terça-feira, 17 de agosto de 2010

TV NUNCA MUDOU ELEIÇÃO PRESIDENCIAL

Durante o curto período de democracia brasileira pós-ditadura, iniciada com as eleições de 1989, todos os candidatos à Presidência que iniciaram a campanha na TV na dianteira nas pesquisas acabou vencendo a disputa. Foram, ao todo, cinco eleições presidenciais. A recente história das eleições demonstra, entretanto, que a campanha na TV foi determinante para a existência de segundos turnos e a derrocada de candidatos em ascensão. "O horário eleitoral sepultou as chances de Ciro por conta das bobagens que ele falou", disse o cientista político Marcus Figueiredo, professor da UERJ. Autor de estudos sobre o tema, ele diz que a propaganda na TV constrói a imagem dos candidatos e pauta debates, mas que está longe de ser a única variável para que o eleitor defina seu voto. Na disputa de Lula pela reeleição, em 2006, o petista vencia o conjunto dos principais oponentes por dez pontos no início da propaganda. Em meio à repercussão do episódio em que petistas foram presos tentando comprar um dossiê antitucano e após faltar ao último debate, na TV Globo, teve que disputar o segundo turno com Geraldo Alckmin (PSDB). Informações da Folha.

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