sexta-feira, 9 de maio de 2008

Paixão pela Bahia, Fé na Bahia


Saudade e Amor. Não sei mensurar o que sinto mais intensamente pela Bahia. Acho que me emocionei como Pedro Álvares Cabral, quando aportou por aqui. A generosidade e a exuberância, o gigantismo de sua natureza e a certeza de que boas oportunidades me esperavam. Isso foi em 1997 e acho que consegui corresponder. Quantas amizades e quantas realizações. Saudades e dever cumprido. Como foi bom, junto a outros amigos, montar a Artcom. Uma das grandes agências de propaganda em Salvador que ficava na cidade baixa e almejava altos sonhos. Na maioria realizados. Promovemos a FENAGRO, a festa que foi a precursora do Festival de Verão de Salvador, hoje uma das maiores festas da América Latina. Que bom ter, junto ao Paulinho Sfregga, colocado o bloco na rua. O "Qual é?" fez em Feira de Santana uma grande micareta com o Asa no comando. O "Qual é" também promoveu as grande festas de Salvador na época, para lançar o cartão de fidelidade para os associados, modelo seguido por todos até hoje. No circuito Barra-Ondina lançávamos um sucesso nacional: o grupo As Meninas, que após aquele carnaval bombou em todas as rádios e tvs do País. Falando em festa, fazíamos eventos do começo ao final do ano. Tanto é que inventamos o Rèveillon do Farol, hoje a segunda maior festa de Salvador. Mas todo bom baiano sabe que a Bahia não é só festa. É preciso suar muito para que grandes trabalhos sejam feitos. Na Artcom atendemos a Câmara de Dirigentes Logistas - CDL, Bahia Outlet Center, Bahia Praia Hotel, Artefacto, RTC Construtora, Yes Rent a Car, criamos o Festival de Inverno da Chapada Diamantina, onde muitos ilustres brasileiros puderam compravar a beleza do lugar. Entre eles Leila Pinheiro, Flavio Venturini, 14 Bis, Léo Gandelman, até hoje verdadeiros embaixadores daquela regiãodo Estado. Muitas saudades de fazer com o Dudo Uema, um excelente diretor de criação, todas estas campanhas que ajudaram a Bahia a ser maior e melhor ainda. Devo muito ao Estado, aqui aprendi o que é ser baiano e tenho certeza de que isso me acompanhará pelo resto da vida. Mais que um retorno, também é uma comprovação das histórias contadas pelo meu avô, Américo Moreira de Almeida, formado na Faculdade de Medicina da Bahia, a primeira do Brasil. De lá ele saiu para curar pessoas. Voltei para descobrir que pra ter saúde é preciso ser feliz. E aqui eu sou plenamente.

Um comentário:

Unknown disse...

Tenho certeza que a Fé que voce tem na Bahia é a mesma que ela tem em voce. A sua história de amor com ela ainda não acabou e voce vai mostrar agora neste novo trabalho com um enorme reconhecimento.
Sucesso.
Abraços de seu amigo.
Manôlo Chamadoiro