terça-feira, 13 de julho de 2010

Presidenciáveis na prorrogação

Foi com três dias de atraso que os dez presidenciáveis regularizaram os documentos apresentados ao TSE para registrarem suas candidaturas. Dilma Rousseff, José Serra, Marina Silva e os outros sete candidatos corriam o risco de não disputar as eleições por causa dessas pendências. Até o meio da tarde, eles não haviam apresentado, por exemplo, certidões criminais autenticadas e de comprovação de que moram há um ano no estado onde tem domicílio eleitoral. Há até mesmo caso de candidato que não demonstrou estar filiado a partido político.

Pode parecer incrível, mas é comum candidatos apresentarem pedidos de registro de candidatuta com documentos em falta. A maioria deles entregou os papéis na segunda-feira passada. Contando as candidaturas avulsas, o prazo para tais registros encerrou-se oficialmente há 72 horas. O TSE, porém, sempre permite ajustes de última hora.

A vice-procuradora-geral Eleitoral, Sandra Cureau, já havia avisado sua equipe de que, caso as pendências não fossem sanadas, iria entrar no TSE com pedidos de impugnação das candidaturas. Era uma cautela para forçar os candidatos mal registrados a acertar seus registros. Não foi preciso.

Nenhum comentário: