segunda-feira, 1 de junho de 2009

CPI da Petrobras deve ser instalada amanhã com indicação de presidente e relator

Os líderes governistas vão indicar amanhã os nomes do relator e presidente da CPI da Petrobras. Esses são os principais cargos da comissão.
O presidente eleito pelos integrantes da CPI tem a prerrogativa de indicar o relator. Pelo quebra-cabeças articulado pelos governistas, a relatoria deve ser entregue ao líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR).
Os senadores João Pedro (PT-AM) e Ideli Salvatti (PT-SC), que é a líder do governo no Congresso, são apontados como os possíveis presidentes da CPI. O nome dos dois petistas ganhou força uma vez que o governo quer escolher parlamentares com histórico de fidelidade ao governo.
O nome mais forte para presidir os trabalhos, no entanto, é o da senadora Ideli. O receio é que a senadora não consiga conciliar as atividades da CPI com a função de líder do governo no Congresso, que coloca nas mãos dela todas as negociações sobre o Orçamento da União para 2010, último ano do governo Lula.
Um sinal de que mesmo com esta dúvida ela poderá assumir o posto foi o convite feito por ela ao senador Valdir Raupp (PMDB-RO), realizado na quarta-feira, para que ele assumisse a vice-liderança do governo no Congresso. O que chama atenção é que, na terça-feira, Raupp aceitou comandar a liderança da maioria no Senado, bloco formado pelo PMDB e pelo PP.
A indicação de João Pedro esbarra na orientação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que todos os integrantes do primeiro-escalão se descompatibilizem dos cargos até dezembro se forem disputar as eleições de 2010. Ele é suplente do ministro Alfredo Nascimento (Transportes), que pode deixar o cargo e voltar ao Senado se for disputar o governo do Amazonas.

Nenhum comentário: