segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Chavismo vence na maioria dos estados mas perde nos mais populosos e em Caracas


O partido do presidente Hugo Chávez triunfou na maioria dos estados nas eleições regionais celebradas domingo na Venezuela, mas a oposição conseguiu vitórias nos estados mais populosos e em Caracas, em uma votação que registrou participação recorde dos eleitores.

De acordo com dados parciais divulgados pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE) na madrugada desta segunda-feira, o Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) venceu em 17 estados dos 22 que estavam em disputa.

Já a oposição, que governa desde 2004 Nova Esparta (nordeste) e o petroleiro Zulia (oeste), conseguiu manter os dois estados e levou ainda Carabobo (norte), Táchira (sudoeste) e o populoso e rico estado Miranda (centro), que inclui parte de Caracas.

"Tanto os que votaram nos candidatos da revolução como os que votaram em outros candidatos demonstraram que aqui há um sistema democrático e se respeitam as decisões do povo", celebrou Chávez.

"Quero felicitar os triunfadores dos partidos de oposição. Eu reconheço sua vitória e faço um chamado ao mais más alto compromisso democrático", acrescentou Chávez.

O candidato de oposição à prefeitura da capital, Antonio Ledezma, derrotou Aristóbulo Istúriz, um dos candidatos mais emblemáticos e populares do PSUV.

Nenhum comentário: