sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Joaquim Roriz desiste de eleição e põe mulher em seu lugar

O candidato do PSC ao governo do Distrito Federal, Joaquim Roriz, desistiu de participar das eleições. Ele vai ser substituído pela mulher, Weslian Roriz, na chapa. O vice continua sendo Jofran Frejat (PR). O comunicado foi feito nesta sexta-feira no site da filha do ex-governador, Liliane Roriz – que é candidata à Câmara Legislativa do Distrito Federal.

O anúncio de Roriz ocorre um dia depois da sessão do Supremo Tribunal Federal (STF) que analisava seu caso ter terminado empatada em 5 votos a 5. Ameaçado de ganhar a eleição mas não poder ser nomeado, ele optou por um caminho que acredita ser mais seguro: com Weslian, a chapa não corre o risco de ser impugnada. Após as eleições, Roriz já não poderia indicar um substituto para seu posto.

Joaquim Roriz sempre negou ter um Plano B para o caso de ter o registro cassado. Ele foi impugnado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com base na Lei da Ficha Limpa, porque renunciou ao mandato de senador, em 2007, para fugir da cassação.

Base legal - A substituição na chapa é prevista por uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE): “É facultado ao partido político ou à coligação substituir candidato que tiver seu registro indeferido, inclusive por inelegibilidade, cancelado, ou cassado, ou, ainda, que renunciar ou falecer após o termo final do prazo do registro”.

Agora, Weslian Roriz ainda terá de passar por todo o trâmite de registro da candidatura, quando a Justiça Eleitoral vai analisar se ela cumpre os requisitos necessários para obter aquilo que o marido não conseguiu: o deferimento da candidatura.

Nenhum comentário: