terça-feira, 30 de novembro de 2010

O custo Roraima

É de dez vezes a diferença do custo do voto por eleitor entre a Paraíba e Roraima no primeiro turno, segundo levantamento do TSE. Os gastos de campanha dos dois estados chegaram a 26 milhões de reais, sendo que a população votante na Paraíba é de 2,7 milhões e de Roraima, apenas 270 000.

Na Paraíba, o mais barato onde a campanha foi a mais barata do país, o custo do voto ficou em 9,65 reais. Em Roraima, o mais caro, de 96,30 reais por eleitor – e vai aumentar porque lá houve segundo turno, dado não contabilizado.

A média nacional foi de 20,41 reais por voto.

Jader renuncia

Jader Barbalho protocolou há pouco na Secretaria-Geral da Mesa Diretora da Câmara uma carta renunciando ao mandato de deputado federal. Jader, que enfrenta problemas com a Lei da Ficha Limpa, criticou a interpretação que a Justiça Eleitoral fez de seu caso para justificar sua decisão.

ELEITORES Já SE ESQUECERAM EM QUEM VOTARAM

Pouco menos de dois meses após a eleição em primeiro turno, e uma pesquisa realizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) revela que, mais uma vez, boa parte do eleitorado ainda não aprendeu a votar. A importância dada à escolha dos próximos governantes foi tanta, que sequer se lembram em quem votaram. Do total entrevistado, 23% não lembram o candidato a deputado estadual que votaram, 21,7% não recordam do deputado federal e 20,6% se esqueceram dos candidatos ao Senado. A pesquisa também perguntou aos entrevistados qual o principal meio de comunicação utilizado para se informar sobre política e eleições. O resultado mostrou que 56,6% se informam pela televisão e 18,4% por meio de conversa com amigos e parentes. A internet apareceu em terceiro lugar com 9,9%, a frente do jornal impresso, do rádio e de revistas.

WIKILEAKS: PARA EUA, ITAMARATY é ADVERSáRIO

Entre os documentos sigilosos do governo dos EUA divulgados no site Wikileaks, há telegramas confidenciais de diplomatas norteamericanos que revelam que os ianques consideram o Ministério das Relações Exteriores do Brasil como um adversário que adota uma "inclinação antinorte-americana". Segundo matéria publicada no jornal Folha de S. Paulo, nesta terça-feira (30), para os EUA, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, seria um aliado, "talvez um dos mais confiáveis líderes no Brasil". Ele foi mantido no cargo para o governo Dilma Rousseff (PT). Em um dos telegramas, datado do dia 25 de janeiro de 2008, o então embaixador dos EUA em Brasília, Clifford Sobel, fala sobre um almoço dias antes com Jobim. Questionado sobre acordos bilaterais entre os dois países, Jobim teria citado o então secretário-geral do Ministério das Relações Exteriores, Samuel Pinheiro Guimarães. "Jobim disse que Guimarães 'odeia os EUA' e trabalha para criar problemas na relação [entre os dois países]", diz o embaixador. Em resposta, os EUA pareciam frustrados: "Embora existam boas perspectivas para melhorar nossa relação na área de defesa com o Brasil, a obstrução do Itamaraty continuará um problema".

SéRGIO CôRTES SERá O MINISTRO DA SAúDE

O ministro da Saúde no governo da presidente eleita Dilma Rousseff será Sérgio Côrtes, secretário de Saúde do Rio de Janeiro. É o que revela matéria publicada pelo jornal O globo. A escolha surgiu após uma reunião de mais de três horas na noite de segunda-feira (29), na Granja do Torto, com o governador Sérgio Cabral. No Rio de Janeiro, Côrtes foi o responsável pela implantação das Unidades de Pronto-Atendimento 24 Horas, as UPAs, que depois foram replicadas pelo governo federal para outros estados. Segundo fontes consultadas pelo periódico, Dilma espera que o atual secretário implemente na pasta projetos de prevenção e atenção à saúde básica, além da atenção à saúde da mulher. Na gestão de Côrtes, o Rio criou um Hospital da Mulher e um projeto para atender gestantes de baixo risco.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Concorrência de catracas e bilheterias

O Ministério dos Esportes licita em 2 de dezembro o sistema de catracas e monitoramento de 12 estádios brasileiros. São eles: Beira-Rio, Olímpico, Ressacada, Orlando Scarpelli, Couto Pereira, Arena da Baixada, Vila Capanema, Morumbi, Pacaembu, Engenhão, São Januário e Pituaçu. O teto do edital é de 64 milhões de reais.

A BWA, empresa especializada na confecção de ingressos e responsável por suspender judicialmente a concorrência no ano passado, resolveu participar agora.

Trem-bala adiado

A ANTT acaba de adiar o prazo de entrega das propostas para o bilionário projeto do trem-bala que ligará o Rio a São Paulo, marcada para segunda-feira. Agora, os consórcios podem enviar as propostas em abril.

Até ontem à noite, Lula relutava em mudar a data – talvez por que quisesse ficar para a história como o presidente que fez andar o trem de alta velocidade. Mas a pressão das grandes empreiteiras foi mais forte (veja mais detalhes na nota postada hoje às 7h28). Se mantivesse o prazo, apenas o consórcio liderado pelos coreanos faria proposta. E o governo não quis pagar esse mico.

PF prende cunhado de Asfor Rocha…

Está preso desde ontem pela Polícia Federal Armando Campos, cunhado de Cesar Asfor Rocha, ex-presidente do STJ e um dos candidatos mais fortes a ministro do Supremo. Armando é casado com Silvia, irmã de Asfor Rocha.

Armando foi detido no curso da Operação Podium, que investiga um esquema milionário de patrocínio esportivos fictícios envolvendo a Federação Cearense de Automobilismo e grupos empresarias do Ceará, São Paulo e Rio de Janeiro.

Procurado pelo Radar, Cesar Asfor afirmou, por meio da assessoria, que não sabia da prisão de Armando. Os dois, segundo a assessoria, têm uma relação distante.

Ministro Pimentel

Cota pessoal - Pimentel: mesmo derrotado em Minas Gerais, será ministro

Dilma Rousseff convidou Fernando Pimentel para o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio. Pimentel é, entre os políticos, seu único amigo pessoal.

A nomeação de Fernando Pimentel é uma dupla vitória de Antonio Palocci. Primeiro, porque mantém Pimentel fora do Palácio do Planalto. E também por que, paradoxalmente, ele terá em Pimentel um aliado nas discussões sobre os rumos da economia — afinal, Palocci tem mais afinidade com as ideias econômicas de Pimentel do que com as de Guido .

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

PALOCCI SERá O NOVO MINISTRO DA CASA CIVIL



O deputado Antonio Palocci Filho (PT-SP) aceitou o convite da futura presidente do Brasil, Dilma Rousseff (PT) e será o novo ministro da Casa Civil. De acordo com o Estadão, o ex-ministro da pasta preferia assumir um ministério de menor visibilidade, como a Secretaria Geral da Presidência, mas foi convencido a aceitar a missão pela futura líder nacional e pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

DRáUZIO VARELLA COTADO PARA ASSUMIR A SAúDE

A presidente eleita, Dilma Rousseff, já definiu que no Ministério da Saúde não nomeará indicações políticas. Ela quer um expoente da área técnica que possa dar projeção a uma gestão competente e profissional. O nome mais cotado é o do médico Dráuzio Varella, conforme apurou o jornal Estado de S. Paulo. Com um orçamento em torno de R$ 67 bilhões por ano, o Ministério da Saúde é alvo de cobiça dos partidos. No sábado passado, Dilma se reuniu com médicos, após fazer exames de rotina no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Entre eles estava, além de Dráuzio Varella, Raul Cutait, Guilherme Almeida, o presidente do Instituto do Coração de São Paulo (Incor-SP), Noedir Stolf, o presidente da Associação Médica Brasileira (AMB), José Luiz Gomes do Amaral e o presidente do Conselho Federal de Medicina, Roberto Luiz d’Ávila.

DEPUTADA QUER BARRAR PESQUISAS ELEITORAIS

A medida tem adesão de boa parte da classe política. Trata-se de proibir a divulgação de pesquisas de intenção de votos 45 dias antes das eleições. Segundo o jornal Folha de S. Paulo, a deputada federal Íris de Araújo (PMDB-GO) apresentará um projeto neste sentido na próxima semana. Segundo a deputada, que já exerceu o cargo de presidente do PMDB, a ideia é liberar a realização de pesquisas durante o período apenas para consumo interno. "Não podemos deixar que um eleitor se decida por pesquisas tabajara", defendeu. A deputada explica ainda que o prazo de 45 dias antes foi estabelecido para coincidir com o programa eleitoral.

SEM AGENDA, DILMA RECUSA CONVITE DE OBAMA

Alegando estar com a agenda cheia, a presidente eleita Dilma Rousseff não vai se encontrar com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, antes da posse no dia 1° de janeiro. O assessor especial para assuntos internacionais da Presidência, Marco Aurélio Garcia, informou nesta quinta-feira (24) ao embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Thomas Shannon, que Dilma não poderá aceitar o convite de Obama. A ideia era que o encontro ocorresse na Casa Branca, em Washington. A pauta seria a guerra cambial. Logo após ser eleita, Dilma, ao lado do presidente Lula, subiu o tom das críticas e acusou Estados Unidos e China de promoverem uma guerra cambial para proteger suas economias.

JUíZES FEDERAIS AMEAçAM GREVE POR REAJUSTE

Juízes federais planejam entrar em greve no início do governo da presidente eleita Dilma Rousseff, em 2011, caso não seja concedido o reajuste de 14,69% que tramita no Congresso Nacional para a categoria. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, assegurou, em entrevistas, que tentará barrar todos os projetos que criam novas despesas de custeio. "Se não houver negociação, podemos promover paralisação ou greve nos primeiros meses do governo Dilma", afirmou o presidente da Ajufe (Associação dos Juízes Federais do Brasil), Gabriel Wedy, em entrevista ao jornal Folha e S. Paulo. A greve seria inédita.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

PF

Três delegados são cotados para ser o novo diretor-geral da Polícia Federal: o superintendente da instituição no Rio Grande do Sul, Ildo Gasparetto, o secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame e o diretor-geral de Combate ao Crime Organizado, Roberto Troncon.

Ligados a Tarso Genro e Sérgio Cabral, respectivamente, Gasparetto e Beltrame devem, porém, ficar onde estão. O ex-ministro da Justiça e governador eleito gaúcho cogita fazer de Gasparetto seu secretário de Segurança Pública. Por seu lado, Cabral não abre mão de Beltrame seja mantido no comando da segurança estadual para dar continuidade ao projeto das UPP’s.

Nesse xadrez, Troncon – apoiado pelo atual chefe da PF, Luiz Fernando Corrêa – tem chances de se viabilizar. Ele ainda tem um trunfo: atuou em São Paulo, berço político de José Eduardo Cardozo, cotado para ser o chefe-mor da instituição, como ministro da Justiça de Dilma Rousseff

STJ absolve Palocci

O STJ acaba de absolver Antonio Palocci por improbidade administrativa. Palocci era acusado pelo Ministério Público de irregularidades em um milionário contrato firmado por dispensa de licitação quando era prefeito de Ribeirão Preto (leia mais detalhes na nota postada às 11h59).

Em uma sessão vazia, os ministros da Primeira Turma mantiveram, por unanimidade, a decisão da primeira e segunda instâncias favoráveis a Palocci. Eles seguiram o voto do relator, Teori Zavascki. Disse ele:

- O recurso não tem argumentos aptos a desfazer esse juízo de legalidade.

Agora, o caminho está mais livre para ele se tornar o todo-poderoso ministro do governo Dilma Rousseff.

Está chegando o iPad

Os varejistas já foram avisados pela Apple do cronograma de lançamento do iPad no país: à zero hora do dia 3 o tablet mais vendido do mundo finalmente chegará às lojas brasileiras. Repete-se, assim, o esquema de vendas que a Apple faz nos lançamentos dos modelos de iPhones, por exemplo.

Dois dias antes, a Apple anunciará oficialmente o lançamento numa entrevista coletiva.

A Apple iniciará a venda pelas grandes redes de varejo. Só no começo de 2011 as operadoras de celulares venderão o tablet. O preço deve variar entre 1 800 reais (wi-fi ) e 2 900 reais (wi-fi mais 3G).

De qualquer forma, esses são preços-base. No caso dos iPads com 3G, dependendo do plano que o cliente contratar com a operadora, o preço pode cair, exatamente como ocorre na compra de celulares.

Encerrando......

Lula decidiu aproveitar ao máximo seus últimos dias na presidência para dar uma bela rodada pelo país, inaugurando obras e se despedindo do eleitorado. Terá também, no entanto, algumas oportunidade para desfilar seu prestígio no exterior. Lula irá à cúpula da Unasul em Georgetown, a Cancún tratar do combate ao aquecimento global e a Foz do Iguaçu concluir seu mandato de presidente temporário do Mercosul.

CARDOZO PODE ASSUMIR MINISTéRIO DA JUSTIçA

Segundo apurou o jornal Estado de S. Paulo, o deputado federal José Eduardo Cardozo (PT-SP) é o nome mais cotado para ser o novo ministro da Justiça. Nas reuniões que tem mantido com a presidente eleita Dilma Rousseff, ele já trataria de temas relativos à pasta. Cardozo é também um dos três principais integrantes da equipe de transição de Dilma. Um dos temas é a a continuidade da instalação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) em pontos tomados pelo crime organizado, como as favelas do Rio, e também formas de combater o crack. Tanto Dilma quanto Cardozo acreditam que serão necessárias ações de repressão ao tráfico da droga, no seu nascedouro, e diretamente nas cracolândias.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Henrique Meirelles

Descartada a permanência de Henrique Meirelles no Banco Central, Dilma Rousseff voltou a considerar a hipótese de acomodá-lo num ministério.
Em privado, Dilma mencionou especificamente a pasta dos Transportes. Há, porém, um empecilho político.
Dilma quer empurrar Meirelles para dentro da cota de ministros do PMDB. E o partido resiste em apadrinhar a indicação
Meirelles é, por assim dizer, um cristão novo no PMDB. Filiou-se à legenda em setembro de 2009, depois de flertar com o PP.
Àquela altura, o presidente do BC cogitava disputar o governo de Goiás. Desistiu. Imaginou que poderia tornar-se vice na chapa de Dilma Rousseff.
Lula preferia Meirelles a Michel Temer. Mas o PMDB levou o pé à porta. Na ocasião, um cacique do partido, da etnia leal a Temer, fez piada:
“O Meirelles mal entrou no ônibus e já quer sentar na janelinha!”
Temer unificou as duas alas do PMDB –a da Câmara e a do Senado. E prevaleceu sobre Meirelles, dobrando Lula.
A julgar pelo que diz entre quatro paredes, a troca do BC por um ministério voltado à infreaestrutura, como o dos Transportes, não desagrada a Meirelles.
Ao contrário. A migração o deixaria mais à vontade para casar a ação no governo com suas ambições políticas.
O PMDB também cobiça o ministério dos Transportes. Já informou que, em troca, admite inclusive abrir mão de outra pasta, a da Integração Nacional.
O problema é que a legenda olha para Meirelles de esguelha. Vê nele um jogador solitário, não uma pessoa com disposição para fazer o jogo partidário.
Se conseguir ultrapassar as resistências do PMDB, Dilma terá dee lidar com outro problema. Chama-se PR.
Sob Lula, a pasta dos Transportes foi confiada ao PR. E a legenda informou ao presidente do PT, José Eduardo Dutra, que deseja manter o ministério.
O senador Alfredo Nascimento (PR-AM), ministro até abril, saiu para concorrer ao governo do Amazonas. Derrotado, quer voltar ao antigo posto.
Obtendo o endosso do PMDB ao nome de Meirelles, Dilma terá de acomodar o PR noutra pasta. Não encontrará na Esplanada uma cadeira com tantos atrativo$.

Os pires estaduais

Enquanto Dilma escolhe a equipe econômica para anunciar nos próximos dias, governadores eleitos e reeleitos trazem para Brasília uma pauta de reivindicações. Uma delas é do gosto do governo: a derrocada da PEC 300, aquela que cria um piso nacional para o salário dos policiais e bombeiros. Os governadores dirão que as realidades locais não permitem a aprovação da emenda constitucional em tramitação no Congresso. A outra pauta, entretanto, é considerada mais indigesta aos olhos da área econômica. Eles querem a permanência das compensações da lei Kandir, que prevê subsídios às exportações. São, pelo menos, R$ 7,2 bilhões a mais no Orçamento de 2011, que o governo ainda não garantiu pagar.

Hoje, eles vão se reunir com o vice-presidente eleito, Michel Temer, e os ministros de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e do Planejamento, Paulo Bernardo, além de líderes partidários, para cobrar a aprovação das compensações e sua inclusão no Orçamento de 2011. Foram chamados governadores da oposição — como Geraldo Alckmin, de São Paulo, e Antonio Anastasia, de Minas Gerais — e da base governista, casos de Sérgio Cabral, do Rio de Janeiro; Eduardo Campos, de Pernambuco; e Jaques Wagner, da Bahia. O encontro será na residência oficial da Câmara dos Deputados, onde mora o vice-presidente eleito. Os governadores vão pedir ainda a aprovação do Fundo Nacional de Combate à Pobreza, um texto que está pronto para ir ao plenário. A reunião está marcada para as 11h.

Com cinto

Mais uma vez está na pauta do plenário do Supremo o julgamento de uma ação proposta pela Confederação Nacional dos Transportes para acabar com a obrigação, imposta por uma lei baiana, de as empresas de transportes coletivos no estado instalarem cintos de segurança na frota. Pela norma, todos os assentos dos ônibus têm de ter o equipamento.

O problema é que a lei praticamente não pegou. Ela foi sancionada em janeiro de 1993 pelo à época governador ACM e, cinco meses depois, teve seus efeitos suspensos por uma liminar obtida pela CNT.

Desde 2002 várias vezes o pedido para julgar o mérito da ação foi para a pauta do STF. Se amanhã for diferente e houver decisão do tribunal, a tendência é que a lei seja declarada inconstitucional. Motivo: em tese, apenas a União tem competência para legislar sobre trânsito.

ENCONTRO ENTRE DILMA E O PAPA SERá EM 2012




A presidente eleita Dilma Rousseff (PT) fará uma viagem ao Vaticano em 2012 para se reunir com o papa Bento XVI. A definição aconteceu neste domingo (21) durante uma reunião entre o secretário da Santa Sé para Relações com os Estados, Dominique Mamberti, e Gilberto Carvalho, chefe de gabinete do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O Vaticano cobra do novo governo de Dilma um compromisso para que não reabra o acordo que rege as relações bilaterais, que foi alvo de muita polêmica durante a campanha presidencial. A visita já está sendo organizada pelo Palácio do Planalto e pela Santa Sé e faz parte da tentativa de se estabelecer uma "trégua" entre o Vaticano e o futuro governo. A ex-ministra aproveitou a ida de Carvalho à Roma para mandar um recado à Igreja de que seu governo não abrirá guerra contra a Santa Sé. Dilma enviou uma carta ao papa, pedindo que a Igreja "não recue" em relação ao Brasil, insistindo que o governo conta com o Vaticano para aplicar seu projeto de erradicação da pobreza. A carta será mantida em sigilo até esta terça-feira, quando será lida pelo papa. "O que nós queríamos, e acho que conseguimos, era limpar de uma vez por todas o mal estar da campanha eleitoral", admitiu Carvalho.

Gilberto Kassab: cada vez mais distante do DEM e próximo do PMDB

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, confirmou nesta segunda-feira (22) que vai deixar o DEM até o início de 2011. Durante uma reunião com lideranças paulistas, ele afirmou ainda que o seu rumo mais provável é o PMDB. No encontro, que teve a participação dos deputados Márcio França (PSB), Aldo Rebelo (PCdoB) e Paulo Pereira da Silva (PDT), o democrata sugeriu a abertura de um diálogo com as legendas para marcharem juntos nas próximas eleições. “A reunião foi para falarmos sobre assuntos da cidade, mas, naturalmente, a conversa acabou sendo também sobre o cenário político e ele admitiu que vai sair do DEM”, afirmou França. De olho no governo de São Paulo em 2014, Kassab articula a formação de uma aliança ampla no estado para enfrentar o PSDB, que está no poder há 16 anos. Pelos planos, a aliança teria o PMDB, PSB, PR, PV, PC do B e PDT. Contudo, para fugir da infidelidade partidária, o prefeito ainda terá que buscar uma forma para deixar o DEM, de preferência amigável

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Kalil não será ministro da Saúde, mas..

Roberto Kalil Filho, médico particular de Dilma Rousseff, Lula, José Serra e etc e anfitrião do almoço que reuniu a presidente eleita e a comunidade médica no sábado, não será ministro da Saúde. Mas vai influir na escolha.

Não será a primeira vez. No caso de José Gomes Temporão, Kalil não apenas influiu. Ele o indicou para Lula.

Quem conhece como opera o poder, conhece o poder do discreto Kalil. No sábado retasado, por exemplo, o ministro da Articulação Política, Alexandre Padilha, de olho na Saúde, foi até Kalil para entregar, veja só, um currículo. Padilha é médico sanitarista.

PRESIDENTE DO PT NãO QUER MAIS SER UM ‘PORQUINHO’




Talvez com medo do lobo malvado, o presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra, afirmou neste domingo (21) em sua conta no microblog Twitter que está disposto a emagrecer e perder o apelido de "três porquinhos" que ganhou da presidente eleita Dilma Rousseff, junto ao ex-ministro Antonio Palocci e ao deputado José Eduardo Cardozo. "Geração saúde: caminhada de uma hora no Parque da Cidade. Meta é perder alguns quilos acumulados na campanha e, consequentemente, o apelido", postou Dutra. Em discurso na última sexta-feira (19), Dilma agradeceu ao trio formado por Dutra, Cardozo e Palocci, coordenadores de sua campanha à Presidência e, atualmente, integrantes de sua equipe de transição. "Os três porquinhos foram muito bem sucedidos na coordenação da minha campanha. Encontrei neles companheiros de todas as horas", brincou.

GABRIELLI DEVE SER MANTIDO NA PETROBRAS

O presidente Lula pediu e a presidente eleita, Dilma Rousseff, teria concordado, segundo publica o jornal Estado de S. Paulo nesta segunda-feira (22), em manter o baiano José Sérgio Gabrielli no comando da Petrobras, pelo menos durante o ano de 2011. Para Lula, não seria prudente alterar a cúpula da empresa no ano em que a briga pela distribuição dos royalties do petróleo da camada pré-sal incendiará o Congresso. A proposta do presidente, entretanto, contempla a saída de Gabrielli quando a situação apaziguar, no meio do governo. Ele viria ocupar uma vaga no secretariado do governo da Bahia, com o fim de ser o protagonista da sucessão do governador Jaques Wagner, em 2014.

TIRIRICA RENDERá R$ 2,7 MILHõES POR ANO AO PR

O lucro que o palhaço Tiririca deu ao seu partido, o PR, não foi apenas na ajuda para eleger mais três parlamentares da coligação. Com o número de votos, o partido também ganhará a mais, por ano, R$ 2,7 milhões no rateio do Fundo Partidário. O valor equivale a mais de cinco vezes o valor aplicado pela sigla na campanha do candidato. O Fundo Partidário é formado por recursos públicos e dividido de acordo com a votação de cada legenda. Graças ao desempenho eleitoral deste ano, o Partido da República vai elevar de 4,5% para cerca de 7,5% a sua fatia no bolo de R$ 201 milhões do fundo. Sua receita anual deve subir de cerca de R$ 8 milhões para pelo menos R$ 14 milhões. Informações do Estadão.

DILMA DEVE ANUNCIAR SAíDA DE MEIRELLES DO BC

A presidente eleita Dilma Rousseff, não gostou nada das informações de que o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, ele impôs condições para ficar no cargo, como a manutenção da autonomia na definição dos juros. Ela se reunirá com ele nesta semana e deve lhe anunciar sua saída do cargo. Até mesmo o presidente Lula não escondeu a contrariedade com o comportamento de Meirelles. Para Lula, ele perdeu muitos pontos ao agir assim porque, ao justificar sua esperada saída, tentou jogar no colo de Dilma a responsabilidade por eventual mudança na política monetária. A avaliação é a de que Meirelles criou enorme embaraço econômico, de difícil solução para Dilma, ao informar que foi convidado para continuar no cargo e, ao mesmo tempo, condicionar sua permanência à autonomia da instituição. Com isso, qualquer decisão que Dilma vier a tomar agora - diferente da permanência de Meirelles na presidência do banco - será interpretada pelo mercado financeiro como um afrouxamento da política de autonomia. Informações do Estadão.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Caso PanAmericano faz a festa dos criminalistas

O caso PanAmericano está fazendo a festa dos criminalistas. Rafael Palladino contratou Celso Vilardi. O ex-diretor financeiro e de Relações com Investidores Wilson de Aro será defendido pelo escritório Ráo, Pacheco, Pires & Penón. Márcio Thomaz Bastos e Arnaldo Malheiros, outros dois craques, também foram consultados por vários implicados.

EDUARDO DUTRA: PT DEVE COMANDAR A CâMARA

O presidente do PT, José Eduardo Dutra, um dos coordenadores da equipe de transição da presidente eleita Dilma Rousseff, disse nesta quinta-feira (18) que o comando da Câmara dos Deputados deve ficar nas mãos de um petista: "O ideal seria que se retomasse a tradição que existia até meados dos anos 90 em que o partido com a maior bancada ficava com a Presidência na Câmara e no Senado", defendeu. Pela regra, o PMDB comandaria o Senado. Dutra também disse não acreditar que o superbloco anunciado esta semana pelos peemedebistas possa causar uma divisão dentro da base aliada. O parlamentar ainda evitou dar detalhes sobre a escolha da equipe ministerial e negou que a presidente eleita vá criar novos ministérios para acomodar os partidos aliados. "O governo Lula é plural, e o mesmo acontecerá no governo Dilma", destacou. O vice-presidente eleito, Michel Temer, também afirmou que a repercussão sobre a criação do superbloco foi ampliada de forma artificial. "Deram muita ênfase a isso. Não há divergência nenhuma", garantiu.

BRASíLIA: MORRE A MãE DE ERENICE GUERRA

Raimunda Carvalho, mãe da ex-ministra da Casa Civil, Erenice Guerra, morreu na manhã desta quinta-feira (18), em Brasília. Aos 81 anos, ela sofria de problemas cardíacos e se recuperava de uma cirurgia no coração. Dona Raimunda estava internada e sofreu uma parada cardíaca na noite desta quarta-feira (17) por volta das 22h. O advogado de Erenice, Mário Oliveira Filho, disse que ela está “arrasada”. A ex-ministra acompanhou todo o velório, que ocorreu na capela do cemitério de Taguatinga, região administrativa de Brasília. Segundo a administração do cemitério, a corpo de Raimunda Carvalho foi sepultado às 17h30.

PT SE CONTENTA COM 1ª SECRETARIA DO SENADO

A bancada de senadores do PT, após uma reunião com o presidente da legenda, José Eduardo Dutra, se contentou em desistir da presidência do Senado, feudo do PMDB, para brigar apenas pelo respeito à tese da proporcionalidade das bancadas. Portanto, o partido brigará para ter, na Mesa Diretora, o segundo cargo mais importante, o de 1° secretário, que tradicionalmente vinha sendo ocupado por membros do DEM. O cargo funciona como uma espécie de prefeito do Senado, que gere um orçamento de cerca de R$ 2,7 bilhões por ano. Ainda trata de comissões, compras, contratação de serviços, administra a folha salarial dos concursados e avaliza os contracheques dos não concursados que lotam os gabinetes dos senadores.

MATRICULA NO ENSINO FUNDAMENTAL Só COM 6 ANOS

De acordo com nova resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE), que já entra em vigor para 2011, para ingressar no ensino fundamental, o aluno deve ter 6 anos, ou completá-los até 31 de março do ano da matrícula. As crianças que completarem 6 anos após essa data terão de ser matriculadas na educação infantil. A medida, válida para as escolas públicas e privadas, parte do entendimento de especialistas, que afirmam que a precocidade de crianças nos estudos não é tão importante assim para a estruturação pedagógica nem psíquica delas. No entanto, a resolução abre uma exceção, temporária, para dar tempo e convencer os pais da importância dessas novas regras: a criança, mesmo com 5 anos, que tiver estudado dois anos da educação infantil poderá entrar o 1º ano do ensino fundamental sem ter completado 6 anos.

KASSAB Dá SINAIS DE QUE SAIRá DO DEM

Frustrado na sua tentativa de fundir o DEM com o PMDB, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, deu novos indícios de sua saída do partido nesta quinta-feira (19), ao declarar apoio ao adversário do seu partido na disputa pela presidência da Câmara Municipal de São Paulo. No sábado passado, Kassab reuniu-se com o vice-presidente eleito e dirigente nacional do PMDB, deputado Michel Temer, na casa do peemedebista, em São Paulo, para mais uma rodada de negociação sobre a mudança de partido. Entre os pontos ainda pendentes está a busca de uma forma para a saída do prefeito do DEM sem que ele tenha problemas com a Justiça por infidelidade partidária. Kassab também quer levar cinco deputados federais ligados a ele e eleitos neste ano.

DILMA ENVIA CARTA AO PAPA BENTO 16

A antes agnóstica Dilma Rousseff, convertida durante a eleição em cristã convicta, fez mais um gesto para se aproximar da Igreja Católica. A presidente eleita enviou uma carta ao papa Bento XVI, em tom cordial e recorrendo a expressões cristãs, na qual assegura que deseja manter amplo diálogo com o Vaticano. O chefe de gabinete do presidente Lula, Gilberto Carvalho, que desembarcou em Roma nesta quinta (19) para entregar a correspondência. "A intenção da presidente eleita é fazer uma saudação ao papa e garantir que as relações do próximo governo com a Igreja continuarão sendo as melhores possíveis", disse o chefe de gabinete. Informações do Estadão.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

O Partido dos Trabalhadores (PT) fez mais uma engenharia nas contas

O Partido dos Trabalhadores (PT) fez mais uma engenharia nas contas da campanha de Dilma Rousseff ao Palácio do Planalto para ressarcir os gastos com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em eventos de apoio à então candidata. Ontem, a legenda devolveu R$ 645.791,67 aos cofres públicos, de acordo com informações da Casa Civil. Segundo o órgão, o valor ainda não constava do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi) porque o prazo de entrada dos dados é de até três dias. O montante é referente às despesas do segundo turno do pleito.
Os gastos com a presença de Lula em comícios durante o primeiro turno da campanha já foram pagos. Segundo a Casa Civil, foram depositados R$ 1.609.980,90, totalizando R$ 2.255.771,76. Essa quantia é equivalente a menos de 1% do total de despesas da campanha do PT para eleger Dilma Rousseff, algo em torno de R$ 170 milhões. Faltando menos de duas semanas para acabar o prazo de prestação de contas ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no entanto, a cúpula do partido se desdobra para cobrir um deficit de quase R$ 30 milhões.

Ressurreição dos bingos

Parlamentares da base e da oposição acolheram com entusiasmo a emenda do deputado Silvio Costa (PTB-PE) que destina à saúde recursos recolhidos com o jogo de bingo. Estudo elaborado pelo parlamentar mostra que a regularização de 1.500 casas de bingo poderia render R$ 9,5 bilhões anuais em impostos aos cofres públicos. Grande parte viria do recolhimento de Imposto de Renda dos prêmios pagos. O líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP), defendeu a legalização dos bingos e o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), afirmou que a ideia de usar os recursos para financiar a Saúde pode ser uma "alternativa".

Disputa

Disputa por verbas
Um dado anda incomodando a Rede TV!. Aos domingos, os preços cobrados pelo espaço publicitário do Pânico na TV! equivalem a apenas um quinto do que o Fantástico recebe no mesmo horário. Os números não correspondem à diferença na audiência, reclama a Rede TV!.

É, mas também é verdade que a audiência do Pânico tem tido mais dificuldades nos últimos tempos. No fim de semana, por exemplo, o programa de Sabrina Sato e Cia ficou em quarto lugar no ibope, marcando apenas seis pontos. O Fantástico, por exemplo, alcançou 19 pontos de média.

MANTEGA é CONVIDADO A FICAR NA FAZENDA

O ministro Guido Mantega deve ser o primeiro confirmado a permanecer no Ministério da Fazenda no governo da presidente eleita Dilma Rousseff. Segundo apurou a Folha de S. Paulo, o convite foi realizado na noite desta quarta-feira (17), em jantar entre os dois na Granja do Torto - residência de campo da Presidência, cedida à eleita na transição. Dilma planeja anunciar, em um primeiro bloco, sua equipe econômica já na próxima semana. Além da permanência de Mantega, Dilma também estuda aceitar a sugestão de Lula e manter Henrique Meirelles no Banco Central, até ao menos a fevereiro de 2011.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Preparando o terreno 1

Luciana Genro dará início no dia 6 de dezembro, na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, à campanha para tentar candidatar-se a algum cargo eletivo em 2012.

A deputada derrotada à reeleição devido ao quociente eleitoral tenta criar um clima político que evite algum pedido de impugnação de sua próxima candidatura pelo fato de ser filha do governador eleito do Rio Grande do Sul.

Luciana Genro diz que o evento contará com a presença de líderes de diversos partidos, como Pedro Simon, Sergio Zambiasi, Onyx Lorenzoni, Ana Amélia Lemos, além do próprio pai, Tarso Genro.

PMDB CRIA 'MEGABLOCO' E IGNORA O PT

Um “megabloco” foi fechado nesta terça-feira (16) entre PMDB, PR, PP, PTB e PSC visando uma atuação conjunta para a próxima legislatura na Câmara Federal. De acordo com os líderes dessas cinco legendas, o bloco contará com 202 deputados. Contudo, o PT, principal aliado do PMDB, ainda não foi procurado para se juntar ao grupo. Na semana passada os dois partidos selaram um acordo para que nenhum "avance" sobre o território do outro na montagem do ministério da futura presidente Dilma Rousseff (PT). Além disso, a estratégia, liderada pelo líder Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), que é candidato à presidência da Casa, é isolar os petistas e ganhar força na eleição do ano que vem. Mas o PT também quer a vaga. Pela legenda, são candidatos Cândido Vaccarezza (SP), Marco Maia (RS), João Paulo Cunha (SP) e Arindo Chinaglia (SP). Informações da Folha Online.

DILMA DESCARTA MANTER COTAS EM MINISTéRIOS

Tudo que se negociou e se especulou até o momento pode vir por água abaixo, em se tratando da equipe da presidente eleita Dilma Rousseff. Segundo apurou a Folha de S. Paulo, em matéria publicada nesta quarta-feira (17), a petista mandou abortar as negociações com os partidos aliados em que as siglas manteriam os mesmos ministérios em seu governo. O PMDB, principal aliado, foi o primeiro partido que manifestou interesse público em manter sua atual cota no governo. A determinação de Dilma seria uma reação ao "pacto de não agressão" firmado entre PMDB, PR, PP, PTB e PSC, selado para ampliar seu poder de barganha. "A presidente eleita vai montar o seu ministério e cabe aos partidos da base aliada darem sustentação a isso. E todos nós vamos nos colocar contrários a pressões que dizem que tudo tem que ficar como está", disse o líder do governo na Câmara dos Deputados, Cândido Vaccarezza (PT-SP).

PMDB e o PT

A guerra entre o PMDB e o PT estava escrita. É briga sem caráter político, mas, tão só, da revoada dos vampiros em busca de sangue novo, do seu quinhão em cargos poderosos do governo Dilma. Por cargos poderosos entendam-se aqueles que têm orçamentos bem fornidos, cargos importantes para distribuição à mancheia. Dilma reagiu. Não pretende esse tipo de guerra em torno da partilha dos ministérios e estatais, mas não tem muito que fazer. Os partidos, como o PMDB, se alinharam ao PT para elegê-la presidente. Parou por aí. A partir da vitória, o cenário é outro: é a corrida para os cofres públicos, para o vampiresco ato de sugar a República e dela tirar o que for possível e até o que não for. O PT foi o primeiro a se lançar. Como na poesia, enloquecido na torre do poder, “quer uma lua no céu e quer uma lua no mar”. Muito. A não ser reflexo na água, não existem duas luas. O Partido dos Trabalhadores correu para abocanhar o poder da Câmara, com orçamento semelhante ao de uma cidade do porte médio. O PMDB reagiu e alargou: no Senado o PT também não entra. Daí, partiu para o contra-ataque e montou um blocão, isolando os petistas, composto pelos partidos PMDB, PP, PR, PSC e PTB, com 202 deputados federais no total. Demonstra que tem força para segurar posições e controlar o legislativo, podendo, no entanto, abrir espaços para o PT, que chegaria, porém, em posição menor, enfraquecido. O “aquieta leão” flagrou o PT com as calças nas mãos. Natural. O PMDB é partido de tradição nesta esfera de poder. Prefere ter os cargos com seus orçamentos a comandar a República. Aqui na Bahia, o PT avança também para furar a paliçada do presidente do Legislativo estadual e deslocar o deputado Marcelo Nilo da presidência. Marcelo tem 42 votos, presumivelmente, uma ampla maioria em 63 deputados. Dilma tem o seu batismo de fogo, o jogo duro dos partidos pelos cargos. O blocão se diz dilmista, pretende apoiá-la, contanto que o PT desista da sua sede e fome. O jogo está sendo jogado

LULA: PT DEVE RESPEITAR PMDB NO SENADO

Contrariando os interesses do próprio partido, o presidente Lula associou-se à pretensão do PMDB de indicar o próximo presidente do Senado, a ser eleito em fevereiro de 2011. A ideia do PT era transportar para o Senado o acordo vigente na Câmara, de rodízio em que um biênio ficaria com o PT e outro com o PMDB. De acordo com o colunista Josias de Souza, da Folha de S. Paulo, o presidente diz, em diálogos privados, que o PT deveria evitar desgastes com o PMDB. Insinua que, no Senado, o PT deveria respeitar o “regimento”, que atribui à maior bancada o “direito” de indicar o presidente. Alheio às críticas, o PT pretende criar um bloco mais à esquerda, para contrapor o do PMDB, que tem consigo PP, PR, PTB e PSC. O PT planeja unir-se ao PSB, PCdoB e PDT. Se chegar a um acordo, disporá de um aglomerado de 165 votos. Menos que os 202 do bloco “rival”.

PP SAI DO ‘BLOCÃO’ RECÉM FORMADO PELO PMDB

O líder do PP na Câmara, deputado João Pizzolatti (SC), foi à imprensa para negar, na noite desta terça-feira (16), que o seu partido tivesse fechado acordo para compor, em 2011, um blocão com PMDB, PR, PTB e PSC. A declaração contraria a notícia dada pelo líder do PMDB, deputado Henrique Eduardo Alves (RN), articulador do bloco e interessado em presidir a Câmara no próximo ano. Segundo Pizzolatti, o PP não conversou com o PMDB sobre a composição para o próximo ano. “O que tem é uma conversa, que comecei há duas semanas, com PR e PTB”, declarou o pepista. “Até porque preciso consultar o partido, a base”, disse o deputado.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

guerra dos Cola

A disputa entre o empresário e deputado Camilo Cola, dono do Grupo Itapemirim, e a sua filha, Ana Maria Cola, teve mais um episódio na semana passada.

Resumindo: há anos os dois brigam na Justiça do Espírito Santo pelo inventário da família. Em 2008, com a morte de Ignez Cola, casada com Camilo em comunhão de bens, o patrimônio deveria ter sido repartido pelos filhos. Ana Maria, no entanto, considera que está sendo enganada porque as propriedades da família estariam subavaliadas.

Durante a campanha, a filha chegou a levantar a hipótese de uso de laranjas no conglomerado do pai. Camilo Cola não se elegeu e deu o troco pós-eleitoral. Os dois filhos de Ana Maria acabam de ser demitidos da Marbrasa, empresa de mármore do empresário.

TECNOLOGIA AJUDARÁ PAGAMENTO DO BOLSA FAMÍLIA

Os beneficiários do Bolsa Família passarão a receber o benefício do programa pelo celular a partir de 2011. De acordo com a revista Veja, a novidade tecnológica vai possibilitar à Caixa Econômica Federal (CEF) entrar no mercado de prestação de serviços de telefonia. A justificativa para a ideia é a de que muitos beneficiários do Bolsa Família vivem hoje em locais onde não existem agências da Caixa, nem mesmo caixas eletrônicos em que seja possível sacar o dinheiro do benefício. Já a cobertura de celular está presente em quase todas as cidades do país – e deve chegar a todo território nacional até o final deste ano. No projeto, os telefones dos beneficiários do programa terão de ser equipados com um novo chip, que transforma o celular em um cartão de pagamento. A CEF não confirmou as mudanças.

BANCADA EVANGÉLICA COBRA AO VICE CPI DO ABORTO

Mal acabou o pleito presidencial e a bancada evangélica da Câmara procurou o comandante da Casa e vice-presidente eleito, Michel Temer (PMDB-SP) para uma conversa. O objetivo do grupo era cobrar o retorno da ajuda cristã que estancou a crise que atingia a candidatura da presidente eleita, Dilma Rousseff, em pleno segundo turno, quando seu adversário, José Serra (PSDB), focou o discurso na polêmica da legalização do aborto. Vinte parlamentares de diferentes partidos, mas com afinidade religiosa, levaram a Temer uma pauta que a bancada pretende defender com unhas e dentes. Os evangélicos pediram ao presidente que “sensibilizasse” os líderes de partidos governistas a indicar nomes para a instalação da CPI do Aborto. De acordo com o Correio Braziliense, o foco da CPI seria investigar as clínicas que fazem aborto de forma ilegal e o mercado de medicamentos abortivos.

DILMA DEVE RETOMAR REFORMAS DE PALOCCI

A presidente eleita Dilma Rousseff deverá desonerar a folha de pagamento, recuperando, assim, uma velha bandeira do setor produtivo. Pelo menos é o que garante o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, um dos assessores mais próximos de Dilma. A medida deve funcionar como uma arma do Brasil na guerra cambial, porque reduz os custos das empresas. De acordo com o Estadão, essa é uma das providências que o novo governo planeja para reduzir o famoso "custo Brasil". Bernardo garante que Dilma vai retomar as reformas microeconômicas, medidas pontuais para elevar a produtividade da economia, encabeçadas pelo ex-ministro da Fazenda, Antonio Palocci, mas depois abandonadas no segundo mandato.

MALTA QUER QUE ANALFABETOS POSSAM SE CANDIDATAR

Aproveitando a polêmica em torno da candidatura e eleição de tiririca, o senador Magno Malta (PR) afirmou que é discriminação o dispositivo constitucional que impede a candidatura de analfabetos a cargos eletivos e informou que apresentará proposta de emenda à Constituição permitindo a eleição dessa parcela da população. O partido de Malta, o PR, também entrará com uma ação direta de inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal, pedindo que seja declarada a inconstitucionalidade da limitação, informou o senador. Com informações do blog de Claudio Humberto.

DILMA PREPARA REAJUSTE DO BOLSA-FAMÍLIA

A equipe de transição da presidente eleita Dilma Rousseff estuda dar um reajuste acima da inflação para o Bolsa-Família. Se for corrigida apenas a inflação do período do último reajuste, em maio de 2009, seriam apenas pouco mais de 9%. Os gastos anuais do programa estão estimados em R$ 13,4 bilhões. Hoje, o País tem 8,9 milhões de miseráveis, depois da queda de 12% para 4,8% do porcentual da pobreza extrema observada entre 2003 e 2008. O número de pobres varia porque não existe uma linha de pobreza única no Brasil. Grande parte dos extremamente pobres já integra o Bolsa-Família – representam 85% dos inscritos no programa. Mas o benefício pago não é suficiente para fazer com que todas essas famílias superem a condição de pobreza mais aguda, com renda mensal de até R$ 70 por pessoa da família. Atualmente, o programa paga de R$ 22 a R$ 200, dependendo do grau de pobreza e da quantidade de filhos da família.

GABRIELLI COTADO PARA A INTEGRAÇÃO NACIONAL

O economista José Sérgio Gabrielli, segundo a coluna Tempo Presente, do jornal A Tarde, estaria cotado para assumir um ministério como o da Integração Nacional. Ele agora ocupa a presidência da Petrobras, onde tem um respaldo de ter transformado a empresa em uma gigante. Sua ida para um ministério teria o objetivo de forjar novos quadros petistas baianos com projeção nacional, a fim de criar alternativas para a disputa do Governo do Estado baiano

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Melhor antes

Aliados de Alvaro Dias estudam uma saída para o senador não precisar disputar a liderança do PSDB no Senado com nomes fortes do partido que foram eleitos nas últimas eleições, como Aécio Neves e Aloysio Nunes Ferreira.

Uma das soluções aventadas é Arthur Virgílio, que não conseguiu reeleger-se, passar a braçadeira de capitão da bancada antes da virada do ano. Resta saber se a iniciativa terá a concordância dos demais senadores tucanos.

Schincariol nas eleições

O Grupo Schincariol mais do que dobrou a sua contribuição financeira nas eleições deste ano. As doações para dezenas de candidatos alcançaram 4,9 milhões de reais – em 2006, o grupo destinou 1,7 milhão de reais para campanhas.

Arthur Virgílio, Magno Malta, Jutahy Magalhães, Arlindo Chinaglia, Demóstenes Torres e Germano Rigotto foram alguns dos contemplados.

É muito mais do que as outras cervejarias gastaram. Juntas, Ambev, Petrópolis e Bavaria doaram cerca de 740 000 reais para candidatos de todo o país.

CIRO COTADO PARA ASSUMIR BNDES

O deputado federal Ciro Gomes (PSB) deve assumir a presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no governo Dilma Rousseff. De acordo com uma fonte com acesso à Dilma, mesmo depois de ter sido retirado da disputa presidencial a pedido do presidente Lula, Ciro continuou um aliado fiel e no segundo turno atuou na coordenação política da campanha da petista. Por isso, deve ser contemplado com um cargo na nova administração. De acordo com esse interlocutor, a presidente eleita também acredita que Ciro possa dar uma contribuição ao setor, pois tem boa formação e pulso firme, qualidades consideradas necessárias para gerir o órgão. Além disso, é adepto da linha desenvolvimentista, perfil que Dilma pretende buscar na composição de seus colaboradores. Informações do Estadão.

SARNEY REJEITA ROTAÇÃO COM PT NO SENADO

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), se posicionou contrário à proposta do PT de criar um rodízio com o PMDB nas presidências da Câmara e do Senado. O PMDB defende o revezamento apenas na Câmara dos Deputados. Mas os petistas reivindicam o comando no Senado durante o biênio 2013-2014. "Essa questão é regimental", disse Sarney, por meio de sua assessoria de imprensa. Nos próximos quatro anos, o PMDB terá 20 senadores, seguido do PT, com 14. Os peemedebistas alegam que o regimento do Senado prevê que a presidência da Casa fique sempre com o maior partido. Renan observou que "só a maioria do Parlamento pode revogar o regimento". Informações do Estadão.

CHINA INVESTE US$ 7,5 BI EM SOJA GOIANA

O governador de Goiás, Alcides Rodrigues Filho (PP), assinou nesta semana um termo de cooperação com o governo chinês que poderá resultar em investimentos de até US$ 7,5 bilhões no agronegócio goiano nos próximos anos. O objetivo da parceria é expandir a produção de soja no estado em pelo menos 6 milhões de toneladas – volume que seria exportado integralmente para a China.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

De volta às compras

O Hypermarcas acaba de gastar 251 milhões de reais comprando empresas e marcas no setor de higiene e medicamentos. Comprou (por 82 milhões de reais) as empresas IPH e DPH, donas da marca Bitufo, de higiene bucal, pastas de dentes, fios dentais e etc. Comprou também três marcas de medicamentos da Medley, o Digetrat, o Peridal e o Lopigrel. Os três remédios custaram 84 milhões de reais. E, finalmente, comprou da Colgate-Palmolive a marca de sabonete Pom-Pom por 85 milhões de reais. (em 2009, já comprara as marcas de fraldas e absorventes descartáveis da Pom-Pom)

É a volta da Hypermarcas às compras: no ano passado, a média da empresa era um negócio por mês; neste ano, o grupo até agora pisara no freio.

Essas aquisições vem se somar a um portfólio que inclui dezenas empresas (que representam mais de 30 marcas), todas compradas em apenas dez anos, desde que o grupo surgiu em 2000.

Hoje, o Hypermarcas é o maior grupo de bens de consumo brasileiro, com um portfólio de marcas como Bozzanno, Rastro, Risqué e Cenoura & Bronze, na área de cosméticos; Zero Cal, Finn e Etti, no setor de alimentos; Assolan, no segmento de limpeza; e Gelol, Doril, Engov, Vitasay e Epocler, no setor de medicamentos.

Tudo azul

No ranking das empresas aéreas, a TAM liderou o mês de outubro, segundo a Anac. Tem 42,83% dos passageiros das rotas domésticas. A Gol vem em seguida, com 39,15% do mercado. Até aí, nenhuma novidade.

Impresionante é constatar que as pequenas já dominam 18% dos voos domésticos. A Azul , por exemplo, que detém 6,73% do mercado nacional e é a terceira maior empresa aérea do país, registrou um crescimento de 86% nos últimos doze meses.

DILMA CRITICA POLÍTICA MONETÁRIA DOS EUA

Em sua primeira participação em um evento internacional após vencer as eleições, a presidente eleita Dilma Rousseff partiu para a ofensiva contra a política monetária dos Estados Unidos, nesta quinta-feira (11), em Seul. Questionada se a medida do Federal Reserve (Banco Central norte-americano) de adquirir US$ 600 bilhões em títulos seria uma "desvalorização disfarçada", Dilma concordou. Ela afirmou que a decisão dos EUA de injetar dólares na economia gera um "protecionismo camuflado" por parte das outras nações "como forma de se proteger". “Há uma questão que eu acho que é grave para o mundo inteiro, que é o problema da política do dólar fraco. Essa é uma questão que sempre causou problema. Faz com que o ajuste americano fique na conta das outras economias”, disse. A presidente eleita chegou na Coreia do Sul na quarta (10) para participar das reuniões do G20 ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Informações do G1.

CABELEIREIRA NA EQUIPE DE TRANSIÇÃO DE DILMA

Além de uma indiciada por participar da máfia dos sanguessugas, a equipe de transição da presidente eleita Dilma Rousseff (PT) conta também com uma cabeleireira gaúcha. Márcia Westphalen é formada em Direito e vai receber mais de R$ 6,8 mil para atuar como secretária de Dilma. De acordo com o jornal Folha de S.Paulo, até o ano passado, Márcia trabalhava em um salão de beleza em Porto Alegre (RS). Ela manteve até a tarde de quarta-feira (10), dia em que saiu sua nomeação, um blog sobre "cabelos, tendências e dicas de visual". Segundo a Folha, o blog saiu do ar após a reportagem entrar em contato com o governo de transição. No site, a cabeleireira se apresentava dizendo já ter morado em "vários países" e trabalhado "em salões de diversos estilos". Afirmava ainda que, "por ideologia, não faço alisamento, escovas progressivas ou qualquer outro processo agressivo". Segundo o governo de transição, Márcia foi selecionada por análise de currículo pela campanha de Dilma.

DILMA DEFENDE SALÁRIO MAIOR PARA MINISTROS

A presidente eleita, Dilma Rousseff (PT), não quis falar sobre a proposta de aumento do seu salário, mas, indiretamente, defendeu o reajuste, ao ponderar que os vencimentos de seus auxiliares devem ser majorados. Indagada durante entrevista à imprensa no hotel em que está hospedada em Seul, na Coreia do Sul, ela afirmou que "de fato, alguma coisa tem de ser feita em relação ao salário dos ministros porque, caso contrário, nós não vamos ter ninguém para ser ministro do Brasil. (O salário deles) é muito defasado em relação ao mercado". Acontece que o salário dos ministros é vinculado ao do presidente (o reajuste do de Dilma provoca a reação em cadeia nos cargos do alto escalão do governo). Atualmente, os titulares têm salário de cerca de R$ 12 mil mensais. O do presidente da República é um pouco maior. Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) recebem R$ 26,7 mil e querem elevá-lo para R$ 30,6 mil. Deputados e senadores ganham cerca de R$ 16,5 mil e querem R$ 24,5 mil. Informações do Estadão.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Os bancos e a mídia

A Mídia B, especializada na consultoria de imagem, fechou um levantamento sobre o grau de exposição dos bancos brasileiros na imprensa durante as eleições. No sistema de pontuação criado pela empresa, o Banco do Brasil lidera o ranking, seguido de Santander, Bradesco e Itaú.

A diferença é o volume de informações negativas publicadas envolvendo o BB. Segundo a Mídia B, 25% das reportagens veiculadas entre julho e setembro falavam sobre a quebra de sigilo de Eduardo Jorge e o aparelhamento do banco.

Dinheiro em vão

O TSE deve barrar daqui a pouco Natan Donadon de voltar à Câmara dos Deputados em 2011. Primeiro parlamentar condenado pelo Supremo à prisão, ele recorreu ao TSE para derrubar a decisão do TRE Rondônia que proibiu sua candidatura a deputado por Rondônia.

Donadon gastou 804 000 reais na campanha e obteve 43 627 votos, suficientes para reeleger-se. Gasto em vão.

Difícil transição

Difícil transição
O governo eleito do Pará pediu a presença de um representante do Ministério Público e outro da OAB no processo de transição. Quer a participação de integrantes isentos nas conversas com o governo de Ana Júlia Carepa a fim de facilitar o acesso aos dados das diversas áreas do Executivo local.

Os sucessores de Ana Júlia também querem contar com testemunhas que ajudem o novo governo a neutralizar eventuais declarações de que as contas do estado estão sendo entregues em boas condições.

SP: PANAMERICANO TEM MAIS DE 8 MIL AÇÕES NA JUSTIÇA

O banco Panamericano, que nesta terça-feira (9) recebeu a notícia do aporte de recursos de R$ 2,5 milhões do grupo Sílvio Santos para salvar a empresa, aparece em mais de 8 mil ações no Estado de São Paulo desde 1998. São demandas como rescisão de contrato bancário, discussões sobre abertura de crédito e pedidos de indenizações por dano moral envolvendo pessoas físicas, dentre outras. A empresa também aparece em brigas judiciais com outras companhias. As ações, no entanto, têm o banco Panamericano nos papéis de autor e réu. Algumas ainda estão em andamento, outras já foram definidas e poucas estão extintas. Existem também processos que correm em segredo de Justiça e não foram computados no montante geral de demandas no tribunal paulista. Informações do Estadão.

A VOZ DO BRASIL’ NÃO PRECISA SER ÀS 19H

“Em Brasília, 19 horas”. O famoso bordão radiofônico está com os dias contados. Isso porque a Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou nesta quarta-feira (10) o projeto de lei que flexibiliza a transmissão do tradicional programa “A Voz do Brasil”. Pela proposta, o programa poderá ser exibido entre as 19 e 23 horas pelas rádios. Atualmente, o programa era transmitido, obrigatoriamente, às 19h – exceto em casos muitos especiais. O programa serve como instrumento de divulgação da atuação dos parlamentares. A maior reclamação das rádios, no entanto, é que a audiência cai muito quando a programação é interrompida para transmitir o programa – de cerca de 19% para algo em torno de 2%. Pelas alterações feitas pelo Senado, as rádios deverão informar aos ouvintes, às 19h, o novo horário de transmissão d’A Voz do Brasil. Apenas as rádios educativas não poderão alterar o horário do programa.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Racha no PMDB

O grupo de Michel Temer estuda saídas jurídicas para evitar que a Comissão de Ética Pública o force a licenciar-se da presidência do PMDB. A medida do colegiado ligado à Presidência da República, que já retirou - pelo menos formalmente – Carlos Lupi do comando do PDT, daria ao PMDB do Senado o comando do partido. Primeiro vice-presidente da legenda, Valdir Raupp foi eleito para o cargo devido ao apoio que recebeu de Renan Calheiros.

Caiado reage ao fim do DEM

Ronaldo Caiado anda indignado com a ideia de alguns colegas de partido de fundir o DEM ao PMDB. Acha que só afasta potenciais candidatos a prefeito, o que enfraqueceria ainda mais o partido nas próximas eleições. Diz Caiado:

- A fusão é um desserviço ao partido, é um processo antropofágico.

- É discussão de quinta coluna, interesse da ala paulista.

- Temos que assumir a posição de oposição. Fomos escalados para isso.

- Não podemos entrar pela porta dos fundos do Palácio.

- A solução? Fazer uma reunião na quinta-feira e lançar um candidato próprio à Presidência, como fez a Marina. Se não for para fulanizar na quinta-feira, pelo menos definir a estratégia.

EMPREITEIRAS ELEGERAM 54% DOS CONGRESSISTAS

De acordo com matéria publicada no jornal Folha de S. Paulo, neste domingo (6), as empreitaras despejaram R$ 99,3 milhões na campanha de 264 deputados e 42 senadores que assumirão seus mandatos no ano que vem. A quantia é mais que o triplo do que foi investido em 2006, quando foram doados licitamente R$ 32,6 milhões em valores corrigidos. O setor de construção civil foi, de longe, o que mais doou para as campanhas, superando outros tradicionais doadores como bancos, mineradoras e empresas ligadas ao agronegócio. Os petistas foram os que mais arrecadaram do setor: R$ 25 milhões. O partido conquistou cem cadeiras do Congresso. Os eleitos pelo PSDB, 58 no total, receberam R$ 19 milhões, e os pelo PMDB, 55, R$ 12 milhões.

GOVERNADORES DO PSDB COBRAM R$ 20 BI DE DILMA

A presidenta eleita Dilma Rousseff (PT) já terá uma salgada conta de R$ 20 bilhões para administrar quando assumir a presidência. A dívida é com três estados (São Paulo, Minas Gerais e Paraná), que serão administrados por três governadores tucanos – Geraldo Alckmin, Antonio Anastasia e Beto Richa, respectivamente, e se refere a repasses que a União deveria ter feito aos Estados, mas que Lula se absteve de fazer. Os repasses se devem à Lei Kandir, s Sancionada pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que isentou os exportadores do pagamento do ICMS, tributo estadual. Privados da coleta, os Estados deveriam receber uma “compensação” dos cofres da União. Nos oito anos de sua gestão, entretanto, o presidente Lula não incluiu no Orçamento anual provisões para cobrir essa despesa. Os três governadores pretendem encontrar adeptos à este pleito junto a outros governadores, inclusive os da base governista, o que aumentaria substancialmente a conta e os problemas. Informações do Blog de Josias de Souza.

PT E PMDB QUEREM NOVA ELEIÇÃO NO PARÁ

O PT e o PMDB vão protocolar no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Pará pedido de novas eleições para o cargo de senador no Estado. Para os partidos, mais da metade dos votos (57%) foram considerados nulos no primeiro turno, em consequência da cassação das candidaturas de Jader Barbalho (PMDB) e de Paulo Rocha (PT), motivo suficiente para convocar um novo pleito. "O PT vai brigar para que a Justiça Eleitoral leve em consideração o sentimento expresso por dois terços dos eleitores paraenses", disse o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, quando visitou o Pará, no dia do segundo turno das eleições presidenciais. A governadora do estado, Ana Júlia Carepa (PT), que foi derrotada na tentativa de se reeleger, garante que ainda não pensou em se candidatar ao cargo, mas afirma que o PT já tem compreensão sobre o assunto. "A gente pretende, sim, discutir o Senado, é claro. Até porque vai ter uma nova eleição", acrescentou.

DILMA SERÁ PARTICIPANTE OFICIAL DO G-20

A presidente eleita Dilma Rousseff participará das mesas de negociações do G-20, em Seul, na Coreia do Sul, com o mesmo poder dos líderes internacionais. O convite oficial chegou ao Brasil na noite de quinta-feira e prevê que ela se sentará à mesa do G-20 no jantar e almoço com os chefes de Estado e de governo, além de participar de todas as discussões sobre guerra cambial, no dia 12. Dilma pode até fazer alguma intervenção oficial se o Brasil achar conveniente. No G-20, cada país tem direito a quatro assessores na reunião. No caso do país, serão cinco lugares. O encontro será realizado na quinta e sexta-feira. Informações do Estadão

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Próxima vítima

Rodovalho deve ser o segundo deputado a perder o mandato por infidelidade partidária desde que a regra foi criada. Em agosto, o TSE determinou a cassação de Rodovalho, que trocou o DEM pelo PP. Desde então, o caso dormita na Corregedoria da Câmara. Mas agora, passadas as eleições, tem tudo para ser concluído antes do fim do ano.

Rodovalho poderá apresentar uma defesa. No entanto, como se trata de uma decisão judicial, a Corregedoria e a Mesa Diretora da Câmara tendem a seguir o entendimento do TSE e fazer com que o mandato do deputado pelo Distrito Federal acabe mais cedo.

Suplente oficial

O empresário Cyro Miranda assumirá a cadeira no Senado de Marconi Perillo, governador eleito de Goiás. Nada de anormal, não fosse o fato de entre 1995 e 2003 Miranda ter ocupado a segunda suplência do então senador Iris Rezende, justamente o adversário derrotado por Marconi Perillo nas últimas eleições.

CEF: CAPTAÇÃO DE POUPANÇA É A MAIOR EM DEZ ANOS

A Caixa Econômica Federal anunciou nesta quinta-feira (4) captação liquida de R$ 9,8 bilhões no acumulado do ano até 31 de outubro. O resultado é 60% superior ao mesmo período do ano passado e representa a melhor marca em dez anos. O saldo total da poupança da Caixa alcançou R$ 124,3 bilhões e a participação de mercado chegou a cerca de 34%. A CEF abriu 3,3 milhões de novas poupanças de janeiro a outubro deste ano. Com o adicional, o número total de contas ativas no banco saltou para 40,4 milhões. A Região Sudeste mantém o maior número de clientes, com cerca de 50% dos poupadores. O Nordeste vem em seguida, com 22% do total. Cerca de 40% dos clientes da poupança têm entre 21 e 40 anos de idade. Informações da Folha Online.

SERGIPE: VALADARES MINISTRO E DUTRA NO SENADO

Valadares assumiria um Ministério para Dutra assumir o Senado

O presidente do PT, José Eduardo Dutra, um dos homens fortes da campanha de Dilma Rousseff à Presidência da República, pode assumir o Senado a partir de 1º de janeiro de 2011 na vaga do senador reeleito Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), de quem é suplente. Para que Dutra assuma o Senado, seria oferecido um ministério a Valadares no futuro governo de Dilma. À imprensa, o presidente do PT admite que gostaria de ir para o Senado, mas diz que isso não depende dele. Por outro lado, a operação pode complicar, uma vez que o PSB pretende ampliar o seu espaço no futuro governo, mas já adiante que, neste caso, a indicação do senador sergipano para o Ministério ficaria na cota do PT. Enquanto as coisas não se definem, Dutra foi escalado para estabelecer o diálogo com os partidos aliados durante a transição

AÉCIO: OPOSIÇÃO SERÁ RESPONSÁVEL E GENEROSA

O senador eleito Aécio Neves (PSDB-MG) disse na tarde desta quinta-feira (4), em Caeté (MG), que fará uma oposição “responsável e generosa" com o país durante o governo de Dilma Rousseff (PT), mas atenta à fiscalização das ações do Executivo. A declaração de Aécio foi uma resposta ao presidente Lula, que na quarta-feira reclamou da oposição feita ao seu governo e pediu que não fosse feita uma “oposição com raiva” à sua sucessora. “O presidente certamente pode ficar tranquilo, porque ele não verá uma oposição como a que o PT fez em relação ao governo Fernando Henrique, propondo o "Fora FHC", afastamento do presidente, ou votando contra matérias relevantes como o Plano Real e a Lei de Responsabilidade Fiscal”, ironizou o tucano, que promete defender no Senado uma agenda de reforma política, redução da carga tributária e fortalecimento de municípios e estados. Informações de O Globo.


--------------------------------------------------------------------------------
00:00:31


Foto: Divulgação


O senador eleito Aécio Neves (PSDB-MG) disse na tarde desta quinta-feira (4), em Caeté (MG), que fará uma oposição “responsável e generosa" com o país durante o governo de Dilma Rousseff (PT), mas atenta à fiscalização das ações do Executivo. A declaração de Aécio foi uma resposta ao presidente Lula, que na quarta-feira reclamou da oposição feita ao seu governo e pediu que não fosse feita uma “oposição com raiva” à sua sucessora. “O presidente certamente pode ficar tranquilo, porque ele não verá uma oposição como a que o PT fez em relação ao governo Fernando Henrique, propondo o "Fora FHC", afastamento do presidente, ou votando contra matérias relevantes como o Plano Real e a Lei de Responsabilidade Fiscal”, ironizou o tucano, que promete defender no Senado uma agenda de reforma política, redução da carga tributária e fortalecimento de municípios e estados. Informações de O Globo.

MARINA RECEBEU R$ 3 MILHÕES DE POLUIDORES

A campanha da senadora Marina Silva (PV) recebeu R$ 3 milhões em doações de segmentos tidos como poluidores, como os de metalurgia, mineração, papel e celulose, fertilizantes e cana-de-açúcar. Empresas como Cosan (uma das maiores produtoras mundiais de cana-de-açúcar), Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), Suzano Papel e Celulose, Klabin e Bunge, entre outras relacionadas a atividades poluentes, financiaram 12,5% dos R$ 24,1 milhões arrecadados para a campanha da candidata verde. De acordo com sua assessoria, o principal motivo das doações desse tipo de empresa é o modelo vigente de financiamento de campanhas, que obriga os candidatos a arrecadarem em curto prazo. "Só temos três meses para arrecadar os fundos de campanha. Não dá para pedir atestado de 100% de excelência", explica o assessor Nilson de Oliveira. "Não foi firmado nenhum tipo compromisso com as empresas financiadoras". Informações do Estadão.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

DEPUTADOS FEDERAIS GASTARAM R$ 9,72 POR VOTO

O jornal Folha de S. Paulo, em matéria publicada nesta quinta-feira (4), calculou o quanto gastou cada deputado federal eleito na campanha, comparado ao número de votos que cada um obteve. Descobriu que, em média, os 513 deputados federais eleitos gastaram R$ 9,72 por voto. O custo total foi de R$ 567 milhões. O custo do voto no Senado foi três vezes menor: R$ 2,15, em média. Quem pagou mais caro por voto foi a deputada eleita Teresa Jucá (PMDB-RR), ex-mulher do senador Romero Jucá (PMDB-RR). Ela gastou R$ 7,2 milhões na campanha – R$ 248,83 por cada voto recebido. No total, Teresa gastou nove vezes mais que o valor que ganhará como deputada pelos quatro anos de mandato (cerca de R$ 792 mil, sem contar verbas indenizatórias e benefícios). O deputado eleito Tiririca (PR-SP) teve um dos menores gastos. Cada um de seus 1.353.820 votos custou R$ 0,50.

EQUIPE ECONÔMICA DE DILMA DEVE SAIR LOGO

De acordo com o que apurou a Folha de S. Paulo, o primeiro “bloco” de ministros da nova equipe de governo, da presidente eleita Dilma Rousseff (PT), deve contemplar as pastas da área econômica. Ou seja: o presidente do Banco Central, os ministros da Fazenda e do Planejamento. A pressa em definir estes nomes tem como fim evitar a desconfiança do mercado financeiro. Lula já teria aconselhado Dilma a manter Guido Mantega na Fazenda e Henrique Meirelles no Banco Central. Segundo informa a Folha, a petista ainda tem dúvidas, principalmente em relação ao BC. Isso porque Henrique Meirelles deverá ser indicado para ocupar um ministério. A antecipação do anúncio possibilitaria que a nova equipe já começasse a discutir com o governo medidas de impacto fiscal.

CCJ APROVA FIM DE SUCESSÃO PELO VICE

Vai para o plenário do Senado a proposta que retira do vice-presidente da República a condição de sucessor se o cargo de presidente ficar vago. A proposta, aprovada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado, determina que, nessa situação, haja convocação de novas eleições. Pelo texto aprovado, se a vacância ocorrer nos dois últimos anos do mandato, o novo presidente será eleito pelos deputados e senadores 30 dias depois da abertura da vaga. E se o cargo ficar vago nos primeiros dois anos do mandato, será realizada uma nova eleição direta, com voto popular, em 90 dias. Informações do Estadão.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Frases do dia......

Viver no Rio é uma merda; mas é bom. Viver em New York é bom, mas é uma merda.

(Tom Jobim).
**************************

- Por ocasião da inauguração da Ponte Rio-Niterói, pediram a opinião do Max Nunes.
Resposta: Por um lado, é muito bom; por outro lado, é Niterói.
(Max Nunes)
**************************
- Quando estamos fora, o Brasil dói na alma; quando estamos dentro, dói na pele.
(Stanislaw Ponte Preta).
**************************
- A Academia Brasileira de Letras se compõe de 39 membros e um morto rotativo.
(Millôr Fernandes)
**************************

- Brasil? Fraude explica.
(Carlito Maia).
**************************
- Pior do que o fim do mundo, para mim é o fim do mês.
(Zeca Baleiro).
**************************

- Quem se mata de trabalhar merece mesmo morrer.
(Millôr Fernandes).
**************************
- Acho o Brasil infecto. Não tem atmosfera mental; não tem literatura; não tem arte; tem apenas uns políticos muito vagabundos.
(Carlos Drummond de Andrade)
**************************

- Como se algum político, com exceção de meia dúzia de três ou quatro,
representasse alguém, a não ser a si mesmo, a família e aderentes.
(João Ubaldo Ribeiro)

- Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim.
(Millôr Fernandes)
**************************
- No Brasil, quem tem ética parece anormal.
(Mário Covas)
**************************

- A arte de ser louco é jamais cometer a loucura de ser um sujeito normal.
(Raul Seixas)
**************************
- Não é triste mudar de idéias; triste é não ter idéias para mudar.
(Barão de Itararé)
**************************

- Ninguém morre, as pessoas despertam do sonho da vida.
(Raul Seixas)
**************************

- Comecei uma dieta: cortei a bebida e as comidas pesadas e em quatorze dias perdi duas semanas.
(Tim Maia).
**************************

- A minha vontade é forte, mas a minha disposição de obedecer-lhe é fraca.
(Carlos Drummond de Andrade).
**************************
- O sol nasce para todos, a sombra pra quem é mais esperto.
(Stanislaw Ponte Preta).
**************************
- Nada nos humilha mais do que a coragem alheia.
(Nelson Rodrigues).
**************************
Celulites não são apenas celulites, elas querem dizer..."Eu sou gostosa". Só que em Braille !!!
(Rita Cadilac - ex-chacrete)
**************************
De nada adianta ter barriga de tanquinho, se a torneira for pequena...
(Reinaldo Gianechini)
**************************
Fumo maconha, mas não trago, quem traz é um amigo meu.
(FABIO ASSUNÇÃO)
**************************
O que te engorda não é o que você come entre o Natal e o Ano Novo, mas o que você come entre o Ano Novo e o Natal !
(Hebe Camargo)
**************************
Se o horário oficial é o de Brasília, por que a gente tem que trabalhar na segunda e na sexta-feira ?
(Marta Suplicy)
**************************
Para seu marido não acordar com a macaca...Depile-se !!!
(Vera Fischer)
**************************
O homem é um ser tão dependente, que até pra ser corno, precisa da ajuda da mulher. Pra ser viúvo, também...
(Dercy Gonçalves)
**************************
Por maior que seja o buraco em que você se encontra, pense que, por enquanto, ainda não há terra em cima.
(Yasser Arafat)
**************************
Cabelo ruim é igual a bandido...ou tá preso, ou tá armado !!!
(Belo)
**************************
Preguiçoso é o dono da sauna, que vive do suor dos outros.
(Príncipe Charles)
**************************
Não me considere o chefe; considere-me apenas um colega de trabalho que tem sempre razão...
(George Bush)
**************************
Malandro é o pato, que já nasce com os dedos colados pra não usar aliança.
(Zeca Pagodinho)
**************************
Mulher gorda é que nem Ferrari...Quando sobe na balança, vai de zero a cem em um segundo.
(Rubinho)
**************************
Se um dia, a vida lhe der as costas...Passe a mão na bunda dela !!!
(Nelson Rodrigues)
**************************
Os psiquiatras dizem que uma em cada quatro pessoas tem alguma deficiência mental...Fique de olho em três de seus amigos. Se eles parecerem normais, o retardado é você.
(Palloci)
**************************
Se homossexualismo fosse normal...Deus teria criado Adão e Ivo.
(Roberta Close Ivo)
**************************
Todo mundo tem cliente. Só traficante e analista de sistemas é que tem usuário.
(Bill Gates)
**************************
Mulher de amigo meu é ígual a muro alto...Sei que é perigoso, mas eu trepo.
(Antonio Fagundes)
**************************
Casamento começa em motel, e termina em pensão !!!
(Daniel Filho - tem 4)
**************************
Seja legal com seus filhos. São eles que vão escolher seu asilo.
(Desconhecido)
**************************
Antigamente o homossexualismo era proibido no Brasil. Depois, passou a ser tolerado. Hoje é aceito como coisa normal... Eu vou-me embora, antes que se torne obrigatório !!!
(Diego, jogador do Santos, que só "embichou" em Portugal)
**************************
Ex-namorada é igual a McDonalds: a gente sabe que não deve, mas acaba comendo de vez em quando !!!
(Ronaldinho - sobre quase todas ex-namoradas)
**************************
Passar a mulher pra trás é fácil, difícil é passar adiante !!!
(Eduardo Suplicy)

Vice dos sonhos

Dono de uma fortuna declarada ao TSE de 1,2 bilhão de reais, Guilherme Leal ficou 12 milhões de reais (ou mais precisamente 12 190 265,64 reais) menos rico por causa eleições. Este foi o valor que o vice de Marina Silva doou para as contas do PV e da campanha à Presidência da República do partido.

Jogo duplo 1

Era desnecessário o habeas corpus impetrado no dia 30 de junho por José Roberto Arruda no STJ para ficar em silêncio no depoimento que prestou sobre as investigações contra a promotora Deborah Guerner, envolvida no escândalo de corrupção em Brasília. Ele queria falar na condição de investigado, em vez de testemunha.

Estranho pedido por dois motivos. Primeiro porque o pedido perdeu o objeto. Ele depôs dois dias depois sem que o recurso ao STJ fosse julgado – só o foi, e ainda assim negado, na semana passada. Depois porque, mesmo conduzido sob escolta da Polícia Federal, Arruda falou – e muito – sobre a participação de Deborah no esquema.

DILMA DARÁ PRIORIDADE À SEGURANÇA E SAÚDE PÚBLICA

Em entrevista ao lado da presidente eleita, Dilma Rousseff, o presidente Lula respondeu a uma espécie de ping-pong com os jornalistas. Disse que seu retorno ao poder depois do mandato de Dilma será uma temeridade na medida em que deixa o governo com a popularidade que exibe. Defendeu o câmbio flutuante; condenou a apreciação do Real; condenou a China e os Estados Unidos; disse que a candidata dialogará com todo o Congresso e que a continuidade da nova gestão será apenas na política, e não envolvendo pessoas. "Ela escolhe quem quer que seja para compor a sua equipe. Não sou eu quem o farei". Já Dilma agradeceu à imprensa pelo trabalho realizado e elogiou o trabalho na cobertura da sucessão. Considerou que duas áreas terão grande destaque no seu governo: a saúde e a segurança pública. Na saúde completando a rede do SUS. Quer abrir um processo de discussão com os governos eleitos e quer cooperação entre a União, estados e municípios. A entrevista da presidente eleita continua no exato momento, no Palácio do Planalto.

INDÚSTRIA DE ARMAS DEU R$ 1,5 MILHÃO A CANDIDATOS

De acordo com matéria publicada na Folha de S. Paulo, nesta quarta-feira (3), as indústrias de armas e munições instaladas no Brasil doaram R$ 1,55 milhão a candidatos que disputaram o primeiro turno, segundo declarações enviadas à Justiça Eleitoral. Os postulantes financiados formavam a “bancada da bala”, que foi contra a tentativa de proibir a venda de armas por referendo, em 2005. Os três políticos apoiados foram eleitos: o deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS), que recebeu R$ 250 mil, divididos entre a Taurus e a Aniam (Associação Nacional de Armas e Munições), Sandro Mabel (PR-GO), que declarou R$ 180 mil em depósitos em espécie feitos pela Aniam, e Abelardo Lupion (DEM-PR) recebeu R$ 120 mil da entidade. Lorenzoni é autor de quatro propostas que atendem interesses da indústria bélica. Um deles, em tramitação, isenta vigilantes de taxa pelo porte de armas