sexta-feira, 24 de julho de 2009

Azaleia demite 600 em fábrica no Rio Grande do Sul

A Vulcabras, dona da marca de calçados Azaleia, demitiu 600 empregados de sua unidade em Parobé, no Rio Grande do Sul. A empresa atribuiu o corte à crise econômica e às dificuldades enfrentadas na concorrência com produtos importados.
Em comunicado, a empresa citou "efeitos da recessão econômica mundial sobre o setor de calçados" no país, e destacou que parte dos excedentes dos estoques mundiais, especialmente dos países asiáticos, esta sendo liquidada no Brasil, "o que vem gerando forte impacto para indústria nacional".
A empresa passará a funcionar em apenas um turno, reduzindo em 1,9% o seu contingente de 31.532 empregados no Brasil. A Vulcabras destacou os esforços feitos no primeiro semestre do ano para a manter os postos de trabalho e do nível de produção.
Entretanto, "mesmo com o recurso de antecipação de férias e concessão de licenças remuneradas, o comportamento do mercado levou a empresa a decidir pela redução da produção e pelo corte" dos 600 postos em Parobé, iniciado na última quarta-feira, cita o comunicado.
De acordo com dados da Abicalçados (Associação Brasileira das Indústrias de Calçados), de janeiro a maio deste ano as importações de calçados aumentaram 21% frente a igual intervalo de 2008, sendo o maior volume oriundo da China.

Nenhum comentário: