terça-feira, 30 de setembro de 2008

Pesquisa Registrada confirma: Humberto Leite em primeiro lugar


Santo Antônio de Jesus já escolheu seu novo prefeito, agora é Humberto Leite para governar o município. Pesquisa feita na última semana e registrada na própria cidade mostra que o candidato do PMDB, Humberto Leite, abriu uma ótima vantagem em relação ao seu principal adversário.

No último sábado, dia 27/10, o Governador Jacques Wagner marcou presença no comício de Humberto Leite para dar seu apoio à vitoriosa campanha e confirmar ainda mais a escolha do povo. Agora é 15!

Ameaça de bomba pára leilão de energia em SP

A realização do leilão de energia nova – que irá contratar a demanda do mercado para 2013 – foi suspensa por alguns instantes após ameaça de bomba na sede da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). O edifício foi evacuado. Segundo o presidente do conselho de administração da CCEE, Antônio Carlos Machado, o leilão, inicialmente marcado para as 10h, será suspenso até que seja concluída a verificação.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) havia distribuído pouco antes nota informando que as usinas MC2 Gravataí e MC2 Osório haviam sido excluídas do leilão por decisão da Justiça gaúcha, que havia anulado a licença prévia dos empreendimentos. Outra usina, a de Baixo Iguaçu, também foi excluída por conta de uma liminar obtida pelo Ministério Público do Paraná.

Prefeita de Lauro de Freitas denuncia fraude

Pelo visto, a disputa eleitoral em Lauro de Freitas segue acirrada. Devido às enxurradas de denúncias e acusações que norteiam as eleições municipais da cidade, o deputado estadual Yulo Oiticica (PT) solicitou à presidência da Assembléia Legislativa a instalação de uma comissão de ética para investigar responsabilidade em relação à existência de duas folhas com o timbre da Casa Legislativa numa pesquisa do Instituto de Estudos e Pesquisas (Inesp), que supostamente favorecia o candidato e deputado estadual Roberto Muniz (PP).

O petista Yulo argumenta que as folhas com o timbre da Assembléia não são indícios, são provas. Para o advogado da coligação “A Força do Povo”, da prefeita Moema, o que chamou a atenção na pesquisa divulgada na semana passada foram os resultados desproporcionais, que se contrapunham a outras pesquisas realizadas anteriormente. Sendo assim, o acesso à pesquisa forneceu as peças que faltavam para montar o quebra-cabeça. A pesquisa foi impugnada pelo juiz eleitoral Isaias Vinicius de Castro Simões, que alega em seu despacho ausência de autorização do sócio-gerente do Instituto, Michael da Silva Rocha, e de participação do estatístico Francisco Estevam de Oliveira, além do timbre da assembléia, quando um de seus membros é candidato a prefeito.

Indignada com a situação, a prefeita Moema ressaltou “que nunca viu tão baixo nível”. O deputado Muniz, que foi ouvido ontem, disse estar tranqüilo em relação às suposições criadas em volta do assunto. “Não contratamos pesquisa nenhuma e a existência de papéis da Assembléia na pesquisa também me surpreendeu muito”.

Nova pesquisa Ibope movimenta politica em Salvador

Com a divulgação da nova pesquisa Ibope/Rede Bahia a situação sobre a sucessão de Salvador continua envolta em nebulosa. ACM Neto continua na dianteira (28%), com empate (em 20%) do segundo lugar entre João Henrique e Walter Pinheiro, enquanto Antônio Imbassahy fica desfocado com 13%, e Hilton marcando passo com 3%. Na verdade, é um cenário bem semelhante com o DataFolha, ampliando, no entanto, a frente de Neto e empurrando Pinheiro e João para empate cravado. No segundo turno, diferentemente do DataFolha, o Ibope dá vitória a Neto em todos os cenários simulados. A confusão perdura, as divergências também. As pesquisas começam a cansar, mas isso é parte do jogo.

Candidato do PMDB cobra transparência na Prefeitura de Curitiba


O candidato do PMDB à Prefeitura de Curitiba, Carlos Moreira, respondeu aos internautas do Fale com os Políticos e cobrou mais transparência nos órgãos da prefeitura da cidade. Para o candidato, a atual gestão não informa o destino do dinheiro arrecadado.

Quem não votar no dia 05 deve se justificar


As pessoas que deixarem de votar no dia 5 de outubro têm até o dia 4 de dezembro para procurar o cartório eleitoral e entregar a justificativa, levando, se possível, algum documento que comprove o motivo da ausência, como um atestado médico.
Nas cidades em que houver segundo turno, os munícipes têm até o dia 26 de dezembro para apresentar a justificativa.


Para quem estiver viajando e não puder retornar à cidade onde vota, a alternativa é procurar no dia da eleição algum local de votação entre as 8h e às 17h e entregar preenchido o Requerimento de Justificativa. Aqueles que já sabem que não poderão comparecer na sua seção eleitoral, podem se prevenir e pegar o formulário com até 10 dias de antecedência. Ele é distribuído gratuitamente na internet e nos cartórios eleitorais, além de nos próprios locais de votação.


Os eleitores que não votarem, nem justificarem a ausência, terão que pagar multa em que o valor será determinado pela Justiça. Se não pagarem, estarão sujeitos as mesmas restrições de quem não tirou o título eleitoral, como não poder tirar passaporte, CPF, fazer e renovar matrícula em estabelecimento de ensino do governo e não prestar concurso público, entre outros.

TSE coloca na internet simulador de urna eletrônica

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) colocou em seu site na internet um simulador de urna eletrônica. Basta clicar e votar. O site é: www.tse.gov.br

Usando o teclado da urna, que é similar ao do telefone, digite o número do candidato de sua preferência. Você votará primeiro para vereador. Na tela, aparecerão a foto, o número, o nome e a sigla do partido do candidato. Se as informações estiverem corretas, aperte a tecla verde CONFIRMA.

Se o cargo for prefeito, além da foto, do número, do nome e da sigla do partido do candidato, também aparecerão o nome e a foto do candidato à vice-prefeito. A cada voto confirmado, a urna emitirá um rápido sinal sonoro.

Após o registro do voto para prefeito, a urna emitirá um sinal sonoro mais intenso e prolongado e aparecerá na tela a palavra FIM

ACM Neto acusa Imbassahy de ser autor de panfleto de origem desconhecida

O candidato do DEM à Prefeitura de Salvador, ACM Neto, entrou ontem com pedido de direito de resposta contra o tucano Antonio Imbassahy (PSDB) no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Neto acusa o tucano de veicular inserções na TV que o acusam de forma caluniosa, leviana e baixa, de ter negociado o mandato de prefeito com a Igreja Universal do Reino de Deus. Os advogados de Neto pediram ainda, em caráter liminar, que o comercial seja retirado do ar, como revela o jornal "Tribuna da Bahia".

Eleições municipais testarão força carismática de Lula, diz 'El País'


O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva enfrenta as eleições municipais deste domingo como uma prova a superar antes do pleito presidencial de 2010, afirma uma reportagem publicada na edição desta terça-feira do jornal espanhol El País. "As eleições se desenham como exame da força eleitoral do carismático presidente do país, que conta com 83% da aprovação popular", diz o diário.


Segundo o texto, alguns candidatos da oposição, após fracassarem na busca pelo respaldo do presidente "chegaram ao extremo ridículo de contratar alguém para imitar sua voz e lhes conceder seu consentimento publicamente".Para o jornal, as eleições servirão para saber se o Partido dos Trabalhadores (PT) vai sair com força suficiente para eleger um candidato próprio em 2010.

Carro de PM candidato a vereador é atingido por disparo

Um soldado da Polícia Militar, que é candidato a vereador, teve o carro atingido por pelo menos um disparo nesta terça-feira (30) em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. A vítima estava dentro do veículo no momento do crime. As informações são do 15º BPM (Duque de Caxias). Segundo a polícia, ele estava dirigindo quando suspeitos em um carro atiraram. O tiro teria atingido a parte traseira do veículo. Em seguida, os criminosos fugiram.

O policial não ficou ferido. O caso foi registrado na 60ª DP (Campos Elíseos).

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

63% ainda não escolheram candidato a vereador, diz Ibope

A nove dias das eleições, 63% dos eleitores de São Paulo ainda não tinham decidido o seu voto para vereador - apenas 31% já haviam definido, revela pesquisa Ibope contratada pelo Estado e pela TV Globo. Outros 6% não responderam.

Correa comemora 'vitória do sim' em referendo

O presidente do Equador, Rafael Correa, comemorou em Guayaquil, sua cidade natal e reduto da oposição, os resultados das pesquisas de boca-de-urna que indicam que a nova Constituição do país foi aprovada com entre 66% e 70% dos votos no referendo deste domingo.Correa disse que o sim obteve uma "vitória esmagadora" e fez um apelo pela unidade do país."Hoje o Equador decidiu por um novo país. As velhas estruturas foram derrotadas. Esta é a confirmação dessa Revolução Cidadã que oferecemos ao povo em 2006", disse o presidente logo após a divulgação das pesquisas de boca-de-urna.Cerca de 10 milhões de eleitores votaram no referendo deste domingo para decidir sobre a aprovação ou não da nova Constituição, que foi debatida durante oito meses por uma Assembléia Constituinte.

Serra diz que só vai entrar na briga de SP no 2º turno


Em conversa com um grão-duque do tucanato envolvido na campanha de Geraldo Alckmin o governador José Serra reforçou um aviso que já parecia claro:

Não dará as caras na campanha municipal paulistana nos poucos, pouquíssimos dias que restam para o fim do primeiro turno.

O pedaço do tucanato que ainda mantinha o cavalo na chuva, à espera do “companheiro” de partido, foi aconselhado a recolher o animal ao estábulo.

Serra também disse, contudo, que mergulhará de cabeça na campanha ao longo do segundo turno.

Os meios-fios da cidade já sabem, até eles, por quem torce o governador.

Mas Serra disse que arregaçará as mangas mesmo que o escolhido do eleitorado para medir forças com a petista Marta Suplicy seja Alckmin e não o ‘demo’ Gilberto Kassab.

Exceto por uma gravação anódina levada ao ar no início da propaganda televisiva de Alckmin, Serra não moveu uma palha fina pelo candidato de seu partido.

Ao contrário. O governador desmentiu Alckmin, em nota, quando ele insinuou que Kassab virara vice de sua chapa, na eleição municipal de 2004, por imposição do DEM.

Candidatos usam profissão braçal para garantir emprego de vereador

Em um país com um presidente que foi metalúrgico, vários iniciantes na política escolheram identificar suas candidaturas com profissões, em geral, braçais. Seja atrás do apoio de seus similares, da simpatia do público ou porque são conhecidos pela atividade que exercem, vários postulantes a vereador pelo Brasil fizeram como os paulistanos Alice Costureira (PRB), Ivan Vigilante (PTB) e Cícero Perueiro (PSB).
Exemplos não faltam. Em Guarulhos, há candidatos como Cobrador Zoinho (PSDB), Gilson Cabeleireiro (PRP) e Bambu Eletricista (DEM). Em Diadema, o destaque é Carteiro Chiquinho (PSB).Waldir Serralheiro (PV) afirma ser o pioneiro na estratégia, nas eleições municipais de 1996. "O José Serra era candidato a prefeito e me deu uma força na idéia. Até coloquei as duas primeiras sílabas de serralheiro em outra cor para associar com o sobrenome dele", explica o político com base na Zona Leste.

Ministro comemora pesquisa Datafolha


O ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima (PMDB), em contato com o Bahia Notícias, comemorou o resultado da pesquisa Datafolha que coloca João Henrique como segundo colcoado na consulta, apenas dois pontos atrás de ACM Neto. Geddel disse que o sentimento de crescimento da campanha do prefeito que tenta a reeleição é claro nas ruas.Divulgada hoje, a pesquisa apontou o candidato ACM Neto com 25% das intenções de voto, João Henrique o segue de perto, com 23%. O petista Walter Pinheiro aperece em terceiro somando 21% de votos. A oscilação foi de um ponto para cima de JH e Pinheiro, enquanto Neto caiu dois pontos. Antônio Imbassahy e Hilton Coelho ganharam um ponto cada e agora estão com 15% e 4%, respectivamente. O Datafolha ouviu 1008 eleitores e a margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais.

Bush pede aprovação rápida de plano de resgate bancário

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, pediu nesta segunda-feira (29) que o Confresso norte-americano vote rapidamente o plano de resgate que deve injetar US$ 700 bilhões em ajuda a instituições financeiras. Bush afirmou ainda que, com a aprovação rápida do plano, o Congresso pode mandar um sinal "forte" aos mercados.

domingo, 28 de setembro de 2008

Euclides da Cunha se emociona com a Prefeita Rosa e o Ministro da Integração Nacional Geddel Vieira Lima em comício na Sede do município




Euclides da Cunha recebeu a ilustre visita do Ministro da Integração Nacional - Geddel Vieira Lima, nesta sexta-feira 26/09.
Milhares de pessoas compareceram a Praça Duque de Caxias na Sede do Municipio para prestigiar a Prefeita Rosa que recebeu o apoio do Ministro, na continuidade de suas realizações e desenvolvimentos de seus projetos.
A candidata a reeleição, pelo partido do PMDB emocionou o povo Euclidense ao falar que vai continuar batalhando pelos mais humildes - "Minha luta é incansável e meu trabalho é incessante" - Disse ainda a Prefeita.

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

McCain vai participar do debate com Obama nesta sexta, confirma campanha

O candidato republicano à Casa Branca, John McCain, confirmou que vai participar do debate desta sexta-feira (26) em Mississippi contra seu rival democrata, Barack Obama.

A informação foi divulgada pelo assessor Brian Rogers.

O republicano havia pedido na quarta-feira que o debate fosse cancelado para que os rivais ajudassem a tentar um acordo para resgatar a economia norte-americana em crise. Obama não concordou com o adiamento.

Na quinta-feira, os dois candidatos foram a Washington ajudar a tentar a negociação do pacote proposto por Bush, que enfrenta dificuldades para passar no Congresso.

Segundo Rogers, McCain acredita que as negociações em Washington tiveram "avanço significativo", o que permite que ele vá a Oxford, Mississippi, para o primeiro debate televisionado desta campanha. Depois, o republicano deve voltar às negociações, disse o assessor.

ACM usa imagem indevida do Papa


Devido ao uso da imagem do papa João Paulo II e do arcebispo primaz do Brasil, dom Geraldo Majella Agnelo, em um panfleto do candidato ACM Neto (DEM), a Arquidiocese da capital, através de nota pública, repudiou a ação eleitoral. “A Arquidiocese de São Salvador, não autoriza o uso da imagem fotográfica ou em vídeo de qualquer autoridade eclesiástica em peças publicitárias de campanhas de candidatos a cargos eletivos nas eleições de 2008, conforme tradição amplamente conhecida por toda a sociedade”, diz a o documento. No panfleto está uma foto de ACM Neto aos 12 anos comungando com o Papa João Paulo II, em 1991, na sua segunda visita à Bahia. No verso, o candidato aparece beijando a mão de dom Agnelo. A nota foi assinada pelo padre Manoel de Oliveira Filho, coordenador de comunicação da Instituição, que classifica a ação como "desprovida de sentido" e completa: "nenhum outro candidato fez nada parecido".

TUDO PRONTO PARA AS ELEIÇÕES

No dia 5 de outubro, 1 milhão 727 mil pessoas irão exercer seu papel de cidadão votando em seus candidatos a prefeito e vereador nos mais de 600 locais de votação espalhados por Salvador. Para tanto, órgãos públicos têm se mobilizado para garantir que esse direito seja plenamente exercido. Segundo a Superintendência de Transportes Públicos (STP), todas as linhas de ônibus vão operar das 8h às 19h no domingo de eleição e a frota especial de fim de semana será reforçada com a programação máxima de dias úteis. A segurança da população será feita por 24.758 policiais militares, sendo que 56 municípios pediram reforço por possibilidade de conflito, como Muritiba e Cícero Dantas. A portaria que proíbe a comercialização de bebidas em bares, lanchonetes e congêneres durante o evento será cumprida a rigor, garante a Polícia Militar.

AMBULÂNCIA DO SAMU PEGA FOGO

Por pouco a tragédia não foi maior. Uma ambulância do Samu, de placa JRJ 5279, que vinha de Candeias para Salvador, sofreu uma pane elétrica e pegou fogo no final da BR 324. O veículo transportava uma vítima de atropelo, além de um médico e auxiliar de enfermagem. Ninguém saiu ferido.

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Canavieiras. Tudo resolvido!


Em Canavieiras, aposto que Almir Melo vence! O que se viu e o que se vê é a forte mobilização de rua para aclamar o prefeiturável a mais um mandato a frente do município. Se tudo continuar como está, no dia 5 de outubro veremos mais uma lavada de Almir.

Geddel e Lauro arrastam multidões em Itacaré



A visita do ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, a Itacaré, sul da Bahia, arrastou milhares de pessoas que pararam para ouví-lo. Levando uma mensagem de apoio incondicional ao candidato a prefeitura da cidade, Lauro (PMDB), o ministro reafirmou que não medirá esforços para abrir as portas do governo federal.

O jornal da verdade ocupa a Bahia































O jornal A Verdade ocupa um espaço imprescindível no Estado da Bahia, levando ao leitor informações precisas de cada cidade. Com informação fidedigna, o jornal veio para ficar.




Carreata em Santo Antônio de Jesus


Mais de mil carros participaram da carreata promovida por Humberto Leite em Santo Antônio de Jesus. Nunca na história do município, tantas pessoas participaram de um evento deste porte. A população prestigiou, saiu às ruas e já confirmou: dia 5 de outubro é 15!

Promotor divulga condutas vedadas no dia das eleições

Preocupado com as possíveis condutas que caracterizem crimes eleitorais, o promotor de Justiça Luciano Assis tem divulgado junto à população de Euclides da Cunha, Quijingue e Canudos o informe geral nº 07/2008, relacionando práticas que são vedadas no dia das eleições. O promotor lembrar que a Lei Eleitoral proíbe no dia das eleições a distribuição de qualquer tipo de propaganda, como volantes e outros impressos, e a utilização de auto-falantes ou amplificadores de som. Também é proibido fazer manifestações nas ruas e praças; cantar ou tocar música do candidato na rua para atrair a atenção dos eleitores; coagir ou arregimentar eleitor ou propaganda de boca-de-urna; divulgar qualquer espécie de propaganda de partidos políticos ou de seus candidatos mediante publicações, cartazes, camisas, bonés, broches ou dísticos em vestuário que tenham sido distribuídos por comitê, candidato ou com a sua autorização; dentre outros. O descumprimento das normas resultará em prisão do infrator em flagrante.

TVs amargam queda de audiência à tarde desde início do horário eleitoral

Dados do Ibope indicam que a audiência das emissoras de TV caiu 18% no começo da tarde, desde o início do horário eleitoral gratuito, em 19 de agosto.

Avanços do Projeto São Francisco são apresentados no Senado

Nesta terça-feira (09/09), o secretário-executivo do Ministério da Integração Nacional, Luiz Antonio Souza da Eira, e o secretário de Infra-Estrutura Hídrica, João Santana, participaram de audiência pública realizada pela comissão temporária externa do Senado criada para acompanhar o Projeto São Francisco.O secretário-executivo Luiz Antonio destacou que o Projeto São Francisco vai além da integração de bacias hidrográficas, abrangendo o Programa de Revitalização, o Programa Água para Todos e mais 36 programas ambientais. “É um projeto que visa a segurança hídrica na região”, destacou. Em seguida, entregou ao presidente da comissão, senador Cícero Lucena (PSDB/PB), um vídeo sobre o Projeto São Francisco. João Santana apresentou os avanços das obras e do Programa de Revitalização do rio São Francisco. A obra prevê a construção de dois canais, os eixos Norte e Leste, que levarão água para os Estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Ceará. De acordo com o último relatório de ação do Projeto, dos R$ 5 bilhões garantidos pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), R$ 2,11 bilhões já foram contratados.

Recuperação da Ponte Ilhéus-Pontal entra em fase final

A partir de hoje as obras de recuperação da Ponte Lomanto Júnior, mais conhecida como Ilhéus-Pontal (com 330 metros de extensão) entram na reta final. Após avançar na restauração da estrutura dos pilares e vigas, o Derba (Departamento de Infra-estrutura de Transportes da Bahia) – autarquia vinculada à Secretaria Estadual de Infra-estrutura (Seinfra) – vai reconstruir o piso da pista. O serviço deve durar 20 dias e vai acontecer durante à noite – das 20h às 6 horas da manhã, exceto aos sábados.Neste período, o tráfego na ponte será parcialmente interropido, funcionando apenas uma das pistas. Durante o dia, a ponte será totalmente liberada. Será proibida a circulação de veículos com carga acima de 36 toneladas. Por isso, a fiscalização no local será intensificada pela Polícia Rodoviária Estadual (PRE) e agentes municipais de trânsito.
De acordo com o diretor de Construção e Manutenção do Derba, o engenheiro Berchris Requião, haverá sinalização ostensiva no local e em vários pontos da cidade. “Vamos fazer a divulgação do limite máximo de peso na ponte porque essa determinação será permanente. A ponte foi projetada e construída para receber carga de até 36 toneladas”, alertou Requião.

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Língua afiada


“Também pudera, despencando nas pesquisas, isolado politicamente, com um discurso chato e repetitivo, o cidadão só poderia ficar como ficou. Não me intimido com ele, nem ninguém deste mundo político que conheço há mais de 40 anos”.Mário Kertész, no blog da Metrópole, em comentário sobre a postura de Antônio Imbassahy no debate da TV Aratu.

IMBASSAHY AFIRMA QUE BARRAQUEIROS SÃO TORTURADOS


O candidato tucano ao Palácio Thomé de Sousa, Antônio Imbassahy, declarou esta terça-feira (23), em reunião com a associação responsável pelos barraqueiros da orla de Salvador, que o impasse das barracas de praia só será resolvido no próximo mandato. “Primeiro é preciso se iniciar uma nova gestão municipal, para se criar um novo ambiente de diálogo com os outros órgãos envolvidos. O pior dos mundos é não ter perspectiva nenhuma de solução. Ouvi de algumas pessoas que é uma verdadeira tortura o que estão passando”, afirmou. Para o prefeiturável, algumas reivindicações dos comerciantes podem ser resolvidas imediatamente, mas outras são mais complexas e precisam de um tempo maior, o que exige maior atenção e flexibilidade do administrador. “O governante tem que ser uma pessoa que some, e não que promova o confronto, tem que ter capacidade de diálogo”, criticou.

Equador suspende direitos constitucionais de diretores da Odebrecht

O governo do Equador expulsou a empreiteira brasileira Odebrecht, embargou os bens da empresa, mandou o Exército ocupar os canteiros de obras e decidiu que os funcionários brasileiros não podem deixar o país. Quatro diretores tiveram seus direitos constitucionais suspensos, e dois deles se refugiaram na embaixada do Brasil em Quito.
O governo equatoriano alega que a Odebrecht se recusou a pagar indenização por danos que teriam sido provocados pela Usina de San Francisco, construída pela empresa. A central hidrelétrica San Francisco é a primeira no mundo totalmente subterrânea. Custou quase R$ 500 milhões. A usina está localizada no pé do vulcão Tunguraha, a 220 km ao sul de Quito, e fornece 12% da energia de todo o Equador.

Obama tem 9 pontos de vantagem sobre McCain, mostra pesquisa

WASHINGTON (Reuters) - A vantagem do candidato democrata à Presidência dos Estados Unidos, Barack Obama, sobre o republicano John McCain na disputa eleitoral norte-americana subiu para 9 pontos, em meio às turbulências no sistema financeiro e ao crescente pessimismo em torno da economia, segundo uma pesquisa nacional Washington Post-ABC News divulgada nesta quarta-feira.
Entre os prováveis eleitores, a pesquisa mostrou que Obama tem 52 por cento da preferência, contra 43 por cento de McCain. Há duas semanas a disputa estava praticamente empatada, McCain tinha 49 por cento, contra 47 por cento de Obama.
A crise financeira, provocada pelo colapso do mercado financeiro, tornou-se o tema mais importante da eleição presidencial, marcada para 4 de novembro.
Cinquenta e dois por cento dos entrevistados disseram acreditar que a economia entrou numa trajetória de queda grave e de longo prazo.
Oitenta por cento disseram estar preocupados com a direção da economia, quase três quartos se preocupam com os choques nos mercados de ações, e seis em cada 10 estão apreensivos com as próprias finanças familiares, apontou o levantamento.
Metade das pessoas que responderam à pesquisa apontaram a economia e o emprego como os temas que determinarão o voto, contra 37 por cento há duas semanas.
A pesquisa ouviu 1.082 pessoas, incluindo 916 eleitores registrados, e foi realizada de sexta a segunda-feira. A margem de erro para toda a amostragem é de três pontos percentuais para mais ou para menos e de quatro pontos percentuais para a amostragem de 780 prováveis eleitores.

Primeira tiragem de livro mais caro do mundo esgota


A primeira tiragem do livro contemporâneo mais caro do mundo, "Michelangelo - La Dotta Mano" (Michelangelo - A Mão Sábia, em tradução literal), que custa 100 mil euros (R$ 265 mil), se esgotou cerca de um mês após seu lançamento. Os 33 exemplares foram vendidos a colecionadores particulares europeus e americanos.
Outros 33 livros da edição - que será limitada a 99 exemplares - já estão sendo fabricados. Cada unidade leva entre três e seis meses para ser produzida em razão do processo artesanal que resgata as técnicas utilizadas na época do Renascimento italiano.
Publicado pela editora italiana FMR, por ocasião dos 500 anos do início do trabalho de Michelangelo nos afrescos da Capela Sistina, no Vaticano, o livro sobre a vida e obra do artista pesa 24 quilos.
A capa do livro contém uma réplica em mármore da escultura Madonna della Scala, uma das primeiras obras de Michelangelo, realizada quando ele ainda era adolescente.

Até Lula participa de campanha em Itapetinga

O apoio do governador Jaques Wagner ao prefeito e candidato à reeleição em Itapetinga, Michel Hagge (PMDB), causou tanta ciumeira que até o presidente Lula entrou na briga. Uma fala atribuída a Lula está sendo usada na campanha do PT local.
A mensagem é genérica e não cita o ex-carlista, atual candidato do PT José Carlos Moura. O buxixo que circula pela cidade é: será mesmo a voz de Lula? No site oficial do PT na internet, os candidatos podem encontrar várias mensagens de lideranças nacionais do partido para usar nas campanhas municipais. Porém nenhuma com a voz do presidente. Uma parte da população de Itapetinga diz que se trata de gravação utilizada em campanhas anteriores. Exclusividade só para Itapetinga? Um tanto difícil de acreditar.

Mulher traída ganha indenização da amante do ex-marido em Goiânia

Uma mulher traída conseguiu na Justiça de Goiânia o direito de receber da amante do seu ex-marido uma indenização de pouco mais de R$ 31 mil por danos morais. A decisão é da primeira instância e a amante, portanto, ainda pode recorrer.
A professora Fátima Cristina Oliveira acreditava numa união de 21 anos, e seu marido, segundo ela, era “acima de qualquer suspeita”. “Era uma pessoa caseira. Era sete da noite e ele já estava em casa”, recorda. Um telefonema, porém, mudou a vida da professora. Ela descobriu que estava sendo traída e a notícia chegou pela própria amante. Fátima entrou em depressão, e, desorientada, ficou sem o emprego. Quando tudo parecia perdido, ela decidiu reagir.
A professora entrou na Justiça contra amante, alegando danos morais. Primeiro, ela tentou salvar o casamento, mas preferiu o divórcio depois que percebeu que o marido pagava as despesas do advogado da amante.

Romário tenta se livrar de enxurrada de processos na Justiça


Aposentado dos gramados, Romário mudou de ares. Porém, continua na ofensiva. Com mais tempo para resolver pendengas judiciais, o Baixinho trocou os estádios pelas salas de audiência. Não são raras suas visitas no Fórum do Rio, na companhia de advogados. Antes de operar o joelho esquerdo na semana passada, o ex-camisa 11 chegou a saltar de uma sessão na Vara de Família - envolvendo a ex-mulher Mônica Santoro - para uma reunião sobre direitos trabalhistas com dirigentes dos clubes que lhe devem.
Atualmente, Romário está envolvido, seja como autor ou réu, em pelo menos 20 processos. Flamengo, Fluminense e Vasco lhe devem 27 milhões, sem contar a correção monetária. E o ex-jogador está disposto não só a receber tudo que foi acordado com os times cariocas, como a quitar uma dívida de R$ 6 milhões com terceiros.

Número de famílias pobres diminui 25% entre 1997 e 2007, diz IBGE

A Síntese de Indicadores Sociais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado nesta quarta-feira (24), mostra que o número de famílias pobres no país caiu 25,6% em dez anos. A proporção de famílias com renda per capita de até meio salário mínimo passou de 31,6% da população brasileira, em 1997, para 23,5%, em 2007. O estudo mostra que a redução do número de famílias pobres aconteceu especialmente nos últimos cinco anos. Conforme o levantamento, entre 1997 e 2002, o número de grupos familiares com renda individual de até meio salário mínimo manteve-se inalterado. De acordo com o IBGE, na região Nordeste, a pobreza caiu dez pontos percentuais, ou 20%, passando de 53,9% dos grupos familiares, em 1997, para 43,1%, dez anos mais tarde. No Sudeste, a proporção de famílias com renda inferior a um salário mínimo foi reduzida em um terço: passou de 21,6% para 14,4% da população.

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Bebê recém-nascido é encontrado em terreno com lixo em Valparaíso de Goiás

Uma menina recém-nascida foi resgatada com vida, na manhã de segunda-feira (22), depois de ter sido abandonada em um terreno baldio, cheio de lixo, em Valparaíso (GO), no Entorno do Distrito Federal. O bebê estava no fim de um barranco de cinco metros de altura. Quando foi encontrada, estava suja de sangue e placenta.
“Ela estava geladinha, com muito frio. Estava se tremendo todinha”, contou o morador que buscou o bebê. Os moradores acreditam que a criança nasceu de madrugada, já que, pela manhã, eles não viram nenhuma mulher na área.

“Nós demos banho nela em três águas, pra poder limpar tudo. Os olhinhos estavam pregados, não abriam. A boquinha estava cheia de sujeira, de terra. Com o banho nós limpamos tudo”, disse a empregada doméstica Márcia Araújo Oliveira. Os moradores chamaram o Serviço de Atendimento Móvel, que constatou que a criança estava bem. Nasceu com 50 cm e 2,8 kg. Em seguida, foi encaminhada ao Hospital Regional de Luziânia para fazer exames. Depois, será encaminhada ao Conselho Tutelar. A Polícia Civil investiga quem é a mãe.

Campanha eleitoral registra 13 candidatos assassinados no país

Com a morte do candidato Evânio Paulino Feitosa (PR), que concorria à Prefeitura de Araguaiana (MT) na segunda-feira (22), pelo menos 13 candidatos já foram assassinados em cidades brasileiras durante a campanha eleitoral. Evânio foi morto quando tentava apartar uma briga na cidade de Barra do Garças. Segundo a Polícia Militar, um homem armado teria ameaçado o sobrinho de Evânio. O candidato tentou interceder e foi baleado no peito e na cabeça.

No último sábado (20), o candidato a vereador pelo PR no município de Saloá, a 225 quilômetros do Recife, Fernando Luiz Soares de Melo, o Fernando Galdino , foi assassinado com um tiro na nuca. Fernando de Galdino estava acompanhado do filho Fernando, de 17 anos, e seguia de moto para o comitê do partido em Saloá, depois de ter participado de comício no distrito de Iatecá. No caminho, eles foram abordados por dois motoqueiros, que os fizeram parar e deitar no chão. Os assassinos nada fizeram ao adolescente e levaram a moto.

João desmente Pinheiro e diz que ele foi quem "armou" uma farsa

Para o prefeito João Henrique, candidato à reeleição pelo PMDB, o seu programa eleitoral veiculado hoje ao meio-dia "desmonta inteiramente a farsa que havia sido armada pelo programa de Walter Pinheiro, ao tentar desqualificar um antigo comercial da Prefeitura de Salvador sobre a construção de casas populares".
O programa do PT tinha colocado no ar o depoimento de uma moradora da localidade de Tubarão, no subúrbio, que havia participado do comercial e se dizia enganada pela Prefeitura e surpreendida quando viu sua imagem na televisão.
O programa eleitoral de João mostrou o documento de autorização de uso da imagem assinado pela moradora, a Sra. Lais Almeida dos Santos, além de explicar que a Prefeitura participava do projeto habitacional em Tubarão numa parceria com os governos estadual e f ederal, através do Ministério das Cidades e da Caixa Econômica, e com as próprias comunidades. No caso de Tubarão, o prefeito explicou (o que o seu programa fez também, na TV) que a Prefeitura doou o terreno de 9.700 metros quadrados onde estão sendo construídas as casas, além de ter feito o projeto e construído o centro comunitário.

Modelos de crachá para fiscalização no dia nas eleições


segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Governo do presidente Lula tem melhor avaliação desde 2003


O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva registrou a melhor popularidade em abril deste ano desde que o petista assumiu o governo em 2003, segundo pesquisa CNT/Sensus divulgada hoje. Entre os entrevistados, 57,5% avaliaram o governo como positivo. Na pesquisa anterior, realizada em fevereiro passado, 52,7% consideraram o governo do petista positivo. Desta vez, apenas 11,3% dos entrevistados avaliaram o governo como negativo, contra outros 29,6% que o consideram regular.

Modelo de crachá para fiscais no dia da eleiçao


Rosa está no coração de todos



Neste último domingo, dia 21 de setembro, no povoado de Lagoa do Guedes, no município de Euclides da Cunha, milhares de pessoas foram as ruas mais uma vez para gritar o 15, no comício realizado por Rosa, candidata a reeleição pelo PMDB.

A Prefeita Rosa está no coração de todos e já tem a preferência da grande maioria dos eleitores. Os vereadores da coligação "Construindo uma Nova Cidade" também estiveram presentes no evento, onde discursaram e apoiaram a candidatura de Rosa.

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

João Henrique rumo a liderança






É cada vez mais acirrada a disputa eleitoral em Salvador, pelo menos é o que revela a Pesquisa Datafolha divulgada hoje. ACM Neto (DEM) permanece na liderança com 27%. João Henrique vem em segundo (PMDB), com 22%. Walter Pinheiro (PT), com 20%. Já o ex-prefeito Antonio Imbassahy (PSDB) registra queda de quatro pontos e fica com 14%. Hilton Coelho (PSOL) continua com 3%. O Datafolha ouviu 830 eleitores.


LÚCIO COMEMORA DATAFOLHA E CRITICA INSTITUTOS LIGADOS A PARTIDOS


“Os levantamentos realizados pelo Instituto Datafolha são os de maior credibilidade porque ele não tem vínculos com partidos, diferente do Ibope, encomendado pela Rede Bahia, da família de ACM Neto (DEM), e o Vox Populi, do A Tarde com o PT nacional. Essa relação torna as pesquisas desses institutos passíveis de contestação”, destaca Lúcio Vieira Lima, presidente do PMDB. Para o dirigente, a pesquisa Datafolha mostra que João Henrique cresce “contra tudo e contra todos”.

Sol aquece a vitória do 15 em Ipirá







Em Ipirá, o candidato a prefeito pelo PMDB, Luiz Carlos, já tem a preferência da maioria dos eleitores. O comício realizado no município chamou a atenção de uma multidão de pessoas, de uma maneira nunca vista antes, a população animada, cantanto a música do candidato, que nem ligaram para o sol forte que fazia ao meio-dia. O povo saiu as ruas para gritar o 15.












quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Mulheres têm chances de vitória em prefeituras de cinco capitais


Nestas eleições, mulheres estão bem colocadas nas pesquisas em grandes capitais brasileiras

Agora é que são elas. Este ano, 29 candidatas disputam prefeituras em 26 capitais brasileiras. Delas, 12 conquistaram posições de destaque nas últimas pesquisas de intenção de voto e, em cinco capitais, há grandes chances de que o cargo de prefeito em 2009 seja ocupado por uma mulher.

A capital com o maior número de candidatas concorrendo à prefeitura é Porto Alegre, que também é a única com mais mulheres do que homens na disputa: quatro contra três. No último pleito, havia apenas uma candidata, Vera Guasso (PSTU), contra oito homens.No atual, Manuela D'Ávila (PC do B) e Maria do Rosário (PT) dividem o segundo lugar nas pesquisas mais recentes, seguidas de Luciana Genro (PSOL), candidata mais bem colocada de seu partido no país -ela alcançou 8% no Ibope contra 1% em média dos demais candidatos da sigla no restante do país. Vera Guasso também disputa o pleito de 2008
segunda capital do ranking é São Paulo. São três candidatas disputando com oito homens: Marta Suplicy (PT), Soninha Francine (PPS) e Anaí Caproni (PCO). A capital paulista liderava o ranking de 2004, com quatro aspirantes à prefeita: Marta, que perdeu a reeleição para o atual governador José Serra (PSDB), Havanir Nimtz (Prona), Luiza Erundina (PSB) e Anaí. Já o número de homens era de 10.Natal, por sua vez, certamente deve ter uma mulher no comando a partir de 2009. Lá está a candidata mais bem colocada do país, com 54% das intenções de voto (Ibope, 24 e 28 julho), a deputada estadual Micarla de Souza (PV), que disputa o cargo com outra mulher, Fátima (PT), com 17%.Outra candidata com grandes chances de levar a disputa é Valéria Pires Franco (DEM), empatada tecnicamente em primeiro lugar com o atual prefeito de Belém, Duciomar Costa (PTB). No segundo turno, ela vence Duciomar, conforme a mais recente pesquisa Datafolha (2 e 4 de setembro).Entre os partidos escolhidos por elas para disputar, o PT e PC do B dominam o cenário feminino nas capitais. Marta (SP), Rosário (Porto Alegre), Gleisi Hoffman (Curitiba), Dalva (Macapá) e Fátima (Natal) são candidatas pelo PT, enquanto pelo partido comunista concorrem Jô Moraes (BH), Manuela (Porto Alegre) e Jandira Feghali (Rio de Janeiro)

TSE aprova envio de força federal para Manaus e para mais quatro municípios do Amazonas


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, na sessão plenária extraordinária desta quarta-feira (17), mais cinco pedidos de envio de força federal, desta vez para os municípios de Manaus, Boca do Acre, Itacoatiara, Urucará e Fonte Boa, todos do estado do Amazonas, durante as eleições de 5 de outubro.

ECONOMIA - BNB faz encontro hoje para discutir recursos do FNE

O Banco do Nordeste, em parceria com o Ministério da Integração Nacional e a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), promove nesta quinta-feira (18) um encontro para apresentar a programação de aplicação dos recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) para 2009. A reunião ocorrerá a partir das 9h, no auditório do BNB, no Comércio. De acordo com o diretor de Gestão do Desenvolvimento do BNB, Pedro Rafael Lapa, a partir das políticas públicas foi possível prever a configuração de condições mais favoráveis aos financiamentos e estimar a demanda de crédito do FNE.

Inflação registra ligeira alta de 0,04% na 2ª prévia do IGP-M, diz FGV

O IGP-M (Índice Geral de Preços - Mercado) teve ligeira alta de 0,04% na segunda leitura prévia do mês de setembro, contra deflação de 0,12% na mesma leitura um mês antes. No ano, o indicador acumula alta de 8,40% e, em 12 meses, a alta acumulada é de 12,24%. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira.
A metodologia aplicada na apuração do IGP-M é a mesma do IGP-10 e do IGP-DI --usados no reajuste, por exemplo, de contratos de aluguel--, também apurados pela FGV, com a única diferença de ter um período de coleta diferente. A segunda prévia do IGP-M compreende o intervalo entre os dias 21 do mês anterior e 10 do mês de referência.

governo promete punições para policiais civís

A greve dos policiais civis de São Paulo chega ao terceiro dia nesta quinta-feira com adesão em mais de 60% na capital e de 100%, no interior, segundo entidades da categoria e o governo ameaça punir quem não prestar atendimento.
Ontem, a maior parte das delegacias registrava somente ocorrências mais graves, como casos de roubos, assassinatos e seqüestros. Vítimas de ameaça e furto, mesmo de carros, eram orientadas a voltar para casa. Dos 67 DPs visitados pela por uma equipe de reportagem, 43 tinham policiais em greve e 24 estavam funcionando normalmente.

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

A partir de sábado, nenhum candidato poderá ser detido ou preso

A partir do próximo sábado (20) - 15 dias antes do primeiro turno das eleições municipais deste ano - , nenhum candidato poderá ser detido ou preso, salvo em flagrante delito, no país, de acordo com o calendário eleitoral. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nas eleições deste ano estarão em disputa 52.137 vagas de vereador e 5.563 vagas de prefeito e vice nos 5.563 municípios brasileiros. Cerca de 380 mil candidatos devem concorrer. Porém, a lista final de candidatos aptos a disputar o pleito de outubro deve estar definida até o dia 25 de setembro, data em que todos os recursos sobre pedidos de registro de candidatos devem estar julgados pelo TSE.

Governo do MS lança campanha de incentivo à eleição de mulheres ao Legislativo



O governo do Estado do Mato Grosso do Sul, por meio da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para as Mulheres, lançará, na sexta-feira (12), a campanha “Eleja esta causa: aumento da bancada feminina”. O objetivo é incentivar a eleição de mais mulheres ao poder. O lançamento será no Novo Hotel, próximo ao Parque dos Poderes, às 9h. De acordo com informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Mato Grosso do Sul apresenta o maior percentual de candidatas ao cargo de vereadora do País. Durante o evento, será entregue às candidatas uma cartilha com orientações sobre o projeto e a importância da defesa dos direitos da mulher no Poder Legislativo. Atualmente, o número de vereadoras em Mato Grosso do Sul é de apenas 106. O número de vereadores chega a 615. A campanha é da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para as Mulheres, financiada pela Secretaria Especial de Políticas Públicas para as Mulheres, em parceria com o governo do Estado, e será realizada em dois momentos: a primeira etapa será o fomento à eleição das candidatas, através de anúncios na mídia e panfletagem; o segundo momento, será a incorporação de políticas de direitos das mulheres pelas candidatas eleitas. Segundo a coordenadora estadual de Políticas Públicas para a Mulher, Carla Stephanini, a campanha será destinada a todos os partidos. “Esta campanha é supra-partidária, abrangendo todas as candidatas de todo os partidos”, informou a coordenadora. As candidatas que quiserem obter a cartilha podem entrar em contato com a Coordenadoria da Mulher, pelo telefone (67) 3318-1081 ou 3318-1003.

Neusa fala aos servidores municipais

Encerrou nesta semana, o ciclo de debates dos candidatos a prefeito com os servidores municipais. Nos três encontros, a candidata Neusa Kempfer expôs seu Plano de Governo ao magistério municipal, aos servidores do quadro geral e aos servidores da Fundação Municipal de Saúde. Neusa lembrou aos servidores municipais os avanços obtidos nos governos em que ela trabalhou como secretária de Administração, entre eles, o maior reajuste salarial concedido ao funcionalismo nos primeiros dias do governo Osmar Terra, necessários para recuperar a defasagem histórica acumulada nos governos que antecederam o prefeito Terra. Neusa ressaltou ainda a implantação do Plano de Carreira aos servidores municipais, uma reivindicação histórica da categoria, construída com a participação direta do funcionalismo.
A candidata falou com tranqüilidade aos servidores da Fundação Municipal de Saúde sobre o comprometimento histórico de sua equipe com a saúde da população, pois participou diretamente da criação do sistema de saúde pública de Santa Rosa. Assim, nesse momento, nenhum dos candidatos tem mais experiência e comprometimento em melhorar o sistema que ela própria ajudou a construir. "Foi em nosso governo que criamos a Fundação Municipal de Saúde e implantamos todo sistema de saúde pública de Santa Rosa, portanto temos compromisso com vocês, os profissionais da saúde. Temos compromisso com a comunidade toda,” finalizou Neusa Kempfer.

AIG recebe ajuda bilionária do FED

Crédito de emergência de US$ 85 bilhões será usado para comprar parte da empresa e acalmar a crise em Wall Street.

Uma reviravolta em Wall Street – primeiro o governo americano tinha se negado a usar dinheiro público para salvar o banco de investimentos Lehman Brothers. Dois dias depois, o Banco Central socorreu outra instituição. Injetou us$ 85 bilhões na maior seguradora do país, a AIG, evitou mais uma quebra e acalmou os investidores. Na Ásia, hoje a maioria das Bolsas fechou com índices positivos. O pregão europeu também opera em alta, mas analistas alertam: ainda é cedo para comemorações. A decisão veio depois de muita pressão do mercado. A simples especulação de que o Banco Central americano ajudaria a resgatar a AIG animou Wall Street, mesmo com o anúncio do FED de que manteria a taxa básica de juros em 2% ao ano.

Ditadura


Ministra participou de homenagem a vítimas da ditadura junto com o prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel, e com o ministro Patrus Ananias.



A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, chorou ao falar sobre o período em que combateu Regime Militar brasileiro (1964-1985), durante uma homenagem na noite de segunda-feira (15) a 11 alunos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) mortos na época por lutarem contra a ditadura.
Acompanhada do prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel (PT), que assim como Dilma pegou em armas para enfrentar os militares, a ministra se emocionou ao classificar todos os jovens que morreram nos combates como "heróis".
"Há uma perda para o país quando essa experiência de uma juventude que se jogou na luta democrática é perdida por morte", disse Dilma, com lágrimas nos olhos, em seu discurso.

A espera de um transplante


Encontrar um doador compatível é muito difícil. Para salvar mais de mil pessoas que estão na fila do transplante, é preciso aumentar o número de doadores.


Faltam doadores de medula óssea no Brasil. Por isso, as chances de um paciente encontrar um doador compatível são reduzidas. A solidariedade poderia acabar com muito sofrimento dos pacientes e também de pais e mães que buscam uma cura para os filhos. Encontrar um doador compatível, no entanto, é muito difícil. Por isso, para salvar mais de mil pessoas que estão na fila do transplante, é preciso aumentar o número de doadores já.


DOE VIDAS !

Lula diz que crise pode ser 'quase imperceptível' para o Brasil


Segundo o presidente, crescimento interno será 'tábua de salvação'.Ele disse que está tranqüilo porque país está melhor preparado


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta terça-feira (16) que está atento em relação aos desdobramentos da crise na economia norte-americana, mas que os efeitos dela no Brasil podem ser “imperceptíveis”.


Segundo ele, nenhum economista com os quais ele conversa tem um quadro geral sobre a crise e que até agora o que ficou demonstrado é que o “cassino imobiliário era muito maior do que a gente podia imaginar”. Ele falou sobre o tema pouco antes do almoço com o primeiro-ministro da Noruega, Jens Stoltenberg, no Palácio do Itamaraty.
“É uma crise que nenhum economista, e eu converso com muitos economistas, tem ainda uma visão geral do que vai acontecer na crise americana. Eu tenho conversado com muitos presidentes, com muitos primeiros-ministros, ninguém tem clareza ainda porque todo dia nós temos uma surpresa. Significa que o cassino imobiliário era muito maior do que a gente podia imaginar”, comentou. Questionado sobre os efeitos da crise norte-americana no Brasil, o presidente se mostrou otimista em relação ao momento da economia nacional. “Ela pode atingir, mas atingirá o Brasil menos do que em qualquer outro momento. Muito menor [do que na década de 90]. Eu diria que quase imperceptível [o efeito]”, afirmou.

terça-feira, 16 de setembro de 2008

O povo ja escolheu: mais de 70% quer Humberto Leite.

São Antônio de Jesus está com uma campanha vitoriosa. Contando com o apoio dos marketeiros Manolo Chamadoiro e Frederico Almeida, o candidato a prefeito pelo PMDB, a população já se convenceu do que é melhor para o município.







Preferência do eleitorado


Pré-Sal

A exposição de uma das maiores indústrias do mundo desse ano já bateu o recorde dos anteriores. No local, estão representantes de empresas de 21 países, espalhados por 1,2 mil estandes. Nesse momento, a indústria do petróleo pensa, principalmente, na possibilidade de explorar a riqueza do mar mais profundo: a camada do pré-sal.
As empresas apresentam suas ferramentas de trabalho, como um robô submarino para fazer consertos no fundo das plataformas. Os equipamentos para perfuração deverão resistir ao ambiente muito corrosivo encontrado no pré-sal. Novas tecnologias são desenvolvidas para testar plataformas flutuantes de produção de petróleo e gás. A nova era da energia foi discutida no primeiro dia da exposição. O presidente do Instituto Brasileiro de Petróleo, João Carlos de Luca, diz que a indústria trabalha com a estimativa de uma reserva de até 50 bilhões de barris nos campos do pré-sal, com um investimento da ordem de US$ 600 bilhões.

Agropecuária impulsiona crescimento do PIB no segundo trimestre do ano

A agropecuária foi a principal responsável pela elevação do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro no segundo trimestre de 2008. Do ponto de vista da produção, o setor cresceu 3,8% em relação aos três primeiros meses do ano, acima da taxa de crescimento do PIB, que foi de 1,6% no mesmo período. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta quarta-feira (10). Na comparação com o segundo trimestre de 2007, o PIB cresceu 6,1% e, mais uma vez, o setor agropecuário foi destaque, com alta de 7,1%. Nos dois casos, a agropecuária ficou à frente de indústria e serviços, de acordo com o resultado das Contas Nacionais Trimestrais – Indicadores de Volume e Valores Correntes divulgadas. Segundo a economista da Coordenação de Contas Nacionais do IBGE, Cláudia Dionísio, alguns produtos importantes tiveram concentração na safra de abril a junho de 2008. “Café em grão, milho, arroz em casca e soja têm uma projeção de crescimento para este ano e, durante o segundo trimestre, tiveram uma colheita relevante”, explicou. O Levantamento Sistemático da Produção Agrícola estima que, em 2008, a colheita daqueles produtos deverá crescer respectivamente 27,7%, 12,8%, 9,6% e 3,6%. O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, acredita que o bom resultado do PIB reflete a capacidade do Brasil em dar respostas às necessidades mundiais de alimentos. “Basta o mercado se manter com preços adequados e o governo adotar as políticas de estímulos necessários. Estes resultados coincidem com a queda do índice de inflação verificada nos últimos dois meses. Houve maior oferta de alimentos, o que já pressionou a inflação para baixo”, destacou. Seguro Rural - Outro fator que tem contribuído para o crescimento da agropecuária nacional é a expansão do seguro agrícola impulsionado pelos programas federal e estaduais de subvenção ao prêmio. O Ministério da Agricultura é responsável pelo Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural, que se compromete a pagar de 30% a 60% do prêmio contratado pelo produtor. Em 2006, o orçamento do programa foi de R$ 61 milhões, dos quais foram usados R$ 30 milhões. No ano seguinte, foram aproveitados R$ 61 milhões dos R$ 99,5 milhões reservados. Para 2008, R$ 160 milhões estão à disposição do produtor rural. Atualmente, 45 culturas fazem parte do programa, dentre elas soja, trigo e milho. (Da Redação)

Presidentes declaram apoio a Morales e rechaçam 'golpe civil'


Unasul se reuniu por quase 6 horas em Santiago.Para Bachelet, não há motivo para atropelar os direitos humanos.


Os presidentes sul-americanos reunidos na segunda-feira (15) na capital chilena deram uma forte e unânime declaração de apoio ao governo do presidente Evo Morales e rechaçaram qualquer tentativa de golpe da oposição na Bolívia.

Ao ler uma declaração de nove pontos, em que se recordou do golpe militar de 11 de setembro de 1973 no Chile, a presidente Michelle Bachelet disse que para os mandatários sul-americanos não há justificativas para os atropelos aos direitos humanos.

Suplentes ja ocupam boa parte das vagas do Senado

Na segunda (15), prima de Collor assumiu vaga. Ao menos dois senadores se licenciaram para participar de campanhas.


Com a posse de Ada Mello (PTB-AL), prima do senador Fernando Collor (PTB-AL), chega a 19 o total de parlamentares da Casa que não foram eleitos. O número representa mais de 20% dos 81 senadores eleitos.

Ada é a segunda suplente de Collor. O primeiro é Euclydes Mello (PRB-AL), também seu primo, que já assumiu o mandato por quatro meses, durante licença anterior do titular, mas que agora está em campanha para prefeito de Marechal Deodoro (AL).
Collor tirou licença de 90 dias do Senado para se dedicar à campanha de parentes em Alagoas. Ele quer turbinar a campanha do filho Fernando James (PTB) e também do primo Euclydes. James disputa a Prefeitura de Rio Largo.

A senadora Kátia Abreu (DEM-TO) também se licenciou do cargo pelas campanhas de seu partido. Em julho, tomou posse o suplente Marco Antônio Costa (DEM). No mesmo mês, Raimundo Colombo (DEM-SC) licenciou-se. No lugar dele, assumiu Casildo Maldaner (PMDB).

Proposta parada
A proposta de emenda à Constituição que trata da situação dos suplentes, aprovada no ano passado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), está parada na comissão. E boa parte dos senadores sinaliza que não tem intenção de aprová-la, sobretudo os que entregaram a suplência aos que financiaram sua campanha.
A proposta da CCJ proíbe a indicação de parentes para a suplência e, em caso de morte ou renúncia, prevê a eleição de um novo suplente para ocupar o cargo. A pressão dos suplentes, porém, impediu que o texto avançasse a ponto de acabar com estas vagas, como queria o relator Demóstenes Torres (DEM-GO). As informações são do jornal "O Estado de S. Paulo".

Dona Canô completa 101 anos na Bahia


Ela celebreu a data com o tradicional café da manhã em Santo Amaro.Caetano Veloso e Maria Bethânia devem participar da festa


Claudionor Veloso, conhecida como Dona Canô, completou 101 anos nesta terça-feira (16). Como tradicionalmente faz, ela começou a celebração da data com um café da manhã em sua casa, em Santo Amaro, no interior da Bahia. Ela é mãe de Caetano Veloso e Maria Bethânia, além de outros seis filhos. Os dois mais famosos devem marcar presença ao longo do dia. Uma missa será celebrada para marcar o aniversário. "Não mereço tanto. Não sei quantos anos eu ainda tenho pela frente, mas o que Deus quiser está de bom tamanho. Estou feliz porque minha família está aqui, meus filhos, netos e bisnetos." (Foto: Edgar de Souza/G1)

Análise: crise nos EUA deve afastar investidores e ameaça até o PIB do Brasil

A crise financeira nos Estados Unidos, agravada pelo pedido de concordata do Lehman Brothers, o quarto maior banco norte-americano, deve impedir que a Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) retome os 52 mil pontos nesta semana. A avaliação é da economista da Tendências Consultoria Alessandra Ribeiro. Segundo ela, a quebradeira de bancos no exterior, que já atinge 11 instituições menores, deve causar um imediato sentimento de aversão ao risco e culminar na saída de investidores da renda variável. Por isso, o patamar de pontuação que a Bolsa brasileira fechou na última sexta-feira não deve voltar a acontecer nos próximos dias."Poderemos ver uma debandada geral de investidores que vão procurar alocar seus recursos em aplicações mais seguras como os títulos do Tesouro dos EUA. A volatilidade no mercado de ações será muito grande nos próximos dias e é difícil imaginar a Bovespa se recuperando", afirma.A retirada de recursos de países emergentes pelos investidores e a menor quantidade de dólares em circulação no mercado eleva a cotação da moeda e, principalmente no Brasil, deve gerar uma resposta imediata dos gestores de política monetária."O dólar mais caro eleva o preço de produtos e bens importados que chegam ao país, refletindo em inflação mais alta. Então, o Banco Central pode decidir elevar os juros, encarecendo o crédito e trazendo o Brasil para um ciclo de expansão menor", afirma.Neste ambiente, as projeções mais otimistas para a economia brasileira começam a se deteriorar, segundo a economista. A conseqüência mais provável é um crescimento menor do PIB (Produto Interno Bruto) em 2009.Se a crise financeira nos Estados Unidos contaminar os demais países, inclusive os emergentes, a expansão pode ser de no máximo 3%, contra os 4,5% previstos pelo governo para o período. Segundo a economista, este seria um último reflexo dos problemas financeiros nos EUA e poderia levar a economia mundial a uma desaceleração muito maior que a prevista, interferindo, inclusive, na China e Índia, que podem sofrer com a restrição de crédito no mundo e reduzir os investimentos e importações.Essa perspectiva pode se concretizar, segundo Alessandra Ribeiro, se o banco central dos EUA, o Fed, mantiver o que ele disse nesta segunda-feira, de que não vai mais salvar nenhum banco que não tenha chance de provocar o risco sistêmico, que é falência generalizada das instituições.Nesta hipótese, a confiança do empresário e da sociedade norte-americana na economia diminuiria bastante, brecando os investimentos produtivos e o consumo. Com a demanda menor por produtos importados, países emergentes como o Brasil e a China perderiam um importante mercado consumidor, que é os Estados Unidos. "É uma cadeia onde uma coisa puxa a outra. A aversão ao risco vai causar uma debandada geral dos investidores, que impacta em queda nas Bolsas e dólar mais caro. Os juros devem subir, causando desaceleração na economia mundial, o que vai prejudicar os exportadores e impactar negativamente no crescimento PIB dos países", diz.

TRT da Bahia abre inscrições para 22 vagas: até R$ 6 mil

O Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (Bahia) abre nesta terça-feira (16) as inscrições para 22 vagas nos cargos de técnico (nível médio) e analista judiciário (nível superior), além de formação de cadastro, com salários, respectivos, de R$ 3.652,10 e R$ 6.007,70. A partir de dezembro, os salários serão de R$ 3.993,09 e R$ 6.551,52 .
As inscrições podem ser feitas entre as 10h de 16 de setembro até as 23h59 de 7 de outubro, no endereço eletrônico www.cespe.unb.br/concursos/trt5região2008. A taxa é de R$ 45,00 para técnico judiciário e de R$ 70,00 para analista judiciário.
As quatro vagas e cadastro de reserva para analista são para as áreas administrativa; apoio especializado –especialidades: engenharia de segurança do trabalho, engenharia elétrica, engenharia civil, estatística, medicina, medicina do trabalho, odontologia e tecnologia da informação – e judiciária. Já os 18 postos para técnico são para a área administrativa e apoio especializado – especialidade: informática. A seleção consiste de provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, e de prova prática de informática, de caráter eliminatório. As provas objetivas serão realizadas no dia 23 de novembro e os locais e horários serão divulgados nas datas prováveis de 19 ou 20 de novembro, no site www.cespe.unb.br/concursos/trt5região2008. O concurso público será realizado em Salvador (BA).

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Candidatos com o número 15 disparam na disputa pela prefeitura no interior da Bahia




Em Santo Antônio de Jesus o candidato do PMDB, Humberto Leite, disparou na frente com mais de 12 pontos de vantagem. O povo já está reconhecendo o trabalho e a luta do político para o bem do município.




Canavieiras praticamente já escolheu o prefeito: Almir Melo com a preferência dos votos.




Em catieté o Tota disparou e abriu uma vantagem enorme sobre os adversários.




Lauro está na frente em Itacaré. O candidato provou que tem as melhores propostas e está com a preferência dos eleitores.




Em Itapetinga Michel está diparado como o candidato mais forte, ainda mais com o apoio de Virginia e Geddel, confirmando a seriedade da campanha.




Ranulto Gomes, em Cansanção, dispara e já é chamado de prefeito nas ruas do município.




João reúne 2 mil veículos em carreata


Mesmo com restrições, campanha eleitoral tem seu 1º "hit" na web

O candidato à Prefeitura de Curitiba Lauro Rodrigues (PT do B) tem menos de 1% das intenções de voto, mas já pode comemorar a liderança no ranking dos vídeos mais engraçados das eleições até aqui. Ele é o primeiro "hit" da campanha eleitoral deste ano, que começa marcada pela restrição do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) ao uso de internet como instrumento de informação e propaganda. Suas tentativas de se expressar em um debate da Band foram editadas e caíram no YouTube. Resultado: mais de 85 mil acessos.


Link do video http://br.youtube.com/watch?v=z4WpjYluDIk

Vitória bate o Coritiba, quebra jejum caseiro e encosta no G-4

Depois de dois empates sem gols no Barradão, o Vitória finalmente conquistou o primeiro triunfo caseiro no returno do Campeonato Brasileiro ao derrotar o Coritiba por 1 a 0 com gol de Marcelo Cordeiro. E para alívio e satisfação da torcida rubro-negra, a vítima, que somava os mesmos 37 pontos ganhos, caiu para o nono lugar e ficou para trás na briga por um lugar no G-4. Agora o Vitória ocupa o sexto lugar com 40 pontos, dois a menos que o quarto colocado, o Botafogo.
O Vitória volta a campo no próximo domingo, contra o Internacional, no Beira-Rio. Já o Coritiba enfrenta o Fluminense no sábado, no Maracanã. Em sua melhor atuação desde a goleada sobre o Vasco, o Vitória iniciou a partida partindo para cima do Coritiba e acuando o adversário no campo de defesa. Em dois minutos de jogo, o meia Ramon já havia batido três escanteios.E foi dos pés do camisa 10 rubro-negro, em um lance de bola parada, que nasceu o primeiro gol do jogo. Aos 10min, Ramon bateu a falta no canto esquerdo, à meia altura, o goleiro Vanderlei rebateu e o lateral Marcelo Cordeiro, do bico da pequena área, apanhou o rebote para bater rasteiro, cruzado, e fazer 1 a 0 para os anfitriões.
"Quem sabe não esquece. Esse gol foi muito importante porque depois de dois empates em casa não só eu, mas muitos jogadores tiveram sua capacidade questionada", desabafou o lateral, que esteve ameaçado de perder a posição para o zagueiro Anderson Martins, testado nos coletivos durante toda a semana na lateral esquerda da equipe titular.O Vitória teve a chance de ampliar aos 15min, mas Leandro Domingues, de frente para o gol, chutou fraco e permitiu a defesa de Vanderlei.Aos 21min, a linha de impedimento do Vitória falhou, Tiago Bernardes invadiu a área sozinho e só não marcou porque Vanderson salvou na hora do arremate. No lance seguinte foi a vez de Leonardo e Rafael falharem e Keirrison apanhar a bola na entrada da área e chutar rente à trava esquerda de Viáfara.Aos 35min, o jogo foi paralisado pelo árbitro Paulo César Oliveira por queda de energia em duas torres de iluminação do Barradão. O jogo ficou paralisado por 25min, e na volta o Vitória perdeu duas grandes chances de ampliar, ambas com Leandro Domingues.No segundo tempo, o Coritiba voltou melhor. Aos 3min, Alê chutou rasteiro, da intermediária, mas Viáfara pegou. Aos 5min, o colombiano salvou os anfitriões duas vezes: na primeira defendeu um tiro à queima-roupa de Marlos, e no rebote atirou-se aos pés de carlinhos Paraíba para abafar o chute disparado do bico da pequena área.Aos poucou o Vitória reequilibrou a partida, mas novamente o excesso de preciosismo de Leandro domingues impediu que o time ampliasse o marcador. Aos 26min ele invadiu a área, driblou o goleiro, mas perdeu o ângulo na hora do arremate.Na sequência, Domingues saiu de campo vaiado, ao ser substituído por Marco Antônio, que não apareceu tanto quanto o titular mas ao menos cumpriu a missão de ajudar a equipe a administrar o resultado.

Prefeita é condenada por compra de votos em TO

A Justiça Eleitoral cassou o registro de candidatura da prefeita do município tocantinense de Ipueiras, Terezinha Poincaré de Andrade Costa Aguiar (DEM), que concorre à reeleição. Ela também foi declarada inelegível pelos próximos três anos e foi condenada ao pagamento de multa no valor de 50.000 Ufirs.
A sentença foi proferida em Ação de Investigação Judicial Eleitoral proposta pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) após denúncia de um eleitor que alegou ter sido procurado pela prefeita, que teria oferecido R$ 3 mil em troca de seu voto e de seu apoio político, além do apoio de um primo que é presidente de um partido na cidade.
Segundo a denúncia do eleitor, a compra de voto teria acontecido em duas parcelas, a primeira com um cheque de R$ 800 da prefeitura e a segunda, que seria paga somente depois da convenção partidária, de R$ 2,2 mil, totalizando R$ 3 mil.
Com receio de não conseguir descontar o cheque, o eleitor procurou o MPE, que recebeu a denúncia e apresentou a representação pedindo a abertura da ação.
A decisão da Justiça foi tomada com base no artigo 22 da Lei Complementar 64/90 e no artigo 41-A da Lei Eleitoral.
Segunda condenaçãoA prefeita de Ipueiras recebeu condenação semelhante em outro processo, também movido pelo MPE, baseado em outra denúncia.
No caso, a prefeita foi acusada de entregar a um eleitor um cheque da prefeitura no valor de R$ 3 mil para a compra de uma moto.
A quantia seria trocada pelo voto e pelo apoio político do eleitor para a reeleição da prefeita.
Assim, a candidata foi novamente condenada por captação ilícita de sufrágio, a compra de votos, e por abuso de poder econômico e político.

ELEIÇÕES 2008 - BRASIL

SP - Marta lidera com 37% e Kassab e Alckmin têm empate técnico, diz Datafolha
Kassab tem 21% e Alckmin, 20%, diz pesquisa divulgada no sábado (13).Diferença entre Marta e Kassab é de 16 pontos percentuais.

RJ - O candidato do PMDB à prefeitura do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, subiu oito pontos na pesquisa Ibope, divulgada na sexta-feira, e pela primeira vez passou o candidato do PRB, Marcelo Crivella. Os dois, porém, estão tecnicamente empatados.
Paes subiu de 19 por cento para 27 por cento das intenções de voto, enquanto Crivella passou de 24 para 23 por cento. Como a margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, o empate técnico já registrado na sondagem anterior, em 30 de agosto, permanece.

MG - Márcio Lacerda se mantém na liderança em BH, aponta Ibope
Candidato do PSB tem 42% contra 12% de Jô Moraes (PC do B). Margem de erro do levantamento é de três pontos percentuais

PI - Silvio Mendes cai para 56% nas intenções de voto em Teresina, diz Ibope
Atual prefeito caiu 11 pontos percentuais em relação à pesquisa anterior.Candidato Nazareno oscilou positivamente 3 pontos, de 15% para 18%.

Lula vai ao Chile discutir crise na Bolívia

SOBERANIA no fim de semana, o presidente diz que não quer que o encontro seja considerado uma interferência externa indevida de outros países. "O Brasil não pode ficar dando palpite. O Brasil só pode fazer o que o governo e o povo da Bolívia quiserem que a gente faça", afirmou. "O que faço é um apelo ao povo boliviano, aos empresários, aos trabalhadores, ao governo e à oposição, que permitam que a Bolívia encontre seu próprio destino, fortalecendo a sua democracia, fortalecendo seu próprio destino."

Neto mantém liderança, João continua em 2º e Pinheiro desbanca Imbassahy

Na pesquisa espontânea, o democrata Antonio Carlos Magalhães Neto mantém a liderança com 24%. João Henrique, do PMDB, aparece em segundo lugar com 20.4% e Walter Pinheiro, do PT emplaca 19.4%, superando de vez Antonio Imbassahy (PSDB) que pontua apenas 9%, uma queda que causou espanto na responsável pelo Inesp, a cientista política Maria Helena. Hilton Coelho (Psol)cravou 2%. Os indecisos somaram 8,2% e 1% não opinou.

Agenda dos Candidatos - Segunda-feira (15)

Hilton
08h - Gravação do Horário Eleitoral Gratuito de Rádio e TV 15h - Debate na UNEB 20h - Panfletagem na Faculdade de Geociências da UFBA
João Henrique
8h15 - Entrevista na rádio NOVA SALVADOR FM - Edvaldo Brito 9h - Encontro com auditores fiscais de Salvador - auditório do Centro Cultural da Câmara de Vereadores - Praça Municipal - Centro 11h - Caminhada Sussuarana - ponto de encontro: fim de linha de Sussuarana Velha 11h - Inauguração do comitê do candidato a vereador Antonio Jacques - Rua Otavio Mangabeira, 54. Bairro Jardim Cruzeiro - Edvaldo Brito 14h - Visita a Creche Criança Feliz da Sussuarana - Sussuarana - Edvaldo Brito 15h - Gravação do Programa EleitoralImbassahy9h - Gravação de programa eleitoral 14h - Reunião com coordenação de campanha17h - Encontro com lideranças comunitárias19h - Participa de debate na Faculdade Dois de Julho
Walter Pinheiro
6h30 - Panfletagem na porta do CEFET, no Barbalho.12h - Entrevista no programa "Bahia Meio Dia" da Rede Bahia.16h - Caminhada no bairro Lobato, no Subúrbio Ferroviário, com concentração na Cesta do Povo.19h - Visita ao campus de Pituaçu da Universidade Católica de Salvador (Ucsal)

Sobe para 23 o número de mortos em fila para ganhar R$ 7 na Indonésia


Distribuição de dinheiro na ilha de Java deixou dezenas de feridos.Doação aos pobres é costume do Ramadã, mês sagrado dos muçulmanos.


Pelo menos 23 pessoas morreram nesta segunda-feira (15) e dezenas ficaram feridas na Indonésia durante um tumulto em uma fila em que se entregavam doações em dinheiros para pobres. O costume é tradicional no Ramadã, o mês sagrado dos muçulmanos. O número de vítimas pode aumentar ainda mais, pois vários feridos estão em estado grave, segundo a agência de notícias estatal indonésia

O acidente ocorreu na cidade de Pasuruan, na ilha de Java, a 725 km a leste da capital, Jacarta, depois que Haji Syaikhon, membro de uma família rica, prometeu o equivalente a cerca de US$ 4 (cerca de R$ 7) a todos que passassem por sua casa. Pelo menos 10 mil pessoas se aglomeraram no lugar no momento da confusão, na sua maioria vindos de povoados próximos, segundo testemunhas citadas pela imprensa indonésia. O prefeito da cidade, Aminurrohman, criticou a iniciativa, porque o benfeitor não pediu ajuda da polícia local para evitar problemas. Ele e seus parentes foram levados à delegacia local para prestar esclarecimentos.