terça-feira, 5 de abril de 2011

tiririca hahaha


Sabatina para o TSE


José Eduardo Cardozo entrevistou ontem os candidatos a ministro do TSE, escolhidos em lista tríplice feita pelo Supremo: os advogados Joelson Dias, Evandro Pertence e Luciana Lóssio. O ministro da Justiça vai elaborar uma espécie de dossiê com informações e impressões de cada um deles para ser remetido à Casa Civil. Caberá depois à Dilma Rousseff bater o martelo.

Se seguir a tradição, Joelson Dias – que foi ministro do tribunal nas eleições de outubro – deverá ser reconduzido para um mandato de mais dois anos. Até o momento, os sinais são de que haverá recondução.

Mortadela perigosa
A Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde e a Anvisa concluíram a investigação sobre a causa do surto de botulismo que contaminou sete pessoas, matando uma delas, em Santa Catarina. O alimento suspeito é um lote de mortadela com toucinho da marca Pena Branca. Os dois órgãos divulgaram uma nota técnica recomendado às pessoas que ainda tenham o produto em estoque a jogá-lo fora.


A sós
Na reunião de ontem com todo seu secretariado, José Eduardo Cardozo fez cara de quem foi pego de surpresa com a divulgação do novo relatório da Polícia Federal sobre o caso do mensalão. Após o encontro, Cardozo teve uma conversa a sós com o chefe da PF, Leandro Coimbra.

10 000 páginas
A propósito, o segundo inquérito no Supremo que investiga o mensalão, aberto há quatro anos, chegou a 10 000 páginas. Tem 76 volumes e 92 apensos.

José Carlos Araújo despachou para a Mesa Diretora da Câmara o requerimento por meio do qual Jair Bolsonaro pediu para explicar-se no Conselho de Ética suas declarações contra Preta Gil.

Em conversa com o próprio Bolsonaro, Araújo disse que o regimento interno da Casa não prevê a realização de depoimentos no Conselho de Ética sem que uma representação de quebra de decoro parlamentar chegue formalmente ao órgão. A explicação para a decisão de Araújo é simples: assim, evita-se que o Conselho de Ética seja transformado em palanque pelos deputados envolvidos em polêmicas ou escândalos.

Queda de braço
A possível volta de João Pizzolatti à Câmara depois que o STF não reconheceu a validade da Lei da Ficha Limpa para as eleições de 2010 já provoca reações na bancada do PP. Um grupo de deputados quer o retorno de Pizzolatti à liderança do partido na Câmara, e é aí que reside o imbróglio. Argumentando que foi eleito para ocupar o cargo por um ano, Nelson Meurer diz que só deixa a função se a maioria dos 41 deputados da sigla pedir.

Surpresa na Vale
A decisão sobre quem seria o novo presidente da Vale foi articulada na última sexta-feira. Murilo Ferreira, até então esquecido nas bolsas de apostas para o cargo, foi entrevistado naquele dia pela consultoria CT Partners, contratada para cuidar do recrutamento.

Ontem, Murilo ficou sabendo oficialmente da escolha após um telefonema de Ricardo Flores.

Globo recua
A audiência da Globo despencou em março na comparação com o mesmo mês do ano passado, segundo números do Ibope em todo o país. Na semana passada, a emissora já tinha apresentado índices abaixo de 2010 na Grande São Paulo.

Segundo o Ibope, a Globo caiu de um patamar de 19,6 pontos de média em março de 2010 para 17,6 este ano. No mesmo período, a rival Record subiu de 7,2 para 7,5 pontos e o SBT oscilou de 5,4 para 5,5 pontos. Band e Rede TV! mantiveram os números de 2010 (média de 2,2 e 1,1 pontos, respectivamente).

Deixa rolar


No encontro que tiveram no fim da manhã na Presidência da Câmara dos Deputados, Marco Maia avisou à ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, que vai demorar pelo menos trinta dias para que o Código Florestal seja votado em plenário. Esse deve ser o tempo hábil para que a Câmara de Conciliação, órgão criado por sugestão de Maia que inclui vários atores envolvidos na discussão sobre o código, chegue a um acordo para votação do texto final.

Na conversa, Maia acenou também que não se sentirá melindrado se Izabella levar adiante um plano B (de muito gosto do PT e de ambientalistas, diga-se): o de propor um texto alternativo ao que está na Câmara, que está em gestação na Casa Civil.

A propósito, Izabela deve se reunir com Palocci daqui a pouco.

A Penalty na Espanha
A Penalty quer virar o fornecedor esportivo de algum time de futebol espanhol até o fim do ano. A meta faz parte de uma estratégia para reposicionar a marca. O segmento de calçados running está sendo deixado de lado e a Penalty vai focar apenas em futebol nos próximos anos.

A propósito, contratos com a Portuguesa (SP) e o Remo (PA), que vencem no meio do ano, deverão ser renovados pela fornecedora esportiva.

Indio articula
Indio da Costa sai em busca de nomes para o PSD do Rio de Janeiro esta semana. Tem o compromisso de conseguir 50 000 assinaturas para a criação do seu novo partido. Prefeitos e deputados do PR insatisfeitos com Anthony Garotinho deverão ser os primeiros a aderir.

Xadrez mineiro
Enquanto PT, PSB e PSDB caminham para a acabar com a aliança que elegeu Márcio Lacerda, Leonardo Quintão trabalha no PMDB para candidatar-se novamente à prefeitura de Belo Horizonte em 2012. Por ora, os peemedebistas vislumbram um cenário em que uma aliança com o PT só se daria no segundo turno. Resta saber como Dilma Rousseff atuará na formação dos palanques para a disputa eleitoral em sua cidade natal.

O grupo de Marina Silva aguarda um sinal de José Luiz Penna para saber se o colega retrocederá da decisão de manter-se à frente do PV por tempo indeterminado. Caso contrário, recomeçará o tiroteio contra Penna e seus aliados.

A Bahia quer
Jaques Wagner encaminhou duas mensagens esta semana para a CBF. Quer sediar a abertura da Copa das Confederações em 2013 e parte da Copa América em 2015.

CQC, Bolsonaro e audiência
Mesmo levando o polêmico Jair Bolsonaro ao ar ontem novamente, o CQC manteve o seu tradicional quarto lugar de audiência nas noites de segunda-feira.

O programa de Marcelo Tas teve média de cinco pontos segundo o Ibope na Grande São Paulo, bem atrás de Globo, Record e SBT.

Tiririca, o econômico


Tiririca reduziu em 70% as despesas com seu gabinete mês passado, na comparação com fevereiro. De 6 800 reais no primeiro mês como parlamentar, ele gastou apenas 2 060 reais em março em verba indenizatória.

Pela coesão
Deputados, senadores e integrantes da Executiva Nacional do PSDB se reunirão na quinta-feira para tentar afinar o discurso do partido em relação à reforma política. Em debate, o fim das coligações proporcionais, a restituição da cláusula de barreira, regras para reforçar a fidelidade partidária e dar mais transparência às doações de campanha, além do voto distrital.

Aporte externo
O Cade poderá julgar amanhã a compra de 14,3% das ações da Odebrecht Óleo e Gás pela Atlantic, de Cingapura. Os ministérios da Fazenda e da Justiça concluíram que a operação não representa riscos à concorrência, e sugeriram que o negócio seja aprovado sem a imposição de restrições.

Guerra dos ingressos
Começou uma briga de cachorro grande pelo mercado de confecção de ingressos no Brasil. De um lado, a BWA mantém contrato com Flamengo, Santos , Cruzeiro e Atlético Mineiro. Já a Outplan, empresa controlada pela Geo, tomou o Vasco da rival e está no Palmeiras com uma ressalva importante: em jogos no Canindé, estádio que o clube tem usado frequentemente, a BWA tem a exclusividade.

Entre os grandes, Inter, Grêmio, Corinthians e Botafogo tem outros sistemas de venda de ingressos. Restam como oportunidade de negócios o Fluminense (que acaba de romper com a BWA) e São Paulo.

A estreia da Galisteu


A Band bateu o martelo: o novo programa de Adriane Galisteu – um reality show com a participação de doze estilistas – estreia no dia 6 de setembro.

Sucesso no Brasil
O interesse brasileiro no Facebook não para de crescer. Dois livros que contam a história do site – Bilionários por Acaso e Efeito Facebook – já venderam cerca de 70 000 exemplares em menos de seis meses. A Intrínseca está preparando novos exemplares sobre a trajetória de Mark Zuckerberg.

Hora da xepa
Chico das Verduras ainda tenta recorrer à Justiça para manter-se no cargo, mas pode se tornar nos próximos dias o primeiro deputado a perder o mandato na atual legislatura. Os integrantes da Mesa da Diretora da Câmara estudam se executam a ordem judicial de cassar o colega já na próxima reunião do colegiado, a qual ainda não foi agendada. Chico das Verduras é acusado de compra de votos.

OAB na longa espera
Há quase três meses, a OAB aguarda a resposta do Itamaraty ao ofício em que cobrou do ministério a lista dos contemplados com passaportes diplomáticos. A entidade queria, de posse das informações, cobrar na Justiça que os familiares de Lula devolvessem os passaportes.

Na semana passada, Roberto Gurgel questionou Antônio Patriota se a parentada de Lula devolveu os passaportes, uma vez que, para o Ministério Público, teriam sido concedidos de forma irregular. Se nada tiver sido feito, o caso poderá parar na Justiça.

Jefferson tranquilão
Em duas conversas com um interlocutor muito próximo no final de semana, Roberto Jefferson estava bem tranquilo sobre o novo relatório da Polícia Federal que comprovaria a existência do mensalão.

PT versus Planalto
A medida provisória enviada por Dilma Rousseff para reajustar a tabela do Imposto de Renda está sendo bombardeada por parlamentares do próprio PT. Além de criticar o fato de a correção de 2011 ter ficado abaixo da inflação, uma ala do partido quer excluir da proposta a fixação antecipada dos valores para os próximos três anos. Carlos Zarattini, por exemplo, apresentou uma emenda nesse sentido, elevando o índice deste ano de 4,5% para 5,5%.

O teste de Pedro Novais
A Comissão de Turismo da Câmara realizará uma audiência pública na quarta-feira com Pedro Novais, ótima oportunidade para o peemedebista demonstrar se está dominando os assuntos relativos ao ministério que comanda.

Decisão genérica
A compra do Teuto pela Pfizer, negócio que permitiu à Pfizer se posicionar melhor para a produção de medicamentos genéricos, poderá ser julgada na quarta-feira pelo Cade. A Secretaria de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda e a Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça apresentaram pareceres recomendando a aprovação da operação sem restrições.

Prazo de entrega


Ricardo Teixeira ouviu na semana passada dos responsáveis pelas obras no Maracanã que o estádio fica pronto em março de 2013 – a tempo, portanto, de sediar a Copa das Confederações, que será realizada em junho. Para ficar pronta antes da data prevista pelos construtores (setembro de 2013), o governo do Rio de Janeiro pagará um adicional.

Chico Xavier na liderança
Mais um filme sobre espiritismo estreou bem nos cinemas brasileiros. As Mães de Chico Xavier alcançou público de 145 180 pessoas e liderou as bilheterias no fim de semana.

Fúria sobre Rodas, filme de ação de Nicolas Cage, ficou em segundo lugar com 130 840 espectadores, seguido de Esposa de Mentirinha (118 980 espectadores).

Nenhum comentário: