domingo, 28 de junho de 2009

o SBT tirou GUGU VOOU...

Na quinta-feira passada, depois de 35 anos de carreira no SBT, o apresentador Gugu Liberato assinou contrato com a Rede Record. Entre a proposta de casamento da emissora e o "sim" de Gugu, transcorreram três semanas de namoro. Nos domingos 7 e 14, Silvio Santos recebeu o apresentador do Domingo Legal - que um dia foi considerado seu sucessor natural - para discutir seu futuro. Nesses encontros, Silvio reagiu com pragmatismo ao saber que a concorrente acenava com um salário de 3 milhões de reais - no SBT, Gugu tirava, em média, 1,5 milhão por mês. "Vai, Gugu. Em lugar nenhum você vai ganhar tanto", disse. O patrão prometeu pensar numa contraoferta. Advertiu, porém, que o tempo dos salários astronômicos na TV tinha acabado. O que não era bem verdade, como o próprio Silvio Santos demonstraria nos dias seguintes. Na noite da sexta 19, após uma negociação-relâmpago de 48 horas, Silvio fechou com o publicitário e apresentador Roberto Justus, que fez do reality show O Aprendiz o principal trunfo comercial da Record. Justus foi seduzido por ganhos de mais de 1 milhão de reais mensais por quatro anos (veja o quadro). Em seguida, foi a vez de Eliana ceder ao chamado do SBT. Na segunda-feira, ela deixou a Record para ganhar o dobro do que embolsava antes. Finalmente ficou claro que Silvio Santos não cobriria a proposta milionária feita a Gugu - e o loiro voou para o ninho dos bispos. Fazia tempo que não se via tanta movimentação importante na TV brasileira.
A reação de Silvio feriu a Record (enquanto a líder Globo, que acaba de acertar a renovação de Faustão, assistia a tudo de camarote). Mas a verdade é que o bote dos bispos doeu mais. Ainda que Justus seja um ímã de verbas publicitárias, perda de dinheiro não é questão de vida ou morte para a Record, que conta com o bolso amigo da Igreja Universal do Reino de Deus. Quanto a Eliana, a se repetir seu desempenho atual, ela será no máximo um quebra-galho para o SBT aos domingos. Bem mais complicado é encontrar alguém para levar nas costas a programação nesse dia estratégico. E Gugu, bem ou mal, faz isso. Seu Domingo Legal há muito não exibe o vigor do início da década, quando batia a Globo. Mas atrai as classes C, D e E em medida suficiente para manter o SBT à tona nas domingueiras, seu bastião histórico. "Silvio mostrou os dentes, mas o mico está em suas mãos", resume um publicitário.
A Record vinha flertando com Gugu desde 2006, sem sucesso. Desta vez, os bispos ofereceram um pacote irresistível. "Nossa briga é com a Globo, e não com o SBT. Tiramos o único nome que restava lá que ainda dava faturamento e audiência", diz o diretor de programação Paulo Franco. Gugu terá um contrato de oito anos (Silvio era avesso a compromissos tão longos). Dos cenários à produção de reportagens, a rede sinalizou com altos investimentos no futuro Programa do Gugu. Além dos domingos, ele terá um talk-show no Record News (sim, Gugu será o Jô Soares do canal de notícias dos bispos, de audiência pífia). Conforme revelou a pessoas próximas, ele calcula que isso abrirá espaço para que se aposente dos domingos até o fim da próxima década. Católico, Gugu já garantiu aos mesmos amigos: para provar que os bispos lhe deram total liberdade, pretende receber os padres-amigos Marcelo Rossi e Antônio Maria na estreia de seu novo programa. É ver para crer.
Gugu (hoje com 50 anos de idade) andava magoado com Silvio. Nunca engoliu a redução de salário imposta a ele em 2006. No ano passado, ficou chateado porque seu programa não foi mencionado numa campanha institucional do SBT. Silvio, por sua vez, se incomodava em saber que Gugu não tinha mais motivação na emissora. Até a semana passada, a Record não se movia para pagar a multa de 15 milhões de reais que liberaria o apresentador de cumprir o que resta de seu contrato com o SBT. Ou alguém paga, ou Gugu terá de continuar à frente de seu programa até março de 2010, apesar do acordo fechado com a nova emissora. Uma saia justa daquelas. Na quinta-feira, depois que sua saída se confirmou, Silvio pôs no ar uma chamada gaiata. Enquanto Gugu "prepara a mudança", informa ela, seu programa deixará de ser exibido na faixa nobre dos domingos, o fim de tarde, e começará ao meio-dia.
Gugu foi substituído por outro no coração de Silvio. "O Silvio me disse: ‘Justus, você é uma unanimidade. Podemos fazer bons negócios’", conta o publicitário. Ele comandará uma gincana com prêmios em dinheiro. "Ainda está indefinido, mas será bom. O Roberto Justus não pode fazer nada que não tenha sucesso como O Aprendiz", diz o próprio Roberto Justus, que parece ter adquirido aquela mania esquisita de falar de si na terceira pessoa. Sabe-se que o bispo Honorilton Gonçalves, mandachuva da Record (e com quem Justus não se bicava), ficou possesso com essa defecção. Já a saída de Eliana não foi tão dolorida. A apresentadora estava com contrato para vencer. Seu salário fora achatado na última renovação e o bispo não queria nem ouvir falar em aumento. Eliana e Justus exigiram que os horários de seus programas fossem estipulados nos contratos com o SBT. Cautela nunca é demais com um patrão como Silvio Santos, conhecido por mudar a grade de programação ao sabor de seus caprichos.
Silvio parece não ter se saciado com as baixas que impôs à concorrência. Seu olho gordo levou a RedeTV! a acelerar a renegociação contratual com a turma do Pânico, que ele gostaria de ver no SBT. Mas seu alvo preferencial, claro, é a Record. Silvio tem ligado pessoalmente para produtores e diretores, oferecendo-lhes o dobro do salário. Por isso, a Record renovou às pressas com a apresentadora Ana Hickmann - que, além de fazer o matinal Hoje em Dia, substituirá Eliana aos domingos. E, ainda, com o âncora Celso Freitas. A emissora, que tanto inflacionou o mercado ao tirar profissionais das concorrentes, agora prova do próprio veneno.

Nenhum comentário: