quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Fracassa tentativa de censura de Hélio Costa

Na segunda-feira passada, dia 13, uma nota publicada dias antes no Radar foi retirada do ar por uma decisão judicial do TRE/MG. A decisão teve origem em uma ação impetrada por Hélio Costa no TRE/MG.

A nota informava que “as novas pesquisas que serão publicadas entre amanhã e segunda-feira mostrarão que Antonio Anastasia continua crescendo e Hélio Costa caindo na disputa pelo governo de Minas Gerais. Beira os dois dígitos a diferença entre os dois, pelo menos na pesquisa não registrada do Ibope fechada hoje.” Efetivamente, na segunda-feira a pesquisa divulgada pelo Ibope, por encomenda da Globo, mostrou Anastasia nove pontos à frente de Costa.

Pois bem, hoje, após um recurso ao TRE, a nota está novamente no ar. O TRE acolheu a tese de que o conteúdo da nota não constitui pesquisa eleitoral. O entendimento foi de que apenas houve divulgação do fato de que as pesquisas a serem divulgadas posteriormente mostrariam a ascensão de determinado candidato e a queda de outro, ressaltando que a diferença entre os dois beiraria os dois dígitos.

Nenhum comentário: