quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Parque Nacional do Boqueirão da Onça. A favor de quem?


Criar um projeto irresponsável em área de serras do Bioma Caatinga para "proteger" as belezas cênicas, seus paredões, a vegetação e a biodiversidade. Esta é a proposta do Parque Nacional da Onça que abrange uma área de 862.000 ha, em cinco municípios do Estado da Bahia, com a distribuição de áreas em Sobradinho, Juazeiro, Campo Formoso, Umburanas e Sento Sé. Irresponsável porque o projeto não pensa em todos os moradores destas cidades, é voltado apenas para uma pequena parcela da população.

No documento, apresentado dia 2 de dezembro para a população local, faltou informações básicas de controle de moradias e desemprego para os moradores das cidades citadas. Além disso, sobre as famílias residentes dentro da área do parque, foi informado que seriam desapropriadas e receberiam dinheiro depois da avaliação da terra e se tiverem escritura do terreno. Isso quer dizer que, no mínimo, 50% da população que mora na área apontada ficará na rua.

Faltou ao Ministério do Meio Ambiente um estudo mais responsável e detalhado. O que foi apresentado a comunidade é apenas o impacto ambiental. O poder público municipal dos municípios envolvidos não tem noção do impacto socioeconômico, pois depois de desapropriadas das áreas, as cidades não possuem a mínima estrutura para receber essa população. E empresas que possuem empreendimentos agropecuários dentro e fora da área do parque a ser criado deixariam de gerar renda e empregos nos municípios envolvidos. Ou seja, muitos ficarão desempregados.

9 comentários:

MUNIZ disse...

A favor da proteção do meio ambiente! É uma pena que diante de tudo que vem acontecendo com a natureza as pessoas se preocupem somente com o seu bem estar e não em preservar a fonte do suprimento de todas as suas necessidades.

Unknown disse...

Respeito sua opiniao mas tenho familia la a mais de cem anos e alguns deles nao tem documentos da terra e nem para onde ir,ponha-se no lugar de cada um.Eles vao pra cidade fazer o que?
Jo, Sao Paulo.

Unknown disse...

A preservação ambietal é sem dúvida de suma importancia para a preservação do Bioma. Mas devemos conscientizar a população para a preservar o meio em que vive.

Será que o governo tem condições de cuidar desse parque?
As Famílias atingidas realmente serão relocados dignamente?

Nota. Veja o que acontece com o parque da Serra da Capivara que é 8 vezes menor do que o então Boqueirão da Onça.

Professora disse...

Minha familia mora em um dos povoados que será afetado (gameleira). Realmente está acontecendo isto, mais de 2000 familias moram nesta região e não sabem o que irá acontecer.

Ivan Ribeiro disse...

existem pros e contras.Eu acredito que esse parque venha trazer beneficios é claro que para uma um punhado de pessoas, e trará muitos prejuizos para inumeras outras principalmente as que seram desapropiadas das casas e terras, e expulsas de sua terra natal. A idéia de preservação é exelente porque precisamos conservar esse bioma tão importante e pouco conhecido,mais falta planejamento sustentável para essas familias...

Flávia disse...

Tenho uma fazenda local, com doc todo ok ...Não tenho informações alguma sobre o projeto do Parque...gostaria de mais informações e onde posso estar acompanhando por tudo. Mas sou a favor da Proteção Ambiental .

Unknown disse...

Eu sou a favor do parque, mais antes da criação é preciso criar moradias para essas pessoas, e dar um dinheiro para que possam se manter até arrumarem outra fonte de sustento.

Unknown disse...

O PARNA do Boqueirão das Onças não tem nem nunca teve o propósito de preservar belesas cênicas como sugere o autor desta postagem, a consewrvação é muito mais ampla e complexa que se tentou pintar por aqui e fora isso, estive com alguns moradores da região e eles estão sim muito bem informado sobre o que esta acontecendo por lá.
Quanto a situação fundiário do PARNA, temos o PARNA Iguaçú, o PARNA Fernando de Noronha, o PARNA Abrolhos, entre alguns outros poucos no Brasil que merecem ser também citados enão só o PARNA Serra da Capivara já citado aqui por algum leitor quanbdo quisermos fazer algum tipo de comparação.
Sejamos sérios e vamos cobrar seriedade nas ações de Politicas Públicas que so visam a qualidade de vida de toda umanação, e não só em um futuro próximo e com prazo determinado como as ações de politica assistencialista que tanto gostamos de aplaudir.

Agnaldo Junior disse...

Sou morador da região e estudante de Engenharia Ambiental e acho muito forte do autor chamar o projeto de irresponsável já que o mesmo não conhece a região e seus propósitos reais, sou a favor e considero a idéia Socialmente e Ecologicamente viável! Existem regiões próximas, com dados comprovados, em processo de desertificação! A economia local e baseada na exploração mineral e pecuária, sendo o município de Campo Formoso 4º que mais desmatou o Bioma da Caatinga. Com certeza a aprovação do Parque e no processo de desapropriação das terras as famílias seriam relocadas para outras áreas planejadas com condições de moradia e economicamente viáveis, acredito também que no potencial turístico ecológico já que a região e abençoada com grutas e cachoeiras e como o parque outras áreas bem atrativas.