quinta-feira, 7 de abril de 2011

R.R Soares sem incentivo fiscal
Começam em duas semanas as filmagens de Destiny Road, longa americano baseado em um livro do missionário R.R. Soares. Com modesto orçamento de 400 000 reais, o filme retrata histórias de pessoas que buscaram a redenção em Deus. O objetivo é lançar o filme na ExpoCristã, maior feira religiosa do país marcada para setembro em São Paulo.

Mesmo produzido pela Graça Filmes, produtora do próprio R.R. Soares, Destiny Road não foi enquadrado nas leis brasileiras de incentivo fiscal.

Setúbal e o comprador misterioso

Alfredo Setúbal, integrante da família controladora do Itaú, foi derrotado em um leilão de arte no hotel Unique, em São Paulo. Na noite de segunda-feira, fez um lance de 1,1 milhão de reais pela obra Moedas e Células (foto acima) do artista Cildo Meireles. Acabou surpreendido por um comprador anônimo que arrematou o quadro por 1,18 milhão de reais.

Protógenes e os vazamentos de investigações
Um pedido de vista de seis deputados inviabilizou a votação, na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, de um projeto de lei que prevê prisão de dois a quatro anos a quem violar o sigilo de investigações. A proposta, que se aprovada terá ainda de passar pelo plenário da Casa antes de seguir para o Senado, tem como objetivo proteger a imagem dos investigados. A propósito, um dos parlamentares que pediu vista foi Protógenes Queiroz.

Benesses às domésticas
A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou projeto que traz um conjunto de benesses aos trabalhadores domésticos, como a eliminação da exigência de atestado de bons antecedentes criminais e o estabelecimento de um prazo de dez dias para a efetivação da contratação na carteira de trabalho.

Já um lobby entre os parlamentares para que a proposta seja colocada em votação no plenário da Casa até o fim do mês. Motivo: o Dia da Empregada Doméstica é comemorado no próximo dia 27.

Aécio, o aparteador…
Após o esperado discurso que comentou os cem dias de governo Dilma, iniciado às quatro da tarde, Aécio Neves já concedeu ou está para conceder 23 apartes para os senadores comentarem sua fala.


…e Itamar, o citado
A propósito, Itamar Franco, colega de bancada de Aécio Neves, foi o ex-presidente mais citado na fala e nos comentários que fez aos apartes. Foram sete citações a Itamar, duas a Lula e uma a Fernando Henrique e José Sarney cada.
O retorno de Jaqueline Roriz


Jaqueline Roriz, que andava sumida da Câmara desde que foi denunciada de quebrar o decoro parlamentar, voltou hoje a dar as caras na Casa.

Corrida com obstáculos
O DEM estuda uma série de ações para atrapalhar a criação e as articulações políticas do PSD. O partido proibirá, por exemplo, que seus diretórios estaduais e municipais fechem alianças com o PSD nas eleições municipais de 2012. Nas palavras de um líder do DEM, os seguidores de Gilberto Kassab receberão tratamento semelhante aos petistas nos estados e no Congresso.

Aí não, deputado 1
O deputado federal Alex Canziani foi impedido no fim de tarde de ontem por uma aeromoça da TAM de se sentar em uma poltrona maior no voo Curitiba-Brasília. De estatura elevada, Canziani bem que tentou argumentar que pagou a tarifa cheia para o trajeto. Mas, mesmo com o assento vago, teve que se acomodar numa poltrona localizada na parte traseira.

O deputado já apresentou um projeto para obrigar as companhias aéreas a reservar 10% dos assentos para pessoas altas.

Aí não, deputado 2
A propósito, a Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara aprovou requerimento para a realização de uma audiência pública sobre a cobrança de “taxas de conforto” pelas companhias aéreas. Serão convidados a participar da sessão o ministro da Secretaria de Aviação Civil e representantes das empresas, Anac e Infraero.

Desde a sexta-feira até o dia 17, Cezar Peluso começou um giro pela Europa. Primeiro, participa na Itália de um fórum de segurança pública. Depois segue para Portugal para um seminário de Direito Privado e Constitucional.

Dutra no estaleiro
A expectativa no PT é que José Eduardo Dutra seja convencido por seus médicos a prorrogar sua licença médica por mais duas semanas. Dutra afastou-se da presidência do partido por quinze dias no último dia 22 devido a uma crise de hipertensão.

O secretário geral da Fifa, Jérôme Valcke, confirmou visita ao Rio de Janeiro em novembro. Entre os dias 26 e 30, vai participar da Soccerex, uma das maiores feiras de futebol do mundo.

A oposição começará a pressionar Marco Maia para instalar a CPI dos Pardais, que tem como objetivo investigar irregularidades na colocação de radares e barreiras eletrônicas nas ruas e estradas do país. Ontem, a Secretaria-Geral da Mesa da Câmara validou 194 das 206 assinaturas recolhidas por Pauderney Avelino, autor do pedido de abertura da comissão. A missão, no entanto, não será fácil: o governo tenta barrar a criação de CPIs.

Perto e longe


Hugo Chávez chega em breve ao Brasil para reunir-se pela primeira vez com Dilma Rousseff. Apesar das juras de amor que os dois devem trocar, no governo a aposta é que dificilmente Dilma manterá a tradição criada por Lula de ter encontros trimestrais com o coronel do país vizinho.

O conselheiro Luiz Moreira, do Conselho Nacional do Ministério Público, acaba de votar pela demissão do ex-chefe do Ministério Público do DF Leonardo Bandarra e da promotora Deborah Guerner. Eles são acusados de terem extorquido José Roberto Arruda para não divulgar um vídeo que o implicaria e também por ter vazado informações sigilosas.

A tarefa do relator será árdua: além de convencer os demais conselheiros, os procuradores só podem ser demitidos do serviço público após serem condenados em ação para retirá-los do cargo.

A propaganda continua
A Secom está segurando pagamentos da Matisse até que a agência quite suas obrigações em atraso (como INSS e FGTS, por exemplo). Nem por isso a Matisse vai deixar de fazer mais uma campanha institucional para o governo.

Nenhum comentário: