segunda-feira, 12 de abril de 2010

Para atar laço com Aécio, Serra inicia viagens em MG

O presidenciável tucano José Serra escolheu Minas como primeira parada do seu ciclo de viagens de campanha. Será na próxima segunda (19).



A opção por Minas tem dois propósitos:



1. Solidificar a propalada unidade que liga Serra a Aécio Neves.



2. Por meio de Aécio, dono de popularidade alta, Serra tenta achegar-se ao eleitor mineiro.



No sábado (10), ao discursar no ato de lançamento da candidatura de Serra, o próprio Aécio o convidara a voar até Minas.



Formou-se na oposição um sólido consenso: as chances de êxito eleitoral de Serra passam por São Paulo e Minas.



Parte-se de um raciocínio lógico: Serra precisa prevalecer nos dois maiores colégios eleitorais do país para anular a vantagem de Dilma nos Estados do Nordeste.



O tucanato dá de barato que Serra terá mais votos que Dilma em São Paulo. Trabalha para ampliar o placar de 2006.



Naquele ano, o candidato do PT era Lula. E o tucano Geraldo Alckmin o venceu nas urnas paulistas –54,1% a 36,7% no primeiro turno; 52,2% a 47,7% no segundo.



Em contrapartida, Alckmin perdeu para Lula em Minas. O grosso do eleitorado que deu um segundo mandato de governador a Aécio reelegeu também Lula.



Serra tenta evitar a repetição desse desastre. Remando em sentido contrário, Dilma se esforça para se reaproximar de Minas, seu Estado natal.



Nos subterrâneos, os grupos de Serra e Aécio cogitam converter a estratégica aliança entre os dois num documento.



Conteria um rol de projetos que, assentados em Minas, dependem de verbas federais. Serra se comprometeria a atender às demandas caso seja eleito.



Na passagem por Minas, Serra deve fazer uma palestra para empresários. Terá também um encontro com prefeitos e políticos que gravitam em torno de Aécio.



Antes de viajar, o candidato tucano se dedicará à organização da campanha. Nesta terça (13), reúne-se com Luiz Gonzales, o marqueteiro do seu comitê.

Nenhum comentário: