sábado, 30 de maio de 2009

Geddel nega acordo com PT


O ministro Geddel Vieira Lima garantiu, nesta sexta-feira, que não há sentido nas informações de que o PMDB já teria fechado um acordo com o PT para as eleições de 2010, que incluiria a sua candidatura ao Senado na chapa do governador Jaques Wagner. Pela notícia, divulgada peljornal Tribuna da Bahia, o acordo não prevê a participação do prefeito de Salvador, João Henrique (PMDB), porque o comportamento agressivo deste em relação ao governaro estadual teria inviabilizado sua presença na outra vaga para o Senado.
Volto a dizer, isso não passa de titi e trololó. É um desrespeito. Esta história de falar que a notícia é oriunda de fonte governamental não declarada não premia o bom jornalismo. Nada custava checar, com um telefonema para mim”.

Geddel Vieira Lima, ministro da Integração Nacional, ao negar que tenha feito acordo com o PT para disputar vaga no Senado na próxima eleição.
No desmentido, o ministro dá uma notícia nova, pelo menos para mim: ele assegura que o PMDB terá uma candidatura própria em 2010. A pergunta é minha: isto significa que não há mais chance de recomposição com o governo estadual? Pessoalmente considero muito para se fazer uma afirmação dessas em se tratando de uma situação política ainda muito complexa e que sofrerá os efeitos das alianças e dos acordos nacionais entre as duas legendas.
As negociações entre o PT e o PMDB nacionais ainda estão apenas se alinhavando e tudo pode ser alterado a qualquer instante. O que aconteceria se, como parte do acordo nacional, o presidente Lula impuser aos peemedebistas a prioridade à candidatura à reeleição de Jaques Wagner? A saia justa não seria nada fácil.
Mas, pela forma como Geddel falou, ele parece muito seguro (bem ao seu estilo) do que está dizendo.

Nenhum comentário: