quinta-feira, 28 de maio de 2009

Presos em operação contra clonagem de cartões e fraude na web chegam a 80

O delegado Disney Rosseti, superintendente da Polícia Federal em Brasília, afirmou na tarde desta quinta-feira (28) que 80 suspeitos de envolvimento com casos de clonagem de cartões de crédito, cheques e desvio de dinheiro de contas bancárias por meio da internet já foram presos ao longo do dia durante a Operação Trilha.
Um dos suspeitos foi preso em Maryland, nos Estados Unidos. Segundo o delegado, trata-se de um hacker brasileiro. Rosseti acrescentou que a maior parte dos suspeitos tem entre 20 e 30 anos e são pessoas de classe média. “Fazem esse crime para esbanjar o dinheiro. Mais da metade deles é reincidente, sendo que um dos criminosos tem 60 passagens pela polícia”, disse o delegado.
Rosseti também destacou que a maioria dos acusados possui carros de alto padrão, mas que não chegam a ser carros de luxo. “Esse pessoal não consegue juntar dinheiro para comprar carros de luxo, eles gastam antes disso”, avisou.A Operação Trilha, deflagrada na manhã desta quinta-feira (28), tem 139 mandados de prisão e 136 de busca e apreensão para serem executados, e conta com 691 policiais federais. Ao longo do dia, a PF espera realizar novas prisões e cumprir outros mandados de busca.
A ação ocorre em 12 estados e no Distrito Federal. Os mandados são cumpridos nas cidades de São Luís (MA), Belo Horizonte (MG), Araguari (MG), Tupaciguara (MG), Várzea Grande (MT), Campo Grande (MS), Redenção (PA), Canaã dos Carajás (PA), Londrina (PR), Volta Redonda (RJ), Camboriú (SC), Paraíso (RO), Ouro Preto do Oeste (RO), São Paulo, Campinas (SP), São José do Rio Preto (SP), Araras (SP), Aguaína (TO), Augustinópolis (TO), Brasília e em outras oito cidade de Goiás – Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Caldas Novas, Trindade, Senador Canedo, Goianira e Itaberaí.
O grupo usaria programas enviados por falsas mensagens eletrônicas para capturar senhas bancárias de correntistas de vários bancos. Eles também são suspeitos de instalar câmeras em terminais para filmar a senha dos clientes e outro dispositivo que clona cartões.

Nenhum comentário: