terça-feira, 31 de agosto de 2010

Serra aposenta “O Brasil Pode Mais” e tem novo slogan

A campanha de José Serra aposentou o slogan O Brasil Pode Mais, que acompanha o tucano desde o início do ano. Agora, faltando 33 dias para as eleições, surge o É a Hora da Virada.

Evidentemente, a mudança será atribuída à enorme distância entre Serra e Dilma Rousseff nas pesquisas. A essa altura, ninguém duvida de que essa é versão a que vai ficar. Em favor de Luiz Gonzalez, contudo, ressalte-se que o marqueteiro ainda na pré-campanha alertava que O Brasil Pode Mais não era o slogan definitivo.

O novo slogan já está no site oficial de campanha. Aliás, o próprio site vai sofrer modificações. Quem clicar neste momento o http://www.serra45.com.br/ verá que mais da metade da página está em branco.

Lula diz que vai participar da reforma política em 2011

Depois de dizer duas semanas atrás num evento em Pernambuco que ajudará Dilma Rousseff a governar, agora Lula detalha o que fará em outras frentes a partir de 2011. Vai participar do “encaminhamento das grandes questões nacionais, como é o caso da reforma política”.

A afirmação de Lula está na resposta que deu hoje a Etelvino Reinaldo, “empresário de Manaus”, em sua coluna O Presidente Responde, publicada em mais de uma centena de jornais muito amigos Brasil afora.

No fundo, Lula está adiantando que se meterá em tudo. Afinal, a expressão “grandes questões nacionais” é elástica o suficiente para tanto.

Na resposta a Etelvino, Lula garante que trabalhará para “promover uma reforma que represente uma modernização das nossas práticas políticas”.

E não se esqueceu do front internacional. Fala Lula:

- Pretendo também levar o conhecimento adquirido na implementação de programas sociais bem-sucedidos a vários países africanos e latino-americanos, que ainda lutam contra a extrema pobreza e a fome.

Não foram poucas as vezes em que Lula disse que um bom ex-presidente é aquele que sabe sair de cena. Eram afirmações com um alvo óbvio: dirigiam-se a FHC que, aqui e ali, dá entrevistas e escreve artigos criticando o governo. Agora, está aposentando essa máxima – assim como fez com outras ao longo dos últimos oito anos.

DILMA DIZ QUE NÃO É PROVÁVEL A VOLTA DE DIRCEU

A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, disse não ser “provável” o retorno do ex-ministro José Dirceu ao governo, caso ela seja eleita. Em entrevista nesta segunda-feira (30), ela rechaçou haver discussão sobre nomes que poderão compor seu eventual ministério, mas fez questão de defender Dirceu, que foi titular da Casa Civil e teve o mandato de deputado federal cassado em 2005 por envolvimento no escândalo do mensalão: “Acho que é uma espécie de banimento social. Não concordo com isso porque não está prevista na legislação brasileira a pena de banimento. Repudio integralmente”. A petista também refutou a negociação precoce de cargos. “Não coloco o carro na frente dos bois”, afirmou. “Não acho pertinente nem correto discutir posição (de nomes para cargos), José Dirceu ou qualquer outra pessoa.” Informações do Estadão

DUDA MENDONÇA AMARGA MAU DESEMPENHO EM 2010

O publicitário baiano Duda Mendonça, grife entre os marqueteiros do país, passa por uma fase para lá de Vanderlei Luxemburgo, técnico de futebol que, como ele, tem um currículo recheado de vitórias, mas vive um inferno astral no Atlético-MG. Das campanhas que comanda, Hélio Costa (PMDB), principal investimento do ex-marqueteiro de Lula, é ameaçado por Antonio Anastasia (PSDB) na disputa pelo governo de Minas. Fernando Pimentel (PT) amarga um distante terceiro lugar na corrida pelo Senado. Em São Paulo, Paulo Skaf (PSB) permanece nanico. E, em Tocantins, Siqueira Campos (PSDB) perdeu a liderança para Carlos Gaguim (PSB). Para ver se consegue se inspirar em novas ideias para seus clientes, Duda decidiu dar um tempo nas campanhas no próximo fim de semana, para ir domingo à Vaquejada de Serrinha badalar o leilão do cavalo mangalarga marchador, do qual é um dos promotores. Ao menos mudou de bicho.

SERVIDORA DO FISCO: ‘SENHA ERA SOCIALIZADA’

Responsável pelo computador no qual foram acessadas ilegalmente declarações de renda do dirigente tucano Eduardo Jorge e de outros integrantes do PSDB, Adeildda Ferreira dos Santos negou em entrevista à Folha ter responsabilidade na violação dos dados. Ela afirma que colegas da agência de Mauá (SP) da Receita usavam o seu computador e que a senha de acesso ao sistema era "socializada". “Todo mundo sabia que eu deixava minha senha anotada numa caderneta sobre a minha mesa. A senha do meu terminal era socializada, na verdade, era usada por todo mundo que quisesse, mas eu nunca pensei que fossem usar com má-fé”, reconheceu. A servidora reconheceu o erro. “Reconheço que, como servidora, deveria ter sido mais cuidadosa. Às vezes eu ia ao banco e deixava o meu terminal aberto. Outros dias eu chegava para trabalhar e a máquina já estava ligada”. Ela disse não ter conhecimento de esquemas de venda de informações sigilosas.

SENADO REABRE PARA VOTAR MATÉRIAS DE ACORDO

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), afirmou que deverão entrar na pauta de votações do esforço concentrado desta semana apenas projetos não polêmicos. Sarney vai ser reunir com líderes partidários no início da tarde. “Temos sempre feito acordo para essas votações. E as matérias que vamos votar são consensuais, de modo que se possa cumprir a pauta sem maiores dificuldades. A maior parte das matérias são créditos, acordos internacionais. São matérias não polêmicas”, disse, em entrevista ao jornal O Globo nesta terça-feira (31). Sarney vai receber ainda nesta manhã o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, que entregará o Projeto da Lei Orçamentária para 2011. O relator do texto do Orçamento de 2011 será o senador Gim Argello (PTB-DF).

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

DILMA: SERRA NÃO ‘HONRA’ PRÓPRIA BIOGRAFIA

Em coletiva no seu comitê eleitoral, neste domingo (29), a petista Dilma Rousseff (PT) afirmou que as insinuações de José Serra (PSDB), de que, caso eleita, seria conivente com movimentos radicais, como o MST, "não honram a biografia dele". "Eu acho que parece que eles não aprendem. Isso eles já fizeram em 2002. Tentaram ao longo do governo do presidente Lula, sistematicamente, criar um clima de oposição muito acirrada, enfim, de tumulto", criticou. Dilma disse ainda que Serra tenta "se evadir" do debate de propostas para o país quando diz que a eleição dela seria a "terceirização da Presidência". "Eu acho esse tipo de declaração é uma forma de se evadir da questão central. A gente tem que discutir propostas. Eu de fato não vou rebaixar o nível da discussão - vou repetir de novo essa expressão - nem amarrada", rebateu a petista.

CÚPULA TUCANA TENTA MUDAR MARKETING DE SERRA

O objetivo emergencial é recuperar o eleitor classe média das grandes capitais. Este grupo era tido como eleitor cativo do presidenciável José Serra (PSDB), mas, segundo apontam as últimas pesquisas, tem migrado para a adversária do PT, Dilma Rousseff. Para tentar recuperar o espaço perdido e manter a candidatura viável, a cúpula dos tucanos pressiona pela mudança no comando do marketing da campanha. Responsável pelo departamento, o jornalista Luiz Gonzalez defende que Serra deve manter o discurso voltado às camadas mais populares. O tucano tem tentado aproximar as grandes áreas do governo, como Saúde, Educação e Segurança, aos problemas do cotidiano das pessoas. A estratégia tem sido questionada por integrantes da coligação. Segundo um membro da coordenação da campanha, a tentativa de aproximar a linguagem da propaganda à população de baixa renda fez Serra perder identidade com setores que já eram garantidos, e não resultou na conquista de outros.

PT DEVE A GRÁFICAS QUE TRABALHAM PARA DILMA

As gráficas Braspor e Mack Color, ambas de São Paulo, que fazem o material de campanha de Dilma Rousseff (PT), são antigas credoras do PT, que não pagou pelas dívidas deixadas na reeleição do presidente Lula em 2006. O partido tem que quitar R$ 4,4 milhões às gráficas (o PT deve, daquela campanha, R$ 6,2 milhões). Os valores constam do último balancete do partido entregue ao Tribunal Superior Eleitoral. Tesoureiro do PT, João Vaccari Neto limitou-se a dizer que a legenda "tem negociado com credores os pagamentos de saldos conforme seu orçamento". Essa dívida foi assumida pelo partido após a eleição de 2006. Como as contas de Lula fecharam no vermelho, o PT herdou o prejuízo por usar um mecanismo chamado "novação" (extinção de uma dívida anterior em troca de uma nova dívida). Esse tipo de recurso é utilizado porque, após a eleição, o CNPJ usado para captar recursos de campanha é obrigatoriamente cancelado.

'MINHA CASA MINHA VIDA' DEMORA PARA MAIS POBRES

Um dos principais programas do atual Governo Federal, bandeira eleitoral da candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, o “Minha Casa, Minha Vida” tem dificuldades em atender as famílias com renda de até três salários mínimos, faixa em que se concentram 90% do déficit habitacional do Brasil. De acordo com a Caixa Econômica Federal, até 31 de julho deste ano, apenas 3.588 casas foram entregues a famílias com esse perfil. Das 604 mil unidades contratadas até essa data, 275 mil atingem esta faixa, mas ainda estão em construção. Já para as famílias com renda entre três e dez salários, foram entregues 149 mil unidades. O vice-presidente de governo da Caixa, Jorge Hereda, admite que o foco principal, nessa primeira fase, não foram as famílias de baixíssima renda. Um dos obstáculos encontrados para a construção de casas para esta faixa, de acordo com Hereda, é o preço dos terrenos nas grandes cidades

CIGARRO VICIA MAIS QUE MACONHA, DIZ ESTUDO

Maconha é coisa de jovem: o usuário típico deixa a erva na medida em que envelhece, diz um estudo internacional que revisou os principais trabalhos já feitos sobre o tema. De acordo com a "Cannabis Policy", publicação de 300 páginas lançada nos EUA, a droga ganha do álcool e do tabaco em segurança. Nove por cento dos que experimentam maconha tornam-se dependentes, contra 32% do tabaco e 15% do álcool. Segundo os dados de Robin Room, da University of Melbourne, líder do trabalho, a droga causa relativamente poucos acidentes de trânsito. "Essa é a principal preocupação relacionada aos efeitos agudos da maconha", escreve Room, "porque ela reduz a atenção e a coordenação motora". Dados mais recentes mostram que a maconha duplica a chance de acidentes. O álcool é pior: aumenta em mais de dez vezes o risco. "Aparentemente, os motoristas que fumaram maconha dirigem mais devagar." Informações da Folha.

UM TERÇO DO SENADO PODE SER DE SUPLENTES

A bancada de suplentes deverá crescer no Senado em 2011, já que sete senadores que concorrem a governador aparecem à frente nas pesquisas. Se somados aos nomes que são cotados para assumir cargos no Executivo a partir de 2011 e aqueles que já anunciaram interesse de disputar as eleições 2012 e 2014, os suplentes poderão chegar a 25 (quase um terço dos 81 senadores). A atual legislatura foi marcada pelo número recorde de suplentes, de 20. Hoje, são 16 e todos encerram seus mandatos este ano. Esses "reservas" que protagonizaram cenas que ajudaram o Senado a mergulhar em uma crise em 2009. Foi um suplente que o PMDB indicou para comandar o Conselho de Ética quando o presidente da Casa, José Sarney (PMDB), enfrentava sete denúncias por quebra do decoro. Paulo Duque defendeu o colega: "Eu mesmo empreguei mais de 5 mil pessoas nesses anos de vida pública. O empreguismo tem de ser elevado".

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Alckmin tem 54% e Mercadante 20% em SP, segundo Datafolha

O candidato do PT ao governo de São Paulo, senador Aloizio Mercadante, subiu quatro pontos percentuais e agora registra 20% das intenções de voto, de acordo com a mais recente pesquisa Datafolha, realizada nos dias 23 e 24 deste mês e publicada nesta sexta-feira (27/8). Segundoa pesquisa, Geraldo Alckmin conta com 54% das intenções de voto contra 20% de Mercadante. O candidato do PP, Celso Russomanno tem 7% das intenções.

Agnelo Queiroz sobe três pontos em pesquisa do Datafolha e encosta em Roriz

O candidato ao Palácio do Buriti Agnelo Queiroz (PT) encosta em seu principal concorrente, Joaquim Roriz (PSC), na última pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquias Datafolha. As intenções de voto para o petista sobiram de 33% para 35%. O ex-governador do DF se mantém estável com 41% - o que totaliza uma diferença de apenas 6 pontos percentuais entre eles

Tucanos com pires na mão

A coligação de José Serra ficou com o pires na mão perante o TSE. Os ministros decidiram que, antes de julgar se Dilma Rousseff invadiu indevidamente o horário eleitoral dos candidatos a governo e a deputado federal, a coligação de Serra têm de citar nos processos as chapas estaduais. A defesa do tucano teve de correr contra o tempo. Incluiu nas cerca de 50 ações movidas as coligações dos estados. Se não o fizesse em 24 horas, os processos seriam extintos sem julgamento.

A decisão pegou de surpresa os advogados de Serra, uma vez que houve mudança de entendimento do próprio TSE para esse tipo de ação: na campanha de 2006, bastava citar a chapa presidencial. Com isso, hoje completa uma semana sem que a Corte tenha tomado uma decisão sobre o recurso dos tucanos para descontar o tempo de TV e rádio de Dilma por causa da invasão.

Barraco no Piauí

Um anúncio explicativo de página inteira publicado hoje nos principais jornais do Piauí esquentou a corrida pelo cargo de governador. A construtora Sucesso, que pertence a João Claudino, pai do candidato João Vicente Claudino, divulgou nota rebatendo a suspeita levantada em entrevista dada pelo candidato à reeleição, Wilson Martins, de motivação eleitoral da empreiteira por deixar obras paradas no interior do estado para supostamente prejudicá-lo.

Para a Sucesso, que diz honrar seus compromissos, o boicote é do governo. Segundo a empreiteira, o executivo estadual deve-lhe cerca de 31 milhões de reais em pagamentos por obras em andamento ou concluídas.

As dúvidas dos estrangeiros sobre o Brasil pós-eleição

Cristiano Noronha, cientista político e vice-presidente da consultoria Arko Advice, passou uma semana em Nova York conversando com bancos e fundos de investimento estrangeiros. Foram dez reuniões ao todo. Eis uma seleção das principais perguntas a que Noronha teve que responder:

*A eleição presidencial será decidida já no primeiro turno ou há algo que José Serra pode fazer para levar a disputa para o segundo turno?

*Em um eventual governo Dilma Rousseff, quais os nomes mais cotados para o Ministério da Fazenda e para o Banco Central?

*Antonio Palocci será o ministro da Casa Civil de Dilma?

*Qual seria o papel do BNDES em um eventual governo Dilma?

*O governo de Dilma seria mais ou menos como o de Lula ou há riscos de uma guinada excessiva para a esquerda?

*O problema de saúde de Dilma está superado?

* O que fará o presidente Lula depois que deixar o governo?

Apesar das dúvidas, o otimismo com o Brasil continua elevado.

Um ano depois, Gugu está devendo

O Programa do Gugu completa depois de amanhã um ano na Record. Foram 52 semanas difíceis para o apresentador que trocou de emissora por um contrato de oito anos, estimado em 3 milhões de reais por mês.

Gugu estreou com 16 pontos de audiência – um ótimo resultado – competindo com o Fantástico e com Silvio Santos. Mas não aguentou a parada. Seu ibope foi caindo, teve que trocar de horário e, um ano depois, sua audiência média é de dez pontos. Muito pouco para o tamanho da aposta que a emissora do bispo fez ao contratá-lo.

Empurrão de Lula e Dilma

A coordenação da campanha de Iris Rezende também negocia duas visitas de Lula e Dilma Rousseff a Goiás Uma, em Goiânia, onde o peemedebista era prefeito e aposta ter vantagem confortável em relação a Marconi Perillo. A outra participação de Lula e Dilma, no entorno de Brasília, teria a meta de minar a vantagem do tucano nas pesquisas de intenção de voto no interior.

Mais emocionante......

Mais emocionante, talvez, seja o resultado da pesquisa da eleição para o governo de Minas Gerais, cujo resultado também sai amanhã (junto com os do Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Santa Catarina, Pará e Pernambuco). Lá, o páreo anda animado, com alguns cavalos andando mais rápido que outros.

Como forma de tentar conter a subida de Antonio Anastasia, a campanha de Hélio Costa vai apostar em mais Dilma no horário eleitoral – mais Lula, ressalte-se, é quase impossível.

EM TV, PSDB ATACA DILMA SOBRE QUEBRA DE SIGILO

A violação do sigilo fiscal de quatro pessoas próximas a José Serra, candidato à Presidência do PSDB, foi usada como munição contra a adversária Dilma Rousseff (PT) na propaganda eleitoral tucana desta quinta-feira (26). No final da propaganda eleitoral, um apresentador entra em cena para, em tom de denúncia, afirmar que Serra é vítima de mais uma armação dos oponentes. Em seguida, relembra-se o episódio que ficou conhecido como "escândalo dos aloprados", em 2006, quando petistas teriam produzido um falso dossiê contra Serra. É a deixa para implantar no eleitor dúvidas sobre o eventual governo de Dilma. "Violar imposto de renda é crime", afirmou o apresentador na propaganda.

SUPREMO EM DEFESA DAS LIBERDADES

Em liminar, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Carlos Ayres de Brito, derrubou a decisão ditatorial da Justiça Eleitoral proibindo charges e humor envolvendo candidatos. Mais uma tentativa de sufocar a liberdade de imprensa e de expressão que está em marcha no país, provavelmente uma conseqüência do espelho que tiranetes latino-americanos “amigos” projetam, como no momento ocorre na Argentina, em relação ao controle do papel de jornal. Há, de fato, um justo temor de que a Constituição brasileira seja rasgada, esmagando-se princípios das liberdades democráticas, entre as quais a da imprensa.
Ainda é necessário que o colegiado do STF se pronuncie, mas seguramente seguirá a posição do seu presidente. Está em marcha um retrocesso institucional no país, como é exemplo a quebra do sigilo fiscal, que ocorreu com o vice-presidente do PSDB, Eduardo Jorge, do ex-ministro Luis Carlos Mendonça de Barros, do ex-diretor do BB, Ricardo Oliveira e de Gregório Marin, todos tucanos. Mais uma vez, aloprados petistas pisotearem a Constituição e geraram novo escândalo, que para Dilma, se trata apenas de um “factóide”. Quem pensa dessa forma, afastando o perigo de uma derrocada constitucional, no mínimo comete um deslize. A Polícia Federal garante que está realizando investigações, mas nada diz, alegando “sigilo de Justiça”. Curioso. O sigilo do IR dos cidadãos citados por ora é apenas um grito da cidadania, dos juristas, de alguns ministros do Supremo Tribunal Federal, do presidente da OAB. A decisão de Ayres de Brito sobre as liberação de charges é uma eloquente resposta do Judiciário. Uma reação com o significado de que a democracia brasileira deve ser respeitada e que a Constituição não será pisoteada. Também curioso é o silêncio de Lula sobre este caso. Como presidente, é do seu dever vir a público, nos dois casos, para condenar as tentativas malsinadas para conspurcar direitos e tentar silenciar a imprensa. Não conseguirão, se este for esse o objetivo. Se não for objetivo, essa história de lançar a responsabilidade sobre aloprados do partido já não responde ao grito da sociedade que preza pela liderdade.
Cuidado com o stress porque :
'Mais vale chegar atrasado neste mundo...
do que adiantado no outro.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

DATAFOLHA: DILMA ABRE 20 PONTOS DE SERRA



A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, registrou 49% das intenções de voto em nova pesquisa do Instituto Datafolha, divulgada nesta quinta-feira (26) – ela possuía 47% na pesquisa do dia 20. Seu principal adversário, José Serra (PSDB), ficou com apenas 29%, 20 pontos atrás da petista (teve 30% no último levantamento). Marina Silva (PV) manteve-se em 9%. Há 4% que dizem votar em branco, nulo ou em nenhum. E 8% estão indecisos. Os demais candidatos não pontuaram. Considerando apenas os votos válidos, ou seja, descontando brancos e nulos, a pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta (26) afirma que Dilma alcança 55%, o que seria suficiente para elegê-la já no primeiro turno. Serra fica com 33%, e Marina, com 10%. Na pesquisa anterior, a taxas de Dilma, Serra e Marina eram de 54%, 34% e 10%, respectivamente.

APROVAÇÃO A LULA BATE RECORDE COM 79%




O principal cabo eleitoral da campanha deste ano, elogiado e reverenciado até por candidatos adversários ao seu partido, o presidente Lula surfa na onda da popularidade e voltou a bater um recorde de popularidade, com 79% de aprovação dos eleitores brasileiros, segundo a pesquisa Datafolha. Antes da atual pesquisa, o máximo de aprovação a Lula era de 78%, registrado em pesquisa do dia 30 de junho. Desde dezembro sua taxa de "bom/ótimo" está acima de 70%. Segundo o Datafolha, hoje 17% consideram a administração federal do PT "regular". Apenas 4% avaliam o governo como "ruim/péssimo". O Datafolha pesquisou a avaliação de todos os presidentes eleitos pelo voto direto depois da ditadura militar (1964-1985). Fernando Collor (1990-1992) teve uma popularidade máxima de 36%. Fernando Henrique Cardoso (1995-2001) chegou a 47%. A nota média atribuída ao presidente não mudou. Era 8,1 no início do mês e ficou estável. Para 81% dos eleitores brasileiros, Lula merece notas iguais ou superiores a 7, sendo que 33% citam a nota máxima, dez. Só 2% dos entrevistados dão zero.

NEGA QUE PARTICIPARÁ DE EQUIPE DE DILMA

O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu (PT), afastado da vida pública em 2006 por ter sido apontado pela Procuradoria-geral da União como chefe do “mensalão”, afirmou que não fará parte de um eventual governo da presidenciável Dilma Rousseff (PT). “Eu já disse que não posso, não devo e não quero ocupar um ministério. No ano que vem tenho meu julgamento e minha prioridade é essa”, enfatizou Dirceu. O ex-ministro se referia ao processo ao qual responde junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) por formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, peculato, entre outros crimes, oriundos do escândalo do mensalão. Desde que teve o mandato de deputado federal cassado, há quatro anos, o petista está inelegível. No entanto, Dirceu evitou “cantar vitória” da presidenciável no primeiro turno. “Essa questão de primeiro turno é uma decorrência, mas não se deve ‘colocar salto alto’”. No programa eleitoral de Serra que foi ao ar nesta quarta-feira (25), Dirceu fora apresentado em uma foto cuja legenda evocava o escândalo que orna sua biografia: mensalão. Insinuara-se que a eleição de Dilma devolveria Dirceu ao governo. Além dele, voltaria Antonio Palocci, apeado do ministério de Lula pelo caso do caseiro. Informações do Gazeta On-line.

DILMA NEGA MONTAGEM DE EQUIPE:'É MATÉRIA JABUTI'

A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, chamou de "matérias jabuti" alguns assuntos divulgados na imprensa, como a suposta montagem de equipe precoce, com a possibilidade de participação em seu eventual governo dos ex-ministros Antonio Palocci e José Dirceu. "Outro dia falei que tem certas matérias que me parecem matérias jabuti. Tá lá na árvore. Como o jabuti não sobe em árvore, o povo diz: ou foi enchente ou alguém botou ele lá. Como estamos diante de uma seca, não tem enchente que coloque a matéria jornalística em cima da árvore", afirmou a petista. Questionada sobre a presença dos dois ex-ministros em seu eventual governo, ela disse que não irá "descer o nível da discussão ou tentar fazer propaganda sub-reptícia".

MAIS TRÊS LIGADOS A SERRA TIVERAM IR VIOLADO

De acordo com levantamento da Corregedoria-Geral da Receita, o vice-presidente do PSDB, Eduardo Jorge Pereira, não foi a única pessoa ligada ao PSDB a ter o sigilo fiscal violado dentro da Receita Federal. No mesmo dia e lugar, os dados de outras três pessoas próximas ao candidato da sigla à Presidência, José Serra, e ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso foram acessados irregularmente. Entre 12h27 e 12h43 de 8 outubro de 2009, foram impressas as declarações de Imposto de Renda do ex-ministro Luiz Carlos Mendonça de Barros, do ex-diretor do Banco do Brasil Ricardo Sérgio de Oliveira e de Gregorio Marin Preciado, casado com uma prima de Serra. Outras quatro pessoas tiveram o sigilo quebrado nas mesma circunstâncias, sendo ao menos duas filiadas a partidos políticos. As cópias das declarações do imposto de Eduardo Jorge (dos exercícios de 2005 a 2009) faziam parte de um dossiê organizado por um "grupo de inteligência" que atuou na pré-campanha da candidata a presidente Dilma Rousseff (PT) -que nega todas as acusações. Informações da Folha.

MARINA SILVA VOLTA A RECLAMAR DE PRECONCEITO

A presidenciável Marina Silva (PV) voltou a reclamar de sofrer preconceito de jornalistas e outros políticos por sua opção religiosa. Evangélica da Assembleia de Deus, Marina concedeu entrevista ao site Congresso em Foco e disse que, mesmo sendo negra, ex-empregada doméstica e analfabeta até os 16 anos, jamais havia sofrido preconceito em nenhuma destas condições, o que não acontece diante de sua crença. “Quando os outros candidatos se declaram contra o aborto, o assunto morre ali. Comigo, vira sabatina”, reclama. “Você não imagina o mal-estar que isso me traz”. A postura de Marina, segundo ela própria, é de apoio à união civil de homossexuais, mas contrária à pesquisa com células-tronco apesar de admitir que a legislação nacional permita investimento para qualquer tipo de pesquisa. Mas se recusa a mudar seu discurso por pressões políticas. “Não vou mexer uma vírgula em meu discurso. Sou a favor da democracia e reconheço a complexidade dessas questões”.

Frases de efeito...

Muito efeito! Efeito demais!...

“Eu gostaria de ter estudado latim, assim eu poderia me comunicar melhor com
o povo da América Latina.”
(Deveria ter nascido mudo!)
Luiz Inácio Lula da Silva

“A grande maioria de nossas importações vem de fora do país.”
(Putz!...)
Luiz Inácio Lula da Silva

“Se não tivermos sucesso, corremos o risco de fracassarmos.”
(E o risco é mesmo grande!)
Luiz Inácio Lula da Silva

“O Holocausto foi um período obsceno na História da nossa nação.
Quero dizer, na História deste século.
Mas todos vivemos neste século!
Eu não vivi nesse século...”
(Aiaiaiai... O cara cheirou rodasol!)
Luiz Inácio Lula da Silva

“Uma palavra resume provavelmente a responsabilidade de qualquer governante.
E essa palavra é ‘estar preparado’”.
(????)
Luiz Inácio Lula da Silva

“O futuro será melhor amanhã...”
(!!!!)
Luiz Inácio Lula da Silva

“Eu mantenho todas as declarações erradas que fiz...”
(E continua a fazer!)
Luiz Inácio Lula da Silva

“Pelotas é uma cidade que exporta viados.”
Luiz Inácio Lula da Silva

“Um número baixo de votantes é uma indicação de que menas pessoas estão a votar.”
(Socooorro!)
Luiz Inácio Lula da Silva

“Nós estamos preparados para qualquer imprevisto que possa ocorrer ou não..”
(Fenomenal!)
Luiz Inácio Lula da Silva

“Minha mãe nasceu analfabeta.”
(Será?!)
Luiz Inácio Lula da Silva

“Não é a poluição que está prejudicando o meio-ambiente. São as impurezas no
ar e na água que fazem isso.”
(Ah, bom!)
Luiz Inácio Lula da Silva

“É tempo para a raça humana entrar no sistema solar.”
(Fechou com chave de ouro!)
Luiz Inácio Lula da Silva

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

MP defende perda de tempo de TV de Dilma

O Ministério Público Eleitoral é favorável à perda de tempo de TV e rádio de Dilma Rousseff. Desde o início da propaganda eleitoral há uma semana, a coligação de José Serra entrou representações contra a petista afirmando que Dilma invadiu irregularmente o horário reservado aos candidatos a deputado federal e governador para fazer campanha. Em alguns casos, Lula também aparece pedindo apoio a Dilma.

No fim de semana, a vice-procuradora-geral Eleitoral, Sandra Cureau, enviou nove pareceres ao TSE em que concorda com as ações de Serra para descontar o tempo de inserções de Dilma por causa da invasão do horário dos aliados. Oito casos referiam-se à propaganda a deputado federal em Santa Catarina e um, em São Paulo, no programa de Aloisio Mercadante ao governo.

Horário eleitoral: queda de 35% de ibope em uma semana

As campanhas de Dilma Rousseff e José Serra gastam rios de dinheiro em superproduções para a televisão, mas…o telespectador não está nem aí. Os índices de audiência têm sido cruéis com os programas políticos.

Aos números: ontem, no horário do programa eleitoral gratuito, a audiência somada de Globo, Record, Band, SBT e RedeTV! foi de 29 pontos em São Paulo, segundo o Ibope. Há uma semana, quando a campanha na tevê estreou, a audiência somada foi de 45 pontos. Trata-se, portanto, de uma queda de 35% em apenas uma semana.

As pessoas (ou os eleitores) estão desligando a tevê sem dó nem piedade. Ontem, por exemplo, no horário imediatamente anterior ao programa eleitoral, 52% dos aparelhos de tevê estavam ligados. Quando Dilma, Serra & Cia começaram a dar os seus recados o índice de ligados caiu para 47%. Foi só acabar a falação que o Ibope constatou a subida de audiência: no horário de Passione e das atrações das demais emissoras, 59% das televisões estavam ligadas

CAETANO APARECE NO PROGRAMA ELEITORAL DE MARINA

O cantor e compositor Caetano Veloso gravou uma declaração que foi ao ar na noite desta terça-feira (24), no programa eleitoral da candidata do PV à Presidência, Marina Silva. Caetano pede aos eleitores que ajudem Marina a chegar ao segundo turno. Caetano já declarava abertamente seu apoio à candidata do PV - inclusive em sua coluna publicada semanalmente no jornal O Globo. Na coluna, o cantor criticou José Serra por tentar "parecer o que não é" e também o que chamou de "aspecto populista do culto a Lula". "Preste atenção no que Marina Silva fala na TV e nos jornais. Vamos levar Marina Silva para o segundo turno", diz Caetano ao final do programa eleitoral gratuito, pedindo votos para a ex-ministra.

TSE SUSPENDE PARTE DO PROGRAMA DE DILMA

A ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Nancy Andrighi proibiu, nesta terça-feira (24), a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, de voltar a exibir parte do programa eleitoral na televisão, veiculado nesta terça-feira (24). O trecho suspenso apresentava o resultado da pesquisa de intenções de voto instituto do Datafolha divulgado no último sábado (21). Cabe recurso à decisão. A propaganda petista foi questionada pela coligação "O Brasil pode mais", do candidato ao Palácio do Planalto José Serra (PSDB). Segundo os tucanos, o programa de Dilma não apresenta os números de forma "legível e compreensível" ao espectador. "No caso concreto, não foi informado com clareza passível de leitura e tampouco anunciado pelo locutor a data da realização da pesquisa, nem a margem de erro na coleta de dados", afirmou a ministra do TSE em decisão liminar.

ATÉ QUEM NÃO APÓIA DILMA QUER CARGOS

Apesar de formalmente, os petistas e peemedebistas negarem qualquer negociação em torno da montagem da equipe administrativa de um provável governo de Dilma Rousseff (PT), líderes de partidos nanicos coligados com a candidata e até adversários tentam faturar uma fatia dos cargos federais. Dilma possui 18 pontos de vantagem José Serra (PSDB), segundo pesquisa Sensus divulgada nesta terça-feira (24). "Tivemos o Ministério das Relações Institucionais, que não tem capilaridade, e temos hoje alguns carguinhos. Esperamos ter mais visibilidade administrativa", reconhece o líder da bancada do PTB na Câmara, Jovair Arantes (GO), membro de um partido que está formalmente com Serra. No PP, o deputado Mario Negromonte (BA) diz: "Esperamos eleger de 50 a 60 deputados federais, além de senadores, governadores. Vamos crescer e, então, é aquela história, a gente vale quanto pesa". Ele minimiza o fato de o partido não ter aprovado oficialmente o apoio. "Ela sabe o esforço que fizemos." Vice-presidente da legenda, Ricardo Barros (PP) reforça: "A relação vai ser por tamanho da bancada, quem ganha tem que governar". O PSB fala ainda no nome de Ciro Gomes para o BNDES e pleiteia a pasta dos Transportes, hoje com o PR, que tem a maior previsão de investimento da Esplanada. Já o PDT, que controla a pasta do Trabalho, pretende ampliar sua participação assumindo a Educação. "Seria o ideal, mas é claro que depende dela. O PDT não faz isso [negociação antecipada]", diz Manoel Dias, presidente do partido. Informações da Folha.

EM DEBATE, TEMER NEGA FISIOLOGISMO DO PMDB

Em debate realizado nesta terça-feira (24) com os candidatos a vice nas chapas que concorrem à Presidência, o companheiro de Dilma Rousseff (PT), Michel Temer (PMDB) foi bombardeado com acusações de que o seu partido ocupa a máquina federal por fisiologismo. Temer se defendeu e chegou a dizer que o partido pode abrir mão de cargos caso Dilma seja eleita. "Não há coisa de partilha de cargos", disse. "É possível que o PMDB não tenha nenhum cargo, e mesmo assim nós vamos colabora”. O peemedebista negou que seu partido já tenha uma lista de cargos a ocupar em caso de vitória da petista. "Não há coisa de partilha de cargo, não há nada disso. É a presidente eleita quem vai chamar os partidos e dizer "Vou dar isso", ou "Não vou dar nada". O que o PMDB vai fazer é colaborar. O PMDB repudia essa coisa do fisiologismo", disse Temer.

LULA CRITICA O DIRETOR DA FOLHA EM COMÍCIO

O presidente Lula, no nono comício na campanha de Dilma Rousseff (PT), na noite desta terça-feira (24), em Campo Grande (MS), declarou ter sido vítima de preconceito por não dispor de formação universitária. Ele usou como exemplo uma passagem da campanha de 2002. "Me lembro como se fosse hoje, quando eu estava almoçando com a Folha de S.Paulo. O diretor da Folha de S.Paulo perguntou pra mim: ‘O senhor fala em inglês? Como é que o senhor vai governar o Brasil se o senhor não fala inglês?’ E eu falei pra ele: alguém já perguntou se Bill Clinton fala português? Eles achavam que o Bill Clinton não tinha obrigação de falar português!" Ouviram-se gritos e aplausos da audiência. E Lula: "Era eu o subalterno, o colonizado, que tinha que falar inglês, e não Bill Clinton o português!". Ainda se referindo ao almoço na Folha, o presidente arrematou: "Houve uma hora em que eu fiquei chateado e me levantei da mesa e falei ‘Eu não vim aqui pra dar entrevista, eu vim aqui pra almoçar. Levantei, parei o almoço e fui embora". De acordo com o colunista Josias de Souza, o diretor referido é Otavio Frias Filho, e a história não condiz com a verdade. As perguntas de Frias a Lula não tratavam de língua inglesa, mas de preparo intelectual, e o presidente se levantou ao ser inquirido sobre o a aliança com o PL, de Maluf.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Com 46%, Dilma lidera e venceria no 1º turno

Com 46%, Dilma lidera e venceria no 1º turno, diz pesquisa Sensus
Serra aparece com 28,1%; Marina, com 8,1%. Margem de erro é de 2,1 pontos.
Confederação Nacional do Transporte encomendou levantamento.
A candidata do PT, Dilma Rousseff, acumula 46% das intenções de voto e venceria a eleição para presidente da República no primeiro turno, segundo dados de pesquisa Sensus encomendada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) e divulgada nesta terça-feira (24).

OS RESULTADOS DA PESQUISA CNT-SENSUS
Dilma Rousseff (PT) 46%
José Serra (PSDB) 28,1%
Marina Silva (PV) 8,1%
Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) 0,4%
Zé Maria (PSTU) 0,4%
Eymael (PSDC) 0,3%
Rui Costa Pimenta (PCO) 0,2%
Ivan Pinheiro (PCB) 0%
Levy Fidelix (PRTB) 0%
Indecisos 11,7%
Branco ou nulo 5,1%
Fonte: CNT-Sensus

José Serra (PSDB) aparece com 28,1% e Marina Silva (PV), com 8,1%. De acordo com a pesquisa, Dilma venceria no primeiro turno porque, se a eleição fosse hoje, teria mais do que a soma dos votos de todos os demais candidatos.

Na pesquisa anterior, de 5 de agosto, Dilma tinha 41,6%, Serra registrava 31,6% e Marina 8,5%.

O instituto entrevistou 2 mil eleitores em 136 municípios de 24 estados dos dias 20 a 22 . A margem de erro do levantamento é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) e Zé Maria (PSTU) registraram 0,4% na pesquisa. Eymael (PSDC) teve 0,3%, Rui Costa Pimenta (PCB) teve 0,2% e Levy Fidelix (PRTB) e Ivan Pinheiro (PCB) não pontuaram.

A parcela de eleitores que disse votar em branco ou nulo ficou em 5,1%, e os que não souberam ou não responderam foram 11,7%.

Pesquisa espontânea


Na parte da pesquisa em que os entrevistados respondem espontaneamente em que votariam (sem que seja apresentado a eles o cartão com os nomes dos candidatos), Dilma tem 37,2%, Serra, 21,2%, e Marina, 6%, segundo o Sensus. O candidato Zé Maria aparece 0,6%, Plíniio, com 0,2%. Eymael, Ivan Pinheiro e Rui Costa Pimenta tiveram 0,1%. Levy Fidelix não pontuou.

Segundo turno

No cenário de uma eventual disputa em segundo turno entre Dilma e Serra, a vantagem também é da petista. Ela teria 52,9% contra 34% do tucano. Na pesquisa anterior, Dilma vencia por 48,3% a 36,6%.

Rejeição

A pesquisa mostra também o índice de rejeição dos candidatos. No levantamento, 47,9% disseram que não votariam em Marina Silva (PV) de jeito nenhum. Para José Serra (PSDB), esse percentual é de 40,7%. Dilma Rousseff apareceu com 28,9%.

Expectativa de vitória


Para 61,8% dos entrevistados, independentemente do candidato em quem vão votar, Dilma vai ganhar a eleição. Para 21,9%, o vencedor será José Serra.

Horário eleitoral


A pesquisa mostra que 13,2% dos entrevistados assistiram a todos os programas do horário eleitoral gratuito. Foram 29,7% os que disseram ter visto em parte e 22,8% disseram ter ouvido falar ou conversado sobre o assunto.

O levantamento diz que 56% dos entrevistados avaliaram o programa de Dilma como o melhor do horário eleitoral. Para 34,3%, Serra apresentou o melhor programa e 7,5% gostaram mais do programa de Marina.

Por regiões


No levantamento por regiões, Serra só vence Dilma no Sul, segundo o Sensus. Nessa região, o tucano tem 47,8% contra 35,7% da petista. Marina aparece com 6,9%.

A maior vantagem da petista é na região Nordeste. Ela tem 62,1% contra 19,8% de Serra; Marina fica com 6,4%.

Na região Sudeste, a petista está na frente com 39,2% contra 27,6% do tucano e 9,7% da candidata do PV. Nas regiões Norte e Centro Oeste somadas, Dilma soma 45% contra 25,5% de Serra e 7,6% de Marina.

Homens e mulheres


Na intenção de voto por gênero, Dilma tem 49,4% entre os homens, Serra tem 28,7% e Marina, 7,6%. Entre as mulheres, a petista aparece com 42,9%, o tucano, com 27,4% e Marina, com 8,4%.

PAULO MALUF TROPEÇA NA FICHA LIMPA

UOL acaba de divulgar que o deputado Paulo Maluf recebeu, nesta tarde, um duro golpe que poderá deixá-lo de fora das eleições. Informa que, por quatro votos a dois, os juízes do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de São Paulo decidiram enquadrar o deputado federal Paulo Maluf (PP-SP) na Lei da Ficha Limpa e vetar sua candidatura à reeleição. Maluf ainda pode recorrer ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Diz o UOL: “Os magistrados consideraram que a condenação no TJ (Tribunal de Justiça) de São Paulo pelo suposto envolvimento em uma compra de frangos superfaturada pela prefeitura da capital paulista à época em que Maluf era prefeito serve como argumento para barrá-lo. O presidente do tribunal, Walter de Almeida Guilherme, disse, no julgamento, que a Lei da Ficha Limpa "é um avanço para a moralização dos hábitos políticos", pouco antes de votar pelo indeferimento. Maluf responde a quatro procedimentos criminais no STF --um inquérito e três ações penais. O mais antigo deles, a ação penal 458, começou na Justiça de São Paulo em 2001 e poucos se arriscam a dizer quando será concluído. Refere-se à acusação do Ministério Público de São Paulo de que Maluf, à frente da prefeitura paulistana (1993-1996), fraudou o orçamento para gastar mais no seu último de governo, deixando para o seu sucessor um rombo de R$ 1,2 bilhão. Os outros casos tiveram origem em investigações do Ministério Público que apontaram desvios de recursos públicos da construção do túnel Ayrton Senna e da avenida Roberto Marinho. Um deles levou à prisão preventiva de Maluf por 40 dias em 2005.

DILMA FICOU NO TWITTER DURANTE DEBATE

Para justificar a fuga, Dilma alegara incompatibilidade de agenda, mas, na hora do debate, foi ao Twiiter: "Olha que interessante, o Pato Fu interpretando músicas de sucesso usando instrumentos de brinquedo". Forneceu um link que conduz à música "Love me Tender" (Ame-me com Ternura). Avisado, Plínio voltou à carga. "Sabe o que ela está fazendo? Tuitando! Os meus tuiteiros disseram que ela está agora assistindo a uma banda chamada Pato Fu". Marina, em entrevista, ecoou Plínio e Serra: “Procurei ser respeitosa com a ausência dela, mas ela não foi respeitosa com a nossa presença. Fico triste porque a justificativa que eu soube era uma, e agora sabemos que foi uma escolha. Antes a justificativa tivesse sido verdadeira”.

DILMA NÃO VAI A DEBATE EM CANAL DE TV CATÓLICO

A presidenciável Dilma Rousseff (PT) foi a única convidada do debate organizado pelos canais de TV católicos Canção Nova e Aparecida que não compareceu, mas não deixou de ser uma das estrelas do evento. O programa, de pouca audiência e repercussão política, foi realizado na noite desta segunda-feira (23). A ausência da petista foi criticada por José Serra (PSDB) e Plínio de Arruda Sampaio (PSOL). "Dos quatro candidatos, tem uma que não podia deixar de estar aqui. O meio cristão sabe muito bem quem é José serra, quem é Marina. (...) No entanto, essa senhora, que é uma incógnita. Não sabemos quem é, foi inventada pelo Lula, manda uma cartinha cheia de platitudes, foge do debate", disse o socialista. O tucano também desferiu ataques à postulante ausente: “O que nós temos são três recortes em matéria econômica, que não representam orgulho para nós. Primeiro, a maior taxa de juros do mundo. A candidata ausente tem defendido essa política".

LULA LIMITA COMPRA DE TERRAS POR ESTRANGEIROS

O presidente Lula aprovou parecer da Advocacia-Geral da União (AGU) que impõe regras para a venda de imóveis rurais a empresas com sede no Brasil controladas por estrangeiros. As novas regras já estão em vigor. Além de autorização do Incra para adquirir imóveis rurais, as empresas comandadas pelo capital externo não podem comprar mais de 25% das terras de um município nem fazer aquisições para projetos agrícolas, pecuários e industriais se esses objetivos não estiverem nos estatutos das companhias. Está proibida ainda a venda de terras de mais de 250 hectares a 5 mil hectares, que dependem do Estado. As empresas estrangeiras perdem assim a igualdade que tinham em relação às empresas de capital nacional. A AGU justifica a medida ao afirmar que "a crise de alimentos no mundo e a possibilidade de adoção, em larga escala, do biocombustível são os novos vetores dessa abordagem estratégica da questão da propriedade de terras no Brasil". Informações da Folha.

SUPLICY PEDE VOTOS EM VÍDEO PARA FUNKEIRA

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) gravou um depoimento de apoio para a funkeira Mulher Pêra, que disputa uma vaga na Câmara Federal pelo PTN. O detalhe é que o petista ao menos conhece a candidata, que tem seus principais atributos para a conquista do eleitorado adjetivos físicos. "É muito importante que possamos ter esta mulher eleita para o Congresso", disse o senador, em um encontro partidário. Suplicy afirmou que gravou outras 10 declarações para candidatos aliados no mesmo dia. "A referência é de que ela é uma pessoa séria", disse. Questionado sobre a repercussão da declaração, o senador admitiu que irá agora procurar conhecer melhor a funkeira. Já Suéllen Rocha, a Mulher Pêra, comemorou: "Está sendo muito bom conseguir pegar esse apoio do senador".

PSDB TENTA SOBREVIVÊNCIA NOS ESTADOS

O sinal vermelho aceso no comando da campanha de José Serra (PSDB) fez os articulares do partido discutirem uma estratégia de sobrevivência da oposição em caso de derrota na corrida presidencial. A sigla apostará suas fichas na eleição de governadores de São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Goiás. A cúpula dos tucanos se reúne nesta quarta-feira (25) para discutir o futuro da campanha e o destino tucano. Participarão Aécio Neves, que representa uma possibilidade de renovação da legenda, e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que ajudou a construir a imagem do PSDB no país com oito anos de administração da República. A partir de agora, a agremiação deverá concentrar seus esforços na manutenção do governo de Minas, onde o peemedebista Hélio Costa lidera a disputa. O tucanato conta ainda com a eleição de pelo menos oito senadores. O presidente do PSDB, Sérgio Guerra, assegura que a imagem do presidente Lula não deverá ser usada novamente. "A presença do presidente Lula não mudou nada. Não teve nenhum impacto. Não valeu nada. E por isso não deve se repetir", disse. Tucanos esperam um programa mais agressivo. O comando da campanha tem pronto um jingle que cita o nome do ex-ministro José Dirceu. Informações da Folha.

JUSTIÇA ANULA PROVAS DA PF CONTRA OS SARNEY

A Justiça invalidou parte das provas obtidas por interceptação de e-mails em operação realizada pela Polícia Federal quando investigava negócios e movimentações financeiras do empresário Fernando Sarney, filho do senador José Sarney. A decisão atinge, segundo advogados e juízes ouvidos pela Folha, cerca de 10 mil correios eletrônicos que possuem o domínio "@mirante", usado tanto pela família Sarney quanto pelos funcionários do Grupo Mirante, empresa que reúne rádios, TVs e jornal no Estado do Maranhão. A PF pediu, e a Justiça à época autorizou, a quebra do sigilo de e-mails registrados em nome do grupo. Agora, entendeu que, ao fazer isso, a PF teve acesso a mensagens de todos os funcionários do grupo e não apenas dos que eram alvo de investigação. Informações da Folha.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

DILMA TEM MAIS VOTO DE QUEM VIU PROPAGANDA

A parcela da população que ainda não assistiu aos programas eleitorais na TV representa 66% do eleitorado e é formada, sobretudo, pelos menos escolarizados e pelos mais pobres, segmentos em que a candidata Dilma Rousseff (PT) se sai melhor, e, portanto, tem maior potencial de crescimento. Segundo pesquisa Datafolha realizada na sexta, a petista tem vantagem de 24 pontos sobre José Serra (PSDB) entre os 34% dos eleitores que viram a propaganda eleitoral gratuita – Dilma sobe para 53%, enquanto Serra tem 29% e Marina Silva, 11%. Essa diferença mostra a consolidação do potencial de transferência de Lula para sua candidata, com a associação direta entre os dois feita pela propaganda eleitoral. "Considerando o efeito dos primeiros dias de campanha na TV entre os eleitores que viram os programas, é razoável supor que Dilma tem potencial de crescimento entre os que ainda não viram", afirma Mauro Paulino, diretor-geral do Datafolha. Informações da Folha.

PT RECORRE DE DECISÃO QUE LIBERA LULA PARA SERRA

Os advogados da coligação da candidata Dilma Rousseff vão recorrer da decisão do ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Henrique Neves, de arquivar as duas representações impetradas para vetar o uso da imagem do presidente Lula nos programas de rádio e TV do tucano José Serra. Em seu despacho, o ministro alegou que por ser um direito "personalíssimo", só o presidente Lula poderia entrar com uma ação contra o uso de sua imagem. Segundo o presidente do PT, José Eduardo Dutra, a decisão de Neves é contraditória e vão recorrer ao pleno do TSE. Dutra lembrou que Lula gravou, por vontade própria, uma mensagem para o programa do candidato ao Senado, Marcelo Crivela (PRB), e o TSE vetou. Mas o uso a revelia de sua imagem, por Serra, Lula tem que entrar com ação para impedir.

SERRA DESCARTA MUDAR CAMPANHA APÓS PESQUISA

O candidato à Presidência pelo PSDB, José Serra, disse neste domingo (22) que sua campanha não deve mudar de rumo, mesmo depois dos resultados da última pesquisa Datafolha que mostram o tucano 17 pontos atrás de Dilma Rousseff, do PT. "Nós vamos seguir nosso trabalho com muita seriedade, muito empenho, otimismo e propostas para mostrar para a população, e vamos chegar lá", afirmou a jornalistas. Serra fez campanha em São Paulo ao lado do candidato ao governo do Estado pelo PSDB, Geraldo Alckmin, que também minimizou os resultados da pesquisa. "O processo eleitoral está em pleno curso, não tem nenhuma decisão definitiva. Acho que o Serra tem tudo para ir para o segundo turno e, indo para o segundo turno, é uma nova eleição. E ele tem chance de ganhar".

PT TEM O DOBRO DE DOAÇÕES DE SERRA

A candidata do PT à Presidência Dilma Rousseff (PT) conta com um caixa recheado de doações para o seu partido, em contraste com a campanha do adversário José Serra (PSDB). As doações recebidas este ano pelo Diretório Nacional do PT já representam o dobro dos recursos arrecadados por todos os seis partidos da coligação do tucano. A falta de recursos tem sido motivo de reclamação de aliados de Serra nos Estados. De janeiro até 31 de julho, o Diretório Nacional do PT recebeu R$ 43,7 milhões em doações, valor quase todo repassado por empresas. No total, PSDB, DEM, PPS, PTB, PMN e PT do B arrecadaram R$ 19,4 milhões no mesmo período. A conta não inclui as doações recebidas pelos tucanos em julho, porque ainda não foram processadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Informações da Folha.

LULA E DILMA MADRUGAM EM PORTA DE FÁBRICA

O sol ainda não havia raiado no instante em que o presidente e ex-operário Lula iniciou o comício na porta da fábrica da Mercedes-Benz, em São Bernardo do Campo (SP), quando apresentou ao berço do sindicalismo brasileiro à sua candidata à Presidência, Dilma Rousseff. O bom-dia dos operários foi acompanhado do discurso de Dilma, que prometeu "crescimento econômico com emprego" e "continuar a valorização do salário mínimo". "Governos têm que ter lado e o nosso lado é um só. É o lado do crescimento econômico com emprego", disse Dilma, que assumiu o compromisso de "governar, cuidando do país". Lula, em seguida, deu o aval. "Ela [Dilma] veio aqui fazer um compromisso com vocês. Como antes de ser presidente, eu fui metalúrgico, não serei apenas o ajudante para você [Dilma] fazer as coisas melhores para esse pessoal. Mas vou ajudar o pessoal a telefonar [para cobrar]. Presidenta, sabe aquilo que você falou na porta da fábrica naquele dia?", disse.

DILMA DISCUTE MINISTÉRIOS COM LULA

Mesmo que publicamente evite o clima de já ganhou, a presidenciável Dilma Rousseff (PT) já conversa com o presidente Lula sobre a montagem de sua equipe, caso se confirmem o resultados das pesquisas. Se ganhar mesmo no primeiro turno, ela acredita que terá mais força para montar seu ministério mais livremente, mas sabe do apetite voraz do PMDB por mais espaço no governo. O presidente Lula é defensor da ida de Antonio Palocci, ex-ministro da Fazenda, para a Casa Civil. Lá, coordenaria as ações de governo e faria uma dobradinha com o eventual vice-presidente, Michel Temer, para tratar da articulação política do governo. Palocci também é visto como bom nome para a Saúde, obtendo assim visibilidade para disputar o governo paulista em 2014, caso Aloizio Mercadante perca a eleição. Outro petista é apontado como certo na equipe: o presidente do PT, José Eduardo Dutra. O ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel também é tido como integrante de uma futura equipe. Dilma também vai dar mais espaço no governo para mulheres. Nesse grupo, dois nomes são fortes e contam com a confiança da candidata. A atual ministra Erenice Guerra (Casa Civil), que a substituiu no posto, e Maria das Graças Foster, diretora da Petrobras. Informações da Folha.

DILMA DIVULGA MANIFESTO PARA RELIGIOSOS

Se a "Carta ao Povo Brasileiro" foi um documento essencial para que Lula, em 2002, conseguisse se eleger, pois acalmou o mercado financeiro, em 2010 a candidata Dilma Rousseff (PT) divulga documento similar, mas para amenizar as críticas de outros segmentos: os católicos e evangélicos. Para estes, ela escreveu o manifesto intitulado "Carta ao Povo de Deus", no qual defende a família e promete não tocar nas polêmicas sobre aborto e união civil entre homossexuais, ao deixar a atribuição nas mãos do Congresso Nacional. No último parágrafo do manifesto, a petista pede "oração" e "voto" para ter a "oportunidade" de continuar o projeto de Lula. Em tom pontuado por expressões de fé e esperança, Dilma diz que programas como o Bolsa-Família e o Minha Casa Minha Vida resgatam valores da cidadania e a "semente do Evangelho". Disposta a cativar todas as denominações cristãs, ela observa que a miséria e as distorções sociais têm "o dedo imperfeito do homem, e não o desígnio de um Deus perfeito". Informações do Estadão.

TEMER NEGA ESPECULAÇÕES SOBRE MINISTÉRIOS

Em nota enviada, o candidato a vice na chapa de Dilma Rousseff (PT), Michel Temer, negou que o partido que preside, o PMDB, negocie a montagem da equipe de governo da petista, caso essa se eleja, conforme noticiou a Folha de S. Paulo. “Em nenhum momento na aliança com o PT e demais partidos para as eleições presidenciais, houve qualquer negociação a propósito da participação no governo”, endossa. Segundo ele, os únicos compromissos firmados na aliança entre os partidos teriam sido a indicação da vice na chapa e a participação na formulação do programa de governo. “Toda e qualquer manifestação em outro sentido é mera especulação e deve ser repudiada por todos peemedebistas”, afirmou.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Caiado joga pesado

Ronaldo Caiado é um dos mais ácidos. Em seu twitter, o ex-líder do DEM parte para cima de Temer criticando-o por não votar a regulamentação da Emenda 29, que destina mais dinheiro para a saúde, nem a PEC 300, que estabelece o piso salarial para policiais e bombeiros:

- Quem não quer votar recursos para a saúde e inviabilizar a Câmara é a base do governo Lula, por ordem de Michel Temer e Dilma.

Caiado aproveitou ainda para tentar jogar os eleitores contra Temer:

- Temer volta as costas para milhões de brasileiros desassistidos na saúde para não contrariar @dilmabr, de quem é candidato a vice.

Serra solitário

Enquanto João Santana não desgrudava de Dilma Rousseff nos intervalos do debate desta manhã, Luiz Gonzalez sequer apareceu no teatro para ver José Serra. O marqueteiro tucano ficou no escritório cuidando dos próximos programas de tevê.

Mas Gonzalez não foi a única ausência sentida. Era visível a falta de aliados relevantes, sobretudo do DEM, nas fileiras de Serra. Já nas de Dilma, baluartes do PT e caciques do PMDB compareceram em peso.

O novo perfil da audiência de Ratinho

Ratinho tem olhado com atenção pesquisas que mostram a mudança de perfil da sua audiência nos últimos anos. Em 2006, a atração ia ao ar a partir de 21h e, agora, é transmitida às 18h.

Segundo números do Ibope na Grande São Paulo, hoje 62% dos espectadores do Programa do Ratinho são mulheres. Antes, a audiência masculina era maioria. Entre os homens, 26% tem mais de 50 anos. Já as mulheres acima da mesma idade correspondem a 14% dos espectadores.

Ratinho também conseguiu penetrar mais nas classes A e B nos últimos meses e o segmento já corresponde a 33% do seu público. A classe C, no entanto, continua em primeiro lugar (54%).

Satisfeito com os resultados, Ratinho recusou uma proposta de Silvio Santos para mudar novamente o seu programa de horário.

Vem fazer campanha na Caixa você também…

campanha na Caixa você Funcionários da Caixa estão dando uma forcinha para a campanha da petista Erika Kokay à Câmara dos Deputados por Brasília. Dentro do edifício-sede do banco, eles abordam os colegas, convidando-os a ir ao jantar de adesões da candidata – ir e pagar, claro.

Deputada distrital que ganhou projeção ao denunciar o escândalo de corrupção do governo Arruda, Erika entrou para a Caixa há 28 anos e se intitula, na sua página eletrônica, “liderança nacional da categoria bancária”.

Políticos na TV: audiência cadente

Caiu a audiência do programa eleitoral gratuito ontem, em seu segundo dia na televisão. Na primeira noite, as propagandas de José Serra, Dilma Rousseff & Cia alcançaram 45 pontos – somadas as audiências de todas as tevês, na Grande São Paulo, segundo o Ibope. Ontem, os presidenciáveis registraram 42 pontos – uma queda de quase 10%.

Mais: pouco antes de o horário gratuito começar, 60% dos aparelhos de tevê estavam ligados. Quando os políticos falavam, eram apenas 54%.

Heráclito e Ciro em pé de guerra

Empatados na terceira colocação na disputa pelo Senado no Piauí, Heráclito Fortes e Ciro Nogueira estão em pé de guerra. Os dois vêm trocando acusações dia sim dia também na imprensa do estado. À frente deles estão Wellington Dias e Mão Santa.

MARINA NA TV DESAGRADA VERDES

O programa de estreia de Marina Silva no horário eleitoral gratuito foi definido pelo coordenador da campanha no Rio, o presidente regional do partido, Alfredo Sirkis, como um "desastre ecológico". Ele cobrou mudanças em seu blog. "Não estamos em uma situação que nos permita cometer erros básicos de comunicação política", escreveu Sirkis. O vice Guilheme Leal admitiu a repercussão negativa e defendeu alterações na linha da propaganda. A estreia exibiu imagens ecológicas e limitou a aparição da senadora a quatro segundos. Para o empresário, a imagem de Marina precisa ser mais usada. "Nos ananicamos por um dia. Fizemos pés de chumbo para os dois grandes", disse Sirkis. Ele também criticou a insistência no tema ambiental, no momento em que Marina tenta exibir conhecimento sobre outros assuntos, como educação e segurança. A peça seria "um bom documentário para o National Geographic", mas "jamais um programa inicial", disse. Informações da Folha

EXAMES DE DILMA NÃO APONTAM RETORNO DE CÂNCER

A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, passou por uma bateria de exames no hospital Sírio-Libanês na noite desta quarta-feira (18), em São Paulo. Ela fez um check-up e exames de imagem mais detalhados. Tais testes mostram que a petista está curada do câncer linfático do qual se tratou no ano passado. A ex-ministra revelou ter o tumor em abril do ano passado. Então chefe da Casa Civil, ela fez tratamentos quimioterápico e radioterápico. No final de 2009, seus médicos anunciaram que ela estava "livre de qualquer evidência de linfoma".

ALIADOS IGNORAM SERRA EM PROGRAMAS ELEITORAIS

O candidato à Presidência pelo PSDB, José Serra, foi ignorado pela maioria dos aliados que dão sustentação à sua candidatura, no primeiro dia do horário eleitoral gratuito dos postulantes a governador. A presidenciável do PT, Dilma Rousseff, aparece logo depois do presidente Lula como a principal estrela nos filmetes. Levantamento feito nos programas na televisão que foram ao ar nesta quarta-feira (18), em todos os estados, mostra que o tucano foi citado explicitamente, e uma única vez, por apenas um candidato: o paulista Geraldo Alckmin (PSDB). Principais aliados do tucano em unidades federativas consideradas estratégicas não fizeram uma única menção à sua candidatura. Foi o caso dos concorrentes na Bahia, no Rio Grande do Sul e até em Minas Gerais, onde Serra apareceu apenas em um clipe que ilustrava o jingle do candidato a governador, Antonio Anastasia (PSDB). O presidente Lula foi citado ou apareceu nos programas de candidatos em 23 Estados.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

VOX POPULI: DILMA VENCERIA NO 1º TURNO COM 45%



O instituto de pesquisa Vox Populi divulgou na noite desta terça-feira (17) que a candidata à Presidência pelo PT, Dillma Rousseff, abriu ainda mais vantagem sobre o seu concorrente do PSDB, José Serra. Com 16 pontos na frente, a petista lidera com 45% das intenções de voto, enquanto o tucano aparece com 29%. Segundo o estudo, Dilma venceria em 1º turno. Marina Silva, do PV, está em terceiro lugar com 8%. Os entrevistados que votariam em branco ou anulariam o voto somam 5% e 12% ainda estão indecisos. O Vox Populi falou com 3 mil pessoas entre os dias 7 e 8 deste mês.

TV: PROGRAMA DE SERRA REPETIU IMAGENS USADAS

Aliados de José Serra (PSDB) lamentaram que sua estréia no programa eleitoral na TV tenha repetido cenas inteiras da propaganda partidária veiculada há dois meses pelo PSDB. Os aliados do tucano se queixaram de que o horário eleitoral reproduziu até piada do velho programa do PSDB -"ainda não descobri genérico para a calvície". "Achei o Serra bom. Mas o programa é repetitivo. Ele tem excelente currículo, mas isso não é novidade", comentou o presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson (RJ). Já na véspera da exibição do programa, tucanos sugeriam que a campanha adotasse tom mais incisivo. "Tenho dúvidas quanto à eficácia do bom-mocismo", avalia o senador Álvaro Dias (PR). Houve insatisfação também com a propaganda de Marina Silva (PV), que teve foco exclusivo na causa ambiental. "Seria um bom programa em 2009 ou 2011, mas nunca no auge da disputa. Agora, é hora de mostrar a figura de Marina e suas qualidades", disse Alfredo Sirkis, do comando da campanha. Para os verdes, o programa lembrou um vídeo do Greenpeace, e não uma peça eleitoral. "Gerou muita insatisfação. Várias pessoas acharam que ficou monotemático", disse Luciano Zica, coordenador da campanha. Informações da Folha.

CANDIDATOS DISCUTEM SOBRE REFORMA POLÍTICA

No início do debate da Folha de S. Paulo e da Uol, a candidata à Presidência pelo PV, Marina Silva, lamentou que os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e o presidente Lula (PT) não tenha conseguido aprovar uma reforma política, devido à relação que estes tinham com partidos que se beneficiam do atual sistema político. “A base se beneficia do processo viciado que são fisiologismo e do toma lá, dá cá. Temos que sair do processo vicioso para um processo virtuoso”, afirmou. Ela defendeu a convocação de uma assembléia constituinte exclusiva para votar a reforma. A candidata do PT, Dilma Rousseff, recordou que o presidente Lula enviou ao Congresso uma reforma, que não foi apreciada. “Enviamos conjunto de propostas, entre elas o financiamento público de campanha e o voto em lista, que eu acho mais complicado. Seria necessário que os partidos fossem bastante fortalecidos, para evitar o controle pelas burocracias partidárias do processo eleitoral”, avaliou. A petista considera a possibilidade de convocar a constituinte, pois “seria forma de pessoas eleitas sem interesse específico na matéria, porque não continuariam (no poder)”, mas defendeu uma maior discussão sobre o assunto. José Serra (PSDB), por sua vez, divergiu de ambas. Ele acredita que a convocação da constituinte “acaba não levando em nada”, sem detalhar, entretanto, sua opinião. O tucano defendeu a implantação do voto distrital na eleição municipal de 2012. “Pega São Paulo, por exemplo, divide a cidade por 55 regiões, e cada um fazer campanha por sua área”.

CONFRONTO DIRETO

Foi a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, quem começou a apimentar o debate da Folha, ao indagar José Serra (PSDB) sobre a ação no Supremo Tribunal Federal (STF) do DEM, tratado pela petista como “PFL”, que questiona a legalidade do programa de bolsas para universidades particulares do Governo Federal, o ProUni, que atualmente beneficia 704 mil estudantes. Serra defendeu-se atacando. Para ele, “o que o PT aprontou na matéria do quanto pior, melhor, não está escrito”. Citou ações judiciais do PT contra o governo FHC, como a que questionou a legalidade do Fundef (fundo de financiamento da educação básica), a oposição ao Plano Real, à Lei da Responsabilidade Fiscal (LRF) e ao Proer (programa que financiou bancos na crise de 90). “Você é ingrata com Fernando Henrique. O Fundef o PT votou contra e foi à Justiça”, disse, ao ressaltar que todos os projetos que o PT se opôs, agora elogia. “Algum assessor te deu isso e você veio aqui querer criar alguma dificuldade”, reclamou Serra. Dilma rebateu: “A diferença é que nós reconhecemos que votamos errado, levamos à frente e utilizamos de forma adequada. A ação do DEM ainda está no Supremo”.

SERRA E DILMA DEBATEM SOBRE ECONOMIA

O candidato à Presidência José Serra (PSDB) trouxe ao debate da Folha o tema economia, o qual ele e Dilma Rousseff (PT) possuem formação superior e conhecimento prático. O tucano criticou o fato de o Brasil ter a maior carga tributária entre os países em desenvolvimento e ser o penúltimo em matéria de investimentos governamentais. Segundo Dilma, os dados sobre investimentos governamentais está defasado, pois é de 2008. Quanto à redução de impostos, recordou da política de diminuição do IPI de automóveis, da linha branca, e de tributos na construção civil “para manter a economia funcionando” durante a crise. A petista, recordou que Serra foi ministro do Planejamento do Governo FHC no período da crise econômica de 90. “Você criou impostos. Com substituição tributária na crise”. De pronto, Serra rebateu: “Seu espelho retrovisor é maior que o pára-brisa”, disse, ao recordar que o Cofins sobre o saneamento subiu, no atual governo, de 3% para 7,6% , com uma arrecadação de R$2 bilhões por ano que seria descontada dos investimentos no setor,e aumentou o imposto sobre energia de 3,75% para 9,6%, no período em que a petista era ministra de Minas e Energia. A candidata respondeu destacando que no atual governo investiu, somente no Rio de Janeiro, R$ 40 bilhões em saneamento. “Antigamente havia uma fila burra, não se deixava investir na crise. Se o primeiro não apresenta o papel, o segundo não faz o investimento. A gente não esperou ninguém. Discutir saneamento você não deveria tentar, porque não fizeram nada”, arrebatou.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

primeiro dia

No primeiro dia de propaganda eleitoral gratuita na TV, os candidatos à Presidência Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB), que lideram as pesquisas, investiram em programas emotivos para apresentar suas biografias e tentar uma aproximação com os eleitores de menor renda.

Serra abriu o horário eleitoral sorrindo, falando em primeira pessoa e diretamente para a câmera. “É com olhos no Brasil e os brasileiros no coração que venho mostrar minhas experiências e meus projetos”, disse. O candidato, chamado de Zé no programa, procurou destacar sua proximidade com a população, visitando casas simples.

Com fotos em preto e branco, um narrador conta a história de Serra, que “nasceu em uma casinha pobre” e estudou em escolas públicas. Quando o texto diz que “Zé Serra é um homem simples e de bem com a vida”, ele aparece fazendo piada com a própria calvície. E dizendo que gosta de comer pão.

Laje – Em seguida, são listados os cargos públicos que o tucano já assumiu, como deputado, prefeito, governador de São Paulo, ministro do Planejamento e da Saúde. Este último cargo, aliás, foi o principal destaque do primeiro programa, que elencou ações do candidato quando comandou a pasta, como a implantação dos medicamentos genéricos, o combate à AIDS e os mutirões de cirurgia. O programa termina com um churrasco na laje de uma favela, ao som do jingle de Serra com ritmo de pagode. “Quando Lula da Silva sair, é o Zé que eu quero lá”, diz o refrão. (Clique aqui para ver o programa de Serra)

Filme romântico – O programa de Dilma Rousseff aproxima-se do formato de um documentário. Na primeira cena, a candidata passeia pelas ruas vazias de Brasília enquanto a voz dela é ouvida ao fundo. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem sua primeira aparição, do alto de um palanque, dizendo: “Passar a faixa presidencial para uma mulher companheira do meu partido é muito gratificante”. Em seguida, o palanque é de Dilma, pedindo a mobilização das mulheres também em um discurso.

Como a campanha petista tem 10 minutos e 38 segundos de duração, houve tempo para um pequeno filme da história de Dilma. Intercalando fotos com a voz de um narrador e outros trechos contados pela própria candidata em uma entrevista, o vídeo mostra da infância no Sul até a chegada de Dilma à militância política e a prisão durante o regime militar.

Depoimentos de outras mulheres que compartilharam celas no presídio de Tiradentes destacam o lado humano da petista. “A arte de você aguentar uma cadeia é viver a cadeia. Você não pode se negar a viver”, comenta Dima. Pessoas que trabalharam com a candidata tentam desconstruir a imagem linha dura. E Lula conta como a conheceu, em 2002, quando era secretária de Minas e Energia do Rio Grande do Sul.

“Em apenas uma reunião ela conseguiu me convencer de que eu já tinha a ministra de Minas e Energia do Brasil”, conta o presidente. “Grande parte do sucesso do governo está na capacidade dela de gestão”.

Ao mostrar a foto da filha e destacar seu lado materno – estratégia sugerida pelo próprio presidente – Dilma ameaça chorar. “Para você achar que tem de mudar o país, tem de ter uma relação afetiva com seu povo também, tem de se incomodar afetivamente com a pobreza, criança sem recurso e a humildade do povo”, diz. O programa termina com Dilma em cenas à beira do Lago Paranoá, em Brasília, brincando com um cachorro da raça Labrador. (Clique aqui para ver o programa de Dilma)

Marina Silva – Com apenas um minuto e 22 segundos de programa, a candidata Marina Silva (PV), que precisa tornar-se mais conhecida, foi a única que não mostrou sua biografia nem tentou parecer emotiva. O curto tempo do vídeo apostou na defesa do meio ambiente – principal bandeira de campanha da verde.

A voz mansa de Marina narrou imagens das belezas naturais da Terra em contraponto com desastres que a atingem por causa do aquecimento global. Somente no final, a senadora aparece, de roupa preta, ao estilo Enéas: “Eu sou Marina Silva, candidata à presidente do Brasil”.

Contra-ataque de Roseana

Roseana Sarney decidiu contra-atacar a família de Jackson Lago. Está previsto para esta tarde o julgamento no TRE/MA de um recurso da defesa da candidata à reeleição ao governo que cobra a condenação do advogado Aderson Lago por litigância de má-fé. Foi ele quem entrou com pedido para enquadrar Roseana como ficha-suja, mas o TRE maranhense a absolveu.

Roseana quer que o tribunal multe ou até mesmo prenda Aderson, primo do seu adversário Jackson. Para incendiar ainda mais a disputa, qualquer que seja o resultado do recurso, Aderson irá ao TSE para barrar a candidatura de Roseana.

OAB diz que bafômetros são legais

OAB diz que bafômetros são legais
A OAB jogou água no(s) chope(s) dos motoristas que se recusam a fazer o teste do bafômetro. Há pouco, os conselheiros federais da OAB decidiram que o exame para aferir os níveis de álcool no sangue de quem dirige é constitucional.

Mais: a aplicação de penas para quem se nega a realizar o teste – com o argumento de que ninguém precisa produzir provas contra si próprio – também não viola a Constituição.

Os advogados, ressalte-se, são campões em usar esse argumento. Mas não há previsão para o Supremo, cujos ministros têm dado várias decisões favoráveis ao teste, dar a palavra final sobre a validade da lei do bafômetro. A ação que questiona a lei, movida pela Associação Brasileira de Restaurantes e Empresas de Entretenimento, era relatada por Eros Grau, aposentado recentemente.

TV NUNCA MUDOU ELEIÇÃO PRESIDENCIAL

Durante o curto período de democracia brasileira pós-ditadura, iniciada com as eleições de 1989, todos os candidatos à Presidência que iniciaram a campanha na TV na dianteira nas pesquisas acabou vencendo a disputa. Foram, ao todo, cinco eleições presidenciais. A recente história das eleições demonstra, entretanto, que a campanha na TV foi determinante para a existência de segundos turnos e a derrocada de candidatos em ascensão. "O horário eleitoral sepultou as chances de Ciro por conta das bobagens que ele falou", disse o cientista político Marcus Figueiredo, professor da UERJ. Autor de estudos sobre o tema, ele diz que a propaganda na TV constrói a imagem dos candidatos e pauta debates, mas que está longe de ser a única variável para que o eleitor defina seu voto. Na disputa de Lula pela reeleição, em 2006, o petista vencia o conjunto dos principais oponentes por dez pontos no início da propaganda. Em meio à repercussão do episódio em que petistas foram presos tentando comprar um dossiê antitucano e após faltar ao último debate, na TV Globo, teve que disputar o segundo turno com Geraldo Alckmin (PSDB). Informações da Folha.

SERRA: ‘300 PICARETAS’ ESTÃO COM DILMA

O candidato à Presidência pelo PSDB, José Serra, manteve a estratégia de fazer críticas à ética petista, apesar de ter acumulado quedas nas últimas pesquisas eleitorais, enquanto sua adversária, Dilma Rousseff (PT), abre 11% de vantagem na pesquisa Ibope, divulgada na segunda-feira (11). No Rio Grande do Sul, Serra atacou a distribuição de cargos em estatais entre aliados do Planalto e relembrou a frase de Lula, dita em 1993, segundo a qual havia "300 picaretas" no Congresso. "Não sou daqueles que dizem que o Congresso tem 300 vigaristas ou picaretas. Hoje estão todos [os "picaretas'] com a outra candidata. Tem gente muito boa no Congresso, mas tem uma dominação excessiva [de políticos sobre estatais]", discursou. Serra voltou a prometer cortar o loteamento de cargos em estatais. Informações da Folha.

FENÔMENO LULA DEVASTA SERRA EM 10 DIAS

O fenômeno Lula não pára de surpreender. Na pesquisa Ibope que acaba de ser divulgada, Dilma virou e agora lidera no Sudeste além de ampliar no Nordeste. No Sudeste, reduto até a pouco de Serra, ela conseguiu o feito de empatar em São Paulo, território do tucano. Maior colégio eleitoral do País. Na região ela colocou nove pontos de frente, 41% a 32%, quando, há dez dias, estava empatada em 35%. Isso porque a candidata ampliou a sua margem no Rio de Janeiro. No Nordeste, há dez dias ela estava com 19% à frente e, agora, aparece com 29%. Enfim, o que as pesquisas estão a demonstrar é estonteante. Nas últimas aparições na televisão, com debates e entrevistas, ela passou a ser mais conhecida. Só assim explica o que está a acontecer, o que não dá muita esperança a José Serra os programas da Justiça eleitoral que começam hoje.

RÁDIO: SERRA SE APRESENTA; DILMA COLA EM LULA

--------------------------------------------------------------------------------
09:37:30




Começou nesta terça-feira (17) o horário eleitoral na rádio, às 7h. O candidato do PSDB à Presidência, José Serra, utilizou o tempo para apresentar propostas e sua biografia, enquanto a candidata petista, Dilma Rousseff, colou sua imagem à do presidente Lula. O jingle de Serra propõe a sucessão de Lula, ao som de "sai o Silva e entra o Zé". O programa tucano destacou que é difícil conhecer alguém que não tenha sido beneficiado por Serra e citou marcas do candidato, como os genéricos, mutirões da saúde, vacinação para idosos, programa contra Aids, entre outras. Dilma optou por iniciar sua propaganda falando de sua ligação com o governo Lula. "Vamos seguir em frente, sem voltar para trás. Começou com Lula e vai continuar com Dilma", diz o locutor. O jingle "Lula está com ela e eu também estou" foi bastante explorado na propaganda, que também mostrou um depoimento do presidente afirmando que parte do trabalho do governo se deve a Dilma. Ouça o programa dos principais candidatos à Presidência: Dilma, Serra e Marina Silva (PV). Informações da Folha.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

CONFIRA A LISTA DE CANDIDATOS DO MEIO ARTÍSTICO EM 2010:

Rio de Janeiro:

* WAGNER MONTES - candidato à reeleição ao cargo de deputado estadual pelo PDT

* MULHER MELÃO - candidata a deputada estadual pelo PHS.

- MYRIAN RIOS - candidata a deputada estadual pelo PDT.

* TATI QUEBRA-BARRACO - candidata a deputada federal pelo PTC (situação do registro no TSE: aguardando julgamento).

* STEPAN NERCESSIAN - candidato a deputado federal pelo PPS.

São Paulo:
* NETINHO DE PAULA - Candidato a senador pelo PCdoB (situação do registro no TSE: aguardando julgamento).

* FRANK AGUIAR - tenta pela segunda vez uma vaga como deputado federal pelo PTB.

* BATORÉ - candidato a deputado federal pelo PP.

* JUCA CHAVES - candidato a deputado federal pelo PR.

* TIRIRICA - candidato a deputado federal pelo PR (situação do registro no TSE: aguardando julgamento).

* RONALDO ÉSPER - candidato a deputado federal pelo PTC. .

* AGNALDO TIMÓTEO - candidato a deputado federal pelo PR.

* MULHER PÊRA - tentou se candidatar a deputada federal pelo PTN, mas teve o registro indeferido pelo TSE.

* SIMONY - candidata a deputada estadual pelo PP.

* LECI BRANDÃO - candidata a deputada estadual pelo PCdoB.

* KLB - Franco Finato Scornavacca, Kiko, o irmão mais velho, é candidato a deputado federal. Leandro Finato Scornavacca, tenta o cargo de deputado estadual. Os dois concorrem pelo DEM (situação dos registros no TSE: aguardando julgamento).

Pernambuco:
* REGINALDO ROSSI - candidato a deputado estadual pelo PDT.

Distrito Federal:
JOAOSINHO TRINTA - candidato a deputado distrital pelo PTB.

E agora, Serra?

O último Datafolha, que praticamente apontou a vitória de Dilma Rousseff no primeiro turno se as eleições fossem hoje, mandou José Serra violentamente às cordas do ringue.

Justamente quando se inicia o período mais explosivo da campanha, com a entrada em cena dos programas de televisão, Serra terá que lidar com o desânimo de aliados, descrentes de uma virada. E com a mão fechada dos doadores de campanha. Essa turma, naturalmente, passa a não atender mais telefonemas dos tesoureiros de campanha. É uma quadra complicada.

Os ventos das próximas semanas, que carregarão no ar os programas de tevê dos candidatos, podem levar novas más notícias para Serra.

Por que? A própria campanha de Serra avalia internamente que os efeitos de suas aparições na televisão só farão efeito a partir do dia 8 de setembro. Daqui a três longas semanas, portanto. Ou seja, Serra só voltaria subir depois dessa data. Como administrar as expectativas dos aliados e eleitores neste período? Haja sangue frio.

Na briga eletrônica Serra tem de saída duas desvantagens. Uma é incontestável e pode ser medida em minutos: Dilma tem mais tempo de tevê do que ele.

A segunda desvantagem relaciona-se ao cabo eleitoral. Serra é o maior cabo eleitoral dele mesmo. Para seduzir o eleitor conta com sua trajetória. É a mais completa e consistente entre os candidatos, mas no jogo eleitoral este não é o único atributo que conta.

Dilma, por sua vez, é carregada nos ombros do maior cabo eleitoral do país. Um apoiador de peso que já a puxou do traço nas pesquisas para os 41% das intenções de votos. Dilma só tem o que se beneficiar com Lula todos os dias na tela da televisão, com a câmera o mais possível fechada nele, pedindo votos para ela.

O desafio de Serra a partir de agora será convencer o eleitor de que a parada não será definida no dia 3 de outubro. Seu objetivo número 1 passa a ser o de levar a eleição para o segundo turno.

Lucro da Petrobras é recorde histórico no Brasil

O lucro de 16 bilhões de reais obtido pela Petrobras entre janeiro e junho é o maior da história para um primeiro semestre entre empresas de capital aberto no Brasil, segundo um estudo inédito da consultoria Economatica. Até então, o maior de todos os lucros era o obtido pela própria Petrobras no mesmo período de 2008, 15,7 bilhões de reais.

O lucro de 5,1 bilhões de reais do Banco do Brasil no semestre, anunciado hoje, é o maior da história do banco. Mas numa hipotética lista dos maiores lucros da história ficaria em 16º lugar.

LULA PEDE 'SACRIFÍCIO' POR DILMA

No primeiro vídeo gravado para a campanha de Dilma Rousseff (PT), o presidente Lula fez um apelo para que os eleitores se utilizem da internet para fazer propaganda para a candidata petista. A gravação foi divulgada no site da campanha de Dilma. Lula diz que os eleitores devem se valer da internet para pulverizar materiais - textos, fotos e vídeos - em favor da candidata petista. O presidente afirma que esta é uma forma de democratizar as informações e permitir que o eleitor seja também formador de opinião. Lula afirma que a dedicação dos internautas à campanha "exige sacrifícios", mas tenta estimular os eleitores a usar blogs, e-mails e redes sociais para contribuir com a campanha da petista. "Muitas vezes o trabalho é feito à noite ou de madrugada no pouco tempo livre que cada um dispõe para atuar nas redes sociais e em milhares de sites e blogs. O importante é que estamos todos unidos para fazer o Brasil seguir mudando com Dilma", diz o presidente.

CONCESSÕES DE RÁDIOS TRIPLICAM ANTES DA ELEIÇÃO

O Governo Federal quase triplicou o número de renovações ou novas autorizações para o funcionamento de rádios em todo o país. Segundo levantamento do jornal Folha de S. Paulo,183 emissoras comerciais ou educativas foram beneficiadas pela União em 162 municípios. Dessas, 76 são ligadas a políticos. Outras 28 estão sob controle, ainda que indireto, de entidades religiosas, evangélicas e católicas, ou seja, 57% das rádios são ligadas a políticos ou a igrejas. A maioria das autorizações (72,8%) é para empreendimentos localizados nas regiões Sul e Sudeste, onde a candidata a presidente Dilma Rousseff (PT) tem maiores dificuldades eleitorais. Dos 162 decretos, 74 deles foram assinados a partir de 26 de julho, já com a campanha oficialmente em andamento. A maioria aguardava uma decisão há anos.

BAIANO TENTA REVERTER CAMPANHA PAULISTA

Um jornalista baiano, Augusto Fonseca, ao lado de outro carioca, Marcelo Simões, são os responsáveis pela campanha do senador Aloizio Mercadante ao Palácio dos Bandeirantes. Eles foram indicados por outro baiano, o marqueteiro de Dilma Rousseff, João Santana. Fonseca, que trabalhou nas campanhas de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), em 1994, à Presidência, e de Marta Suplicy (PT), em 2000, à prefeitura paulistana, foi procurado em março pelo PT. Não fechou negócio, pois até abril cuidava da pré-campanha de Ciro Gomes (PSB), descartado pelo partido em prol de Dilma. Para o PT paulista, os estilos dos dois se complementam. Decidiu-se que trabalhariam juntos, por pelo menos R$ 10 milhões. Fonseca, o homem da estratégia, é aficionado por pesquisas qualitativas. Estressado assumido, tem dois filhos e certa resistência à imprensa. "Ele tem aquela baianidade, sabe? E um texto excelente", crava Mercadante. O desafio da dupla é reverter a ampla vantagem de Geraldo Alckmin, que no último Datafolha atingiu 54% das intenções de voto, contra 16% do petista. Informações da Folha.

HORÁRIO ELEITORAL GRATUITO COMEÇA NESTA TERÇA

A partir desta terça-feira (17), serão 45 dias de programa eleitoral gratuito (vai até dia 30 de setembro), com muitas promessas e acusações eleitorais no rádio e na TV. Ferramenta importante para o eleitor decidir seu voto, a batalha política será transmitida de segunda a sábado. A primeira transmissão no rádio já tem início às 7h. O segundo round radiofônico começa ao meio-dia. Na televisão, as exibições acontecem às 13h e às 20h30. Às segundas, quartas e sextas-feiras, os responsáveis pelo show serão os candidatos a governador, senador e deputado estadual. Postulantes à Presidência e à Câmara se apresentam às terças, quintas e sábados.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Era Digital .......

Como estamos na ' Era Digital ', foi necessário rever os velhos ditados existentes e adaptá-los a nova realidade. Veja abaixo....

1. A pressa é inimiga da conexão.

2. Amigos, amigos, senhas à parte.

3. A arquivo dado não se olha o formato.

4. Diga-me que chat freqüentas e te direi quem és.

5. Para bom provedor uma senha basta.

6. Não adianta chorar sobre arquivo deletado.

7. Em briga de namorados virtuais não se mete o mouse.

8. Hacker que ladra, não morde.

9. Mais vale um arquivo no HD do que dois baixando.

10. Mouse sujo se limpa em casa.

11. Melhor prevenir do que formatar.

12. Quando um não quer, dois não teclam.

13. Quem clica seus bons ares multiplica.

14. Quem com vírus infecta, com vírus será infectado.

15. Quem envia o que quer, recebe o que não quer... (melhor de todas!!!)

16. Quem não tem banda larga, caça com modem.

17. Quem semeia e-mails, colhe spams.

18. Quem tem dedo vai a Roma.com

19. Vão-se os arquivos, ficam os back-ups.

20. Diga-me que computador tens e direi quem és.

21. Uma impressora disse para outra: Essa folha é sua ou é impressão minha ? .

22. Aluno de informática não cola, faz backup.

23. Na informática nada se perde nada se cria. Tudo se copia... E depois se cola.

CONSIDERAÇÕES TÊM FALAS DE RESPONSABILIDADES



Os candidatos ao Governo da Bahia em geral centralizaram suas considerações finais no debate da Band, que acontece na noite desta quinta (12), para assumir a responsabilidade da concorrência ao cargo. O primeiro a falar foi Paulo Souto, que afirmou que o clamor popular por uma Bahia que seja, como no passado, protagonista da região e pacífica tanto na capital e no interior, foi o que o convenceu a participar da disputa eleitoral este ano. Já Geddel Vieira Lima disse que, com SUS erros e acertos, defeitos e virtudes, conseguiu reunir em torno de si a melhor equipe para governar e que também conseguiu grande experiência, em especial quando foi ministro da Integração Nacional. O peemedebista cutucou Wagner ao dizer que também era amigo do presidente, mas que não bastava só isso para ser um bom gestor. Jaques Wagner, por sua vez, disse estar orgulhoso de ter trazido para a Bahia há quatro anos a experiência de governo do presidente Lula, o que fez com que o estado mudasse política, social e economicamente. Já Bassuma falou de suas preces, em que pede pelos baianos e fala que tem consciência de que o governador deve ser uma figura exemplar, assim como é exemplar Marina Silva, a candidata do PV à Presidência, além de pedir ao eleitor que assuma a responsabilidade de uma nova Bahia e que faça o possível para, um dia, poder realizar o impossível. Por fim, Marcos Mendes disse ao eleitor que ele tem liberdade para votar em quem quiser, mas ao escolher sues quatro adversários, o cidadão deve saber que, ao final do próximo mandato, os mesmos problemas de hoje persistirão. Em sua opinião, apenas levando o PSol ao segundo turno haverá chances de expor as contradições dos candidatos comprometidos com o capital.

No df foi contra o Roriz

TODOS CONTRA ALCKMIN EM DEBATE

O primeiro debate entre os candidatos ao governo do Estado de São Paulo não teve um clima muito amigável. Realizado pela Band, o encontro foi marcado pelas críticas aos 16 anos de gestão tucana no Estado e ao candidato do PSDB, Geraldo Alckmin, que governou o Estado entre 2000 e 2006. A gestão do PSDB em áreas como Saúde, Educação, Transportes e Segurança Pública foram abordadas repetidas vezes pela oposição, com Aloizio Mecadante (PT) à frente. “Todos aqui estão vendo a solidão do PSDB nesse debate”, disse o senador, acompanhado por Paulo Skaf (PSB), Celso Russomanno (PP), Paulo Bufalo (PSOL), e Fabio Feldmann (PV). “Você que está em casa está vendo aqui uma aliança entre o petismo e o malufismo”, falou Alckmin, visivelmente irritado, no início do quarto bloco. O presidenciável tucano, José Serra, chegou ao estúdio por volta das 21h40 e foi muito assediado por jornalistas e aliados. O ex-governador paulista deixou a Band pouco mais de uma hora depois irritado afirmando que os números citados pelos outros candidatos estavam todos errados. Com informações do Estadão.

TSE DIZ QUE NÃO LIMITOU SOMENTE O HUMOR

CQC, Pânico na TV e Casseta e Planeta foram os mais atingidos

Em uma nota que nada esclareceu, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) endossou que é “absolutamente errônea” a interpretação de que teria criado, neste ano, limitações aos programas humorísticos.O tribunal ressalta que a Lei nº 9.504, de 1997, aprovada pelo Congresso Nacional, impede que candidatos sejam ridicularizados e degradados em emissoras de rádio e televisão, a partir de 1º de julho dos anos eleitorais. A legislação “se aplica a qualquer programa de televisão e rádio, não apenas aos humorísticos”, esclarece o TSE. Verificação inócua, já que os profissionais da comunicação são informados sobre a abrangência da norma. Os humoristas reclamam, com lógica, que seus programas são os frontalmente atingidos com a limitação. Lamentam também que a multa imposta aos veículos seja de R$ 100 a 200 mil, muito superior que os R$ 5 a 25 mil pagos pelos candidatos infratores. Os produtos estritamente jornalísticos já aceitaram o engessamento proposto pela Legislação Eleitoral.

GLOBO: HOUVE EQUILÍBRIO ATÉ NAS RECLAMAÇÕES

A Rede Globo divulgou uma nota sobre as entrevistas com os três principais presidenciáveis, levadas ao ar no “Jornal Nacional”. No texto, a emissora contesta as acusações de que teria dispensado tratamento diferenciado aos candidatos. O presidente Lula se queixou, em comício, da falta de “gentileza” de William Bonner na entrevista com Dilma Rousseff. A Globo endossa que “O papel do jornalismo da TV Globo não é agradar a partidos nem a candidatos, sejam quais forem”, e defende que as perguntas formuladas aos três candidatos tiveram “o mesmo grau de dificuldade”. “Apesar disso, militantes do PT reclamaram da entrevista de Dilma, militantes do PV reclamaram da entrevista de Marina e militantes do PSDB reclamaram da entrevista de Serra. Até nisso, houve equilíbrio”.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

TRAIÇÃO NO AR

É bom o ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel (PT) abrir o olho sobre sua candidatura ao Senado. Tudo indica que uma parcela do PMDB que se sentiu preterida na chapa vai votar em Itamar Franco e Aécio Neves.

Tudo porque há 15 dias, o deputado Virgílio Guimarães procurou o ex-prefeito de Juiz de Fora Tarcísio Delgado lhe propondo a vaga de suplente na chapa de Pimentel. Delgado ficou todo empolgado. Só que agora o PT disse que não tem como abrir essa vaga porque, se Dilma Rousseff vencer a eleição presidencial, Pimentel será ministro e o PT ficará sem um senador. Por isso, a primeira suplência ficará mesmo com Virgílio. O PMDB se sentiu preterido. Agora, em Juiz de Fora e redondezas, o PMDB vai de Aécio e Itamar que é da cidade e tem todo o prestígio entre os antigos colegas de partido.

Cristiano Araújo publica carta

Cristiano Araújo (PTB) publicou uma carta à população do Distrito Federal, nesta quarta-feira (11/8), após a decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF) de indeferir seu registro de candidatura. O candidado a distrital foi impugnado por não se enquadrar na Lei da Ficha Limpa. A ação foi movida pelo deputado Chico Vigilante (PT) e pelo Ministério Público Eleitoral (MPE).

A defesa do distrital ainda não decidiu se vai entrar com embargo de declaração no TRE ou com recurso direto no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Mesmo sob risco de ter a candidatura vetada, o deputado já gastou R$ 147 mil para promover seu nome para as eleições de outubro.

Confira a carta na íntegra:

A decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) desta tarde, baseada nos critérios estabelecidos pela Lei Complementar 135/2010, não é conclusiva e, portanto, não impede a minha candidatura pela reeleição à Câmara Legislativa, que continua com total apoio popular.

A exemplo do que já ocorreu em outros estados, os votos dos desembargadores do TRE-DF demonstram que ainda pairam muitas dúvidas sobre a interpretação da matéria, inclusive aspectos constitucionais, o que nos obriga a levar a discussão para instâncias superiores, conforme já determinei aos meus advogados.

Como é do conhecimento de todos, desde o início de meu mandato, opositores tentam, sem sucesso, evitar a minha permanência na Câmara Legislativa por meio de ações na Justiça.

Quero afirmar a todos que continuo firme na luta pela reeleição, certo de que esse é o meu dever para com todos os que me apóiam e que me deram o atual mandato por meio das urnas.

Reitero aqui minha fé em Deus, meu compromisso com a população do Distrito Federal e minha confiança na Justiça de meu país!

temperatura da disputa presidencial

A temperatura da disputa presidencial deste ano começou a subir na internet. Militantes virtuais dos candidatos Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) travam na rede o duelo que os aliados dos presidenciáveis evitam no universo físico. A bem-sucedida estratégia do PSDB de manter a campanha “cala a boca, Dilma” no trending topics do microblog Twitter provocou a ira dos petistas.


Marcelo Branco criticou a atitude dos tucanos
O coordenador de redes sociais da ex-ministra, Marcelo Branco, acusou os tucanos de “usarem robôs para retuitarem o marcador calaabocadilma”. “É uma estratégia que o mercado usa, mas, em campanhas, é meio complicado fazer isso para potencializar o ‘cala boca, Dilma’ usando mecanismos para repetir a mesma mensagem. Robôs e scripts são uma forma de burlar os indicadores na internet. E eles não votam”, critica Branco.

Os tucanos reagiram com ironia e criaram um avatar de robô para provocar o coordenador da campanha virtual de Dilma. “Robô é a Dilma, inventada pelo Lula para sucedê-lo! Ela é um vazio na cédula”, escreveu um militante da campanha tucana na rede. O movimento teve início depois da entrevista da presidenciável no Jornal Nacional, da Rede Globo. Adversários criticaram o desempenho da candidata e pegaram no pé de Dilma quando ela chamou a Baixada Fluminense de Baixada Santista.

Como resposta, a militância virtual da campanha petista foi convocada na tarde de ontem para iniciar o “cala a boca, Serra” assim que o presidenciável tucano terminasse a entrevista de ontem no Jornal Nacional.

TSE caminha para barrar primeiro recurso de ficha-suja

O TSE deve barrar esta noite o primeiro recurso de um candidato ficha-suja. Está na pauta para os ministros apreciarem o registro da candidatura de Francisco das Chagas Alves a deputado estadual no Ceará. Francisco teve seu registro rejeitado pelo Tribunal Regional Eleitoral cearense por ter sido condenado, pelo mesmo tribunal, por compra de votos quando concorreu ao cargo de vereador do município de Itapipoca, no interior do estado.

No tribunal, há uma maioria que defende a tese de que a Lei da Ficha Limpa tem efeitos sobre condenações passadas – é o caso de Francisco das Chagas. Ainda assim, ao menos o voto de Marco Aurélio Mello é dado como certo em favor da candidatura dele. O Ministério Público é contrário. O processo dele chegou a entrar na sessão do TSE de terça-feira, mas não foi à votação.

Reservas crescem 5 bilhões de dólares em 20 dias

O Brasil acumulou 5 bilhões de reservas em apenas vinte dias. As reservas internacionais chegaram a 260 bilhões de dólares na segunda-feira, segundo dados do Banco Central. É o maior volume de reservas já alcançado pelo Brasil.

A velocidade do acúmulo de reservas vem aumentando. O Brasil atingiu 250 bilhões de dólares em reservas em maio. Quarenta e cinco dias depois, bateu os 255 bilhões. Agora, três semanas mais tarde, mais 5 bilhões em caixa. Cerca de 70% dessa dinheirama está investida em títulos do Tesouro dos EUA.

Chamada geral

A Câmara despachou ontem um telegrama para todos os deputados federais convocando-os para as sessões da próxima semana. Na carta, vem o aviso de qual será a pauta: três medidas provisórias e a segunda votação da PEC 300, que trata dos piso nacional para policiais e bombeiros.

Michel Temer e o governo querem assegurar o quórum necessário para votar as quatro matérias na próxima semana, mesmo com a obstrução da oposição. Para isso, Temer já deixou convocadas seis sessões extraordinárias, começando tanto terça-feira quanto quarta-feira, às 9h30. A ideia é fazer até 15 horas de votação por dia mas enxugar a pauta.

Serra: mais ibope que Dilma e Marina no “Jornal Nacional”

José Serra à frente Dilma…pelo menos no Jornal Nacional. A entrevista de ontem de Serra a William Bonner e Fátima Bernardes alcançou 34 pontos de audiência na Grande São Paulo, segundo o Ibope. Mais até que a média de ontem do JN, que ficou em 33 pontos. Na segunda-feira, Dilma registrou 33 pontos em sua aparição. Na terça-feira, a entrevista com Marina Silva registrou 29 pontos.

BERZOINI: BONNER E FÁTIMA SÃO ‘CASAL 45’

O ex-presidente nacional do PT, deputado federal Ricardo Berzoini, não ficou satisfeito com o comportamento dos entrevistadores do Jornal Nacional, da Rede Globo, William Bonner e Fátima Bernandes durante a entrevista com José Serra, realizada nesta quarta-feira (11). Para o petista, o tom foi mais ameno do que o adotado com a petista Dilma Rousseff, na terça (10). Segundo Berzoini, até o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso ficou envergonhado com a postura do que classificou como "casal 45", em referência à legenda do PSDB. "Até o FHC ficou constrangido com o comportamento do casal 45 do JN. Só faltou convidar o Serra pra jantar na casa deles. Ou na do (Ali) Kamel (diretor de jornalismo da Rede Globo)", escreveu o deputado em seu Twitter. "Bonner esqueceu de perguntar se o Serra sente falta do (José Roberto) Arruda (ex-governador do Distrito Federal) na campanha e se ele fica confortável no palanque com a Yeda (Crusius, governadora do Rio Grande do Sul investigada por supostos desvios no Detran do Estado)".

AÉCIO: DECLARAÇÃO DE COSTA É ‘EQUÍVOCO’

Em nota, o candidato ao Senado pelo PSDB mineiro, Aécio Neves, rebateu a declaração de Hélio Costa (PMDB), que tenta o Governo de Minas, de que lhe faltou coragem para ser candidato à Presidência com apoio de Lula. "Este é mais um equívoco do senador Hélio Costa [...]. Sempre repudiei com veemência o oportunismo político como meio de ascensão política", disse Aécio. O tucano ainda criticou o ex-ministro das Comunicações pela aliança construída por ele para disputar o governo de Minas. "Tenho dificuldade em compreender como o senador não se constrange em caminhar de braços dados com quem já o atacou de forma tão violenta, como é o caso da CUT e do PT".

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Nesta quarta-feira

Nesta quarta-feira
ter, 10/08/10 por Editor | categoria Vem por aí | tags Dangelo Ciccarini, Jô Soares, Marcelo Faustini

Nesta quarta-feira, dia 11 de agosto, Jô Soares recebe em seu programa o fotógrafo Marcelo Faustini e Dangelo Ciccarini.

O fotógrafo Marcelo Faustini, que está completando 20 anos de carreira, fala de seus trabalhos nas áreas de moda e publicidade e dos percalços para clicar socialites em poses sensuais. Marcelo é namorado da atriz Fernanda Machado, que também participou da entrevista.

Dangelo Ciccarini criou a “Física da Linguagem” e afirma que, assim como toda ciência exata, a comunicação também possui uma tabela ou uma fórmula. Dangelo garante que em menos de meia hora, desde que memorizada a fórmula, qualquer pessoa pode falar corretamente qualquer palavra em inglês.

Roriz perde novamente: agora está nas mãos do TSE

O Tribunal Regional Eleitoral de Brasília acaba de rejeitar recurso apresentado pela defesa de Joaquim Roriz para tentar anular decisão que proibiu sua candidatura ao governo do DF.

Por unanimidade, os seis juízes não aceitaram os argumentos da defesa de Roriz de que a Lei da Ficha Limpa só teria validade para as próximas eleições.

Na semana passada, o mesmo tribunal impediu Roriz de se candidatar porque o considerou ficha-suja: ele renunciou ao mandato de senador em 2007 para escapar da cassação. Roriz deverá recorrer ao TSE para disputar as eleições.

( pelo mesmo placar de seis a zero, o TRE de Brasília concedeu o registro da candidatura do petista Agnelo Queiroz, principal adversário de Roriz na disputa)