quinta-feira, 25 de junho de 2009

STF está equivocado em manter Battisti preso

O ministro não concorda com a prisão do italiano Cesare Battisti enquanto ele aguarda julgamento pelo Supremo Tribunal Federal.
"É um equívoco do Supremo, mas seja qual for a decisão final do tribunal, será acatada por nós", disse ele.
Em janeiro, Tarso Genro concedeu refúgio ao italiano Cesare Battisti, condenado à prisão perpétua na Itália em processos nos quais foi acusado de envolvimento com assassinatos. Ele está preso até hoje porque o Supremo Tribunal Federal (STF), que vai analisar um pedido de extradição feito pela Itália, não quer soltá-lo.
"Ele deveria estar [em liberdade], assim como estão em liberdade os bolivianos que recentemente dei refúgio", disse ele, citando o refúgio concedido à milicianos de direita do país vizinho. Para ele, a concessão do refúgio não significa que o governo boliviano não é democrático.
Ele também negou que tenha impedido boxeadores cubanos de ficarem no Brasil. Genro diz ser falsa a versão segundo a qual eles não queriam voltar para Cuba depois do Jogos Panamericanos do Rio em 2007.
"Foi uma falsificação informativa, preconceito de jornalistas por eu ser um homem notadamente de esquerda", disse ele. "No mesmo momento, nós demos abrigo a vários cubanos que quiseram ficar. Eles manifestaram que foram embora e quiseram ir embora."

Nenhum comentário: