassados. A lei impede a candidatura de políticos condenados por um colegiado da Justiça. No Maranhão, o ex-governador Jackson Lago (PDT), cassado pelo TSE em março de 2009 por abuso de poder político, tem ameaçado seu plano de voltar ao governo. Lançado pré-candidato do PMDB do Tocantins ao Senado, o ex-governador Marcelo Miranda foi condenado em 2009 pelo TSE e perdeu o mandato por abuso de poder. Outro governador cassado e que poderá cair no pente-fino da nova legislação é Cássio Cunha Lima (PSDB-PB). Cassado em 2009, ele pretende concorrer ao Senado. Além dos ex-governadores, outros políticos têm seus planos ameaçados. Em Rondônia, o ex-senador Expedito Júnior (PSDB), cassado por compra de votos em 2007, é pré-candidato ao governo. Informações da Folha.

MARANHÃO: PCdoB PODE FAZER PALANQUE PARA SERRA

Na pouco coerente política brasileira, o estado do Maranhão dá exemplo de falta de fidelidade ideológica. Enquanto o PT terá de apoiar, por determinação nacional, quem sempre combateu – a oligarquia dos Sarney, representada pela governadora Roseana (PMDB), o deputado federal e pré-candidato ao governo do Estado, Flávio Dino (PCdoB) admite a possibilidade de abrir seu palanque ao candidato tucano à Presidência, José Serra (PSDB). O acordo partiria de uma adesão dos tucanos à sua chapa. Após a aliança com o PT estadual ser anulada pelo Diretório Nacional petista, na sexta-feira passada (11), o PCdoB busca o apoio de outros partidos, como o PDT do ex-governador Jackson Lago, o PPS e o PSDB, para fortalecer o nome de Dino na disputa. Informações da Folha.

SP: ALCKMIN LIDERA COM 50%; MERCADANTE TEM 17%

Se a disputa pela Presidência da República tira o sono dos tucanos, devido ao empate com a petista Dilma Rousseff, em São Paulo, o PSDB deve confirmar o favoritismo e, por mais uma vez, fazer o governador do Estado. O candidato ao governo pelo partido, Geraldo Alckmin, lidera as intenções de voto no Estado como 50%, segundo pesquisa do Instituto de Pesquisas Sociais Políticas e Econômicas (IPESPE) publicada nesta sexta (18) pelo jornal Diário de São Paulo. Segundo a pesquisa, o candidato do PT, Aloizio Mercadante, aparece em segundo, com 17%, seguido de Celso Russomanno (PP), com 12%, e Paulo Skaf (PSB), com 2%. O IPESPE também realizou uma pesquisa espontânea, em que os entrevistados não são informados sobre os nomes dos candidatos. Alckmin lidera com 13% e Mercadante tem 5%. Em uma projeção para o segundo turno, Alckmin teria 60% das intenções de voto e Mercadante 24%. Informações do Terra.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Problema novo no PMDB

Dois meses depois de sentar na cadeira de governador do Distrito Federal, Rogério Rosso se torna agora um novo problema para o PMDB nacional. É imensa a insatisfação com o fato de ele estar se lançando candidato à reeleição.

O PMDB nacional dava como resolvida a situação no DF, com a aliança em torno do petista Agnelo Queiroz.

Bingos no gatilho

Desde ontem vem sendo intensificado o lobby pela aprovação do projeto que legaliza os bingos no país. A expectativa agora é que se vote ainda hoje um requerimento assinado pelas lideranças do PTB, PP, PR, PMDB, PDT e PCdoB para que o projeto tramite em regime de urgência.

Não será fácil vê-lo aprovado, pois são necessários 257 votos a favor do requerimento, mas se os defensores dos bingos conseguirem passar essa etapa, o projeto engrena e fica difícil segurar sua aprovação.

Acordo baiano por um fio

Está praticamente rompido o acordo político-eleitoral fechado há uns dois meses na Bahia. É o trato que reuniu Geddel Vieira Lima, ACM Neto, Paulo Souto e Cesar Borges. O fio que romperá o acordo tem nome e sobrenome: Antonio Carlos Magalhães Junior.

O senador ACM Júnior decidiu sair candidato à reeleição. Assim, atrapalha a tentativa de reeleição de Cesar Borges: ambos correm na mesma raia, pelos mesmos votos e hoje os herdeiros do carlismo podem tudo, menos imaginar que elegerão dois senadores em outubro.

A candidatura de ACM Júnior põe em situação delicada ACM Neto, fiador, pelo lado do carlismo, do acordo de dois meses atrás. Das duas, uma: Neto não conseguiu bancar o trato ou preferiu rompê-lo.

A um familiar, ACM Júnior garantiu na semana passada que as chances de sair candidato são de 99%.

manchetes desta quinta (17/6)

- Globo: Lula dá novo aumento e faz subir pressão por reajustes




- Folha: Exportação em alta trava maior porto do Brasil



- Estadão: Projetos na Câmara elevam gastos em mais de R$ 85 bi



- JB: Operação tormenta: PF liquida 16 anos de fraude



- Valor: Reestruturação é rejeitada e cria impasse para Oi



- Jornal do Commercio: Dengue sem controle

SENADO: CCJ APROVA ESTATUTO DA IGUALDADE SOCIAL

O Estatuto Nacional da Igualdade Racial foi aprovado nesta quarta (16) pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e pode, até o fim do dia, ir a votação em plenário na Casa. Caso seja aprovado, o projeto seguirá para sanção do presidente Lula e, a partir daí, entrará em vigor com uma série de recomendações e premissas de proteção social a minorias negras no Brasil a título de reparação histórica. Houve cortes de alguns pontos do projeto original, que data de 2003, mas em geral os senadores concordam que o texto final reflete um grande avanço na questão no Brasil. A redação final foi um acordo entre os senadores Demóstenes Torres (DEM-GO), relator do processo, Paulo Paim (PT-RS), autor da proposta, e o Ministério da Igualdade Racial. Na Bahia, há um projeto semelhante que tramita desde 2005 na Assembleia Legislativa, ainda sem votação prevista. O criador da matéria, Valmir Assunção, acredita que a aprovação é um grande passo, uma vez que, no Brasil, “negros, índios e sem-terras são tratados como na época das senzalas”.

MP PEDE RETIRADA DE SITE PRÓ-SERRA




O Ministério Público Eleitoral (MPE) ingressou nesta quarta-feira (16) com uma ação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra a Google Brasil Internet Limitada. Segundo o MPE, um site hospedado pela empresa há propaganda eleitoral antecipada a favor do candidato à Presidência da República pelo PSDB, José Serra. O MP pede a imediata retirada do site do ar, e que seja informado quem são os responsáveis pelo conteúdo publicado na página. A assessoria do partido disse que não sabe quem são os autores da página online.

RIO: PSDB PODE LANÇAR CANDIDATO PRÓPRIO

Márcio Fortes seria o candidato tucano ao Governo do Rio

Com a idéia fixa de ter um candidato na chapa majoritária que divulgue o número 45, o PSDB decidiu pressionar a chapa encabeçada por Fernando Gabeira (PV) para que o tucano Márcio Fortes seja deslocado da vice para o Senado. Caso não consiga, irá lançar chapa própria ao Governo do Estado. Isso tudo, a dois dias do lançamento formal da candidatura de Gabeira. Se Fortes for deslocado ao Senado, Marcelo Cerqueira (PPS) perde a vaga e vai para a vice. Nesta quinta-feira (17), o presidente nacional do PSDB, Sérgio Guerra, desembarca no Rio para viabilizar a substituição. Guerra sugeriu a troca aos presidentes do PPS, Roberto Freire, e do DEM, Rodrigo Maia, em duas reuniões. Os dois rechaçaram. "O PSDB precisa respeitar os aliados", disse Freire, chamando a proposta de "invenção de marqueteiro". Maia também reagiu: "Se não confiam que vamos pedir votos para o Serra, por que estamos aliados?". Informações da Folha.

PTB FECHA APOIO A SERRA NESTE SÁBADO

O apoio do PTB ao candidato tucano à presidência José Serra será formalizado nesta sábado (19) sob o comando do ex-deputado Roberto Jefferson, autor das denúncias sobre a existência do mensalão em 2005 que abalaram o governo do presidente Lula. Mesmo com o partido na coalização, o presidenciável terá menos tempo no horário eleitoral gratuito na TV que sua rival petista Dilma Rousseff. O PT ainda alimenta esperanças de uma aliança formal com o PP, o que se tornou mais factível depois de descartada a inclusão do presidente da legenda, senador Francisco Dornelles (RJ), na chapa tucana como vice de Serra.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Diferenças entre MS e SC

Os peemedebistas, que cogitam agora intervir em Santa Catarina em função do apoio de Eduardo Moreira a José Serra, veem ao menos duas grandes diferenças entre a situação no estado e a de André Puccinelli, no Mato Grosso do Sul, que também fechou apoio ao tucano.

A primeira é que a dissidência de Puccinelli foi longamente conversada e passou pelo fato de o PT ter lançado a candidatura de Zeca do PT ao governo. O segundo é que Puccinelli é governador em exercício e lidera todas as pesquisas de opinião.

Enquanto isso, Moreira fechou a aliança sem ampla conversa com a executiva nacional. O catarinense teria dito sábado na convenção do PMDB que ficaria com Dilma. Para piorar, ontem, após anunciar o acordo com os tucanos, deixou de atender as ligações dos caciques do partido

Caixa dois para investigar?

De posse das informações sobre os responsáveis, o MP Eleitoral poderá mover uma ação para multá-los por campanha antecipada. No despacho, Henrique Neves mostrou-se preocupado com a eventual arrecadação de caixa dois por parte do Blog da Dilma. Aliás, os procuradores eleitorais podem abrir essa segunda frente de investigação. Diz o ministro:

– Destaco, desde já, que a arrecadação de recursos para utilização em atos de propaganda eleitoral, como anuncia o Ministério Público Eleitoral, é efetivamente preocupante, em especial quando tais recursos fogem da alçada da contabilidade da campanha eleitoral.

TSE manda Google quebrar sigilo de site pró-Dilma

O ministro Henrique Neves, do TSE, ordenou no início da tarde que a Google Brasil informe quem são os responsáveis pelo conteúdo do site intitulado Blog da Dilma (www.dilma13.blogspot.com). A liminar atende a ação cautelar do Ministério Público Eleitoral ajuizado esta manhã. O MP identificou no blog “diversas matérias enaltecendo a candidatura e a candidata”, havendo, inclusive, pedido de ajuda financeira para custear tanto despesas do site como para confeccionar “vários tipos de materiais de campanha eleitoral”.

Tais práticas, segundo o MP, são vedadas porque a propaganda eleitoral na internet está proibida até o dia 4 de julho. Por isso, o MP pediu liminar para retirar o blog do ar imediatamente e identificar os responsáveis pelo site para, se houver elementos futuramente, puni-los por terem feito campanha antecipada. Constam do site o jingle da campanha da candidata do PT e pedido de colaboração, de “qualquer valor”, para fortalecer “nossa luta em favor de eleger DILMA PRESIDENTE (sic). Há, inclusive, o número da conta de Lucas Silva de Oliveira, intitulado diretor financeiro do blog.

Henrique Neves negou pedido para suspender o conteúdo da página eletrônica. Mas concordou que os indícios apresentados pelo MP justificam “a quebra da relação de confidencialidade que normalmente rege as relações entre os provedores de hospedagem e os seus usuários”. Ou seja, há elementos, como a divulgação do jingle de campanha e informações favoráveis à Dilma, que, em princípio, demonstrariam a realização de campanha antecipada.

TSE MULTA PSDB EM R$ 10 MIL POR PROPAGANDA

O PSDB foi condenado a pagar R$ 10 mil em multa, pelo ministro Henrique Neves, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por ter feito propaganda eleitoral antecipada. A decisão foi publicada nesta terça-feira (15). O advogado José Eduardo Alckmin, que defende o partido e o candidato tucano à Presidência, José Serra, informou que recorrerá da decisão. Henrique Neves decidiu punir o PSDB porque entendeu que o site "Gente que mente" teria veiculado propaganda eleitoral antecipada por meio de manifestações de internautas favoráveis à candidatura de Serra à Presidência. Alckmin deverá usar dois argumentos para recorrer da decisão: as manifestações dos internautas não podem ser qualificadas como propaganda antecipada; e não ficou provado que as declarações dos leitores ainda estavam no site, já que foram retiradas. Informações do Estadão.

cofre estava enterrado

A Polícia Federal apreendeu um cofre com dinheiro e memórias de computador na casa da promotora Deborah Guerner durante operação de busca e apreensão realizada nesta segunda-feira (14), em Brasília. O cofre estava enterrado no jardim da casa, no Lago Sul, área nobre de Brasília. A PF não informou o total de dinheiro recolhido. Guerner é suspeita de receber propina do suposto esquema de corrupção no governo do Distrito Federal, que ficou conhecido como mensalão do DEM de Brasília e que levou o então governador José Roberto Arruda (sem partido, ex-DEM) à perda do mandato. A promotora sempre negou envolvimento com o caso. Informações do G1.

DEM E PSDB SE REÚNEM PARA DEFINIR VICE

Em reunião na segunda-feira (14) com a coordenação da campanha de Serra, líderes do DEM reforçaram a tese de indicar um nome ligado à legenda. No PSDB, no entanto, as maiores apostas são em torno do presidente do partido, senador Sérgio Guerra (PE), e do senador Álvaro Dias (PR). A favor de Dias, está o fato de a sua indicação fortalecer o palanque no Paraná, onde os tucanos tentam fechar aliança com o irmão dele, senador Osmar Dias (PDT), que também flerta com os petistas. "É um direito do PSDB e de algumas pessoas, mas não é isso que estamos ouvindo", comentou o presidente do DEM, Rodrigo Maia (RJ), sobre setores tucanos que querem a chapa puro-sangue, ao deixar reunião com Guerra. "Acho que caminha para o DEM, mas não tratamos disso", disse. Internamente, discute-se o nome do deputado José Carlos Aleluia (BA) e, mais recentemente, tem sido mencionado o de Valéria Pires (PA), mulher do deputado Vic Pires. A escolha de Valéria facilitaria acordo entre DEM e PSDB no Pará.

LÚCIO VÊ INCOERÊNCIA EM CRÍTICA PETISTA





O presidente estadual do PMDB, Lúcio Vieira Lima, em contato com o Bahia Notícias, rebateu as críticas do presidente do PT, Jonas Paulo, quanto ao perfil das alianças estaduais. “Partidos que hoje estão com Geddel apoiaram JW em 2006, como o PTB, PPS e PSC. Eram bons, e agora são ruins. Por outro lado, PRB e PSL apoiaram ACM Neto (DEM) para a Prefeitura, e o PRB indicou o vice (Marcio Marinho). Quando ficaram contra Walter Pinheiro eram feios. Agora são lindos”, condenou. Ele reitera que na coligação do PT há partidos que não fecharam apoio à Dilma Rousseff (PT), como o PP, que negocia com José Serra, mas deve ficar independente. “Quando tá aliado é porreta, quando está separado é desqualificado. O problema de Jonas Paulo é que em vez de se preocupar com seu jardim, fica olhando para os outros que está florido”, ironizou.

TSE PEDE IDENTIFICAÇÃO DE AUTOR DE SITE PRÓ-DILMA

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) solicitou a identificação dos responsáveis pelo conteúdo do site "Blog da Dilma", ao Google Brasil, nesta terça-feira (15). O pedido foi feito para a análise de uma ação cautelar protocolada pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) sob o argumento de que o site veicularia propaganda eleitoral em favor de Dilma Rousseff (PT) e negativa para o candidato José Serra (PSDB). Além disso, o site também pede doações de dinheiro para “manter o portal, comprar Netbook, filmadora, adesivos, camisas, Correios, etc etc”, como aparece descrito na página. “A arrecadação de recursos para utilização em atos de propaganda eleitoral, como anuncia o Ministério Público Eleitoral, é efetivamente preocupante, em especial quando tais recursos fogem da alçada da contabilidade da campanha eleitoral”, disse o ministro. Em nota, os responsáveis pelo site se dizem militantes voluntários do PT e que estão “inteiramente à disposição do TSE para qualquer esclarecimento que interesse à Justiça Eleitoral.”

OSMAR DIAS E RICHA SE COLIGAM NO PARANÁ

Foi fechado nesta terça-feira (15) o acordo entre o senador Osmar Dias (PDT) e o ex-prefeito de Curitiba Beto Richa (PSDB) para as eleições de outubro. O anúncio oficial, no entanto, prometido para depois da partida do Brasil contra a Coreia do Norte na Copa do Mundo, acabou adiado por conta de nova reunião entre eles, que seria iniciada por volta das 21h. Pelo acordo, Osmar sairá candidato ao Senado na chapa do ex-gestor, enquanto o vice-governador será Augustinho Zucchi, presidente estadual do PDT. Um dos fatores decisivos para o desembarque de Osmar no palanque dos tucanos teria sido a resposta que recebeu do presidente do partido, Carlos Lupi, que o autorizou a disputar o Senado na coligação, embora com a ressalva de não manifestar apoio a José Serra. A aliança pode ter passado pela indicação de Álvaro Dias (PSDB), irmão de Osmar Dias, à vice de Serra.

terça-feira, 15 de junho de 2010

AO VIVO: Elano faz o 2º do Brasil na Copa

vamos lá Brasil

APOSENTADOS: LULA SANCIONA REAJUSTE DE 7,7%

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu sancionar o aumento de 7,7% para os aposentados que ganham mais de um salário mínimo, anunciou nesta terça-feira (15) o ministro da Fazenda, Guido Mantega. O chefe da pasta informou também que o líder nacional decidiu vetar o fim do fator previdenciário (mecanismo que inibe aposentarias precoces). Segundo ele, a decisão de conceder o reajuste terá um impacto fiscal de R$ 1,6 bilhão, que será compensado este ano com corte de despesas no orçamento. As reduções ocorrerão em gastos de custeio e também nas emendas parlamentares, mas não atingirão os investimentos públicos. "Todos devem dar sua contribuição. O governo está dando sua contribuição no custeio e o Congresso com as emendas. Se o Congresso fez uma opção, também tem de se responsabilizar por ela", afirmou Mantega.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

manchetes deste domingo



- Globo: Cartões de crédito e débito cobram mais de 50 tarifas



- Folha: Governo banca esquadrão de militantes, diz Serra



- Estadão: Candidato oficial, Serra ataca os 'neocorruptos'



- JB: Simon ataca política do Sul



- Correio: O bicho corre solto em Brasília



- Estado de Minas: Belo-horizontinos devem R$ 5 bilhões à Prefeitura



- Jornal do Commercio: Dunga fecha portas depois do bate-boca



- Veja: Para sair do empate



- Época: Como afastar os jovens das drogas



- IstoÉ: Chegamos à era do videofone



- IstoÉ Dinheiro: Do centavo ao milhão



- CartaCapital: Do que o Brasil precisa?



- Exame: Os chineses chegaram

manchetes desta segunda

- Globo: Lula: oposição faz 'jogo rasteiro' com dossiês



- Folha: À sombra de Lula, Dilma promete 'alma de mulher'



- Estadão: Ao lado de Lula, Dilma diz que rivais usam 'veneno'



- JB: A política atrapalhou a segurança, diz Beltrame



- Correio: Passagem liberada e confusão à vista



- Valor: Brasil vai puxar produção agrícola



- Estado de Minas: Bancos são réus em quase 70% das ações



- Jornal do Commercio: Seleção terá aula de Coreia do Norte

SERRA RECONHECE DIFICULDADES EM ELEIÇÃO

Tucano clama pelo apoio de prefeitos e governadores

O candidato do PSDB à Presidência, José Serra, disse, em entrevista neste domingo (13), em São Paulo, que vai enfrentar a eleição mais difícil de sua carreira. Serra reconheceu que a candidata do PT, Dilma Rousseff, é uma adversária de peso durante a convenção estadual do PSDB, que homologou o tucano Geraldo Alckmin como candidato ao governo de São Paulo. “Para mim, a campanha mais fácil que fiz foi para senador, porque colei no Mário Covas. Este ano a campanha aparece difícil. Vou ter de trabalhar, fazer campanha, senão fico para trás”, reconheceu. Ao pedir empenho dos militantes do PSDB, Serra lembrou o personagem mais famoso de Charles Chaplin. “O militante, que é sobre quem cai a bomba, é nosso Carlitos, como no filme O Grande Ditador, em que o marechal olha para o general, que olha para o coronel, que olha para o sargento, que olha para o Carlitos”, ressaltou.

LULA ENTRA DE CABEÇA NA CAMPANHA DE DILMA

A participação do presidente Lula na convenção do PT, neste domingo (13), deu o tom de seu empenho para tentar emplacar Dilma Rousseff como sua sucessora. "Eu mudei de nome e vou colocar Dilma lá na cédula", disse. O roteiro da convenção, com uma militância comportada e ensaiada, buscou fazer de Dilma a personagem principal do evento, mas quem roubou a cena foi o presidente. Em fala de improviso, Lula disse que o "bicho vai pegar", para delírio da plateia. Gilberto Carvalho, seu chefe de gabinete, traduziu a fala do chefe. "Ele vai entrar pesado na campanha depois da Copa do Mundo. Vai estar à disposição da equipe de Dilma à noite e nos finais de semana. Não vai descansar". Enquanto Dilma discursava, Lula conversava com sua mulher, Marisa Letícia.

CANDIDATURA DE DILMA À PRESIDÊNCIA É OFICIALIZADA


Foi repercutida internacionalmente a oficialização do nome de Dilma Rousseff como candidata do PT à Presidência da República neste domingo (13), ao lado do vice, o peemedebista Michel Temer. Em seu discurso inaugural, a ex-ministra da Casa Civil disse que aceita a missão do PT e dos partidos aliados de dar continuidade ao projeto político governista, lançado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "Não é por acaso que, depois desse grande homem (Lula), o nosso Brasil possa ser governado por uma mulher. Uma mulher que vai continuar o Brasil de Lula, mas que vai governar com a alma e coração de uma mulher", afirmou a candidata, que teria deixado clara sua meta de conquistar o eleitorado feminino com o destaque dado ao tema mulher. "Historicamente, quase todos os presidentes que nos antecederam governaram para um terço da população. Para muitos deles, o resto da população era resto, era peso, era carga, era estorvo", continuou Dilma, defendendo um governo "para todos".

DÍVIDA PRIVADA EXPÕE MAIS AINDA ECONOMIA DA U.E.

O endividamento privado está prestes a causar ainda mais instabilidade ao já instável mercado financeiro europeu, que ainda sofre com a crise das dívidas públicas na União Europeia. A soma das dívidas privadas contraídas entre os anos de 1990 e 2000, na Espanha, em Portugal, no Reino Unido, Itália e Grécia, varia entre 130% e 255% do Produto Interno Bruto (PIB) do bloco, praticamente uma bomba que pode explodir a qualquer momento, expondo o sistema financeiro ao risco das falências privadas. A situação, no entanto, não é nova. Dados do Escritório Estatístico das Comunidades Europeias (Eurostat) relativos a 2008 já alertavam para a dimensão do perigo instalado na economia da região. Naquele ano, em Portugal, por exemplo, a dívida acumulada das famílias e das empresas atingia 255% do PIB, um recorde continental. A advertência mais recente partiu da agência de classificação de risco Fitch Ratings, em seu último relatório sobre a Espanha, na qual em 2008 a dívida representava 220% das riquezas do país.

BRASIL: METADE DA POBREZA CORTADA ATÉ 2014

Mantida a tendência de crescimento médio da economia no governo Lula, o Brasil cortará à metade o número de pessoas pobres até 2014. O total cairá de 29,9 milhões para cerca de 14,5 milhões, o equivalente a menos de 8% da população, segundo reportagem publicada na Folha de São Paulo deste domingo (13). Nos anos Lula, até a crise de 2009, o número de pobres (pessoas com renda familiar per capita mensal até R$ 137,00) caiu 43%, de 50 milhões para 29,9 milhões. Hoje, a velocidade da queda do número de pobres é ainda maior, de cerca de 10% ao ano, segundo cálculos do economista Marcelo Neri, chefe do Centro de Pesquisas Sociais da FGV-Rio. "Estamos entrando em um processo de redução da desigualdade mais forte do que no período entre 2003 e 2008", afirma Neri. A diminuição do número de pobres e a ascensão de 32 milhões de brasileiros às classes ABC entre 2003 e 2008 esteve relacionada, principalmente, ao aumento do emprego formal e da renda do trabalho, à política de valorização do salário mínimo e aos programas sociais, como o Bolsa Família.

'FICHA LIMPA' PODE SER BARRADO ESTE ANO

A interpretação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinando que o Ficha Limpa já vale para as eleições deste ano, pode suscitar dúvidas entre os eleitores e reações no meio político. Para o especialista em Direito Eleitoral, Ademir Ismerim, a interpretação do TSE é inconstitucional e pode ser barrada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). “Particularmente, acho que não deveria valer para esta eleição. A Constituição Federal diz que a Lei que estabelece o processo eleitoral tem que entrar em vigor um ano antes da eleição. Acho que o Supremo vai rever a interpretação dada pelo TSE”, disse. Com base nesta declaração, é provável que venha mais polêmica por aí. Como aconteceu com a Lei de Infidelidade Partidária, a Justiça recebeu várias denúncias, mas até hoje muitas delas continuam pendentes de decisão. A nova lei ficou publicamente conhecida como Lei da Ficha Limpa por prever que candidatos que tiverem condenação criminal por órgão colegiado, ainda que caiba recurso, ficarão impedidos de obter o registro de candidatura, pois serão considerados inelegíveis. De acordo com a nova legislação, ficam inelegíveis por oito anos, além do período remanescente do mandato, aqueles que cometeram lesão ao patrimônio público e enriquecimento ilícito. Antes, eram três anos. A norma alterou a Lei de Inelegibilidades.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

EQUIPE DE DILMA GANHA COM NOTAS FRIAS

Os jornalistas e técnicos que trabalham na pré-campanha da presidenciável Dilma Rousseff (PT) são remunerados por meio de notas fiscais frias, emitidas por uma microempresa sem funcionários, cuja sede fica num apartamento residencial. As notas são emitidas pela Cinco Soluções, aberta em 3 de março em nome de Jeová Alves de Sousa Jr., 27. A maior parte desses profissionais recebe entre R$ 7.500 e R$ 11 mil mensais. Sem secretária ou placa indicativa e com capital social de R$ 5.000, a Cinco é sediada na casa da mãe de Sousa Jr., um apartamento em uma cidade-satélite de Brasília. A Folha de S. Paulo apurou que, em troca do recebimento das notas, os jornalistas pagam à Cinco 5% do valor da nota, emitida como um "serviço de jornalismo" em nome da Lanza. Com as notas, a Lanza justifica seus gastos. A triangulação das notas pode representar sonegação de contribuição previdenciária. O professor de administração João Muccillo Neto, da USP, explica que, ao não manter vínculos trabalhistas, a Lanza não recolhe INSS, o que poderia indicar sonegação. Já a Cinco "estaria, em tese, emitindo notas fiscais em relação a recursos que não recebeu". Informações da Folha de S. Paulo.

PROGRAMA BLINDA LICITAÇÕES DA COPA-2014

Com o fim de monitorar as licitações das obras da Copa-2014 e Rio-2016, e evitar fraudes e atrasos, o governo Federal lançou nesta sexta-feira (11) o programa "Jogando Limpo". O programa é uma parceira dos ministérios da Justiça, Esporte e Controladoria-Geral da União. O "Jogando Limpo" vai divulgar peças publicitárias e selos para conscientizar a população sobre a formação de cartéis e como identificá-los. A Polícia Federal investiga fraudes em licitações e formação de cartéis em obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), Petrobras e até mesmo na construção de um prédio da PF. Os prejuízos aos cofres públicos podem chegar a mais de R$ 1,4 bilhão. Informações da Folha.

SERRA É DESTAQUE DO PPS NA TV

O pré-candidato do PSDB à Presidência, José Serra, foi a principal estrela do programa partidário do PPS, exibido nesta quinta-feira (10) em rede nacional de TV. Com imagens gravadas em encontros partidários, a estratégia foi a mesma usada no programa do DEM, em 27 de maio, quando Serra ocupou praticamente todos os espaços. Serra, tratado como "companheiro" pelo presidente do PPS, Roberto Freire, defendeu mais uma vez a criação de um Ministério da Segurança,e frisou o slogan da campanha, "o Brasil pode mais", repetido pelo menos em duas ocasiões. A crítica mais forte ao governo partiu de um ator contratado que disse que o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) era "uma mentira". Secundado pelo locutor oficial, o ator repetiu a máxima atribuída a Joseph Goebbels, ministro de propaganda do ditador Adolf Hitler, segundo a qual "uma mentira repetida mil vezes se torna verdade," mostrando cadernos de propaganda oficial do PAC. Informações do Estadão.

Lula acusa imprensa de esconder ‘feitos’ do governo

É conhecido o incômodo de Lula de lidar com a imprensa que o imprensa. Já disse que não lê jornais. O noticiário dá-lhe “azia”, esclareceu.



Pois bem, nos últimos dias o presidente pôs-se a fustigar os chamados “formadores de opinião”. Voltou ao tema nesta quinta (10), em Aracaju (SE).



Falava para moradores de um conjunto habitacional humilde. Coisa de 400 pessoas. Súbito, disse que as “realizações” do seu governo não aparecem no noticiário:



"[...] É esse país que não aparece na imprensa. É esse país que não aparece na televisão, é esse país que muita gente tenta esconder...”



“...E aí quando faz pesquisa, que o Lula tem 86% [segundo o Datafolha, o índice é menor: 76%], é esse país que está dando essa popularidade ao nosso governo".



Mais adiante, declarou: “As pessoas não percebem que o povo está ficando mais sabido, mais inteligente...”



“...O povo não quer mais intermediário. O povo quer falar pela sua boca, pensar pela sua cabeça, enxergar pelos seus olhos e tomar decisão por conta própria”.



Como se vê, armado da mega-popularidade, Lula dispensa a intermediação dos meios de comunicação na sua relação com a sociedade. Beleza.



Agora só falta usar o prestígio para se livrar dos intermediários políticos. Atingirá a perfeição no dia em que retirar o Palácio do Planalto da cota de José Sarney.

TSE decide que Ficha Limpa vale para pleito de 2010

Em sessão realizada na noite desta quinta (10), o TSE decidiu que a Lei da Ficha Limpa vale já para as eleições de 2010.



Com isso, ficam proibidos de ir às urnas políticos condenados por crimes graves em julgamentos colegiados, na segunda instância do Judiciário.



A decisão foi tomada em resposta a uma consulta de autoria do senador Arthur Virgílio (PSDB-AM).



O líder tucano perguntara ao tribunal se a nova lei teria vigência imediata ou só valeria para as eleições futuras.



Dos sete ministros presentes à sessão do TSE, seis votaram pelo veto instantâneo aos sujos. Ficou vencido o ministro Marco Aurélio Mello.

Convocatória da convenção do PMDB exclui Requião

Preterido, ex-governador paranaense diz que vai à Justiça

A direção do PMDB decidiu ignorar o registro da candidatura presidencial do ex-governador paranaense Roberto Requião.

O ato que convoca para a manhã deste sábado (12) a convenção nacional da legenda oferece à deliberação dos convencionar um único item. Anota:

“Aprovar o nome do deputado Michel Temer como candidato à vice-presidência da República na eleição nacional de 2010, na coligação do PMDB com o PT”.

Nesta sexta (11), a direção do PMDB deve reunir sua Executiva, em Brasília. Nesse encontro, o registro da candidatura de Requião deve descer ao arquivo.

O caso de Requião é equiparado a um outro, do Distrito Federal. Envolve um filiado obscuro: Antonio Pedreira.

A exemplo de Requião, Pedreira registrou-se como candidato ao Planalto. Uma pretensão que a Executiva vai indeferir.

A convocatória da convenção prevê a substituição de convencionais titulares pelos suplentes. Um antídoto contra os dissidentes da legenda.

Fechado com a candidatura tucana de José Serra, Orestes Quércia, o dissidente mais incômodo, firmou com Temer uma espécie de armistício.

Presidente do PMDB-SP, Quércia comprometeu-se em não enviar ao encontro de Brasília os convencionais contrários à aliança com o PT.

Algo que permitiu a Temer convocar os suplentes, cujos votos lhe serão favoráveis.

A indicação de Temer para vice de Dilma Rousseff deve prevalecer por maioria folgada. Mas, como já se tornou habitual no PMDB, a convenção deve resultar numa encrenca judicial.

Requião constituiu o Milton Cava, para acionar o partido na Justiça. Acionou também os próprios lábios:

“A candidatura a vice de Temer é uma imposição de um grupo que domina o partido”, disse Requião. “Recorremos à justiça e a convenção não terá validade”.

manchetes desta sexta

- Globo: Ficha Limpa já vale para eleição deste ano, diz TSE



- Folha: Senado tira receita do petróleo do Rio e cria problema para Lula



- Estadão: Fatia estatal na Petrobrás crescerá com capitalização



- JB: União pelo Rio: O Rio reage



- Correio: Greves deixam Brasília no caos



- Valor: Cade julgará monopólio do BB no crédito consignado



- Jornal do Commercio: É hora do show!

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Geddel e Dilma ajustam agendas

Geddel Vieira Lima remarcou a convenção de lançamento de sua candidatura para o dia 21 só para que Dilma Rousseff possa estar presente. A convenção estava marcada para dias antes, mas teve de ser cancelada em função da viagem que Dilma fará à Europa na próxima semana.

Beco sem saída

O deputado Ronaldo Caiado marcou a convenção do DEM de Goiás para o dia 30. Inimigo de Marconi Perillo, que será o candidato do PSDB ao governo, Caiado tenta conseguir alguma forma de não entrar na aliança. O problema é que a chapa de Perillo será a responsável por puxar os votos pró-José Serra no estado.

TCU condena, mais uma vez, associação ligada ao MST

O TCU condenou uma entidade ligada ao MST e dois ex-dirigentes a devolverem 3,8 milhões de reais aos cofres públicos por desvio de recursos do Fundo Nacional de Educação (FNDE). A Associação Nacional de Cooperação Agrícola não conseguiu comprovar que 30 000 jovens e adultos foram alfabetizados e outros 2 000 pessoas foram capacitadas com os recursos para tocar o programa BRasil Alfabetizado em 23 unidades da federação. Foram condenados a devolver a verba a entidade, o ex-presidente Adalberto Greco e o ex-secretário-geral Luís Antônio Pasquetti.

É a segunda condenação contra a Anca em um ano. Em julho passado, o TCU cobrou da entidade ligada ao MST e o ex-secretário-geral 2,2 milhões reais por não terem capacitado professores e comprado materiais didáticos a jovens e adultos.

Caso raro: candidato esnoba empreiteiro

Dilma Rousseff e José Serra esnobaram esta semana uma turma que normalmente os candidatos gostam de afagar — ou, mais exatamente, uma turma da qual precisam muito num momento como esse de pré-campanha. São os empreiteiros.

Os dois candidatos foram convidados — e inicialmente disseram “sim” — para discursarem no Encontro Nacional da Indústria da Construção, que começou ontem em Maceió. Só que, em cima da hora, Dilma avisou que não iria. Serra quando soube da desistência da petista, também refugou.

PRÉ-SAL: SENADO APROVA DIVISÃO IGUALITÁRIA

De forma surpreendente, que contraria a determinação do presidente Lula, de deixar a matéria apenas para depois das eleições, o Senado aprovou nesta madrugada (10) emenda do senador Pedro Simon (PMDB-RS), que divide de forma igualitária os royalties da exploração do petróleo dos atuais contratos e das áreas a serem licitadas. O governo foi derrotado por 41 votos a favor e 28 contra. Os senadores definiram ainda que caberá à União compensar as perdas de Estados produtores como Espírito Santo e Rio de Janeiro, os principais prejudicados pela emenda. Desta forma, o Governo Federal deixará de ganhar mais de R$ 7 bilhões em arrecadação por ano só em compensações para o Rio de Janeiro, principal produtor, que não perderá um centavo. Como houve modificação no texto aprovado pelos deputados, a proposta volta à Câmara para apreciação. O líder do governo no Senado Romero Jucá (PMDB-RR) ameaçou, em nome de Lula, que a distribuição dos royalties poderia ser vetada pelo presidente caso fosse aprovada pelos senadores. "Um projeto mal feito, onde a União terá que arcar com prejuízos de Estados e municípios produtores, o governo veta", disse. Informações da Folha de S. Paulo.

SERRA ADMITE NÃO TER VICE PARA A CONVENÇÃO

Em conversas com aliados, o presidenciável tucano José Serra se convenceu que será melhor deixar a decisão da escolha do vice na chapa para depois das convenções do partido, marcada para o próximo sábado (12), em Salvador. A deliberação ficará para até o final do mês. A decisão de Serra foi amadurecida em duas reuniões, no domingo (6) e na segunda (7). Na primeira, Serra dividiu a mesa de jantar com Fernando Henrique Cardoso e Sérgio Guerra, presidente do PSDB e coordenador da campanha. Na segunda, recebeu, de novo, Sérgio Guerra, e o deputado Jutahy Jr. (PSDB-BA). O impasse continua entre a vontade dos tucanos, por uma chapa puro-sangue, e a pressão do aliado DEM, que pleiteia a vaga. A hipótese de atrair para a chapa o presidente do PP, Francisco Dornelles (RJ), tornou-se uma hipótese improvável. No plano federal, o PP oscila, hoje, entre a neutralidade e o apoio à candidatura petista de Dilma Rousseff.

LULA DIVIDE PALANQUE COM COLLOR E TUCANO




No lançamento das obras de duplicação da rodovia BR-101 em Alagoas,o presidente Lula dividiu o mesmo palanque com três pré-candidatos ao governo do Estado: o senador Fernando Collor de Mello (PTB), o ex-governador Ronaldo Lessa (PDT) e o governador Teotonio Vilela Filho (PSDB), nesta quarta-feira (9). Os três sentaram-se lado a lado, à esquerda de Lula. No evento, o presidente foi recebido aos gritos de "Lula e Teo Vilela". Teotonio elogiou Lula, agradeceu o apoio do governo a Alagoas e disse que, no Estado, não há nenhuma obra do PAC paralisada por suspeita de irregularidade. "Somos de partidos diferentes, mas me considero acima de tudo seu amigo", disse o tucano a Lula: "Temos mais semelhanças que nos unem que diferenças que nos separem". Informações da Folha.

ROYALTIES DO PRÉ-SAL SURPREENDE ESTADOS

A divisão igualitária com todas as unidades federativas da União dos royalties do óleo a ser extraído do pré-sal, votado na madrugada de hoje no Senado, surpreendeu. Mesmo com a decisão de que estados produtores, com o Rio de Janeiro e o Espírito Santo, serão recompensados pela União coloca um ponto final numa grande polêmica, dará, certamente, espaço para outra. A princípio, se a Petrobrás irá colocar suas plataformas de extração muito distante da costa, Estado nenhum é proprietário da riqueza, e sim o País. Mas, se houver um acidente, como o observado no Golfo do México, os Estados próximos serão, a princípio, os primeiros a serem atingidos. Mas isso dependerá das correntes marítimas. Se o resultado da votação surpreendeu, o governo estatizou um pouco mais a Petrobrás ao estabelecer o destino da riqueza, com ênfase para a educação. Bem, essa é uma questão que terá que ser muito bem arrumada juridicamente. Porque está viva na memória dos brasileiros a CPMS, pensada pelo ex-ministro e cardiologista Adib Jatene, que pretendia que o que fosse arrecadado se destinasse à saúde e tão somente à saúde. Qual o que! Desviaram os recursos que passaram a ser utilizados para tudo, menos para a saúde. Se o destino previsto para a CPMF não fosse desviado por uma política errada, com absoluta certeza hoje o Brasil seria outro, e não este País de Terceiro Mundo em relação à saúde pública que oferece à população. Sobre os royaties aprovados em Brasília na madrugada, o Rio de Janeiro e o Espírito Santo vão gritar, e muito. Mas os demais Estados que não têm petróleo estão felizes porque, queira-se ou não, é uma forma correta de diminuir as desigualdades e distribuir melhor o desenvolvimento torto de um País torto.