terça-feira, 24 de novembro de 2009

TSE deve julgar nesta terça o pedido de cassação de Ivo Cassol

Julgamento seria realizado na última terça, mas foi adiado para hoje.
Ele foi cassado pelo TRE-RO em 2008, mas liminar o mantém no governo.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) marcou para esta terça-feira (24) o julgamento do processo de cassação do governador de Rondônia, Ivo Cassol (PP), e de seu vice, João Aparecido Cahulla (PPS). Inicialmente, o caso seria julgado na última terça (17), mas no próprio dia da sessão acabou adiado pelo tribunal.
Ivo Cassol e João Cahulla foram cassados em novembro do ano passado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO), por compra de votos na eleição de 2006, mas continuam nos respectivos cargos por força de uma liminar (decisão provisória) do TSE.
Em parecer enviado em junho ao TSE, o Ministério Público Eleitoral (MPE) recomendou a cassação do mandato de ambos. A ação que deve ser julgada nesta quinta à noite tem origem no próprio TSE, ou seja, não se trata de um recurso contra a cassação proferida pelo TRE de Rondônia. No julgamento, Cassol e Cahulla responderão por compra de votos e abuso de poder econômico.
O parecer do MPE cita depoimentos de testemunhas que dizem que funcionários de uma empresa de vigilância que prestava serviços para o governo de Rondônia teriam sido abordados, durante a campanha, com propostas para que votassem em Cassol e em outros três candidatos em troca de R$ 100.

Nenhum comentário: