terça-feira, 23 de junho de 2009

Para Lula, Senado é 'casa de adultos' e crise não deve ser 'causa nacional'


Ele disse que muitas vezes as denúncias ‘não dão em absolutamente nada’.
Presidente lançou projeto de revitalização da zona portuária do Rio.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta terça-feira (23), que a crise no Senado não deve se transformar numa “causa nacional”. Segundo ele, a Casa é uma instituição adulta e muitas vezes as denúncias “não
“Não vamos fazer disso [da crise no Senado] uma causa nacional. Temos coisas mais importantes para discutir no Brasil. O povo já viu muitos escândalos ao longo da história. O que mais temos são escândalos divulgados em verso e prosa, que depois não dão em absolutamente nada”, disse o presidente no Rio de Janeiro.
“O Senado é uma casa de adultos, com pessoas de mais de 35 anos, e que, se tem problema, só tem uma solução, que é consertar o problema. Essa é a disposição de toda a Mesa Diretora.”
Lula assina acordo para início das obras de revitalização do porto do Rio Lula defende 'posições ecléticas' na política Brasil tem de estar preparado para atender mercado após crise, diz Lula Grande feito do governo foi colocar pobre na mesa de negociação, diz Lula É preciso 'acertar' no momento de votar, diz Lula a plateia no Paraná
Lula deu as declarações em entrevista, após a cerimônia de lançamento do projeto de revitalização da zona portuária da cidade do Rio de Janeiro. Também participaram do evento o governador do estado do Rio, Sérgio Cabral, e o prefeito Eduardo Paes.
O presidente disse ainda que as eleições são uma chance de mudar quadro. “Temos a chance, a cada quatro anos, de mudar as coisas. Em 2010, temos eleição. É uma oportunidade extraordinária para o povo escolher quem ele entende que seja melhorar para governar o país”, disse.
“A verdade é que temos dito que se não tem a reforma política, e a estrutura continuar tal como está, será muito difícil a gente evitar que essas coisas continuem acontecendo.”
Discurso
Durante o discurso da cermiônia de lançamento do projeto de revitalização da zona portuária, Lula voltou a se queixar da imprensa. O presidente reclamou que, apesar de o resultado líquido do emprego ter sido positivo, "a manchete é o emprego no Senado". "Em uma crise como essa, o aumento de mais de cem mil empregos é uma coisa (positiva), mas a manchete é o emprego no Senado. É uma perda de valor", disse.
"Não consigo entender porque a predileção pela desgraça. Há tanta coisa boa no cotidiano do povo brasileiro, mas o que está estampado é a desgraça."
IPI
O presidente também comentou a redução das alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para carros e linha branca. Para o presidente, a medida gerará a “recuperação da indústria automobilística e o aumento de vendas de geladeiras, fogões, máquinas de lavar”.
“Dê um centavo na mão do pobre e ele vai comprar alguma coisa, vai movimentar a economia”, disse. “Quem já tem uma geladeira não vai comprar outra. Mas quem não tem, a partir da redução do imposto, compra.”
Irã
O presidente voltou a comentar o resultado das eleições no Irã. Lula disse que tem conversado com o chanceler Celso Amorim para “tentar entender” o que acontece no país.
Lula já havia dito que não há prova de fraude nas eleições do país na útlima semana. Nesta terça, disse que acredita que uma fraude "é difícil de acontecer" e criticou os políticos. "O resultado disso são inocentes morrendo, o que é lamentável e inaceitável, em uma nação democrática", disse.
“Ou a Justiça iraniana dá um jeito, ou a situação se senta com a oposição, ou se tem novas eleições, porque o povo não pode continuar sendo vitimado.”

Nenhum comentário: