terça-feira, 13 de abril de 2010

no 'quintal' de Ciro

Rodeada por 'petês', Dilma recebe título de Cidadão de Fortaleza



A presidenciável petista Dilma Rousseff desembarcou na noite passada em Fortaleza (CE).



Foi exibir sua candidatura na base eleitoral de Ciro Gomes (PSB), que tenta se viabilizar como candidato, sob oposição do PT.



Logo cedo, o senador tucano Tasso Jereissati tratou de enfiar o dedo na ferida. Classificou a incursão da candidata de Lula como uma “afronta” a Ciro, seu amigo.



Tasso lembrou que Ciro está em Fortaleza. E disse que o PT poderia ter tido a delicadeza de esperar pela definição do quadro de presidenciáveis.



A peregrinação cearense de Dilma foi precedida de intenso debate interno. Cogitou-se inclusive marcar uma reunião da candidata com o pseudoaliado Ciro.



A idéia foi logo abandonada. Concluiu-se que Ciro poderia rejeitar o convite. Optou-se por evitar o constrangimento.



Um integrante da cúpula do PT disse ao blog que, em respeito a Ciro, a agenda de Dilma no Ceará sofreu alterações.



Afirmou que foram cancelados os eventos públicos. Por exemplo: um deslocamento à cidade de Juazeiro do Norte e uma caminhada pelo Centro de Fortaleza.



Trata-se de meia-verdade. A agenda foi ajustada menos por deferência a Ciro e mais por receio de que a campanha a céu aberto pudesse resultar em punição da Justiça Eleitoral.



Reza a lei que a campanha só começa em julho. Por isso o petismo decidiu restringir a participação de Dilma a dois eventos fechados.



Nesta terça (13), a candidata almoça com empresários cearenses. Na noite passada, foi festejada na Câmara de Vereadores de Fortaleza.



Dilma recebeu o título de cidadã honorária da capital cearense. Foi saudada como “memorável mulher”.



Deve-se a homenagem a uma proposta do vereador petista Acrísio Sena. Em discurso, ele cuidou de vincular Dilma a mulheres notáveis do Ceará.



Entre elas personalidades tão distintas quanto a escritora Raquel de Queiroz e a prefeita petista de Fortaleza, Luizianne Lins, que prestigiou a sessão.



Acrísio disse que “Fortaleza é uma cidade de guerreiras”. Para ele, Dilma também é uma guerreira. A guerreira do PAC, que enviou verbas para a cidade.



Presidente da Câmara, o vereador Salmito Filho, também do PT, disse que a concessão do título representa o reconhecimento à "luta" de Dilma.



Que luta? Por “um país mais justo, libertário e democrata”. Ao agradecer, Dilma injetou Lula na cerimônia.



Lulodependente, a candidata do PT disse que seu cabo eleitoral governa o Brasil com um “olhar nordestino”.



Além do PAC, mencionado pelo vereador Acrísio, Dilma citou o “Luz para Todos” e outro pilar de sua plataforma: o Bolsa Família, programa caro aos nordestinos.



Afirmou, de resto, que o Nordeste, "protagonista do Brasil", contribuiu de maneira decisiva para a superação da crise financeira internacional.



Segundo ela, mercê do “novo padrão de desenvolvimento” adotado sob Lula, “o crescimento do comércio varejista veio a taxas asiáticas” no Nordeste.



Testemunharam a homenagem à candidata o presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra, e o ex-ministro petista da Previdência, José Pimentel.



Pimentel é protagonista de uma desavença local. Reivindica a posição de candidato ao Senado na chapa do governador Cid Gomes (PSB), irmão de Ciro.



Candidato à reeleição, Cid torce o nariz para Pimentel. Prefere celebrar uma aliança informal com o tucano Tasso, candidato à reeleição para o Senado.



Tasso faz o que pode para converter a viagem de Dilma em crise. A ele interessa indispor o PT com o PSB. Quanto mais faíscas, melhor.



- Siga o blog no twitter.

- Em tempo: A proposta de concessão do título de cidadã de Fortaleza a Dilma foi apresentada no ano passado. Gerou grande polêmica na Câmara de Vereadores.



O petismo propusera que a mesma honraria fosse estendida à senadora Marina Silva. Porém, depois que Marina trocou o PT pelo PV, a idéia foi subitamente arquivada.

Nenhum comentário: