quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Veracel é acusada de receptar madeira ilegal


Quatro fornecedores de eucalipto da Veracel Celulose S/A, empresa que atua no ramo da silvicultura (plantio de eucalipto) em dez municípios do extremo sul da Bahia, tiveram as licenças ambientais anuladas pelo Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Condau) de Eunápolis, a 643 km de Salvador.

Com a anulação, os plantios de eucalipto estão irregulares, e a Veracel pode responder por crime de receptação de madeira ilegal. Já os donos das terras podem receber multa por crime ambiental do Instituto de Meio Ambiente (IMA), que ficou sabendo da anulação das licenças por meio de A TARDE. "Vamos tomar conhecimento do assunto e adotar as providências", disse o gerente de fiscalização do IMA em Eunápolis, Acyr Padilha, segundo o qual a multa será proporcional aos danos causados ao meio ambiente nas propriedades.

Em nota, a Veracel afirma que "as licenças são referentes a propriedades particulares que possuem contrato de venda de madeira com a empresa, cujo compromisso comercial de aquisição da madeira – assim como qualquer outro produto ou serviço – está vinculado ao licenciamento do fornecedor pelos órgãos competentes".

Nenhum comentário: