sexta-feira, 28 de maio de 2010

Discurso da senadora Kátia Abreu (DEM-TO) na posse do novo presidente da FPA, Moreira Mendes (PPS-RO)

Desafios pela frente


Moreira Mendes é empossado presidente da Frente Parlamentar Agropecuária (FPA) em noite concorrida, em Brasília


Por Marcos Linhares


Numa noite repleta de parlamentares e expectativas, o deputado federal Rubens Moreira Mendes (PPS-RO) tomou posse em Brasília, como novo presidente da Frente Parlamentar Agropecuária (FPA), tida como a maior do Congresso Nacional. Deputados e senadores, de vários estados e legendas, assim como membros do executivo, jornalistas e personalidades se revezavam nos cumprimentos assim como na discussão de temas afins à produção rural e pecuária nacional e internacional.


O deputado Valdir Collatto (PMDB/SC), que presidia a FPA até ontem, salientava sua satisfação com o trabalho desenvolvido e com as conquistas alcançadas pela frente, que conta com 268membros, sendo 233 deputados e 35 senadores. Colatto recebeu das mãos da senadora (DEM-TO) e presidente da Confederação da Agricultura (CNA), Kátia Abreu, uma placa alusiva a contribuição do parlamentar ao setor agropecuário brasileiro, em especial, como presidente da FPA no período 2008/2010. O parlamentar catarinense afirmou ter empreendido um sério trabalho em prol do direito de propriedade para os agropecuaristas brasileiros. "É a questão que mais traz intranqüilidade para o campo. Precisamos continuar nesta luta e observar também a questão ambiental", defendeu Colatto ao transmitir o cargo ao novo presidente, o deputado Moreira Mendes.


Visivelmente emocionado, o deputado e ex-senador do estado de Rondônia, Moreira Mendes enfatizou que este é um ano atípico, devido às eleições, mas que mesmo com o período eleitoral, tratará as questões dessa aérea crucial ao país com a devida responsabilidade e quem bem conhece. " Nossa área responde por cerca de 40% do PIB e 48% das exportações brasileiras. Pena, ainda sermos incompreendidos pela população, de um modo em geral, assim como pela legislação ambiental que é tão cruel para com o produtor", lamentou.


O novo presidente elogiou o trabalho de seu antecessor, Valdir Colatto, e ressaltou que o primeiro grande desafio é continuar a luta pela modificação da legislação ambiental. Além disso, apontou o problema da insegurança jurídica no campo." Não há como conviver com essas invasões desmesuradas, de caráter político-ideológico. Ninguém está acima da lei. Devemos todos respeitar e cumprir as leis. Por isso, estaremos atentos a todas manobras feitas que atentarem contra o respeito à propriedade privada", disse. Mendes também enfatizou que a Frente procurará sempre manter um canal de diálogo aberto e franco com o Governo, no sentido de minimizar os efeitos dramáticos sentidos na falta de infraestrutura, no Brasil, como um todo. "Precisamos dar escoamento a essa grande produção. Novamente, apesar de todas as dificuldades, este ano, batemos recorde de produção. As estradas, portos e ferrovias ainda estão muito aquém da grandiosa produção brasileira", apontou.


O presidente da Comissão de Agricultura da Câmara e um dos fundadores da FPA, deputado Abelardo Lupion (DEM-PR) pontuou que Moreira Mendes é profundo conhecedor da área jurídica e por também ser da área agropecuária, deverá ser um dos grandes presidentes da Frente. "Ele poderá contar com as estruturas de nossa Comissão. Afinal, a FPA é a aquela que faz as coisas acontecerem, pois somos combativos. Lutamos com afinco pelos interesses do setor agropecuário, que tanto beneficiam o país. Moreira Mendes tem excelente capacidade de mobilização e muita credibilidade no Congresso Nacional e a FPA estará em ótimas mãos", revelou.


Fronteira


Um dos deputados mais atuantes da Frente, Ronaldo Caiado (DEM-GO) alegou que o novo presidente é muito respeitado no plenário e por isso, é uma voz muito ouvida na Casa. "O deputado Moreira Mendes como advogado e militante competente, possui a prática de como lidar com as dificuldades do setor, principalmente das áreas de fronteira. Ele representa com orgulho seu Estado no :Congresso, Rondônia. Estou convicto de que ele será brilhante e de que avançaremos nos debates e nos resultados dos temas da agropecuária brasileira", complementou.


Questões Amazônicas


O ex-ministro da Agricultura, o deputado Reinhold Stephanes (PMDB / PR) compareceu discretamente. Ficou pouco tempo, tendo passado por lá, para rapidamente cumprimentar o novo presidente da FPA. "Tenho grande respeito por Moreira Mendes. Quando fui ministro da Agricultura, ele foi uma das pessoas que mais participava com questões claras, precisas e objetivas, principalmente as questões amazônicas. Temos uma bancada ruralista grande, mas os que efetivamente atuam são uns 10, 15 ou 20, não passa desse número. E o Moreira Mendes sempre esteve presente e atuante. Esse olhar da compensação ambiental do Moreira Mendes nos faz pensar que precisamos ver com ainda mais atenção a questão da Amazônia", comentou.


Confederação


A senadora e presidente da Confederação Nacional da Agricultura, Kátia Abreu (DEM-GO), ao tomar a palavra, não escondeu sua satisfação com Moreira Mendes, à frente da FPA. " Moreira Mendes é companheiro de hoje e sempre e estamos seguros de que, continuará o companheiro certo nas lutas pelo agropecuária de nosso país", comemorou.


Rondônia


O novo secretário-chefe da Casa Civil do Estado de Rondônia, o ex-vereador, advogado e empresário Guilherme Erse Moreira Mendes também esteve presente, representando o governador daquela unidade da federação, João Cahulla. Guilherme Moreira Mendes em seu discurso discorreu sobre a importância de ter o Estado tão bem representado na FPA e que os problemas que assistem à área agropecuária não são poucos mas que tem que ser enfrentados. Ao final, não escondeu a satisfação de ser filho de novos presidente da Frente. "Tenho orgulho de como seu filho, ver meu pai brilhando por onde passa", concluiu.

Nenhum comentário: