segunda-feira, 27 de outubro de 2008

em Salvador, João Henrique é reeleito


O prefeito João Henrique Carneiro (PMDB) derrotou o deputado federal Walter Pinheiro (PT) na disputa pelo segundo turno em Salvador e garantiu mais quatro anos à frente da administração da primeira capital brasileira. O peemedebista é o segundo prefeito a permanecer no cargo por dois mandatos consecutivos -o primeiro foi o tucano Antonio Imbassahy (1997-2004), que também disputou as eleições deste ano.

Boca-de-urna realizada neste domingo (26) apontava a vitória do prefeito. O mais recente levantamento do Datafolha também mostrava João Henrique na frente. No último debate destas eleições, o candidato disse que conta o apoio de Deus, dos eleitores e dos 17 partidos que apóiam a sua candidatura.

Filho do senador João Durval Carneiro (PDT), o prefeito reeleito fez uma composição "mais à direita" no segundo turno para superar o seu adversário, ao aceitar os apoios do deputado federal Antonio Carlos Magalhães Neto, que disputou o primeiro turno da eleição pelo DEM, do ex-governador Paulo Souto (DEM) e do senador César Borges (PR), três políticos que construíram as suas carreiras sob a liderança do senador Antonio Carlos Magalhães (1927-2007).

Ao lado do ministro Geddel Vieira Lima (Integração Nacional), o maior articulador de sua campanha, João Henrique conseguiu reverter em menos de cinco meses o elevado índice de rejeição usando um artifício -intensificou as obras a partir de abril, quando o seu nome já era cogitado para disputar a reeleição.

No primeiro turno, João obteve 402.684 votos (30,97% dos válidos), chegando à frente de seus quatro adversários: Walter Pinheiro (PT), ACM Neto (DEM), Antonio Imbassahy (PSDB) e Hilton Coelho (PSOL).

Nenhum comentário: