segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Lula defende parceria com prefeitos eleitos e diz que povo ganhou com resultado

O presidente Luiz Inácio Lula da silva defendeu nesta segunda-feira, no programa "Café com o Presidente", parcerias entre o governo federal e os prefeitos eleitos ontem para colocar em práticas políticas sociais. Na avaliação de Lula, o "povo brasileiro" foi o vencedor do processo eleitoral porque pôde escolher seus candidatos.

No programa semanal, o presidente disse que a parceria deverá ser feita independente do partido político do prefeito eleito. E ressaltou a importância dos administradores dos municípios para verificar as necessidades locais da sociedade e "consolidar a democracia" no país.

"Eu não quero saber a que partido político pertence o prefeito, eu quero saber que ele é o prefeito e, portanto, tem tanta responsabilidade quanto eu para ajudar a resolver os problemas da população. Então, nós vamos trabalhar muito mais fortemente com os prefeitos a partir de agora. Vamos trabalhar com eles para que a gente possa, inclusive, fazer mais políticas sociais, mais políticas habitacionais, mais políticas de saúde", disse.

O presidente disse que assistiu a muitos debates na TV sobre o segundo turno das eleições que discutiram "quem ganhou" e "quem ganhou" com o resultado da votação. Lula também ressaltou que todos os candidatos ressaltaram a relação que o governo federal tem tido com as prefeituras. Agora, como prefeito eleitos, passarão a ser vidraça e cobrados por todas as coisas que prometeu durante o processo eleitoral.

"Ele [prefeito eleito] agora não é mais franco atirador, ele agora é o executor. E é nessa execução que nós temos que construir a parceria entre prefeitos, governos dos estados e governo federal para que as coisas possam dar certo e para que o povo possa ser o mais beneficiado com o resultado eleitoral brasileiro", disse.

Lula ressaltou ainda que todos devem respeitar o resultado da eleição por meio do voto eletrônico, que, segundo ele, "demonstra claramente que o povo brasileiro não precisa mais de interlocutor entre sua vontade política e a escolha de um candidato a prefeito, um candidato a governador".

"O resultado nós temos que respeitar porque é o resultado que foi a vontade expressada pelo povo na eleição, isso merece o nosso respeito, e torcer para que os prefeitos consigam fazer tudo aquilo que eles prometeram durante o processo eleitoral", afirmou

Nenhum comentário: