segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Saiu uma nova pesquisa eleitoral em Minas Gerais

Saiu uma nova pesquisa eleitoral em Minas Gerais. Foi feita pelo DataTempo/CP2. Ganhou as páginas do diário mineiro ‘O Tempo’.



A sondagem indica que Hélio Costa (PMDB) mantém o favoritismo na briga pelo governo do Estado. O ministro das Comunicações lidera em todos os cenários.



Está à frente dos dois nomes do PT –Fernando Pimentel e Patrus Ananias. Antonio Anastasia (PSDB), o preferido do governador Aécio Neves, é o lanterninha.



A pesquisa testou também as chances eleitorais do vice-presidente José Alencar (PRB).



Se fosse à disputa como único representante do bloco que gravita em torno de Lula, sem PMDB e PT, Alencar também bateria o indicado de Aécio.



Vão abaixo os cenários:



Cenário um:

- Hélio Costa: 47,83%

- Patrus Ananias: 14,92%

- Antonio Anastasia: 11,65%



Cenário Dois:

- Hélio Costa: 48,36%

- Fernando Pimentel: 15,98%

- Antonio Anastasia: 11,89%



Cenário três, sem candidato do PT:

- Hélio Costa: 57,94%

- Antonio Anastasia: 15,69%



Cenário quatro, com Alencar e sem nomes de PT e PMDB:

- José Alencar: 53,61%

- Antonio Anastasia: 14,53%.



A pesquisa inclui, de resto, dois cenários em que os nomes do PT são confrontados com o de Anastasia, sem Hélio Costa e sem Alencar.



Fernando Pimentel, o ex-prefeito petista de Belo Horizonte, prevaleceria sobre o candidato de Aécio por 35,47% a 24,40%.



Patrus Ananias, o ministro petista do Bolsa Família, derrotaria o tucano Antonio Anastasia por 33,78% por 20,02%.



O levantamento foi feito entre os dias 12 e 18 de fevereiro. Ouviram-se 2.078 pessoas. A margem de erro é de 2,15 pontos percentuais.



Donos de índices confortáveis de aprovação em Minas, Aécio Neves e Lula tem praticamente o mesmo poder de influência sobre o eleitor do Estado.



Os pesquisadores perguntaram o que faria o eleitor se Lula pedisse para votar num candidato ao governo de Minas -24,30% responderam que “com certeza” votariam no candidato do presidente.



Outros 31,57% disseram que o apoio de Lula ajudaria, mas não seria decisivo na hora de fazer a opção por um dos candidatos.



Somando-se os dois percentuais, conclui-se que 55,87% dos eleitores mineiros admitem que a opinião de Lula tem ou pode ter influência na hora de votar.



E quanto a Aécio? 21,90% disseram que votariam no indicado do governador “com certeza"; 32% responderam que a opinião do governador os ajudaria a decidir, mas não seria decisiva.

Nenhum comentário: