terça-feira, 26 de maio de 2009

Mário Couto quer apoio do PDT para CPI do DNIT

O senador Mário Couto (PSDB-PA) pediu a assinatura dos senadores do PDT no requerimento que solicita a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT). O senador afirmou que tanto o Tribunal de Contas da União (TCU) quanto a Polícia Federal apontaram indícios de corrupção no órgão, cabendo ao Senado Federal proceder à investigação.
O senador anunciou ter 30 assinaturas para o novo pedido, quando são necessárias 27. Mas disse ser muito arriscado entrar com o pedido com esse número, lembrando que requerimento anterior também com o objetivo de criar uma CPI do DNIT, apresentado com 32 assinaturas, foi arquivado porque assinaturas foram retiradas.
Mário Couto acusou o atual diretor-geral do órgão, Luiz Antonio Pagot, de ter desviado dos cofres públicos cerca de R$ 500 mil à época em que era funcionário do Senado Federal. De acordo com o parlamentar, Pagot recebeu sem trabalhar.
- Eu provei que o diretor do DNIT lesou os cofres deste Senado. Ele veio aqui, eu disse na cara dele. Mas ele tem uma proteção aqui nesta Casa, uma proteção enorme - afirmou Mário Couto, em referência a episódio ocorrido durante a sabatina na Comissão de Serviços de Infraestrutura que referendou a indicação de Pagot.
O senador criticou os colegas que "nem tomam conhecimento do projeto, votam porque o rei manda". E, segundo ele, o fazem para não perder os cargos, no governo, aos quais indicaram correligionários.
- Essa é a lama do Congresso Nacional. Se não fosse isso, a sociedade e os aposentados não estariam sofrendo, o Brasil seria um país sério - denunciou, lamentando que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tenha chamado os senadores de irresponsáveis por terem criado uma CPI para investigar a Petrobras.
Em aparte, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) afirmou que deseja ver o diretor-geral do DNIT depondo perante as comissões do Senado, mas, como Mário Couto já tem as assinaturas necessárias, somente aporá seu nome no requerimento se seu partido assim o determinar. Também fizeram apartes os senadores Alvaro Dias (PSDB-PR), Paulo Paim (PT-RS) e Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC).

Da Redação / Agência Senado

Nenhum comentário: