quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Geddel Vieira Lima participa do IX Simpósio de Recursos Hídricos em Salvador

O ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, participa nesta terça-feira da abertura do IX Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste, às 19h30, no Bahia Othon Palace, em Salvador.

O Ministério da Integração Nacional estará presente na exposição técnica, que ocorrerá paralela ao simpósio, na qual apresentará ao público as atividades que desenvolve na área de recursos hídricos. Em um estande de 56 metros quadrados, exibirá vídeos institucionais de suas ações e de seus órgãos vinculados, como a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs).

No estande, os visitantes terão, ainda, a oportunidade de conhecer detalhes técnicos do Projeto de Integração do rio São Francisco com as bacias hidrográficas do Nordeste Setentrional, por meio da palestra do professor José Sarmento Jácome e do vídeo sobre o projeto São Francisco. Jácome Sarmento, que é chefe da assessoria técnica da Vice-Presidência da República, doutor em recursos hídricos e professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), fará sua apresentação, cujo título é a “ Otimização de Custos de Adução na Transposição do Rio São Francisco”, na quinta-feira.

Promovido pela Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH) e pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), o simpósio terá como tema central “Articulação das Políticas Públicas e Vulnerabilidades Hídricos”. O evento reunirá técnicos e especialistas, de diversas áreas do conhecimento e de diferentes regiões do Brasil, que têm como objeto de estudo e trabalho os recursos hídricos.

Mudança do clima, gerenciamento da água e vazão ecológica são alguns dos assuntos que serão tratados ao longo das mesas redondas e conferências do simpósio que acontecerá até o dia 28/11. Durante o evento, o professor Antônio Nunes de Miranda ministrará o curso “Orientação para elaboração e apresentação de projetos de barragens”, promovido pela Secretaria de Infra-estrutura Hídrica, do Ministério da Integração Nacional.

Nenhum comentário: