terça-feira, 23 de junho de 2009

Poder e política na semana

A semana estará esvaziada no Congresso. Deputados e senadores do Nordeste devem cabular as sessões porque nesta semana há os festejos de São João.
O principal assunto é ainda a onda escândalos no Congresso. No Senado, José Sarney deve anunciar (finalmente) medidas administrativas para tentar resgatar alguma credibilidade para a Casa. Na Câmara, sai o relatório sobre passagens aéreas.
Segunda (22.jun)
Lula no Paraná – lança o programa Plano Agrícola e Pecuário 2009/2010 junto ao ministro Reinhold Stephanes (Agricultura) em Londrina.
Ciro Gomes – o PT paulista faz reunião ampliada da executiva para discutir a possível candidatura de Ciro no Estado.
José Alencar – o vice-presidente viaja aos Estados Unidos para retomar seu tratamento experimental contra o câncer.
Terça (23.jun)
Eldorado de Carajás - o coronel da Mário Pantoja de Oliveira, será julgado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). Ele é acusado de ter comandado o massacre.
Lula no Rio e em SP – de manhã, no Rio, lança projeto de revitalização da zona portuária. À tarde, em SP, inaugura o novo prédio do Hospital Israelita Albert Einstein e visita o Morumbi, sede do São Paulo Futebol Clube.
Stephanes e Minc – os ministro da Agricultura e do Meio Ambiente são expositores da apresentação de dados ambientais na Câmara dos Deputados.
Governador de Tocantins – Marcelo Miranda (PMDB) será julgado pelo TSE. Acusado de abuso de poder, pode perder o seu mandato.
Atos secretos – o 1º Secretário do Senado, Heráclito Fortes (DEM-PI), volta ao Senado. Deve apresentar relatório sobre os mais de 600 atos secretos da Casa.
Reforma Senado – a Mesa Diretora da Casa se reúne para discutir o que fazer para sair da crise.
Câmara – deve sair o relatório sobre o uso irregular de passagens aéreas.
Terceiro mandato – a PEC do terceiro mandato deve começar a ser votada na CCJ da Câmara dos Deputados.
Salários abertos – o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) se reúne com diretores do Sindilegis (Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal). Eles querem barrar o projeto do senador de divulgar os nomes e salários dos funcionários do Senado na internet.
Comentário do blog: a covardia do conjunto geral dos senadores deve impedir a Casa de adotar a proposta de Suplicy. A ver.
Quarta (24.jun)
Lula em Brasília - recebe a visita da presidente das Filipinas, Gloria Macapagal Arroyo, e do presidente eleito do Panamá, Ricardo Martinelli.
Minc e os “vigaristas” - após recusar dois convites, o ministro do Meio Ambiente foi convocado pela Comissão de Agricultura da Câmara para explicar porque chamou os ruralistas de vigaristas.
Castelogate – o Conselho de Ética da Câmara dos Deputados começa a votar a cassação de Edmar Moreira (sem partido-MG).
DEM vs Sindicatos – STF julga se o repasse de 10% dos recursos arrecadados pela contribuição sindical para as centrais sindicais é constitucional. A ação foi feita pelo DEM.
São João – a data festiva deve esvaziar (ainda mais) o Congresso.
Quinta (25.jun)
Lula e os evangélicos – o presidente recebe deputados da bancada evangélica em Brasília.
Sexta (26.jun)
Mercosul – começa encontro dos presidentes do bloco em Assunção, Paraguai. Ele devem assinar os acordos já fechados sobre o Parlasul. O encontro encerra domingo (28).

Nenhum comentário: