quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

forte calor

O forte calor que embalou a folia carnavalesca pelos quatro cantos do País atraiu uma multidão para as ruas, praias e blocos de todo o Brasil. Mesmo assim, uma parte da população preferiu o aconchego do lar para acompanhar a transmissão do carnaval pelas emissoras de TV aberta.

Presente na programação de grande parte das emissoras de TV do País, o Carnaval ganhou destaque na grade de quase todos os canais. Como é de tradição, a Globo, detentora dos direitos oficiais de transmissão dos Desfiles das Escolas de Samba do Rio de Janeiro e de São Paulo, dedicou quatro noites do feriado para exibir, com detalhes, o desfile de cada uma das escolas.

Na noite de sexta-feira, 12, a Globo conseguiu uma média de 12 pontos durante a madrugada e de 9 no começo da manhã. Nesta noite, na qual desfilou a campeã do Carnaval paulista de 2010, a Rosas de Ouro, o período de maior ibope aconteceu durante a transmissão do desfile da Imperador do Ipiranga, escola que abriu o desfile paulistano no Anhembi - e, por isso, acabou estendendo a audiência da novela Viver a Vida, exibida antes do desfile. Na segunda noite da folia de São Paulo, a audiência da transmissão da Globo atingiu uma média um pouco maior: de 13,8 pontos.

Nas noites de domingo, 14 e segunda-feira, 15, foi a vez das agremiações do Rio de Janeiro desfilarem pela Marquês de Sapucaí. Os telespectadores paulistanos, entretanto, não tiveram grande disposição em acompanhar as escolas cariocas pela avenida. Durante a transmissão do primeiro dia, a média da transmissão da Globo foi de 11 pontos na Grande São Paulo. Já no desfile de segunda-feira, o ibope médio foi de 12 pontos. Em compensação, a emissora foi bem mais feliz no próprio Rio de Janeiro. Interessados em acompanhar o colorido e o enredo das escolas de sua cidade, os cariocas conseguiram render para a Globo uma média de 19 pontos no desfile de domingo e 18 pontos na segunda-feira.

Em São Paulo, a escola de samba do Rio de Janeiro mais assistida pelo público foi, por coincidência, a grande campeã do carnaval 2010. O desfile da Unidos da Tijuca rendeu uma média de 14,4 pontos para a Globo, a maior audiência do primeiro dia de desfiles na Sapucaí.

A Bandeirantes transmitiu as festas e trios elétricos das cidades de Salvador e de Recife, durante os quatro dias de carnaval. Exibindo a folia durante boa parte da programação, a emissora conseguiu picos de 2 e 3 pontos durante as transmissões. A média geral diária da transmissão ficou em 1 ponto.

Neve na folia
Enquanto muita gente se interessou pela bateria e pelo samba, uma boa parcela da audiência preferiu fugir do carnaval e sintonizou na transmissão dos Jogos de Inverno de Vancouver, exibidos com exclusividade pela Rede Record. A emissora - que, ao anunciar a exibição das Olímpiadas, declarou que não esperava bons resultados de audiência, já que o evento não é muito comum para o público brasileiro - teve uma boa surpresa.

Durante todas as noites - geralmente, entre os horários de 23h30 e 1h - a Record obteve médias de audiência boa para o horário. No sábado, a emissora conseguiu obter pico de 9 pontos, com médio de 6. No domingo, o desempenho foi um pouco melhor: média de 7 pontos durante a transmissão noturna, com pico de 10. Já na segunda-feira, quando foi exibida a prova de patinação artística, a média de audiência cresceu. A Record registrou 9 pontos durante a transmissão, com pico de 21 e share de 21%. Os Jogos de Inverno terminam no próximo dia 18 e continuam sendo exibidos, diariamente, na emissora.

Nenhum comentário: