quinta-feira, 15 de abril de 2010

Datafolha

O Datafolha vai às ruas amanhã e sexta-feira para fazer uma nova pesquisa nacional, que deve ser publicada sábado na Folha de S.Paulo. Há três semanas foi o Datafolha que primeiro captou uma retomada de crescimento por parte de José Serra. A dúvida agora é se, após a exposição de seu lançamento oficial, o tucano continuará crescendo. O Datafolha entrevistará 2 600 eleitores, em 145 cidades de 25 estados e do Distrito Federal.

Nanicos listados
Assim como na última sondagem, além de apresentar como opções de candidatos à presidência os quatro mais conhecidos - José Serra, Dilma Rousseff, Ciro Gomes e Marina Silva - o Datafolha também incluiu em dois cenários sete nanicos: Américo de Souza, José Maria Eymael, Levy Fidelix, Mario de Oliveira, Oscar Silva, Rui Costa Pimenta e Zé Maria.

Américo de Souza, Ciro Gomes, Datafolha, Dilma Rousseff, José Maria Eymael, José Serra, Levy Fidelix, Marina Silva, Mario de Oliveira, Oscar Silva, Rui Costa Pimenta, Zé Maria

Com Ciro
Como até agora ninguém sabe se Ciro concorrerá efetivamente, o questionário apresentará aos eleitores quatro cenários possíveis. O primeiro é com Serra, Dilma, Ciro e Marina; o segundo é o mesmo só que sem Ciro; o terceiro quadro inclui os quatro primeiros e mais os sete nanicos; e o quarto cenário apresenta Serra, Dilma Marina e os nanicos, sem Ciro.

Marina fora do segundo turno
Ao avaliar os possíveis resultados de segundo turno, no entanto, o Datafolha descartou a possibilidade de Marina Silva chegar lá. Serão testadas apenas as possibilidade de Serra disputar com Dilma ou com Ciro; e de Dilma e Ciro disputarem entre si.

Nenhum comentário: