quarta-feira, 25 de junho de 2008

Geddel palestra na Espanha




Mais de 200 pessoas acompanharam a palestra do ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, nesta quarta-feira, na Tribuna da Água, espaço de debates da Expo 2008, realizada em Zaragoza - Espanha. O ministro explicou que o Projeto de Trasposição do rio São Francisco erradicará o problema crônico de falta de água da região mais seca do Brasil. "Com o Projeto São Francisco vamos garantir uma fonte permanente e com disponibilidade hídrica suficiente para atendimento da população, e, quando houver excedente, para atividades produtivas".

Neste contexto, o ministro da Integração disse que o desenvolvimento sustentável com consequente redução das desigualdades regionais é o maior desafio do Brasil e missão principal do Ministério da Integração Nacional. "Estamos criando as bases para diminuir as distâncias que separam os ricos dos pobres e aqueles que têm acesso à educação, saúde, trabalho e renda, daqueles que pouco ou nada possuem. Isto é, incluir os excluídos no processo de crescimento e desenvolvimento humano".

Geddel citou como exemplo a Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR) que visa examinar o território brasileiro em sua totalidade e entre as ações da PNDR, destacou a implementação e gestão de Planos de Desenvolvimento Regional para as duas regiões menos favorecidas do território nacional: o Plano Amazônia Sustentável para a região Norte, o Plano de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste e o Plano de Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Semi-Árido.

Programas - O ministro Geddel Vieira Lima destacou, ainda, outros programas desenvolvidos pelo Ministério como o Programa Água para Todos e o Programa de Desenvolvimento de Recursos Hídricos (Proágua).

Em seguida, o ministro expôs alguns casos de sucesso de políticas públicas brasileiros em Estados como Bahia, Minas Gerais e Rio Grande do Norte, que tiveram benefícios com esses programas de infra-estrutura hídrica. "Os programas desenvolvidos sob a responsabilidade do Ministério da Integração Nacional estão assentados sobre os pressupostos da responsabilidade social, econômica e ambiental", enfatizou Geddel Vieira Lima. E finalizou: "Posso afirmar que a Expozaragoza, como um fórum dinamizador, é uma excelente oportunidade para todas as nações, e, em especial, para que o meu Brasil possa aprender a conviver com a natureza e a sustentar a vida sobre a terra. Destaco também o nosso interesse em firmar parcerias que contribuam para transformar nossa realidade".

Vídeo - Após a palestra, Geddel Vieira Lima apresentou um vídeo com duração de 13 minutos mostrando o Projeto São Francisco e o início das obras realizadas no Estado de Pernambuco. Em seguida, participou de um breve debate e respondeu perguntas da platéia.

Nenhum comentário: