Nesta terça (23), Lula e a ministra-candidata Dilma Rousseff desembarcam no Tocantins. Vão realizar um pa©mício.
O pa©lanque foi montado no município de Guaraí, a 180 km da capital, Palmas. Será inaugurado um pedaço da Ferrovia Norte-Sul, obra do PAC.
Trata-se do trecho que liga Colinas do Tocantins a Guaraí –133 km de trilhos. Iniciado em março de 2007, ficou pronto em novembro passado.
Pelas contas do Planalto, custou R$ 384 milhões. Dilma e seu cabo-eleitoral também vão vistoriar um segmento da Norte-Sul ainda inconcluso.
Liga Guaraí a Palmas –148 km de dormentes. Uma das frações da ferrovia carimbadas pelo TCU como “irregulares”.
Detectou-se um superfaturamento de 11,7%. Para resguardar a Viúva, o tribunal de contas determinou a retenção mensal de 10% dos pagamentos.
A repórter Luíza Damé conta que a visita de Lula e Dilma deixou exultante o prefeito de Guaraí, Padre Milton Alves da Silva, do PT.
“Será o meu dia de glória. A gente só vê o presidente de longe”, disse Padre Milton. É a primeira vez que um inquilino do Planalto pisa em Guaraí
O estado de “glória” do prefeito levou-o a decretar ponto facultativo no município. Fez mais.
Em parceria com o governo do Estado, a prefeitura providenciou o aluguel de dez ônibus. Para quê?
Ora, para conduzir ao local do pa©mício, distante 25 km do centro da cidade, os habitantes que quiserem desfrutar da “glória” de ouvir Lula.
A Ferrovia Norte-Sul é uma obra velha. Foi lançada em 1987, sob a presidência de José Sarney. Nasceu sob o signo do malfeito.
Na época, Jânio de Freitas veiculou na Folha anúncios cifrados que anteciparam o resultado da licitação.
Os valores dos diversos lotes da ferrovia haviam sido previamente combinados entre as empreiteiras. Um vexame.
Quando estiver completa, a Norte-Sul vai medir 2.254 Km. Começou em Açailândia (MA). Espera-se que chegue até Estrela d’Oeste (SP).
Estima-se que, depois de pronta, a ferrovia terá sorvido R$ 6,5 bilhões dos cofres do Tesouro –R$ 5 bilhões até o final de 2010; R$ 1,5 bilhão daí em diante.
Em ritmo de plebiscito eleitoral, o Planalto informa que nunca antes na história desse país a ferrovia avançara tanto quanto prosperou sob Lula.
Na era Sarney, foram assentados apenas 95 km de trilhos, ligando as cidades maranhenses de Açailândia e Imperatriz.
Nos dois mandatos de FHC, os dormentes foram esticados de Imperatriz até Aguiarnóplis, no Tocantins –mais 120 km.
Na fase Lula, jacta-se o governo, “já foram construídos 371 km” de trilhos. Sem mencionar os 978,5 km que se encontram em fase de execução.
Como se vê, o discurso que Lula fará em Guaraí promete.
terça-feira, 23 de março de 2010
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