quarta-feira, 29 de julho de 2009

A briga pela presidência do Codefat

A escolha do novo presidente do Codefat (Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador), cuja eleição é amanhã, virou o centro de uma grande briga política.
De um lado, as entidades patronais, mais particularmente a CNA. Do outro, o ministro Carlos Lupi, que há meses articulou uma manobra para virar a mesa nesta indicação. No meio disso tudo, muito dinheiro. O patrimônio do Codefat é de 158 bilhões de reais e o seu orçamento para 2010 é de 43 bilhões de reais.
Por tradição, há um rodízio na presidência do Codefat entre governo, entidades patronais e entidades que representam os trabalhadores. Por esse rodízio, seria a vez das entidades patronais indicar o presidente - e era a vez da CNA, presidida pela senadora Kátia Abreu, já que nunca indicara um presidente.
Mas Lupi articulou a criação de duas confederações patronais na virada do ano exatamente com o objetivo de fazer o presidente.
Sem consenso, amanhã Fernando Rodriguez, candidato da CNA e apoiado por outras três entidades patronais, irá disputar o cargo com Luigi Nesse, indicado pela recém-criada Confederação Nacional de Serviços e apoiado por Lupi.

Nenhum comentário: