terça-feira, 31 de agosto de 2010

Lula diz que vai participar da reforma política em 2011

Depois de dizer duas semanas atrás num evento em Pernambuco que ajudará Dilma Rousseff a governar, agora Lula detalha o que fará em outras frentes a partir de 2011. Vai participar do “encaminhamento das grandes questões nacionais, como é o caso da reforma política”.

A afirmação de Lula está na resposta que deu hoje a Etelvino Reinaldo, “empresário de Manaus”, em sua coluna O Presidente Responde, publicada em mais de uma centena de jornais muito amigos Brasil afora.

No fundo, Lula está adiantando que se meterá em tudo. Afinal, a expressão “grandes questões nacionais” é elástica o suficiente para tanto.

Na resposta a Etelvino, Lula garante que trabalhará para “promover uma reforma que represente uma modernização das nossas práticas políticas”.

E não se esqueceu do front internacional. Fala Lula:

- Pretendo também levar o conhecimento adquirido na implementação de programas sociais bem-sucedidos a vários países africanos e latino-americanos, que ainda lutam contra a extrema pobreza e a fome.

Não foram poucas as vezes em que Lula disse que um bom ex-presidente é aquele que sabe sair de cena. Eram afirmações com um alvo óbvio: dirigiam-se a FHC que, aqui e ali, dá entrevistas e escreve artigos criticando o governo. Agora, está aposentando essa máxima – assim como fez com outras ao longo dos últimos oito anos.

Nenhum comentário: