sexta-feira, 24 de julho de 2009

Programa de Serra deve dar bolsa para desempregados

O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), anuncia na próxima semana a distribuição de R$ 210 mensais, por um período de três meses, para cerca de 40 mil pessoas em todo o Estado até o final do ano. A iniciativa, que transfere renda para trabalhadores que procuram emprego, faz parte do Programa Estadual de Qualificação Profissional da Secretaria de Estado do Emprego e Relações do Trabalho. Lançado há um ano, o projeto foi revisto para agregar distribuição de bolsas. “É uma transferência de renda condicionada. Há um objeto claro, que é a melhoria da formação das pessoas que estão procurando emprego”, disse o secretário do Trabalho, Guilherme Afif Domingos.
Apontado pelas pesquisas de intenção de voto como favorito para disputar a Presidência em 2010, Serra tem implementado programas cujo objetivo é diminuir os efeitos da crise financeira mundial no Estado, entre os quais o aumento do desemprego. Em fevereiro, ele lançou medidas que previam, entre outros pontos, a desoneração de investimentos e a abertura de novas linhas de crédito. Disse, à época, que o Estado fazia a sua parte no combate à crise.
A distribuição das bolsas custará cerca de R$ 100 milhões para os cofres do Estado. Os recursos serão destinados para pessoas entre 30 e 59 anos, que sejam chefes de família e que aceitem participar de um dos cursos de aperfeiçoamento profissional oferecidos pelo programa. Serão cursos para ocupações de baixa complexidade, como construção civil e limpeza.
Outra exigência é que os concorrentes à bolsa não tenham concluído o ensino fundamental. A liberação dos recursos será condicionada à frequência nos cursos, oferecidos pelas Etecs (Escolas Técnicas Estaduais) e pelo Senai, entre outras instituições. Das 200 horas de curso, 120 horas serão usadas para reforço do ensino fundamental, com aulas de português e matemática.

Nenhum comentário: