terça-feira, 3 de junho de 2008

Diga me com quem tu andas...


Deu no Jornal o Globo. Justiça quebra sigilo bancário de dirigentes da Universal. O Ministério Público de SP está investigando a lavagem de dinheiro dos principais líderes da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), alguns ostentando cargos de relativa importância na administração pública paulista. O processo de lavagem de dinheiro se arrasta desde 2006. O Estado de São Paulo, um dos maiores jornais do País, foi quem noticiou de antemão a notícia, já que o processo corre em sigilo público. Segundo o informativo, líderes da igreja, empresários e duas empresas estariam envolvidos num grande esquema, mantendo relações com duas empresas offshore no Caribe, mais precisamente, nas Ilhas Cayman, um paraíso fiscal. As empresas com sigilo quebrado são a Unimetro Empreendimento S/A e a Cremo Empreendimentos S/A, dona do avião utilizado pelo deputado João Batista Ramos da Silva que transportava 10,2 milhões de Reais, apreendidos pela PF em 2005. Segundo as investigações, ambas seriam usadas para encobrir operações da Universal para usar o dízimo dos fiéis.
Para lembrar, a IURD é a mesma que figurou nos principais notíciários de TV onde seu líder, Edir Macedo, ensinava alguns pastores a convencer os fiéis a fazer as doações.
Aqui na Bahia, a Igreja é a mesma que apóia a candidatura de ACM Neto, cujo candidato a Vice, o bispo Marcio Marinho, é membro efetivo da organização na capital baiana.

Nenhum comentário: