terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Universitários. Um novo e potencial público

Com alto potencial de fidelização, o público universitário ganhou independência e forma sua própria opinião. Seu poder de consumo, hoje, acima da média do público jovem, aumenta seu poder de decisão em sua rede de relacionamentos. Somente no Brasil, temos 2.165 Universidades com 4,5 milhões de universitários. A previsão do Governo Federal é que em 2010 tenhamos mais de 9,5 milhões de estudantes dentro das instituições de en sino superior. A maior concentração desse público fica por conta da região Sudeste, que responde com 49%. A movimentação financeira do público jovem no mercado nacional é de R$ 100 bilhões/ano e sua influência de consumo representa R$ 94 bilhões/ano. O total de consumo corresponde a R$ 194 bilhões/ano. Somente os universitários movimentam e influenciam R$ 76 bilhões/ano (cerca de 40%), mesmo representando apenas 26% do total dos jovens no Brasil. Com base nesses dados, o investimento em ações de marketing e promoções junto a esse público cresce diariamente. O consumo é elevado, mas ainda há muito que crescer. Em recente pesquisa encomendada pelo CIEE (Centro de Integração Empresa Escola), sobre o perfil do universitário da região metropolitana da cidade de São Paulo, alguns números impressionam: 88% dos universitários não possuem notebook, 65% não utilizam carro próprio e, o mais impressionante, 47% ainda não possuem celular.

Nenhum comentário: