quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Mulheres têm chances de vitória em prefeituras de cinco capitais


Nestas eleições, mulheres estão bem colocadas nas pesquisas em grandes capitais brasileiras

Agora é que são elas. Este ano, 29 candidatas disputam prefeituras em 26 capitais brasileiras. Delas, 12 conquistaram posições de destaque nas últimas pesquisas de intenção de voto e, em cinco capitais, há grandes chances de que o cargo de prefeito em 2009 seja ocupado por uma mulher.

A capital com o maior número de candidatas concorrendo à prefeitura é Porto Alegre, que também é a única com mais mulheres do que homens na disputa: quatro contra três. No último pleito, havia apenas uma candidata, Vera Guasso (PSTU), contra oito homens.No atual, Manuela D'Ávila (PC do B) e Maria do Rosário (PT) dividem o segundo lugar nas pesquisas mais recentes, seguidas de Luciana Genro (PSOL), candidata mais bem colocada de seu partido no país -ela alcançou 8% no Ibope contra 1% em média dos demais candidatos da sigla no restante do país. Vera Guasso também disputa o pleito de 2008
segunda capital do ranking é São Paulo. São três candidatas disputando com oito homens: Marta Suplicy (PT), Soninha Francine (PPS) e Anaí Caproni (PCO). A capital paulista liderava o ranking de 2004, com quatro aspirantes à prefeita: Marta, que perdeu a reeleição para o atual governador José Serra (PSDB), Havanir Nimtz (Prona), Luiza Erundina (PSB) e Anaí. Já o número de homens era de 10.Natal, por sua vez, certamente deve ter uma mulher no comando a partir de 2009. Lá está a candidata mais bem colocada do país, com 54% das intenções de voto (Ibope, 24 e 28 julho), a deputada estadual Micarla de Souza (PV), que disputa o cargo com outra mulher, Fátima (PT), com 17%.Outra candidata com grandes chances de levar a disputa é Valéria Pires Franco (DEM), empatada tecnicamente em primeiro lugar com o atual prefeito de Belém, Duciomar Costa (PTB). No segundo turno, ela vence Duciomar, conforme a mais recente pesquisa Datafolha (2 e 4 de setembro).Entre os partidos escolhidos por elas para disputar, o PT e PC do B dominam o cenário feminino nas capitais. Marta (SP), Rosário (Porto Alegre), Gleisi Hoffman (Curitiba), Dalva (Macapá) e Fátima (Natal) são candidatas pelo PT, enquanto pelo partido comunista concorrem Jô Moraes (BH), Manuela (Porto Alegre) e Jandira Feghali (Rio de Janeiro)

Nenhum comentário: