sábado, 9 de abril de 2011



Esteves em campo

Banco da Bola - O BTG Pactual assedia, agora, o empresário esportivo J. Hawilla
O BTG Pactual, de André Esteves, assedia a Traffic, empresa de marketing esportivo de J. Hawilla. O objetivo é adquirir parte do negócio.

Arte contra obesidade

O ministro e as balanças - Padilha foi informado por Toffoli da obra de Siron, que será usada em campanha oficial
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciará nos próximos dias que a campanha do governo contra a obesi-dade será ilustrada com uma obra do artista plástico goiano Siron Franco. Padilha chegou a Siron por acaso. Há dez dias, o ministro do Supremo Tribunal Federal José Antonio Toffoli foi a Goiânia visitar o ateliê de Siron. Encontrou o artis-ta obcecado com a questão da obesidade e imerso na elaboração de uma instalação, que mostrará pés de chocolate, pés de açúcar, pratos e remédios para emagrecer espalhados sobre 400 balanças. Toffoli contou a Padilha o que viu e mostrou-lhe fotos do projeto, como a que ilustra este texto. O ministro apresentará o trabalho pelo país.
Aliança paulista

Michel Temer - O vice quer ter a cabeça de chapa
Líder do PMDB paulista, o vice-presidente Michel Temer propôs ao PT reproduzir nas eleições para a prefeitura de São Paulo no próximo ano e para o governo do estado em 2014 a dobra-dinha que elegeu Dilma Rousseff.
Um partido indicaria o titular da chapa, o outro ficaria com o vice. Até aí, nada além do previsto. A surpresa é que o PMDB insiste em encabeçar uma das chapas. De preferência, a da eleição paulistana.

Nem em casa
Michel Temer tem trabalhado para emplacar a criação dos chamados distritões nas negociações da reforma política. Beleza, não fosse um fato: um grupo de peemedebistas – formado inclusive por integrantes da comissão que debate o tema na Câmara – batalha para evitar que o sistema seja adotado. Esses deputados preferem outros modelos ou acham que podem ser prejudicados nas próximas eleições pelos distritões.

A TAM e a Pantanal abusam?
O Cade poderá definir na quarta-feira se inicia uma investigação contra a TAM e a Pantanal por práticas abusivas nos preços cobrados para passagens com destino ou origem em Bauru. A Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça, o Ministério Público Federal e a Procuradoria do Cade opinaram pelo arquivamento da denúncia por falta de indícios de conduta anticoncorrencial. A denúncia foi apresentada pela Procuradoria da República do município paulista.

Assim, não
Aliados de José Serra não estão gostando nada da ideia de setores do PSDB de ampliar o conselho político, que antes seria integrado apenas por FHC, Aécio Neves, Geraldo Alckmin e o próprio Serra, com a inclusão dos governadores do partido. Acham que a proposta tem como objetivo diluir a influência de Serra na legenda.

Recondução a caminho
A OAB reúne-se neste fim de semana para escolher os quatro representantes do colegiado no Conselho Nacional de Justiça e no Conselho Nacional do Ministério Público. A tendência é que sejam reconduzidos para um mandato de mais dois anos para o CNJ Jefferson Kravchychyn e Jorge Hélio e Almino Afonso e Adilson Gurgel, para o CNMP.



Enquanto o flerte com o PMDB avança, Gabriel Chalita já não esconde de seus colegas que pretende mudar de partido. Diz em conversas reservadas que a tendência é mesmo sair do PSB para disputar a prefeitura de São Paulo.



Captação e diretoria juntos?
Foi enviada ontem a mensagem para que o Senado sabatine Vera Zaverucha para exercer o cargo de diretora da Agência Nacional de Cinema. Indicada por Ana de Hollanda, Vera já ocupou vários postos de destaque no Ministério da Cultura, como o de secretária de Audiovisual. Coincidentemente também na quinta-feira um projeto dela foi liberado a captar cerca de 175 000 reais via Lei Rouanet até o fim do ano: o livro Cinema brasileiro: uma visão particular e privilegiada – de 1990 a 2002.

A publicação pretende narrar, a partir da experiência que Vera teve, capítulos da história cinematográfica no período, levando em conta também as leis de incentivo. O livro também terá entrevistas com nomes como Carlos Diegues e Luis Carlos Barreto.

(Atualização às 19h56: Vera Zaverucha entrou em contato com o Radar para informar que, depois da indicação de Ana Hollanda para o cargo de diretora da Ancine, já pediu duas vezes ao ministério que cancelasse o projeto. Segundo ela, isso ocorreu nos dias 24 de fevereiro e 21 de março. Até o momento, contudo, não foi cancelado, uma vez que a Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura aprovou a captação de recursos ontem)

(Atualização às 0h19: o Ministério da Cultura entrou em contato e informou que na terça feira vai cancelar a autorização para captar recursos. Segundo o Minc, a proposta foi indevidamente apreciada e o problema será apurado.)


A fome da Anvisa
A diretoria da Anvisa deve retomar na terça-feira o debate sobre a proibição de inibidores de apetite. Apesar das resistências da iniciativa privada, de entidades médicas e pacientes, a agência alega que esses produtos provocam riscos cardiovasculares e alterações de comportamento nos usuários.

Fundo de pensão que agoniza
Investigada pela CPI dos Correios por sucessivos prejuízos no governo Rosinha Garotinho, a Prece, fundo de previdência da Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae), fará um ajuste doloroso no pagamento de benefícios.

Para combater um déficit monstruoso, o fundo quer que todos os trabalhadores (aposentados e da ativa) migrem de um plano de benefício definido para contribuição definida. Em sessenta dias, quem não aceitar terá que pagar uma contribuição extraordinária de 4,3 vezes o valor pago atualmente.

Um debate esquecido e arquivado
É de 1999, de autoria do ex-deputado Valdeci Paiva, o primeiro projeto de lei na Câmara dos Deputados que obrigava as escolas a instalarem na entrada detectores de metais. A proposta não foi sequer analisada.

Entre 1999 e a legislatura passada, outros três projetos que visavam a adotar a prática foram apresentados. Todos ficaram pelo caminho ou foram rejeitados. Em dois deles, aliás, parlamentares justificaram sua opinião contrária se valendo do discurso da esquerda de que ações repressivas não são eficazes para combater à criminalidade. Disse o ex-deputado federal Raul Jungmann em um dos casos:

- É justamente a educação de qualidade, a inclusão social e a efetiva segurança pública que trará tranquilidade aos alunos nas escolas e a seus pais preocupados. Se os órgãos de segurança pública são incapazes de retirar de circulação as armas ilícitas, não cabe ao poder público transferir essa atribuição aos estabelecimentos de ensino.

Um debate pronto para enfrentar
No fim de fevereiro, o deputado federal Sandro Mabel apresentou o primeiro projeto de lei da atual legislatura para obrigar escolas a instalarem na entrada detectores de metais e de raios-X. Mabel assim justificou:

– Está comprovado, com fundamento na experiência em segurança pública, que os detectores de metais, acrescidos da inspeção dos pertences em aparelhos de raios-X, podem coibir a entrada de objetos que sirvam de apoio ao cometimento desses atos infracionais.

O projeto – o quinto a tratar do tema – ainda não foi despachado para discussão nas comissões. Nenhum deles, aliás, chegou sequer ao plenário para votação.

Orçamento menor
O governo federal decidiu o tamanho exato do corte de recursos para a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) em 2011. No ano passado, a Lei Orçamentária determinou que o limite de gastos para custeio e investimento na empresa seria de 293,7 milhões de reais. Agora, os recursos disponíveis diminuíram para 220 milhões de reais, sem contar as despesas com pessoal e obrigações sociais.

Na rubrica viagens, a ordem é reduzir os gastos em 50%. Já os recursos destinados para programação e conteúdo terão queda de 15%.

Nova agência reguladora?
O Brasil poderá criar a Agência Reguladora Territorial Rural para fiscalizar, controlar e autorizar a venda de imóveis agrários no país. Isso, claro, se deslanchar um projeto de autoria de Jayme Campos aprovado pela Comissão de Agricultura do Senado.

A proposta tem como principal preocupação as compras de terras por estrangeiros, sobretudo na região amazônica. O projeto seguiu para a Comissão de Constituição e Justiça, e precisará também do crivo da Câmara antes de seguir para a sanção presidencial.

Mais um lançamento olímpico
Depois da apresentação da marca das Olimpíadas na noite do réveillon, vem aí mais uma divulgação de peso do comitê Rio 2016. Está marcado para 26 de novembro o lançamento da logo oficial das Paraolimpíadas de 2016. O Bradesco, patrocinador oficial do evento, cuidará da festa no Rio de Janeiro.

Os Garotinho e os Maia
As famílias Maia e Garotinho avançam nas negociações para estarem juntas nas eleições para a prefeitura do Rio de Janeiro em 2012, mas os Garotinho não estão nada satisfeitos com o fato de o DEM tratar como consumada a indicação de Rodrigo Maia para encabeçar a chapa. Querem que pesquisas de intenção de voto fundamentem a decisão sobre o assunto.

Não à toa. Na manga, os Garotinho trazem como trunfo o dado segundo o qual Clarissa Garotinho teve um desempenho superior ao de Rodrigo Maia na capital fluminense nas últimas eleições.

Cabral na mira


A propósito, a disputa política entre Anthony Garotinho e Sérgio Cabral desembarcou na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara. Garotinho conseguiu aprovar no colegiado um requerimento convidando Sérgio Cortes, secretário de Saúde do governo do Rio de Janeiro, para uma audiência pública.

A pauta do encontro não é nada amigável: Garotinho quer ouvir explicações sobre denúncias de irregularidades em contratos de manutenção de viaturas da secretaria comandada por Cortes.

Fábio Faria, líder do PMN na Câmara, está de malas prontas para aderir ao PSD.

Petrobras não cumpre o que promete
A Petrobras terá que alterar uma campanha publicitária em seus postos de gasolina pelo Brasil. Segundo o Conar, o anúncio Milhares de Prêmios Instantâneos não cumpre o que promete.

A propaganda afirma que a Petrobras sorteia prêmios semanais de 100 000 reais a quem acumular cupons nos postos. Após a denúncia de um consumidor, o Conar considerou que a campanha não estava dizendo a verdade nos quesitos valores e periodicidade da promoção.

(Atualização às 15h12: a Petrobras contesta a informação do Conar e afirma que cumpriu o prometido na campanha promocional. A estatal informa que distribuiu 3 milhões de reais em prêmios entre agosto e novembro. A Petrobras também afirma que o intervalo entre as datas já estavam definidas no regulamento da promoção.)

Dois planos de José Padilha
Além de um filme sobre o mensalão, José Padilha tem dois projetos a executar depois de filmar Robocop nos EUA. Quer rodar uma ficção chamada Academia contando as mazelas do ensino superior no Brasil e um longa sobre pirataria – que tanto, aliás, afetou Tropa de Elite 1. Os planos, no entanto, são de longuíssimo prazo.

Fúria de vendas
Um best seller americano começou a fazer sucesso no Brasil. Uma semana depois do lançamento por aqui pela Leya, A Fúria dos Reis, que já vendeu seis milhões de exemplares no mundo, esgotou a primeira tiragem de 20 000 exemplares. Uma segunda leva de 15 000 unidades já está no forno.

O livro faz parte da saga As Crônicas de Gelo e Fogo, que já é comparada à febre O Senhor dos Anéis.

Plantão médico
A diretora-geral do Senado, Dóris Peixoto, reconheceu uma dívida de 4 milhões de reais em exames médicos e tratamento de senadores, ex-senadores, funcionários e dependentes. A Associação dos Médicos de Hospitais Privados do DF receberá 3,3 milhões reais e o Centro Brasiliense de Nefrologia, outros 780 000 reais.

(Atualização às 17h15: a assessoria de imprensa do Senado enviou nota ao Radar para explicar a milionária dívida. O Senado está reconhecendo desde segunda-feira dívidas com entidades credenciadas que prestaram serviços para 17 717 usuários cuja cobertura contratual havia encerrado. Essas dívidas são remanescentes do ano passado e estão sendo pagas agora, seguindo padrões e tabelas de custos previstos nos contratos então vigentes.)

A tragédia no Rio e a venda de armas



José Sarney aproveitou a nota em que lamentou a tragédia ocorrida no Rio de Janeiro para retomar o polêmico debate sobre o controle de armas de fogo. Sarney anotou que o episódio “deve nos fazer meditar sobre o imenso problema da violência e especialmente examinar os resultados do plebiscito que aprovou a venda de armas de fogo, instrumento do crime”.

Sem freio
A legislatura começou há cerca de dois meses, mas no Senado até agora os líderes partidários não concluíram as indicações para o preenchimento das vagas do Conselho de Ética e da Corregedoria da Casa. Não custava ter um pouco mais de pressa. Afinal, cedo ou tarde o conselho e a Corregedoria poderão ser acionados para avaliar a conduta de algum senador.

Mais discursos no Senado
Marta Suplicy enfrentou diversas críticas no início da legislatura quando endureceu o controle do tempo dos discursos de seus colegas de Senado. Agora, apresenta números apurados pela Secretaria-Geral da Mesa para mostrar como a medida ajudou a “democratizar” a palavra na Casa.

Segundo o levantamento, as 42 sessões dos primeiros dois meses do ano legislativo de 2010 duraram 217 horas e contaram com 631 pronunciamentos. No mesmo período de 2011, 669 discursos foram feitos durante 39 sessões, as quais tiveram uma duração total de aproximadamente 193 horas.

Regalo ao Equador
Está em fase final de tramitação no Congresso o projeto que autoriza o governo a doar ao Equador um avião C-115 Buffalo. A Comissão de Relações Exteriores aprovou a proposta e a encaminhou para a CCJ, que dará a palavra final sobre o assunto.

O Executivo alega que o avião não é mais utilizado e tem elevado custo de manutenção, enquanto o Equador ainda conta com o modelo em operação e precisa de peças. Os gastos com o traslado do avião serão arcados pelo governo de Rafael Correa.

A Unimed avança
A Unimed Participações teve o melhor ano de sua história em 2010. No ano em que o Fluminense foi campeão brasileiro, a holding registrou crescimento de 40,73% no patrimônio líquido (264,2 milhões de reais) e aumento de 85,24% nos lucros (54,9 milhões de reais).

Nenhum comentário: