quinta-feira, 28 de maio de 2009

Rebelo diz que nunca viu indício de que mensalão existiu

O deputado federal Aldo Rebelo (PCdoB-SP) sustentou hoje diante da Justiça Federal que não sabe da existência do mensalão, suposto esquema de pagamento de propina a parlamentares para influenciar votações no Congresso a favor do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "A partir do que pude testemunhar, eu não tive conhecimento nem vi esse esquema funcionando", disse Rebelo, após depor como testemunha de defesa do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu (PT), na capital paulista. "Para mim, não existiu." Rebelo também respondeu como testemunha de defesa do ex-deputado federal Roberto Jefferson (PTB).
Ao ser questionado sobre como poderia depor ao mesmo tempo a favor de Jefferson, que denunciou o mensalão, e de Dirceu, apontado como o chefe do esquema, Rebelo respondeu: "A testemunha é da Justiça. As perguntas são feitas e cabe à ela (Justiça) cotejar as minhas resposta com o que os advogados de cada um dos réus apresentar." Ao contar à imprensa sobre seu depoimento a respeito de Dirceu, Rebelo afirmou. "Participamos de várias batalhas políticas juntos. Fui testemunha dele no Conselho de Ética e estou aqui."
Rebelo foi a segunda testemunha a falar sobre o caso, seguido pelos breves testemunhos do publicitário Nelson Biondi e de Ricardo Baldassarini. No começo da noite começou a depor o assessor de Dirceu, Roberto Marques. Segundo Biondi, lhe foram feitos dois questionamentos. Sobre como funcionava a bonificação de volume, uma espécie de prêmio oferecido por emissoras de televisão a anunciantes de acordo com a quantidade de anúncios veiculados, e se conhecia o publicitário Marcos Valério, acusado de ser o operador do mensalão - Biondi disse ter respondido não.

Nenhum comentário: